quinta-feira, janeiro 22, 2009

Bioenergia - A Energia Sutil

No Universo, a energia se apresenta de várias formas: energia térmica, mecânica, gravitacional e eletromagnética, dentre outras. Segundo diversas escolas espiritualistas (Teosofia, Rosa-Cruz, Projeciologia, Yoga, Espiritismo, (energia cósmica, prana éter, chi) desconhecida pela ciência, que permeia o espaço e toda a matéria existente na Natureza. Nos seres vivos essa energia é responsável pela vida.

etc.), existe uma forma de energia sutil (energia cósmica, prana, ...)




A história humana evidencia, desde tempos imemoriais, que os sacerdotes e curandeiros nas diversas culturas e religiões já possuíam um conhecimento a respeito das energias sutis e suas relações com o corpo humano, com os animais, plantas e fenômenos naturais. Nas sociedades primitivas encontramos os xamãs que manipulavam as forças invisíveis com seus rituais. No antigo Egito havia os sacerdotes que eram mestres da ciência oculta, profundos conhecedores e manipuladores da energia sutil. Em diversos países do mundo antigo, os magos e feiticeiros sempre estiveram presentes, trabalhando com essas forças invisíveis.

Por volta do ano 3.200 a.C., o povo chinês desenvolveu as bases da sua medicina tradicional, quando então surgiu a acupuntura. Após cinco séculos a acupuntura foi aperfeiçoada pelo Imperador Hoang-Ti. Seu objetivo principal consistia em reequilibrar o fluxo de energias chí ( qui ), através de canais energéticos (nadis, meridianos).

Na tradição hindu, a energia sutil é amplamente conhecida pelos yogues e seus discípulos com o nome de prana. Através de exercícios respiratórios, meditação, exercícios de concentração, posturas psicofísicas (asãnas), os yogues alcançam um profundo estado de paz e equilíbrio. Em decorrência muitos conseguiram ter um grande domínio sobre as energias sutis e chegaram até mesmo a produzir efeitos físicos.

Os inúmeros fenômenos e curas promovidas por Jesus e seus apóstolos, com a imposição das mãos e o emprego das palavras, são manifestações das energias sutis, potencializadas por esses grandes seres em favor dos necessitados. Isto mostra que Jesus possuía um potencial energético bastante equilibrado, a ponto de contagiar a todos apenas com sua presença.

Na Europa do século XVIII, a ciência moderna começava a se destacar, e surgia uma distinção entre razão e misticismo. Nesta época, Franz Anton Mesmer, postulou a existência de um magnetismo animal. Através da manipulação deste magnetismo promoveu diversas curas. Na ciência do século XIX, destacamos duas teorias que contribuíram para o entendimento da bioenergia: a teoria da libido de Freud, e a teoria do orgônio de Wihelm Reich. A psicanálise mostrou que as energias emocionais quando reprimidas (em desarmonia) causam doenças. Reich por sua vez, tinha plena convicção da existência de uma energia primordial responsável pela matéria viva. Ainda no século XIX, Helena Blavatsky fundou a sociedade teosófica que tem por um de seus objetivos investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes do homem. Na mesma época, Allan Kardec codificou a doutrina espírita. Essas duas escolas contribuíram em muito na popularização dos ensinamentos, que antes eram privilégio de alguns membros das ordens iniciáticas e grupos de ocultismo. A teosofia em especial divulgou muitos dos antigos ensinamentos secretos sobre yoga, chacras, nadis, mantras, etc.

A partir do espiritismo e da teosofia, diversos movimentos místicos surgiram em todo o mundo no século XX. Muitas outras personalidades de expressão contribuíram, trazendo novas abordagens e adaptando o conhecimento milenar dos sábios e mestres de todos os tempos para a nossa realidade atual, mostrando as leis espirituais da natureza que estavam ocultas pela visão distorcida das religiões e pelo misticismo dos povos da antiguidade.

Sem comentários: