terça-feira, maio 28, 2013

Como manter a auto estima em momentos difíceis?


Posted by José Maria Fonseca on May 4, 2013

Construir a sua autoestima… algumas ideias para a melhoria da liderança pessoal!
Aqui ficam algumas dicas que podes considerar como um guia de iniciação ao autoaperfeiçoamento.
Imagina-te como um alvo de dardos. Tudo e todos ao teu redor podem tornar-se em dardos, a qualquer momento. Estes dardos vão destruir a tua autoestima e puxar-te para baixo de uma forma que nem te apercebes. Não deixes que eles te destruam, ou escondam o melhor de ti. Então, que dardos deves evitar?

Dardo # 1: Ambiente de trabalho negativo
Cuidado com a teoria “7 cães a um osso” onde toda a gente luta apenas para sobressair. Muitas vezes podemos observar pessoas que só olham para si próprias nestes ambientes. Provavelmente ninguém vai elogiar-te ou parabenizar-te pelos teus feitos e vitórias. Ninguém te vai dar uma palavra quando não almoçares ou jantares, ou quando sais mais tarde. Acabas por trabalhar muito procurando reconhecimento que nunca vais ter. Cuidado com isso. A competição é fundamental para que as empresas se superem, mas deve existir uma competição saudável e as pessoas devem ser valorizadas (mas lembra-te sempre que tu tens que fazer para merecer o reconhecimento).

Dardo # 2: Comportamento das outras pessoas
Traiçoeiros, brutos, antipáticos, irritantes, traidores, depressivos, negativos, controladores, queixosos, infelizes, etc… todos estes tipos de pessoas vão representar más vibrações para ti e para a tua autoestima, bem como para o teu plano de autoaperfeiçoamento.

Dardo # 3: Mudar e Sair da Zona de Conforto
A mudança desafia os nossos paradigmas. Testa a nossa flexibilidade, adaptabilidade e altera a nossa forma de pensar. Mudar e sair da zona de conforto vai tornar a vida difícil por algum tempo, pode causar stress, mas vai ajudar a encontrar maneiras de nos melhorarmos a nós mesmos. A mudança será para sempre, temos de ser sensíveis a ela. Temos de nos preparar para sair da zona de conforto e mudar, só assim poderemos crescer.

Dardo # 4: A experiência do passado
Não há problema em chorar e dizer “ai!” Quando sentimos dor. Mas não deixes que a dor se transforme em medo e num hábito. Isso vai-te levar por maus caminhos e no final não vais gostar do resultado. Trata cada falha e erro como uma lição. Pergunta sempre: “O que posso aprender com isto?”

Dardo # 5: Visão Mundial Negativa
Repara naquilo em que te focas. Não te deixes levar por todas as ondas negativas que há no mundo! Na construção de autoestima forte e saudável, temos de aprender a fazer e ver o melhor das piores situações. Vivemos numa era negativa (que a meu ver está em mudança) e está na altura de tu assumires que és tu quem decide se vês o copo meio vazio ou se o vês meio cheio. Quando perceberes isto podes começar a treinar ver o lado positivo de tudo. É um treino este processo, não um milagre!

Dardo # 6: Teoria da Determinação
A pessoa que és, os teus comportamentos e forma de estar são o resultado de diferentes fatores como a genética (o que herdaste), a educação, o treino da mente, relações e pessoas com quem te dás, o meio ambiente… a verdade é que tu tens a tua própria identidade. Se o teu pai é um fracasso, isso não significa que tenhas que ser um fracasso também! Aprende com a experiência de outras pessoas, de forma a não cometeres os mesmos erros que os outros e, mais importante ainda, saberes o que fazer para alcançares o sucesso.

Às vezes, podes acreditar que algumas pessoas são líderes natos ou são naturalmente positivas. NÃO. Ser positivo, ficar positivo, ter o pensamento positivo é uma escolha, é um treino. Construir uma autoestima saudável e trabalhar no autoaperfeiçoamento é uma escolha, não uma regra ou um talento.

Na vida, é difícil manteres-te em cima, especialmente quando as coisas e pessoas ao teu redor te puxam para baixo. Quando chegamos ao campo de batalha, devemos escolher a bagagem e armaduras certas… escolher aqueles que são à prova de bala. Ao longo da batalha, vais sofrer ataques e vais-te magoar. Vestindo uma armadura à prova de bala idealmente significa “mudança de personalidade”. O tipo de mudança que vem de dentro. Voluntariamente. Estas mudanças baseiam-se em 3 coisas: a nossa atitude, nosso comportamento e nossa maneira de pensar.

Construir autoestima vai levar à melhoria pessoal, confiança e bem estar, se formos responsáveis por quem somos, o que temos e o que fazemos. Quando desenvolvemos a autoestima, estamos no controlo da nossa vida, valores e disciplina. Autoestima traz autoaperfeiçoamento, avaliação de verdade, e determinação.
Eu sei que tudo isto parece simples quando estamos a ler, mas que na prática as coisas não são assim tão simples. Mas são. Eu trabalho estes pontos com muitos dos meus clientes e também nos meus workshops (quer seja presenciais quer sejam online – webinares). O importante é entenderes que as coisas, quando são trabalhadas da forma correta são bem mais simples do que pensas.

Fonte: http://josemariafonseca.com/coaching/como-manter-a-auto-estima-em-momentos-dificeis/

Sem comentários: