terça-feira, julho 07, 2009

O QUE TEMOS A APRENDER COM CADA SITUAÇÃO?

O QUE TEMOS A APRENDER COM CADA SITUAÇÃO? (Fernanda Lopes de Luzia)



Afinal, porque a vida nos apresenta às pessoas? O que temos que aprender com cada uma delas?

Em muitas fases de nossa vida nos consideramos SUPERIORES aos outros.

É difícil aceitar essa questão, porque mexemos num ponto que dói em muita gente: EGO.

Estamos acostumados a rotular os outros conforme as atitudes que tem para conosco. E vamos selecionando as pessoas que "nos servem". Se essa nos satisfaz, permanece conosco. Se não satisfaz, não serve mais! Na verdade perdemos a oportunidade de entrarmos na essência dos outros e verdadeiramente sermos aprendizes de todas as situações e todas as pessoas. Eu disse TODAS. Isso nao significa que você terá os mesmos professores a cada ano. Significa que você pode aprender bem a matéria para conhecer novos professores.

Eu gostaria de sugerir que nesse instante, você e eu descessemos do salto. Esquecessemos de pensar que cuidamos de alguem e de que alguem precisa de nós ou que ensinamos ou mostramos o caminho a alguém... Esqueçamos!!! !!!

Neste momento somos então apenas ALUNOS.

Nossa missão então passa a ser APRENDER!!!!

O que sua família tem a ensinar pra você? Se você não tem mais fisicamente algum ente com você, também pense sobre isso, neste instante. Traga-o a sua mente. O que ele tinha a ensinar a você que você não compreendeu?

A maioria das pessoas que lê este artigo talvez não seja um juiz (na parte advocacia), mas com certeza é juiz na vida. Somos tendenciosos a sermos juizes. Nós julgamos as pessoas conforme o nosso póprio orgulho. Nossas mágoas começam no famoso orgulho ferido.

Aquele alguém que não nos atendeu como deveria.....

Cheios de expectativas e fantasias sobre nossos relacionamentos, sejam eles familiares, afetivos, com amigos, no trabalho.... nós criamos insatisfações frequentes e separações em todos os níveis. Você pode até conviver com alguem, mas sentir-se isolado dele. Isso acontece com você? E porque acontece?

Acontece porque não estamos dispostos por vezes a enxergar as coisas e as pessoas como são, e sim com os nossos olhos críticos e ilusórios. Assim não podemos mesmo aprender a matéria. Assim não podemos mesmo evoluir.

Virão sim novos professores e a vida nos surpreenderá fazendo com que voltemos a aprender as mesmas coisas que ainda não assimilamos.

É sim, repetência.

Repetimos a lição até aprendê-la.

Se tiramos as máscaras dos olhos, que são nossas defesas podemos enxergar o outro como é, não como esperamos que ele seja!

Podemos entender que a aula sobre IRRITAÇÃO por exemplo (sobre o que causa irritação em você) é na verdade uma das mais difíceis.... porque a maior parte do tempo você pensa que o professor age errado..... e não percebe que ele só esta mostrando a você o quanto você é sim IRRITADO. Você passa na lição quando acha sua serenidade no momento da tempestade.

Agradeça seus mestres no caminho por tudo o que eles lhe ensinam.

Agradeça a quem lhe despertou sua força e a quem ensinou-lhe a fazer isso por si mesmo.

Sabedoria na vida é ter humildade.

É reconhecer que os "círculos" que frequentamos são todos escolas.

Que não precisamos provar o quanto sabemos. Isso é tolice.

A grande jogada é aprender a aprender. Parece estranha a frase, mas é isso o que precisamos.

Aprender como assimilar o que o outro tem de melhor. Aprender que não existe o feio e o bonito de cada um. Afinal estamos todos num mesmo barco.

Sábio Jesus Cristo já diria: "QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, AQUELE QUE NUNCA ERROU"

Sou uma extensão do outro, ele por vezes é só um espelho onde posso me ver, ver minhas fraquezas despertadas e através delas crescer.

Eu só posso crescer, afinal, se reconheço as ervas daninhas em meu jardim. Assim, eu posso florir junto.

Aproxime-se de seus professores, escute-os.

Compartilho, também um texto meu sobre os MESTRES DO CAMINHO.


MESTRES DO CAMINHO

(Fernanda Lopes de Luzia)



Eu tive grandes mestres ao longo do caminho

Muitos.... de tantas cores, formas e jeitos... Me ensinaram tantas coisas...

Hoje me recordo em toda jornada de sua importância.. .



Meu grande mestre...

Me disse não, para eu aprender a lidar com minhas contrariedades

Me deixou só, quando eu precisava aprender a lidar comigo mesmo

Me deixou no escuro, para que eu aprendesse a buscar a luz a partir de minha fé

Me provocou irritação, para exercitar-me a tolerância

Falou-me por horas, para que eu aprendesse a ouvir

Meu grande mestre...

Jamais aplaudiu minhas vitórias, para que eu emudecesse meu ego

Meu grande mestre ensinou-me a servir, me deu trabalho pelo próximo quando eu pensava demasiadamente em mim

Meu grande mestre...

foi mendigo na calçada me solicitando a mão

foi doente me pedindo auxílio

foi criança frágil necessitando de cuidados

Meu grande mestre ensinou-me a doar de mim mesmo - o meu próprio coração

Meu grande mestre ensinou-me a amar de forma incondicional

Sem esperar nada em troca...

Ele muitas vezes não me agradeceu pelo bem que pensei ter feito

Me ensinou a lidar com minhas várias expectativas

Me arrancou lágrimas de incompreensão

Me fez subir à montanha tantas vezes e chorar

Me fez lidar com minhas angústias e aprender a refletir

Me fez ver tantas vezes que minhas certezas não estavam certas

Meu grande mestre me ensinou a voltar atrás para poder ir à frente

Meu grande mestre feriu-me ás vezes, para me ensinar a arte da espada

Para aprender a ser guerreiro nas batalhas da vida

Meu grande mestre ensinou-me que as dores são apenas pontes para elevação, que não precisam ser cicatrizes nem doenças emocionais, que posso superá-las a partir da minha vontade

Meu grande mestre trouxe a tona minhas insuficiências, por vezes ridicularizou- me, para calar minha vaidade



Meu grande mestre às vezes foi o pai que me negou carinho

Foi o chefe que não me incentivou

Foi o ríspido irmão pelo caminho



Meu grande mestre foi firmeza e luz na hora certa

Foi descaso e proteção

Foi barulho e silêncio

Foi inimizade e irmandade

Ensinou-me a arte do equilíbrio



Meu grande mestre fez-me crescer como crescem as árvores em direção ao céu

Fez-me abrir os braços

Fez-me despir conhecimento e saber que nada sei

Meu grande mestre também quando eu não via o que havia de melhor em mim mostrou-me minha luz



Meu grande mestre foi cada ser na estrada de minha evolução

Me treinou a viver e não somente a existir

A dar sentido a todas as coisas



Hoje entendo

Que todos estamos interligados,

Que somos extensão de um um só ser

De que tudo nos dá uma preciosa lição

De que todos são instrumentos em nossa evolução



De que podemos levantar, mas por vezes ainda precisamos cair e aprender com as quedas

De que podemos ser pais, mas antes aprendamos a sermos filhos

De que podemos receber a mão, mas que antes aprendamos a estende-la,

De que podemos ser mestres, mas que antes sejamos aprendizes!



Um beijo com muito carinho. Uma semana maravilhosa!
Fernanda

Fonte:Fernanda Lopes de Luzia
TERAPIAS EQUILÍBRIO
www.terapiasequilib rio.com.br

Sem comentários: