terça-feira, novembro 27, 2007

Origem do xamanismo

A palavra xamã é originária do idioma dos tungos da Sibéria. O xamã é o curandeiro de almas, um orientador e conselheiro pessoal que possui clarividência (dom de ver além) ou clauriaudiência (dom de ouvir) além do mundo comum e é designada tanto para o gênero masculino quanto para o feminino.
O xamanismo não reconhece sexo, idade, raça ou doutrinas religiosas. Por este motivo, está disponível a todo ser humano que esteja em busca de si mesmo ou de algo maior para sua completa realização, seja como essência, desenvolvimento mental e espiritual nesta vida.
O xamanismo é uma forma de ligar o todo com o universo. É parte fundamental da nossa herança com o mundo espiritual. É o dom que possuímos e que, por muitas vezes, por não desenvolvê-lo, tornamo-nos cada vez mais indefesos, enfraquecidos no mundo extremamente vulnerável e desgastante em que habitamos.
O xamanismo também é um estado de espírito, uma forma dever a vida como um todo. O xamã- ou a pessoa que se propõe a fazer este reencontro, este religar-se-tem de estar disponível, desejando abrir sua consciência para adquirir conhecimentos e discernimento acerca desta milenar sabedoria.
A tradição xamânca fala de um importante papel do xamã e de sua função desde os tempos primordiais, em que as comunidades eram isoladas e auto-suficientes. A função dos xamãs, seja um homem ou uma mulher era de grande apoio à sua comunidade. Praticavam desde a cura a todo tipo de doença, aconselhavam, entravam em contato com os antepassados, os espíritos e os deuses para trazer mais informações e autoconhecimento ao seu povo.
Os xamãs eram muitos sábios e, de acordo com o dom que tinham, exerciam funções de melhorar a qualidade de vida do ser humano como também cuidavam e ensinavam a cuidar da alma. A sociedade xamânica, ou as pessoas que possuiam dons especiais, fossem videntes, místicos, paranormais ou médiuns eram atraídos naturalmente para este mundo milenar dos xamãs. Possuíam uma clara visão dos sinais que lhes eram apresentados seja através de sonhos ou de suas próprias vidências. Uns sentiam essa energia no próprio corpo, na mente e na alma, e com isto passavam a buscar a sua própria evolução prestando grandes serviços à humanidade, cada vez mais necessitada dessa luz.
É usado no xamanismo expressões tais como animismo, que é um termo que deriva do latim anima, alma. Assim fica esclarecido que o xamã crê profundamente que todas as coisas vivas e seres possuem uma alma ou espírito. Tudo no universo emana essa energia.
Um dos papéis de um xamã é ser intermediário dos espíritos da terra: animais, a própria terra, a chuva, as colheitas. Entrar em contato com essa força poderosa da natureza é uma forma de prever os problemas, mas aprnder, também, a solucioná-los com a força dos grandes espíritos.
A cada dia que passa, notamos com mais intensidade à importância do desenvolvimento xamânico em nossa sociedade, pois através do poder e do conhecimento, tornamos nossa missão valiosa para toda a humanidade.



AS VANTAGENS DE SER UM XAMÃ

As vantagens de ser um xamã é que não se leva rótulos religiosos, tampouco preconceitos. Por este motivo, o xamã poderá estar na alma de um médico, de um político e de todo ser humano que deseja administrar bem suas emoções e evoluir no seu processo de auto-conhecimento.


VIAGENS XAMÂNICAS

Após desenvolver seu autoconhecimento, o xamã pode enviar sua alma, através do transe ou saída do corpo (conhecido como viagem da alma), para encontrar-se com outros espíritos e garantir o sucesso daqueles que pretendem ajudá-los, seja para uma colheita, prosperidade, saúde, amor, profissão ou problemas de ordem emocional. Os poderes de uma pessoa que pretende empreender-se como xamã nesta viagem só surgirão se ela estiver sem medos, sem ressentimentos e de bem consigo mesmo. Só assim, a alma terá este conhecimento milenar.



A PREPARAÇÃO DO FUTURO XAMÃ

Como ocorrem?

Após desenvolver seu autoconhecimento, o xamã pode enviar sua alma, através do transe ou saída do corpo (conhecido como viagem da alma), para encontrar-se com outros espíritos e garantir o sucesso daqueles que pretendem ajudá-lo, seja para uma colheita, prosperidade, saúde, amor, profissão ou problemas de ordem emocional. Os poderes de uma pessoa que pretende empreender-se como xamã nesta viagem só surgirão se ela estiver sem medos, sem ressentimentos e de bem consigo mesmo. Só assim, a alma terá este conhecimento milenar.Experiências traumáticas poderão ocorrer se a pessoa considerada xamã for apenas um curioso, pois no xamanismo desperta-se o dom através do toque dos deuses, que é a permissão divina de ver claramente qual caminho irá percorrer. Por isso a importância de estar seguro e confiante em si mesmo antes de empreender a viagem xamânica.
O rufar dos tambores ou dos objetos de percussão xamânicos são fortes e mexem profundamente com o cérebro até que a pessoa sinta seu corpo flutuar pouco a pouco, relaxando lentamente até que, através do exercício da respiração e da dança, entra em transe.
Os xamãs da atualidade, em sua maioria, não usam plantas alucinógenas, como acontecia nos tempos primórdios, pois a cada dia aprendemos novos métodos e técnicas de evoluir o corpo e a mente, tais como:
- práticas de respiração
- danças circulares e frenéticas
- uso de maracás
- e sons de instrumentos musicais que elevam o ritmo de reflexão e transcedência da alma.
Com a aplicação desses tradicionais recursos do xamanismo, inovamos a sintonização com novos tipos de consciência e de níveis elevados de energias telúricas (energia que emana da terra), proporcionando um relacionamento perfeito entre o homem e a natureza.Esse mágico encontro ocorre naturalmente com seus encantos em perfeita harmonia cósmica.

OS RITUAIS XAMÂNICOS

A natureza é o melhor espaço para os rituais xamânicos. Escolha o verde das montanhas, cachoeiras, rios transparentes, pedras. Enfim, tudo que envolva os benéficos fluidos da natureza.
Reserve um tempo para você, seja sozinho ou em grupo, cujas pessoas estejam em sintonia. Antes de iniciar os rituais, abençõe seu espaço e, de preferência, prepare um altar com objetos simples ao pé de uma árvore ou mesmo em um lugar onde a pessoa possa fazer uma pequena decoração com velas, penas, pedras, sementes, flores, conchas e tudo mais que seja natural. Abençõe este espaço e faça seus pedidos pessoais incluindo amor, saúde e prosperidade, fortalecendo seus vínculos com o universo.
Consagre tudo ao seu redor e trabalhe os pontos principais desse local. Comece pelo leste, que representa a iluminação e a primavera. Ofereça flores e consagre. O sul é a direção da criança, representa a alegria e a felicidade, a realização e a prosperidade. Consagre. O oeste é o lugar do fluir, do despertar da maturidade, onde nascem os grandes xamãs; reprsenta o outono. Consagre. O norte, o lugar da reflexão e da calma, representa ternura e paciência, representa o ancião, o ser milenar no qual nos trasformamos através do autoconhecimento. Represneta o inverno e a sabedoria. Consagre.
Agora oferça uma pedra do seu gosto à màe terra, que representa a glorificação e as dádivas. A terra nos oferece o alimento, a água que brota de suas fontes cristalinas em suas nascentes e que nos mantêm vivos. Ofereça-lhe algo entro de uma mandal no chão e disponha a pedra na posição de um relógio, como se fosse onze horas.
A pedra do Eu destina-se ao reconhecimento do todo, dando graças a todas as coisas que se recebe. Consagre a pedra e a coloque no círculo (mandala) na posição das seis horas.

OS SÍMBOLOS XAMÂNICOS

- A arte rupestre, pinturas em cavernas ou em abrigos sob rochas, são encontradas em todo mundo, inclusive no Brasil, mostrando a importância dos símbolos na antiga cultura xamânica, que nos dão a certeza de que eram feitas após os transes ou viagens xamânicas.
- As figuras humanas com características de animais (zoomorfas) mostram algumas formas de saída do corpo físico para o corpo astral envolvendo a viagem xamânica.
- Entre as marcas mais antigas denominadas símbolo, estão as espirais e os círculos em suas mais variadas formas. A espiral é uma imagem evocativa e simbólica de uma etapa da vida, representando lições e aprendizados. A espiral forma-se ao traçar-se um ponto que vai se movendo simultaneamente em movimento circular, revelando o movimento da própria vida e ascendência espiritual. As linhas circulares que se exteriorizam referem-se à natureza clínica de existências, ou seja, os ciclos da vida. É o movimento exterior, o crescimento espiritual e emocional de uma pessoa. É assim que, na medida em que se percorre este caminho, há uma evolução e distanciamento de seu ponto inicial, a origem de tudo, para atingir novas dimensões.
- Na tradição celta, a espiral diz respeito às três etapas da vida: jovem, adulto, ancião. A espiral em labirinto representa aprendizagem, experiência, iniciação e sabedoria milenar.
- O círculo é alinha sem fim. Representa o nascimento, a vida, a morte, a reencarnaçào. Para que um ciclo comece, o outro tem que terminar. Os círculos que incorporam um dentro do outro, mostram, de maneira universal, a totalidade da criação, sugerindo que o movimento do universo está interligado e relacionado com o Uno, o Todo, a criação que circunda nossas vidas e que o xamanismo nos ensina a estar atento a essas etapas.
- A roda da medicina ou o arco sagrado, como é conhecido no xamanismo, é usado na prática da meditação. É o símbolo das crenças espirituais, também dos indígenas da América.
- Um círculo dividido por duas linhas simboliza uma a estrada azul do espírito, do leste parao oeste. A outra, simboliza a estrada vermelha da vida, do sul para o norte.
- A importância dos símbolos em todas as culturas milenares é sagrada. Porém, no xamanismo, a representaçào é vista como essência criativa do universo, assim como o romper do sol mostrando, no xamanismo, um sol em forma de pontas flechas.O romper do sol representa também a linha do espiríto que evoca a imagem da essência do universo respirando a vida em todas as coisas.

PLANTAS E INCENSOS NO XAMANISMO

Para os rituais, são indicados incensos tais como o de junco, a sálvia e o cedro. Pode-se usar mirra e benjoim em grânulos.
Antes de iniciar as práticas xamânicas, deve-se fazer uma purificação, ou energização, para que se purifique corpo e alma. É indicado também fazer um relaxamento transportando para bem longe todas as negatividades, entrando num estado de calma, paz e harmonia.

" O círculo é a linha sem Fim. Representa o Nascimento, a Vida, a Morte, a Reencarnação."

extraido do site luy Vieira http://www.luyvieira.com/

Sem comentários: