sábado, abril 19, 2008

Florais de Bach – Actuação Holística

O Dr. Edward Bach afirmou que “a doença é única e puramente correctiva, nem vingativa, nem cruel; é o meio adoptado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído”.
O enfoque holístico da saúde, da doença e da cura tem como base o conceito da perfeita Unidade de todas as coisas e da total Unicidade de todo o sistema contido no seu interior. Cada um de nós tem uma jornada a cumprir e o nosso estado de saúde serve como indicador de como estamos percorrendo essa jornada.

Os sintomas manisfestados no corpo, na mente ou no espírito, transmitem-nos uma mensagem particular, que precisamos aprender a reconhecer, usando-a em nossa jornada. O verdadeiro processo de cura é uma afirmação da nossa realidade, noutras palavras, da nossa divindade. Sob esse ponto de vista, o sistema de Florais de Bach pode ser descrito como “a cura pela restauração da harmonia na percepção”.
Segundo o Dr. Edward Bach e outros especialistas na área de energia, o ser humano pode ser interpretado como um campo de energia de sete níveis ou planos distintos, que influenciam e completam uns aos outros. O único nível que conseguimos ver (com excepção de pessoas com alta capacidade de percepção extra-sensorial) é o corpo físico. Os outros seis níveis não visíveis são denominados de “aura”. No primeiro nível da “aura”, chamado de corpo etérico, as energias são coligidas e distribuídas a partir de pontos energéticos conhecidos como chacras que, por sua vez, têm relação directa com os outros níveis do campo de energia e realizam um movimento de rotação em frequências diversas, que podem ser percebido por pessoas sensitivas na forma de cores diferentes.

Pessoas com alta capacidade de percepção extra-sensorial são capazes de perceber desarmonias na aura em forma de sombras ou descrevem-nas como radiações desarmoniosas. Se estas desarmonias forem corrigidas no corpo etérico, com a utilização de métodos subtis de cura, como é o caso da Terapia de Florais de Bach, elas não se manifestarão no corpo físico. Em termos ideais, a definição de saúde é “a perfeita harmonia e equilíbrio entre todos os níveis de energia da aura e o Eu Superior”.

O Dr. Bach disse que os Florais estabelecem um contacto directo com o Eu Superior da personalidade e, dessa forma, tornam-se activos em todos os aspectos da nossa natureza, em todos os corpos da aura. Assim, uma desarmonia pode ser curada antes mesmo de se manifestar no corpo físico. Os Remédios Florais de Bach actuam como impulsos divinos de energia em todo o campo energético do ser humano.
Uma aura saudável funciona como um filtro, deixando passar apenas aquilo que for benéfico para a própria pessoa. Os Remédios Florais de Bach procuram harmonizar as subtis frequências de energia que se encontram dentro da aura, as quais podem ser enfraquecidas pelo stress e dificuldades da vida.

Sem comentários: