segunda-feira, novembro 26, 2007

SERES MULTIDIMENSIONAIS

Somos SERES MULTIDIMENSIONAIS . Os corpos sutis são diferentes aspectos da nossa natureza multidimensional . Possuímos muitos aspectos , muitos níveis de conhecimento e muitas perspectivas de expressão que se integram numa totalidade .
CORPO significa veículo ou instrumento da consciência , o invólucro no qual a consciência entra em contato com o mundo exterior . Ela (a consciência) o utiliza como um operário usa da ferramenta . Podemos compará-lo a um recipiente contendo a consciência , como um frasco encerra um líquido . É uma forma empregada por uma vida ; e a consciência manifesta-se , sempre e por toda a parte , por meio de formas semelhantes . A forma pode ser da mais rara e sutil natureza , tão diáfana que a vida que a habita parece não existir ; entretanto , a forma está presente e sua composição é material . A forma pode , pelo contrário , ser tão densa que oculte a vida latente ; então , somos apenas conscientes da forma , mas a vida está presente e tem por essência o oposto à Matéria -- o Espírito .
A criatura humana possui um “ corpo animal “ composto de quatro elementos distintos e separáveis , destinados a perecer . Dois destes elementos são formados de matéria física e jamais se separam completamente antes da morte , embora a separação parcial possa ser feita com substâncias anestésicas ou pela doença ; este conjunto é designado por corpo físico e , nele , agimos conscientemente quando em estado de vigília .
Temos um corpo físico que é tangível. Contudo, temos outros aspectos, que podem ser chamados de corpos sutis, que são tão reais quanto o corpo físico .
Durante uma experiência fora do corpo , podemos conhecer a realidade de um corpo espiritual (ou sutil) , que muda então a nossa perspectiva e , portanto o nosso senso de realidade .



Um CORPO SUTIL não é algo fisicamente material que podemos ver e tocar, mas um CAMPO DE ENERGIA que coexiste com nosso corpo físico , se bem que numa outra dimensão da realidade . Usamos a palavra SUTIL porque esses outros corpos energéticos existem numa dimensão além da percepção normal e parecem transcender o corpo físico . A dimensão diferente é causada por um coeficiente de energia de vibração distinta.
Os corpos sutis coexistem simultaneamente com o corpo físico , não estão separados e sim totalmente integrados à totalidade de nosso SER.
Usarei uma analogia , que se segue , para poder ajudar na compreensão do conceito de corpos sutis .
Imagine que temos um SUPERSINTONIZADOR , semelhante a um sintonizador de rádio , mas capaz de sintonizar toda a gama de freqüências de energia eletromagnética Podemos sintonizar não só uma faixa no rádio como também freqüências mais altas com os raios X , os raios gama , e assim por diante. O sintonizador tem a capacidade de se ajustar a quaisquer freqüências de energia e experimentar seu PONTO DE VISTA ou CORPO de informações particulares . Cada uma dessas freqüências pode servir a um objetivo diferente do das outras ESTAÇÕES que possamos sintonizar . As estações de rádio , por exemplo, nos proporcionam uma experiência auditiva ; as estações de televisão , uma experiência ao mesmo tempo auditiva e visual ; as estações de raios X podem ser usadas para estudar a estrutura da matéria , ou para tirar fotografias da condição interna do nosso corpo físico. Ainda assim , todas essas ESTAÇÕES coexistem simultaneamente dentro da amplitude da vibração de energia que varia de inferior e superior . Embora as qualidades do espectro de raios X sejam bastante diferentes dos espectros das ondas de rádio ou televisão , a única diferença fundamental , contudo , é a da sua freqüência de vibração .



Existe , inerente a cada vibração , um mundo único de informações e possibilidades de expressão . Cada corpo sutil possui seu “subconjunto” particular de diferentes freqüências de energia .
Nesse caso , nosso SINTONIZADOR é a consciência . A chave para entrar em contato com as freqüências sutis do mundo energético repousa na qualidade do sintonizador , ou seja , quanto mais conscientes formos , melhor a RECEPÇÃO que iremos obter menor a estática que iremos receber . O sintonizador ( o qual denominamos de consciência ) não só e capaz de sintonizar as vária espécies de vibração , como também age como a COLA CÓSMICA que as mantêm juntas . Essa ligação é experimentada com maior ou menor intensidade de acordo com cada pessoa e com o seu grau de consciência , mas está ficando cada vez mais evidente que , por exemplo , tanto o campo vibratório emocional como o campo vibratóriao mental afetam o corpo físico -- nossas ATITUDES e reações emocionais podem produzir mudanças no nosso bem estar físico , para melhor ou para pior .


O CORPO FÍSICO existe no espaço\tempo positivo, obedece às leis da física e é bem compreendido pela medicina moderna no que concerne á anatomia e à fisiologia .
O corpo físico é apenas um parte da nossa natureza multidimensional, não estando de modo nenhum separado desta . Possuímos outros CORPOS (ou campos vibratórios) ou formas energéticas integradas e que coexistem dentro e ao redor do corpo físico .


O CAMPO VIBRATÓRIO ELETROMAGNÉTICO que conhecemos como CORPO ETÉRICO é a ponte entre o espaço\tempo positivo (mundo material) e o espaço\tempo negativo (mundo astral, mundo espiritual, etc.) ; ele liga o corpo físico aos nossos

Devido ao fato de o corpo etérico ser uma ponte , ele atua como um conduíte que leva energia do corpo físico para os corpos sutis e vice-versa , permitindo um fluxo de energia constante nos dois sentidos .


O CORPO ETÉRICO (campo vibratório etérico) é formado por sete principais centros de energia denominados CHAKRAS . Estes centros estão ligados pelos meridianos médios da acupuntura , ou condutores de energia , do corpo físico : o VASO DA CONCEPÇÃO , que se encontra na parte da frente, e o VASO GOVERNADOR que percorre a medula espinhal pela parte de trás . Os chakras estão ligados uns aos outros por canais energéticos sutis , na Índia chamados nadis .
Uma vez que o corpo etérico é a estrutura eletromagnética que liga o corpo físico aos outros corpos sutis ele também canaliza todo o espectro de freqüências altas e baixas dentro da sua estrutura .
O corpo etérico funciona como um padrão de energia holográfico e multidimensional que atua como um guia para a criação e formação do corpo físico .


O CORPO ASTRAL (ou campo vibratório emocional) é a vibração mais baixa do espaço\tempo negativo . Está dividido em dois corpos : corpo emocional inferior e o corpo emocional superior .
O corpo emocional inferior se evidencia através da máscara kármicaque usamos em cada encarnação e pelos temas emocionais que manifesta . Atua como um imã para que as experiências se prendam a nós , se agarrem à estrutura do corpo astral .
O corpo emocional inferior desempenha um papel extremamente importante no drama de nos tornarmos totalmente humanos , a experiência especial de nos tornarmos senhores do coração , mestres do amor e da vida , com a participação efetiva do corpo emocional superior



O corpo emocional superior é experimentado sempre que as virtudes emocionais mais elevadas se expressam . Essas emoções superiores são as facetas da experiência do Eu , as vibrações do divino .Estes sentimentos estão disponíveis a todas as pessoas e podem ser sentido à medida que ascendemos e ultrapassamos as nuvens do corpo emocional inferior . Através da experiência dessas energias de vibração mais elevada , aceleramos as vibrações do corpo emocional inferior , estabilizando- as , permitindo que as vibrações densas e lentas dos nossos apegos cármicos sejam liberadas .


O CORPO MENTAL (campo vibratório mental) também possui sua própria faixa de freqüências de energia . A qualidade das vibrações da lógica linear e não dualista do intelecto , por exemplo ,difere bastante do que chamamos de MENTE SUPERIOR, a mais elevada vibração do corpo mental , que conhece a verdade e traz clareza para intuição e a escolha. Esta amplitude de freqüências que varia das vibrações mais baixas às vibrações mais altas também é válida para os outros corpos .
Se a atividade do nosso cérebro for caótica , nosso pensamento e nossas ações também o serão. Se nossa consciência ( o supersintonizador ) estiver cheia de estática ou interferência , a capacidade de percebermos as informações e experiências será limitada . Assim sendo , a primeira etapa do desenvolvimento deverá ser aprimorar a consciência para que possamos receber sinais claros . Este processo de aprimoramento resultará numa maior coerência e regularidade , não só no cérebro como também em todos os corpos sutis . À medida que a regularidade das funções se intensifica , o poder da consciência aumenta , exatamente como se estivéssemos ampliando o poder do nosso supersintonizador para que ele pudesse captar freqüências cada vez mais altas de energia.

Como as freqüências mais altas de energia nos conduzem às oitavas do corpo espiritual, descobrimos que o nosso sintonizador está agora recebendo energias espirituais em quantidade maior e numa qualidade melhor de experiência . O corpo mental não só irá alargar a sua compreensão e conhecimento , como também os outros corpos sutis irão expressar seus aspectos espirituais .


O ESPIRITO é o epítome do corpo espiritual que existe no espaço\tempo negativo e possui a vibração mais elevada . O corpo espiritual não é um corpo sutil distinto como o corpo mental ou emocional . Ele inclui a porção de vibração mais elevada de todos os outros corpos sutis . A MENTE SUPERIOR, por exemplo , é a vibração mais elevada do corpo mental ; o corpo emocional superior é a vibração mais elevada do corpo astral ( ou emocional ) ; e os corpos etérico e físico também possuem um alta ligação vibratória com o corpo espiritual . O corpo espiritual está além e entre o corpo físico e os corpos sutis . O corpo espiritual é um reflexo de Deus , e Deus é onipresente e transcendental .
O corpo espiritual é o canal da onipotência de Deus para os limites de experiência de cada alma , que percorre a escala que vai do específico ao infinito. É comum vermos a expressão Eu Superior usada como a voz ou a expressão da alma .
Um dos aspectos do corpo espiritual é a mente superior , a faculdade da sabedoria intelectual que é ligada à sabedoria intuitiva .

Podemos encará-la como a atividade de equilíbrio e sincronismo dos cérebros direito e esquerdo que entra em contato com as energia de espaço\tempo negativas , produzindo uma totalidade mental . A mente superior representa a ligação com a verdade e o entendimento , o conhecimento específico das necessidades do indivíduo em qualquer momento particular .
Outro aspecto do corpo espiritual é o corpo emocional superior , que é experimentado sempre que as virtudes emocionais mais elevadas se expressam.

Texto desenvolvido por Renato Coutinho, Psicanalista, Terapeuta Sélfico, autor do livro PSICANÁLISE E ESPIRITUALIDADE publicado pela Editora DPL, SP. e-mail: dpl@dpl.com. br . Leia o livro e divulgue-o!

Sem comentários: