terça-feira, novembro 27, 2007

SOBRE O CAOS

* Nathan Barile Neves *

A Cabala ensina que podemos comparar a nossa vida como a uma caminhada em um mundo ilusório. Quando olhamos para um espelho, visualizamos nossa imagem refletida. A nossa essência, o real, está diante do espelho e a imagem observada, fielmente refletida, pode ser considerada como a sombra de um objeto real, e também nos dá a impressão de que a imagem tem vida própria.

Na maioria das vezes enxergamos parcialmente a realidade. Olhar um fruto sem considerar a semente da árvore que o produziu, ou considerar um edifício sem analisar a sua base estrutural nos leva ao mundo ilusório. Quero dizer com isso que os eventos da natureza que castigam a humanidade, cada vez em intensidade maior, são vistos como conseqüências de ações antrópicas como a poluição, o desmatamento, o efeito estufa e muitas outras causas diversas. No entanto, devemos considerar que tais desastres são oriundos de uma só causa, de uma essência chamada de âmbito da semente.

O Caos em quaisquer de suas formas (doenças, intempéries, guerras, depressão humana, etc.) tem origem em uma das facetas do ego a que chamamos de ódio. Este sim é o desencadeador de todo evento caótico no mundo. O ódio que sentimos por alguém ou alguma coisa é o centro que irradia grande parte do Caos em nossas vidas e nas vidas dos nossos semelhantes.

Se considerarmos que o ódio que sentimos em virtude do comportamento dos outros é apenas um estímulo que desperta em nós mesmos a reatividade, pensaremos muito antes de reagirmos aos eventos.

Vamos voltar ao espelho do início dessas considerações. Se o espelho se quebrasse em milhares de pedacinhos durante a contemplação da nossa própria imagem nele refletida, não mais seria possível enxergar o nosso reflexo. Agora considere que cada pedacinho do espelho seja uma característica, a qual não suportamos, de outra pessoa. Digo isso porque somos oriundos de uma mesma fonte, todos nós. Portanto, cada pedacinho daquele pode refletir um "pedaço" de nossa própria essência, não o objeto por inteiro.

Quero dizer com isso que todos os defeitos que reconhecemos nas outras pessoas só podem ser identificados pelo fato de que tal defeito existe dentro de nós. Somente iremos ver a verdade se esta já fizer parte da nossa vida. Só iremos enxergar a maldade se o mal for uma parte da nossa constituição.

Se cada um procurar fazer a sua parte, por menor que seja, fará grande diferença para muitos. Estaremos ajudando a erradicar a energia caótica do mundo. Sempre buscamos as respostas que estão fora. A busca chega a ser tão intensa que não percebemos as oportunidades de evolução em cada momento de nossa vida. Devemos lembrar que com a intenção de compactuarmos com a Luz, as soluções chegam de formas diversas. Aprenda a dizer não ao seu ego. A diferença entre uma pessoa e uma pessoa sábia consiste no fato de que os sábios tentam não dar créditos aos pensamentos negativos. O Zohar nos mostra que as nossas tendências negativas foram criadas dentro de nós antes mesmo da criação das nossas boas características de compartilhar. Por esta razão nascemos com sentimentos como o medo, ciúmes e desejo de receber somente para si mesmo.

Para finalizar, gostaria de deixar registrado que a melhor solução para os nossos problemas poderá vir de vários lugares ou pessoas, através da Luz, mas a resolução de tais problemas obedece ao fato de que somente nós mesmos iremos solucionar estes problemas, resistindo às várias maneiras pelas quais o nosso ego se manifesta.

Sem comentários: