quarta-feira, outubro 29, 2014

É-ME MUITO DIFÍCIL CONCENTRAR NA MINHA RESPIRAÇÃO. EXISTE ALGO DE ERRADO?

Questão: É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado? 

Resposta: Estar com a respiração não é uma tarefa fácil de realizar. Para explicar a técnica adequada para focar a atenção na respiração, muitas vezes, uso a imagem de tentar pegar um pedaço de brócolo com um garfo. O objetivo é conectar o garfo com o brócolo apenas profundamente o suficiente para que pode levá-lo à sua boca. Para conseguir isso, precisa de duas coisas. A primeiro é o alvo: se acenar o garfo simplesmente para o ar, sem mirar ao brócolo, não vai comer. A segunda é uma modulação cuidadosa de energia. Se está muito apático, o garfo não vai segurar correctamente a comida; se está muito forte corre o risco de estragar o brócolo e com a possibilidade dele sair do prato. De qualquer forma, não vai obter qualquer alimento. Assim, focamos a nossa atenção para apenas a respiração presente e simplesmente conectámos. 


TENTE ISTO 


Contar a Respiração 


Uma táctica prática: Se disser mentalmente ... para fora, ou subir ... caindo... à medida que inspira e expira não o(a) ajuda a focar a sua atenção, tente contar a respiração. Ao inspirar, faça uma nota mental silenciosa "dentro". E à medida que expira notar "um". Assim, com a respiração será "dentro", "um". "dentro", "dois". "dentro," três ", e assim por diante. A numeração deve ser muito calma, com a sua atenção realmente no sentimento da respiração. Quando chegar até dez, pode começar de novo com um. Como é humano, provavelmente vai-se perder em preocupações ou fantasias ou ficar apegado a uma linha de pensamento antes de contar dois ou três. Assim que perceber que a sua mente divagou basta voltar a "um" e começar de novo com a próxima respiração. Começar de novo não significa fracasso. É apenas um método de suporte para o aprofundamento da concentração. 

Um dos meus professores tinha uma pergunta capciosa, ele perguntava aos alunos durante retiros de meditação: "Quantos respirações pode ter antes da sua mente começar a vaguear?" As pessoas gostavam de ser capazes de dizer: "Eu posso estar com a respiração por quarenta e cinco minutos ou uma hora antes de ela se perder em pensamentos. "Mas, na verdade, podemos estar com dois, três, talvez quatro respirações antes da nossa atenção começar a vaguear para o passado, para o futuro, em julgamentos, em análises, em fantasia. A pergunta é: O que acontece no momento em que reconhece que a sua mente se distraiu? Pode gentilmente deixar ir e voltar a sua atenção para o momento presente, sentindo a sua respiração? A verdadeira chave para estar com a respiração é ser capaz de começar de novo.

Sharon Salzberg
http://www.spm-be.pt/2014/09/e-me-muito-dificil-concentrar-na-minha.html

Sem comentários: