terça-feira, julho 01, 2014

Você movimenta-se pela negatividade? Saiba como reverter o processo

O pensamento negativo persistente e recorrente pode tornar a vida das pessoas num verdadeiro tormento. Você percebe quando está a ser invadido e condicionado pelo seu pensamento negativo? Você já sentiu como se tudo ao seu redor fosse catastrófico, como se não conseguisse ver nada de útil, de significativo e prazeroso? Quão difícil é para você recuperar dessa sensação de mal estar dentro de si mesmo? Num estado corroído pela negatividade tudo parece estar contra nós, sendo praticamente impossível virmos a ser bem sucedidos.
Focar a nossa energia em recursos físicos e psicológicos que nos promovam a mudança para um estado mais capacitador, é o que nos permite passar da negatividade para a positividade na nossa vida. Quando você está no meio de uma batalha em que é o inimigo de si mesmo, a negatividade torna-se num forte opositor que está determinado a construir um padrão de autosabotagem. Na grande maioria das vezes este processo acontece de forma não consciente, o que faz com que você seja controlado pela sua negatividade. A energia negativa é realmente uma energia destruidora.

Construa uma mentalidade positiva

Pelo contrário, a energia positiva é movimento e crescimento. Quando sentimos isso, quando estamos num estado de positividade, sentimo-nos plenos de recursos. Podemos acreditar que somos capazes de fazer qualquer coisa. Por outro lado, quando o pensamento negativo nos vai sussurrando nos nossos ouvidos, frases como:  ”Você nem experimente, não irá conseguir.” Pode fazê-lo acreditar que a negatividade é o único caminho. Talvez você tenha instituído este tido de pensamento durante toda a vida, mas isso não significa que você não consiga mudar o padrão de negatividade. Só depende de como você quer caminhar na sua vida. Todos temos a capacidade de equilibrar as nossas vidas. Se você tem uma inclinação mental para a negatividade, reconhecer isso é o primeiro passo para a mudança. Agora é o momento para fazer uma mudança de mentalidade e deixar de fazer autosabotagem. A maneira mais eficaz de você alcançar este objetivo é entender que possuí dentro de si a capacidade de canalizar a sua energia e a sua atenção para onde deseja.

Reverter o pensamento negativo

Cada vez que você começar a pensar negativamente, mude para algo positivo. Um exemplo pode ser “Eu odeio o meu trabalho e isso aborrece-me imenso, eu não vou levantar-me para ir trabalhar hoje.” Para reverter positivamente este processo, você poderia pensar: “Não gosto deste trabalho, mas presentemente não posso perdê-lo, isso colocar-me-ia numa situação muito difícil. Pelo menos com o dinheiro que recebo consigo sobreviver.” É apenas uma pequena modificação no discurso, mas o resultado final é muito mais positivo e construtivo. Com esta mudança no pensamento, você consegue retirar algo de positivo de uma situação negativa ou desagradável.  A vida não é estática, nada permanece igual por toda a vida, quer queiramos ou não. Se você acrescentar a esta sábia análise, a sua força, o seu querer e uma estratégia para melhorar a sua condição de vida, certamente acelerará o processo de mudança para melhor.
O pensamento negativo pode ser viciante. Se vamos ficando condicionados a pensar desta forma ao longo dos anos, e isso nos prejudica, em seguida, temos de condicionar-nos a pensar de uma maneira positiva. Isso não quer dizer que consigamos a todo o momento pensar positivo. Mas assim que você comece a reverter o processo e a sair da negatividade, fica mais fácil instituir o pensamento positivo na sua vida. Aprenda a ser paciente com você mesmo. Se você estivesse a sofrer com um padrão negativo de pensamento, e fosse meu cliente, eu diria o seguinte: “Pare, e escute a si mesmo. A sua forma de pensar tem ajudado a que você caminhe para onde deseja?” A verdade dói, mas se você está sempre procurando avaliar negativamente as situações ou a si mesmo, o pensamento negativo irá consumi-lo.
Pergunta: Você é alguém que é viciado no pensamento negativo? (vício significa que sempre que algo dá errado na sua vida, você pensa negativamente e permanece aí)


Para que você possa entender o processo de reverter a sua negatividade, deixo um vídeo que gravei:

Como transformar um pensamento negativo para positivo

Link do vídeo: http://youtu.be/MicMqK184QU

Fonte: http://www.escolapsicologia.com/voce-movimenta-se-pela-negatividade-saiba-como-reverter-o-processo/

Sem comentários: