quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Perda e resgate da alma (xamanismo)

Ao longo de nossas vidas, vamos sofrendo uma série de traumas, abusos, e outras situações que vão "enfraquecendo" a alma, até que em algum dado momento um choque maior provoca o que em alguns sistemas xamânicos se denomina "perda", ou fragmentação da alma, ou como é conhecido no Peru, "susto". Na perda da alma, parte da energia, da alma ou, ainda, da sombra(nos Andes o conceito de sombra seria similar ao duplo-anímico), se afasta do corpo e gradativamente a pessoa vai apresentando sintomas como desânimo, tristeza, depressão e até enfermidades. A medicina convencional trata estes sintomas com medicamentos, a medicina complementar trata com outros métodos que visam trabalhar a pessoa a nível vibratório, e a medicina tradicional, ou alguns sistemas xamânicos, dão muita atenção a este processo, onde o xamã faz um trabalho com a pessoa para que ela resgate essa parte de energia, ou alma, perdida, retornando então a um estado de vida mais feliz e completo. Entende-se, do ponto-de-vista xamânico, que a alma "perderia" ou se desconectaria de seu propósito original na sua dança na Terra, e por isso ocorreriam os estados de tristeza, depressão e sentimento de estar incompleto. Uma técnica interessante de resgatarmos a energia ao longo de nossa linha do tempo também é a recapitulação, conforme o xamanismo tolteca descrito por Carlos Castaneda, pois fibras de energia vão ficando presas a pessoas, objetos e situações passadas, deixando-nos enfraquecidos no presente. Enfim, vamos ver diversas formas em vários sistemas que fazem referência a isto, cujo objetivo é o "fortalecimento" de nossa energia no presente, ou como dizem alguns, o fortalecimento da alma. No Peru, utiliza-se o termo "florecimiento", comparando a alma a uma flor, que floresce, ou seja, desabrocha em seu potencial, se fortalece na energia e na beleza de nosso interior e de nosso ser.

Enfim, há diversas formas e técnicas de resgate de alma. Uma delas seria voltar na linha do tempo e ali trabalhar a energia daquele trauma, ou "enfraquecimento da alma". Essa técnica compreende em alterar o estado de consciência e voltar no tempo, desde que somos crianças e irmos percebendo todos os momentos em que ocorreram algum trauma, abuso, enfim, algo que levou a pessoa à perda de muita energia que, de certa forma, ficou contida no tempo e no espaço, e reintegrá-la no presente. Este processo faz com que haja um contato com a emoção/sensação daquela situação específica, possibilitando que seja trazida para o presente para que seja proporcionado um outro entendimento. Por exemplo, imaginem que quando criança, fomos seriamente advertidos em algum momento em que queríamos realizar algo. Naquela época, este fato pode ter sido assimilado de forma desastrosa, gerando uma apreensão e um desgaste de energia muito grande. No presente, este fato parece até bobagem, mas na época foi assimilado como medonho, opressor, enfim, criando algum trauma que ficou sendo carregado com seqüelas até o presente. Quando voltamos a estes acontecimentos em nossas vidas, voltamos a sentir aquela sensação do momento, trazendo-a para o presente, reinterpretando e "desmanchando" aquela energia densa que ali se concentrou. Assim reintegramos a energia "perdida" que vai ficando fragmentada ao longo da existência. Muitas dessas técnicas são acompanhadas de rituais simbólicos de reintegração desses fragmentos de energia "perdidos".

Os xamãs realizam jornadas juntamente com seus pacientes em busca destes fragmentos perdidos. Como mencionamos, há diversas técnicas, sejam ritualísticas, cerimoniais, viagens na linha do tempo.

Uma boa forma de rastrear o processo de cura e reintegração da alma também é ouvirmos os sinais contidos nos sonhos, levando em consideração a mitologia pessoal e coletiva. Estas metáforas têm muito a comunicar e também mostram onde está a "pedra" em nosso sapato. Durante o processo de resgate dos fragmentos do ser, através dos sonhos, manifesta-se um "diagnóstico" possível deste processo, pois o sonho mostra também como inconscientemente estamos mudando, transformando e assimilando esse novo ser reconectado ao seu propósito.

Em certa ocasião que realizei um trabalho com Stanley Krippner, ele relatou um caso de resgate de alma, de Rolling Thunder, um xamã norte-americano. Uma mulher estava viajando pelas estradas da Califórnia com uma amiga. Sofreram um acidente de carro, onde uma delas veio a morrer. A outra ficou em coma por muito tempo e Rolling Thunder foi chamado para tratar dela no hospital. Ele viajou ao outro mundo para buscar a parte da alma desta mulher que lá estava e a encontrou sentada em uma pedra, no local do acidente. Conversou com ela, e ela lhe disse que tinha prometido à amiga que esperaria ela retornar e que dali não sairia de jeito algum. Rolling Thunder chamou o vento norte, para que soprasse ela da pedra, trazendo-a de volta ao corpo e reintegrando a parte de energia que se encontrava perdida. Ele nada comentou com a mulher sobre sua jornada, e a mulher surpreendentemente voltou do coma, restaurando seu estado de saúde rapidamente. Mais adiante, soube-se pelos médicos do hospital que a mulher contou que sentiu um vento forte soprando em sua direção e de repente acordou no hospital.



Tatiana Menkaiká - 07/02/2006

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Aromaterapia - Cold Relief Bath Oil

5 drops Lavender
5 drops Eucalyptus
5 drops Rosemary
add to 1 oz. base oil like sweet almond
shake well, add 1/2 teaspoon to a warm bath

This could also be a massage oil

domingo, fevereiro 17, 2008

Aromaterapia- Menstrual cramps

Menstrual cramps respond to essential oils especially when used in a warm
bath with Epsom and Sea Salt.
Essential Oils useful for cramps are:

Chamomile
Cypress
Basil
Carrot Seed
Frankincense
Clary Sage
Juniper
Jasmine
Lavender
Marjoram
Nutmeg
Peppermint
Rosemary

Here's a recipe from Valerie Cooksley
5 drops Lavender 2 drops Cypress 2 drops Nutmeg 2 drops Peppermint add to
bath salts, soak for 20 min. Rest afterwards, elevating your legs.

sábado, fevereiro 16, 2008

Musica para Florais de Bach



Aromaterapia - Airborne viruses

By utilizing a room spray in the office or work area you can keep airborne
viruses and bacteria away, wiping phones or communal worktops with a
cleansing blend will again, help to keep illness away. Even diffusing a
blend of the oils mentioned below can help to keep the air clear at home.
Eucalyptus, Pine, Clove and Cinnamon make a wonderfully cleansing blend that
has a fresh, lively scent, useable anywhere!

Eucalyptus (Globulus or Radiata) - both are powerful expectorants and help
with respiratory problems
Manuka - a powerful decongestant, Anti-Histamine and expectorant
Hyssop - a good oil. Be aware that it has high keytone content so people
with Epilepsy and Pregnant women should avoid it.
Ravensara - an excellent, gentle oil (great for children and elderly
people). It is anti-inflammatory, an immune-stimulant and great for aches
and pains that go with the flu and colds.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

A Mente e o significado da vida

Veja como é fácil meditar

Meditação é um estado de consciência em que nós entramos, espontaneamente, quando a Kundalini adentra o Sahasrara. Isso é um acontecimento momentâneo, sutil. É a Yoga, a união com o Divino e o começo de uma nova consciência. É essa consciência que nós temos que aprender a manter. A meditação na Sahaja yoga é bastante simples. Isso pode ser facilmente conseguido através da prática regular de algumas técnicas simples que nos foram dadas por Shri Mataji.

Em primeiro lugar, usamos a fotografia de Shri Mataji para "receber vibrações". Como você logo vai descobrir, a foto de Shri Mataji emite um fluxo de vibrações frescas e calmantes que pode ser sentido como uma brisa fresca nas mãos e mesmo no topo da cabeça.

Então, duas vezes por dia, de manhã e à noite, tente se beneficiar dessas vibrações. Coloque a foto num lugar onde você possa meditar sem ser perturbado. Como o elemento fogo tem a propriedade de neutralizar negatividades do ambiente, mantenha uma vela acesa em frente à foto e sente-se, confortavelmente, mantendo as mãos sobre os joelhos e com as palmas viradas para cima e em direção à foto de Shri Mataji. Não precisa pensar em nada em particular , apenas mantenha a atenção no alto de sua cabeça (Sahasrara Chakra).

Você começará a sentir as vibrações fluírem nas mãos e no corpo. Interiormente, você perceberá, no princípio, que seus pensamentos se alternam entre uma volta ao passado ou em projeções para o futuro. Tente testemunhá-los e deixá-los ir embora, gradualmente, constatando que uma sensação de paz começa a se estabelecer. Depois de algum tempo, seus pensamentos param e você se percebe num estado de calma e de relaxamento da consciência. Sua mente está relaxada, sem pensamentos, embora completamente alerta.

A fotografia age como fonte das próprias vibrações. Se seu sistema se encontrar em bom estado, você sentirá uma brisa fresca sobre as mãos e no alto da cabeça. Também poderá sentir nas mãos uma sensação de calor, formigamento ou dor em pontos específicos que indicam a presença de problemas. Estes problemas poderão ser resolvidos com o uso de técnicas ensinadas nos encontros da Sahaja yoga.

A meditação pode ser praticada de manhã, por 10 a 30 minutos. À noite, a mesma meditação é feita, colocando-se os pés em uma bacia com água morna salgada (duas colheres de sal). Esta é uma técnica muito eficaz para eliminar a negatividade através do elemento água. O lava-pés deve durar cerca de 15 minutos. Depois, a água deve ser jogada no vaso sanitário e as mãos, lavadas. É melhor não se usar a mesma bacia para outros fins.

Com estas simples práticas - a meditação matutina para fortalecer o corpo sutil, e o lava-pés noturno para limpá-lo - você sentirá rápido progresso. É muito importante seguir com regularidade estas práticas. Faça com que elas se tornem parte integrante do seu dia. Técnicas de meditação mais avançadas são ensinadas gratuitamente nas reuniões da Sahaja Yoga, onde você aprenderá a localizar os desequilíbrios energéticos e a solucioná-los.
Colaboração Cláudio Miranda - ES

Fonte: http://br.geocities.com/sahajaribeirao/textos.html

VAMPIRIZAÇÃO ENERGÉTICA

Carla Gadêlha, do CEPEC, nos explica didaticamente a relação energética da vampirização entre seres encarnados:

"Vivemos imersos num oceano de energia cósmica. Essa energia é absorvida e processada naturalmente pelo organismo, através dos chakras. Quando estamos em harmonia, a energia penetra naturalmente em nosso organismo através desses centros de força e cumpre sua função, sem que nos demos conta de sua atividade. Essa atividade natural de abastecimento energético garante a nossa condição de saúde física, emocional e mental.

Parece haver uma associação bem definida entre a captação de grandes quantidades de energia e a realização de atividades prazerosas. Em contrapartida, atividades que são repetidamente realizadas sem qualquer entusiasmo, prazer ou alegria parecem causar bloqueio à passagem da energia, deixando o indivíduo esgotado e irritado.

Algumas pessoas, por não terem a capacidade de se carregar energeticamente do manancial cósmico circundante, buscam a energia de que precisam nas pessoas com as quais se relacionam. Isso caracteriza a prática da vampirização energética. As sensações que acometem quem está sofrendo um processo de vampirização variam muito, podendo incluir cansaço extremo e repentino, sono irresistível, aperto intenso no coração, com sensação de falta de ar, esgotamento físico e nervoso, sem causa ou razão aparente, quando momentos antes, tudo estava perfeitamente bem. O vampiro energético vive numa condição de crônica insaciabilidade energética, devido à incapacidade de reter energia no próprio organismo, como conseqüência da anômala constituição de seus veículos sutis. A energia escoa-se continuamente, momentos após ter sido absorvida, levando-o a procurar sempre novas vítimas.

A prática da vampirização energética pode ser consciente ou inconsciente. Na maioria dos casos é totalmente inconsciente e envolve às vezes pessoas consideradas normalmente como "boas”, delicadas ou gentis, embora a condição de necessitar intensa e continuamente de energia reflita um estado de intenso desequilíbrio interior.

O vampiro energético tem normalmente o perfil psicológico de uma pessoa extremamente egoísta, que considera seus problemas maiores que os de todo mundo. Através de uma mentalidade doentia e auto-centrada, esses indivíduos bloqueiam-se na capacidade natural de se abastecer no manancial cósmico de energia, restando-lhe como alternativa a forma anti-natural de abastecimento: o sistemático roubo da energia de outras pessoas.

Pode-se sofrer uma vampirização energética de várias formas: através do olhar, da voz (pela manutenção de longas conversações), pelo telefone, ou, simplesmente, através da proximidade do agente. A sensação que o vampiro causa nos outros indivíduos é de uma natural repulsão. A percepção instintiva de que algo desagradável está acontecendo num nível subliminar leva as pessoas a desejarem se afastar do foco desarmônico.

Para sair dessa condição desagradável e dependente, o indivíduo deve ser, quando possível, informado de seu desequilíbrio. A conscientizaçã o pode levá-lo a desejar sair desse estado, desencadeado pelo egoísmo profundo em que está imerso, sendo, portanto, a da mudança no modo de pensar (através do contato com idéias novas e leituras edificantes) e o cultivo de atividades altruístas, a melhor terapia. Essa condição por si só, pode determinar a autocura."

Vimos na primeira parte o que é e como evitar a vampirização energética. Só que, na maioria das vezes, a situação é criada ou favorecida por nós mesmos, através de afinidades energéticas com nossos algozes (algo como aquele ditado "assombração sabe para quem aparece"). Mas aí você pergunta: e quem danado gostaria de ser sugado energeticamente?

Lázaro Trindade, owner da lista Voadores, responde:

"Talvez aquele que goste de reclamar de tudo, ou se fazer de vítima, ou aquela pessoa que no fundo adora ficar doente pra não ir a escola quando é criança, para não trabalhar quando adulta, para ter desculpas por seus constantes erros, para ter inclusão social, assunto e atençao extra quando está mais velha. Lá é como aqui!!! O astral é conseqüência (e causa, ao mesmo tempo).

Há masoquista de todo jeito. E a maioria nem é TÃO inconsciente assim. Uma pessoa que vive dizendo que "tudo acontece com ela" está alimentando esse padrão. É a "emoção" que ela precisa para viver.

O jogo Kick-Me/ Me-Chute /Coitadinho de Mim da Análise Transacional não é jogado só no plano físico, ao contrário. Ser vítima é o alimento energético de quem se coloca assim.

Repare também em pessoas que caem no mesmo padrão de relacionamento, sem SEQUER tentar a espiral superior do que teve anteriormente. Aquelas que dizem que "adoram um cafa", ou os caras que por um lado querem alguém direita, linda, querida, certinha, companheira - mas por outro vivem indo atrás das vagabas... Ora, a vida vem e bate, a sintonia espiritual vem JUNTO e é parte inseparável do processo... E, de ponta a ponta, a pessoa entrou nessa por sua estranha forma de "prazer".

Vício é algo que você não consegue ficar sem fazer. No filme Quem somos nós (What the Bleep...) há explicações simples. Os receptores de suas células PRECISAM daquela emoção. Então, seja cocaina, seja um drama, seja compulsão sexual, seja um encosto como forma de crescer, a pessoa - feito mulher de malandro, em alguns casos - se vicia. Precisa de mais e mais daquela conexão. E, de todos os modos (físico, psíquico e espiritual) VAI procurar.

E quem CULTUA padrões vibratórios nefastos, em troca de poder, só pra se lascar a seguir e usar o tal poder para se livrar das encrencas que o tal poder lhe trouxe? Não é um ciclo, onde por PRAZER as más companhias espirituais vêm?

E quem adora uma confusão? E quem acha que viver em paz é algo muito chocho e parado? Aquelas pessoas que PERDEM o melhor namorado(a) que tiveram na vida? Que não sossegam em empregos pacíficos? Que vivem procurando uma encrenquinha, para colorir a vida?

E quem vai atrás de despachos, contratando entidades menos luminosas pra resolver seus problemas - entidades estas que amanhã, sem "comida", vão lhe arrumar novos problemas para que sejam procuradas novamente - não estão VICIADAS nesse ciclo de ser vítima de um lado, e apelar para a ajuda sobrenatural do outro?

E quem vive tomando substâncias, "naturais" e "legais" ou não, como forma de expansão da consciência ARTIFICIAL, com a desculpa de seu ATALHO consciencial ser "xamânico"? Não estão viciadas em certas terminações celulares que provocam estados alterados, para levá-los a qualquer preço para o lado de lá? E se vão à força, não é claro que vão CAIR na mesma proporção? Mas não é verdade que elas sequer lembram de suas depressões, vômitos e assédios, entretidas que estão no PRAZER de subirem na marra os astrais da ilusão?

Não seriam essas pessoas VICIADAS no assédio que vão procurar?"

Bene, também da lista Voadores, confirma:

"A mente é estranha... Tanto no mundo dos espíritos quanto no dos vivos existem pessoas cujo script é serem exploradas pelo outro, às vezes tentando eternizar repetidamente uma situação de mártir aprendida na infância (que na época rendeu carinhos ou atenção), ou então tentando confirmar para si mesmas que, igualzinho ao que a mamãe ensinou, "os homens/mulheres/ patrões/amigos etc. não prestam, só querem nos sugar".... E todo mundo sabe que confirmar o script, num destes jogos psicológicos, é mais do que gratificante para o envolvido - na verdade, é seu objetivo final.

E os motivos podem ser mais banais, também. Algumas vezes, deixar-se sugar é uma forma de se fazer necessário. Outras vezes, é simples falta de alternativa. Melhor ter alguém por ali, sugando, do que nada.

Na verdade, também no mundo de lá e no de cá, algumas condições básicas são necessárias para que uma pessoa fique vulnerável a ladrões de energia, sendo a principal delas a disposição para dar moleza. E "gostar" e "prazer" são palavras muito relativas, como já dizia Von Sacher Masoch. Vá lá a gente saber o que realmente dá prazer a cada alma humana, por detrás da fachada convencional da persona...

Por isso, que nem na piada dos ursos ("Você não vem aqui só pra caçar, né?") provavelmente quem se deixa vampirizar pode até dizer que não, mas lá no fundo bem que gosta da coisa."

__._,_.___

Simple Ways to Have Happy Experiences

By Michaela Scherr

It's the dream of many to live happy and contented lives. The truth is that life happens and with the good comes the not so good. Some learn how to get into the zone and ride the wave of life, learning from each wave that washes over them. Others live life with a 'que sera sera' (whatever will be, will be) accepting kind of attitude. Then there are those who find themselves in the dark place and need a little guidance to find the light again.

Happiness is a 'now you feel it, now you don't emotion'. I know this from personal experience and from hearing of the experiences of others. Sometimes I'm very happy, other times, sad, joyful, contented, frustrated, and sometimes very neutral.

Several years ago I had no reference point for the word happy. I knew technically the meaning of the word, however the experience eluded me. Joy I could do, happy for some reason, no.

One day during a workshop the word happy was demonstrated to me with much laughter from the audience. Now I not only get 'happy' but remember it also s a fun experience.

There are many small things that can make me happy and contented. I've listed seven simple ways below toward experiencing a happy moment, but first check you have a reference point to the word happy. Find out what happy really means to you?

1. Remember or create a 'happy' moment. When you live the experience of 'happy' your mind and body will remember. Feel the happiness in all parts of you, expand this feeling if need be. Practise this daily.

2. Access the Present moment. Notice what happens to you when you're totally focussed on a comedy show on television, when you listen to light hearted music or when you dance - even if it's on your own. Between you and me I sometimes groove to a tune in my office when no-one's looking - it makes me feel good, cool and gives me a break.

3. Invite friends over for some play time. Organise paper, crayons, paint, and coloured pencils, whatever you can think of and do some drawings or paintings. You could also ask each person to bring along a plate of food.

4. Spend time with nature, go for a walk down the beach or park; observe wildlife in your area or visit a plant nursery. Notice your mood when amongst the spirit of nature.

5. Take something with you that gives you great pleasure such as a book, journal for writing or your MP3 player and sit and 'Be' under the canopies of trees for a few hours.

6. Learn something totally new such as another language; pottery or painting or start your meditation and spiritual development program. You're only ever limited by your own imagination.

7. Join a club or group that you have an interest in. You can then expand your friendship base with other like-minded souls.

With any of the above activities assess what and how you're feeling as well as where you feel the emotion and how much are you laughing, grinning, or smiling? Remember them totally by living the experience and you will then be able to recall this memory when you want to.

Include to memory your experience colours, smells, sounds and tastes - all the better for remembering your happy time with.

To live a happier life it's important to be in the present moment. When you starting thinking of the past or future, you then know you're no longer in the here and now.

Quiet time spent alone can open the door to the possibility of connection to that most amazing and magical part of you that is your true self, the spirit within.

From my experience the key to a happy life begins with remembering who you are, know what gives you enjoyment, be present, and know that regardless of your circumstances no-one can take away your thoughts or dreams, they are yours to keep for as long as you wish.

Michaela is the author of several e-books and publisher of a monthly newsletter called From My Desk.

You can find out what her website offers at Michaela Scherr Transformational Coach

Helping Yourself

By Ann Berger

Spirituality is a multifaceted concept in which one size does not fit all. While there really isn't any formula for finding or enhancing your own spirituality, there are four "keys" that are irrevocably connected to using spirituality to help healing.

Key #1: Empty yourself of your burdens. Doing so gets you through pain and helps break the logjam of confused feelings. This involves giving up control of the things you can't control, accepting things you cannot change, and moving on. It involves reorienting how you think about life. It's not easy, and you have to be brutally honest with yourself about what self-sabotaging attitudes you live by, what you're holding on to from the past, why you're holding on to it, and why you need to let it go if it is still hurting you!

Dan is a good example of this. A man in his late thirties, Dan came to see me because of pain due to an abdominal malignancy. Prior to his illness, he'd been working as a psychologist, but since his diagnosis, he had given up his practice and stopped working. Dan's issue? He was waiting for the next shoe to drop. He was panicked about lack of control over his disease, he feared a recurrence, and he doubted that he could heal. He became paralyzed as a functioning person. He was alive but not truly living.

When I talked to him about this, he said, "I've put my life on hold for the past 11 months." We spoke about why he needed to let go of his feelings about that lack of control. I explained that we would need to "reframe" his thinking so he could begin to live again by accepting life as it is. For example, it was important for Dan to reconnect with what he could do -- be a capable psychotherapist -- and do it, rather than focus on what he feared he would not be able to do if his illness got worse. By the end of the interview, Dan agreed to plan a trip with his wife and try going to a religious service, though he wasn't sure there was a greater being. Even though he wasn't sure about God, it helped him to realize that his life was a part of a greater community.

Key #2: Remember that healing is a personal journey that no one can make for you. Healing is hard work, and it's different for everyone -- but every person in pain can seek help and ask for it anywhere. For many people, help is asking for healing through prayer. For others, life's creative activities -- like music, art, dance, a connection to nature, cooking, caring for others, humor, massage, or spiritually based disciplines like Reiki or tai chi -- help healing. Use all your senses of hearing, smell, touch, taste, and sight to be in the moment and intensify the experience. It will bring you peace and a sense of being centered.

Key #3: Don't be afraid to let things go. When one door closes, another always opens. You may find forgiveness and be able to express gratitude, which is so important in healing.

A patient of mine, who recently died, had been struggling with lung cancer. Pete had been divorced for many years and had a grown son and daughter who were married and living in other states. Pete was in his late fifties and lived with a young girlfriend in her early twenties at the time of his diagnosis. When his illness became terminal, he realized that he'd sacrificed important relationships with his children and wanted to have them in his life until the end. He also knew in his heart that the tempestuous relationship with his girlfriend was not where he wanted to be, and they split up.

Pete spent months redeveloping new, healthy relationships with his ex-wife and children. In closing the door to his life with his girlfriend, he opened opportunities he never thought he would have with family he'd always loved. As a result of this, Pete lived and died in peace, feeling healed and whole.

Key #4: Keep in mind that there is no magic gift box with your name on it, holding everything you ever wanted. A good, pain-free, and spiritual life cannot be handed to you as a gift. Finding the meaning of your life is possible only by looking within and examining yourself and your own beliefs. Your inner strength and the answers to your questions are deep within your soul. The closest you can get to a magic box is one that, when opened, reveals a mirror into which you can look as deeply as you like.

Most of all, you'll get the gift of knowing that spirituality is both transforming and restorative.

Reprinted from: Healing Pain: The Innovative Breakthrough Plan to Overcome Your Physical Pain and Emotional Suffering by Ann Berger, MSN, MD and C. B. deSwaan © 2006 Ann Berger and C. B. deSwaan. (March 2006; $14.95US/$19. 95CAN; 1-59486-012- 2) Permission granted by Rodale, Inc., Emmaus, PA 18098. Available wherever books are sold or directly from the publisher by calling (800) 848-4735 or visit their website at www.rodalestore. com.

Author:
Ann Berger, MSN, MD, is one of the foremost specialists in pain management in the nation. A medical oncologist specializing in pain treatment, she has written and edited numerous books on pain and palliative care for patients and health-care providers. Dr. Berger is also senior editor of the most widely used textbook on palliative care, Principles and Practice of Palliative Care and Supportive Oncology. She currently resides in Darnestown, Maryland.

Mantra Audio downloads

Namaste!


http://www.siddhash ram.org/audio1. shtml#m1




Happy valentine ´s Day

Image Hosted by ImageShack.us

sábado, fevereiro 09, 2008

CANDIDÍASE

Nunca ouviu falar nisso antes? Mas já sentiu, com certeza, pois quase toda mulher sofreu pelo menos um ataque de monília na vida - aquele corrimento que coça infernalmente e tem aspecto de leite talhado. Quem o produz é um fermento que atende por Candida albicans, mora nas nossas entranhas e aproveita qualquer oportunidade para se multiplicar, produzindo corrimento, sapinho e assadura. Só que, se a sua imunidade estiver baixa e a alimentação pobre, a cândida prolifera a ponto de se espalhar pelo organismo todo, provocando alergias, dores abdominais, garganta seca, insônia, queda de cabelo, estragos nas unhas, enxaqueca, hipoglicemia e mil coisas mais. É a candidíase polissistêmica, e significa que você entrou numa fria.

Trata daqui e dali, toma isto e aquilo, passa e bota e aplica esta e aquela e a outra, e a cândida pula que nem pipoca: aqui, ali, acolá. Incógnita. Ninguém sabe, ninguém viu, tudo parece outra coisa. A enxaqueca deve ser do fígado, o corrimento é culpa dos hormônios, a cólica e os gases vêm de alguma coisa que você comeu, a alergia é de família. Assim vai se instalando um inferninho particular que deixa você indisposta e com fama de hipocondríaca. Fora o fato de que uma candidíase pode botar o seu tesão a nocaute e mil grilos na cuca da pessoa amada!
- Ah, mas eu nem tenho corrimento..., diz você. Não? Nem precisa. Vaginite é apenas um dos sintomas visíveis da cândida. Veja os outros:

no sistema gastrointestinal dá sapinho, flatulência, gases, cólicas, cólon irritável, coceira ou queimação anal, intestino irregular, garganta seca

no sistema geniturinário dá vaginite e infecções das vias urinárias

no sistema endócrino mexe com a menstruação das formas mais diversas

no sistema nervoso dá depressão, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração

no sistema imunológico dá alergia, sensibilidade a produtos químicos e função imunológica diminuída

e de modo geral está ligada a fadiga crônica, falta de energia, mal-estar e perda da libido.

Quem são as vítimas prediletas: mulheres, 60% dos casos; homens, 20%; crianças de ambos os sexos, 20%. Ou seja, nós garotas somos a esmagadora maioria, o que se atribui à maior complexidade do nosso sistema hormonal.

Quais os fatores que predispõem à coisa? Antibióticos, pílulas anticoncepcionais, corticosteróides, drogas contra úlceras; insuficiência de secreções digestivas, de enzimas pancreáticas e de substâncias que promovem o fluxo de bile; insuficiência hepática; excesso de açúcar e álcool na dieta.

Diagnóstico: dificílimo, exatamente porque os sintomas confundem o raciocínio das médicas. Claro que você pode fazer um exame de fezes que procure a cândida e testes cutâneos e sanguíneos para ver se há sinal de anticorpos. Mas pode ganhar tempo respondendo aos questionários da página 219, que traçam um histórico da sua saúde e estabelecem um perfil sobre o qual você e sua médica podem começar a conversa.

COMO TRATAR?

O tratamento deve fazer três coisas: controlar a exuberância da cândida, matar os fungos que se espalharam pelo corpo e fortalecer o seu sistema imunológico para que ele volte a trabalhar direito.

A cândida sobrevive basicamente dos açúcares da nossa alimentação, e lambe os beiços cada vez que pode engolir uma celulazinha morta por falta de vitaminas e sais minerais. Seu ideal é que a gente tome refrigerantes de manhã, almoce sanduíche e sorvete, jante biscoitos com queijo e coma mil balas, biscoitos e chocolates nos intervalos. Como esse tipo de comida desnutre, vamos matando células - que a cândida, glup!, engole para ficar bela e prolífica. Portanto, para começar a se livrar dela você tem que se fortalecer e deve evitar durante algum tempo: açúcar, pão, bolo, biscoito, gordura, queijos fermentados, cereais refinados e suas farinhas, batatas de todos os tipos, nozes, frutas secas, frutas doces, suco de laranja, vinagre, qualquer coisa que contenha fermento, levedo de cerveja, bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto...

MAS O QUE É QUE EU VOU COMER?

carnes de todos os tipos, mas prefira as brancas, de peixes e aves

ovos cozidos, quentes, pochês, mexidos com água, nunca fritos

vegetais sem amido: cenoura, abóbora, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, celeríaco (raiz-de-aipo), funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró, brotos de alfafa, de feijão, de bambu, tomate (descasque! 50 pulverizações de inseticida por safra), pimentões e berinjelas (com moderação)... e todas as folhas: repolho, acelga, couve, chicória, alface, agrião, caruru, espinafre... e algas marinhas, que, além de muito nutritivas, rejuvenescem e matam fungos!

Candidíase, hipoglicemia e hipotiroidismo também podem estar ligados à carência de um poderoso fator de equilíbrio para a saúde: iodo.
Iodo é um mineral especialmente concentrado nos hormônios da tireóide, que controlam a taxa metabólica, o crescimento, a reprodução, a formação de células sanguíneas, as funções nervosas e musculares e a temperatura corporal. Como a distribuição de iodo no meio ambiente é desigual, certas áreas, sobretudo as mais distantes do mar, produzem alimentos que não fornecem iodo em quantidade suficiente ao ser humano; isso gera doenças características de disfunção da tireóide, como bócio, ou papada, e retardamento mental; por isso decidiu-se acrescentar iodo ao sal de cozinha. Em 1983 havia 400 milhões de pessoas com carência de iodo nas regiões mais pobres do mundo, e 112 milhões nas regiões mais ricas. Por outro lado, doses excessivas de iodo também podem deprimir a atividade da tireóide, produzindo sintomas semelhantes aos da carência. SINAIS DE ALARME: fome descontrolada, aumento de peso, ansiedade, taquicardia, suores, proeminência dos olhos.

A recomendação diária para iodo é de 0.15 a 0.20 mg. Mas pesquisadores atentos como o professor José Luiz Garcia, de SP, observam que a dose satisfatória de iodo na alimentação deveria ser pautada pelo consumo japonês, que é quase 100 vezes isso: 15 a 18 mg de iodo diários.

Essa alta dosagem pode ser facilmente obtida pelo consumo diário de algas kombu, ágar-ágar, arame ou hijiki (veja receita abaixo). Corresponde a 2 a 3 gotas de iodo em solução de Lugol (5% de iodo, 10% de iodeto de potássio e 85% de água).

O iodo é um poderoso fungicida, e a alga kombu também. Daí sua extrema importância na candidíase.


AS FONTES ALIMENTARES MAIS RICAS EM IODO
medida peso alimento mg
10 g ALGA KOMBU (LAMINARIA SP.) 19.0 a 47.0
10 g ALGA ÁGAR-ÁGAR (GELIDIUM SP.) 16.0
10 g ALGA ARAME (EISENIA BICYCLIS) 10.0 a 56.0
10 g ALGA HIJIKI (HIZIKIA FUSIFORME) 4.0
10 g ALGA WAKAME (UNDARIA PINNATIFIDA) 1.8 a 3.5
100 g CHONDRUS OCELLATUS 1.0
100 g ALGA NORI (PORPHYRA TENERA) 0.5
1 c chá 6 g SAL IODADO 0.4
100 g MARISCOS/MOLUSCOS 0.3
100 g CRUSTÁCEOS 0.2
100 g HADDOCK 0.14 a 0.2
1 c chá 6 g SAL COMUM .1

RADIATIVIDADE: Níveis ótimos de iodo evitam que o radiativo iodo-131 se instale na tireóide e nos órgãos reprodutivos.


Uma boa forma de consumir alga kombu: corte com uma tesoura um pedaço de mais ou menos 3 x 3 cm de alga kombu e limpe com um pincel para tirar resíduos. Não se incomode com a poeirinha esbranquiçada que ela tem, são sais. Ponha de molho em 1/2 copo de água sem cloro (mineral ou de fonte). Em 60 minutos a água vai estar esverdeada. Retire a alga, aqueça o caldo e beba. Pique a alga em pedacinhos miúdos e misture no feijão, no arroz, no refogado. O alho ligeiramente refogado em azeite ajuda muito a melhorar seu sabor.
Algas arame e hijiki devem ser lavadas rapidamente sob a torneira, dentro de uma peneirinha, ficam de molho meia hora em pouquinha água e podem ser refogadas como qualquer outro vegetal.


voltando à dieta:

pode incluir na refeição duas ou 3 colheres de arroz integral, se der muita vontade, mas aí o tratamento é mais lento. Painço, por ser mais alcalino, é um cereal mais indicado para esse quadro.

frutas só as menos doces - goiaba, tamarindo, melancia, pêra, e assim mesmo só no intervalo entre as refeições, nunca de sobremesa; muito limão pra pingar na água, nas saladas e verduras

manteiga sem sal para colocar no seu ovinho e derreter sobre os seus legumes. A manteiga é tida pelos médicos ayurvedas como uma gordura de ótima qualidade, desde que, evidentemente, seja de boa procedência e não esteja rançosa - só compre fresquinha e guarde na geladeira, numa embalagem que impeça a entrada de ar e o contato com a luz. Se a sua taxa de colesterol for alta, esta dieta provavelmente vai fazer com que ela desça a níveis normais: açúcar e frutose são mais formadores de colesterol no sangue que o próprio colesterol dos ovos e da manteiga

óleo extravirgem de coco (prensado a frio) é a melhor gordura para quem tem candidíase, pois contém ácido caprílico e quase 50% de ácido láurico, que combatem com eficácia qualquer fungo - além de vírus, vermes e bactérias em geral - e aumentam a imunidade. Pode ser consumido puro, uma colher de sopa de manhã, em jejum, e outra ao deitar, ou substituir azeite e manteiga no dia a dia. Também é maravilhoso na pele e nos cabelos. Entre os dedos do pé, cura e evita frieiras.
É gordura saturada sim, mas inteiramente do bem. Não sobrecarrega o fígado e ajuda a baixar o colesterol e os triglicerídios. Também contribui muito para regular a tireóide.

Há um efeito chamado die off ou reação de Herxeimer depois de se usar o óleo de coco por um tempo: o lixo qchega à corrente sanguínea e produz certo mal estar antes de ser eliminado pelos intestinos e rins. Mais uma razão para beber bastante água, com gotinhas de limão.

Você pode fazer o óleo em casa a partir do leite de coco fresco, que deixa fermentar por 36 horas. O creme oleoso sobe, você retira com uma colher e leva ao fogo em banho-maria (ou seja, o creme fica dentro de uma vasilha que por sua vez está dentro de uma panela com água fervendo) para ele acabar de "limpar". É útil inclusive para passar na vulva e na vagina.

SERVIÇO:
ONDE ENCONTRAR UM BOM ÓLEO DE COCO

Leia a crônica Só dá coco!, de Sonia Hirsch


pouco sal, já que sua dieta será muito rica em sódio devido às proteínas animais; não convém fazer retenção de líquidos por excesso de sal

pepino e melancia refrescam e ajudam o corpo a eliminar água, o que é ótimo, já que você precisa se desintoxicar. Depois de comer a melancia, corte a casca, ferva e tome como chá. É um poderoso diurético, tanto que não deve ser tomado à noite para não perturbar o sono

água, muita água, se possível de fonte, para você evitar a contaminação da que vem pelos canos e os fungos que talvez povoem a talha ou o filtro

chás para o fígado são essenciais, já que você está matando fungos a torto e a direito e é o fígado quem lida com os restos; camomila é especialmente indicada contra cândida

suplementos também são muito importantes, uma vez que a sua dieta será restrita; sua médica poderá lhe dizer a fórmula, que deve conter ferro, cobre, zinco e selênio quelados, complexo B (com ênfase na vitamina B6/piridoxina), vitaminas C, E e betacaroteno. A biotina, uma das vitaminas do complexo B, ajuda a evitar a conversão da levedura em fungo invasivo

pólen de abelhas contém muitos nutrientes, inclusive proteínas, e pode ser a base de um lanchinho: coma 1 colher de sopa, deixando dissolver devagar na boca

iogurte desnatado, natural, artesanal, que você pode comprar em embalagem de litro, se na embalagem estiver escrito "contém lactobacilos vivos", ou fazer em casa com leite desnatado e lactobacilos encontráveis em lojas de produtos naturais (Rich é uma boa marca, ou use as cápsulas importadas que contenham acidófilos e bífidus)

Iogurte não é coalhada
Coalhada é o leite cru que acidifica e coalha naturalmente,
quando deixado fora da geladeira, pela ação das bactérias do ar;
iogurte é feito do leite que se ferve
(mexendo sempre para não grudar na panela),
depois se deixa arrefecer até mais ou menos 50 graus
para então dissolver o pacotinho de lactobacilos.
Se você não tem um termômetro, pode medir
a temperatura com o dedo (lave o dedo!)
- o leite deve estar nem tão quente que queime o dedo,
nem tão morno que possa mexê-lo.
Ou seja, numa temperatura "esperta".
O resto da receita está na embalagem dos lactobacilos,
e de cada feitura de iogurte você guarda meia xícara
para inocular a próxima.

A coalhada também pode ser excelente para controlar a cândida. Ou não.

Olho vivo: iogurte comercial só serve se estiver escrito
que contém cultura viva de lactobacilos.
Yakult? Tem lactobacilos mas também tem tanto açúcar
que não adianta quase nada.
procure fazer 6 pequenas refeições ao longo do dia: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia. Coma pequenas quantidades para não sobrecarregar o sistema digestivo. Isso produziria muco, que os fungos adoram.

O QUE NÃO PODE COMER

açúcar e doces em geral, mel, melado, karo, maple, malte

pão, biscoito, torta, pastelaria, torrada, bolo e qualquer outro produto que leve farinha ou fermento

melões, bananas, maçã, uvas, manga, abacaxi e a maioria das frutas doces e ácidas

sucos de frutas, especialmente de laranja, e todos os que vêm em caixinhas, porque elas criam fungos por dentro

frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, uvas-passas, banana-passa etc, que além de açúcar (frutose) sempre têm muito fungo (há monílias que reagem muito mais a tâmaras do que a sorvetes cremosos ou bombons)

nozes, castanhas e amêndoas em geral também têm muito fungo

amendoim, grande formador de cândida e possível portador de aflatoxina

vinagre de qualquer tipo

bebidas alcoólicas

leite, queijos, requeijão e creme de leite

batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa, inhame, cará, aipim;
farinha de mandioca; milho verde; arroz branco, macarrão branco e outros alimentos ricos em amido, como cremogema, farinha de arroz, farinhas lácteas

beterraba também não pode, por causa do açúcar

produtos fermentados da soja - misso, shoyu, tempê, natô

frituras, empanados, gordura em geral

comidas que provoquem reações alérgicas em você, já que elas enfraquecem o sistema imunológico e assim abrem as portas para a cândida

café e chá preto, porque contêm cafeína e afetam o equilíbrio do açúcar no sangue; além disso, as folhas do chá preto são fermentadas

Por quanto tempo? Veja com sua médica. A idéia é não alimentar a cândida, mas também não podemos matar você de fome. E essa dieta dá fome, meninas, eu fiz.

O QUE MATA OS FUNGOS

ácido caprílico, ou caprilato de sódio, um ácido graxo natural, demonstrou capacidade de restaurar e manter um equilíbrio entre fermentos, bactérias e outros microrganismos no intestino grosso. Dosagem: 300 mg a 1 g junto com as refeições.

O valor do alho no combate à cândida foi comprovado em vários estudos, sendo até mais poderoso do que violeta genciana, nistatina e vários outros renomados fungicidas para uso tópico (dermatites, infestações nos pés, nas unhas, etc). Pode ser alho fresco, cru, mastigado ou amassadinho e incorporado à comida; ou extrato de alho envelhecido, que não deixa cheiro nem causa o desconforto digestivo que algumas pessoas sentem quando comem muito alho cru; ou ainda cápsulas de óleo de alho.

Cebola, cravo e raiz-forte têm efeito semelhante ao do alho, mas não tão incisivo. Gengibre, canela, romã, tomilho, melissa, camomila e alecrim também são úteis.

Lactobacilos de todos os tipos são importantíssimos para a recolonização da flora intestinal: controlam o crescimento dos bacilos, fermentos e micróbios nocivos através de uma produção própria de antibióticos naturais. Os principais são os lactobacilos bulgáricos, acidófilos e bífidos. Os bulgáricos são os que transformam o leite em iogurte; acidófilos, extremamente resistentes a todos os tipos de antibióticos sintéticos, você compra em cápsulas na farmácia, assim como os bífidos, ou faz de repolho, assim:

Lactobacilos de repolho
De manhã bater no liquidificador durante meio minuto, primeiro devagar depois em alta velocidade, 1 3/4 copos (420 ml) de água pura ou destilada com 3 copos (720 ml) de repolho cortado bem fininho e não muito apertado.

Colocar a mistura num vidro, cobrir com um pano fino e deixar à temperatura ambiente durante 72 horas; coar e jogar fora o bagaço. Do líquido, apelidado Rejuvelac, 1/4 de copo (60 ml) são o fermento: reservar.

Bater novamente no liquidificador 3 copos de repolho cortado fininho com 1 1/2 copo (360 ml) de água pura, colocar no vidro, juntar os 60 ml do primeiro Rejuvelac. Chacoalhar o vidro, cobrir e deixar à temperatura ambiente durante 24 horas (o processo vai mais rápido agora porque já tem o fermento).

Guardar o resto do Rejuvelac na geladeira e tomar 1/2 copo (120 ml) três vezes ao dia, junto com as refeições. Jogar fora qualquer resto de Rejuvelac depois de 24 horas.

Usar diariamente de um a três meses.

O sabor do bom Rejuvelac é ácido e ligeiramente gasoso, lembrando iogurte
natural ou água mineral gasosa forte.

Se o gosto for podre, jogue fora e comece de novo.



O chá feito da casca do pau-d'arco (Tecoma curialis), árvore que só dá nas nossas florestas tropicais, é coadjuvante no tratamento da candidíase. Não se espante se, após as primeiras xícaras, os sintomas piorarem - é uma reação natural que desaparece em poucos dias, e os depoimentos dão conta de que se segue um grande bem-estar físico e mental. O pau-d'arco é tido como poderoso e usado desde a civilização inca no combate às infecções e ao câncer. As pessoas quimicamente sensíveis suportam melhor a variedade Tecoma curialis do que a Tecoma conspicua. Dosagem: 15 a 20 gr da casca, fervida durante 15 minutos em meio litro d'água, 3 a 4 xícaras por dia. Nos Estados Unidos, onde já se tornou popular, o pau-d'arco é vendido também sob os nomes de taheebo e lapacho. Também vendem ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa) como pau-d'arco.

Bérberis (Berberis vulgaris) também é um remédio popular antigo, valioso contra diarréias e infecções intestinais de qualquer tipo; sua atividade antibiótica está bem documentada, e sabe-se que normaliza a flora intestinal, eliminado agentes patogênicos e controlando o crescimento da cândida, mesmo após uso prolongado de antibióticos. Também é imunoestimulante, com ação específica sobre o fluxo de sangue para o baço, o que resulta num formidável aumento de substâncias que reforçam a imunidade. Além disso mostrou ser um poderoso ativador das células macrófagas, que destroem fungos, bactérias, vírus e células cancerosas. Outros remédios herbais com propriedades próximas às do Bérberis são a Hydrastis canadensis e o Berberis aquifolium. Dosagem mais usada: se for tintura, diluição 1:5, tome 1 colher de chá 3 vezes ao dia, em água. Tabletes homeopáticos ou gotas de Bérberis 3x, cinco de 8 em 8 horas.

O QUE FECHA O CORPO

Se você fosse uma casa, o sistema imunológico seria ao mesmo tempo portão, cerca, tinta, verniz, telhado, janela, cachorro bravo, alarme, grama, jardineiro, árvores, poço, chave, luz - tudo o que protege a casa permitindo que ela funcione. A imagem do cão de guarda combina. Os pedestres pacíficos ele só olha com o rabo do olho. Aos barulhentos ele reage latindo e rosnando. Os que ousam invadir, ele morde.

A imunidade ainda é um cestinho de perguntas sem resposta para a medicina ocidental. Anatomicamente ela depende de glândulas, gânglios, células e fluidos que limpam o organismo e reciclam nossa matéria orgânica. Quimicamente ela pode ser reforçada ou arrasada por substâncias as mais diversas, inclusive algumas que produzimos dentro do corpo sem saber. Por exemplo: se eu como muito chocolate fico cansada, mas a culpa não me deixa descansar, então começo a arranjar coisas para fazer quando na verdade não queria fazer nada. O chocolate, o cansaço e o stress de não descansar provocam mais oxidação no organismo, donde mais cansaço, irritabilidade, mau humor, desejo de compensações... Isso tudo vai abrindo brechas na cerca da casa, raspando a tinta, quebrando as telhas, deixando o cão sonolento... e no dia seguinte acordo com herpes.

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE?

A imunidade faz parte da nossa energia vital. A gente ri, fala, chora, dorme, anda, tem fome, tem frio, e de alguma forma a imunidade está sempre envolvida. Por isso a medicina chinesa trata dela privilegiando alimentos e ervas que reforçam o princípio vital, o Chi e o sangue:
carne de galinha, codorna, ganso, tartaruga e boi;
rim de boi e carneiro;
fígado de boi, vitela, carneiro e porco;
leite cru de ovelha;
queijo fresco de vaca, cabra ou ovelha (mas quem tem candidíase, alergia, asma, coriza, sinusite e propensão ao câncer não deve comer laticínios);
ovo de galinha e pomba;
anchova, ostra;
germe de trigo, painço, cevada;
feijão azuki;
beterraba, nabo, inhame, batata-doce, berinjela;
repolho, agrião, espinafre, mostarda, cebolinha verde, coentro, hortelã, manjericão;
cebola, gengibre, noz-moscada, louro, erva-doce, orégano, sal, alcaparra;
castanha portuguesa, pêssego, uva.



E CONTRA CANDIDÍASE VAGINAL (MONÍLIA)?

A mucosa vaginal é habitada por muitos microrganismos, inclusive cândida, todos loucos para proliferar. A oportunidade acontece quando o pH da vagina perde sua acidez natural e se torna mais alcalino, coincidindo com desequilíbrios metabólicos ou hormonais, consumo de antibióticos de largo espectro, fragilidade imunitária, depressão, stress, incapacidade do organismo em lidar com açúcar ou álcool ou troca de parceria sexual.

O ataque de cândida nas partes mimosas é mais comum entre a ovulação e a menstruação, mas pode acontecer a qualquer momento. Se costuma vir depois de uma relação sexual, o jeito é usar ducha ou óvulo para acidificar o ambiente: como o sêmen é alcalino, eleva o pH da mucosa vaginal por oito horas e isso pode ser o suficiente para fazer a infecção.

ducha com vinagre
alivia coceira e queimação, e deve ser
completada por uma aplicação vaginal de iogurte natural
ou de lactobacilos em cápsulas para fornecer defesas à flora;
pode repetir a cada três horas, se for o caso.

lactobacilos acidófilos
você compra em cápsulas nas vitamin shops da vida
e coloca o conteúdo de duas cápsulas na vagina, à noite;
de manhã faz uma ducha de vinagre ou argila,
ou de água morna com uma cápsula de ácido bórico
durante o dia; repetir durante três a quatro dias

óleo virgem de coco, que também é um bom lubrificante - e maravilhoso para usar na pele e no cabelo. Onde encontrar? Clique aqui.

compressa de alho:
ponha meio litro de água no fogo; esmague uma cabeça de alho,
embrulhe num pedacinho de gaze ou pano de fralda, amarrando bem;
quando a água estiver quase fervendo,
ponha essa trouxinha de alho dentro dela, apague o fogo e tampe.
Embrulhe a panela em jornais e/ou panos,
para que ela conserve o calor, e leve para o banheiro.
Se você tiver uma garrafa térmica normalmente usada
para sopas e caldos, pode fazer a infusão dentro dela.

Agora, sentada no vaso ou no bidê,
molhe um bom chumaço de algodão
nessa infusão de alho bem quente e aplique na vulva,
mantendo-o lá até sentir que amornou.
Repita a operação várias vezes, sempre trocando o algodão,
enquanto a água estiver bem quente.

Homeopatia:
óvulos de Hydrastis, melissa, manjericão ou calêndula
Ducha com Tília europa
Para tomar: Kreosotum, Lilium tiglinum,
Caladium, Cantharis

PARA ENTENDER MAIS

A Candida albicans é um organismo que pode existir de duas formas. Uma é o fermento, que se reproduz ativamente através da fermentação dos açúcares presentes no estômago e nos intestinos. Outra é o micélio, parte do fungo que invade as células e os sistemas do corpo, deixando toxinas que provocam reação das células imunológicas - ou, em outros termos, produzindo antígenos que formam anticorpos. Isso resulta em stress metabólico, deficiências nutricionais e insuficiência hepática, provocando e desgastando o sistema imune e confundindo a ação de enzimas e hormônios essenciais para a vida normal.

Uma forma de evitar a conversão dos fermentos em micélios
é comer alimentos muito ricos em biotina,
vitamina do complexo B presente principalmente no fígado de galinha
(100mcg/50g), na farinha de soja (60 a 70mcg/100g),
fígado e rins de boi (30 a 40mcg/100g)
e gema de ovo (16 mcg/1 gema).
A absorção da biotina é reduzida ou impedida
pela presença de álcool, avidina (proteína da clara crua do ovo),
cafeína, drogas à base de sulfa e radicais livres.

Enzimas são proteínas responsáveis pela maioria das reações químicas que acontecem o tempo todo no organismo. Hormônios são mensageiros que as glândulas mandam para modificar a atuação das células. Pois bem, a cândida consegue construir moléculas parecidíssimas com as moléculas hormonais, fazendo falhar as enzimas, alterando todos os sistemas orgânicos e gerando os sintomas mais inesperados. Por exemplo, você leu lá atrás sobre a síndrome pré-menstrual e viu que ela melhora muito com suplementos de vitamina B6. Não porque a B6 tenha alguma coisa especial com menstruação, mas porque todas as nossas células dependem de B6. E quem tirou a B6 que estava ali? A toxina da cândida. Você leu sobre hipoglicemia agora mesmo. Então, pasme: as toxinas da cândida impedem que a glicose seja processada de modo eficiente, e como todas as nossas células dependem da glicose, ter cândida é praticamente a mesma coisa que ter hipoglicemia!

Uma das coisas mais curiosas que as canditoxinas podem aprontar é que de repente você sente embriaguez sem ter bebido uma gota sequer de álcool. Como assim? Simples: afinal, ela é um fermento com a mesma capacidade dos que produzem vinho, uísque, cachaça. Você come frutas, ela fermenta a frutose e abastece o alambique; você come doces, ela fermenta a sacarose; você come cereais, e lá vai ela fabricar uísque nacional. No mínimo isso dá sonolência e dificuldade de concentração depois de comer, mesmo que você esteja na mais romântica das alcovas com o ser amado. Tem gente que começa a esquecer as coisas, falar enrolado, andar sem firmeza, parecendo que bebeu demais... E qualquer esforço no sentido de manter a consciência dá um cansaço enorme. O caso é dormir porque a intoxicação alcoólica já pôs o fígado a nocaute. Assim: o fígado tem uma camadinha de células, ditas de Kupffer, que constituem 90% das macrófagas do corpo. São elas que assimilam e neutralizam as toxinas que vêm do intestino junto com os nutrientes. O álcool entorpece as pequeninas Kupffer de tal modo que elas não conseguem trabalhar, e o sangue intestinal passa à corrente sanguínea sem ser filtrado. E esse álcool tanto pode ser o da garrafa quanto o endógeno, que se produz pela fermentação interna na maior inocência, na maior candidez...

Bibliografia e fontes: The Missing Diagnosis, C. Orian Truss, P.O. Box 26508, Birmingham, Alabama, 1983. The Yeast Syndrome, John Parks Trowbridge, MD, and Morton Walker, DPM, Bantam Books, NY, 1986. The Candida Albicans Yeast-Free Cookbook, Pat Connolly & alter, Keats Publishing, Connecticut,1985. The Yeast Connection, William G. Crook, M.D., Professional Books, P.O.Box 3246, Jackson, Tennessee 38303, USA, 1993. Linus Pauling Institute of Science and Medicine, 440 Page Mill Road, Palo Alto, CA 94306. Price-Pottenger Nutrition Foundation, 5871 El Cajon Boulevard, San Diego, CA 92115.
Supervisão médica: dra. Stella Marina Pinto Ferreira

Fonte: http://www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm

De um blog que não consigo localizar mais:
"Realmente, a homeopatia acabou com o mito de que ela cura mas demora, muito pelo contrário, a homeopatia cura sem causar danos ao organismo, e no caso da candidíase, o medicamento indicado para a cura e o Candida Albicans 30CH, pode ser líquido no alcool ou glóbulos." Rivanji

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

O Sistema de Cura do Corpo Espelho

O Sistema de Cura do Corpo Espelho

Como Tudo Funciona

O Teu corpo é o espelho da tua vida.
Tudo começa com a tua consciência. Tudo o que te acontece na tua vida , e tudo que acontece com o teu corpo começa com alguma coisa a acontecer na tua consciência.

A tua consciência é quem tu és, a tua experiência de ser.

Tu decides quais ideias aceitar e quais rejeitar. Tu decides o que pensar, e tu decides o que sentir. Quando estas decisões saem com resíduos de stress, tu vivências o stress como no teu corpo físico. Nós sabemos que o stress cria sintomas. A pergunta interessante é, “ Qual stress cria qual sintoma?” Quando nós somos capazes de quantificar este processo, então ai somos capazes de ver o corpo como um mapa da consciência da pessoa, relacionando sintomas específicos a stress específicos e a específicas formas de ser, da mesma maneira que o comportamento “Tipo A” foi possível associá-lo com doenças do coração.

Para compreender este mapa, temos primeiro de nos orientar com a ideia que a causa dos sintomas estão no interior. Enquanto que é verdade que os germes causam a doença e os acidentes causam feridas, também é verdade que isto acontece de acordo com o que está acontecer na consciência da pessoa envolvida. Os germes estão por todo o lado. Porque é que algumas pessoas são afectadas e outras não? Alguma coisa diferente se está a passar na consciência deles.

Porque é que há pacientes nos hospitais que correspondem melhor aos tratamentos que outros? Têm atitudes diferentes. Alguma coisa diferente está acontecer na sua consciência. Quando alguém se magoa num “acidente” , porque é que uma parte muito especifica do corpo é afectado, e que é habitualmente o que tem problemas? Isso é um “acidente”, ou haverá um padrão e uma ordem da forma como as coisas acontecem no nosso corpo?

TU ÉS UM SER DE ENERGIA

A tua consciência, a tua experiência de Ser quem tu és realmente, é energia. Por agora, podemos lhe chamar de “ Vida de Energia”. Esta energia não vive só no vosso cérebro, ela preenche o vosso corpo todo. A tua consciência está ligada a todas as células do teu corpo. Através da tua consciência, tu podes comunicar com todos os órgãos e tecidos. Inúmeras terapias são baseadas nesta comunicação com os órgãos que foram afectados por algum tipo de sintoma ou desordem.

Esta energia que é a vossa consciência e que reflecte o vosso estado de consciência pode ser medido através do processo conhecido da fotografia Kirlian. Quando se tira uma fotografia Kirlian da tua mão, ela mostra um certo padrão de energia. Se tirares uma segunda fotografia Kirlian enquanto imaginas que estás a enviar amor e energia a alguém que conheces mostrará um diferente padrão de energia na fotografia. Assim, nós podemos ver que uma mudança na tua consciência cria uma mudança no teu campo energético que está a ser fotografado, ao qual nós chamamos de aura. Este corpo energético que nos é mostrado pela fotografia Kirlian já foi quantificada, desta forma quando há “buracos” em partes específicas do campo energético, é dito que corresponde a fraquezas especificas em partes especificas do corpo físico. O interessante sobre isto é que a parte debilitada aparece primeiro no campo energético antes que haja qualquer evidência no nível fisico.

Temos assim, uma interessante direcção da manifestação que nos é mostrada através do que acabámos de descrever.

1. Uma mudança de consciência cria uma mudança no campo energético.
2. Uma mudança no corpo energético acontece antes de uma mudança no corpo físico.

Consciência –1à Campo Energético –2 à Corpo Físico Quando nós olhamos para as coisas desta maneira, nós vemos que não é o corpo físico a criar o campo energético, a aura, mas mais a aura ou o campo energético que está a criar o corpo físico. O que nós vemos como corpo físico é o resultado final de um processo que inicia na consciência.

CADA UM CRIA A SUA REALIDADE
Quando alguém toma uma decisão que os deixa com stress, cria um bloqueio no campo energético com um grau suficiente de intensidade isto cria um sintoma no nível físico. O sintoma fala uma certa linguagem que reflecte a ideia que cada um de nós cria a sua realidade. Quando o sintoma é descrito desse ponto de vista, o significado metafórico torna-se evidente. Então, em vez de dizer “ Eu não consigo ver” a pessoa teria que dizer; “Eu tenho me mantido de ver alguma coisa”, se não conseguem andar, eles teria que dizer “Eu tenho me mantido de sair de alguma coisa”, e assim sucessivamente. Nós temos de compreender que não existem acidentes nem coincidências. Coisas acontecem de acordo com um padrão e uma ordem.
O SISTEMA DIRECCIONAL HUMANO
Nós podemos dizer que temos um sistema-guia interior, uma ligação ao nosso Eu superior, ou o nosso Ser Interior, ou qualquer outro nome que escolhamos dar a esta Inteligência Superior. Este sistema-guia interior funciona através daquilo que chamamos a nossa intuição, ou o nosso instinto. Fala uma linguagem muito simples. Ou faz com que nos sintamos bem, ou não faz. Tudo o resto é política.

É nos dito que devemos movimentar-nos com o que nos faz sentir bem, e não faças aquilo que não te faça sentir bem. É nos dito para confiar nesta voz interior. Quando não seguimos esta voz interior nós sentimos tensão. Nós sentimo-nos não-bem. Então a voz tem de falar mais alto. O próximo nível de comunicação é através das emoções, á medida que nos movimentamo- nos mais e mais na direcção que se sente como não-bem, nós vivenciamos cada vez mais e mais emoções que nos fazem sentir não-bem e a uma dada altura nós podemos dizer; “ Eu devia ter-me ouvido quando pensei em ir na outra direcção”. Isto quer dizer que ouvimos a nossa voz interior. Porque senão, nós não poderíamos dizer “Eu devia ter ouvido”. Se nós tomamos uma decisão que sabemos que é a certa para nós, e assim mudar de direcção, á uma libertação de tensão, nós sentimo-nos melhor e nós sabemos que estamos no caminho certo.

Se nós continuarmos a movimentar-nos na direcção que nos faz sentir não-bem, a comunicação chega ao nível físico. Nós criamos um sintoma, e o sintoma fala uma linguagem que reflecte a ideia de cada um de vós cria a sua realidade. Quando nós descrevemos o sintoma a partir desse ponto de vista, nós podemos compreender a mensagem.

Se nós podemos mudar a nossa maneira de ser nós recebemos a mensagem e o sintoma não tem mais razão de ser. É possível ser libertado de acordo com o que permitimos acreditar ser possível.

Se nós criámos o sintoma com uma decisão, nós também somos capazes de o libertar com uma decisão.

Como uma hipótese nós podemos imaginar que alguém toma uma decisão que não é uma boa ideia a forma como expressão o que eles querem. A partir desse momento quando á qualquer coisa que eles querem, eles mantêm-se de a expressar e assim não obtendo aquilo que elas querem. Isso faz com que uma pessoa se sinta não-bem. A tensão cresce e eles começam a se sentir e mais e mais não-bem e á medida que se mantêm de expressar aquilo que querem e de obter. Eventualmente alguma coisa acontece para criar um sintoma ao nível físico e o seu braço direito é afectado. Poderia ter caído do escadote ou um acidente de automóvel, ou beliscando um nervo no pescoço ou “adormecer numa corrente de ar”.

Alguma coisa tinha que acontecer no nível físico para cria o sintoma para poder passar a mensagem no nível físico para verem o que se têm andado a fazer a eles próprios. Nós fazemo-nos literalmente aquilo que temos andado a nos fazer figurativamente.

O efeito é que essa pessoa não consegue mexer o seu braço. Ela está a manter-se de alcançar alguma coisa, e uma vez que trata-se do braço direito, no lado da “vontade” do corpo eles estão a manterem-se de alcançar ou irem a trás daquilo que querem. Quando começam a fazer alguma coisa diferente na consciência deles, eles notam que alguma coisa diferente começa acontecer com o braço deles e o sintoma pode ser libertado.

Chakras e o Mapa

Para entender o mapa da consciência que o corpo representa, nós podemos olhar para algumas antigas tradições Hindus que têm andado a estudar a consciência á milhares de anos e que usam a linguagem dos chakras.
Chakra é uma palavra sanscrita e que quer dizer “Roda” ou “Vortex” porque é o que parece quando a vimos. Cada chakra é como uma bola de energia a interpenetrar o corpo físico, da mesma maneira que o corpo magnético pode interpenetrar o corpo físico.

Os chakras não são físicos. Eles são aspectos de consciência da mesma maneira que as auras são aspectos de consciência. Os chakras são mais densos que as auras mas não tão densos como o corpo físico, mas eles interagem com o corpo físico através de dois grandes veículos; o sistema endócrino e o sistema nervoso. Cada um dos sete chakras está associado com uma das sete glândulas endócrinas w também com um grupo particular de nervos chamado Plexos. Assim cada chakra pode ser associado com partes e funções específicas do corpo controlado por esse plexos ou com a glândula endócrina associado a esse chakra.

A tua consciência, a tua experiência de ser representa tudo o que te é possível de vivênciar. Todos os teus sentidos, todas as tuas percepções, todos os teus possíveis estados de consciência podem ser divididos em sete categorias, cada categoria pode ser associado com um chakra específico.
Assim, não só os chakras representam partes do teu corpo físico, mas também partes específicas da tua consciência.

Lendo o Mapa
Quando estamos a ler o corpo como um mapa da consciência no interior, nós trabalhamos com a ideia que as tensões no corpo representam tensão na consciência da pessoa relacionadas com o que se estava a passar na vida da pessoa no momento que o sintoma se desenvolveu. A pessoa estava a sentir um stress sobre alguma coisa que se estava a passar na sua vida naquele momento.

Nós vamos examinar o mapa da consciência que os chakras providenciam, de forma a compreender a linguagem dos sintomas que estão associados a cada chakra. De forma a completar este mapa também nos temos de ver como uma polaridade de Yin e Yang, características femininas e masculinas.
Para maior parte das pessoas, o seu lado direito é o lado Yang, o seu lado da vontade, o seu lado activo, de acção e o seu lado esquerdo, o lado yin, o seu lado feminino, o lado dos sentimentos. Para aqueles nascidos canhotos esta polaridade é revertida. Assim, para um destro a sua perna direita pode ser descrita como a sua perna da vontade, ou a perna masculina, ou a fundação da sua vontade, mas para uma pessoa canhota, a sua perna esquerda seria a sua perna masculina ou a sua perna da vontade e assim sucessivamente. Desta forma, também podemos falar do braço da vontade ou o olho da vontade ou ainda a narina da vontade, e em que lado for dependerá se a pessoa é destra ou canhota à nascença.

Cada chakra é energia que vibra a uma certa frequência, numa sequência lógica e ordenada de sete vibrações. À medida que subimos na escala, os elementos tornam-se cada vez mais subtis, movimentando- se através dos cinco elementos físicos; terra, água, fogo, ar e o éter, para os elementos espirituais do som interior e luz interior. O elemento mais pesado está em baixo e o mais leve em cima. È uma sequência lógica e ordenada. As cores do spectrum também representam uma serie de sete vibrações numa sequência lógica e ordenada, tal como a escala das notas musicais. Assim, podemos por as vibrações mais densas em baixo ou a ondasonora mais comprida em baixo e a mais leve em cima, e uma cor especifica pode ser utilizada para representar um chakra no seu estado natural, tal como uma nota musical específica. Musica a ser tocada numa certa nota vibra um chakra específico e nós sentimo-nos de uma forma em particular quando ouvimos essa musica. A nossa relação com uma certa cor diz-nos algo sobre a nossa relação com a parte da consciência que essa cor representa.

O Chakra Raiz é associado ás partes da nossa consciência referentes à segurança, sobrevivência e confiança. Para a maior parte das pessoas, este chakra preocupa as partes de consciência relacionadas com dinheiro, casa e trabalho. Quando este chakra se encontra no seu estado natural, a pessoa sente-se segura, consegue estar presente no aqui e agora, e sentir-se enraizado. Quando existe uma tensão neste chakra é vivido como insegurança ou medo. Quando à mais tensão é vivido como uma ameaça à sobrevivência.

As partes do corpo controladas pelo Plexo Sacro e este chakra inclui Esqueleto enquanto sistema, as pernas, e o sistema excretor. Sintomas nestas partes do corpo representam tensões ao nível do Chakra Raiz, e ai sabemos que a pessoa está a ver o mundo através de um filtro perceptual de insegurança ou medo. As glândulas supra-renais também estão associadas a este chakra.

Se uma perna é afectada, nós podemos ver se é a perna masculina ou feminina, e se tem alguma coisa haver com confiança num homem ou numa mulher. Nós também podemos ver se tem alguma coisa haver com a confiança na vontade, ou mesmo aspectos de confiança na estrutura emocional de ser, relacionando com o que se estava a passar na vida da pessoa na altura em que o sintoma começou.
O Sentido físico é o olfacto, portanto o órgão do sentido do olfacto, o nariz, está associado ao Chakra Raiz- Sintomas ao nível do nariz ou que afecte o sentido do cheiro reflectem tensões ao nível do Chakra Raiz.

Cada chakra está associado a um elemento, o chakra Raiz está associado com o elemento terra, e reflecte algo sobre a relação da pessoa com a terra, ou de como elas se sentem em estar na terra, a qual chamamos Terra Mãe. Este chakra também está associado com a nossa relação à nossa mãe. Quando alguém sente um sentido de separação da sua mãe, ou não se sentem amados pela sua mãe eles cortam as suas raízes e vivem sintomas de tensão ao nível doo Chakra Raiz até que consigam mais uma vez abrirem-se para aceitar o amor da sua mãe.

Quando uma criança vem ao mundo numa família estruturada tradicional, a mãe providência a nutrição e o Pai providência a direcção. Então na relação da criança com a sua mãe ele toma certas decisões consoantes as coisas são. Nessa altura a relação com a mãe torna-se um modelo para a relação da pessoa com tudo que reflicta segurança – dinheiro, casa e trabalho.
O Chakra da Raiz está associado com a cor vermelha.

O Chakra do Abdomen está associado com as partes da nossa consciência relacionadas com alimentação ou sexo – a comunicação do corpo para a pessoa dentro dele, sobre o que o corpo quer e precisa, e o que lhe dá prazer. Também está relacionado com o que se passa na sua consciência referente a terem filhos. Quando este chakra encontra-se no seu estado natural, a pessoa está em contacto com esta comunicação, e a ouvir para responder rapidamente ao que o corpo lhe está a pedir e a querer.

As partes do corpo controladas pelo plexo lombar inclui o sistema de reprodução e o abdómen, e a parte lombar das costas.

O sentido do gosto é associado a este chakra, tal como o elemento da água. Quando alguém não tem uma relação clara com a água ( nadar, como exemplo ou andar de barco), isto reflecte as suas atitudes sobre as partes da sua consciência que este chakra representa.

Tensões no lado da vontade ou no lado emocional deste chakra indicam tensões na consciência da pessoa como conflitos entre o lado da vontade e ou das emoções referente ao que o corpo dessa pessoa está a pedir.

Este chakra está associado com o sentido do gosto e com o apetite. Também está envolvido com a vontade da pessoa de sentir as suas emoções.
O Segundo chakra está associado à cor laranja.

O Chakra do Plexo Solar está associado com as partes da nossa consciência que têm haver com as percepções do poder, controle ou liberdade. No seu estado natural representa a suavidade de ser, e conforto referente aquilo que é real para um - estar confortável com quem é.

As partes do corpo associadas com este chakra inclui os órgãos perto do plexo solar - estômago, bexiga, pâncreas, baço, fígado etc. – também a pele como um sistema, o sistema dos músculos como sistema e a cara no geral.

O sentido físico associado a este chakra é o sentido da visão. Alguém com problemas a nível da visão vive tensão ao nível do chakra do plexo solar sobre os assunto referentes ao poder, controle ou liberdade.

Miupes também vivem tensões ao nível do Chakra Raiz, e vivem o mundo através de um filtro perceptual de medo ou insegurança. Aqueles que são hipermetropes vivem também tensão ao nível do chakra da garganta, e vêm o mundo através de um filtro perceptual de raiva ou culpa. Astigmáticos vêm através de um filtro perceptual emocional de confusão.

A glândula endócrina associada ao Chakra do Plexo Solar é o pancreas. Nós podemos dizer que diabéticos estão a privar-se de doçura. Quando alguem se aproxima muito perto deles eles sentem-se ameaçados no seu poder de serem quem são e uma emoção surge para manter uma distância segura outra vez. A emoção é raiva. Os diabetes é associado a raiva suprimida.

O elemento associado com este chakra é o fogo, e a relação da pessoa com o sol diz alguma coisa relacionadas com partes da sua consciência associadas ao Chakra do Plexo Solar.

A cor do Chakra do Plexo Solar é amarelo.

O Chakra do Coração está associado com as partes da consciência relacionadas com as relações e as nossas percepções do amor. As relações das quais falamos aqui são com as aquelas pessoas chegadas ao nosso coração – pais, crianças, parceiros / companheiros.

As partes do corpo associadas a este chakra inclui coração e pulmões, e o sistema circulatório enquanto sistema. Este chakra também está associado a glândula do Timos que controla o sistema imunitário. Quando este é afectado, como com SIDA, o estilo de vida da pessoa separa-os de alguém que eles amam.

O sentido físico associado a este chakra é o sentido do toque, no aspecto de relacionar com a pessoa no interior do corpo. Por exemplo, uma massagen dada sem nenhuma sensibilidade àquilo que uma pessoa está a sentir por dentro seria um bom exemplo da sensação que nós associamos com o Chakra abdominal, mas quando o massagista parece ter um sentido do que a pessoa está a sentir dentro do corpo então ai já inclui com o aspecto do chakra do coração, o relacionar. Quando alguém vive uma sensibilidade extrema referente a ser tocada, nós perguntaríamos o que é que se estava a passar ao nível do Chakra do Coração.

Este chakra está associado ao elemento do ar. Quando alguém tem dificuldade em respirar (asma, efisema, tuberculose, etc.), nós dizemos que a relação deles com o ar reflecte a sua relação com o amor - dificuldade permiti-lo entrar ou deixar sair, por exemplo.

A cor associada ao Chakra do Coração verde esmeralda.

O Chakra da Garganta está associado com as partes da consciencia relacionadas com a expressão e o receber. Expressão pode ser da maneira que uma pessoa comunica o que uma pessoa quer ou o que sente, ou pode ser uma expressão artística, como um pintor a pintar, um bailarino a dançar, um musico a tocar, utilizando uma maneira para se expressar e de trazer aquilo que está no interior para o exterior. A expressão está relacionada com o receber, como; “ Pede, e ser-te-á concedido.”

O chakra da Garganta está associado à abundância, e com o estado de consciência chamado “ Estado de graça” que parece que aquilo que queres para ti é o que deus também quer para ti. Aceitar o que o universo abundante te oferece req uer o sentido de receber incondicionalmente.

Este chakra també está associado com o ouvir da própria intuição, e permitr fluir numa maneira específica onde parece que é o universo que nos apoia em tudo o que fazemos. È o primeiro nível de consciência de onde uma pessoa tem a precepção de outro nível de inteligência a funcionare a interacção de um com este outro nível de inteligência.

As partes do corpo associadas com este chakra inclui a garganta, ombros, braços e mãos e a tiróide.
O sentido da escuta está associado a este chakra, e o elemento éter, o elemento físico mais subtil, correspondente ao que encontramos no espaço profundo. O éter é a passagem entre as dimensões físicas e espirituais. Alguém a olhar para o mundo através deste chakra vê a manifestação dos seus objectivos. O braço da vontade representa a manifestação daquilo que queres, e o braço do sentimento representa aquilo que te faz feliz. Esperemos que os dois estejam a apontar para a mesma coisa.

Azul celeste é cor associada a este chakra.


Chakra da Fronte está associado com as partes de consciência relacionadas com a visão espiritual, e a casa do espírito, o Ser interior. Este nível de consciência é associado com o que as tradições ocidentais chamam de sub consciente ou inconsciente, a parte da nossa consciência que dirige as nossas acções e a nossa vida. A partir deste nível estamos conscientes das nossa motivações por de trás das nossas acções. Nós podemos ver o nosso teatro exterior de um ponto de vista interior.

Este chakra é associado com o carotid plexus, e os nervos de cada lado da cara, e a glândula pituitária. Dores de cabeça nas temperas ou no centro da testa são associadas com tensões a este nível. Este chakra controla todo o sistema endócrino como sistema, e o processo de crescimento.

O chakra da fronte também conehcido por terceiro Olho, é associado com a percepção extra sensorial, o grupo de todos os sentidos interiores que correspondem aos sentidos exteriores, que em conjunto estabelecem a comunicação espírito com espírito. O elemento associado a este chakra é uma vibração conhecido por Som Interior, o som que um escuta no seus ouvidos que não depende de alguma coisa do mundo físco. Alguns consideram uma condição patológica. Em algumas tradições ocidentáis a habilidade de ouvir estes sons é um pré requisito para evoluir espiritualmente.

A cor associada com este chakra é o Indigo, a cor do céu numa noite de luar, a cor da lapis lazuli.

O Chakra da Coroa está associado com as partes de consciência referentes à unidade ou separação e tal como o chakra Raiz nos mostrou a ligação com a Terra Mãe, este chakra mostra a nossa ligação com o Pai Nosso que está no céu. No inicio é associado ao pai biológico. Este torna-se o modelo para a nossa relação com a autoridade, tornando-se o modelo para a relação com Deus. Quando existe um sentimento de separação do pai biológico, a pessoa fecha este chakra e o efeito na consciência é o sentido de isolamento e de solidão, estando numa concha e dificilmente mantendo o contacto com aqueles for a da concha. A pessoa sente como se estivesse a esconder de Deus, ou escondendo-se de si próprios, não vendo o que é verdade para eles na parte mais profunda das suas consciências, a parte que chamamos de alma.

Este chakra também está associado com o sentido de direcção.

As partes do corpo controladas por este chakra é a glândula pineal, o cérebro, e o sistema nervoso como sistema.

A cor associada com o chakra da coroa é o Violeta, a cor da ametistathe.

Usando o Mapa
Quando á tensão numa parte específica do corpo isto representa uma tensão numa parte particular da consciência, sobre uma parte específica da vida da pessoa. Estando consciente destas associações ajuda a ver a importância de resolver assuntos tensos nas suas vidas.

Se fosse uma questão de resolver o que fosse necessário para a pessoa ser feliz, essa seria razão suficiente para motivar a pessoa de querer mudar alguma coisa que não funciona para eles, mas aqui, nós vemos também que é uma questão de saúde. Os assunto que não estão resolvidos na vida de uma pessoa são na verdade, aqueles que podem fazer mal á saúde deles.

Quando nós vemos o correspondente entre a consciência e o corpo, nós vemos até que grau cada um de nós cria a sua realidade. Na verdade, essas palavras começam a ter um novo significado. Nós vemos como tudo se inicia na nossa consciência e somos capazes de olhar á nossa volta para outros aspectos das nossas vidas da mesma maneira.

Quando nós vemos como o corpo executa as mensagens e os seus desejos mais profundos do ser dentro do corpo, nós podemos realizar que o processo pode ir em mais de uma direcção. Se a nossa consciência está agora a dirigir como desenvolvemos sintomas, também consegue dirigir como nós conseguimos libertar estes mesmos sintomas. Se a nossa consciência consegue por o nosso corpo doente, a nossa consciência pode por o nosso corpo saudável.
A conclusão lógica deste processo é que qualquer coisa pode ser curada.

© Copyright 1987 Martin Brofman