sexta-feira, outubro 22, 2010

Silenciando a Mente

Silenciando a Mente
:: Elisabeth Cavalcante ::

Muitas pessoas me perguntam como fazer para manter sob controle o turbilhão de pensamentos que povoam suas mentes, o tempo todo. O segredo é não fazer disso uma meta, um objetivo, pois ao fazê-lo passamos a lutar contra a mente.

E, toda forma de luta, de ação, neste caso se torna inútil. Como então empreender esta tarefa sem qualquer esforço? A única ferramenta capaz de nos auxiliar é a meditação. E, quando digo meditação isto significa simplesmente manter-se alerta, totalmente no aqui e agora.

Ao colocar a atenção sobre os pensamentos, sem qualquer tipo de julgamento, simplesmente observando-os, estes, aos poucos, perdem energia, pois emitir qualquer opinião sobre eles automaticamente amplia o seu poder.

Quando você observa atentamente seus pensamentos, amplia a percepção sobre a qualidade destes. E, se surpreende ao constatar o quanto de negatividade, medo e insegurança eles carregam.

Se conseguir se manter alerta, ainda que alguns minutos por dia, acerca de seus pensamentos, você verá que aos poucos, eles vão perdendo força, até que, repentinamente, acontece o que chamamos não-mente, ou seja, a ausência de pensamentos que imediatamente nos remete ao silêncio, o vazio onde habita a dimensão divina de nosso ser.

Quanto mais tempo conseguirmos permanecer no silêncio, mais chances teremos de "ouvir" a voz que se esconde em nosso interior. A intuição, este poderoso guia que sempre nos leva aos caminhos mais adequados à nossa evolução, se manifesta mais fortemente nos momentos em que conseguimos manter a mente em repouso.

Amado Osho,
Recentemente, ouvi-o dizer que a transcendência da miséria e da confusão da vida pode ocorrer ou através de uma entrega (let-go) ou através de uma luta - contanto que ambos sejam feitos com totalidade. O caminho de Mahavira foi o da luta, e o Seu é o da entrega. Poderia falar mais um pouco da entrega e do relacionamento que ela tem com a inteligência e a responsabilidade? Eu não tenho essa compreensão, e a minha vida parece ser uma confusa mistura de entrega e de luta. A entrega parece ser mais natural, e a luta parece ser mais responsável.
" Isso não é somente uma questão sua, é uma questão de todo mundo - uma mistura de entrega e de luta. Mas a sua entrega não é o que eu chamo de entrega; a sua entrega é simplesmente uma atitude derrotista. Basicamente você quer lutar, mas existem situações nas quais você não pode lutar, ou talvez você tenha chegado ao próprio fim da sua energia de luta. Aí então, para encobrir a sua derrota, você começa a pensar em se entregar. A sua entrega não é verdadeira, é falsa.
A verdadeira entrega não é contrária à luta.
A verdadeira entrega é ausência de luta.
E não se pode misturar a verdadeira entrega com atitudes de luta, pela simples razão de que a presença da entrega significa a ausência de uma atitude de luta. Como você poderia misturar algo que está presente com algo que está ausente?
Assim como você não pode misturar luz e escuridão, por maior artista que você possa ser - você não pode misturar luz e escuridão pela simples razão de que a escuridão é somente uma ausência de luz. Você não pode trazê-las juntas; somente uma pode estar presente.
Sendo assim, a primeira coisa a se lembrar é que a atitude básica de todo ser humano é a de lutar...Lutar é uma atitude básica, porque isso alimenta o ego. Quanto mais você luta, mais o seu ego se torna mais forte.
Se você sair vitorioso, o ego tem grande alegria. Você fica dando vida ao ego pelas suas vitórias. Mas, por outro lado, à medida que o ego se torna mais forte, o seu ser vai se afastando cada vez para mais longe de você.
À medida que seu ego se torna mais forte, você vai perdendo a si mesmo. Você pode estar lutando e saindo vitorioso, não sabendo absolutamente que não se trata de um ganho, mas de uma perda. Ensina-se a todas as crianças a lutarem, de diferentes maneiras.
A competição é uma luta, ser o primeiro da classe é uma luta, ganhar um troféu num jogo é uma luta... Essas coisas são preparações para a sua vida. Depois luta-se numa eleição, luta-se por dinheiro luta-se por prestígio. Toda essa sociedade está baseada em lutas, competição, briga, na colocação de cada indivíduo contra o todo.
... 'Entrega' significa 'nenhuma competição, nenhuma briga, nenhuma luta'... simplesmente relaxar com a existência, aonde quer que ela conduza. Sem tentar controlar o seu futuro, sem tentar controlar as conseqüências, mas permitindo-as acontecerem. .. sem nem pensar nelas.
A entrega está no presente; as conseqüências estão no amanhã. E a entrega é uma experiência tão deleitosa... um total relaxamento, uma profunda sincronicidade com a existência... .
...A entrega não foi ensinada às pessoas, porque ela vai contra toda a estrutura da sociedade - que é baseada na competição e na luta, onde todos são seus inimigos...
A entrega é uma profunda compreensão do fenômeno de que nós somos parte de uma só existência. Nós não podemos produzir egos separados: somos um com o todo.
E o todo é vasto, imenso. A sua compreensão ajudará você a seguir com o todo, aonde quer que ele vá. Você não possui uma meta separada do todo, e o todo não tem nenhuma meta. Ele não está indo a algum lugar. Ele está simplesmente acontecendo aqui.
....E aí então, vem um silencioso relaxamento, fluência com o rio, desinteressado do aonde ele está indo, despreocupado de que você possa ficar perdido... nenhuma ansiedade, nenhuma angústia... porque você não está separado da totalidade, sendo assim, seja o que for que vá acontecer, vai ser bom.
Com essa compreensão, você vai ver que não há mistura: a compreensão não pode se misturar com a ignorância; o insight dentro da existência não pode se misturar com a cegueira; a consciência-em- si não pode se misturar com a inconsciência- em-si.
E a entrega não pode se misturar com as diferentes espécies de lutas - isso é uma impossibilidade.
Apenas deixe-a afundar dentro do seu coração, e você descobrirá uma nova dimensão desabrochando, na qual cada momento é uma alegria, na qual cada momento é uma eternidade em si mesmo.
OSHO, Além da Psicologia.

Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcant e@gmail.com

quinta-feira, outubro 21, 2010

Comer, Orar e Amar

Li o livro e gostei muito da parte em que ela deixa tudo para se encontrar. Gostava de fazer o mesmo mas não sou tão corajosa como ela. Mas tenho necessidade de resolver o passado e encontrar o meu equilibrio.


quarta-feira, outubro 20, 2010

A Doença como Forma de Alcançar a Perfeição

A Doença como Forma de Alcançar a Perfeição

A doença humana manifesta-se através dos sintomas.
Sintomas, portanto, são partes da sombra da nossa consciência que se precipitaram na forma física.
Qualquer princípio não vivido na consciência insiste no seu direito à vida, manifestando-se através dos sintomas físicos.
Com estes sintomas somos forçados a conviver constantemente de modo a concretizar coisas que não pretendíamos realizar por opção da nossa consciência, mas que nos são impostas pelo nosso espírito.
É assim que os sintomas compensam qualquer tentativa da consciência que espelha a realidade do espírito, em não buscar a plenitude na unidade perfeita.
Este estado de unidade plena é considerado o verdadeiro equilíbrio que o espírito busca, porém dificilmente interpretado pela nossa consciência desacostumada com o estado uno da perfeição a ser alcançada pela evolução.
A tendência e a necessidade da polaridade persistem até a abertura total da consciência com a conseqüente compreensão e aceitação da unidade no espírito.
O sintoma, a doença, é a busca daquilo que o espírito sente falta na consciência.
Por isso cada sintoma tem seu significado e interpretação específica no desequilíbrio de cada ser humano.
A doença nos torna mais honestos porque revela o outro lado da nossa consciência, que busca no sintoma a dualidade para o nosso espírito poder equilibrar-se.
Apresentando os dois lados, o da consciência e o do sintoma, podemos contemplar exata e honestamente como espiritualmente somos.
A cura só é possível na medida em que nos conscientizamos e nos integramos dos aspectos que ainda se apresentam ocultos de nós mesmos, formando a nossa sombra.
Assim que descobrimos o que nos faz falta espiritualmente, o sintoma (doença) torna-se supérfluo.
O objetivo da cura é a unicidade e a totalidade do espírito.
O ser humano é perfeito quando enfim descobre seu verdadeiro Eu, o seu grau evolutivo espiritual e se torna uno com tudo o que existe, como toda a criação de Deus.
A doença força o ser humano a permanecer na trilha rumo à unidade, e por isso: - " A Doença é um Caminho para a Perfeição".
Quando pregamos a unicidade e a totalidade do ser, estamos estimulando o homem a evoluir espiritualmente, caminho que naturalmente leva a Deus, e isso se faz através da reformulação moral, da aquisição de novas interpretações da vida, da existência, dos problemas, do destino e da dor.
Portando, as melhorias que promovemos em nosso caráter humano, nos equilibra espiritualmente, conduz nosso espírito à unidade, à totalidade, à plenitude, à perfeição e à Deus.
Assim entendemos perfeitamente o objetivo de Jesus Cristo em seu divino ensinamento sobre o amor, a fé, o perdão e a caridade.
Conduzir nosso espírito a Deus através da superação, da reformulação, da unidade e manutenção do estado de elevação do caráter humano, mesmo que temporariamente, enquanto estamos encarnados, mas que lenta e gradativamente transformam e elevam nosso espírito a outras dimensões com características afinadas com a regeneração.
Quando dói nosso corpo entendemos que o espírito, através da consciência, está a reclamar sua parte do todo, da unidade que a natureza universal, divina e plena conspira incessantemente para buscar.
Se o sintoma, a doença, é a expressão da imperfeição que vai no espírito, a cura é o equilíbrio conquistado através da sua superação.
O espírito sendo a unidade matriz dos demais corpos, físico e etéreos, é natural que todos os corpos criados tenham sua característica básica estampada, tanto intrínseca quanto ostensivamente.
Toda manifestação física, moral, emocional, energética, social, cultural e comportamental do homem, está ligada à característica de seu espírito, inclusive a dor que tanto tememos e da qual tanto fugimos.
O espírito (matriz) tem a necessidade do complemento, da unidade, da expansão evolutiva, influindo nos demais corpos etéreos que constituem o ser, vindo até a parte mais densa destes corpos, ou seja, o físico.
Quando esta sutil influência chega ao corpo físico, já não é mais sentida como impulso nem como simples tendência, mas sim como necessidades: doenças!
Este é o princípio da Psicossomatização.
O espírito busca a evolução através da reformulação dos seus valores essenciais.
Os corpos somáticos intermediários constituintes do ser, interpretam a carência e os excessos como uma necessidade do espírito de atingir a unidade perfeita.
A consciência, que é o consenso destes corpos, identifica o método a ser utilizado na ação de reformulação progressiva e o corpo físico, através dos sintomas (doenças), o executa.
Se a doença nos faz tanto mal, como costumamos interpretar, basta preparar-nos para podermos interceptar as ordens da matriz (espírito) antes que cheguem em nosso corpo físico.
Se mais espiritual, consciente, elevado no caráter, tranqüilo, seguro, afetuoso e menos apegado às coisas da terra, de ordem material e humana como a avareza, a luxúria, os vícios, o orgulho, as paixões, os medos, as culpas e a necessidade constante de sermos heróis, conseguiríamos melhor interpretar as derivações do nosso espírito, sem precisar de tantos recados indiretos, geralmente por via muito pouco conhecida: - a consciência !
Daí sim, poderíamos sentir menos dor!

fonte: A Doença Como Caminho de Cura
Humbertho Oliveira, Mauricio Tatar, Susana Hertelendy e Vania Didier - Trabalho apresentado no II Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, em 28 de abril de 1996, em Salvador, Bahia, Brasil
Grupo Yahoo Xamanismo

sábado, outubro 16, 2010

Incensos

O Poder dos Incensos

A origem do incenso é tão antiga quanto a história da humanidade. Os antigos, ao fazerem as suas fogueiras perceberam que a fumaça subia ao céu e como acreditavam que os deuses também moravam no céu, pensaram que seria um bom modo de agradar os deuses. E com a intenção de agradar a esses deuses, começaram a queimar em suas cerimônias, ervas aromáticas, madeiras, o que tivese um odor agradável, e dessa forma provavelmente foi feito o primeiro incenso.


A origem da palavra "perfume" deriva do latim "Per" (através) e "fumus" (fumo) - indicando claramente que foi, a princípio, exalado por resinas queimadas no incenso. Foi utilizado por todas as culturas conhecidas. Além de deixar o ambiente com um aroma agradável, o que propícia uma disposição mais harmônica e alegre nas pessoas, o perfume também possui qualidades anti-sépticas e bactericidas.



Acender um incenso é um convite ao relaxamento, uma pausa bem-vinda à agitação da vida. Além de perfumar, ajudam a purificar e harmonizar os ambientes. Era uso antigo espalhar resina e ervas aromáticas sobre carvões acesos para purificar o ar e afastar o perigo de infecções. Num primeiro momento, a fumaça tinha um valor catártico (de purificação, de relaxamento) e também apotropaico (o de afastar ou destruir as influências maléficas provenientes de pessoas, coisas, animais, acontecimentos) .



O uso desta resina perfumada não era exclusivo do culto religioso. O incenso não era queimado somente nos templos, mas também nas casas; as incensações exalavam perfume e, ao mesmo tempo, tinham um fim higiênico. O incenso foi sempre considerado como algo muito precioso. Era utilizado em todas as cerimônias e funções propiciatórias, sobretudo queimado diante de imagens divinas nos ritos religiosos de muitos povos e, ao se sublimarem as concepções religiosas, as espirais de incenso, em quase todos os cultos, converteram- se em símbolo da oração do homem que sobe até Deus.



Desde tempos imemoriais, perfumes e o incenso têm sido usados em festas religiosas de coroação de druidesas com verbena e outras ervas sagradas, ungindo os sacerdotes com óleo sagrado perfumado e estimulando a criação de uma atmosfera devocional nos santuários. Sabia-se que os óleos usados nas pessoas ajudavam ao indivíduo, e que o incenso quando queimado tinha o poder de atrair anjos ou reservas beneficentes da natureza. Além disso, possuía o poder de repelir espíritos malignos. Conseqüentemente, os antigos, em sua sabedoria, fizeram dele uso abundante nos seus rituais - tanto para atrair boas influências, quanto para exorcizar as más.



A história revela uma relação perpétua entre o incenso e as observâncias religiosas de todas as épocas Felizmente, alguns dos papiros de uma das mais antigas civilizações - o Egito - sobreviveram aos séculos e elucidaram muitas das práticas espirituais e rituais religiosos daqueles tempos. O incenso era aparentemente uma parte vital dos seus rituais e era preparado com o máximo cuidado e precisão e foi do Egito que, pela primeira vez, nos chegou a ciência do incensamento. O incenso sacro egípcio, chamado "khyphi", era feito de uma fórmula especial. Preces e encantamentos eram utilizados durante a mistura dos ingredientes para impregnar o material com os poderosos pensamentos dos sacerdotes, sendo uma tarefa de particular importância - os sacerdotes escolhidos para cultivar as árvores e plantas sagradas (das quais se fazia o incenso) viviam uma vida de pureza e austeridade para cumprir sua, tarefa espiritual com perfeição. Seu cuidado, carinho e reverência eram imensos, pois acreditavam que as plantas vivas se beneficiavam das atenções e radiações dos seres humanos - um fato que hoje está sendo provado por cientistas e botânicos modernos (vide Máquina de Kirlian).



Os árabes por sua vez, extraíram seus conhecimentos sobre os efeitos do incenso, do Antigo Egito e rapidamente desenvolveram o uso de perfumes e óleos em uma arte altamente evoluída até hoje conhecida e cultuada. O uso abundante do incenso na Corte e na Igreja tornou-se um símbolo de poder e riqueza e gradativamente os perfumes tornaram-se conhecidos e utilizados por todas as culturas clássicas da Europa. Hipócrates, Críton e outros médicos-filósofos consideraram os perfumes como uma ajuda vital nas terapias de cura e classificaram- nos como medicamentos, receitando-os para tratamento, especificamente nos casos de problemas nervosos de vários tipos. A "História Natural" de Plínio cita numerosos perfumes florais para serem usados como remédios naturais. O filósofo grego Theofrasto acreditava que algumas doenças tornavam-se mais agudas pelo uso da inalação de perfumes estranhos à natureza da pessoa, sendo então necessário um perfume equilibrante para a cura. Diz ele que naquela época 200 A.C. - o perfume da rosa foi elaborado mergulhando- se as flores em vinho doce, indicando que havia uma experimentação na arte da destilação e um interesse vital em óleos essenciais.



Os hebreus eram familiarizados com o uso do incenso e óleo de ungimento sacro, que se dizia serem compostos de mirra, canela doce, cálamo, cássia e óleo de oliva. Seu incenso foi introduzido por Ordem Divina "Deveis construir um altar para queimar incenso sobre ele... e Aarão deverá queimar ali incenso todas as manhãs". Queimar incenso nas rezas permaneceu um costume através dos séculos. Velas perfumadas foram usadas na época de Constantino e sem dúvida, o incenso também, mas não, de modo algum, na Igreja Cristã antes do século IV.

Daí então, sua popularidade no ritual da igreja cresceu regularmente até que - aproximadamente no século XVI - óleos aromáticos e resinas foram aceitos como necessários para o uso no incenso, nas igrejas e nas capelas privativas dos soberanos.



O incenso era conhecido e empregado pelo povo das antigas dinastias chinesas para exorcizar maus espíritos de pessoas possuídas por entidades demoníacas - pessoas em dificuldades mentais similares àquelas muitas que se encontram hoje em casas de saúde, clínicas psicoterapêuticas e hospitais. O incenso era queimado para purificar a atmosfera e livrar o ambiente de qualquer espírito que estivesse assombrando ou perturbando uma casa particular. Além desses propósitos, os chineses eram tão conhecedores quanto os egípcios no seu uso do incenso nas cerimônias religiosas e deliciavam-se com o uso de outras fragrâncias exóticas existentes no Oriente. Parecem ter utilizado como ingredientes de seu incenso, o sândalo, o almíscar (musk) e flores como o jasmim. Sabe-se que Confúcio teria elogiado o incenso e recomendado o seu uso.

O uso do incenso na Índia é encontrado em todos os antigos registros daquele país, e a origem e os propósitos do incensamento foram transmitidos desde os mais remotos tempos do começo da cultura indiana até os nossos dias - ainda hoje é o primeiro pais do mundo na sua produção. São muito utilizados os incensos feitos com óleos de rosa, jasmim, pandang, champac, patchouli, sândalo, cipreste e outros, cada um criando um efeito distinto para o ritual religioso e para o uso pessoal caseiro.

Os astecas usavam incenso nos ritos processionais e em sacrifícios, festivais e festas. Seu deus Quetzalcoatl teria se deliciado com os perfumes aromáticos e incensos onde eles usavam a resina copal, juntamente com uma planta rara, que se supõe induzia nos devotos estados de consciência semelhantes a um transe.



O incenso foi gradualmente incorporado no ritual eclesiástico em todos os lugares, tendo permanecido até os dias de hoje na maioria das igrejas onde antigas cerimônias são ainda celebradas. Aqueles que são sensíveis à atmosfera podem sentir o aumento do poder espiritual trazido até nós com a ajuda do ritual de incensamento.


Os Usos Rituais, segundo os Ciganos

1. Madeira: abre caminhos

2. Rosa: limpeza, boas vibrações

3. Almíscar: para o amor e romance

4. Acácia: sucesso nos negócios

5. Amanda: limpeza do ambiente

6. Jasmim: para assunto de amor

7. Lótus: paz

8. Alecrim: limpeza do ar

9. Benjoim: proteção e sucesso

10. Ópio: energização de objeto ou ambiente

11. Patchuli: grandes paixões

12. Sândalo: viagem astral

13. Dama-da-noite: encontros amorosos

14. Mirra: limpeza de rituais

15. Flor-de-laranja: calmante

16. Maçã verde: boa saúde, alegria, amor

17. Mil-flores: contra inveja

18. Campestre: estimula intuição e atividade mental

19. Espiritual: elevação espiritual

20. Absinto- estimula a imaginação, criatividade e sensualidade

21. Acácia- rituais mágicos para atrair dinheiro e prosperidade

22. Alecrim- proteção

23. Alfazema- relaxar e acalmar a mente, tranqüilidade nos relacionamentos

24. Almíscar- afrodisíaco

25. Aloe Vera- purifica ambientes, estimula sensibilidade e meditação

26. Âmbar- afrodisíaco

27. Angélica- conexão com as esferas angelicais

28. Aniz Estrelado- positividade no material e emocional

29. Arruda- limpeza, purifica os ambientes

30. Baunilha- relaxa e tonifica

31. Benjoim- purifica, atrai energia positiva

32. Camomila- acalma e relaxa

33. Canela- tem ação antidepressiva, aumenta a alegria de viver, prosperidade

34. Capim Limão- atua em pessoas tristes e desanimadas

35. Cedro do Oriente- atrai prosperidade

36. Chocolate- restaura a energia

37. Cravo- estimula energia, prosperidade

38. Dama da Noite- afrodisíaca

39. Erva Cidreira- relaxamento

40. Erva Doce- tranqüilidade e sensibilidade

41. Eucalipto- concentração e raciocínio

42. Flor de Laranjeira- acalma, relaxa

43. Flor do Campo- traz a harmonia da natureza

44. Floral- tranqüiliza e relaxa

45. Hortelã- antidepressiva

46. Jasmim- relaxante

47. Lavanda- relaxa a mente, tranqüilidade nos relacionamentos

48. Lírio- eleva pensamentos para busca da espiritualidade

49. Lótus- meditação, conhecimento espiritual

50. Lua- amor, paz, amplia intuição

51. Maçã Verde- saúde física

52. Madressilva- segurança emocional, elimina traumas do passado

53. Manjericão- proteção espiritual

54. Mel do Oriente- promove união e adoça as relações

55. Mirra- prece e oração

56. Morango- vitalidade e energia

57. Musk- afrodisíaco

58. Musgo de Carvalho- regenerador de energias, utilizado em magias

59. Noz Moscada- atrai dinheiro, aumenta segurança emocional

60. Opium- sensualidade, êxtase

61. Patchouli- paz de espírito, meditação e intuição

62. Sândalo- meditação e práticas espirituais

63. Violeta- combate a timidez, insegurança, fortalece a personalidade

64. Rosa Amarela- sucesso, prazer, riqueza

65. Rosa Branca- pureza e paz, harmonia

66. Rosa Buquê- harmonia e bem estar

67. Rosa Vermelha- amor, paixão, afrodisíaco

Fonte: Uol Bemzen - texto baseado no "A GUIDE TO THE PRACTICAL USE OF INCENSE" de Sally E. Jsnasen, publicado pela Triad Library and Publishing Company.

quinta-feira, outubro 14, 2010

ESSÊNCIAS FLORAIS FILHAS DE GAIA

NOSSO PROPÓSITO


ESSÊNCIAS FLORAIS FILHAS DE GAIA

A Essências Florais Filhas de Gaia tem como propósito compartilhar com a comunidade as bênçãos de minha pesquisa sobre Essências Florais feitas com flores nativas brasileiras.
Estas Essências Florais foram produzidas em santuários ecológicos, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, e em áreas preservadas como os contrafortes da Pedra Grande na área de proteção ambiental de Grota Funda em Atibaia, na Mata Atlântica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e em matas nativas localizadas na Serra da Mantiqueira e em propriedades particulares na área rural de Bragança Paulista, Pedra Bela e Joanópolis. Encontraremos também Essências Florais preparadas na Serra do Cipó em Minas Gerais, no Agreste de Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. As flores escolhidas, no auge de sua floração, manifestavam perfeito equilíbrio com seu habitat natural e toda a pureza e exuberância necessárias para a plena expressão do potencial curador de suas qualidades sutis.
Estas Essências Florais fazem parte de um conjunto maior de um projeto de pesquisa. As Essências Florais deste conjunto refletem a minha própria jornada em busca de paz interior, equilíbrio, cura e crescimento. Os imensos benefícios que os florais do Dr. Bach trouxeram para a minha vida nos anos 80 despertaram em meu coração uma gratidão profunda e muita curiosidade: experimentei e trabalhei com Essências Florais produzidas nos quatro cantos do mundo e ao mesmo tempo comecei a ouvir o chamado de meu coração para canalizar a minha sensitividade e desejo de servir a humanidade através da pesquisa de Essências Florais Brasileiras, filhas desta nossa natureza tão abundante e acolhedora.
A Mãe Terra, generosamente, respondeu à minha procura através destas flores maravilhosas que fui encontrando a cada vez que me entregava a uma vivência de integração com a natureza. Ao sintonizar-me com os Devas das flores que me atraíram de uma maneira especial, ou daquelas que me vinham em sonhos, fui encontrando os mais amorosos mestres, emissários da Mãe Terra, que me acolheram, e me ajudaram a perceber dentro de mim as qualidades necessárias para lidar com os desafios de meu caminho. Assim, co-criando com a natureza surgiram as Essências Florais Filhas de Gaia, que tenho agora a alegria de compartilhar com a nossa comunidade.
As qualidades destas Essências Florais foram determinadas inicialmente através deste processo de sintonização profunda com as forças Dévicas, foram afinadas em meu trabalho clínico, e através dos relatórios e estudos de casos vindos de inúmeros terapeutas aos quais agradeço de coração. O prosseguimento deste projeto pede que ele continue sendo enriquecido pelo compartilhar de mais vivências e feedbacks clínicos. Conto com você.
Agradeço à vida pela possibilidade de estar sendo um canal para que a Consciência amorosa de nossas flores possa ser compartilhada com todos aqueles que queiram abrir os seus corações para este abraço curador. Minha gratidão a todos os amigos que colaboraram direta ou indiretamente neste projeto de pesquisa, e especialmente à orientação e suporte amoroso dos Planos Interiores, Angélicos, Dévicos, e à nossa Mãe Terra.

Maria R. D. Grillo
Pesquisadora das Essências Florais Filhas de Gaia



COMPOSTOS FLORAIS - FILHAS DE GAIA

Os Compostos Florais para crianças foram elaborados após o Primeiro Encontro Nacional das Essências Florais Filhas de Gaia, atendendo às necessidades apontadas por diversas entidades voltadas para o trabalho social com crianças. Ele foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a utilização da Terapia Floral em situações em que não há terapeutas florais em número suficiente para atender às demandas da Instituição ou da Comunidade. Os compostos foram todos elaborados após uma cuidadosa análise dos inúmeros relatos e estudos de caso que recebemos de terapeutas florais que vêm atuando em instituições voltadas para crianças carentes. Desta maneira, agentes sociais, professoras, enfermeiras, terapeutas florais, etc. poderão trabalhar com grupos extensos em meios populares, urbanos e rurais, com maior segurança e facilidade. Num segundo momento foram sendo desenvolvidos novos Compostos Florais Filhas de Gaia, voltados para atender as necessidades de jovens e adultos. Através destes Compostos Florais para adolescentes e adultos tornou-se possível então, atender algumas das necessidades de apoio e suporte para agentes de saúde, educadores e familiares de crianças que já vinham sendo acolhidas pela terapia floral com Compostos Florais Filhas de Gaia. Estes compostos não se destinam prioritariamente ao atendimento clínico personalizado, quando se pressupõe que o terapeuta esteja em condições ideais para elaborar um composto que atenda às necessidades específicas de seu paciente. Agradeço de coração à todas as Terapeutas Florais que direta ou indiretamente colaboraram na criação dos Compostos Florais Filhas de Gaia. Que o Amor imenso que exala generosamente das flores das nossas matas possa levar conforto e cura para as nossas crianças.



COMO ATUAM AS ESSÊNCIAS FLORAIS

As Essências Florais não são medicamentos, e não substituem a necessidade de cuidados médicos ou psicológicos. As Essências Florais têm sua ação baseada em sua natureza vibracional. Elas trazem padrões de consciência ou de informação que atuam por ressonância vibratória catalisando processos de transformação da consciência, e despertando dons, talentos, virtudes e potenciais latentes, através dos campos energéticos do Ser Humano. Elas atuam fundamentalmente no campo da nossa Consciência, alinhando nosso Espírito, com nossa Alma e nossa Mente facilitando então o acesso aos nossos dons, qualidades, virtudes e potenciais necessários ao nosso bem estar, harmonia e evolução. Ao mobilizar tais dons, qualidades ou virtudes, elas não substituem a nossa responsabilidade pessoal no tocante à necessidade de uma prática constante de reflexão, interiorização, meditação, prece, estudos e quaisquer outras atitudes e atividades necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal. As Essências Florais também não substituem a necessidade de bons hábitos alimentares, exercícios físicos e quaisquer outras terapias ou atividades indicadas por médicos ou terapeutas. Na verdade, elas vão apoiar e potencializar a quaisquer outras práticas voltadas para nosso bem estar ou crescimento interior.



COMO PERCEBER OS EFEITOS DAS ESSÊNCIAS FLORAIS

As Essências Florais não são medicamentos, nem panacéias. Elas são catalizadoras de dons, qualidades e atitudes positivas. Algumas vezes, experimentamos mudanças imediatas ao tomar as Essências Florais, mas em geral, percebemos os seus efeitos de uma maneira mais sutil, quando através de nossa autopercepção consciente, observamos que aos poucos fomos incorporando uma qualidade ou virtude que possibilitou a transformação de algum padrão em nossos relacionamentos, em nossos sentimentos, pensamentos ou atitudes.



INDICAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS COMPOSTOS FLORAIS

Os Compostos Florais não são medicamentos e não substituem os cuidados familiares, médicos e psicológicos necessários para a saúde e o bem estar das crianças. Estes Compostos Florais foram elaborados prioritariamente para utilização por terapeutas florais e por agentes sociais em seus trabalhos com grupos de crianças em creches, postos de saúde, orfanatos, escolas, centros de convívio, centros de recuperação de desnutrição infantil, centros de apoio e recuperação de crianças excepcionais. Ao utilizar estes compostos, não se deve acrescentar outra Essência Floral ou utilizá-lo como parte de um composto maior, para não sobrecarregar o sistema da criança ou romper a harmonia interna dos compostos.Estes Compostos Florais não podem ser reproduzidos pela simples adição das Essências Florais que os compõem, em solução estoque, porque em sua produção utilizamos as Essências Mãe em diversas proporções de diluição.



O PREPARO E UTILIZAÇÃO
DAS ESSÊNCIAS FLORAIS


COMO SÃO PREPARADAS AS ESSÊNCIAS FLORAIS FILHAS DE GAIA

As Essências Florais Filhas de Gaia são preparadas no "laboratório da Natureza" através da infusão em água pura, de flores nativas, no apogeu de sua florada. As flores utilizadas são colhidas em seu próprio habitat, em áreas preservadas, em matas nativas, cuidadosamente selecionadas e depositadas em uma vasilha com água , no mesmo local aonde são colhidas, a céu aberto, no sol da manhã. Os quatro elementos - fogo, ar, água, terra, são harmoniosamente mobilizados e integrados para que a Essência das flores, ou seja, seu padrão energético ou Consciência seja depositado impresso e estabilizado na água. Depois este líquido é filtrado, potencializado, e recebe como conservante, Brandy, transformando-se então na Essência Mãe. A Essência Mãe recebe uma primeira diluição para a criação da Essência estoque. As Essências Florais Filhas de Gaia são vendidas na diluição estoque. Elas podem ser consumidas diretamente na solução de estoque ou na diluição de uso, que é uma nova diluição da solução estoque que pode ser preparada pelo usuário, pelo terapeuta ou em farmácias.



COMO PREPARAR A DILUIÇÃO DE USO

A maneira tradicional de se tomar Essências Florais, é através da preparação de uma Solução de Uso. Para prepará-la, coloque em um vidro de 30 ml com conta-gotas, esterilizado, água mineral e duas gotas de cada Essência Floral selecionada para preparar um composto floral personalizado. Acrescente 20 ou 30% de conservante alcóolico (usualmente brandy ou alcool de uva) ou 50% de glicerina vegetal. vinagre de maçã ou de melado, se o composto se destinar a crianças.



COMO TOMAR AS ESSÊNCIAS FLORAIS

A dosagem padrão é de quatro gotas debaixo da língua, de quatro a seis vezes ao dia. A potência das Essências Florais não é aumentada tomando-se mais gotas, mas sim aumentando o número de vezes, a frequência com que ela é tomada. Para as crianças e sobretudo para crianças muito novas, podemos reduzir a frequência. Geralmente duas ou três vezes ao dia são suficientes. As Essências florais podem também ser adicionadas a sprays, cremes e óleos de massagem utilizando as mesma proporção de 2 gotas da Solução Estoque para cada 30 gr do creme ou óleo.



PREPARO DOS COMPOSTOS FLORAIS

Colocar 4 gotas do Composto Floral em um vidro âmbar de 30 ml esterilizado, com água mineral e de conservante. Conservantes aconselhados: 30% de Conhaque, vinagre de maçã ou 50% de glicerina vegetal ou melado de cana. Para grupos numerosos de crianças, quando o conteúdo de um vidro é utilizado em menos de uma semana não é necessária a utilização do conservante, bastando que o vidro seja guardado em um lugar bem fresco ou na geladeira.



MODO DE USAR OS COMPOSTOS FLORAIS

CRIANÇAS
Os efeitos do Composto Floral não são aumentados ou acelerados pela utilização de um maior número de gotas de uma só vez. Em caso de necessidade, deve ser aumentada a freqüência (número de vezes) que a criança recebe o floral. Em geral, 4 gotas 4 vezes ao dia é uma boa maneira de usá-lo. Quando estamos utilizando Aconchego, Vôo da Águia ou Sorriso, em situações de emergência, o Composto Floral pode ser utilizado até de hora em hora. Dar 4 gotinhas de cada vez.
Utilização em banheira : Recomendamos além da utilização oral, a colocação do composto floral na água da banheira para crianças de até um ano de idade, uma vez por dia, no início do tratamento com os compostos Manto de Luz e Aconchego. A dosagem indicada nestes casos é de uma gota da solução estoque (sem diluir) para cada dez litros de água.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE CONSERVANTES
Sugerimos não utilizar conservante alcoolico com bebês ou crianças em estado de sofrimento emocional profundo. Nestes casos sugerimos preparar o floral sem conservante ou utilizando vinagre de maçã, glicerina vegetal ou melado de cana.

ADULTOS
Em situações de emergência, utilizando Manto de Luz, Fraternidade, Bálsamo ou Trauma Sexual, pode-se utilizar diretamente a solução de Estoque, até de hora em hora. Não recomendamos a utilização de Aconchego, Sorriso ou Borboleta para adultos porque na elaboração destes compostos não levamos em consideração a personalidade e as defesas criadas pelo adulto para protegê-lo da dor do abandono ou da rejeição materna. Para lidar com estas questões com adultos, quando possível sugerimos um acompanhamento por um Terapeuta Floral instrumentalizado para a criação de compostos individualizados, onde estes temas serão abordados de uma maneira mais gradativa, ou a utilização dos compostos Chamego e Bálsamo. Gostaríamos de frisar que para algumas estruturas de caráter a dor do abandono ou da rejeição é um ponto crucial, extremamente desestabilizador e deve ser trabalhada somente dentro do contexto de uma estrutura de apoio psicológico e/ou espiritual formal.









AÇUCENA (Amarilis) - (Hippeastrum reginae) - flores alaranjadas

Abre nosso coração para receber a ajuda amorosa e nutridora da Grande Mãe, para conciliar, equilibrar e curar sentimentos antagônicos ou ambivalentes de amor e ódio, gerados pela rejeição ou abandono em nosso núcleo familiar básico e em nossos relacionamentos.

Palavras chave: Unificação ·Nutrição ·Afeto ·Compartilhar ·Perdão ·Reconciliação ·Relacionamentos ·Adolescentes ·Relação pais e filhos ·Integridade ·Ambivalência ·Primogênito ·Édipo ·Ressentimento ·Dor emocional ·Ciúmes ·Agressividade · Concorrência ·Medo da repetição ·Vingança ·Rancor ·Ódio

ALAMANDA ( Allamanda grandiflora ) - flores amarelas

Mobiliza o verdadeiro Poder Interior. Ajuda-nos a perceber que quando assumimos o poder de ser quem somos e o poder de encarnar nossa Verdade pessoal, podemos prescindir de ter poder sobre o outro. Podemos tirar a mão do controle e permitir que os outros também vivenciem e expressem sua verdade pessoal sem temê-los.

Palavras chave: Poder pessoal ·Força ·Jovialidade ·Confiança ·Força interior ·Integridade ·Vontade ·Alegria ·Liberdade ·Expressão ·Vitalidade ·Relacionamentos ·Comunidade ·Liderança ·Recursos interiores ·Controle ·Manipulação ·Eu Inferior ·Desvitalização · Desânimo ·Desinteresse ·Apatia ·Domínio ·Dominação

ALECRIM DO MATO ( Baccharis dracunculifolia) - flores brancas

Cria um cinturão de paz e proteção circundando uma ferida dolorosa, deixando-a claramente delimitada, o que facilita a percepção da maneira mais adequada para curá-la. Por outro lado, a existência deste campo de força e proteção dificulta que os sentimentos e emoções geradores ou oriundos da ferida se espalhem contaminando a beleza, a força e a expressão do Ser Maior.

Palavras chave: Proteção ·Clareza ·Discernimento ·Regeneração ·Contenção ·Aprendizados ·Feridas ·Traumas ·Contaminação ·Colapso emocional ·Efeito dominó · Sistema imunologico ·Confusão mental

ALEGRIA (Antigonom leptopus) - flor rosa - também conhecido como “Amor agarradinho”

Traz a conexão com o reino angélico, através da qual podemos nutrir a alegria, a espontaneidade e a vontade de viver. Quando recebemos em nossa infância, uma nutrição amorosa insuficiente, pouca atenção individualizada e carinho, tendemos a vivenciar um sentimento de abandono ou orfandade. Através desta conexão, Alegria nutre e fortalece a pulsação de vida, o desejo de viver. Esta qualidade é importante para as crianças vindas de famílias muito austeras, rígidas, numerosas, violentas, disfuncionais, e para as crianças institucionalizadas.

Palavras chave: Alegria ·Espontaneidade ·Calor humano ·Esperança ·Acolhimento · Carinho ·Proteção ·Aconchego ·Frieza ·Abandono ·Tristeza ·Orfandade ·Melancolia · Instituições ·Medo da vida ·Apatia ·Solidão ·Alienação

ALGODÃO DE SEDA (Calotropis procera) - flores brancas, com magenta e violeta

Mobiliza a imensa compaixão, amparo e nutrição de nossa Mãe Interior trazendo o acolhimento e o suporte necessário: para a aceitação da experiência dolorosa e para uma regeneração profunda, após uma vivência devastadora. Recuperação física e emocional após choques, traumas e situações de morte egóica.

Palavras chave: Compaixão ·Amparo ·Acolhimento ·Nutrição ·Suporte ·Aceitação ·Misericórdia ·Trauma ·Choque ·Perdas ·Dor emocional intensa ·Desespero ·Morte ·Final de ciclo ·Crise Tristeza ·Colapso emocional ·Lua ·Plutão

AMOR AGARRADO (Desmodium adscendens) - flores rosa e lilás

Ajuda nossa Criança Interior a resgatar a generosidade para consigo mesma, a boa vontade para se ocupar de si mesma, nutrir-se e reconstruir a vida. Este movimento traz uma profunda regeneração para nossa vida física, emocional e espiritual, fortalece os processos de auto-cura, a nossa auto-suficiência e independência. Equilibra a avidez em relação a nutrição que esperamos do outro, possibilitando um compartilhar mais alegre, saudável e generoso em nossos relacionamentos.

Palavras chave: Zelo ·Boa vontade ·Amor para consigo ·Auto-suficiência ·Nutrição · Aleitamento ·Primeira infância ·Vícios ·Desmame ·Regeneração ·Auto-cura ·Interesse pela vida ·Independência ·Dependência ·Insaciável ·Apatia ·Avidez ·Eu inferior ·Solicitação excessiva ·Fase oral ·Carência ·Apego ·Obsessão ·Depressão ·Rejeição ·Co-dependência ·Criança interior ·Imaturidade ·Distúrbios alimentares

BEGÔNIA ( Begônia semperflorens ) - Azedinha-do-brejo - flor rosa claro

Através do amor incondicional vem suave e calidamente trazendo a cura do coração, limpando e descristalizando dores antigas, mágoas, culpas e traumas do passado. Com suavidade vem aquecendo e dissolvendo o gelo nos corações endurecidos, trazendo o calor e a abertura do coração.

Palavras chave: Amor universal ·Amor incondicional ·Suavidade ·Calor ·Aconchego · Regeneração ·Acolher ·Limpeza ·Purificação ·Abertura ·Congelamento ·Frieza ·Gelo no coração ·Seios ·Traumas ·Mágoas ·Dores ·Tristeza ·Culpa ·Auto perdão ·Infância · Desabrochar ·Tristeza ·Aperto no coração ·Somatização ·Alívio ·Abandono ·Nutrição



BEIJINHO ( Maria sem vergonha ) - (Impatiens l.) - flores rosa salmonado

eaviva a capacidade de fluir na vida com leveza, não resistindo às marés nem remando contra a correnteza. Ajuda a aceitar e conviver com os ritmos e ciclos próprios a cada situação e pessoa sem se estressar. Pega leve !

Palavras chave: Leveza ·Fluir ·Tranqüilidade ·Sociabilidade ·Cooperação ·Relacionamentos ·Trabalho ·Descontração ·Alegria ·Jovialidade ·Impaciência ·Rigidez · Auto exigência ·Cobrança ·Resistência ·Esforço excessivo ·Forçar a barra ·Stress

BROTO DE SAIÃO (Bryophyllum ibacuense) - bracteas verde claro com botão magenta

Conecta-nos com o sentimento de que o Universo nos nutre, provê e sustenta. Favorece a confiança, o sentimento de que vivemos em um Universo benevolente e o resgate da leveza e coragem necessárias para lidar com os desafios da vida.

Palavras chave: Alegria ·Confiança ·Descontração ·Inocência ·Conforto ·Ousadia · Movimento ·Proteção ·Prosperidade ·Nutrição ·Desafios ·Medo ·Insegurança ·Paranóia · Desconexão ·Separação ·Imobilidade ·Primeiros passos ·Começo ·Criança interior · Aprendizado

CAJÚ (Anacardium occidentale) - flores brancas e rosa forte

Integrando o telúrico feminino com a mente e emoções. Ancoramento das forças instintivas do feminino. Ajuda no resgate do útero como um órgão de percepção de si mesma, e centro do poder pessoal da mulher.

Palavras chave: Feminino ·Mulher ·Força ·Poder ·Instinto ·Emoção ·Proteção ·Sensualidade ·Ancoramento ·Telúrico ·Auto imagem ·Valorização do feminino ·Terra ·Equilíbrio céu/terra ·Bem encarnada no corpo ·Primeiro chacra ·Segundo chacra ·Baixa vitalidade ·Conexão fraca alma/corpo ·Baixo calor físico/etérico ·Pouco encarnada ·Pouco ancorada ·Desequilíbrio mente/corpo ·Negação da dimensão física ·Repressão da sensualidade ·Excessivamente na mente.

CANA DE AÇUCAR (Saccharum officinarum) - inflorescência creme

Vem ancorando em nossos corpos físico e sutis o amor que vem de nosso Ser Espiritual. Vem trazendo conforto e nutrição para as nossas partes que tem fome de amor, ensinando a vivenciá-lo no aqui e agora, no templo de nosso coração. Alinha nosso corpo físico/etérico/emocional e mental com nosso corpo Espiritual, criando um canal entre o céu e a terra capaz de ancorar o Amor. Remoção de bloqueios energéticos que impedem este alinhamento. Vem libertando-nos de processos de dependência e obsessão, muitas vezes cármicos, gerados pela necessidade do amor do outro.

Palavras chave: Alinhamento ·Amor ·Nutrição ·Flexibilidade ·Espiritual ·Suavidade · Doçura ·Nutrição da alma ·Conforto ·Plenitude ·Completude ·Eu superior ·Canalização · Verticalização da consciência ·Tristeza ·Afeto ·Compensação ·Céu ·Terra ·Fonte · Ancoramento ·Busca ·Bloqueios ·Limpeza ·Vício oral ·Vampiro ·Dependência · Eu inferior · Co-dependência ·Obsessão ·Fome de amor

CAPIM DE STA. LUZIA (Commelina angustifolia) - flor azul

Através do alinhamento dos corpos emocional e mental, permite que o Eu Superior nos mostre novas maneiras de olhar para velhas situações que tendem a se repetir através da força do hábito, em nossos relacionamentos, trazendo a possibilidade de nos libertarmos destes padrões, muitas vezes cármicos.

Palavras chave: Padrões ·Relacionamentos ·Família ·Carma ·Repetição de padrões · Aprendizado ·Rompimento de padrões ·Liberdade ·Regressão ·Terapia familiar · Mudanças Conflitos · Ver com clareza



CAPIM ESTRELA (Rhynchospora nervosa) - flores creme com extremidades verdes

Fortalece a individualidade e a liberdade . Ajuda-nos a fluir na vida livremente, seguindo a orientação de nossa Consciência Superior. Vem ensinando-nos que só nos tornamos verdadeiramente livres quando libertamos aos outros de nossas intenções, expectativas e julgamentos.

Palavras chave: Liberdade ·Individualidade ·Integridade ·Conexão com o Eu Superior ·Canalização ·Escolha ·Opção ·Visão clara ·Desapego ·Família ·Relacionamento Pais Filhos ·Amigos ·Plenitude ·Expectativa ·Julgamento ·Enxugar as emoções ·Chantagem ·Co-dependência ·Dependência ·Manipulação ·Controle ·Obsessão ·Aceitação das escolhas do outro ·Equilíbrio da água excessiva ·Urano

CAPIM GORDURA (Panicum melinis) inflorescência rosada

Propicia uma regeneração profunda daquelas áreas de nossa psique que ficaram traumatizadas por um processo de transformação ou mudanças violentas e dolorosas, que nos levou a temer qualquer movimento em nossa vida. Ajuda a lidar com o encerramento e recomeço de ciclos com leveza e confiança .

Palavras chave: Transformação ·Regeneração ·Trauma ·Mudanças traumáticas ·Entrega ·Rendição ·Corpo etérico ·Fé ·Períodos de mudanças ·Ciclos de transformação ·Fechamento de ciclos ·Confiança em um poder maior ·Medo das mudanças ·Medo das transformações ·Plutão



CAPIM RABO DE RAPOSA (Andropogon leocostachyus) - inflorescência creme

Desenvolve a força e a determinação necessárias para contatar e levar vida às partes mais áridas e machucadas de nosso Ser. Favorece a flexibilidade e a capacidade de resistir ao isolamento e a adversidade nos momentos ou situações em que somos pioneiros ou desbravadores, mantendo o coração aberto e receptivo para o outro.

Palavras chave: Força ·Resistência ·Solidão ·Determinação ·Introspeção ·Pioneirismo ·Flexibilidade ·Interiorização ·Centramento ·Receptividade ·Generosidade · Austeridade ·Terceira idade ·Hospitalização ·Desbravador ·Isolamento ·Rigidez ·Aridez · Eremita

CÁSSIA IMPERIAL (Cassia fistula) - flores amarelas

Lembra-nos que a verdadeira fonte de nutrição emocional vem de nossa Essência e ajuda-nos a estar abertos para recebê-la. Libertar-se do vício do amor e das crises dolorosas geradas pelas perdas ou abandono em relacionamentos de dependência e co-dependência.

Palavras chave: Plenitude ·Integridade ·Completude ·Nutrição ·Independência ·Amor ·Troca ·Relacionamentos ·Perda ·Fome de amor ·Tristeza ·Dor emocional ·Desespero ·Depressão ·Separações ·Dependência ·Co-dependência ·Vício de amor ·Crise ·Abandono ·Somatização ·Desconexão



CHANANA (Turnera melochioides) - flor creme com violeta no centro

Reaviva a Força necessária para o reconhecimento da nossa Verdade e Autoridade Interior. Purifica e dissolve a dor profunda contida no coração gerada pela introjeção de valores externos que negam e aprisionam os nossos valores e Poder Pessoal.

Palavras chave: Purificação ·Poder pessoal ·Valores ·Auto imagem ·Auto estima ·Amor incondicional ·Identidade ·Aceitação de Si Mesmo ·Aceitação do outro ·Pais ·Filhos ·Família ·Pares ·Amigos ·Máscaras ·Escolha ·Integridade ·Dor emocional ·Traição ·Isolamento ·Co-dependência ·Eu inferior ·Criança interior ·Infância ·Negação do Eu Verdadeiro · Negação da verdade interior ·Abandono do Si Mesmo



CHUVA DE OURO (Oncidium varicosum) - flores amarelas

Abre-nos para receber e expressar o amor incondicional. Ajuda-nos a discernir sobre a qualidade real das emoções com as quais nos nutrimos, aprender a nutrir-se de amor e expressá-lo de uma maneira abundante. Favorece a liberação do vício da nutrição emocional negativa, como o vício de nutrir-se de medo, de pena, de adrenalina, e outros.

Palavras chave: Amor ·Nutrição ·Bem estar ·Alegria ·Felicidade ·Leveza ·Prosperidade ·Discernimento ·Emoções ·Atitude mental ·Abundância ·Vício ·Medo · Raiva ·Incerteza ·Insegurança ·Carência ·Negatividade ·Pessimismo ·Dificuldades ·Apegos negativos



CIPÓ DE SÃO JOÃO (Pyrostegia venusta) - flor alaranjada

Ajuda a nos validarmos baseados em nosso valor intrínseco. Em nosso Eu Sou. O Aflorar do Eu Sou. Leva-nos a contatar e expressar a alegria de ser quem somos, através de uma vigorosa explosão de nossas qualidades intrínsecas e dons criativos. Ajuda-nos a materializar medidas concretas que honrem o amor que sentimos por nós. Vitalidade para nutrir e expandir a vida e as qualidades que Somos. Ajuda a nos desvincularmos dos espelhos que não refletem nossa beleza e valor.

Palavras chave: Alegria ·Expressão ·Eu Sou ·Validação ·Dons criativos ·Manifestação ·Fogo interior ·Vigor ·Auto imagem · Auto-estima ·Criança interior ·Poder criador ·Segurança ·Resistência ·Espontaneidade ·Desânimo ·Frustração ·Depressão ·Auto desvalorização ·Sistema imunológico ·Amortecimento ·Máscaras ·Ganância ·Materialismo ·Co-dependência ·Vícios



CIPÓ ROXO (Clitória sp) - flor roxa

Restabelece o vínculo e a harmonia entre a energia sexual feminina e os ciclos da Mãe Terra, restaurando o sentimento de que a vagina é o portal da vida, da força e do amor. Possibilita uma interação receptiva, nutridora e amorosa com a terra e com a vida. Ajuda na cura das feridas emocionais provocadas por abusos e violências sexuais. Possibilita que a energia de dor, medo ou hostilidade estagnada nos órgãos sexuais femininos volte a fluir e possa contatar padrões mais elevados.

Palavras chave: Sexualidade ·Integração ·Receptividade ·Confiança ·Orgasmo ·Nutrição ·Relacionamentos ·Prazer ·Frigidez ·Abusos ·Incesto ·Violências sexuais ·Medo da vida ·Medo de agressões ·Fantasias agressivas ·Medo da sexualidade ·Sistema imunológico

COCO (Cocos nucifera) - flor creme
Através de um novo equilíbrio entre os princípios Yin e Yang traz ao corpo mental e à personalidade a capacidade de conter a nossa vida emocional, protegê-la e nutri-la, sem sufocá-la. Neste movimento, ajuda nosso corpo mental a se manter flexível, porém concentrado, focalizado e direcionado. Traz a integração e equilíbrio entre pensamento e sentimentos, atividade externa e vida interior, masculino e feminino.

Palavras chave: Focalização ·Flexibilidade ·Clareza mental ·Direcionamento ·Sensibilidade ·Integração ·Equilíbrio masculino/feminino ·Contenção ·Dar continente ·Dispersão ·Letargia mental ·Vitalidade ·Preponderância da razão sobre o sentimento ·Rigidez mental ·Embotamento ·Preguiça ·Amortecimento ·Racionalismo ·Mercúrio/Lua/Netuno/Saturno



COMETA (Oxypetalum cf. guilleminianus) - flor branca

A expansão de nossa percepção consciente em direção à multidimensionalidade do Ser e do Universo. Dá suporte à meditação. Ajuda-nos a contatar nossa herança ancestral e a refazer o vínculo com nossa família galáctica. Através desta expansão, favorece a identificação de medos e sentimentos de separação gerados pelas limitações de nossas percepções físicas de espaço e tempo. Favorece a integração entre os hemisférios cerebrais e a possibilidade de acesso e integração dos símbolos vindos de nosso inconsciente.

Palavras chave: Percepção consciente ·Multidimensionalidade ·Meditação ·Universalidade ·Sabedoria ancestral ·Limitação da forma ·Separação ·Unidade ·Sonhos ·Símbolos ·Movimento ·Lembranças ·Plenitude ·Herança galáctica



COPO DE LEITE (Zantedeschia aethiopica) - flor branca

Ajuda a purificar, suavizar e elevar a energia sexual, quando esta energia está muito bloqueada ou poluída por conceitos, preconceitos e medos. Resgata a pureza e a aceitação de nossas necessidades instintivas.

Palavras chave: Sexualidade ·Purificação ·Identidade sexual ·Aceitação ·Confusão · Ambivalência ·Ambiguidade ·Bloqueio ·Medo da Sexualidade ·Medo da identidade sexual ·Homossexualidade



DAMA DO LAGO (Aguapé) - (Eichornia azurea) - flores lilás

Ancora a Consciência Superior no corpo emocional. Traz o conforto, a compaixão, a aceitação da experiência dolorosa e a coragem para lidar com ela. Através deste movimento, a Essência Floral da Dama do Lago nos ajuda a acessar um entendimento profundo sobre o aprendizado inerente à experiência, o que possibilita sua transmutação e a regeneração emocional.

Palavras chave: Aceitação ·Compaixão ·Transmutação ·Regeneração ·Esperança ·Entendimento ·Purificação ·Dor emocional ·Desespero ·Negação ·Fuga ·Julgamento ·Revolta ·Culpa ·Aceitação da sombra ·Perda ·Situações irreversíveis

ERICA (Trembleya parviflora) flores cor de rosa

Permite que o Ego se alinhe com a energia do Eu Superior, equilibrando as oscilações entre o orgulho ou arrogância e os sentimentos de menorvalia. Resgata a Força Moral e o sentimento de dignidade inerentes ao nosso verdadeiro Ser.

Palavras chave: Dignidade ·Força Moral ·Altruísmo ·Autoridade interior ·Equilíbrio ·Orgulho ·Ambição ·Menorvalia ·Auto imagem ·Auto estima ·Liderança positiva ·Carisma ·Eu inferior ·Máscara ·Egotismo ·Poder ·Materialismo ·Auto engrandecimento



ERVILHA LILÁS (Vigna peduncularis ) - flor lilás e branca

Reacende em nossos corações a percepção consciente de que nossa Fonte está brilhando aqui e agora, aonde nós estamos, através de nós. Traz alívio para a nostalgia e para o sentimento de que parte de nós está perdida em um outro mundo longínquo e inatingível. Esta reconexão é de grande auxílio no processo de cura da dependência, medo do abandono e possessividade, quando projetamos o nosso brilho e beleza em outras pessoas ou funções.

Palavras chave: Fonte ·Luz ·Ser ·Pertencer ·Poder pessoal ·Enraizamento ·Integridade ·Estrela ·Separação ·Nostalgia ·Transcendência ·Alienação ·Saudades ·Incompletude ·Co-dependência ·Relacionamentos ·Dependência ·Projeção ·Vício ·Desapego ·Possessividade ·Perdas ·Medo da perda ·Medo do abandono

FRÉSIA (Frésia spp) - flores creme

Com um toque de suavidade, o amor incondicional vem nos abraçando, nos flexibilizando e possibilitando o aflorar de uma maior leveza e tolerância. Ajuda a descristalizar as marcas da irritabilidade, rigidez e intolerância em nossos corpos físico, emocional e mental.

Palavras chave: Amor ·Suavidade ·Leveza ·Flexibilidade ·Tolerância ·Relacionamentos ·Crítica ·Irritabilidade ·Intolerância ·Rigidez ·Tensão ·Julgamento

FRUTA DE LOBO (Juá-Bravo) - (Solanum viarum) - flor roxa

Ajuda-nos a soltar o apego à história de dor, violência, agressividade ou abuso. Favorece a aceitação da experiência vivida ao mesmo tempo em que fortalece o impulso de soltá-la, de deixar que ela se desprenda sem julgamentos e seja levada pelas águas da vida, criando um espaço para vivências mais harmoniosas, leves e amorosas.

Palavras chave: Aceitação ·Regeneração ·Desapegar-se ·Padrões ·Passado ·Traumas ·Julgamento ·Violência ·Mudança de padrão ·Mudança de script ·Agressividade ·Raiva ·Terapia de Vidas Passadas ·Abuso ·Regressão



GITIRANA ( Jacquemontia spp) - flor azul

Ajuda a soltar de nosso coração os ressentimentos e mágoas ligados a velhas situações do passado. Nos ensina a soltar os sentimentos negativos criando espaço em nossa psique para renascer com mais alegria e prosperidade, o que não acontece quando ficamos guardando ressentimentos e detritos emocionais que nos aprisionam em padrões repetitivos e dolorosos.
Palavras chave: Liberação - Entrega - Limpeza - Purificação - Passado - Ressentimentos - Apegos negativos - Detritos emocionais - Lixo psíquico - Morte - Renascimento - Kali - Prosperidade - Sistema imunológico



GRAVATÁ (Quesnélia sp) - flor violeta

Proteção e fortalecimento do chacra Sacral. Ajuda-nos a diferenciar e estabelecer limites claros entre os nossos desejos e os desejos e vontades do outro. Autoproteção contra invasões psíquicas de cunho sexual que drenam a nossa energia e ferem ao nosso livre arbítrio Restauração do corpo etérico na região sacral, quando este foi rompido em conseqüência de violências psíquicas, físicas e/ou sexuais.

Palavras chave: Proteção ·Desejo ·Vitalidade ·Direcionamento ·Vontade ·Poder pessoal ·Regeneração ·Limites ·Sexualidade ·Relacionamentos ·Livre escolha ·Violência ·Abuso ·Co-dependência ·Vampirismo sexual ·Obsessão ·Desvitalização ·Masturbação compulsiva

HIBISCO ROSA ( Hibiscus rosa-sinensis) - flor rosa

Trazendo de volta o sentido do sagrado, a sacralidade da sexualidade feminina. Integração da sexualidade e espiritualidade no coração. Traz a aceitação da sensualidade como parte integrante da experiência do espírito na matéria, e a pureza como força motriz do amor. Re-sincroniza a sexualidade feminina e masculina com a Lei Maior.

Palavras chave: Sexualidade ·Sensualidade ·Sagrado ·Espiritualidade ·Leveza ·Feminino ·Pureza ·Integração ·Lei ·Ágape ·Eros ·Desabrochar ·Abuso ·Paixão ·Instintos ·Intimidade ·Relacionamento ·Trauma ·Eu inferior ·Desejo ·Extra conjugal ·Promiscuidade

IPÊ AMARELO (Tabebuia chrysotricha) - flor amarela

O redespertar e a potencialização dos recursos interiores necessários para a regeneração e o renascimento. Traz a capacidade de acessar e vivenciar plenamente aos ciclos naturais da vida: nascer, florescer, frutificar, morrer, renascer. Mobiliza a esperança, vitalidade e força necessárias para a recuperação mental, emocional ou física, após choques, traumas ou exaustão gerada por longos períodos de esforço excessivo.

Palavras chave: Vitalidade ·Renascimento ·Regeneração ·Energia vital ·Recuperação ·Ânimo ·Perdas ·Processos de cura ·Depressão ·Sistema Imunologico ·Desânimo ·Recomeços ·Fim de ciclos ·Motivação ·Exaustão ·Stress ·Fadiga ·Força interior ·Tônico ·Desvitalização



IRIS (Neomarica sp) - flor violeta

Reconecta-nos com nosso propósito de vida. Facilita a percepção consciente de nossas qualidades, aptidões e dons, e através do prazer em expressá-los, fortalece a motivação para que possamos manifestá-los em nosso cotidiano, fazendo de nossa vida uma criação plena de prazer, propósito e beleza. Uma obra de arte.

Palavras chave: Propósito de vida ·Orientação ·Motivação ·Dons ·Vocação ·Entusiasmo ·Leveza ·Criatividade ·Infância ·Adolescência ·Desinteresse ·Falta de direcionamento ·Transição ·Sentido de vida



JUREMA (Mimosa hostilis) - flores brancas

Proteção espiritual. Mobiliza o nosso Guerreiro Sagrado. Restaura a nossa capacidade de definir e manter protegidos os limites de nossos corpos energéticos. Ajuda-nos a colocar e manter limites claros em nossos relacionamentos, de uma maneira saudável e equilibrada, evitando invasões de nosso espaço material, emocional ou psíquico. Facilita o transito seguro em direção a estados alterados de consciência e percepção.

Palavras chave: Guerreiro ·Paz ·Proteção ·Limites ·Espaço interior ·Consciência ·Corpos energéticos ·Integridade ·Templo interior ·Assertividade ·Relacionamentos ·Mediunidade ·Sagrado ·Canalização ·Estados alterados de consciência ·Invasões ·Ataques psíquicos ·Limites saudáveis ·Desintegração do Eu

LÍRIO DO BREJO (Hedychium coronarium) - flores brancas

Proteção e purificação espiritual. Permite o acesso à Consciência Espiritual mais elevada para que possamos lidar com nossas sombras sem temê-las, rejeitá-las ou nos identificarmos com elas. Ancora o amor e a inocência necessárias para confrontar aos monstros e demônios que habitam nosso inconsciente sem nos contaminarmos pelo medo. Ajuda na meditação e na elevação de nossos padrões de consciência.

Palavras chave: Proteção ·Purificação ·Elevação ·Pureza ·Meditação ·Consciência ·Eu Superior ·Pânico ·Luz ·Sombra ·Trevas ·Força do amor ·Inocência ·Inconsciente ·Sonhos ·Meditação ·Viagem astral ·Medos arquetípicos

MACAMBIRA (Bromélia laciniosa) - flor lilás e branca

Traz movimento à energia da kundalini, purificando aos nossos chacras e propagando através deles os sentimentos de unidade. Traz a energia, a vitalidade e a consciência do amor universal necessárias para que o nosso guerreiro da paz redesperte.

Palavras chave: Paz ·Harmonia ·Purificação ·Unidade ·Amor incondicional ·Kundalini ·Alinhamento de chacras ·Vitalidade ·Guerreiro da Paz ·Evolução ·Crescimento ·Pacificação ·Eu inferior · Desarmonia ·Violência ·Agressividade ·Materialismo ·Bloqueio ·Sombra ·Movimento ·Energia ·Pessimismo ·Angústia



MACELINHA (Achyrocline satureoides) - flor amarela

O alinhamento do Ego com o Eu Superior que ajuda-nos a abrir mão do controle e se render a esta orientação superior. O resgate ou fortalecimento desse vínculo permite-nos transcender as crenças, identificações e imagens limitadoras ou empobrecedoras sobre nós mesmos, construídas pelo Ego em resposta a experiências negativas ou dificuldades do passado. Quando estamos alinhados com nosso Eu Superior, sabemos que temos todos os elementos e a possibilidade para lidar positivamente com os desafios de nosso cotidiano.

Palavras chave: Abundância ·Plenitude ·Entrega ·Rendição ·Liberdade ·Auto-imagem ·Percepção consciente de si ·Ego ·Prisão mental ·Crenças ·Preocupação ·Auto limitação ·Medo da derrota ·Sentimentos de incapacidade ·Condicionamento ·Limitação · Insônia ·Resistência

MANACÁ CHEIROSO (Brunfelsia uniflora) - flores violeta, lilás e brancas

Mobiliza a sabedoria e compaixão necessárias para encerrar ciclos de aprendizado através do desapego e da transmutação alquímica dos sentimentos de medo, dor e hostilidade relacionados àquele ciclo. Ajuda a desbloquear nos corpos físico e emocional os resíduos não processados de experiências traumáticas do passado, para que possam ser liberados através de uma atitude compassiva e desapegada.

Palavras chave: Encerramento de ciclos ·Alquimia interior ·Transmutação ·Perdão ·Desapego ·Compaixão ·Passado ·Sabedoria ·Purificação ·Aprendizado ·Repetição ·Libertação ·Maturidade ·Carma ·Evolução ·Ressentimento ·Rancor ·Medos decorrentes do passado ·Próximo ciclo ·Terceira idade ·Culpa ·Violência ·Abuso

MANACÁ DA SERRA (Tibouchina mutabilis) - flores roxa, lilás e rosa

Abre nosso coração para a percepção de que somos uma fonte de amor inesgotável. Favorece a atitude de vivenciar e expressar o amor pelo simples prazer de estar sendo canal da expressão do amor. Mobiliza a nossa generosidade, a alegria de servir e dar de uma maneira incondicional e a confiança na generosidade da vida. Este movimento favorece a cura do ímpeto de dar para garantir que vamos receber algo, dissolve a ilusão da carência, o sentimento de carência, o medo de faltar, a desconfiança, a ganância e o egoísmo.

Palavras chave: Generosidade ·Abundância ·Amor incondicional ·Prosperidade ·Relacionamentos ·Serviço ·Desapego ·Alegria ·Confiança ·Medo de faltar ·Frustração ·Manipulação ·Desconfiança ·Carência ·Eu inferior ·Rejeição ·Criança interior ·Avareza ·Egoísmo

MANDACARÚ (Cereus jamacarú) - flor branca

Traz a força, a resistência e a persistência necessárias para lidar com as circunstâncias difíceis da vida, crises e restrições sem perder a fé, a coragem e a gratidão. Ajuda-nos a lidar com a restrição, extraindo o máximo do mínimo e mantendo a força, a esperança e a consciência focalizada positivamente.

Palavras Chave: Resistência ·Força interior ·Vontade ·Dignidade ·Fé ·Coragem ·Gratidão ·Sabedoria ·Esperança ·Desafios ·Dificuldades ·Crises ·Restrições ·Desânimo ·Desespero ·Fortalecimento ·Aceitação da realidade ·Responsabilidad

MARACUJÁ (Maracujá da Montanha) (Passiflore giberti ) - flor branca e lilás

Abertura dos chacras superiores para acessar e ancorar o Espírito da Compaixão. Abertura de portais dimensionais que só podem ser desvelados através da Compaixão. Através da conexão com a Essência amorosa e compassiva da Consciência Crística, ajuda-nos a perceber os caminhos da luz e definir os próximos passos em nossos processos internos e em nossa caminhada rumo à evolução. Transmutação do amor humano em amor universal.

Palavras chave: Movimento ·Conexão superior ·Guiança espiritual ·Amor incondicional ·Amor universal ·Consciência Crística ·Disponibilidade ·Doação ·Compaixão ·Evolução ·Aprendizado ·Confiança ·Fé ·Hipersensibilidade ·Despertar ·Fonte ·Reino angélico ·Canalização ·Arcturos ·Pistas ·Orientação ·Dúvida ·Confusão ·Dispersão ·Distorções do amor humano ·Ciúmes ·Posse ·Paralisia ·Desconexão ·Medo ·Involução

MUSGO (Sphagnum sp)
Resgata a nossa Inocência Original, através da cura de nossa conexão e vínculo com o Feminino, com o Materno Profundo, devolvendo à nossa Criança Interior a confiança na Vida que nos envolve, a possibilidade de se deleitar com a vida, nutrir e ser nutrida e vivenciar o Amor que ela É. Quando esta conexão está permeada por um sentimento de abandono, rejeição ou traição instalados na fase intra-uterina ou primeiros meses de vida, tendemos a vivenciar um estado de medo irracional, impossibilidade de confiar, e um grande sentimento de vulnerabilidade instalado em nossa Criança Interior.

Palavras chave: Inocência ·Deleite ·Fé ·Nutrição ·Proteção ·Feminino ·Confiança ·Mãe ·Materno ·Maternal ·Fertilidade ·Vulnerabilidade ·Traição ·Abandono ·Rejeição ·Medo ·Infância ·Criança interior ·Parto ·Núcleos psicóticos ·Regressão e renascimento

NENÚFAR AZUL (Nymphaea capensis) - flor azul claro

Abre o coração para a Consciência Superior, integrando-a em nossos corpos mental e emocional e favorecendo sua expressão em nossa vida através de um desejo consciente de Ser Paz. Esta conexão facilita a libertação do estado hipnótico de identificação com nossas dores e conflitos, o distanciamento, o perdão e/ou a possibilidade de lidar desapegadamente com estes conflitos, sem submergir em um turbilhão emocional. Favorece o deslocamento de nossa percepção para a posição do Eu Observador

Palavras chave: Paz ·Compaixão ·Amor ·Desapego ·Centramento ·Perdas ·Entendimento ·Eu observador ·Estabilidade ·Distanciamento ·Perdão ·Conflito ·Confusão ·Estabilidade -Astralidade ·Desespero ·Desorientação ·Intensidade ·Ressentimento ·Turbilhão

ORQUÍDEA DO CARDOSO (Epidendrum ibacuense) - flor alaranjada e amarela

Focaliza e direciona a vontade para concretizar nossos objetivos com uma determinação clara, suave e flexível, sintonizada e respeitadora dos espaços, necessidades, ciclos e ritmos nossos, das pessoas e da vida que nos cerca.

Palavras chave: Determinação ·Suavidade ·Flexibilidade ·Cooperação ·Maleabilidade ·Concretização ·Focalização ·Grupos ·Trabalho ·Assertividade amorosa ·Dispersão ·Agressividade ·Competitividade ·“Passar o trator”



ORQUÍDEA VIOLETA (Zygopetalum intermedium) - flor violeta

Reconecta nosso masculino primitivo com as forças nutridoras da Mãe Terra. Ajuda-o a se abrir para ser amado, nutrido e confortado. Traz de volta o sentimento de pertencer, a sensitividade, a doçura e uma profunda harmonia com a natureza e com todos os seres vivos. Ajuda a transmutar as sombras provenientes do medo da energia animal que existe em todos nós.

Palavras chave: Masculino ·Proteção ·Nutrição ·Doçura ·Leveza ·Harmonia ·Luz ·Sexualidade ·Prazer ·Integração amor/sexualidade ·Hostilidade ·Selvagem ·Primitivo ·Agressividade ·Sado-masoquismo ·Predador ·Insensibilidade ·Distúrbios sexuais ·Bloqueios energéticos ·Eu inferior

PAINEIRA (Schorizia speciosa) - flores cor de rosa

Restabelece um vínculo com o amor, o aconchego e a proteção da Grande Mãe, para que nossa Criança Interior sinta-se segura para desabrochar e expressar o melhor de si no aqui e agora, em uma tonalidade de paz, suavidade e harmonia com a Vida que nos cerca. Esta conexão com a Mãe interior permite-nos tirar nosso foco das dores, medos e conflitos do passado e vivenciar um sentimento de conforto no aqui e agora.

Palavras chave: Proteção ·Paz ·Amor ·Segurança ·Mãe ·Face Feminina do Divino ·Nutrição ·Confiança ·Felicidade ·Vida em família ·Relacionamentos ·Comunidade ·Alma ·Leveza ·Criatividade ·Inocência ·Limpeza ·Medo ·Impaciência ·Agressividade ·Ressentimento ·Isolamento ·Solidão ·Tristeza ·Estar na defesa ·Criança Interior

PALMA ROSA (Gladíolus sp) - flor cor de rosa

Reconciliação entre o masculino e o feminino. Resgate da inocência, que foi maculada no relacionamento com o sexo oposto. Ajuda a curar a relação de medo e desconfiança entre o Feminino e o Masculino Interior, quando houve violência ou abuso. Ajuda a superar a expectativa de uma nova agressão, projetada em todos os indivíduos do sexo oposto, quando houve um trauma de violência ou abuso no passado.

Palavras chave: Integração masculino/feminino ·Amor incondicional ·Inocência ·Passado ·Relacionamentos ·Pureza ·Trauma ·Violência ·Abuso ·Medo do masculino ·Separação ·Violência sexual



PLUMA JAPONESA - inflorescência magenta

Dissolve as cristalizações de dor e tristeza geradas pela frustração, perda ou rejeição no passado, responsáveis pelo medo de se abrir de novo para receber o amor. Ajuda a restaurar os circuitos da circulação energética vertical. Restaura o espaço interno para o dar e receber afeto.

Palavras chave: Alegria ·Abertura afetiva ·Sentimentos ·Relacionamentos ·Troca amorosa ·Perdão ·Compartilhar ·Envolvimento ·Intimidade ·Solidão ·Tristeza ·Frustração ·Medo de amar ·Sofrimento emocional ·Perdas ·Abandono ·Rejeição ·Cristalização da dor ·Congelamento ·Frieza ·Defesa ·Baixa circulação energética ·Decepção ·Respiração ·Catarse ·Purificação ·Limpeza ·Abuso ·Sistema imunológico ·Regeneração

PRIMAVERA (Bouganvilea spp) - Brácteas rosa forte e flor branca

Regenera a nossa base emocional através do amor incondicional, libertando um imenso manancial de vitalidade que estava canalizado para conter e suprimir a dor gerada pela ausência de amor, indiferença ou hostilidade em nosso passado. Ajuda a nos libertarmos através do amor incondicional e da compaixão de heranças negativas recebidas de nossos antepassados.

Palavras chave: Vitalidade ·Energia ·Amor incondicional ·Compaixão ·Vigor ·Regeneração ·Supressão ·Máscara ·Dor ·Aridez ·Indiferença ·Hostilidade ·Desvitalização ·Depressão ·Desânimo ·Desamor ·Passado ·Carma familiar ·Antepassados

QUARESMEIRA ROSA (Tibouchina granulosa) - flores cor de rosa

Ajuda a superar os sentimentos de separação, julgamento e hostilidade em nossos relacionamentos. Não sentir-se a priori ameaçado e desconfiado no primeiro contato com o outro. Abre o coração para a lembrança da unidade, o sentimento de que somos um e para o amor incondicional que se dispõe a perdoar e a recomeçar.

Palavras chave: Paz ·Unidade ·Amor incondicional ·Limpeza do coração ·Relacionamentos ·Grupos ·Sociabilidade ·Expansão do coração ·Fraternidade ·Criança interior ·Desconfiança ·Separatividade ·Hostilidade ·Conflitos ·Perdão ·Julgamento ·Preconceito

QUARESMEIRA ROXA (Tibouchina granulosa) - flores roxas

Ajuda a olharmos para nós mesmos e para a nossa história com o amor e compaixão da Face Feminina de nosso Ser Divino Interior. Traz a coragem de confrontar nossa sombra sem perder de vista a nossa luz e beleza; perdoar-se permitindo a morte da auto-imagem limitadora construída para ocultar a culpa, a dor e o medo gerados pelos erros do passado. Neste movimento, podem aflorar de uma maneira suave e amorosa, lembranças perdidas de situações traumáticas de nossa infância onde a culpa se cristalizou. Favorece a celebração do nascimento de um novo ser alicerçado na compaixão, auto-aceitação, confiança e cooperação entre nossa Alma e nosso Ego.

Palavras chave: Auto-aceitação ·Compaixão ·Perdão ·Amor ·Morte e renascimento ·Transmutação ·Prosperidade ·Julgamento ·Culpa ·Autopunição ·Prosperidade ·Libertação ·Padrões ·Auto-boicote ·Medo do castigo ·Frustração ·Desencorajamento ·Criança interior ·Eu inferior

RAPOSA (Ruellia spp) - flor vermelha

Ajuda-nos a romper com os mecanismos de negação e resistência. Traz abertura para ver o que É, ouvir às orientações que vem de nosso Eu Superior e aprender com as experiências, sem resistir ao novo. Ajuda a superar a teimosia, agressividade e irritabilidade com o outro decorrentes destes processos de resistência e negação.

Palavras chave: Abertura ·Maleabilidade ·Flexibilidade ·Conexão ·Expressão ·Criatividade ·Vitalidade mental ·Aprendizado ·Inteligência desperta ·Elaboração ·Síntese ·Foco ·Bloqueio mental ·Bloqueio emocional ·Resistência ·Negação ·Teimosia ·Irritabilidade ·Agressividade ·Negação maníaca



ROSINHA BRANCA flor branca

Ancoramento do Espírito e da alma no corpo físico, no aqui e agora, com a leveza alegria e inocência da Criança Crística. Ensina-nos que é possível o equilíbrio e a superação das heranças do passado que trazem dores e incertezas, através da integração da personalidade o Ser Real que nós somos: -vivendo no tempo real, aqui e agora, e nos relacionando com o que é Verdadeiro. Propicia o redespertar da esperança e a libertação dos caminhos ilusórios através do ancoramento da Consciência e dos Valores do nosso Ser Real.

Palavras chave: Ancoramento ·Plenitude ·Consciência Superior ·Guiança ·Rumo-estar presente ·Verdade ·Confiança ·Alegria ·Integração ·Desesperança ·Maia ·Ilusão ·Tempo ·Matéria ·Falsas emoções ·Caminhos ilusórios ·Desalento ·Amortecimento ·Sonambulismo

SERRALHA (Sonchus oleraceus) - flor amarela

Traz a capacidade de lidar com os obstáculos e desafios da vida sem superdimensioná-los, com fé, coragem, confiança e determinação. Ajuda-nos a superar o medo do novo e do desconhecido que muitas vezes se apresentam como a única possibilidade de superar a estes obstáculos e desafios. Estas qualidades tornam-se necessárias durante um processo de mudanças e transformações, para que não fiquemos desanimados, pessimistas, deprimidos, impotentes, paralisados ou com a tendência a desistir de nossas metas.

Palavras chave: ·Desafios ·Coragem ·Confiança ·Fé ·Determinação ·Otimismo ·Perseverança ·Persistência ·Pessimismo ·Crise econômica ·Desafio ·Mercado de trabalho ·Obstáculo ·Medo ·Próximo passo ·Resistência ·Recuo ·Desânimo ·Desencorajamento ·Depressão ·Impotência

URTIGA DO AGRESTE (Cnidoscolus spp) - flor branca

Através da compaixão para conosco, vem nos ensinando que: não importa qual tenha sido o nosso erro, sempre existe a possibilidade de resgatá-lo de uma maneira amorosa e gentil. Podemos escolher o caminho do amor para lidar com nossas imperfeições, ao invés de escolher o caminho da expiação e da dor.

Palavras chave: Compaixão ·Misericórdia ·Perdão ·Resgate ·Amor ·Caminhos ·Escolhas ·Mudança ·Transmutação ·Dor ·Expiação ·Crime e castigo ·Erro ·Punição ·Auto punição ·Culpa ·Sofrimento ·Carma ·Repetição ·Libertação ·Alquimia

UVIRA (Thespesia populnea acutiloba) - flor amarela

O equilíbrio entre a Consciência solar e lunar, que permite que não fiquemos hipnotizados ou aprisionados em nossas imersões pelos caminhos do inconsciente. Permite que os conteúdos do inconsciente acessados possam ser resgatados e integrados pela consciência solar.

Palavras chave: Criatividade ·Entusiasmo ·Introspeção ·Mergulho interior ·Vida psíquica desconectada do mundo físico ·Perséfone ·Foco ·Depressão ·Troca do dia pela noite ·Capacidade produtiva ·Síntese ·Inconsciente ·Sonhar acordado ·Integração mente consciente e inconsciente ·Exaustão psíquica ·Experiências astrais ·Personalidades lunares ·Fantasia ·Letargia ·Procrastinação

VIUVINHA (São Miguel) (Petrea volubilis)

Proteção espiritual e emocional. Ajuda-nos a manter a identidade de nosso corpo energético e a nele ancorar a força de nossa Essência. Protege-nos de ligações energéticas, emocionais ou mentais orientadas pelo direito de posse. Ajuda na remoção de cordões energéticos não desejados, abusivos ou destrutivos. Ajuda-nos a trabalharmos a autonomia, o respeito pelo caminho individual de cada um, o respeito pela integridade energética própria e pela do outro.

Palavras chave: Proteção ·Poder pessoal ·Identidade ·Integridade ·Força ·Vínculos energéticos ·Relacionamentos ·Passado ·Presente ·Posse ·Desentrelaçar de corpos energéticos ·Vínculos de posse ·Obsessão ·Trocas de energia ·Vampirismo ·Magia ·Liberdade ·Libertação

ESSÊNCIAS FLORAIS e sua rede de Revendedores:

ESSÊNCIAS FLORAIS: Rua Álvaro Rodrigues, 416 casa 1 - São Paulo/SP
Telefone(s)/fax: (11) 5531-7518 / 5542-1032
5041-6063 / 5097-9602
e-mail: info@essenciasflorais.com.br
site: www.essenciasflorais.com.br

http://www.filhasdegaia.com/

domingo, outubro 10, 2010

Desapego, Liberação e Entrega

Tania Resende
www.animamundhy.com.br

Desapego, Liberação e Entrega / Reflexões!
Por Tania Resende

Muito se fala em desapego. Muito se fala em liberar. Muito se fala em entrega. Porém, fala-se nesses temas como se fossem aspectos independentes uns dos outros. Na prática não há como separá-los. Não há como desapegar-se, sem liberar. Não há como entregar, sem desapegar e liberar.

Fala-se em desapego como um pré-requisito na evolução espiritual, mas em minha experiência como psicoterapeuta, vejo que o desapego é um pré-requisito para o equilíbrio emocional e mental também! É um pré-requisito para a evolução profissional e ainda um pré-requisito para a realização plena do Ser!
E ainda é preciso entender o desapego em seu conceito completo, pois há entre os espiritualistas a idéia de que para evoluir é preciso desapegar-se dos bens materiais. Porém, desapego vai muito além, e ainda digo que o desapego material é apenas uma ponta do iceberg, não tendo tanta importância quanto se pensa! Somos muito mais que simples matéria!

O apego está relacionado ao agarrar-se. Agarramos-nos a uma idéia, a um desejo, nos agarramos a hábitos e atitudes, nos agarramos a pessoas, a objetos,..., nos agarramos a situações! Nos agarramos a medos!
Esse agarrar-se nos prende. Esse agarrar-se nos coloca presos ao passado. E com isso tendemos a repetir sempre as mesmas vivências e experiências. Impedimos o fluxo natural de energia, impedimos que a vida flua. Impedimos que nossa mente nos traga soluções novas e criativas. O agarrar-se nos coloca fora da grande aventura de coletar experiências para nosso crescimento. O agarrar-se nos preenche de toxinas e de coisas velhas, que já não nos servem mais. E isto vale para todos os aspectos de nosso ser.
Agarrar-se a um pensamento cria toxinas mentais. Agarrar-se a uma emoção cria toxinas emocionais, agarrar-se a objetos e a pessoas cria prisão de ventre!
Por mais estranho que possa parecer, é preciso que nos olhemos como um holograma! Nosso corpo reflete nossas atitudes e pensamentos. E nossa realidade reflete aquilo que temos dentro de todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Cada parte do nosso corpo possui seu correlato emocional e mental.

O intestino é a víscera responsável pela liberação das toxinas, das substâncias e elementos que nosso organismo não utilizou e considerou lixo. Portanto, é natural pensar que os intestinos devem funcionar liberando diariamente esse "lixo". Quando o intestino prende (agarra), ficamos tão "entupidos" a ponto de não conseguirmos ingerir mais nada, nossa digestão fica lenta! Já observaram isso?

A medicina chinesa faz uma relação da constipação intestinal com o bloqueio mental. A mente fica tão cheia de pensamentos que não há como entrar mais nada! Rigidez mental e apego em pensamentos impedem o fluir da criatividade e do novo na vida.

Assim no corpo, assim na vida! E vice-versa!

Por mais que possa parecer estranho, é assim que funciona. Quando nos congestionamos de toxinas, de situações, de objetos,..., acabamos por ficar tão lotados que não há mais espaço para o novo. E nos colocamos dentro de um movimento repetitivo, manifestamos sempre as mesmas atitudes, vivemos sempre as mesmas situações, sentimos sempre as mesmas mágoas, as mesmas culpas, as mesmas emoções,..., repetimos sempre os mesmos problemas físicos!

O nosso corpo nos traz a mensagem: Liberar! Nosso corpo nos diz que o natural é liberar. Nosso corpo nos diz que a saúde perfeita passa pela liberação do lixo, das toxinas, daquilo que já está velho, inútil e não há mais como usar ou reaproveitar!

E porque deveria ser diferente em outros aspectos da vida?
O fluxo do Universo é o eterno fluir. O fluxo do nosso corpo é um eterno movimento de entradas e saídas. E, no entanto, nos desviamos da nossa natureza quando nos apegamos ou nos agarramos!
É preciso liberar. E liberar significa deixar sair, soltar.

Para nosso equilíbrio perfeito é preciso deixar ir velhas emoções, velhos padrões,... É preciso deixar ir todos os aspectos que já não servem mais ao Ser!

Ao liberar nos colocamos no momento presente, com todas as oportunidades que o momento nos traz! Quando liberamos o velho, nos entregamos ao novo!
Ao liberar, soltamos aquilo a que estávamos nos agarrando. Nos tornamos livres! E a liberação nos leva a idéia da entrega.

Não há entrega se não houver desapego e liberação! Entrega também envolve o soltar-se, porém envolve principalmente confiar no processo.

Ao "entregar", nós nos rendemos ao fluxo natural da vida! Saímos do controle e simplesmente nos soltamos!

No momento da entrega, permitimos que o Eu Superior atue, trazendo a manifestação da Perfeição! Então, é preciso confiar no Eu Superior, na Divindade interna e acreditar que o Eu Superior não vem para nos castigar ou para nos trazer algo ruim!

E há uma crença de que entregar-se é ruim! O que você pensa quando alguém te diz: -"Entregue nas mãos de Deus"!

Normalmente se pensa que a situação já está perdida, o doente não tem mais jeito e vai morrer,... e assim uma série de medos e pensamentos ruins nos vem á mente!

Há que confiar. Confiar na Perfeição inerente ao Ser, e na tendência do Universo (interno e externo) de manifestar sempre o equilíbrio e harmonia!

Quando confiamos, não há porque agarrar-se nem mesmo á bens materiais que já não nos servem mais! Porque eles também estarão submetidos ás Leis Universais de fluxo contínuo! Eles já estão lá, presentes. E nada nos faltará!

Há que modificar (liberar) velhas crenças!

Sendo assim, eu os deixo com algumas questões para reflexão:

1. A que você está se agarrando?
2. Já pensou no que aconteceria se você soltasse?

Feliz reflexões!

Tania Resende

Tania Resende é psicoterapeuta desde 1984. Atua em terapias vibracionais desde 1983. Tem como foco principal de trabalho a liberação e equilíbrio das emoções, pensamentos e padrões que limitam o Ser! É canal da Grande Fraternidade Branca. É diretora do Anima Mundhy - Terapias Holísticas.
www.animamundhy.com.br

quarta-feira, outubro 06, 2010

Como a Psicoterapia Psicodramática trata a Fibromialgia?

FIBROMIALGIA

O que é Fibromialgia?

Fibromialgia (M 79.0 - CID 10) significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões). É considerada uma síndrome porque abrange um conjunto de sinais e sintomas que podem ocorrer simultaneamente em diferentes doenças. É freqüentemente confundida e pouco entendida já que vários de seus sintomas podem ser encontrados em outras doenças.

A dor é o principal fator que leva o paciente a procurar cuidados médicos. A dor em fibromialgia tem sido descrita de várias maneiras: pontada, ardência, queimação, rigidez, fisgadas, incômodo, sensação de peso, entre outras.

O paciente apresenta dificuldade na localização precisa do processo doloroso. Alguns têm a impressão de que ela ocorre nos músculos, outros nas articulações, enquanto uma parte relata que a dor se localiza nos ossos ou "nervos".

Uma grande parte destes pacientes se queixa de dor difusa, que pode variar com a hora do dia, tipo de atividade, clima, padrão de sono e estresse.

Acomete principalmente a pacientes do sexo feminino, na proporção de oito mulheres, para cada homem, com um pico de incidência entre os 30 e os 50 anos de idade, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e indivíduos mais idosos, independentemente da classe social ou raça a que pertence.

Quais são os sintomas da Fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome complexa que se caracteriza pela existência de dores generalizadas, pelo cansaço externo e perturbação do sono, estes fatores estão por vezes associados a outros sintomas, traduzindo-se numa condição física debilitante e crônica, que tem como conseqüência a diminuição da produtividade e da qualidade de vida.

Sintomas associados:

* Fadiga: os pacientes queixam-se de uma grande perda de energia física e mental, resultante de pouca ou nenhuma atividade física. Algumas vezes a fadiga é um problema maior do que a dor.
* Sono: alteração do sono, tanto na qualidade do sono, sono leve, sono agitado e partido, como outros distúrbios do sono, incluindo apnéia, mioclonia e síndrome da perna cansada são também comuns, não possibilitando o descanso necessário. Os pacientes queixam-se que acordam mais cansados do que quando se deitaram.
* Rigidez matinal: a rigidez matinal é de curta duração, causando por vezes desânimo para realizar as tarefas matinais.
* Sensação de edema e/ou formigamento nos membros superiores e inferiores.
* Dor de cabeça crônica.
* Dificuldades de memória, causando um prejuízo na lógica do pensamento.
* Mentais e cerebrais: aparece quase sempre depressão e ansiedade, associada a estas os sentimentos de culpa, inadequação e impotência. Alterações de humor são freqüentes. Falta de concentração, visão nublada ou vista cansada, irritabilidade.
* Músculo-esqueléticos: dor aguda generalizada, entorpecimento dos músculos, tendões e ligamentos. As dores podem variar de intensidade e de forma, podendo existir vários tipos de dor (dor aguda, dor contínua que muda de intensidade, dores que mudam de lugar no corpo, sensação que os músculos se movem sozinhos, dificuldade em engolir e dor na articulação temporo-mandibular, dor no peito). Fraqueza muscular e por vezes a sensação de que impulsos elétricos estão a atravessar o corpo.
* Dérmicos e cutâneos: sensação de que existe algo a andar na pele, coceira, erupções cutâneas e por vezes inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés.
* Gastrintestinais: problemas intestinais, Síndrome do Cólon Irritável que inclui gases, dores, constipação e/ou diarréia.
* Sintomas relativos aos órgãos genitais e urinários: sensação de irritação nos lábios vaginais, dores na vulva, dores vaginais, aumento das dores menstruais e uterinas, dor durante o ato sexual, infecções urinárias freqüentes e sensação de precisar urinar frequentemente.
* Outros sintomas associados: congestão nasal excessiva, unhas e cabelo quebradiço, sabor amargo e/ou metálico na boca, sensação de boca seca, zumbido nos ouvidos e grande sensibilidade ao frio.

Quais são as causas da Fibromialgia?

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, embora várias teorias tentem encontrar uma origem para a dor, muitas pesquisas procuram dados para caracterizá-la como doença.

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

Fatores de risco:

ü Falta de condicionamento físico: o sedentarismo é apontado como o principal fator de risco, já que pouquíssimos atletas desenvolvem fibromialgia.
ü Mudanças hormonais como incidência de fibromialgia são maiores em mulheres que estão entrando na menopausa: os pesquisadores suspeitam que as mudanças hormonais estejam entre os fatores que desencadeiam a doença.
ü Estresse e traumas emocionais.
ü Doenças infecciosas: há vários relatos de pacientes que desenvolveram fibromialgia depois de serem acometidos por doenças infecciosas.
ü Hereditariedade: filhos de fibromialgicos têm mais chances de desenvolver a doença, mas os pesquisadores não sabem se o fator de risco é o estilo de vida da família ou a genética.

Como diagnosticar a Fibromialgia?

Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

A fibromialgia tem sido referida como um estado invisível, tendo em conta a inexistência de exame laboratorial ou de imagem que consiga detectar a presença desta síndrome. Normalmente, perante a presença de sintomas de dor generalizada, o médico solicita alguns exames para descartar algum tipo de doença que acarretem estes sintomas (tais como, hipotireoidísmo, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome dolorosa mio facial), contudo poderá existir a possibilidade de ocorrerem em simultâneo.

A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea.

Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados que são extremamente sensíveis ao toque, chamados "tender points" (18 pontos dos quais a pessoa deve apresentar 11 deles para ter o diagnóstico).

Quais as pessoas predispostas à Fibromialgia?

Normalmente são pessoas que estabelecem padrões elevados, sendo que exigem muito delas próprias e de outras pessoas, tornando-se rígidas e perfeccionistas. São extremamente cautelosas, honestas, asseadas, éticas, persistentes, trabalhadoras e virtuosas.

O desgaste físico e mental para manter esta imagem social é enorme, o que acarreta stress e tensão, dois fatores inimigos e cruciais nos pacientes com fibromialgia. Geralmente estes pacientes possuem uma história de vida anterior à doença, que tem um desempenho exemplar no trabalho, tendo por vezes mais que um emprego, sentindo-se desconfortáveis nos períodos de férias, com pouco tempo dedicado ao descanso e/ou lazer e exageradamente auto confiantes.

Como tratar a Fibromialgia?

O tratamento desta síndrome, que afeta os mais variados aspectos do indivíduo, necessita de uma visão holística e um atendimento multidisciplinar. O paciente tem que ser pensado como um ser que possui uma debilitada condição física desencadeada pela perda de energia e pela dor, afetado psicologicamente, o que o torna num ser emocionalmente vulnerável e socialmente descriminado, tendo constantemente a sua credibilidade à prova, impotente diante dos limites que a doença impõe, além de outros aspectos complexos que se apresentam na dinâmica da sua relação com a doença.

O tratamento terá que ser multidisciplinar, para garantir a possibilidade do seu autoconhecimento, de informações acerca da doença, dos métodos clínicos de tratamento, e da aprendizagem de técnicas que orientem a mudança de hábitos e comportamentos que intensificam os seus sintomas.

Tipos de tratamento:

v Uso de antidepressivos tricíclicos para aumentar a vida útil da serotonina. A dosagem é menor do que para pacientes com depressão e tem efeito analgésico e de relaxante muscular.
v Uso de analgésico leve para interromper o ciclo da dor. Indicado em casos de crises agudas, tem efeito temporário.
v Exercícios físicos de baixo impacto (sobretudo caminhadas ou natação) para aumentar a produção da endorfina e melhorar a oxigenação muscular.
v Alongamento para aliviar a sensação de dor provocada pela contração muscular excessiva, comum em pacientes com fibromialgia.
v Acupuntura para reduzir a dor, melhorar a qualidade do sono, estimular a produção de serotonina e endorfina.
v Redução das situações de estresse procurando fazer pequenas pausas de descanso ao longo do dia para evitar a fadiga.
v Técnicas de relaxamento: ioga, meditação, massagem e hidroterapia (a água também ameniza a dor).
v Psicoterapia é importante para ensinar o paciente a lidar com a doença, combater a depressão e a ansiedade. Fundamental nos casos em que aparece um forte componente emocional como gatilho.

Como a Psicoterapia Psicodramática trata a Fibromialgia?

Os principais objetivos da Psicoterapia Psicodramática no tratamento da fibromialgia são:

Ø Aceitar os novos limites e valorizar a exploração das possibilidades; na psicoterapia há um processo de autoconhecimento no qual o paciente descobre recursos que até então desconhecia;
Ø Estimular a busca de realizações pessoais na arte, no trabalho, no esporte, no lazer etc.;
Ø Elevar o nível de tolerância à frustração, que geralmente é muito baixo nestes pacientes;
Ø Flexibilizar as exigências, para alívio de culpas e cobranças em relação a si e ao outro;
Ø Facilitar o desenvolvimento das relações interpessoais para que aceite a presença do outro em sua vida, permitindo partilhar, dar e receber, cooperar, visto que sempre foram tão auto-suficientes.

Vários casos são relatos onde a síndrome inicia-se após infecção, um acidente, problemas emocionais que envolvam perdas ou conflitos, levando-se a pensar em uma falha de adaptação ou incapacidade de elaborar respostas novas e adequadas aos estímulos internos e/ou externos.

A fibromialgia representa uma sensação alterada de dor, resultante das alterações sofridas por um indivíduo suscetível, proveniente do estresse causado por diversos agentes, resultando na "dor" como uma manifestação do conflito vivido internamente.

A manutenção da dor parece estar ligada diretamente ao suprimento das necessidades do indivíduo. Ou seja, pela dificuldade psíquica de lidar com o conflito vivenciado, o indivíduo deixa de querer entrar em contato com a verdadeira causa do problema, ele apresenta dificuldades para enxergar seu sofrimento, convertendo assim, a dor emocional em uma dor física.

Para o Psicodrama, o processo de transformação se dá através do desenvolvimento da espontaneidade que o indivíduo consegue quando está consigo mesmo, percebendo-se na relação EU-OUTROS.

A espontaneidade é a capacidade do ser humano responder de forma adequada e inovadora frente as "novas" e as "velhas" situações, rompendo com os modelos aprendidos e se libertando das Conservas Culturais, ou seja, aquilo que ficou cristalizado porque foi tido como certo e deve ser assim reproduzido.
A ruptura de padrões gera a evolução e o ponto desencadeador da mudança é a espontaneidade.

Fonte:

ARTHRITIS Foundation - Fibromialgia
Revista SAÚDE! É vital - junho 2003 - pág. 46 à 49.

MORENO, J.L. , Psicodrama. São Paulo: Ed. Cultrix, 1975.

WEIL, Pierre & TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala. 44ª ed., Petrópolis: Vozes, 1998.

Saskia Vasconcelos Copyright 2006 - 2010 - Criar sites by wbh

Fonte: http://www.saskiapsicodrama.com.br/Fibromialgia/index.html

segunda-feira, outubro 04, 2010

Ten Healing Crystals for Women

Ten Healing Crystals for Women
Excerpt from: A Guide to Gem and Crystal Therapy
by Karen Ryan, Crystal Energy Therapist

Crystals can be used to assist women of all ages and in all stages of
healing. The awakening of the Self to a spiritual journey is not an easy task.
It can demand much time and resources to achieve self-development and
growth. Some choose not to undertake the risks and perils of peeling off our
defenses to become fully human and alive, and to experience the full wealth of
life.

"Isis Unveiled" is a term which refers to the Egyptian goddess whose face
and form was covered with a red cloth, symbolic of the ignorance and
emotionalism that stood forever between a person and Truth. To the wise, Isis
lifts her veil, dispelling and revealing the mysteries of the Universe. The
inner journey becomes sacred to those who can withstand the intensity of full
consciousness.

Crystals have a healing role to play in this fantastic journey. Like the
mysteries of a woman's consciousness, crystals help to contain the inner
processes of "Isis Unveiled", and help to prepare the unveiling of female
consciousness through healing all levels of her being. Crystals provide
protection and give sanctuary for the deep healing a woman does within herself. I
have listed a selection of ten crystals and gemstones from a group of
forty-four that are useful in healing women and women's issues.

Amber
A "Gentle Stone". Amber is very soothing and calming to the nerves. It can
uplift a negative disposition and encourage you to take life less
seriously. It promotes fidelity in relationships. As a self-healing stone, amber
guides the emotions into a clearer mental outlook and to take greater
responsibility for one's choices in life. It is also excellent for soothing
emotions during post-operative care. See also Jade.

Amethyst
A "Master Healing Crystal". Amethyst purifies and transmutes negativity.
Amethyst provides protection and balance during transition periods. It
reduces the feeling of being victimized, giving you a spiritual perspective on
life's circumstances. The lavender-pink colour amethyst relates to the Heart
chakra, to open and lighten up a betrayed heart and to heal the sense of
loss of life and innocence. The blue-red colour amethyst promotes a deep
spiritual connection between one's self and one's life challenges, supporting
the challenge one has taken on, giving patience and calmness despite
overwhelming odds. The Chevron Amethyst (banded white and purple) helps peel off
old karmic patterns to promote self-love and the ability to get along with
others especially with one's Soul Mate or family members.

Apache Tears (transparent Obsidian)
The "Grief Stone". Apache Tears allow for tears to be shed, stimulating
emotional spontaneity and the release of barriers that prevent you from
experiencing deep sorrow. This stone is excellent for transmuting one's own
negativity under stressful situations. The Apache Tear is a dark black stone of
obsidian and when held up to the light appears transparent. However, it
has been noted that the grief one feels goes into the stone and can turn it
opaque.

Coral - Red Coral
A "Woman's Stone". Red Coral quiets the emotions and dispels feelings of
despair and despondency. It encourages a passionate energy, and stimulates
and strengthens female reproductive organs through tissue regeneration. This
stone relates well to the Spleen meridian for blood circulation, and to
purification of the kidneys and bladder. Red Coral is considered to be "The
Blood of Mother Earth" by Native Americans and is considered particularly
precious by Tibetan women for menstruation and fertility.

Garnet
The "Sex Stone". Garnet strengthens the life force and provides for the
spontaneous availability of energy when needed. This gemstone is especially
good for the restoration of victimized and abused women, helping them
reclaim lost power. It promotes regeneration of emotional energy and the
acceptance of one's thoughts and emotions. Garnet stabilizes energy devoted to
accomplishing one's purpose. It also empowers and strengthens the Root and
Navel chakras. Garnet heightens sexuality (the physical aspects) and increases
fertility.

Jade
A "Crystal of Tranquility" . Jade soothes the emotions and helps keep the
peace for community relations. It provides a sense of self-worth,
self-sufficiency and capability in dealing with any situation. Jade promotes harmony,
balance, and tranquility through emotional detachment. Jade is excellent
for recovery after an unpleasant experience (minor surgery, divorce,
funerals, loss of job). See also Amber.

Jasper
A "Nurturing Stone". Jasper makes it easier to use one's own power and to
know that it cannot be taken away. It calms aggressive energy, and
facilitates safety and protection during recovery periods (e.g., from stress,
operations, and other life traumas). Red Jasper provides lively fresh energy and
reduces feelings of being victimized. Yellow Jasper balances hormones and
protects during travel. Green Jasper restores energy and focus during
recovery from burnout.

Rose Quartz
"The Love Stone". Rose Quartz is a Master Healer and transmutes emotional
negativity at all levels. It enhances meditation and healing by harmonizing
and balancing energy fluctations. Rose Quartz embodies the expression
"Love Conquers All". It is excellent for calming the Heart and Solar Plexus
chakras after situations involving emotional upheaval, chaos, trauma, or
crisis. Rose Quartz allows love to come to the wearers who have trouble finding
love within themselves to give to either themselves or to others. This is
also a great friendship stone to give to someone you care for.

Smokey Quartz
The "Emotional Balancer Crystal". Smokey Quartz clears and transmutes
negative emotions. This crystal is an excellent stabilizer for mood swings and
grounds all kinds of negative energy. Excellent for PMS sufferers and other
cranky persons. It is an excellent crystal to use in times of stress, and
to rebuild emotional burnout by offering protection during the healing
period. Smokey Quartz reduces the fear of failure, unblocks self-limitations,
and lets you risk trying some new experiences.

Sodalite
"A Stone of Peace". Sodalite helps alleviate insomnia caused by overactive
mental chatter. It helps to dispel irrelevant thoughts, provides mental
focus, and maintains logical reasoning with regard to emotional upsets.
Sodalite promotes issues of trust, enhances companionship and the commonality of
goals with others. It is excellent for busy women who find no time for
peace, who need to relax and to restore one's mental energies. [Sodalite is
actually a "rock" composed of several types of micro-crystals. ]

A Note on How to Use Crystals for Healing
By wearing the crystals throughout the day for 21 days - preferably as a
full necklace, as a pendant, or in a small pouch at the Heart Chakra -the
vibrations of the crystals will continue to affect areas of the imbalance,
restoring a positive state where the imbalance has occurred. The effects of
crystal healing at the emotional and psychological levels are subtle, yet
are often noticed more by others than yourself!

Some Hints On Crystal Healing
Your commitment to the crystal is part of the healing process. Let the
crystal do the work for you.

It is best not to wear more than two crystals at any one time if you are
new to crystal healing, as many find the effects too distracting. The length
of time to obtain the effects desired will depend on the quality of the
crystal (size, colour, energy charge), location of wear, duration, and the
crystal's appropriateness to your healing issue. Some crystals are better
suited to the overall underlying problem than to just treat superficial
symptoms. Select your crystal with an honest outlook on the problem.

From: sylbhmagick
To: Healing_Cottege@ yahoogroups. com