quinta-feira, agosto 29, 2013

DEIXEM-ME EM PAZ



Existem muitas coisas sobre as quais nós não temos absolutamente nenhum controlo e que seguramente têm o potencial de influenciar significativamente as nossas vidas. Já que assim é, em relação às coisas sobre as quais ninguém tem controlo, impõe-se a pergunta: devemos simplesmente sentar e deixar acontecer? Sim e não. Deixar acontecer, sim. Sentar, não. Ainda há dias ouvimos da boca de uma pessoa, por sinal nossa Cliente, a seguinte afirmação: “Estou a conquistar mais paz e tranquilidade na minha vida. Descubro a força que existe nas minhas expressões verbais e posso ser mais honesto comigo mesmo e com os outros”. Wonderfeel, isn’t it ?! ;)  Será que com isto esta pessoa se sente agora mais reconfortada? Mais flexível? Confiante na vida? Se assim é, maravilha! Pois para outra coisa não existimos ou estamos aqui. Deixar-nos em paz, deixar-nos fluir, deixar-nos desabrochar, deixar-nos de tretas e descobrir que todos somos a maravilha em potência é algo que cada vez mais hoje está disponível a todos. É que sabem? Ciclicamente, em todos os períodos de “crise” na História, se verifica o mesmo: quanto mais preto, mais branco, quanto mais mal, mais bem, quanto pior, melhor! Sempre existiu e existirá este equilíbrio de forças dinâmico entre “aquilo” que no mesmo momento ou nos consegue pôr para baixo e “aquilo” que surge ou ressurge para nos colocar em cima. Basta olhar e ver. O mundo é redondo e o lugar que parece ser o fim pode bem ser o começo…

Não importa quão fora do seu controle as coisas possam estar, não importa quão impotente você se sente ou encontra diante de uma situação, o facto, porém, é que podemos sempre ter no controlo a maneira como responder a esta circunstância. Até mesmo diante da mais aparente desesperançada situação, a esperança está sempre presente. Porquê? Porque a esperança não reside em circunstâncias, ela nasce e faz-se presente no coração. Neste sentido, ninguém pode tirar de si aquilo que existe no seu interior. É tão fácil perder de vista aquilo que é importante! Dance lentamente… Alguma vez observou crianças num carrossel? Ou ouviu a chuva a bater nas janelas? É relaxante… Alguma vez já seguiu o voo errático de uma borboleta? Ou fixou o olhar no sol do crepúsculo? Que beleza… Talvez seja melhor abrandar o passo… Não dance tão depressa… o tempo é curto e a música um dia acaba. Quando pergunta a alguém “Como vai?”, escuta realmente a resposta?... Quando o dia acaba e se tem na cama, consegue dormir ou só pensa no que tem a fazer a seguir? Abrande o passo… O que acontece quando diz a uma criança “Vamos deixar isto para fazer amanhã”, já reparou? Na sua correria, nem viu a tristeza no olhar dela…? Quantos contactos ou amizades deixou morrer por nunca ter tido tempo para ligar e dizer “Olá!”… Deixe-se em Paz…

Quando se preocupa (ou melhor, pré-ocupa) o dia todo, tem noção que é um presente que não abre? Um presente atirado fora… O futuro não é destinado, é construído. Pelo menos para alguns. E é construído sabemos nós bem por quem. Por si. Como? Com pequenas decisões e pequenas acções tomadas a cada segundo do dia. Se você for dono dos seus segundos, sê-lo-á das suas horas, dos seus dias, semanas, meses e anos. Será dono da sua vida, do passado, do presente e do futuro. Portanto abrande um pouco… plante o seu jardim e decore a sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. É aí que aprende que se pode realmente suportar a si próprio… e que é forte, e que pode ir muito mais longe depois de ter achado que não podia mais… E que realmente a vida tem valor… e que você tem valor para a vida! Apesar de muitas coisas estarem para além do seu controlo, o que poderá fazer com as circunstâncias é algo que só você pode decidir.

Fonte: www.wonderfeel.pt

Sem comentários: