terça-feira, dezembro 29, 2009

Renove a Energia do Lar

Com a chegada do novo ano, adeptos da Nova Espiritualidade aconselham cada vez mais que nos preocupemos com as energias que nos rodeiam. começar por balançar e controlar os fluídos energéticos do nosso lar é sem dúvida uma boa aposta que acenta em várias superstições, adaptações do Feng Shui entre outras disciplinas dedicadas a estas matérias.
O PortugalMístico.com pretende com este artigo dar algumas orientações para que sua casa fique livre de qualquer energia negativa que pode prejudicar os seus habitantes.

O ar da casa
Não podemos esquecer que a qualidade do ar que respiramos é muito importante. A renovação do ar deve ser constante, por isso deixe as janelas, sempre que possível, abertas para que o ar não fique parado ou estagnado. Quando a casa fica muito tempo fechada, pode causar o que chamamos de "síndrome do edifício doente", trazendo problemas de saúde, dores de cabeça, alergias e outros males.



As plantas
As plantas auxiliam na purificação do ar, portanto é importante que você mantenha, em sua casa plantas como jibóias, samambaias, margaridas. aloés, crisântemos, heras e lírios. Só existe um detalhe: assim como os seres humanos, as plantas dedicam uma atenção especial às partes magoadas, danificadas ou amareladas, portanto retire-as para crescerem melhor e com mais vigor.
As plantas chegam a absorver 50% dos acúmulos de miasmas negativos.

A cor
Cada ambiente "vibra" com uma determinada cor. No local destinado à alimentação, por exemplo, podem ser usadas peças vermelhas ou laranjas, pois estas cores estimulam o apetite. Para os quartos, as cores mais indicadas são a azul, que é uma cor fria e calmante, ou a verde, que renova os fluidos do ambiente. Os tons pastel e salmão retornam à mente, através da visualização, os aspectos maternais e o amarelo pode estar presente na biblioteca ou no quarto das crianças, pois estimula a atividade mental.
Devemos lembrar que o preto absorve e retém luz. Portanto, as peças escuras devem estar constantemente limpas.
Já o castanho simboliza a terra, o desejo de ficar e permanecer neste local, como plantar uma árvore. Talvez por isso as casas de madeira são tão aconchegantes. O castanho também simboliza humildade.
A cor rosa emite naturalmente amor, paz e equilíbrio e a cor cinza representa a maturidade. Simbolizam, ambas, as pessoas que desejam ficar por muitos anos convivendo harmonicamente com o todo, sem o agredi e de forma inteligente. Também denotam economia.
O branco, que reúne todas as cores, simboliza a paz e a tranquilidade ambiental.
Se você pintar as paredes da sua casa com uma cor que não lhe agrada, isto pode provocar, a longo prazo, mal-estar e depressão.
Ficou cientificamente comprovado que pessoas doentes se recuperam mais rapidamente em ambientes com uma tonalidade clara.

A Posição
A entrada principal da casa é indicada sempre pelo norte. Se isto não for possível, coloque ao norte uma imagem do Arcanjo Mikael, o protetor dos lares contra assaltos, energias negativas e outros males, ou uma imagem de um Buda de costas para a porta , ou ainda de um elefante de presas viradas para cima de costas para a porta.
A energia da casa gira naturalmente no ambiente. A sua saturação permanece nos cantos; portanto remova dos cantos, traças, teias de aranha e outros insectos. Um hábito que temos ao limpar nossa casa, depois que varrermos, é o de colocar a sujidade num canto. Isto não é apropriado.

Outras Superstições
Algo que é usado há anos, é um copo de água com sal atrás da porta de entrada. O sal é naturalmente um saturador de energia. Coloque num copo de água um punhado de sal refinado. Se o mesmo permanecer no fundo do copo, simboliza que o ambiente está bom. Se ele se cristalizar na borda do copo, está a limpar o ambiente. De qualquer modo, a água deve ser trocada uma vez por semana ou uma vez por mês.
A mesma função acontece com o copo de água e uma pedra de carvão. O carvão satura as energias negativas. Quando existir uma concentração grande de miasmas contrários, o carvão afundará. Então, deite a água e o carvão num jardim ou elimine-os em água corrente.

A decoração da casa fica sempre a critério do proprietário, claro. Mas evite peças partidas ou escacadas: espelhos, vidros, mármores, etc.
Se você tem predileção por antiguidades, depois de adquiri-las deixe-as por um dia ao sol. Pode ser deitado um punhado de sal refinado na peça, além de deixar um cristal claro sobre ela para purificá-la.

Para terminar, uma dica para a limpeza da sua casa: coloque no triturador duas chávenas de açúcar e duas chávenas de cravo. Com a mistura você terá um pó. Coloque num incensário, e faça uma espécie de defumação. Não esqueça de ter em mente sempre uma oração apropriada às suas crenças.

Fonte: http://www.portugalmistico.com/artigos-por-temas-mainmenu-56/mitos-e-ritos-mainmenu-54/31-superstis/46-renove-a-energia-do-lar.html

Sem comentários: