segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Dor Crônica e Depressão: como gerir a dor Quando você está deprimido

WebMD Referência Médica

Por Matthew Hoffman, MD

Avaliado por Brunilda Nazario, MD

Viver com dor crônica deve ser o um fardo .Mas a pilha em depressão - um dos problemas mais comuns enfrentados por pessoas com dor crônica - e essa carga fica ainda mais pesada.

Depressão pode aumentar a dor, e torná-la mais difícil de lidar. A boa notícia é que a dor crónica e depressão não são inseparáveis. Os tratamentos eficazes podem aliviar a depressão e a dor crónica tornar-se mais tolerável.
Dor Crônica e Depressão: uma dupla terrível

Se você tem dor crónica e depressão, você tem muita companhia. Isso porque a dor crónica e depressão são problemas comuns que muitas vezes se sobrepõem. A depressão é um dos problemas psicológicos mais comuns que enfrentam as pessoas que sofrem de dor crônica, e que muitas vezes complica as condições do paciente e do tratamento.Considere as seguintes estatísticas:

* Segundo a American Pain Foundation, cerca de 32 milhões de pessoas nos EUA relatam dor com duração superior a um ano.
* De um quarto a mais de metade dos pacientes que se queixam de dor de seus médicos estão deprimidos.
* Em média, 65% das pessoas deprimidas também se queixam de dor.
* Pessoas cuja dor limita a sua independência são particularmente susceptíveis de entrar em depressão.

Como a depressão em pacientes com dor crônica freqüentemente não é diagnosticada, muitas vezes não é tratada.Dor e queixas de sintomas no centro das atenções na maior parte das visitas dos médicos. O resultado é a depressão, com distúrbios do sono, perda de apetite, falta de energia e diminuição da atividade física que pode tornar a dor muito pior.

"A dor crônica e depressão andam de mãos dadas", diz Steven Feinberg, MD, professor adjunto clínico na Stanford University School of Medicine. "Você quase tem que assumir uma pessoa com dor crônica está deprimido e começar lá."
Dor Crônica e Depressão: Um Ciclo Vicioso

A dor provoca uma resposta emocional de cada um. Ansiedade, irritabilidade e agitação - todas estas são sentimentos normais quando estamos sofrendo. Normalmente, a dor diminui, assim a resposta de estresse.

Mas e se a dor não vai embora? Com o tempo, a resposta ao estresse constantemente ativado pode causar vários problemas associados com a depressão. Esses problemas podem incluir:

* ansiedade crônica
* raciocínio confuso
* fadiga
* irritabilidade
* distúrbios do sono
* ganho ou perda de peso

Alguns das sobreposição entre depressão e dor crônica pode ser explicada pela biologia. Depressão e dor crônica alguns compartilham dos mesmos neurotransmissores - os mensageiros químicos que viajam entre os nervos. Eles também compartilham algumas das mesmas vias nervosas.

O impacto da dor crônica em geral na vida de uma pessoa também contribui para a depressão.

"A verdadeira dor vem das perdas" causadas pela dor crónica, segundo Feinberg. "Perder um emprego, perder o respeito como uma pessoa funcional, perda de relações sexuais, tudo isso faz as pessoas deprimidas."

Uma vez que a depressão se instala, ela amplia a dor que já está lá. "A depressão acrescenta um golpe duplo contra a dor crônica, reduzindo a capacidade de lidar", diz Beverly E. Thorn, professor de psicologia na Universidade do Alabama e autor do livro Terapia Cognitiva para a dor crônica .

Pesquisas ou comparam pessoas com dor crônica e depressão para aqueles que só sofrem de dor crônica. Aqueles com dor crônica e depressão:

* relatar a dor mais intensa
* sentir-se menos controle de suas vidas
* utilizar estratégias de coping mais saudáveis

Porcausa da dor crónica e depressão serem tão interligados, a depressão e a dor crónica são muitas vezes tratados em conjunto.De fato, alguns tratamentos podem melhorar a dor crónica e depressão.
Tratamento da dor crônica e depressão: A "vida inteira"
Abordagem

Dor crônica e depressão podem afetar a vida inteira de uma pessoa. Por conseguinte, uma abordagem de tratamento ideal de motivos em todas as áreas da vida afetadas pela dor crónica e depressão.

Devido à ligação entre dor crónica e depressão, faz sentido que os seus tratamentos se sobrepõem.



Antidepressivos

O fato de que a dor crónica e depressão envolvem os nervos mesmo e neurotransmissores significa que os antidepressivos podem ser usados para melhorar a dor crónica e depressão.

"As pessoas odeiam ouvir, está tudo na sua cabeça." Mas a realidade é, a experiência da dor está na sua cabeça ", diz Feinberg. "Os antidepressivos trabalham no cérebro para reduzir a percepção de dor."

Os antidepressivos tricíclicos têm abundantes provas da sua eficácia. No entanto, os efeitos colaterais por causa da sua utilização é muitas vezes limitada. Alguns antidepressivos mais novos são receitados por médicos para o tratamento de algumas síndromes dolorosas crônicas e parece trabalhar bem com menos efeitos colaterais.



Atividade Física

Muitas pessoas com dor crônica evitam o exercício. "Eles não conseguem diferenciar a dor crônica da" dor boa "do exercício", diz Feinberg. Mas, o menos que você fizer, mais fora de forma, você se torna. Isso significa que você tem um maior risco de lesão e a dor piorar.

A chave é quebrar este ciclo. "Nós sabemos agora que suave, atividade física regular é uma parte fundamental da gestão da dor crónica", disse Thorn. Todas as pessoas com dor crônica podem e deve fazer algum tipo de exercício. Consulte um médico para projetar um plano de exercícios que seja seguro e eficaz para você.

O exercício também é comprovado para ajudar a depressão. "A atividade física libera o mesmo tipo de substâncias químicas cerebrais que os medicamentos antidepressivos - [é] um antidepressivo natural, diz Thorn.



Saúde Mental e Espiritual

A dor crônica afeta sua capacidade de viver, trabalhar e jogar do jeito que você está acostumado. Isso pode mudar a forma como você vê a si mesmo - às vezes para pior.

"Quando alguém começa a assumir a identidade de um" paciente com dor crônica com deficiência, "há uma preocupação real de que tenham afundado na dor e se tornar uma vítima", disse Thorn.

Combater esse processo é um aspecto crítico do tratamento. "As pessoas com o fim da dor crônica se sentando ao redor," o que leva ao sentimento passivo, diz Feinberg. "A melhor coisa é que as pessoas se ocupem, assumam o controle."

Trabalhar com um prestador de cuidados de saúde que se recusa a vê-lo como uma vítima indefesa é parte da fórmula para o sucesso. O objetivo é substituir a identidade da vítima com uma de uma "pessoa bem com a dor", de acordo com Thorn.
Tratamento da dor crônica e depressão: Terapia Cognitiva para a dor crônica

Existe uma coisa chamada "mente sobre a matéria?" Você pode "pensar" o caminho para parar de sentir dor?

Pode ser difícil acreditar, mas a pesquisa mostra claramente que para as pessoas comuns, alguns tipos de treinamento mental realmente podem melhorar a dor crônica.

Uma abordagem é a terapia cognitiva. Na terapia cognitiva, uma pessoa aprende a perceber o negativo, "pensamentos automáticos" que cercam a experiência da dor crônica. Esses pensamentos estão, frequentemente, nas distorções da realidade. A terapia cognitiva pode ensinar uma pessoa como alterar estes padrões de pensamento e melhorar a experiência de dor.

"A idéia é que seus pensamentos e emoções têm um profundo impacto sobre como lidar" com dor crônica, diz Thorn."Há uma boa evidência que a terapia cognitiva pode reduzir a experiência total da dor."

A terapia cognitiva é também um tratamento comprovado para a depressão. De acordo com Thorn, a terapia cognitiva "reduz os sintomas de depressão e ansiedade" em pacientes com dor crônica.

Em um estudo realizado Thorn, no final de um programa de 10 semanas de terapia cognitiva, "95% dos pacientes sentem suas vidas melhoraram e 50% disseram ter menos dor." Ela também diz: "Muitos participantes também reduziram sua necessidade de medicamentos."
Tratamento da dor crônica e depressão:

A melhor maneira de abordar o manejo da dor crônica é com um médico para criar um plano de tratamento.Quando a dor crónica e depressão são combinados, a necessidade de trabalhar com um médico é ainda maior. Veja aqui como começar.

* Consulte o seu médico da atenção primária e dizer-lhe que você está interessado em ganhar controle sobre a sua dor crônica. Como você desenvolve um plano, tenha em mente que o plano de gestão ideal da dor vai ser multidisciplinar. Isso significa que ele irá abordar todas as áreas de sua vida afetada pela dor. Se o médico não é treinado no manejo da dor a si mesma, pedir a ela para lhe indicar um especialista em dor.
* Capacite-se por recorrer aos recursos disponíveis. Várias organizações de renome nacional são dedicados a ajudar as pessoas a viver uma vida plena, apesar da dor.
* Encontre um terapeuta cognitivo perto de você, com experiência no tratamento da dor crônica.


Fonte: fibromialgia_terapia@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: