Vida não é somente pensar em coisas mas fazer coisas.
Pensar e não fazer é como inspirar e esquecer de expirar.
Mas quando há equilíbrio entre pensar e fazer, conseguimos respirar. Pensar e então fazer.
Se não mantivermos esse equilíbrio problemas virão.
Um excesso de qualquer uma das duas atividades não é saudável para a alma, causa hiperventilação.
Para nos tornarmos mestres devemos simplesmente lembrar de respirar.
BK David, Theatre of the Mind
The World Renewal, May 1999
segunda-feira, março 30, 2009
sexta-feira, março 27, 2009
Animais Sagrados
"Se você falar com os animais, eles falarão com você.
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói."
[Anônimo]
Em todas as tradiçoes xamânicas os animais são vistos como arquétipos, símbolos de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós.
E como arquétipos energéticos, cada pessoa tem seu "Animal de Poder", "Animal Negro", "Animal Dourado" e seu "Animal Alado", que correspondem às características que aquela pessoa necessita desenvolver, aprender e manifestar em si, em determinado momento de sua vida.
A sabedoria existente em um animal específico, não está necessariamente ligada com sua aparência ou com os pré-conceitos e crenças criados a respeito do mesmo pelo homem, e sim pelo seu poder natural.
ANIMAL DE PODER
Todos nós possuímos apenas um. No contexto de cura do Grande Espírito ele representa nosso ego e características da nossa personalidade. As personas (máscaras) que usamos, nossas habilidades conhecidas e aquelas a que ainda não tivemos acesso.
ANIMAL NEGRO
Significa "o nosso lado negro", a única força existente em nós que consegue combater a força da magia negra. Este animal recebe e compartilha esta força da Mãe-Terra. Representa nossa sombra, nosso lado escuro, que ao ser iluminado pela luz do conhecimento nos remete a transformação. Todos nós possuímos um lado negro e um lado de luz. Quando negamos essa energia existente em nós humanos, não permitimos o nosso crescimento e as soluções de todos os nossos problemas.
ANIMAL DOURADO
Representa nossa cura interna. A luz dourada da sabedoria. Significa todos os nossos conhecimentos adquiridos em todas as vidas. É o elo de proteção do nosso eu com o Grande Espírito.
ANIMAL ALADO
Nosso animal espiritual. Ele traz a visão transcendente da situação e o poder para resolvê-la. Nos ajudando a ir além de nossa visão pessoal, a encontrar as soluções através dos arquétipos, forças sagradas e divinas.
Tanto o Animal de Poder, como o Animal Negro, Dourado ou Alado, é que escolhe a pessoa e não o contrário. Através de uma jornada xamânica a toques de tambor o animal se apresenta para a pessoa. É importante não deixar que o ego interfira no seu processo de encontro com o Animal Sagrado. Muitas vezes a pessoa deseja que seu animal seja o mais bonito ou mais forte em sua opinião, e esses desejos do ego acabam atrapalhando a apresentação do animal que ela realmente necessita.
É importante lembrar que nenhum animal é melhor ou pior que outro.
Uma vez que descobrimos nossos Animais Sagrados, devemos estabelecer um relacionamento com os mesmos. Devemos invocá-los, ao realizar nossas tarefas do dia a dia, visualizá-los freqüentemente perto e dentro de nós, e buscar aprender a desenvolver e manifestar suas características. Lembrando sempre que ao invocar o Animal Sagrado, seja o de Poder, Negro, Dourado ou Alado, não invocamos algo que vem de fora, e sim a energia animal que está dentro de nós.
Outro motivo de confusão no meio xamânico é quanto ao termo "Totem". Conforme trilhamos o Sagrado Caminho do Xamanismo, aos poucos, vamos construindo nosso Totem Sagrado, que corresponde na verdade, à unificação dos Animais Sagrados, dos Animais Guardiães das Quatro Direções e os Animais dos Clãs, que vão se associando ao nosso Eu Xamã e formando assim, nossa Identidade Xamânica. Apenas um xamã experiente e com vários anos de caminhada pode afirmar que possui um Totem desenvolvido.
Mesmo após desenvolvermos um Totem Sagrado, outros animais ainda podem se apresentar para determinada pessoa, dependendo do trabalho que a mesma está realizando ou vai realizar. Estes animais são conhecidos como "Animais Auxiliares".
É muito importante estarmos atentos aos sinais e mensagens que o arquétipo do animal está nos passando. Eles podem aparecer em sonhos, jornadas, no dia a dia, na mente, através de um filme, desenhos, pinturas, ou através de outros meios.
E se quisermos realmente compreender as características de um determinado animal, devemos estudá-lo, para entender o que ele tem para nos passar. Estudar seu habitat, hábitos, o que come, medos, presas, sons que manifestam e outros detalhes, será a oportunidade de aplicarmos seus ensinamentos em nossas vidas.
ALGUNS ANIMAIS E SEUS SIGNIFICADOS
Na perspectiva xamânica todos os animais são considerados sagrados e todos trazem um significado e valor espiritual específico. São reverenciados e honrados por diversas culturas antigas e por todas as tradições xamânicas do mundo.
PAVÃO
O Pavão simboliza bondade, generosidade e magia. Ele possui um antigo conhecimento de magia e é capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que quer.
Na Índia suas penas são utilizadas para afastar espíritos malignos. No Xamanismo Ancestral existe o Clã do Pavão, que rege o elemento Fogo.
Este animal também nos trás o senso da bondade, generosidade e capacidade de abarcar a vida.
Passáro grande e gracioso, o Pavão vive num corpo no plano terrestre e que precisa aproveitar sua capacidade para manifestar prazeres hedonísticos. Sua forma é bela, mas ele não esta apegado a ela: estar em um corpo é como usar uma máscara. Quem domina a arte de pôr e tirar as máscaras quando bem entende vive no corpo com uma liberdade que lhe permite brincar.
O Pavão tem muito a nos ensinar sobre humor, o tipo de humor que nos impede de abusar do poder. Possui o dom de pegar as coisas no ar. E como todos os dons, deve ser tratado com gratidão e alegria. Pois há uma grande generosidade nesse modo de ser.
LOBO
O Lobo simboliza inteligência, sabedoria e cura, ele partilha sua energia com os demais.
Ele é o arquétipo do professor, precussor de novas idéias. Ele sai, aprende e volta ao seu clã para ensinar o que aprendeu.
O Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente é para o resto da vida, é ligado à família, embora mantenha um caráter individualista e solitário.
A energia desse animal nos ensina a buscar nossa verdadeira matilha, nosso clã, família ou escolher um(a) companheiro( a) que possa acompanhar esse novo ciclo. Mas também importa, acima de tudo, em isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Podendo ser um isolamento em algum Lugar de Poder, ou se não for possível esse isolamento, busca pelos ensinamentos sagrados nos quais acredita que a sua voz interior possa vir a manifestar-se com clareza. Busca sua intuição. Com certeza, se há algum impasse, ao invocar a energia do Lobo como Animal Sagrado, o xamã será impelido a aprender com sua própria sabedoria, ou com a sabedoria ancestral. Aprender a escutar sua própria intuição e voz interior.
CAVALO
O Cavalo simboliza liberdade, força e poder. Seu poder não esta ligado à espiritualidade, não tem nada a ver com nenhuma doutrina ética, não é símbolo de nenhuma ideologia.
O Cavalo significa poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força e clarividência. Nada encarna melhor o espírito de liberdade do que os Cavalos selvagens. Para os xamãs, são considerados veículos seguros para viajar tanto no mundo físico quanto no espiritual. Esse animal está relacionado ao planeta Marte, que nos Vedas (escrituras sagradas) exterioriza o arquétipo de Agni (Deus do Fogo), sendo o fogo um dos elementos mais poderosos da natureza. Agni reje os rituais, as celebrações e as cerimônias sagradas.
ÁGUIA
Águias são consideradas um bom augúrio. Elas representam a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade. Muitos xamãs dizem que quando se está rezando ou fazendo cerimônias, e elas aparecem no ar, significa que as preces serão atendidas. A Águia carrega nossas preces diretamente para o Grande Espírito.
Ela fala da energia e poder das Quatro Direções, do fluxo sagrado. Ela fala da verdade que ecoa em nossos corações e espíritos. E ela fala em andar na beleza.
A Águia é a mestra das alturas, ela mantém um perfeito equilíbrio entre a Terra e o Céu. Representa a energia solar. É o equilíbrio de três energias: o Céu simboliza nossa natureza espiritual, a Terra nossa natureza física e o Sol energia de vida. A águia guia e traz equilíbrio e harmonia entre essas tres forças essenciais.
A Águia nos ajuda a ver acima da ignorância, ela é a conexão do Eu Inferior com o Eu Superior. Os nativos norte-americanos dizem que ela voa perto do Sol, significando a iluminação do Grande Espírito. Ela ensina a atacar com coragem o medo do novo, do desconhecido, para conhecer novos horizontes, a ir por níveis superiores de consciência. É o simbolo da liberdade.
A Águia tem sido cultuada e reverenciada por muitos povos há milênios. É incontestável a força do seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e xamãs usam suas penas como um importante instrumento de poder curativo.
Com os olhos da Águia podemos ver com a visão da luz solar clareando a verdade na escuridão da ilusão. Esta visão clara permite-nos ver à distância, para enxergar a nossa própria vida, livre de preconceitos e preocupações. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando as coisas mais importantes e, desenvolvendo nossos espíritos.
A Águia ensina a ampliar a percepção sobre nós mesmos além dos horizontes visíveis.
TUBARÃO
O Tubarão simboliza a morte, a transformação. Trata-se de um animal predador, que significa audácia, coragem, velocidade, astúcia, agressividade, e acima de tudo poder sobre a morte.
Ele é o rei dos mares, o símbolo sagrado de Netuno, o Deus dos Oceanos e representado como o Deus Varuna, na Mitologia Hindu. O Tubarão nos faz despertar para o triunfo. A morte representada por este animal esta relacionada à transformação. Somente podemos emergir para a superfície, para Luz, quando ultrapassarmos os limites mais sombrios do fundo do oceano, nossos sentimentos mais intrínsecos. Morrer para reviver.
A energia de transformação do Tubarão consiste em jogarmos para fora tudo que não nos serve mais, e aceitar a morte como estado de transformação e triunfo.
GOLFINHO
Os Golfinhos são mamíferos marinhos muito sensíveis, brincalhões e desenibidos - e tem muito a nos ensinar sobre a pura alegria de viver.
O Golfinho rege a comunicação, que consiste de certos padrões e regras. Padrões e regras que ao observarmos, notaremos que sua comunicação com os demais é realizada através de padrões e ritmos, necessários para ocorrências de palavras. As pausas entre os sons também fazem parte da linguagem. Graças à sua facilidade de comunicação é considerado o "Hermes do Mar". É próprio do golfinho, como Animal de Poder, perceber a continuidade em todas as ações da vida. Quando nadamos no mundo dos golfinhos valorizamos mais a simplicidade, alegria, as realidades material e espiritual, assuntos como telepatia (como tipo de comunicação) e viajens e experiências xamânicas, devido sua ligação com viajens oceânicas em grupo.
TIGRE
O Tigre é o animal mais feroz, enfrenta inclusive o Leão, que é considerado o rei das florestas. Ele é um animal felino. Representa beleza, vaidade, astúcia, inteligência e coragem. Um caçador nato, porém solitário e silencioso.
De tão grande, ele chegando a medir em média três metros de comprimento e a pesar quase quatrocentos e sessenta quilos.
No Xamanismo Ancestral o Tigre possui um simbolismo muito importante, ele serve de acento para Shiva Shankara, o Pai-Céu, significando que Shiva dominou às forças da natureza!
O Tigre é um animal de aproximação lenta, de preparação cuidadosa e que aproveita as oportunidades para atacar, chegando a alcançar oitenta quilômetros por hora em suas cassadas.
Por ser possuidor de uma força muscular imensa, é capaz de correr distâncias para perseguir suas presas. Ele estuda suas presas e também seus inimigos. Possui uma audição fora do comum, olfato aguçadíssimo e visão seis vezes maior que a do ser humano, principalmente à noite.
Este animal nos ensina a ter foco na vida e paciência. É um animal independente e muito confiante.
ONÇA PINTADA
A onça é um animal deliberadamente solitário. É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la. Possui a capacidade de aprender e conviver consigo mesmo e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. Ensina a conquista do nosso espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.
Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos, como também serve de troféu para grande guerreiros.
CASTOR
O Castor como Animal de Poder nos ensina a arcar de modo criativo com as responsabilidades do dia a dia. Ele nos ajuda a sermos mais produtivos e diligentes em nossas atividades. O Castor faz o que precisa ser feito, sem desperdiçar energias com procrastinações. Ele estimula a criatividade nas tarefas mais humildes e usa seus instintos para realizá-las com o máximo de eficiência, pois é muito diligente e adora trabalhar. Como Animal de Poder, o Castor nos ensina a trabalhar em equipe já que, no desenvolvimento de seus projetos de construção, todas as contribuições se equivalem e toda ação desempenha uma função necessária: na comunidade de castrores, todo mundo é artista ou projetista. O Castor sintetiza o ditado: "Antes da iluminação, corte a lenha e carregue a água; depois da iluminação, corte a lenha e carregue a água".
LAGARTO
O Lagarto é um animal muito tímido, suas lições falam de solidão, de alienação e de auto-imagem negativa. O Lagarto é solitário por natureza. O Lagarto é parente do camaleão, embora seu habitat não lhe proporcione tantas oportunidades para se esconder de seus predadores. Assim como o camaleão muda de cor de acordo com o ambiente, o lagarto muda de aparência durante toda sua vida. Como Animal de Poder, o Lagarto fará que entendamos nosso processo evolutivo e como precisamos desenvolver nossa forte couraça para garantir nossa sobrevivência nessa existência material. Protegido por sua forte couraça, este animal nos remete a entender Quem Realmente Somos por baixo de nossa couraça e a explorar nosso próprio processo de autoproteção, que nos acompanha desde que nascemos. Compartilhando nossa história de vida com o Lagarto, observaremos que nosso corpo e nossa alma se lembrarão, no nível celular, de um tempo em que ainda não precisámos de proteção - da couraça invisível que nos servia de escudo. Esta é uma oportunidade maravilhosa para participar de nossa própria evolução. No espaço seguro que o Lagarto nos proporciona, podemos sair da couraça protetora que criamos, assim como o Lagarto muda de pele, mesmo que seja temporariamente.
GUEPARDO
O Guepardo, também conhecido como Chita, é o mamífero mais rápido do mundo, podendo alcançar cerca de cento e dez quilômetros por hora.
O Guepardo é um felino solitário, possui pernas longas e é muito flexível. Sua presa favorita é a gazela de Thomson.
Como Animal de Poder o Guepardo nos remete a vontade de conquista, com rapidez e eficácia!
Xamãs Guepardo são hábeis e possuem pensamentos rápidos, porém, tendem a se isolar, não para se afastar de seus compromissos de vida, aliás, são muito comprometidos por sinal, mas para tornar-se seu próprio analista, para observar sua trajetória de vida e se preparar para o próximo combate, onde a estratégia e rapidez serão suas principais táticas.
CORUJA
A Coruja é um dos passáros mais controversos, que evoca uma série de associaçoes que vão desde morte e medo até sabedoria, proteção e vitória.
Muitas tradições xamânicas vêem na Coruja o símbolo da morte. No entanto, ela nos fala de mudanças e transformações e nos ajuda a superar o medo da transformação que chamamos morte.
A Coruja é uma silenciosa caçadora noturna, que percorre a mais densa floresta. Embora mais conhecida por sua aguçada visão noturna, ela enxerga muito bem à luz do dia.
No Xamanismo Ancestral existe o Clã da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Esta ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alquímico - a pedra filosofal, a iluminação.
LAGARTIXA
A Lagartixa pertende à familia dos lagartos.
No xamanismo representa otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação.
As Lagartixas podem subir paredes - inclusive de vidro - e até andar sobre tetos, graças a uma força intermolecular que elas possuem, estabelecidas pelas cerdas existentes em suas patas.
Outra curiodidade é que algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Em outras espécies, as Lagartixas comunicam-se entre si através de ruídos - o que não é muito comum entre lagartos.
Interessante que em alguns países a Lagartixa é tratada como animais de estimação, o que no Brasil não é muito comum.
Como Animal de Poder a Lagartixa nos remete à capacidade de adaptabilidade, ou seja, o xamã que se adapta a qualquer lugar ou situação, sem falar da questão relacionada à regeneração, pois a Lagartixa regenera sua cauda de maneira surpreendente, caso ela a perca. Neste caso, simboliza o xamã que combate as influências de espíritos libertinos, e sempre após um combate espiritual o xamã possui a capacidade de recuperar sua energia vital.
ARANHA
A Aranha é um Animal de Poder muito reverenciado por várias tradições xamânicas do mundo inteiro como tecelã do Universo.
Apesar de existirem uma série de espécies de Aranhas, formatos, tamanhos, cores e etc, em geral, ela nos ensina a persistir na realidade presente e, ao mesmo tempo, compreender nossa relação individual com a totalidade da criação – sua teia é uma metáfora dos pensamentos que expressam nossa paisagem interior. Para muitos xamãs, a Aranha é um dos mais antigos dos seres. Para algumas tradições, o nosso mundo surgiu em consequência da teia que ela teceu no Princípio. Para algumas tradições africanas ela representa um inseto e como tal um animal intruso.
Já no Xamanismo Ancestral, a Aranha é associada à Deusa Maya, ou seja, à ilusão da realidade tridimensional.
PELICANO
O Pelicano como Animal de Poder simboliza um tipo de alimento e proteção para a nossa criança interior.
O Pelicano é uma das poucas criaturas da Terra que quase não sofreram alterações desde os tempos pré-históricos.
Ele é uma ave aquática que, segundo uma lenda xamânica, amava tanto os filhotes que os alimentava com seu próprio sangue, abrindo o peito com o bico para esse fim. Essa é uma das mais conhecidas alegorias de Cristo (...)
A fêmea do Pelicano protege os filhotes com determinação implacável, sabendo que só ela os protegerá. Por isso, é feroz, firme e irredutível. Proteger os filhotes é sua missão e ela é motivada por um saber puramente instintivo, maternal e primordial. Mesmo quando tudo está perfeito, ela tem que avançar mais um passo.
BEIJA-FLOR
O Beija-flor é uma das raras aves que exterioriza muita delicadeza e suavidade.
No xamanismo o Beija-flor simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual.
O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia e que busca muito a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais. Este Animal de Poder nos dá claridade para enfrentar os obstáculos da vida com muita serenidade e autoaceitação.
O Beija-flor nos ensina a suavidade do viver. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, a humanidade e principalmente nos remete a buscar nosso estado de graça universal.
A proteção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do amor as energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Assim sendo, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egregora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e imanifesto.
URSO
O Urso é um dos mais antigos seres totêmicos de que se tem registro, nos oferencendo alimento, força, proteção e sabedoria. Muitas culturas indígenas possuem mitos e costumes que demonstram grande respeito pelo Urso. Antigas lendas xamânicas falam de um tempo em que as pessoas dividiam as cavernas com seus parentes Ursos.
No Xamanismo Ancestral a Ursa é a guardiã do chakra do coração da Mãe-Terra. E por isso, o Urso assume o arquétipo do animal protetor no Xamanismo.
O Urso como Animal de Poder nos leva a sentir verdadeiramente em cada célula de nosso corpo a batida do coração da Mãe-Terra, e uma vez que sentimos esta batida nunca mais esqueceremos este ritmo que nos liga a todas as coisas. O corpo emocional, ligado ao chakra umbelical é muitíssimo beneficiado pelo reconhecimento do seu elo com essa pulsação.
GATO
Muitas tradições xamânicas não trabalham o Gato como Animal de Poder, exatamente por este ser um animal já domesticado e muito ter perdido sua vida e habitat selvagem.
O Xamanismo Ancestral não descarta a possibilidade de nenhum animal tornar-se um Animal de Poder. Assim, para os xamãs ancestrais, o Gato doméstico é o animal que mais exterioriza o arquétipo do sensitivo. Pois os Gatos em geral são extremamente sensitivos.
Os Gatos são independentes e não podem ser controlados, o que lhes dá um ar de mistério e alimenta sua reputação de amigos das bruxas. Certas criaturas, geralmente animais, são ajudantes e companheiras de quem trabalha com magia: é o caso dos Gatos. Ao contrário de outros animais, os Gatos não tem medo de seres espirituais invisíveis e têm uma excelente comunicação telepática com os seres humanos.
BÚFALO
O Búfalo é muito diferente do touro. O touro está ligado à força física. O Búfalo resgata não apenas a questão do limite físico mas também de reverência e contato com seus ancestrais. Toda questão de limite e respeito está ligado inconscientemente aos nossos ancestrais.
O Búfalo é o Animal de Poder do xamã que busca um caminho de harmonia no Grande Mistério. Os ensinamentos deste Animal de Poder tratam de questões ligadas à reverência e ao sagrado. Ele traz também um senso de força feminina, ligada à força da Mãe-Terra. A questão do sagrado relacionado a este animal está ligado à oferendas, porém, a oferendas de ensinamentos, ou seja, este é o Animal de Poder de pessoas que doam seus ensinamentos à comunidade e às pessoas à sua volta.
CHACAL
O Chacal é o senhor do submundo. Ele é comparado ao Deus egípcio Anúbis. Anúbis é o guardião dos mortos. A reverência ao Chacal, por algumas tradições se dá, pelo fato dele sempre conseguir invadir tumbas e túmulos sagrados, para se alimentar da carne dos cadáveres, mesmo estes possuindo uma alta segurança.
É um animal muito esperto, cauteloso, rápido e estrategista. Ele é o ancestral direto do lobo, porém, diferente na simbologia. O Chacal vive em grupo apenas quando elege uma parceira, e esta dá à luz filhotes. Geralmente é um animal muito solitário e procura suas presas geralmente à noite. Ele é conhecido nas florestas pelo seu uivo, que marca o despertar do sol, simbolizando para muitas tradições, que as sombras da escuridão noturnas já se foram.
Este é o Animal de Poder de muitos xamãs feiticeiros. Ele nos proporciona a chance de adentramos a essência da magia, aplicando-a para transformar as feridas em antídotos capazes de curar a alma do sofrimento da morte.
CACHORRO
Normalmente, os animais de poder são selvagens, e não domesticados. Pessoas podem ter Cachorros ou gatos como totem, porém estes poderes se manifestarão de uma forma mais suave. Devem então procurar relacionar o Cachorro com qualquer outro da família canina, como o lobo, coiote ou o chacal. O mesmo ocorre com os gatos, relacionados com a família felina.
Pessoas que possuem fortes ligações com os cães em geral são pessoas que acabam incorporando as características e qualidades deste animal, tais como: fidelidade, proteção, carinho, amor, companheirismo e territorialismo.
SERPENTE
A Serpente é a personificação de uma força, de uma inteligência, sendo a Naja a mais letal entre as Serpentes.
A muito tempo este Animal de Poder representa o emblema da força energética e da sabedoria de diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e da atualidade. Aperece na coroa dos faraós egípcios e demais impérios do passado, representa o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente.
No Xamanismo Ancestral este Animal de Poder é um grande aliado de cura, ela é poderosa e indispensável. Ela tem a capacidade de devorar doenças comendo tumores e outros patógenos virulentos, pois o organismo da Serpente não é vulnerável às mesmas doenças que os nossos. À medida que for desenvolvendo sua relação com essa nova aliada, pergunte a ela quando o uso desse poder é indicado. É importante observar que o veneno da Serpente, embora sempre tóxico, é útil à produção de vários tipos de remédios.
O xamã Serpente deve sempre procurar presentear este seu Animal de Poder, pois estes presentes sempre serão oportunidades do xamã lhe presentear com coisas que já não lhe servem mais, alguma coisa que não queira, como uma doença, comportamentos indesejados ou hábitos e pensamentos negativos. Antes, certifique-se de ter escolhido algo que a Serpente esteja disposta a devorar naquele momento.
No R'XA (Reiki Xamânico Ancestral) a Serpente está associada ao chakra básico e à kundalini.
A kundalini tem um simbolismo voltado para a Serpente exatamente por ela ser representada como uma Serpente adormecida, enrolada na base da espinha (coluna vertebral) – desperta. Como resultado, abre-se o acesso à corrente espinhal de energia, permitindo que se tenha contato com a energia da força vital, que tudo cura. Seu coração entra em contato com seu Eu Superior e a serpente cria um canal direto entre seu coração, no Eu Inferior, com sua Consciência Cósmica.
E saiba que a Serpente é o centro de nossa força vital, assim como o rio Ganges é a corrente espinhal da Mãe-Terra.
COBRA
As Cobras diferem das serpentes. Ela simboliza a cura física, mental, emocional e espiritual.
São raras as pessoas pertencentes ao totem da Cobra. A iniciação no totem da Cobra pressupõe que as pessoas tenham vivido e experimentado as múltiplas mordidas da Cobra, e que tenham se tornado capazes de transmutar todos os venenos, quer sejam de natureza física, mental, emocional ou espiritual. O poder de cura da Cobra representa o poder da criação, porque engloba a sensualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a ascensão (ou imortalidade) .
O ciclo de transmutação, que consiste em viver-morrer- renascer, é simbolizado pela troca de pele da Cobra. A energia da Cobra é a energia da totalidade da consciência cósmica e da capacidade de viver todas as experiências de peito aberto, sem oferecer resistência. É a consciência de que todos os elementos da criação possuem o mesmo valor. Assim, se a pessoa estiver centrada, no estado de espírito correto, saberá que aquilo que é normalmente encarado como veneno pode ser comido, digerido, assimilado e transmutado. O veneno sempre pode ser transformado em energias positivas.
Thot, o pai da Alquimia, criou o símbolo de duas cobras enroladas em uma espada para representar o processo de cura. Cada organismo vivo possui uma porção masculina e uma porção feminina. O processo de fusão da energia masculina com a energia feminina gera uma energia divina, a energia da criação e da transmutação. Quando aceitamos a idéia de que possuímos estas duas energias em nós, podemos criar um espaço para que elas se mesclem e convivam em harmonia.
O totem da Cobra nos ensina que somos seres universais. Se conseguirmos aceitar e harmonizar todos os diferentes aspectos de nossa vida, poderemos alcançar a transmutação do nosso ser por intermédio da energia do fogo. Essa energia do fogo, atuando no plano material, gera paixão, desejo, procriação e vitalidade física. No plano emocional gera sonhos, ambição, criatividade e coragem. No plano mental gera inteligência, poder, carisma e capacidade de liderança. Quando a energia do fogo atinge o plano espiritual, ela se transforma em sabedoria, compreensão, sentimento de integração com o Todo e de conexão com o Grande Espírito que nos criou.
__._,_.___
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói."
[Anônimo]
Em todas as tradiçoes xamânicas os animais são vistos como arquétipos, símbolos de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós.
E como arquétipos energéticos, cada pessoa tem seu "Animal de Poder", "Animal Negro", "Animal Dourado" e seu "Animal Alado", que correspondem às características que aquela pessoa necessita desenvolver, aprender e manifestar em si, em determinado momento de sua vida.
A sabedoria existente em um animal específico, não está necessariamente ligada com sua aparência ou com os pré-conceitos e crenças criados a respeito do mesmo pelo homem, e sim pelo seu poder natural.
ANIMAL DE PODER
Todos nós possuímos apenas um. No contexto de cura do Grande Espírito ele representa nosso ego e características da nossa personalidade. As personas (máscaras) que usamos, nossas habilidades conhecidas e aquelas a que ainda não tivemos acesso.
ANIMAL NEGRO
Significa "o nosso lado negro", a única força existente em nós que consegue combater a força da magia negra. Este animal recebe e compartilha esta força da Mãe-Terra. Representa nossa sombra, nosso lado escuro, que ao ser iluminado pela luz do conhecimento nos remete a transformação. Todos nós possuímos um lado negro e um lado de luz. Quando negamos essa energia existente em nós humanos, não permitimos o nosso crescimento e as soluções de todos os nossos problemas.
ANIMAL DOURADO
Representa nossa cura interna. A luz dourada da sabedoria. Significa todos os nossos conhecimentos adquiridos em todas as vidas. É o elo de proteção do nosso eu com o Grande Espírito.
ANIMAL ALADO
Nosso animal espiritual. Ele traz a visão transcendente da situação e o poder para resolvê-la. Nos ajudando a ir além de nossa visão pessoal, a encontrar as soluções através dos arquétipos, forças sagradas e divinas.
Tanto o Animal de Poder, como o Animal Negro, Dourado ou Alado, é que escolhe a pessoa e não o contrário. Através de uma jornada xamânica a toques de tambor o animal se apresenta para a pessoa. É importante não deixar que o ego interfira no seu processo de encontro com o Animal Sagrado. Muitas vezes a pessoa deseja que seu animal seja o mais bonito ou mais forte em sua opinião, e esses desejos do ego acabam atrapalhando a apresentação do animal que ela realmente necessita.
É importante lembrar que nenhum animal é melhor ou pior que outro.
Uma vez que descobrimos nossos Animais Sagrados, devemos estabelecer um relacionamento com os mesmos. Devemos invocá-los, ao realizar nossas tarefas do dia a dia, visualizá-los freqüentemente perto e dentro de nós, e buscar aprender a desenvolver e manifestar suas características. Lembrando sempre que ao invocar o Animal Sagrado, seja o de Poder, Negro, Dourado ou Alado, não invocamos algo que vem de fora, e sim a energia animal que está dentro de nós.
Outro motivo de confusão no meio xamânico é quanto ao termo "Totem". Conforme trilhamos o Sagrado Caminho do Xamanismo, aos poucos, vamos construindo nosso Totem Sagrado, que corresponde na verdade, à unificação dos Animais Sagrados, dos Animais Guardiães das Quatro Direções e os Animais dos Clãs, que vão se associando ao nosso Eu Xamã e formando assim, nossa Identidade Xamânica. Apenas um xamã experiente e com vários anos de caminhada pode afirmar que possui um Totem desenvolvido.
Mesmo após desenvolvermos um Totem Sagrado, outros animais ainda podem se apresentar para determinada pessoa, dependendo do trabalho que a mesma está realizando ou vai realizar. Estes animais são conhecidos como "Animais Auxiliares".
É muito importante estarmos atentos aos sinais e mensagens que o arquétipo do animal está nos passando. Eles podem aparecer em sonhos, jornadas, no dia a dia, na mente, através de um filme, desenhos, pinturas, ou através de outros meios.
E se quisermos realmente compreender as características de um determinado animal, devemos estudá-lo, para entender o que ele tem para nos passar. Estudar seu habitat, hábitos, o que come, medos, presas, sons que manifestam e outros detalhes, será a oportunidade de aplicarmos seus ensinamentos em nossas vidas.
ALGUNS ANIMAIS E SEUS SIGNIFICADOS
Na perspectiva xamânica todos os animais são considerados sagrados e todos trazem um significado e valor espiritual específico. São reverenciados e honrados por diversas culturas antigas e por todas as tradições xamânicas do mundo.
PAVÃO
O Pavão simboliza bondade, generosidade e magia. Ele possui um antigo conhecimento de magia e é capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que quer.
Na Índia suas penas são utilizadas para afastar espíritos malignos. No Xamanismo Ancestral existe o Clã do Pavão, que rege o elemento Fogo.
Este animal também nos trás o senso da bondade, generosidade e capacidade de abarcar a vida.
Passáro grande e gracioso, o Pavão vive num corpo no plano terrestre e que precisa aproveitar sua capacidade para manifestar prazeres hedonísticos. Sua forma é bela, mas ele não esta apegado a ela: estar em um corpo é como usar uma máscara. Quem domina a arte de pôr e tirar as máscaras quando bem entende vive no corpo com uma liberdade que lhe permite brincar.
O Pavão tem muito a nos ensinar sobre humor, o tipo de humor que nos impede de abusar do poder. Possui o dom de pegar as coisas no ar. E como todos os dons, deve ser tratado com gratidão e alegria. Pois há uma grande generosidade nesse modo de ser.
LOBO
O Lobo simboliza inteligência, sabedoria e cura, ele partilha sua energia com os demais.
Ele é o arquétipo do professor, precussor de novas idéias. Ele sai, aprende e volta ao seu clã para ensinar o que aprendeu.
O Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente é para o resto da vida, é ligado à família, embora mantenha um caráter individualista e solitário.
A energia desse animal nos ensina a buscar nossa verdadeira matilha, nosso clã, família ou escolher um(a) companheiro( a) que possa acompanhar esse novo ciclo. Mas também importa, acima de tudo, em isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Podendo ser um isolamento em algum Lugar de Poder, ou se não for possível esse isolamento, busca pelos ensinamentos sagrados nos quais acredita que a sua voz interior possa vir a manifestar-se com clareza. Busca sua intuição. Com certeza, se há algum impasse, ao invocar a energia do Lobo como Animal Sagrado, o xamã será impelido a aprender com sua própria sabedoria, ou com a sabedoria ancestral. Aprender a escutar sua própria intuição e voz interior.
CAVALO
O Cavalo simboliza liberdade, força e poder. Seu poder não esta ligado à espiritualidade, não tem nada a ver com nenhuma doutrina ética, não é símbolo de nenhuma ideologia.
O Cavalo significa poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força e clarividência. Nada encarna melhor o espírito de liberdade do que os Cavalos selvagens. Para os xamãs, são considerados veículos seguros para viajar tanto no mundo físico quanto no espiritual. Esse animal está relacionado ao planeta Marte, que nos Vedas (escrituras sagradas) exterioriza o arquétipo de Agni (Deus do Fogo), sendo o fogo um dos elementos mais poderosos da natureza. Agni reje os rituais, as celebrações e as cerimônias sagradas.
ÁGUIA
Águias são consideradas um bom augúrio. Elas representam a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade. Muitos xamãs dizem que quando se está rezando ou fazendo cerimônias, e elas aparecem no ar, significa que as preces serão atendidas. A Águia carrega nossas preces diretamente para o Grande Espírito.
Ela fala da energia e poder das Quatro Direções, do fluxo sagrado. Ela fala da verdade que ecoa em nossos corações e espíritos. E ela fala em andar na beleza.
A Águia é a mestra das alturas, ela mantém um perfeito equilíbrio entre a Terra e o Céu. Representa a energia solar. É o equilíbrio de três energias: o Céu simboliza nossa natureza espiritual, a Terra nossa natureza física e o Sol energia de vida. A águia guia e traz equilíbrio e harmonia entre essas tres forças essenciais.
A Águia nos ajuda a ver acima da ignorância, ela é a conexão do Eu Inferior com o Eu Superior. Os nativos norte-americanos dizem que ela voa perto do Sol, significando a iluminação do Grande Espírito. Ela ensina a atacar com coragem o medo do novo, do desconhecido, para conhecer novos horizontes, a ir por níveis superiores de consciência. É o simbolo da liberdade.
A Águia tem sido cultuada e reverenciada por muitos povos há milênios. É incontestável a força do seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e xamãs usam suas penas como um importante instrumento de poder curativo.
Com os olhos da Águia podemos ver com a visão da luz solar clareando a verdade na escuridão da ilusão. Esta visão clara permite-nos ver à distância, para enxergar a nossa própria vida, livre de preconceitos e preocupações. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando as coisas mais importantes e, desenvolvendo nossos espíritos.
A Águia ensina a ampliar a percepção sobre nós mesmos além dos horizontes visíveis.
TUBARÃO
O Tubarão simboliza a morte, a transformação. Trata-se de um animal predador, que significa audácia, coragem, velocidade, astúcia, agressividade, e acima de tudo poder sobre a morte.
Ele é o rei dos mares, o símbolo sagrado de Netuno, o Deus dos Oceanos e representado como o Deus Varuna, na Mitologia Hindu. O Tubarão nos faz despertar para o triunfo. A morte representada por este animal esta relacionada à transformação. Somente podemos emergir para a superfície, para Luz, quando ultrapassarmos os limites mais sombrios do fundo do oceano, nossos sentimentos mais intrínsecos. Morrer para reviver.
A energia de transformação do Tubarão consiste em jogarmos para fora tudo que não nos serve mais, e aceitar a morte como estado de transformação e triunfo.
GOLFINHO
Os Golfinhos são mamíferos marinhos muito sensíveis, brincalhões e desenibidos - e tem muito a nos ensinar sobre a pura alegria de viver.
O Golfinho rege a comunicação, que consiste de certos padrões e regras. Padrões e regras que ao observarmos, notaremos que sua comunicação com os demais é realizada através de padrões e ritmos, necessários para ocorrências de palavras. As pausas entre os sons também fazem parte da linguagem. Graças à sua facilidade de comunicação é considerado o "Hermes do Mar". É próprio do golfinho, como Animal de Poder, perceber a continuidade em todas as ações da vida. Quando nadamos no mundo dos golfinhos valorizamos mais a simplicidade, alegria, as realidades material e espiritual, assuntos como telepatia (como tipo de comunicação) e viajens e experiências xamânicas, devido sua ligação com viajens oceânicas em grupo.
TIGRE
O Tigre é o animal mais feroz, enfrenta inclusive o Leão, que é considerado o rei das florestas. Ele é um animal felino. Representa beleza, vaidade, astúcia, inteligência e coragem. Um caçador nato, porém solitário e silencioso.
De tão grande, ele chegando a medir em média três metros de comprimento e a pesar quase quatrocentos e sessenta quilos.
No Xamanismo Ancestral o Tigre possui um simbolismo muito importante, ele serve de acento para Shiva Shankara, o Pai-Céu, significando que Shiva dominou às forças da natureza!
O Tigre é um animal de aproximação lenta, de preparação cuidadosa e que aproveita as oportunidades para atacar, chegando a alcançar oitenta quilômetros por hora em suas cassadas.
Por ser possuidor de uma força muscular imensa, é capaz de correr distâncias para perseguir suas presas. Ele estuda suas presas e também seus inimigos. Possui uma audição fora do comum, olfato aguçadíssimo e visão seis vezes maior que a do ser humano, principalmente à noite.
Este animal nos ensina a ter foco na vida e paciência. É um animal independente e muito confiante.
ONÇA PINTADA
A onça é um animal deliberadamente solitário. É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la. Possui a capacidade de aprender e conviver consigo mesmo e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. Ensina a conquista do nosso espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.
Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos, como também serve de troféu para grande guerreiros.
CASTOR
O Castor como Animal de Poder nos ensina a arcar de modo criativo com as responsabilidades do dia a dia. Ele nos ajuda a sermos mais produtivos e diligentes em nossas atividades. O Castor faz o que precisa ser feito, sem desperdiçar energias com procrastinações. Ele estimula a criatividade nas tarefas mais humildes e usa seus instintos para realizá-las com o máximo de eficiência, pois é muito diligente e adora trabalhar. Como Animal de Poder, o Castor nos ensina a trabalhar em equipe já que, no desenvolvimento de seus projetos de construção, todas as contribuições se equivalem e toda ação desempenha uma função necessária: na comunidade de castrores, todo mundo é artista ou projetista. O Castor sintetiza o ditado: "Antes da iluminação, corte a lenha e carregue a água; depois da iluminação, corte a lenha e carregue a água".
LAGARTO
O Lagarto é um animal muito tímido, suas lições falam de solidão, de alienação e de auto-imagem negativa. O Lagarto é solitário por natureza. O Lagarto é parente do camaleão, embora seu habitat não lhe proporcione tantas oportunidades para se esconder de seus predadores. Assim como o camaleão muda de cor de acordo com o ambiente, o lagarto muda de aparência durante toda sua vida. Como Animal de Poder, o Lagarto fará que entendamos nosso processo evolutivo e como precisamos desenvolver nossa forte couraça para garantir nossa sobrevivência nessa existência material. Protegido por sua forte couraça, este animal nos remete a entender Quem Realmente Somos por baixo de nossa couraça e a explorar nosso próprio processo de autoproteção, que nos acompanha desde que nascemos. Compartilhando nossa história de vida com o Lagarto, observaremos que nosso corpo e nossa alma se lembrarão, no nível celular, de um tempo em que ainda não precisámos de proteção - da couraça invisível que nos servia de escudo. Esta é uma oportunidade maravilhosa para participar de nossa própria evolução. No espaço seguro que o Lagarto nos proporciona, podemos sair da couraça protetora que criamos, assim como o Lagarto muda de pele, mesmo que seja temporariamente.
GUEPARDO
O Guepardo, também conhecido como Chita, é o mamífero mais rápido do mundo, podendo alcançar cerca de cento e dez quilômetros por hora.
O Guepardo é um felino solitário, possui pernas longas e é muito flexível. Sua presa favorita é a gazela de Thomson.
Como Animal de Poder o Guepardo nos remete a vontade de conquista, com rapidez e eficácia!
Xamãs Guepardo são hábeis e possuem pensamentos rápidos, porém, tendem a se isolar, não para se afastar de seus compromissos de vida, aliás, são muito comprometidos por sinal, mas para tornar-se seu próprio analista, para observar sua trajetória de vida e se preparar para o próximo combate, onde a estratégia e rapidez serão suas principais táticas.
CORUJA
A Coruja é um dos passáros mais controversos, que evoca uma série de associaçoes que vão desde morte e medo até sabedoria, proteção e vitória.
Muitas tradições xamânicas vêem na Coruja o símbolo da morte. No entanto, ela nos fala de mudanças e transformações e nos ajuda a superar o medo da transformação que chamamos morte.
A Coruja é uma silenciosa caçadora noturna, que percorre a mais densa floresta. Embora mais conhecida por sua aguçada visão noturna, ela enxerga muito bem à luz do dia.
No Xamanismo Ancestral existe o Clã da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Esta ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alquímico - a pedra filosofal, a iluminação.
LAGARTIXA
A Lagartixa pertende à familia dos lagartos.
No xamanismo representa otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação.
As Lagartixas podem subir paredes - inclusive de vidro - e até andar sobre tetos, graças a uma força intermolecular que elas possuem, estabelecidas pelas cerdas existentes em suas patas.
Outra curiodidade é que algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Em outras espécies, as Lagartixas comunicam-se entre si através de ruídos - o que não é muito comum entre lagartos.
Interessante que em alguns países a Lagartixa é tratada como animais de estimação, o que no Brasil não é muito comum.
Como Animal de Poder a Lagartixa nos remete à capacidade de adaptabilidade, ou seja, o xamã que se adapta a qualquer lugar ou situação, sem falar da questão relacionada à regeneração, pois a Lagartixa regenera sua cauda de maneira surpreendente, caso ela a perca. Neste caso, simboliza o xamã que combate as influências de espíritos libertinos, e sempre após um combate espiritual o xamã possui a capacidade de recuperar sua energia vital.
ARANHA
A Aranha é um Animal de Poder muito reverenciado por várias tradições xamânicas do mundo inteiro como tecelã do Universo.
Apesar de existirem uma série de espécies de Aranhas, formatos, tamanhos, cores e etc, em geral, ela nos ensina a persistir na realidade presente e, ao mesmo tempo, compreender nossa relação individual com a totalidade da criação – sua teia é uma metáfora dos pensamentos que expressam nossa paisagem interior. Para muitos xamãs, a Aranha é um dos mais antigos dos seres. Para algumas tradições, o nosso mundo surgiu em consequência da teia que ela teceu no Princípio. Para algumas tradições africanas ela representa um inseto e como tal um animal intruso.
Já no Xamanismo Ancestral, a Aranha é associada à Deusa Maya, ou seja, à ilusão da realidade tridimensional.
PELICANO
O Pelicano como Animal de Poder simboliza um tipo de alimento e proteção para a nossa criança interior.
O Pelicano é uma das poucas criaturas da Terra que quase não sofreram alterações desde os tempos pré-históricos.
Ele é uma ave aquática que, segundo uma lenda xamânica, amava tanto os filhotes que os alimentava com seu próprio sangue, abrindo o peito com o bico para esse fim. Essa é uma das mais conhecidas alegorias de Cristo (...)
A fêmea do Pelicano protege os filhotes com determinação implacável, sabendo que só ela os protegerá. Por isso, é feroz, firme e irredutível. Proteger os filhotes é sua missão e ela é motivada por um saber puramente instintivo, maternal e primordial. Mesmo quando tudo está perfeito, ela tem que avançar mais um passo.
BEIJA-FLOR
O Beija-flor é uma das raras aves que exterioriza muita delicadeza e suavidade.
No xamanismo o Beija-flor simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual.
O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia e que busca muito a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais. Este Animal de Poder nos dá claridade para enfrentar os obstáculos da vida com muita serenidade e autoaceitação.
O Beija-flor nos ensina a suavidade do viver. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, a humanidade e principalmente nos remete a buscar nosso estado de graça universal.
A proteção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do amor as energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Assim sendo, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egregora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e imanifesto.
URSO
O Urso é um dos mais antigos seres totêmicos de que se tem registro, nos oferencendo alimento, força, proteção e sabedoria. Muitas culturas indígenas possuem mitos e costumes que demonstram grande respeito pelo Urso. Antigas lendas xamânicas falam de um tempo em que as pessoas dividiam as cavernas com seus parentes Ursos.
No Xamanismo Ancestral a Ursa é a guardiã do chakra do coração da Mãe-Terra. E por isso, o Urso assume o arquétipo do animal protetor no Xamanismo.
O Urso como Animal de Poder nos leva a sentir verdadeiramente em cada célula de nosso corpo a batida do coração da Mãe-Terra, e uma vez que sentimos esta batida nunca mais esqueceremos este ritmo que nos liga a todas as coisas. O corpo emocional, ligado ao chakra umbelical é muitíssimo beneficiado pelo reconhecimento do seu elo com essa pulsação.
GATO
Muitas tradições xamânicas não trabalham o Gato como Animal de Poder, exatamente por este ser um animal já domesticado e muito ter perdido sua vida e habitat selvagem.
O Xamanismo Ancestral não descarta a possibilidade de nenhum animal tornar-se um Animal de Poder. Assim, para os xamãs ancestrais, o Gato doméstico é o animal que mais exterioriza o arquétipo do sensitivo. Pois os Gatos em geral são extremamente sensitivos.
Os Gatos são independentes e não podem ser controlados, o que lhes dá um ar de mistério e alimenta sua reputação de amigos das bruxas. Certas criaturas, geralmente animais, são ajudantes e companheiras de quem trabalha com magia: é o caso dos Gatos. Ao contrário de outros animais, os Gatos não tem medo de seres espirituais invisíveis e têm uma excelente comunicação telepática com os seres humanos.
BÚFALO
O Búfalo é muito diferente do touro. O touro está ligado à força física. O Búfalo resgata não apenas a questão do limite físico mas também de reverência e contato com seus ancestrais. Toda questão de limite e respeito está ligado inconscientemente aos nossos ancestrais.
O Búfalo é o Animal de Poder do xamã que busca um caminho de harmonia no Grande Mistério. Os ensinamentos deste Animal de Poder tratam de questões ligadas à reverência e ao sagrado. Ele traz também um senso de força feminina, ligada à força da Mãe-Terra. A questão do sagrado relacionado a este animal está ligado à oferendas, porém, a oferendas de ensinamentos, ou seja, este é o Animal de Poder de pessoas que doam seus ensinamentos à comunidade e às pessoas à sua volta.
CHACAL
O Chacal é o senhor do submundo. Ele é comparado ao Deus egípcio Anúbis. Anúbis é o guardião dos mortos. A reverência ao Chacal, por algumas tradições se dá, pelo fato dele sempre conseguir invadir tumbas e túmulos sagrados, para se alimentar da carne dos cadáveres, mesmo estes possuindo uma alta segurança.
É um animal muito esperto, cauteloso, rápido e estrategista. Ele é o ancestral direto do lobo, porém, diferente na simbologia. O Chacal vive em grupo apenas quando elege uma parceira, e esta dá à luz filhotes. Geralmente é um animal muito solitário e procura suas presas geralmente à noite. Ele é conhecido nas florestas pelo seu uivo, que marca o despertar do sol, simbolizando para muitas tradições, que as sombras da escuridão noturnas já se foram.
Este é o Animal de Poder de muitos xamãs feiticeiros. Ele nos proporciona a chance de adentramos a essência da magia, aplicando-a para transformar as feridas em antídotos capazes de curar a alma do sofrimento da morte.
CACHORRO
Normalmente, os animais de poder são selvagens, e não domesticados. Pessoas podem ter Cachorros ou gatos como totem, porém estes poderes se manifestarão de uma forma mais suave. Devem então procurar relacionar o Cachorro com qualquer outro da família canina, como o lobo, coiote ou o chacal. O mesmo ocorre com os gatos, relacionados com a família felina.
Pessoas que possuem fortes ligações com os cães em geral são pessoas que acabam incorporando as características e qualidades deste animal, tais como: fidelidade, proteção, carinho, amor, companheirismo e territorialismo.
SERPENTE
A Serpente é a personificação de uma força, de uma inteligência, sendo a Naja a mais letal entre as Serpentes.
A muito tempo este Animal de Poder representa o emblema da força energética e da sabedoria de diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e da atualidade. Aperece na coroa dos faraós egípcios e demais impérios do passado, representa o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente.
No Xamanismo Ancestral este Animal de Poder é um grande aliado de cura, ela é poderosa e indispensável. Ela tem a capacidade de devorar doenças comendo tumores e outros patógenos virulentos, pois o organismo da Serpente não é vulnerável às mesmas doenças que os nossos. À medida que for desenvolvendo sua relação com essa nova aliada, pergunte a ela quando o uso desse poder é indicado. É importante observar que o veneno da Serpente, embora sempre tóxico, é útil à produção de vários tipos de remédios.
O xamã Serpente deve sempre procurar presentear este seu Animal de Poder, pois estes presentes sempre serão oportunidades do xamã lhe presentear com coisas que já não lhe servem mais, alguma coisa que não queira, como uma doença, comportamentos indesejados ou hábitos e pensamentos negativos. Antes, certifique-se de ter escolhido algo que a Serpente esteja disposta a devorar naquele momento.
No R'XA (Reiki Xamânico Ancestral) a Serpente está associada ao chakra básico e à kundalini.
A kundalini tem um simbolismo voltado para a Serpente exatamente por ela ser representada como uma Serpente adormecida, enrolada na base da espinha (coluna vertebral) – desperta. Como resultado, abre-se o acesso à corrente espinhal de energia, permitindo que se tenha contato com a energia da força vital, que tudo cura. Seu coração entra em contato com seu Eu Superior e a serpente cria um canal direto entre seu coração, no Eu Inferior, com sua Consciência Cósmica.
E saiba que a Serpente é o centro de nossa força vital, assim como o rio Ganges é a corrente espinhal da Mãe-Terra.
COBRA
As Cobras diferem das serpentes. Ela simboliza a cura física, mental, emocional e espiritual.
São raras as pessoas pertencentes ao totem da Cobra. A iniciação no totem da Cobra pressupõe que as pessoas tenham vivido e experimentado as múltiplas mordidas da Cobra, e que tenham se tornado capazes de transmutar todos os venenos, quer sejam de natureza física, mental, emocional ou espiritual. O poder de cura da Cobra representa o poder da criação, porque engloba a sensualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a ascensão (ou imortalidade) .
O ciclo de transmutação, que consiste em viver-morrer- renascer, é simbolizado pela troca de pele da Cobra. A energia da Cobra é a energia da totalidade da consciência cósmica e da capacidade de viver todas as experiências de peito aberto, sem oferecer resistência. É a consciência de que todos os elementos da criação possuem o mesmo valor. Assim, se a pessoa estiver centrada, no estado de espírito correto, saberá que aquilo que é normalmente encarado como veneno pode ser comido, digerido, assimilado e transmutado. O veneno sempre pode ser transformado em energias positivas.
Thot, o pai da Alquimia, criou o símbolo de duas cobras enroladas em uma espada para representar o processo de cura. Cada organismo vivo possui uma porção masculina e uma porção feminina. O processo de fusão da energia masculina com a energia feminina gera uma energia divina, a energia da criação e da transmutação. Quando aceitamos a idéia de que possuímos estas duas energias em nós, podemos criar um espaço para que elas se mesclem e convivam em harmonia.
O totem da Cobra nos ensina que somos seres universais. Se conseguirmos aceitar e harmonizar todos os diferentes aspectos de nossa vida, poderemos alcançar a transmutação do nosso ser por intermédio da energia do fogo. Essa energia do fogo, atuando no plano material, gera paixão, desejo, procriação e vitalidade física. No plano emocional gera sonhos, ambição, criatividade e coragem. No plano mental gera inteligência, poder, carisma e capacidade de liderança. Quando a energia do fogo atinge o plano espiritual, ela se transforma em sabedoria, compreensão, sentimento de integração com o Todo e de conexão com o Grande Espírito que nos criou.
__._,_.___
quarta-feira, março 25, 2009
Muitas coisas boas pequenas fazem uma grande
1° Não se preocupe
De todas as atividades humanas, preocupar-se, é a menos produtiva.
2° Não se deixe dominar pelo medo
A maior parte das coisas que tememos nunca acontecem.
3° Não guarde rancor
Ele é uma das cargas mais pesadas da vida.
4° Enfrente um problema de cada vez
Seja como for, só poderá tratá-los um por um.
5° Não leve os problemas para a cama
São maus companheiros do sono.
6° Não compre os problemas dos outros
Eles podem lidar com eles melhor do que você.
7° Não reviva o passado
Ele já passou. Concentre-se no que se passa na tua vida e seja feliz agora.
8° Seja um bom ouvinte
Só quando escutar obterá idéias diferentes das tuas.
9° Não se deixe abater pela frustração
A auto compaixão só interfere com as ações positivas.
10° Contabilize todas as coisas boas
Mas não esqueça as pequenas.
Muitas coisas boas pequenas fazem uma grande
De todas as atividades humanas, preocupar-se, é a menos produtiva.
2° Não se deixe dominar pelo medo
A maior parte das coisas que tememos nunca acontecem.
3° Não guarde rancor
Ele é uma das cargas mais pesadas da vida.
4° Enfrente um problema de cada vez
Seja como for, só poderá tratá-los um por um.
5° Não leve os problemas para a cama
São maus companheiros do sono.
6° Não compre os problemas dos outros
Eles podem lidar com eles melhor do que você.
7° Não reviva o passado
Ele já passou. Concentre-se no que se passa na tua vida e seja feliz agora.
8° Seja um bom ouvinte
Só quando escutar obterá idéias diferentes das tuas.
9° Não se deixe abater pela frustração
A auto compaixão só interfere com as ações positivas.
10° Contabilize todas as coisas boas
Mas não esqueça as pequenas.
Muitas coisas boas pequenas fazem uma grande
terça-feira, março 24, 2009
Prece Xamã
Meu avô é o fogo
Minha avó é o vento
A Terra é minha mãe
O Grande Espírito é meu pai
O Mundo parou quando nasci
E se colocou aos meus pés
E eu irei engolir toda a Terra
Quando morrer
Assim a Terra e eu seremos um só
Salve o Grande Espírito, meu pai
Ninguém existiria sem ele
Porque não haveria a vontade de viver
Salve a Terra, minha mãe
Sem a qual o alimento não poderia ser plantado
Salve o Vento, minha avó
Pois ela nos traz a amorosa e fecunda chuva que nos alimenta assim como alimenta nossas plantações
Salve o fogo, meu avô
Pela sua luz, pelo seu calor e o conforto que ele nos traz
Salve meus pais e avós
Sem os quais
Nem eu
E nem você
E nem ninguém
Poderia existir
A Vida dá a Vida
Que dá a si mesma
A promessa de uma nova vida
Salve o Grande Espírito, a Terra, o vento, o fogo
Honremos com toda força os meus pais
Pois eles são os seus pais também
Ó Grande Espírito, que me deu a vida
Por favor, aceite esta oração como uma humilde oferta
Esta oferenda de devoção
Esta honesta reverência do meu amor por vocês.
sábado, março 21, 2009
LIMPEZA ENERGETICA DE AMBIENTE
4 Passos Básicos:
Preparação
Purificação
Consagração
Preservação
PREPARAÇÃO
Você deve ter uma Intenção Clara, um Propósito.
Qual o seu objetivo geral? (Destino)
Quais as suas intenções específicas ? (paradas no trajeto)
Qual o seu propósito? (Caminhada)
Após defini-los, escreva e confirme seus objetivos.
Exemplo:
1. Intenção geral: casa prospera e tranqüila.
2. Intenção especifica: harmonia nas relações familiares; Prosperidade para os moradores; Outras intenções especificas dos demais moradores ou cômodos da casa.
3. Propósito: prosperidade e harmonia constante.
PURIFICAÇÃO
Maneira de desbloquear e energizar os pontos do aposento onde a energia estagnou. A energia estagnada está nos cantos da casa e onde há a doenças, pensamentos negativos e emanações de objetos não adequados ao local.
Dica: Comece por instrumentos mais potentes e depois use os mais refinados à medida que for limpando. Faça a limpeza sempre no sentido anti-horario.
1. Solicite assistência e orações de seus Guias, do Grande Espírito, dos Aliados. Imagine um tubo de luz branco envolvendo todo seu ser e protegendo-o. Mentalize e faça orações de agradecimento.
2. Antes de limpar, deixe que o ambiente transmita sua mensagem.
3. Na entrada da casa, mentalize o objetivo e ao entrar fique no centro do cômodo e mentalmente diga a intenção e irradie pelo ambiente.
4. Respire profundamente. Sinta a energia fluindo entre suas mãos.
5. Circule no aposento iniciando pelo Leste, com o pendulo na mão esquerda verifique a energia e com a mão direita limpe o local c/ sino, chocalho, pena, incenso, sálvia, água ...
6. Continue circulando e à medida que a energia se torna mais leve, utilize os instrumentos mais refinados. Dê bastante atenção aos nichos, armários e cantos.
Quando o cômodo estiver limpo você perceberá as cores mais brilhantes, sons mais claros, respiração fácil e sensação de leveza.
7. Ao final da limpeza, sacuda o corpo, respire fundo e com tempo diminua o ritmo dos movimentos ate parar e fique aberta a energia que circula no seu corpo.
CONSAGRAÇÃO
Invocação da energia para dentro da casa. Podem ser usados os mesmo instrumentos mais com objetivos diferentes.
1. Invoque as suas guianças para trazer a energia do propósito ao local. Seja especifico ao tipo de energia que deseja.
2. Expanda a aura. Para casa toda invoque o objetivo geral e para cada cômodo, os objetivos específicos. Mantenha todas as portas e janelas abertas. Utilize os instrumentos no sentido horário percorrendo toda a casa, abençoando.
3. Ao terminar faça uma oração de agradecimento.
PRESERVAÇÃO
Para manter e assegurar os campos de energia invocados os protetores e energizadores do lar.
Cristais: drusas, quartzo fume, turmalina negra, ametista para proteção do ambiente.
Anjos: pôster, imagens, desenhos, pinturas com anjos, arcanjos, principalmente São Miguel.
Totens: use o seu animal de poder como protetor do ambiente.
Preces: de qualquer religião, as preces sutilizam a freqüência do ambiente, aumentando o padrão energético.
Objetos sagrados: objetos religiosos e outros que você considera sagrado podem estar espalhado em alguns pontos da casa.
Objetos feito mão: artesanatos feitos por pessoas com boa energia.
Objetos naturais: objetos que representam os elementos como conchas, pedras, plantas etc.
Imante os objetos com a energia do seu propósito.
Preparação Física e Espiritual para a Limpeza
Dia anterior:
Decida os métodos que utilizará.
Faça uma faxina geral na casa.
Noite anterior:
Opte por uma comida leve ou jejum
Prepara os utensílios que vai usar defumando-os ou expondo-os ao sol.
Purifique também as roupas que vai usar.
Antes de dormir, peça ao Grande Espírito, que a prepare em seus sonhos para atuar na limpeza com sucesso.
No dia da limpeza:
(ao nascer do sol, inicio da manhã)
Medite pedindo auxilio aos seus guias pessoais.
Visualize cada cômodo limpo e purificado, a cerimônia concluída e a casa radiante.
Tome banho de ervas.
Vista a roupa, não use jóias e fique descalça.
Estique cada parte do corpo, deixando que a energia circule.
Beba um copo de água energizada.
Limpezas Rápidas
Limpeza:
Ar ¿ 1 sino grande e 1 sino pequeno.
Água ¿ Água energizada com cristal (turmalina negra, quartzo fume, olho de tigre, ônix) ou com aromatizador ( mirra, manjericão, menta, tea tree)
Fogo ¿ 1 vela de lavanda
Terra ¿ Sal grosso
Acenda a vela com uma prece, espalhe o sal pelo chão, use o sino grande e depois o pequeno(no sentido anti-horario) .Termine borrifando a água no sentido horário.
Estimulando e Invocando energia:
Ar ¿ penas, tambor, chocalho.
Água ¿ Água da fonte para espargir.
Fogo ¿ fumaça de salvia
Terra ¿ Sal grosso
Coloque sal em cada canto com 1 prece e defume a sálvia com a pena, (no sentido anti-horario) . Toque o tambor ou chocalho e borrife a água no sentido horario.
Criando templo de luz ¿ proteção:
Ar - uma pena
Água ¿ água da lua cheia.
Fogo - velas brancas
Terra ¿ 4 cristais brancos
Acenda a vela, limpe o espaço c/ a pena (no sentido anti-horario) coloque os cristais nos 4 cômodos da casa para criar uma pirâmide etérea. Borrife com a água da lua cheia.
Limpeza sem acessórios
Faça uma faxina. Abra portas e janelas. Tire fotos e pinturas tristes.
Livre-se de objetos que não usa, plantas mortas. Acenda uma vela, use incenso ananda pela casa no sentido anti-horario, se preferir use a mão para fazer a limpeza. Jogue sal nos cantos (anti- horário).
Coloque uma musica tranqüila e no sentido horário borrife um aroma ou perfume suave pela casa. Coloque flores frescas. Encerre fazendo uma prece e visualizando toda a casa iluminada.
Periodicidade da limpeza
Toda a casa: 1 a 2 vezes por ano no mínimo.
Preferencialmente duas semanas antes do solstício da primavera.
Limpeza leve: 1 vez por mês ou quando:
Deseja mudar na vida, depois de uma doença ou sofrimento, depois de hospede difícil ou experiência negativa no ambiente ou caso sinta-se sempre cansado.
Alguns Acessórios
Pêndulo
Penas de águia, gavião, arara.
Sálvia para defumar. Incenso ananda.
Sal grosso, Carvão, Alho.
Água do mar, Água da fonte, Água de rosas, água de flor de laranjeira.
Tintura de ervas, Aromatizador de ambiente especifico
Pau de chuva, Chocalho, Tambor, Sinos
Bambu, Cristais, Velas
Ervas como sálvia, arruda, manjericão
Fonte:
Adaptação do livro Espaço Sagrado Denise Linn Grupo BruxaZaira
Preparação
Purificação
Consagração
Preservação
PREPARAÇÃO
Você deve ter uma Intenção Clara, um Propósito.
Qual o seu objetivo geral? (Destino)
Quais as suas intenções específicas ? (paradas no trajeto)
Qual o seu propósito? (Caminhada)
Após defini-los, escreva e confirme seus objetivos.
Exemplo:
1. Intenção geral: casa prospera e tranqüila.
2. Intenção especifica: harmonia nas relações familiares; Prosperidade para os moradores; Outras intenções especificas dos demais moradores ou cômodos da casa.
3. Propósito: prosperidade e harmonia constante.
PURIFICAÇÃO
Maneira de desbloquear e energizar os pontos do aposento onde a energia estagnou. A energia estagnada está nos cantos da casa e onde há a doenças, pensamentos negativos e emanações de objetos não adequados ao local.
Dica: Comece por instrumentos mais potentes e depois use os mais refinados à medida que for limpando. Faça a limpeza sempre no sentido anti-horario.
1. Solicite assistência e orações de seus Guias, do Grande Espírito, dos Aliados. Imagine um tubo de luz branco envolvendo todo seu ser e protegendo-o. Mentalize e faça orações de agradecimento.
2. Antes de limpar, deixe que o ambiente transmita sua mensagem.
3. Na entrada da casa, mentalize o objetivo e ao entrar fique no centro do cômodo e mentalmente diga a intenção e irradie pelo ambiente.
4. Respire profundamente. Sinta a energia fluindo entre suas mãos.
5. Circule no aposento iniciando pelo Leste, com o pendulo na mão esquerda verifique a energia e com a mão direita limpe o local c/ sino, chocalho, pena, incenso, sálvia, água ...
6. Continue circulando e à medida que a energia se torna mais leve, utilize os instrumentos mais refinados. Dê bastante atenção aos nichos, armários e cantos.
Quando o cômodo estiver limpo você perceberá as cores mais brilhantes, sons mais claros, respiração fácil e sensação de leveza.
7. Ao final da limpeza, sacuda o corpo, respire fundo e com tempo diminua o ritmo dos movimentos ate parar e fique aberta a energia que circula no seu corpo.
CONSAGRAÇÃO
Invocação da energia para dentro da casa. Podem ser usados os mesmo instrumentos mais com objetivos diferentes.
1. Invoque as suas guianças para trazer a energia do propósito ao local. Seja especifico ao tipo de energia que deseja.
2. Expanda a aura. Para casa toda invoque o objetivo geral e para cada cômodo, os objetivos específicos. Mantenha todas as portas e janelas abertas. Utilize os instrumentos no sentido horário percorrendo toda a casa, abençoando.
3. Ao terminar faça uma oração de agradecimento.
PRESERVAÇÃO
Para manter e assegurar os campos de energia invocados os protetores e energizadores do lar.
Cristais: drusas, quartzo fume, turmalina negra, ametista para proteção do ambiente.
Anjos: pôster, imagens, desenhos, pinturas com anjos, arcanjos, principalmente São Miguel.
Totens: use o seu animal de poder como protetor do ambiente.
Preces: de qualquer religião, as preces sutilizam a freqüência do ambiente, aumentando o padrão energético.
Objetos sagrados: objetos religiosos e outros que você considera sagrado podem estar espalhado em alguns pontos da casa.
Objetos feito mão: artesanatos feitos por pessoas com boa energia.
Objetos naturais: objetos que representam os elementos como conchas, pedras, plantas etc.
Imante os objetos com a energia do seu propósito.
Preparação Física e Espiritual para a Limpeza
Dia anterior:
Decida os métodos que utilizará.
Faça uma faxina geral na casa.
Noite anterior:
Opte por uma comida leve ou jejum
Prepara os utensílios que vai usar defumando-os ou expondo-os ao sol.
Purifique também as roupas que vai usar.
Antes de dormir, peça ao Grande Espírito, que a prepare em seus sonhos para atuar na limpeza com sucesso.
No dia da limpeza:
(ao nascer do sol, inicio da manhã)
Medite pedindo auxilio aos seus guias pessoais.
Visualize cada cômodo limpo e purificado, a cerimônia concluída e a casa radiante.
Tome banho de ervas.
Vista a roupa, não use jóias e fique descalça.
Estique cada parte do corpo, deixando que a energia circule.
Beba um copo de água energizada.
Limpezas Rápidas
Limpeza:
Ar ¿ 1 sino grande e 1 sino pequeno.
Água ¿ Água energizada com cristal (turmalina negra, quartzo fume, olho de tigre, ônix) ou com aromatizador ( mirra, manjericão, menta, tea tree)
Fogo ¿ 1 vela de lavanda
Terra ¿ Sal grosso
Acenda a vela com uma prece, espalhe o sal pelo chão, use o sino grande e depois o pequeno(no sentido anti-horario) .Termine borrifando a água no sentido horário.
Estimulando e Invocando energia:
Ar ¿ penas, tambor, chocalho.
Água ¿ Água da fonte para espargir.
Fogo ¿ fumaça de salvia
Terra ¿ Sal grosso
Coloque sal em cada canto com 1 prece e defume a sálvia com a pena, (no sentido anti-horario) . Toque o tambor ou chocalho e borrife a água no sentido horario.
Criando templo de luz ¿ proteção:
Ar - uma pena
Água ¿ água da lua cheia.
Fogo - velas brancas
Terra ¿ 4 cristais brancos
Acenda a vela, limpe o espaço c/ a pena (no sentido anti-horario) coloque os cristais nos 4 cômodos da casa para criar uma pirâmide etérea. Borrife com a água da lua cheia.
Limpeza sem acessórios
Faça uma faxina. Abra portas e janelas. Tire fotos e pinturas tristes.
Livre-se de objetos que não usa, plantas mortas. Acenda uma vela, use incenso ananda pela casa no sentido anti-horario, se preferir use a mão para fazer a limpeza. Jogue sal nos cantos (anti- horário).
Coloque uma musica tranqüila e no sentido horário borrife um aroma ou perfume suave pela casa. Coloque flores frescas. Encerre fazendo uma prece e visualizando toda a casa iluminada.
Periodicidade da limpeza
Toda a casa: 1 a 2 vezes por ano no mínimo.
Preferencialmente duas semanas antes do solstício da primavera.
Limpeza leve: 1 vez por mês ou quando:
Deseja mudar na vida, depois de uma doença ou sofrimento, depois de hospede difícil ou experiência negativa no ambiente ou caso sinta-se sempre cansado.
Alguns Acessórios
Pêndulo
Penas de águia, gavião, arara.
Sálvia para defumar. Incenso ananda.
Sal grosso, Carvão, Alho.
Água do mar, Água da fonte, Água de rosas, água de flor de laranjeira.
Tintura de ervas, Aromatizador de ambiente especifico
Pau de chuva, Chocalho, Tambor, Sinos
Bambu, Cristais, Velas
Ervas como sálvia, arruda, manjericão
Fonte:
Adaptação do livro Espaço Sagrado Denise Linn Grupo BruxaZaira
sexta-feira, março 20, 2009
ORAÇÃO CELTA
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a musica seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a musica seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!
quinta-feira, março 19, 2009
AO LEVANTAR-SE
Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã.
Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.
Levante-se com calma.
Hoje será um excelente dia! - afirme ao espelho, sem medo, sorrindo.
As palavras positivas têm maior poder do que imaginamos, e são capazes de transformar tudo, dentro, e depois fora.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto, não auxiliam em tempo algum.
A primeira impressão que se tem ao acordar, é determinante para os momentos futuros.
Quem gosta de acordar com susto, com ruídos incômodos, com tensão injustificada?
Guarde para com tudo e para com todos, a disposição de cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida, para que a vida o abençoe.
Considere o ato de levantar-se como uma conquista diária: mais uma oportunidade! Mais um dia! Em frente!
Se a derrota já está no Espírito que não deseja sair da cama, dificilmente encontrará a tão sonhada vitória lá fora, no mundo.
Se a má vontade já o absorve nos primeiros segundos de vigília, como conseguir sorrir mais tarde?
Mesmo contra o mau humor crônico de alguns, você pode lutar, pode enfrentá-lo, modificá-lo. Basta uma atitude mental decidida, no sentido contrário.
Compare o seu levantar-se diário ao nascer do sol, e espelhe-se nele, com seus raios fulgurantes irradiando luz e calor para todos os cantos.
Espalhe a alvorada do coração para os que estão à sua volta também, pelo menos com um alegre: Bom dia!
Ninguém resiste a um Bom dia recitado com vontade, com carinho, pois junto dele vêm as boas vibrações, os fluidos universais modificados para o bem, alcançando a alma feito lenitivo poderoso.
Ninguém resiste a um abraço forte bem cedo, dizendo, sem palavras: Como é bom acordar e ver você ao meu lado!
Não há quem resista a uma gentileza logo cedo: um café da manhã preparado com desvelo; um bilhete amoroso; uma flor ao lado da xícara de café...
Não há quem resista a um sorriso, um carinho no rosto ao acordar, pois quando o amor alvorece tudo se transforma. Tudo que era noite vira manhã.
Assim, ao levantar-se, erga também o coração, na direção do Amor Sublime, do Criador da Vida, e agradeça por mais um dia, único, indispensável e fascinante.
Abrir os olhos... Puxar o ar com vontade... Vontade de quem quer viver.
Os pulmões se enchem de manhã, os olhos de sol, e num bocejo profundo expiramos... E lá se vai a noite de nossa alma aprendiz.
Não é mais um dia, não... É o único que temos... Pois o tempo é sempre presente (passado e futuro são invenções da memória e da esperança).
Abrir os olhos... Puxar o ar com vontade... Vontade de quem quer viver, de quem quer "bem viver".
Redação do Momento Espírita com base no cap. 1, do livro Sinal verde, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Cec..
Caminhosluz
Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.
Levante-se com calma.
Hoje será um excelente dia! - afirme ao espelho, sem medo, sorrindo.
As palavras positivas têm maior poder do que imaginamos, e são capazes de transformar tudo, dentro, e depois fora.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto, não auxiliam em tempo algum.
A primeira impressão que se tem ao acordar, é determinante para os momentos futuros.
Quem gosta de acordar com susto, com ruídos incômodos, com tensão injustificada?
Guarde para com tudo e para com todos, a disposição de cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida, para que a vida o abençoe.
Considere o ato de levantar-se como uma conquista diária: mais uma oportunidade! Mais um dia! Em frente!
Se a derrota já está no Espírito que não deseja sair da cama, dificilmente encontrará a tão sonhada vitória lá fora, no mundo.
Se a má vontade já o absorve nos primeiros segundos de vigília, como conseguir sorrir mais tarde?
Mesmo contra o mau humor crônico de alguns, você pode lutar, pode enfrentá-lo, modificá-lo. Basta uma atitude mental decidida, no sentido contrário.
Compare o seu levantar-se diário ao nascer do sol, e espelhe-se nele, com seus raios fulgurantes irradiando luz e calor para todos os cantos.
Espalhe a alvorada do coração para os que estão à sua volta também, pelo menos com um alegre: Bom dia!
Ninguém resiste a um Bom dia recitado com vontade, com carinho, pois junto dele vêm as boas vibrações, os fluidos universais modificados para o bem, alcançando a alma feito lenitivo poderoso.
Ninguém resiste a um abraço forte bem cedo, dizendo, sem palavras: Como é bom acordar e ver você ao meu lado!
Não há quem resista a uma gentileza logo cedo: um café da manhã preparado com desvelo; um bilhete amoroso; uma flor ao lado da xícara de café...
Não há quem resista a um sorriso, um carinho no rosto ao acordar, pois quando o amor alvorece tudo se transforma. Tudo que era noite vira manhã.
Assim, ao levantar-se, erga também o coração, na direção do Amor Sublime, do Criador da Vida, e agradeça por mais um dia, único, indispensável e fascinante.
Abrir os olhos... Puxar o ar com vontade... Vontade de quem quer viver.
Os pulmões se enchem de manhã, os olhos de sol, e num bocejo profundo expiramos... E lá se vai a noite de nossa alma aprendiz.
Não é mais um dia, não... É o único que temos... Pois o tempo é sempre presente (passado e futuro são invenções da memória e da esperança).
Abrir os olhos... Puxar o ar com vontade... Vontade de quem quer viver, de quem quer "bem viver".
Redação do Momento Espírita com base no cap. 1, do livro Sinal verde, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Cec..
Caminhosluz
Etiquetas:
auto-estima,
Espiritualidades,
lei atracção
quarta-feira, março 18, 2009
Perdoa-te!
Apenas perdoa-te!
Não deixes sobre ti repousar as sombras do passado.
Tudo o que ficou para trás,
Tudo o que viveste e te fez escola, para este presente!
Não te faças vítima de tuas próprias atitudes. Tu mesmo as buscaste da forma como as queria.
Serviu-te de lição? Então: perdoa-te e te desprenda destas correntes em que tu mesmo insistes em te prender...
Perdoa-te!
Pelos teus atos. Não te sintas derrotado por não ter agido da forma correta. Aproveite das lições que carregas contigo e que hoje te assombra, por não saberes o significado do que elas representam. ..
Abra teus olhos. Olhe á tua frente. Viva o presente que o Pai te traz: tua vida. Não importa como foi ou é vivida, da forma que quisestes usufruir, tua consciência te revelará os teus próprios atos!
Veja o dia que se inicia. Um novo dia que te traz uma oportunidade única de reparar teus erros...
Perdoa-te!
O perdão de ti mesmo é o de maior valia para teu espírito se libertar. Libertar-se de teu egoísmo. Teus atos incertos, por não conduzir tua vida de acordo com os ensinamentos de nosso Pai.
Perdoa-te!
Deixe teu sentimento sobressair e perdoa teus irmãos que te trouxeram mágoas e pede perdão àqueles que tu magoastes. Repare estes atos de tua história, nesta breve jornada, e ela te fará ter um novo sentido à tua existência.
Como podes dizer que confia e acredita em Deus Pai? Que faz em tuas orações as palavras de nosso mestre Jesus, que nos deixou Seus ensinamentos e que Ele próprio nos faz ver o sentido do sofrimento em um trecho desta grandiosa mensagem, de tamanho poder. Ensinamentos que nos trás o exemplo claro daquilo que é o certo: "Perdoa Senhor os meus pecados, assim como perdoo aqueles que pecaram contra mim".
Isto já é o suficiente para que reflitas sobre estas palavras e que deixes o passado para trás. Siga um novo rumo e dê sentido à tua vida e que esta nova oportunidade te traga a paz, o amor e a harmonia que tu mesmo resgatarás entre teus irmãos que se deixaram influenciar por desafetos, pelo egoísmo e pela falta de perdão.
Não deixe este precioso ato para depois. A felicidade e o amor virão preencher o vazio que carregastes por tanto tempo em tua vida, por não saberes por onde começar...
Perdoa-te!
Deixa envolver-te por este nobre ato que te trará um novo caminho, onde seguirá o restante de teus dias entre a paz e o amor de todos os que receberam de ti esta graça, de poder reparar teus erros: o perdão!
Não devemos passar em vão pelos dias de nossas vidas esta simples atitude de humildade em reconhecer que erramos. Mas, os acertos, apenas conseguiremos tê-los se soubermos extrair a essência do aprendizado de tudo aquilo que vivenciamos.
Teu espírito estará leve e a paz chegará serenamente a ti. Então, perceberás que fez tua parte perante os ensinamentos de Deus Pai e estará livre do peso de tua consciência, onde esta insistia em te abrir os olhos, para ver que um gesto tão grandioso enobrece o nosso ser e que deveria ser por todos aplicados para que o resgate de tuas diferenças dar-se-á uma nova vida, com mais amor e afetos no decorrer de teus dias.
Perdoa-te!
Que assim seja para sempre...
"...Entre os caminhos da luz divina que nos conduz e orienta nossos trajetos a serem seguidos através desta tão grandiosa escola que é a vida".
Mensagem psicografada em 11/03/2009 por Marcio Godofredo
Leia mais "mensagens de luz" em:www.papolegal. net
cadastre-se e concorra semanalmente a vários livros
Não deixes sobre ti repousar as sombras do passado.
Tudo o que ficou para trás,
Tudo o que viveste e te fez escola, para este presente!
Não te faças vítima de tuas próprias atitudes. Tu mesmo as buscaste da forma como as queria.
Serviu-te de lição? Então: perdoa-te e te desprenda destas correntes em que tu mesmo insistes em te prender...
Perdoa-te!
Pelos teus atos. Não te sintas derrotado por não ter agido da forma correta. Aproveite das lições que carregas contigo e que hoje te assombra, por não saberes o significado do que elas representam. ..
Abra teus olhos. Olhe á tua frente. Viva o presente que o Pai te traz: tua vida. Não importa como foi ou é vivida, da forma que quisestes usufruir, tua consciência te revelará os teus próprios atos!
Veja o dia que se inicia. Um novo dia que te traz uma oportunidade única de reparar teus erros...
Perdoa-te!
O perdão de ti mesmo é o de maior valia para teu espírito se libertar. Libertar-se de teu egoísmo. Teus atos incertos, por não conduzir tua vida de acordo com os ensinamentos de nosso Pai.
Perdoa-te!
Deixe teu sentimento sobressair e perdoa teus irmãos que te trouxeram mágoas e pede perdão àqueles que tu magoastes. Repare estes atos de tua história, nesta breve jornada, e ela te fará ter um novo sentido à tua existência.
Como podes dizer que confia e acredita em Deus Pai? Que faz em tuas orações as palavras de nosso mestre Jesus, que nos deixou Seus ensinamentos e que Ele próprio nos faz ver o sentido do sofrimento em um trecho desta grandiosa mensagem, de tamanho poder. Ensinamentos que nos trás o exemplo claro daquilo que é o certo: "Perdoa Senhor os meus pecados, assim como perdoo aqueles que pecaram contra mim".
Isto já é o suficiente para que reflitas sobre estas palavras e que deixes o passado para trás. Siga um novo rumo e dê sentido à tua vida e que esta nova oportunidade te traga a paz, o amor e a harmonia que tu mesmo resgatarás entre teus irmãos que se deixaram influenciar por desafetos, pelo egoísmo e pela falta de perdão.
Não deixe este precioso ato para depois. A felicidade e o amor virão preencher o vazio que carregastes por tanto tempo em tua vida, por não saberes por onde começar...
Perdoa-te!
Deixa envolver-te por este nobre ato que te trará um novo caminho, onde seguirá o restante de teus dias entre a paz e o amor de todos os que receberam de ti esta graça, de poder reparar teus erros: o perdão!
Não devemos passar em vão pelos dias de nossas vidas esta simples atitude de humildade em reconhecer que erramos. Mas, os acertos, apenas conseguiremos tê-los se soubermos extrair a essência do aprendizado de tudo aquilo que vivenciamos.
Teu espírito estará leve e a paz chegará serenamente a ti. Então, perceberás que fez tua parte perante os ensinamentos de Deus Pai e estará livre do peso de tua consciência, onde esta insistia em te abrir os olhos, para ver que um gesto tão grandioso enobrece o nosso ser e que deveria ser por todos aplicados para que o resgate de tuas diferenças dar-se-á uma nova vida, com mais amor e afetos no decorrer de teus dias.
Perdoa-te!
Que assim seja para sempre...
"...Entre os caminhos da luz divina que nos conduz e orienta nossos trajetos a serem seguidos através desta tão grandiosa escola que é a vida".
Mensagem psicografada em 11/03/2009 por Marcio Godofredo
Leia mais "mensagens de luz" em:www.papolegal. net
cadastre-se e concorra semanalmente a vários livros
terça-feira, março 17, 2009
Positive Energy: How to Build Your Vitality in an Overwhelming World
by Judith Orloff, M.D.
printed with permission
I learned to honor my energy needs the hard way. As a psychiatrist who specializes in intuition, I knew how important it was to listen to my body, yet still I'd vacillate between intense weeks of speaking tours to bouts of utter exhaustion at home. I couldn't turn down irresistible opportunities. Here was my dilemma: I trusted my intuition and was committed to living by it, but I had a blind spot. Although I was quite successful at helping others at trusting intuition and leading high energy lives, I was ignoring my own energy crises. Finally my fatigue was so profound I had to change.
I know firsthand how important it is for us to cherish our precious energy so we don't compromise our capacity for passion. I now believe that the most profound transformations can only take place on an energetic level. I've met many patients who've spent much time and money on talk therapy, hoping that intellectual insights will bring emotional freedom, but they're disappointed. As much as I love the linear mind, my approach, which I call Energy Psychiatry, goes further to also facilitate a conscious rebuilding of subtle energies, the most basic life force in each of us.
Do You Get Drained By Other People's Energy?
Our bodies are made of flesh and blood, but they're also composed of energy fields, though sadly I wasn't taught this in medical school. Each day we encounter a wide range of energies both positive and negative. Positive energy includes compassion, courage, forgiveness and faith. Negative energy includes fear, anger, hopelessness and shame. We need to be experts at dealing with energy so we don't get demolished by draining situations or people who are energy vampires.
Like me, you may be an intuitive empath, someone who's so sensitive to energy you pick it up but you're also drained by it. This goes way beyond feeling sympathy for a distraught friend; we actually take on their pain either emotionally or physically. To cope we take refuge in solitude. We empaths are so attuned to others that we can feel what's going on inside of them. This can put us on energy overload and aggravate everything from chronic fatigue to overeating.
Growing up, my girlfriends couldn't wait to hit the malls, but I dreaded them. I always felt overwhelmed and exhausted around crowds, though I was clueless as to why. What's the matter? friends would ask, shooting me the weirdest looks. All I knew was that crowded places and I just didn't mix. I'd go there feeling fine but leave nervous, depressed, or with some new ache or pain. Unsuspectingly, I was a gigantic sponge, absorbing the energy of people around me.
Thank goodness as my intuition matured, I realized I had intuitive empathy. Once I learned to protect my energy, empathy has become a gift enhancing my compassion. Here's how empathy works: the more people per square foot, the more our energy fields intersect - thus the tendency to become overloaded in high-density areas. This aspect of intuition is the most neglected.
Empaths unintentionally can make even a good doctor's life hell. They manifest so many unexplained symptoms that frustrated physicians write them off as hypochondriacs. Empaths are notoriously misdiagnosed. Patients have come to me with obesity who've failed diets because they needed strategies other than eating to protect themselves from negative energy. Others were labeled with agoraphobia or panic disorder, having received only minor relief from traditional treatments. Some were nearly house-bound.
They'd all say, I dislike crowded places where there's no quick escape. Forget department stores, busy streets, elevators, tunnels. I just avoid them. This sounded very familiar, so I decided to take a history of how these people processed subtle energy in the world, something all health professionals must be trained to assess. Voila! I found many were undiagnosed empaths. For me, this changed everything. My job as a physician then became teaching my patients to center themselves and protect their energy.
How do you know if you're an empath? What are the signs?
Ask yourself:
*Have you ever sat next to someone at a dinner who seems pleasant, but suddenly you're nauseous, have a headache, or feel drained?
*Are you uncomfortable in crowds, and even go out of your way to avoid them?
*Do you get easily over-stimulated by people or prefer being alone?
*When someone is in pain, do you start feeling it too?
*Do you overeat around people you're uncomfortable with?
If you've answered yes to one or more questions, it's likely you have experienced intuitive empathy. Responding yes to every question indicates empathy is draining your energy.
Tips to Build Positive Energy:
1.Take an inventory of people in your life who give energy, and people who drain. Specifically identify the energy vampires, and begin to evaluate ones you'd like to limit contact with or eliminate. Plan at least one complete afternoon with people who give off positive energy and avoid drainers. Notice how this beneficially affects your physical and emotional well-being.
2. Set clear boundaries. It's crucial to limit the time you spend discussing a vampire's gripes. When approaching her, remember: the difference between being a bitch and setting boundaries is attitude. Instead of saying, You're selfish and self-obsessed, and I can't take you anymore, which a part of you likely feels, take a breath and shift to your heart.
3. Meditate. Sitting in meditation is a life-line to your center, to the earth. It will ground you when you've been struck by a vampire. By calming the mind, you can re-align with your essence. Close your eyes. Focus on your breath. Then gently extend your awareness downward to strata, bedrock, minerals, and soil. From the base of your spine, begin to feel a continuity with the earth's core. Picture having a long tail that roots in that center. Allow the earth's energy to infuse your body and stabilize you. Whether you meditate for five minutes or an hour, this is sacred time.
4. Walk away. If you feel your energy being zapped, don't hesitate to politely excuse yourself from a killing conversation. Move at least twenty feet from the person, outside the range of his or her energy field. I have to go to the bathroom is a foolproof line. Most people are oblivious to how their energy impacts others. For years, reluctant to hurt anyone's feelings, I needlessly endured these types of situations and suffered. How many of us are so loathe to appear rude that a raving maniac can be right in our face, and still we don't budge for fear of offending? In a spot, physically removing yourself is a sure quick solution.
5. Build an energy shield around you. When you're with vampires you can't get away from, visualize a protective shield of white light surrounding every inch of you. This lets positive energy in but keeps negative energy out. It's particularly efficient for vampires at family dinners or social events where you're trapped.
I hope I've inspired you to be more fierce about asserting your energy needs. Never put yourself down as being overly sensitive. Sensitivity is an asset as long as you learn how to protect yourself from negative vibes. Understanding how you react energetically in the world is particularly important if you're chronically tired and want to build vitality. Knowledge is power. Meeting your energy needs can balance mind, body, and spirit to create a vibrant life.
------------ --------- --------- --------- --------- --------- -
Adapted by author Judith Orloff, M.D., from Positive Energy: Ten Extraordinary Prescriptions for Transforming Fatigue, Stress, and Fear Into Vibrance, Strength, and Love, Three Rivers Press, 2005. Printed here with permission.
Dr. Judith Orloff, M.D., is a psychiatrist, energy and intuition expert, and author of the bestselling books Positive Energy, Guide to Intuitive Healing and Second Sight. She is an Assistant Professor of Psychiatry at UCLA with a private practice in Los Angeles, and she leads workshops on the interrelationship of intuition, energy, and medicine. For information about her books, audiotapes and workshops, and to subscribe to her free E-newsletter, visit www.drjudithorloff. com. She also offers free mini classes on YouTube. To take advantuage of this great opportunity, just stop by www.youtube.com/judithorloffmd.
printed with permission
I learned to honor my energy needs the hard way. As a psychiatrist who specializes in intuition, I knew how important it was to listen to my body, yet still I'd vacillate between intense weeks of speaking tours to bouts of utter exhaustion at home. I couldn't turn down irresistible opportunities. Here was my dilemma: I trusted my intuition and was committed to living by it, but I had a blind spot. Although I was quite successful at helping others at trusting intuition and leading high energy lives, I was ignoring my own energy crises. Finally my fatigue was so profound I had to change.
I know firsthand how important it is for us to cherish our precious energy so we don't compromise our capacity for passion. I now believe that the most profound transformations can only take place on an energetic level. I've met many patients who've spent much time and money on talk therapy, hoping that intellectual insights will bring emotional freedom, but they're disappointed. As much as I love the linear mind, my approach, which I call Energy Psychiatry, goes further to also facilitate a conscious rebuilding of subtle energies, the most basic life force in each of us.
Do You Get Drained By Other People's Energy?
Our bodies are made of flesh and blood, but they're also composed of energy fields, though sadly I wasn't taught this in medical school. Each day we encounter a wide range of energies both positive and negative. Positive energy includes compassion, courage, forgiveness and faith. Negative energy includes fear, anger, hopelessness and shame. We need to be experts at dealing with energy so we don't get demolished by draining situations or people who are energy vampires.
Like me, you may be an intuitive empath, someone who's so sensitive to energy you pick it up but you're also drained by it. This goes way beyond feeling sympathy for a distraught friend; we actually take on their pain either emotionally or physically. To cope we take refuge in solitude. We empaths are so attuned to others that we can feel what's going on inside of them. This can put us on energy overload and aggravate everything from chronic fatigue to overeating.
Growing up, my girlfriends couldn't wait to hit the malls, but I dreaded them. I always felt overwhelmed and exhausted around crowds, though I was clueless as to why. What's the matter? friends would ask, shooting me the weirdest looks. All I knew was that crowded places and I just didn't mix. I'd go there feeling fine but leave nervous, depressed, or with some new ache or pain. Unsuspectingly, I was a gigantic sponge, absorbing the energy of people around me.
Thank goodness as my intuition matured, I realized I had intuitive empathy. Once I learned to protect my energy, empathy has become a gift enhancing my compassion. Here's how empathy works: the more people per square foot, the more our energy fields intersect - thus the tendency to become overloaded in high-density areas. This aspect of intuition is the most neglected.
Empaths unintentionally can make even a good doctor's life hell. They manifest so many unexplained symptoms that frustrated physicians write them off as hypochondriacs. Empaths are notoriously misdiagnosed. Patients have come to me with obesity who've failed diets because they needed strategies other than eating to protect themselves from negative energy. Others were labeled with agoraphobia or panic disorder, having received only minor relief from traditional treatments. Some were nearly house-bound.
They'd all say, I dislike crowded places where there's no quick escape. Forget department stores, busy streets, elevators, tunnels. I just avoid them. This sounded very familiar, so I decided to take a history of how these people processed subtle energy in the world, something all health professionals must be trained to assess. Voila! I found many were undiagnosed empaths. For me, this changed everything. My job as a physician then became teaching my patients to center themselves and protect their energy.
How do you know if you're an empath? What are the signs?
Ask yourself:
*Have you ever sat next to someone at a dinner who seems pleasant, but suddenly you're nauseous, have a headache, or feel drained?
*Are you uncomfortable in crowds, and even go out of your way to avoid them?
*Do you get easily over-stimulated by people or prefer being alone?
*When someone is in pain, do you start feeling it too?
*Do you overeat around people you're uncomfortable with?
If you've answered yes to one or more questions, it's likely you have experienced intuitive empathy. Responding yes to every question indicates empathy is draining your energy.
Tips to Build Positive Energy:
1.Take an inventory of people in your life who give energy, and people who drain. Specifically identify the energy vampires, and begin to evaluate ones you'd like to limit contact with or eliminate. Plan at least one complete afternoon with people who give off positive energy and avoid drainers. Notice how this beneficially affects your physical and emotional well-being.
2. Set clear boundaries. It's crucial to limit the time you spend discussing a vampire's gripes. When approaching her, remember: the difference between being a bitch and setting boundaries is attitude. Instead of saying, You're selfish and self-obsessed, and I can't take you anymore, which a part of you likely feels, take a breath and shift to your heart.
3. Meditate. Sitting in meditation is a life-line to your center, to the earth. It will ground you when you've been struck by a vampire. By calming the mind, you can re-align with your essence. Close your eyes. Focus on your breath. Then gently extend your awareness downward to strata, bedrock, minerals, and soil. From the base of your spine, begin to feel a continuity with the earth's core. Picture having a long tail that roots in that center. Allow the earth's energy to infuse your body and stabilize you. Whether you meditate for five minutes or an hour, this is sacred time.
4. Walk away. If you feel your energy being zapped, don't hesitate to politely excuse yourself from a killing conversation. Move at least twenty feet from the person, outside the range of his or her energy field. I have to go to the bathroom is a foolproof line. Most people are oblivious to how their energy impacts others. For years, reluctant to hurt anyone's feelings, I needlessly endured these types of situations and suffered. How many of us are so loathe to appear rude that a raving maniac can be right in our face, and still we don't budge for fear of offending? In a spot, physically removing yourself is a sure quick solution.
5. Build an energy shield around you. When you're with vampires you can't get away from, visualize a protective shield of white light surrounding every inch of you. This lets positive energy in but keeps negative energy out. It's particularly efficient for vampires at family dinners or social events where you're trapped.
I hope I've inspired you to be more fierce about asserting your energy needs. Never put yourself down as being overly sensitive. Sensitivity is an asset as long as you learn how to protect yourself from negative vibes. Understanding how you react energetically in the world is particularly important if you're chronically tired and want to build vitality. Knowledge is power. Meeting your energy needs can balance mind, body, and spirit to create a vibrant life.
------------ --------- --------- --------- --------- --------- -
Adapted by author Judith Orloff, M.D., from Positive Energy: Ten Extraordinary Prescriptions for Transforming Fatigue, Stress, and Fear Into Vibrance, Strength, and Love, Three Rivers Press, 2005. Printed here with permission.
Dr. Judith Orloff, M.D., is a psychiatrist, energy and intuition expert, and author of the bestselling books Positive Energy, Guide to Intuitive Healing and Second Sight. She is an Assistant Professor of Psychiatry at UCLA with a private practice in Los Angeles, and she leads workshops on the interrelationship of intuition, energy, and medicine. For information about her books, audiotapes and workshops, and to subscribe to her free E-newsletter, visit www.drjudithorloff. com. She also offers free mini classes on YouTube. To take advantuage of this great opportunity, just stop by www.youtube.com/judithorloffmd.
domingo, março 15, 2009
Gentian for Those Who are Losing Heart
Posted by Skywriter on Mar 14, 2009
©2004 by Connie Barrett
EDITORS: NOTE: As Vibration moves from a quarterly essence ezine to a blog, it’s fitting that one of our first contributors is Connie Barrett, whose excellent and insightful articles have been a mainstay in our ezine for all of its 10 years.
Gentian, a flower remedy by Bach and Healing Herbs, is for feelings of discouragement and doubt which may be caused by even small obstacles. The cause of depression is always known. The remedy teaches faith and trust.
The Gentian Personality
“Discouragement” is a keyword for the negative Gentian personality, but what matters most is the source of this discouragement. Anyone can experience a setback that makes them feel temporarily unable to move forward to achieve their goals, and this may cause a temporary negative Gentian state. In the chronic Gentian state, though, discouragement is habitual.
Part of this state relates to their firm rooting in the physical world. They trust the evidence of their senses (”seeing is believing”), logic (”adds up”), statistics (”it’s a known fact that the physical body declines with age”), or an authority (”the doctor says that vitamins are useless.”).
A Gentian type is amazed by those friends of hers who have gotten involved with metaphysics. “Show me these other dimensions. Are you sure you aren’t having some kind of mental breakdown?” If she practices a religion, it will most likely be one that’s integrally related to her upbringing or cultural background. The refusal to believe in anything not of the physical world or in one’s own immediate perception is one source of the Gentian problem.
This doesn’t mean that people in the Gentian state aren’t spiritual seekers. They are, but they want evidence. They need, for example, to see a report that doctors are getting good results with vibrational healing methods or learn that the physician to the British royal family prescribes homeopathic remedies. What they lack and most need is faith, trust in senses other than the physical, and a sense of themselves as part of a greater whole.
The lack of faith is a key element in Gentian discouragement. They especially lack faith in themselves and in the inner voice that wants to guide them to make decisions that smooth their path in life and ease their ability to fulfill their dreams. Reason, logic, and statistics don’t tell us who we are and what we need to be happy.
Imagine that you discover within yourself a dream longing to be fulfilled. I had a dream years ago of opening a metaphysical store. The economy was in recession, I had no experience in retail business, and I had a steady job that paid good money. To consider taking such a risk was madness. The only difference between me and a Gentian person was that instead of listening to reason, I followed the voice inside that insisted this was the path of greatest joy and told me I could do it. I’ve been on that path since 1987, and though there have been moments of discouragement, it has truly been a path of joy and fulfillment.
Silencing the Voice Within
A person who needs Gentian has lost her ability to hear the inner voice. As a result, she makes choices that aren’t harmonious with her desires and dreams. When they don’t work out, she tells the world, “See, I told you so. I knew it wouldn’t come through.” She comes to expect disappointment and goes into each new experience anticipating failure. It’s no wonder that her expectation is fulfilled. A Gentian person eventually learns to avoid disappointment and discouragement by making cautious choices that involve little risk and little joy. Because she isn’t generating much life-giving energy by imagining the fulfillment of her dreams and little joy on the path to achieving them, she may end up being in a habitual state of depression.
The role of the Gentian flower remedy is to revitalize enthusiasm and optimism. After taking a course of it, Gentian people will still be less willing than others to accept ideas on faith, but they will be able to encounter difficulty without becoming discouraged. They will keep on going, strengthened by the faith that their own lives are connected to a greater purpose.
Supportive Measures
Though Gentian-style depression has known causes, those who experience it can benefit by meditating on a quotation: “If ye have faith, even as a little mustard seed, then nothing shall be impossible to you.”
Gentian people can benefit also by reading about miracles; in fact they should read about at least one a day. They will benefit from turning off the news when disasters are reported and by being actively open to hearing good news.
If a friend reports news that really excites them, they can get inspired by listening with their hearts, opening themselves to absorb their friend’s enthusiasm. I recommend the following mantra: “This could happen to me.” If you feel disbelief, stretch your belief boundaries just a little.
Sometimes initial small steps are best. Don’t suddenly launch a risky project, especially if you feel dubious about it. Build your success-generating muscles with less risky goals — and always be sure to break your goals into lesser steps, stopping to acknowledge yourself when you achieve one of them.
Think of all the things science can’t explain. Why do birds fly south, and how do they know how to get there? Did you know that butterflies go through four generations in a migration? Why do they start when they know they won’t finish?
ABOUT THE AUTHOR: Long one of Vibration Magazine’s most valued contributors, Connie Barrett does flower essence counseling for people and pets, including by email. Her website is at www.eftconsultations.com. She also teaches by email a course on the chakras, on prosperity, and on love, including the use of crystals and essences for realizing your dreams. She writes and publishes two free monthly email newsletters.
For more of Connie’s insights about flower essences and how to use them, visit her collection of articles at www.rainbowcrystal.com/bach/bach.html. Email her at http://www.eftconsultations.com/emailus.shtml
©2004 by Connie Barrett
EDITORS: NOTE: As Vibration moves from a quarterly essence ezine to a blog, it’s fitting that one of our first contributors is Connie Barrett, whose excellent and insightful articles have been a mainstay in our ezine for all of its 10 years.
Gentian, a flower remedy by Bach and Healing Herbs, is for feelings of discouragement and doubt which may be caused by even small obstacles. The cause of depression is always known. The remedy teaches faith and trust.
The Gentian Personality
“Discouragement” is a keyword for the negative Gentian personality, but what matters most is the source of this discouragement. Anyone can experience a setback that makes them feel temporarily unable to move forward to achieve their goals, and this may cause a temporary negative Gentian state. In the chronic Gentian state, though, discouragement is habitual.
Part of this state relates to their firm rooting in the physical world. They trust the evidence of their senses (”seeing is believing”), logic (”adds up”), statistics (”it’s a known fact that the physical body declines with age”), or an authority (”the doctor says that vitamins are useless.”).
A Gentian type is amazed by those friends of hers who have gotten involved with metaphysics. “Show me these other dimensions. Are you sure you aren’t having some kind of mental breakdown?” If she practices a religion, it will most likely be one that’s integrally related to her upbringing or cultural background. The refusal to believe in anything not of the physical world or in one’s own immediate perception is one source of the Gentian problem.
This doesn’t mean that people in the Gentian state aren’t spiritual seekers. They are, but they want evidence. They need, for example, to see a report that doctors are getting good results with vibrational healing methods or learn that the physician to the British royal family prescribes homeopathic remedies. What they lack and most need is faith, trust in senses other than the physical, and a sense of themselves as part of a greater whole.
The lack of faith is a key element in Gentian discouragement. They especially lack faith in themselves and in the inner voice that wants to guide them to make decisions that smooth their path in life and ease their ability to fulfill their dreams. Reason, logic, and statistics don’t tell us who we are and what we need to be happy.
Imagine that you discover within yourself a dream longing to be fulfilled. I had a dream years ago of opening a metaphysical store. The economy was in recession, I had no experience in retail business, and I had a steady job that paid good money. To consider taking such a risk was madness. The only difference between me and a Gentian person was that instead of listening to reason, I followed the voice inside that insisted this was the path of greatest joy and told me I could do it. I’ve been on that path since 1987, and though there have been moments of discouragement, it has truly been a path of joy and fulfillment.
Silencing the Voice Within
A person who needs Gentian has lost her ability to hear the inner voice. As a result, she makes choices that aren’t harmonious with her desires and dreams. When they don’t work out, she tells the world, “See, I told you so. I knew it wouldn’t come through.” She comes to expect disappointment and goes into each new experience anticipating failure. It’s no wonder that her expectation is fulfilled. A Gentian person eventually learns to avoid disappointment and discouragement by making cautious choices that involve little risk and little joy. Because she isn’t generating much life-giving energy by imagining the fulfillment of her dreams and little joy on the path to achieving them, she may end up being in a habitual state of depression.
The role of the Gentian flower remedy is to revitalize enthusiasm and optimism. After taking a course of it, Gentian people will still be less willing than others to accept ideas on faith, but they will be able to encounter difficulty without becoming discouraged. They will keep on going, strengthened by the faith that their own lives are connected to a greater purpose.
Supportive Measures
Though Gentian-style depression has known causes, those who experience it can benefit by meditating on a quotation: “If ye have faith, even as a little mustard seed, then nothing shall be impossible to you.”
Gentian people can benefit also by reading about miracles; in fact they should read about at least one a day. They will benefit from turning off the news when disasters are reported and by being actively open to hearing good news.
If a friend reports news that really excites them, they can get inspired by listening with their hearts, opening themselves to absorb their friend’s enthusiasm. I recommend the following mantra: “This could happen to me.” If you feel disbelief, stretch your belief boundaries just a little.
Sometimes initial small steps are best. Don’t suddenly launch a risky project, especially if you feel dubious about it. Build your success-generating muscles with less risky goals — and always be sure to break your goals into lesser steps, stopping to acknowledge yourself when you achieve one of them.
Think of all the things science can’t explain. Why do birds fly south, and how do they know how to get there? Did you know that butterflies go through four generations in a migration? Why do they start when they know they won’t finish?
ABOUT THE AUTHOR: Long one of Vibration Magazine’s most valued contributors, Connie Barrett does flower essence counseling for people and pets, including by email. Her website is at www.eftconsultations.com. She also teaches by email a course on the chakras, on prosperity, and on love, including the use of crystals and essences for realizing your dreams. She writes and publishes two free monthly email newsletters.
For more of Connie’s insights about flower essences and how to use them, visit her collection of articles at www.rainbowcrystal.com/bach/bach.html. Email her at http://www.eftconsultations.com/emailus.shtml
quinta-feira, março 12, 2009
"Interiorizar-se"
Quem vive apenas para o "exterior" corre,
trabalha, se inquieta, e sofre.
Os prazeres mundanos, festas, viagens, reuniões sociais,
podem dar entretenimento momentâneo, mas nem de longe se compara
à felicidade de alguém que realiza um encontro consigo mesmo,
pois é neste momento que Deus se manifesta à alma, inundando-a de Paz.
O homem que medita aprende a se conhecer
e adquire maturidade, evolui e conquista a a felicidade.
trabalha, se inquieta, e sofre.
Os prazeres mundanos, festas, viagens, reuniões sociais,
podem dar entretenimento momentâneo, mas nem de longe se compara
à felicidade de alguém que realiza um encontro consigo mesmo,
pois é neste momento que Deus se manifesta à alma, inundando-a de Paz.
O homem que medita aprende a se conhecer
e adquire maturidade, evolui e conquista a a felicidade.
domingo, março 08, 2009
O Que é a Defumação?
Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o poder energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da Terra, da energia dos raios de sol, da lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das ervas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto da baixa qualidade de pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, etc.
Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível. Há vegetais cujas auras são agressivas, repulsivas, picantes ou corrosivas, que põem em fuga alguns desencarnados de vibração inferior. Os antigos Magos, graças ao seu conhecimento e experiência incomuns, sabiam combinar certas ervas de emanações tão poderosas, que traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos intrusos ou que tencionavam turbar-lhes o trabalho de magia.
Apesar das ervas servirem de barreiras fluídico-magné ticas pra os espíritos inferiores, seu poder é temporário, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente por nossos pensamentos e atos turvos, que nos deixam na mesma faixa vibratória inferior (Lei de Afinidades). Portanto, vigilância quanto ao nível dos pensamentos e atos.
Existem dois tipos de defumação; a defumação de descarrego e defumação lustral.
Defumação de descarrego
Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc. Tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem à nossa aura e ao nosso corpo astral, bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos.
Além disso, os lares e os locais de trabalho podem ser alvos de espíritos atrasados, que penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos.
Para afastar definitivamente estas entidades do nosso convívio, teremos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estes seres.
A defumação serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam um ambiente, tornando-o pesado e de difícil convivência para as pessoas que nele habitam.
Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos que a compõe, pois interpenetra os campos astral, mental e a aura, tornando-os novamente "libertos" de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.
E por esse motivo, Deus entregou a Ossãe as ervas que, seriam usadas para destruir tais fluídos e afastar estes espíritos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua.
Defumação Lustral
Além de afastar alguns resquícios que por ventura tenham ficado depois da defumação de descarrego, ela atrai para estes ambientes, correntes positivas dos Orixás, Caboclos, e Pretos Velhos, que se encarregarão de abrir seus caminhos.
Acenda uma vela para o seu anjo de guarda. Levando um copo com água, comece a defumar sua casa ou o seu local de trabalho, da porta da rua para dentro.
Não esqueça que a defumação lustral deverá ser feita depois do descarrego.
Ervas e Funções:
Abacate
Amor purificação, saúde, felicidade.
Abre Caminho
Abre os caminhos, atraindo bons fluidos dando força e liderança.
Acácia
Proteção, contra pesadelos e proteção do sono.
Açafrão
Purificação, saúde, felicidade.
Agrimônia
Dissolução de influências negativas e proteção
Alecrim
Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.
Alfafa
Prosperidade, dinheiro, felicidade.
Alfazema
Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência
Almíscar
Afrodisíaco, amor.
Amêndoas
Dinheiro, prosperidade, sabedoria.
Amora
Saúde, dinheiro, proteção.
Angélica
Proteção, purificação, saúde, clarividência.
Anis Estrelado
Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.
Arnica
Clarividência
Arroz
Fertilidade.
Arruda
Defende dos males, remove o efeito de feitiços, corta correntes negativas. Intensifica a força de vontade auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos. Proteção.
Assa-Fétida
Exorcismo, proteção.
Babosa
Proteção, sorte e amor.
Barbatimão
Espiritualidade, purificação.
Bardana
Saúde, proteção.
Baunilha
Amor, sedução.
Beladona
Limpeza de ambientes.
Benjoim
Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.
Calêndula
Proteção, solução de problemas,
Camélia
Prosperidade, riqueza.
Camomila
Dinheiro, amor, purificação.
Canela
Atrai prosperidade. Favorece os negócios, bens materiais, amor, sucesso.
Cânfora
Desenvolvimento psíquico, clarividência, saúde.
Cardamomo
Sedução, amor
Cardo Santo
Cura, defesa, quebra olho gordo.
Carvalho
Fertilidade
Cascara Sagrada
Problemas com a justiça. Dinheiro e proteção.
Cavalinha
Fertilidade.
Cebola
Proteção, saúde, dinheiro.
Cipó Caboclo
Elimina todas as larvas astrais do ambiente.
Cipreste
Longevidade, saúde.
Colônia
Atrai fluidos benéficos.
Cravo da Índia
Protege de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras. Chama dinheiro e dá força á defumação.
Dama da Noite
É o incenso do amor. Ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade.
Erva Cidreira
Sucesso, amor.
Erva Doce
Proteção.
Esterco de Vaca
Para espantar Eguns.
Eucalipto
Limpeza, energização, cura, saúde, proteção. Atrai a corrente de Oxossi.
Figueira
Clarividência, fertilidade
Flor de Laranjeira
Afasta o pânico. Aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros.
Flor de Maçã
Calmante.
Flor de Pitanga
Atua poderosamente na área financeira. Direciona aquisições materiais e negociações com êxito.
Folha de Bambu
Afasta espíritos vampiros.
Freixo
Adivinhação, cura, proteção, prosperidade.
Gengibre
Dinheiro e sucesso.
Gerânio
Força e vitalidade, calmante e harmonizante. Alivia tensão nervosa.
Ginseng
Amor, realização de desejos, beleza, saúde, proteção e poder.
Girassol
Fertilidade.
Guiné
Atua como um poderoso escudo mágico contra malefícios.
Hortelã
Bom para problemas de saúde e equilíbrio emocional. Estimula apetite.
Incenso
Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.
Jasmim
Acalma e ajuda a evitar brigas e desentendimentos, aclara as idéias. Melhora humor, amor, cura.
Laranja
Amor, dinheiro.
Lavanda
Cura, amor.
Levante
Abre os caminhos do ambiente.
Limão
Amor.
Lótus
Antidepressivo, usado no trabalho de resgate do equilíbrio de energias, calma e paciência.
Louro
Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.
Madeira
Estimula a razão. Aumenta a concentração necessária ao trabalho, estudo e meditação.
Madressilva
Desenvolve a intuição e a criatividade, favorece também a prosperidade.
Manjericão
Amor, purificação espiritual, proteção. Chama dinheiro.
Maracujá
Paz, amizade.
Menta
Melhora o estado de atenção. Indicado para dores de cabeça, mas se for usado em demasia pode alterar o sono.
Mil Folhas
Exorcismo, amor
Mirra
Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais, e durante eles. Também é usado quando se vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão
Morango
Amor, sorte.
Narciso
Cura, sorte, fertilidade.
Noz Moscada
Adivinhação, fertilidade.
Olíbano
Cura, purificação.
Oliveira
Paz, fertilidade e proteção.
Palha de Alho
Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações e maus espíritos.
Palha de Cana
Atrai melhores condições.
Patchuli
Cura a apatia, estimula o amor. Diminui a confusão e indecisão. Aguça a inteligência. Clarividência.
Pinho
Atrair encantos, fertilidade.
Pó de Café
Contra entidades negativas. Elimina formas pesadas de pensamentos e pesadelos. Benéfica para doentes em recuperação.
Rosa
Amor, espiritualidade, adivinhação, fertilidade.
Rosa Branca
Paz e harmonia
Sabugueiro
Purificação
Sálvia
Cura, contra feitiços, sabedoria, realização de desejos.
Sândalo
Amor, adivinhação, purificação.
Sangue de Dragão
Purificação.
Sésamo
Ajuda a atrair amigos, clientes e dinheiro. Estimula a criatividade e alegria.
Trigo
Fartura, dinheiro, fertilidade.
Urtiga
Exorcismo, proteção, saúde.
Uva
Fertilidade, dinheiro, fartura.
Verbena
Afasta a tristeza, negatividade e melancolia, libera de energias negativas trazendo criatividade, desenvoltura, alegria e bom astral. Meditação, amor.
Vetiver
Aliado para meditação, inspirador e calmante.
Violeta
Afrodisíaco, meditação, espiritualidade.
Incenso e "incenso"
Existe uma resina chamada incenso e os "incensos" em varetas.
O Incenso é uma resina gomosa que brota na forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, arbusto que cresce espontaneamente na Ásia e na África. Durante o tempo de calor e seca são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se solidifica lentamente com o ar. A primeira exudação para nada serve e é, pois, eliminada; a segunda é considerada como material deteriorável; a terceira, pois, é a que produz o incenso bom e verdadeiro, do qual são selecionadas três variedades, uma de cor âmbar, uma clara e a outra branca.
Como defumar e descarregar sua residência e o seu local de trabalho.
Às vezes sentimos que o nosso lar ou nosso local de trabalho, estão pesados, inúmeras brigas e discussões acontecem a toda hora, nada dá certo, uma impaciência toma conta, do nosso ser. O ar está carregado com partículas de fluídos negativos que aos poucos vai envolvendo cada um, e tornando as coisas mais difíceis.
Temos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estas energias.
O descarrego destrói as larvas astrais, limpando o ambiente das impurezas, facilitando assim a penetração de fluídos positivos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua, que ao final deve ser despachado em água corrente.
Podem-se usar as ervas em sua forma natural, em pó ou em pequenos pedaços moídos, em forma de casca miúda, etc. Para se queimar essas ervas, usa-se normalmente um recipiente chamado turíbulo.
Turíbulos
São recipientes de metal ou barro usados para queimar o incenso.
Na Umbanda, usam-se nas giras ou sessões públicas, o turíbulo como na figura ao lado. Para queimar as ervas usam-se normalmente o carvão vegetal. Lembrando sempre que o carvão vegetal deve estar em brasa e nunca em chamas.
A quantidade de incenso que queira queimar deve ser proporcional ao tamanho da sala e ao número de pessoas presentes. Para isso somente através da experimentação descobriremos a quantidade certa. No caso da defumação, é melhor pecar pela escassez, pois assim poderemos ir adicionando um pouco mais conforme a fumaça for diminuindo, do que acrescentar e sufocar pelo excesso (e isso pode ser até perigoso).
Como Defumamos o Terreiro:
Começamos nos defumando ainda com as cortinas ainda fechadas, não esquecendo de defumar nossos fios de conta (guias) antes de coloca-las no pescoço.
Primeiro defumamos o gongá; em seguida os atabaques e a coluna energética; depois se cruza o terreiro de um canto até o seu oposto, em diagonal; depois defuma-se a assistência.
Por fim são defumados os demais pontos vibracionais do terreiro (caboclo, cruzeiro, etc.), sendo o turíbulo deixado junto ao portão no final da defumação.
Durante todo o processo a pessoa que defuma é acompanhada por outra que leva um copo de água, que ao final é despachada e substituída por água limpa.
Ingredientes do Nosso Defumador (SEMAV):
A base são os seguintes elementos:
Alecrim
Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.
Alfazema
Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência
Benjoim
Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.
Mirra
Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais e durante eles. Também é usado quando vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão
Incenso
Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.
Às vezes acrescentamos uma ou mais das ervas abaixo:
Louro
Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.
Anis Estrelado
Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.
Palha de Alho
Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações, Afasta maus espíritos.
Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível. Há vegetais cujas auras são agressivas, repulsivas, picantes ou corrosivas, que põem em fuga alguns desencarnados de vibração inferior. Os antigos Magos, graças ao seu conhecimento e experiência incomuns, sabiam combinar certas ervas de emanações tão poderosas, que traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos intrusos ou que tencionavam turbar-lhes o trabalho de magia.
Apesar das ervas servirem de barreiras fluídico-magné ticas pra os espíritos inferiores, seu poder é temporário, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente por nossos pensamentos e atos turvos, que nos deixam na mesma faixa vibratória inferior (Lei de Afinidades). Portanto, vigilância quanto ao nível dos pensamentos e atos.
Existem dois tipos de defumação; a defumação de descarrego e defumação lustral.
Defumação de descarrego
Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc. Tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem à nossa aura e ao nosso corpo astral, bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos.
Além disso, os lares e os locais de trabalho podem ser alvos de espíritos atrasados, que penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos.
Para afastar definitivamente estas entidades do nosso convívio, teremos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estes seres.
A defumação serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam um ambiente, tornando-o pesado e de difícil convivência para as pessoas que nele habitam.
Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos que a compõe, pois interpenetra os campos astral, mental e a aura, tornando-os novamente "libertos" de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.
E por esse motivo, Deus entregou a Ossãe as ervas que, seriam usadas para destruir tais fluídos e afastar estes espíritos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua.
Defumação Lustral
Além de afastar alguns resquícios que por ventura tenham ficado depois da defumação de descarrego, ela atrai para estes ambientes, correntes positivas dos Orixás, Caboclos, e Pretos Velhos, que se encarregarão de abrir seus caminhos.
Acenda uma vela para o seu anjo de guarda. Levando um copo com água, comece a defumar sua casa ou o seu local de trabalho, da porta da rua para dentro.
Não esqueça que a defumação lustral deverá ser feita depois do descarrego.
Ervas e Funções:
Abacate
Amor purificação, saúde, felicidade.
Abre Caminho
Abre os caminhos, atraindo bons fluidos dando força e liderança.
Acácia
Proteção, contra pesadelos e proteção do sono.
Açafrão
Purificação, saúde, felicidade.
Agrimônia
Dissolução de influências negativas e proteção
Alecrim
Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.
Alfafa
Prosperidade, dinheiro, felicidade.
Alfazema
Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência
Almíscar
Afrodisíaco, amor.
Amêndoas
Dinheiro, prosperidade, sabedoria.
Amora
Saúde, dinheiro, proteção.
Angélica
Proteção, purificação, saúde, clarividência.
Anis Estrelado
Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.
Arnica
Clarividência
Arroz
Fertilidade.
Arruda
Defende dos males, remove o efeito de feitiços, corta correntes negativas. Intensifica a força de vontade auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos. Proteção.
Assa-Fétida
Exorcismo, proteção.
Babosa
Proteção, sorte e amor.
Barbatimão
Espiritualidade, purificação.
Bardana
Saúde, proteção.
Baunilha
Amor, sedução.
Beladona
Limpeza de ambientes.
Benjoim
Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.
Calêndula
Proteção, solução de problemas,
Camélia
Prosperidade, riqueza.
Camomila
Dinheiro, amor, purificação.
Canela
Atrai prosperidade. Favorece os negócios, bens materiais, amor, sucesso.
Cânfora
Desenvolvimento psíquico, clarividência, saúde.
Cardamomo
Sedução, amor
Cardo Santo
Cura, defesa, quebra olho gordo.
Carvalho
Fertilidade
Cascara Sagrada
Problemas com a justiça. Dinheiro e proteção.
Cavalinha
Fertilidade.
Cebola
Proteção, saúde, dinheiro.
Cipó Caboclo
Elimina todas as larvas astrais do ambiente.
Cipreste
Longevidade, saúde.
Colônia
Atrai fluidos benéficos.
Cravo da Índia
Protege de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras. Chama dinheiro e dá força á defumação.
Dama da Noite
É o incenso do amor. Ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade.
Erva Cidreira
Sucesso, amor.
Erva Doce
Proteção.
Esterco de Vaca
Para espantar Eguns.
Eucalipto
Limpeza, energização, cura, saúde, proteção. Atrai a corrente de Oxossi.
Figueira
Clarividência, fertilidade
Flor de Laranjeira
Afasta o pânico. Aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros.
Flor de Maçã
Calmante.
Flor de Pitanga
Atua poderosamente na área financeira. Direciona aquisições materiais e negociações com êxito.
Folha de Bambu
Afasta espíritos vampiros.
Freixo
Adivinhação, cura, proteção, prosperidade.
Gengibre
Dinheiro e sucesso.
Gerânio
Força e vitalidade, calmante e harmonizante. Alivia tensão nervosa.
Ginseng
Amor, realização de desejos, beleza, saúde, proteção e poder.
Girassol
Fertilidade.
Guiné
Atua como um poderoso escudo mágico contra malefícios.
Hortelã
Bom para problemas de saúde e equilíbrio emocional. Estimula apetite.
Incenso
Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.
Jasmim
Acalma e ajuda a evitar brigas e desentendimentos, aclara as idéias. Melhora humor, amor, cura.
Laranja
Amor, dinheiro.
Lavanda
Cura, amor.
Levante
Abre os caminhos do ambiente.
Limão
Amor.
Lótus
Antidepressivo, usado no trabalho de resgate do equilíbrio de energias, calma e paciência.
Louro
Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.
Madeira
Estimula a razão. Aumenta a concentração necessária ao trabalho, estudo e meditação.
Madressilva
Desenvolve a intuição e a criatividade, favorece também a prosperidade.
Manjericão
Amor, purificação espiritual, proteção. Chama dinheiro.
Maracujá
Paz, amizade.
Menta
Melhora o estado de atenção. Indicado para dores de cabeça, mas se for usado em demasia pode alterar o sono.
Mil Folhas
Exorcismo, amor
Mirra
Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais, e durante eles. Também é usado quando se vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão
Morango
Amor, sorte.
Narciso
Cura, sorte, fertilidade.
Noz Moscada
Adivinhação, fertilidade.
Olíbano
Cura, purificação.
Oliveira
Paz, fertilidade e proteção.
Palha de Alho
Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações e maus espíritos.
Palha de Cana
Atrai melhores condições.
Patchuli
Cura a apatia, estimula o amor. Diminui a confusão e indecisão. Aguça a inteligência. Clarividência.
Pinho
Atrair encantos, fertilidade.
Pó de Café
Contra entidades negativas. Elimina formas pesadas de pensamentos e pesadelos. Benéfica para doentes em recuperação.
Rosa
Amor, espiritualidade, adivinhação, fertilidade.
Rosa Branca
Paz e harmonia
Sabugueiro
Purificação
Sálvia
Cura, contra feitiços, sabedoria, realização de desejos.
Sândalo
Amor, adivinhação, purificação.
Sangue de Dragão
Purificação.
Sésamo
Ajuda a atrair amigos, clientes e dinheiro. Estimula a criatividade e alegria.
Trigo
Fartura, dinheiro, fertilidade.
Urtiga
Exorcismo, proteção, saúde.
Uva
Fertilidade, dinheiro, fartura.
Verbena
Afasta a tristeza, negatividade e melancolia, libera de energias negativas trazendo criatividade, desenvoltura, alegria e bom astral. Meditação, amor.
Vetiver
Aliado para meditação, inspirador e calmante.
Violeta
Afrodisíaco, meditação, espiritualidade.
Incenso e "incenso"
Existe uma resina chamada incenso e os "incensos" em varetas.
O Incenso é uma resina gomosa que brota na forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, arbusto que cresce espontaneamente na Ásia e na África. Durante o tempo de calor e seca são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se solidifica lentamente com o ar. A primeira exudação para nada serve e é, pois, eliminada; a segunda é considerada como material deteriorável; a terceira, pois, é a que produz o incenso bom e verdadeiro, do qual são selecionadas três variedades, uma de cor âmbar, uma clara e a outra branca.
Como defumar e descarregar sua residência e o seu local de trabalho.
Às vezes sentimos que o nosso lar ou nosso local de trabalho, estão pesados, inúmeras brigas e discussões acontecem a toda hora, nada dá certo, uma impaciência toma conta, do nosso ser. O ar está carregado com partículas de fluídos negativos que aos poucos vai envolvendo cada um, e tornando as coisas mais difíceis.
Temos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estas energias.
O descarrego destrói as larvas astrais, limpando o ambiente das impurezas, facilitando assim a penetração de fluídos positivos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua, que ao final deve ser despachado em água corrente.
Podem-se usar as ervas em sua forma natural, em pó ou em pequenos pedaços moídos, em forma de casca miúda, etc. Para se queimar essas ervas, usa-se normalmente um recipiente chamado turíbulo.
Turíbulos
São recipientes de metal ou barro usados para queimar o incenso.
Na Umbanda, usam-se nas giras ou sessões públicas, o turíbulo como na figura ao lado. Para queimar as ervas usam-se normalmente o carvão vegetal. Lembrando sempre que o carvão vegetal deve estar em brasa e nunca em chamas.
A quantidade de incenso que queira queimar deve ser proporcional ao tamanho da sala e ao número de pessoas presentes. Para isso somente através da experimentação descobriremos a quantidade certa. No caso da defumação, é melhor pecar pela escassez, pois assim poderemos ir adicionando um pouco mais conforme a fumaça for diminuindo, do que acrescentar e sufocar pelo excesso (e isso pode ser até perigoso).
Como Defumamos o Terreiro:
Começamos nos defumando ainda com as cortinas ainda fechadas, não esquecendo de defumar nossos fios de conta (guias) antes de coloca-las no pescoço.
Primeiro defumamos o gongá; em seguida os atabaques e a coluna energética; depois se cruza o terreiro de um canto até o seu oposto, em diagonal; depois defuma-se a assistência.
Por fim são defumados os demais pontos vibracionais do terreiro (caboclo, cruzeiro, etc.), sendo o turíbulo deixado junto ao portão no final da defumação.
Durante todo o processo a pessoa que defuma é acompanhada por outra que leva um copo de água, que ao final é despachada e substituída por água limpa.
Ingredientes do Nosso Defumador (SEMAV):
A base são os seguintes elementos:
Alecrim
Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.
Alfazema
Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência
Benjoim
Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.
Mirra
Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais e durante eles. Também é usado quando vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão
Incenso
Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.
Às vezes acrescentamos uma ou mais das ervas abaixo:
Louro
Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.
Anis Estrelado
Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.
Palha de Alho
Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações, Afasta maus espíritos.
quinta-feira, março 05, 2009
Está preparado/a para acordar?
Achei esta news maravilhosa do Dr. Emídio Carvalho.
Aqui fica para você:
Esta newsletter pode ser dolorosa. Para evitar qualquer situação de (mais) dor, aconselho-o/a a fazer um simples exercício várias vezes enquanto lê: Pare de ler, foque a sua atenção na respiração. Uma vez é suficiente. Se puder, respire fundo. Sinta o ar a entrar nos pulmões, o abdómen a dilatar. Depois foque a atenção no ar a sair pela boca, ou nariz. Sorria. Desta forma conseguirá estar presente, no Agora. Como aprendemos a sofrer? Acredito que a resposta esteja no ego. Quando pequenos, todos passamos por situações mais ou menos dolorosas. Desde o pai ou mãe ausentes, ao doce que não comemos por estar de castigo, até situações extremas em que a nossa vida corria sérios riscos de terminar precocemente. Independentemente das situações, todos fomos ensinados a suprimir as nossas emoções. E aqui começaram os nossos problemas. Uma emoção que não é expressa na totalidade fica armazenada no corpo, fisicamente (caso queira compreender este processo aconselho a ler os trabalhos de cientistas como James Oschman, Bruce Lipton, Rupert Sheldrake e Mae-Wan Ho, entre outros). E essas emoções, tóxicas, foram sendo acumuladas. O problema nunca foi a emoção negativa (raiva, ira, medo, etc.) mas o facto de não ser expressa na sua totalidade. Alguma vez ouviu, na sua infância, expressões como “os meninos não choram”, ou “as meninas boas não fazem birras”, ou uma qualquer variante? As nossas células não só possuem uma memória, como a transmitem a novas células. E estas memórias permanecem no nosso corpo. Muitas das memórias que temos da infância podem ser dolorosas. Alguns exemplos: “Se não vens já para aqui ficas de castigo!” “O pai foi-se embora porque já não gosta de nós.” “És muito estúpida!” “Se não comeres a sopa toda, o Pai Natal não te vai dar a boneca!” “Burro! Quantas vezes te disse para não fazeres isso?!” E depois há ainda as acções violentas contra a criança. As bofetadas, as ameaças, a violência a que a criança assiste a ocorrer entre os progenitores, entre vizinhos, na televisão, etc, etc, etc. Com cada afirmação negativa, ou acto de violência, a criança tem que suprimir pelo menos parte das emoções negativas que afloram. E essas emoções suprimidas vão-se acumulando no corpo. Com cada emoção suprimida o corpo, incapaz de lidar com tanta toxina emocional, cria uma segunda entidade. Um Corpo de Dor. (Para saber mais leia o livro de Eckhart Tolle “Um novo mundo”). Este Corpo de Dor alimenta-se exclusivamente da dor. E irá procurar alimento continuamente ao longo da vida. E, como se não bastasse, irá atrair as pessoas e situações ideais para se alimentar. As relações mais íntimas serão sempre com as pessoas que consigam alimentar o seu Corpo de Dor. O cônjuge, o colega de trabalho, o pai, o empregado de balcão, o ministro x. O Corpo de Dor é brutal na sua busca de sofrimento. O Corpo de Dor não é quem você é. É uma entidade em si. Uma entidade viciada no sofrimento. Mais viciada que o viciado em heroína. Com a ajuda do ego, irá sempre causar sofrimento. E consegue-o através do pensamento. O pensamento do ego, continuamente a olhar para o passado ou a preocupar-se com o futuro. Ambas as actividades completamente fúteis. Mas para sentir dor tem que obrigatoriamente ir ao passado buscar uma memória. Quando quer ter razão, quando os outros não agem como você deseja, quando se atrasa, quando há muito ruído, quando há muito silêncio, quando os governantes são mentirosos, quando os patrões escravizam, quando a esposa chega mais tarde a casa. Sempre que tem uma reacção emocional negativa aquilo que é, ao momento presente, pode estar seguro que é o Corpo de Dor a responder. Queremos continuamente ter a sensação de segurança. E no fundo sabemos que não existe. Então criamos um diálogo interno infernal! E são sempre os outros que deveriam mudar! Possuímos milhares de desculpas para o nosso sofrimento. Mas nenhuma delas envolve a nossa pessoa. São os outros, os vírus, os alimentos, o ambiente, etc. E é uma grande mentira que cantarolamos ininterruptamente. Porque só nós somos os verdadeiros causadores de toda a nossa dor. Imagine a seguinte situação: Está um bonito dia de Primavera e você está a caminhar num belo parque na sua cidade. De repente dá-se conta que está enterrado na lama até aos joelhos. Se você estiver Consciente, apenas irá aceitar aquilo que é (lama até aos joelhos), e a seguir tomar uma acção (sair da lama e ir a casa mudar-se). Mas é isto que a grande maioria das pessoas faz? Não. Veja se é capaz de reconhecer algumas destas expressões: “Porque me acontece isto a mim?”, “Eu que tenho sempre tanta preocupação com os outros e sou castigado inocentemente!”, “A culpa é da Câmara! O Presidente da Câmara só se lembra de mim nas eleições, é um traste!”, “Esta lama é nojenta! Estou farto de lama!”, “Não me chegavam as preocupações com o trabalho e os filhos que agora ainda tenho que me preocupar com esta lama!”, “Maldita lama! Sempre a dar-me cabo do dia!”, “Eu não mereço esta lama!”, “E se esta lama está contaminada?”, “Provavelmente vou apanhar uma gripe e a culpa é da lama!”, “E se amanhã há ainda mais lama aqui?...”, “O mundo está atolado de lama, que será de mim?!”, etc... É isto que as pessoas fazem perante uma situação negativa. Queixam-se. Reclamam. Têm medo. E procuram a todo o custo evitar a situação! Claro que ao fazê-lo irão ter mais do mesmo. Damos sempre mais poder aquilo que não queremos, e depois queixamo-nos de ter mais do mesmo! E o ciclo vicioso perpetua-se. Perpetua-se porque continuamente evitamos o momento presente e pensamos no passado ou preocupamo-nos com o futuro. Não queremos estar onde estamos a sentir o que sentimos. Mas a verdade é que só podemos estar onde estamos. Só temos passado quando pensamos nele. Da mesma maneira só temos futuro quando nos preocupamos. Eu conheço algumas pessoas ditas ‘espirituais’ que são tudo menos isso. Aliás, a afirmação “eu sou espiritual” é sempre dita por um ego insuflado. Ao acreditar que se é espiritual está a negar a própria espiritualidade. Vamos ao ego primeiro. Quem é que tu és?... Já reparou que numa qualquer situação social quando alguém lhe pergunta o que faz, a sua resposta, invariavelmente é qualquer coisa como “sou advogado, chef, dona-de-casa, médica, motorista”... Confunde o Ser com o Fazer. Afinal quem é você?... Se sabe responder a esta pergunta apenas lhe posso dizer que está errado. Quem você é não pode ser expresso por palavras. Quem você é apenas pode ser sentido. O seu problema é confundir o seu ego com a consciência por detrás do ego. A ideia que você tem de quem é, no mínimo é tão limitada como uma negação da própria Vida. Correndo o risco de criar uma definição para algo que não é possível definir, apenas sentir, diria que você é a Vida. É a Vida a expressar-se na forma humana. É a Vida magnificente disfarçada, por uns breves instantes, em forma humana. Quando você diz “a minha vida...” está na verdade a separar-se da Vida. Nunca se trata da sua vida, mas sempre e só da Vida. Mas é claro que o seu ego não gosta de ouvir isto. E vai lutar! Porque, na verdade, se você é a Vida, e tudo à sua volta é a Vida, como pode falar mal de alguém? Como pode tratar mal outro ser humano? Você é esse ser humano! Sempre achei curioso como algumas pessoas deixam que outros os tratem por ‘mestres’... Isso é um dos jogos favoritos do ego. Muitas das pessoas apelidadas de ‘espirituais’ são na verdade as que têm o ego mais inebriante. Um mestre afirma-se pela sua pequenez. Por não dar importância ao que quer que seja que esteja a acontecer à sua volta. Não tem qualquer necessidade de se afirmar. Um mestre é aquele que afirma, perante qualquer situação, “também isto irá passar” e sabe o significado destas palavras. E são muito poucos por aí. Uma das principais características de muitos ‘mestres’ é criarem sistemas extremamente complexos. Criam uma infinidade de esquemas, mantras, imagens, conceitos. Baseiam a sua filosofia de vida num sistema altamente complicado. Tudo criado inteiramente pelo ego. E isso vê-se depois nas suas vidas e nas reacções às situações que a vida lhes apresenta. Krishnamurti, depois de muitos anos a ensinar, decidiu um dia revelar o seu segredo. O que ele disse aos seus seguidores é um exemplo. “O segredo da minha vida é que não dou qualquer importância ao que quer que seja.” Só damos importância ás coisas e pessoas à nossa volta porque temos necessidade de ser importantes. Só reagimos ao comportamento dos outros porque acreditamos ser o centro do universo. Não o somos. Somos o próprio Universo a expressar-se na forma humana. E somos sempre espelhos uns dos outros. Aquilo que não gosta de ver nos outros está já em si. Como pode falar mal de alguém quando é de si mesmo que está a falar. Sempre. Pausa. Como está a reagir o seu Corpo de Dor neste momento? Sente-se cheio de razão? Tem vontade de gritar ou chorar? Está a negar tudo o que leu até agora? Jamais caia na asneira de discutir com alguém cujo Corpo de Dor esteja activo! Não conseguirá ser ouvido. O Corpo de Dor impede-nos de ter Consciência. Quanta mais dor estiver presente na sua vida neste momento, mais denso é o seu Corpo de Dor. E mais fácil será despertar. Será mais fácil porque ou você muda, ou a Vida desiste. Quando você estiver farto de sofrer. Quando disser em voz alta “basta!”. Aproveite para respirar fundo. Sinta a Presença de Quem Você É dentro de si. Não há uma técnica para despertar. Apenas a Consciência. Aceite aquilo que é neste momento. Pode ser um amigo que morre, ou um patrão mal-humorado, ou dores provocadas por uma doença. Renda-se aquilo que é. Aceite a morte do amigo. Aceite o mau humor do patrão. Aceite as dores no corpo. E depois respire fundo. Foque toda a sua atenção na respiração. Sorria ao expirar. É assim que você consegue viver o momento presente. E o momento presente é o único que existe. Depois de aceitar o momento presente, de sentir que é parte integrante do momento que se apresenta agora, poderá começar a sentir que não tem que fazer nada. A partir do momento que se sinta uno com a Vida torna-se um instrumento da Vida. Deixe que a Vida, Consciência, Universo, Deus, se expresse através de si. E pode expressar-se causando a perda do emprego, ou a separação da pessoa amada, ou de uma doença incurável. Mas também pode expressar-se através da ajuda a outro semelhante (que em realidade é você mesmo), da direcção de uma grande empresa ou da aventura em terras estrangeiras. A Vida quer conhecer-se, experienciar-se, de todas as maneiras possíveis. Negar o que está a acontecer no momento presente é negar a própria Vida. Lembre-se que se está a sofrer, emocional ou fisicamente, a dor não é quem você é. A dor é apenas um ínfimo aspecto da totalidade do seu Ser. Procure o espaço vazio entre os seus pensamentos. Pode fazê-lo através de uma respiração consciente. A Vida só pode dar-lhe o que você lhe der primeiro. É sempre a si que está a dar. A Vida à sua volta é você. Ao mesmo tempo é um espelho do que está em si. E irá sempre dar-lhe o que você lhe oferecer primeiro. Se quer uma vida sem dor, porque não começar a ajudar alguém com dores, em vez de se queixar, e apaziguar essa dor na outra pessoa (é de si mesmo que estará a tratar). Ou talvez queira uma relação amorosa. Porque não começar já a dar o amor que quer receber? Talvez queira ensinar outros. Torne-se aluno. No momento presente irá encontrar todo o poder que necessita para fluir, para ser uno com a Vida. A Vida nunca foi separada de si, o seu ego e o Corpo de Dor é que tomaram a decisão de se separar. Mas a separação é ilusória. Há pessoas que me dizem coisas giras, como por exemplo “tu não sabes o que são dificuldades, por isso é que falas assim”! Tenho 39 anos, quase 40. Já fui diagnosticado com uma doença incurável e fatal, já fui sem-abrigo, já passei fome, já senti a minha vida ameaçada, já me senti tão só e desesperado que contemplei o suicídio. E sei que no futuro talvez passe por experiências tão ou mais fortes que as anteriores. Tudo passa, e nada é assim tão importante. Mas a Vida... A Vida irá sempre experienciar-se de muitas e maravilhosas maneiras. Olhe à sua volta! Mas tudo isto são histórias. O único momento que eu tenho é este. Agora. Consigo contar situações do passado sem qualquer emoção, não porque sou frio ou distante mas porque vejo essas situações como algo que não está presente Agora. E Agora é o único momento que vale a pena viver. É na verdade o único momento que consegue viver. Se está a sofrer lembre-se a si mesmo que é através do sofrimento apenas que conseguirá dissolver o Corpo de Dor. Só através do sofrimento é que conseguirá crescer verdadeiramente. Desejo-lhe, neste momento, que comece a despertar. A despertar para a única verdade. Este momento é o único que pode Ser. Aceite-o. As más notícias. Há alguns anos li um livro do Dr. Amit Goswami, intitulado O Universo Auto-Consciente (The Self-Aware Universe). Foi o primeiro livro, bastante científico na verdade, que me começou a despertar para aquilo que lhe vou dizer a seguir. Você é a Vida (ou o Universo, a Fonte, Consciência, Deus), a experienciar-se na forma humana. E a Vida quer agora tomar consciência de Si. Não é daqui a 20 anos, é Agora. A Vida quer conhecer-se Agora. Saber que É. E sabe que só pode ter consciência de Si Mesma através do sofrimento. Por este motivo cada vez mais pessoas sofrem. Cada vez há mais doenças, mais problemas a todos os níveis. A Vida está a gritar! Quer conhecer-Se. Quer experienciar-Se. Agora. Todas as estruturas humanas construídas através do ego e do Corpo de Dor estão a ruir. Bancos, instituições, governos, pessoas. Só pode ser assim. Ou acordamos ou padecemos, não há alternativa possível. E pode estar certo que o sofrimento irá intensificar-se nos próximos dois anos. Irá atingir proporções nunca antes imaginadas. Mas também isto irá passar. E acredite que não é importante. Não lhe digo isto para que tenha medo. Também não é minha intenção ser alarmista. Nem criar desassossego. O meu único objectivo é facilitar-lhe o processo de despertar. Acorde. Aprenda a Ser em vez de Fazer. É inútil tentar apagar a dor com medicamentos. Pergunte a qualquer pessoa a tomar antidepressivos. Só conseguirá despertar estando no presente. No Agora. Reconhecendo o Corpo de Dor e o ego. Em relação ás pessoas à sua volta não tem que fazer nada. Simplesmente crie em si o espaço para as aceitar tal como são. E da próxima vez que surgir uma situação da qual queira fugir, ou reagir emocionalmente, lembre-se de respirar. E nunca se esqueça de amar. Ame incondicionalmente tudo e todos. Porque é a si que envia o amor. Bem-vindo. Emídio Carvalho _________________________________________________________________________ Novidades Deixo-lhe aqui algumas ideias para reflectir em silêncio. No presente. Lembre-se de manter a atenção na respiração. Pode aceitar estas ideias. Mas sinta-se livre para discordar. Ou, melhor ainda, para rir. Rir é sempre uma boa solução! É capaz de olhar para os seus pensamentos e ver a futilidade dos mesmos? Preocupar-se nunca irá conduzi-lo até à solução de qualquer problema. Ninguém consegue solucionar o que quer que seja através da preocupação. É melhor parar já. Uma ideia gira! Que tal colocar uma tabuleta na entrada do seu local de trabalho com a seguinte indicação: “Por favor verifique o estado do seu ego antes de entrar”. O Corpo de Dor adora o passado. É no passado que ele vai buscar a refeição seguinte. Tem que estar preparado para deixar partir o passado. Lembre-se que não se trata nunca da “sua” vida, mas sempre e só da Vida. O Corpo de Dor é uma entidade em si que não consegue existir sem dor. E também não consegue existir muito tempo no momento presente. O momento presente é sempre sagrado. Onde quer que você esteja conseguirá sempre ver o Sagrado se estiver presente. Como estar no momento presente: aceite tudo aquilo que é, tudo o que está presente na Vida agora. Você nunca esteve separado da Vida porque você é a Vida. Você é uno com a Vida, uma parte essencial da Vida. Você é uma forma adoptada pela Vida para se expressar. Qual o seu propósito na Vida: o que quer que seja que esteja a fazer, ou ser, neste momento. Porque só tem este momento. Um propósito mais grandioso? Equilibrar o aspecto físico de quem é com o aspecto da consciência de quem é. Tu és sempre o ser mais importante na Dança da Vida. Dança-a! É mais fácil ser ar do que ser uma parede. Quando estiver a enfrentar uma situação em que alguém está a ser agressivo consigo, a agressividade irá atingi-lo como uma tonelada de ferro a cair sobre uma parede. Já imaginou o que aconteceria se você, em vez de ser a parede, fosse simplesmente ar?... Que tal começar a respirar fundo e sorrir?... Aceite de uma vez por todas que nunca se trata dos outros. Ninguém poderá tornar a sua vida melhor ou mais feliz. Isso é uma das ilusões favoritas do Corpo de Dor. Nunca é importante aquilo que os outros dizem ou fazem. Só é importante a minha reacção ao que os outros dizem ou fazem. E mesmo a minha reacção é insignificante! O dia em que despertar irá rir-se como nunca se riu antes. Irá ver a loucura colectiva à sua volta. E a loucura colectiva é hilariante! Como pode dizer que está farto do mal-estar na ‘sua’ vida e logo a seguir falar mal da Vida?! De cada vez que se queixa, que critica, que aponta o dedo... É apenas de si mesmo que está a falar. Quando é que se vai cansar do papel de vítima? (Já estou a ouvir uma vozinha a dizer “mas não compreende, as minhas dores não me deixam!” – em primeiro lugar a correcção: nunca diga “minhas dores”, não são sua propriedade, a menos que assim o queira. São apenas dores. E as dores podem ser aceites. Não lute). Sorria à Vida pelo menos uma vez por hora! Pode ser ao ver um pássaro, ao ouvir uma voz estridente, ao sentir o frio na cara. Sorria! A Vida irá sorrir-lhe de volta. Sempre.
Fonte:http://sabedoria.weebly.com/blog.html
Aqui fica para você:
Esta newsletter pode ser dolorosa. Para evitar qualquer situação de (mais) dor, aconselho-o/a a fazer um simples exercício várias vezes enquanto lê: Pare de ler, foque a sua atenção na respiração. Uma vez é suficiente. Se puder, respire fundo. Sinta o ar a entrar nos pulmões, o abdómen a dilatar. Depois foque a atenção no ar a sair pela boca, ou nariz. Sorria. Desta forma conseguirá estar presente, no Agora. Como aprendemos a sofrer? Acredito que a resposta esteja no ego. Quando pequenos, todos passamos por situações mais ou menos dolorosas. Desde o pai ou mãe ausentes, ao doce que não comemos por estar de castigo, até situações extremas em que a nossa vida corria sérios riscos de terminar precocemente. Independentemente das situações, todos fomos ensinados a suprimir as nossas emoções. E aqui começaram os nossos problemas. Uma emoção que não é expressa na totalidade fica armazenada no corpo, fisicamente (caso queira compreender este processo aconselho a ler os trabalhos de cientistas como James Oschman, Bruce Lipton, Rupert Sheldrake e Mae-Wan Ho, entre outros). E essas emoções, tóxicas, foram sendo acumuladas. O problema nunca foi a emoção negativa (raiva, ira, medo, etc.) mas o facto de não ser expressa na sua totalidade. Alguma vez ouviu, na sua infância, expressões como “os meninos não choram”, ou “as meninas boas não fazem birras”, ou uma qualquer variante? As nossas células não só possuem uma memória, como a transmitem a novas células. E estas memórias permanecem no nosso corpo. Muitas das memórias que temos da infância podem ser dolorosas. Alguns exemplos: “Se não vens já para aqui ficas de castigo!” “O pai foi-se embora porque já não gosta de nós.” “És muito estúpida!” “Se não comeres a sopa toda, o Pai Natal não te vai dar a boneca!” “Burro! Quantas vezes te disse para não fazeres isso?!” E depois há ainda as acções violentas contra a criança. As bofetadas, as ameaças, a violência a que a criança assiste a ocorrer entre os progenitores, entre vizinhos, na televisão, etc, etc, etc. Com cada afirmação negativa, ou acto de violência, a criança tem que suprimir pelo menos parte das emoções negativas que afloram. E essas emoções suprimidas vão-se acumulando no corpo. Com cada emoção suprimida o corpo, incapaz de lidar com tanta toxina emocional, cria uma segunda entidade. Um Corpo de Dor. (Para saber mais leia o livro de Eckhart Tolle “Um novo mundo”). Este Corpo de Dor alimenta-se exclusivamente da dor. E irá procurar alimento continuamente ao longo da vida. E, como se não bastasse, irá atrair as pessoas e situações ideais para se alimentar. As relações mais íntimas serão sempre com as pessoas que consigam alimentar o seu Corpo de Dor. O cônjuge, o colega de trabalho, o pai, o empregado de balcão, o ministro x. O Corpo de Dor é brutal na sua busca de sofrimento. O Corpo de Dor não é quem você é. É uma entidade em si. Uma entidade viciada no sofrimento. Mais viciada que o viciado em heroína. Com a ajuda do ego, irá sempre causar sofrimento. E consegue-o através do pensamento. O pensamento do ego, continuamente a olhar para o passado ou a preocupar-se com o futuro. Ambas as actividades completamente fúteis. Mas para sentir dor tem que obrigatoriamente ir ao passado buscar uma memória. Quando quer ter razão, quando os outros não agem como você deseja, quando se atrasa, quando há muito ruído, quando há muito silêncio, quando os governantes são mentirosos, quando os patrões escravizam, quando a esposa chega mais tarde a casa. Sempre que tem uma reacção emocional negativa aquilo que é, ao momento presente, pode estar seguro que é o Corpo de Dor a responder. Queremos continuamente ter a sensação de segurança. E no fundo sabemos que não existe. Então criamos um diálogo interno infernal! E são sempre os outros que deveriam mudar! Possuímos milhares de desculpas para o nosso sofrimento. Mas nenhuma delas envolve a nossa pessoa. São os outros, os vírus, os alimentos, o ambiente, etc. E é uma grande mentira que cantarolamos ininterruptamente. Porque só nós somos os verdadeiros causadores de toda a nossa dor. Imagine a seguinte situação: Está um bonito dia de Primavera e você está a caminhar num belo parque na sua cidade. De repente dá-se conta que está enterrado na lama até aos joelhos. Se você estiver Consciente, apenas irá aceitar aquilo que é (lama até aos joelhos), e a seguir tomar uma acção (sair da lama e ir a casa mudar-se). Mas é isto que a grande maioria das pessoas faz? Não. Veja se é capaz de reconhecer algumas destas expressões: “Porque me acontece isto a mim?”, “Eu que tenho sempre tanta preocupação com os outros e sou castigado inocentemente!”, “A culpa é da Câmara! O Presidente da Câmara só se lembra de mim nas eleições, é um traste!”, “Esta lama é nojenta! Estou farto de lama!”, “Não me chegavam as preocupações com o trabalho e os filhos que agora ainda tenho que me preocupar com esta lama!”, “Maldita lama! Sempre a dar-me cabo do dia!”, “Eu não mereço esta lama!”, “E se esta lama está contaminada?”, “Provavelmente vou apanhar uma gripe e a culpa é da lama!”, “E se amanhã há ainda mais lama aqui?...”, “O mundo está atolado de lama, que será de mim?!”, etc... É isto que as pessoas fazem perante uma situação negativa. Queixam-se. Reclamam. Têm medo. E procuram a todo o custo evitar a situação! Claro que ao fazê-lo irão ter mais do mesmo. Damos sempre mais poder aquilo que não queremos, e depois queixamo-nos de ter mais do mesmo! E o ciclo vicioso perpetua-se. Perpetua-se porque continuamente evitamos o momento presente e pensamos no passado ou preocupamo-nos com o futuro. Não queremos estar onde estamos a sentir o que sentimos. Mas a verdade é que só podemos estar onde estamos. Só temos passado quando pensamos nele. Da mesma maneira só temos futuro quando nos preocupamos. Eu conheço algumas pessoas ditas ‘espirituais’ que são tudo menos isso. Aliás, a afirmação “eu sou espiritual” é sempre dita por um ego insuflado. Ao acreditar que se é espiritual está a negar a própria espiritualidade. Vamos ao ego primeiro. Quem é que tu és?... Já reparou que numa qualquer situação social quando alguém lhe pergunta o que faz, a sua resposta, invariavelmente é qualquer coisa como “sou advogado, chef, dona-de-casa, médica, motorista”... Confunde o Ser com o Fazer. Afinal quem é você?... Se sabe responder a esta pergunta apenas lhe posso dizer que está errado. Quem você é não pode ser expresso por palavras. Quem você é apenas pode ser sentido. O seu problema é confundir o seu ego com a consciência por detrás do ego. A ideia que você tem de quem é, no mínimo é tão limitada como uma negação da própria Vida. Correndo o risco de criar uma definição para algo que não é possível definir, apenas sentir, diria que você é a Vida. É a Vida a expressar-se na forma humana. É a Vida magnificente disfarçada, por uns breves instantes, em forma humana. Quando você diz “a minha vida...” está na verdade a separar-se da Vida. Nunca se trata da sua vida, mas sempre e só da Vida. Mas é claro que o seu ego não gosta de ouvir isto. E vai lutar! Porque, na verdade, se você é a Vida, e tudo à sua volta é a Vida, como pode falar mal de alguém? Como pode tratar mal outro ser humano? Você é esse ser humano! Sempre achei curioso como algumas pessoas deixam que outros os tratem por ‘mestres’... Isso é um dos jogos favoritos do ego. Muitas das pessoas apelidadas de ‘espirituais’ são na verdade as que têm o ego mais inebriante. Um mestre afirma-se pela sua pequenez. Por não dar importância ao que quer que seja que esteja a acontecer à sua volta. Não tem qualquer necessidade de se afirmar. Um mestre é aquele que afirma, perante qualquer situação, “também isto irá passar” e sabe o significado destas palavras. E são muito poucos por aí. Uma das principais características de muitos ‘mestres’ é criarem sistemas extremamente complexos. Criam uma infinidade de esquemas, mantras, imagens, conceitos. Baseiam a sua filosofia de vida num sistema altamente complicado. Tudo criado inteiramente pelo ego. E isso vê-se depois nas suas vidas e nas reacções às situações que a vida lhes apresenta. Krishnamurti, depois de muitos anos a ensinar, decidiu um dia revelar o seu segredo. O que ele disse aos seus seguidores é um exemplo. “O segredo da minha vida é que não dou qualquer importância ao que quer que seja.” Só damos importância ás coisas e pessoas à nossa volta porque temos necessidade de ser importantes. Só reagimos ao comportamento dos outros porque acreditamos ser o centro do universo. Não o somos. Somos o próprio Universo a expressar-se na forma humana. E somos sempre espelhos uns dos outros. Aquilo que não gosta de ver nos outros está já em si. Como pode falar mal de alguém quando é de si mesmo que está a falar. Sempre. Pausa. Como está a reagir o seu Corpo de Dor neste momento? Sente-se cheio de razão? Tem vontade de gritar ou chorar? Está a negar tudo o que leu até agora? Jamais caia na asneira de discutir com alguém cujo Corpo de Dor esteja activo! Não conseguirá ser ouvido. O Corpo de Dor impede-nos de ter Consciência. Quanta mais dor estiver presente na sua vida neste momento, mais denso é o seu Corpo de Dor. E mais fácil será despertar. Será mais fácil porque ou você muda, ou a Vida desiste. Quando você estiver farto de sofrer. Quando disser em voz alta “basta!”. Aproveite para respirar fundo. Sinta a Presença de Quem Você É dentro de si. Não há uma técnica para despertar. Apenas a Consciência. Aceite aquilo que é neste momento. Pode ser um amigo que morre, ou um patrão mal-humorado, ou dores provocadas por uma doença. Renda-se aquilo que é. Aceite a morte do amigo. Aceite o mau humor do patrão. Aceite as dores no corpo. E depois respire fundo. Foque toda a sua atenção na respiração. Sorria ao expirar. É assim que você consegue viver o momento presente. E o momento presente é o único que existe. Depois de aceitar o momento presente, de sentir que é parte integrante do momento que se apresenta agora, poderá começar a sentir que não tem que fazer nada. A partir do momento que se sinta uno com a Vida torna-se um instrumento da Vida. Deixe que a Vida, Consciência, Universo, Deus, se expresse através de si. E pode expressar-se causando a perda do emprego, ou a separação da pessoa amada, ou de uma doença incurável. Mas também pode expressar-se através da ajuda a outro semelhante (que em realidade é você mesmo), da direcção de uma grande empresa ou da aventura em terras estrangeiras. A Vida quer conhecer-se, experienciar-se, de todas as maneiras possíveis. Negar o que está a acontecer no momento presente é negar a própria Vida. Lembre-se que se está a sofrer, emocional ou fisicamente, a dor não é quem você é. A dor é apenas um ínfimo aspecto da totalidade do seu Ser. Procure o espaço vazio entre os seus pensamentos. Pode fazê-lo através de uma respiração consciente. A Vida só pode dar-lhe o que você lhe der primeiro. É sempre a si que está a dar. A Vida à sua volta é você. Ao mesmo tempo é um espelho do que está em si. E irá sempre dar-lhe o que você lhe oferecer primeiro. Se quer uma vida sem dor, porque não começar a ajudar alguém com dores, em vez de se queixar, e apaziguar essa dor na outra pessoa (é de si mesmo que estará a tratar). Ou talvez queira uma relação amorosa. Porque não começar já a dar o amor que quer receber? Talvez queira ensinar outros. Torne-se aluno. No momento presente irá encontrar todo o poder que necessita para fluir, para ser uno com a Vida. A Vida nunca foi separada de si, o seu ego e o Corpo de Dor é que tomaram a decisão de se separar. Mas a separação é ilusória. Há pessoas que me dizem coisas giras, como por exemplo “tu não sabes o que são dificuldades, por isso é que falas assim”! Tenho 39 anos, quase 40. Já fui diagnosticado com uma doença incurável e fatal, já fui sem-abrigo, já passei fome, já senti a minha vida ameaçada, já me senti tão só e desesperado que contemplei o suicídio. E sei que no futuro talvez passe por experiências tão ou mais fortes que as anteriores. Tudo passa, e nada é assim tão importante. Mas a Vida... A Vida irá sempre experienciar-se de muitas e maravilhosas maneiras. Olhe à sua volta! Mas tudo isto são histórias. O único momento que eu tenho é este. Agora. Consigo contar situações do passado sem qualquer emoção, não porque sou frio ou distante mas porque vejo essas situações como algo que não está presente Agora. E Agora é o único momento que vale a pena viver. É na verdade o único momento que consegue viver. Se está a sofrer lembre-se a si mesmo que é através do sofrimento apenas que conseguirá dissolver o Corpo de Dor. Só através do sofrimento é que conseguirá crescer verdadeiramente. Desejo-lhe, neste momento, que comece a despertar. A despertar para a única verdade. Este momento é o único que pode Ser. Aceite-o. As más notícias. Há alguns anos li um livro do Dr. Amit Goswami, intitulado O Universo Auto-Consciente (The Self-Aware Universe). Foi o primeiro livro, bastante científico na verdade, que me começou a despertar para aquilo que lhe vou dizer a seguir. Você é a Vida (ou o Universo, a Fonte, Consciência, Deus), a experienciar-se na forma humana. E a Vida quer agora tomar consciência de Si. Não é daqui a 20 anos, é Agora. A Vida quer conhecer-se Agora. Saber que É. E sabe que só pode ter consciência de Si Mesma através do sofrimento. Por este motivo cada vez mais pessoas sofrem. Cada vez há mais doenças, mais problemas a todos os níveis. A Vida está a gritar! Quer conhecer-Se. Quer experienciar-Se. Agora. Todas as estruturas humanas construídas através do ego e do Corpo de Dor estão a ruir. Bancos, instituições, governos, pessoas. Só pode ser assim. Ou acordamos ou padecemos, não há alternativa possível. E pode estar certo que o sofrimento irá intensificar-se nos próximos dois anos. Irá atingir proporções nunca antes imaginadas. Mas também isto irá passar. E acredite que não é importante. Não lhe digo isto para que tenha medo. Também não é minha intenção ser alarmista. Nem criar desassossego. O meu único objectivo é facilitar-lhe o processo de despertar. Acorde. Aprenda a Ser em vez de Fazer. É inútil tentar apagar a dor com medicamentos. Pergunte a qualquer pessoa a tomar antidepressivos. Só conseguirá despertar estando no presente. No Agora. Reconhecendo o Corpo de Dor e o ego. Em relação ás pessoas à sua volta não tem que fazer nada. Simplesmente crie em si o espaço para as aceitar tal como são. E da próxima vez que surgir uma situação da qual queira fugir, ou reagir emocionalmente, lembre-se de respirar. E nunca se esqueça de amar. Ame incondicionalmente tudo e todos. Porque é a si que envia o amor. Bem-vindo. Emídio Carvalho _________________________________________________________________________ Novidades Deixo-lhe aqui algumas ideias para reflectir em silêncio. No presente. Lembre-se de manter a atenção na respiração. Pode aceitar estas ideias. Mas sinta-se livre para discordar. Ou, melhor ainda, para rir. Rir é sempre uma boa solução! É capaz de olhar para os seus pensamentos e ver a futilidade dos mesmos? Preocupar-se nunca irá conduzi-lo até à solução de qualquer problema. Ninguém consegue solucionar o que quer que seja através da preocupação. É melhor parar já. Uma ideia gira! Que tal colocar uma tabuleta na entrada do seu local de trabalho com a seguinte indicação: “Por favor verifique o estado do seu ego antes de entrar”. O Corpo de Dor adora o passado. É no passado que ele vai buscar a refeição seguinte. Tem que estar preparado para deixar partir o passado. Lembre-se que não se trata nunca da “sua” vida, mas sempre e só da Vida. O Corpo de Dor é uma entidade em si que não consegue existir sem dor. E também não consegue existir muito tempo no momento presente. O momento presente é sempre sagrado. Onde quer que você esteja conseguirá sempre ver o Sagrado se estiver presente. Como estar no momento presente: aceite tudo aquilo que é, tudo o que está presente na Vida agora. Você nunca esteve separado da Vida porque você é a Vida. Você é uno com a Vida, uma parte essencial da Vida. Você é uma forma adoptada pela Vida para se expressar. Qual o seu propósito na Vida: o que quer que seja que esteja a fazer, ou ser, neste momento. Porque só tem este momento. Um propósito mais grandioso? Equilibrar o aspecto físico de quem é com o aspecto da consciência de quem é. Tu és sempre o ser mais importante na Dança da Vida. Dança-a! É mais fácil ser ar do que ser uma parede. Quando estiver a enfrentar uma situação em que alguém está a ser agressivo consigo, a agressividade irá atingi-lo como uma tonelada de ferro a cair sobre uma parede. Já imaginou o que aconteceria se você, em vez de ser a parede, fosse simplesmente ar?... Que tal começar a respirar fundo e sorrir?... Aceite de uma vez por todas que nunca se trata dos outros. Ninguém poderá tornar a sua vida melhor ou mais feliz. Isso é uma das ilusões favoritas do Corpo de Dor. Nunca é importante aquilo que os outros dizem ou fazem. Só é importante a minha reacção ao que os outros dizem ou fazem. E mesmo a minha reacção é insignificante! O dia em que despertar irá rir-se como nunca se riu antes. Irá ver a loucura colectiva à sua volta. E a loucura colectiva é hilariante! Como pode dizer que está farto do mal-estar na ‘sua’ vida e logo a seguir falar mal da Vida?! De cada vez que se queixa, que critica, que aponta o dedo... É apenas de si mesmo que está a falar. Quando é que se vai cansar do papel de vítima? (Já estou a ouvir uma vozinha a dizer “mas não compreende, as minhas dores não me deixam!” – em primeiro lugar a correcção: nunca diga “minhas dores”, não são sua propriedade, a menos que assim o queira. São apenas dores. E as dores podem ser aceites. Não lute). Sorria à Vida pelo menos uma vez por hora! Pode ser ao ver um pássaro, ao ouvir uma voz estridente, ao sentir o frio na cara. Sorria! A Vida irá sorrir-lhe de volta. Sempre.
Fonte:http://sabedoria.weebly.com/blog.html
Etiquetas:
cura,
Ego,
emoções,
Pain,
psicologia
Subscrever:
Mensagens (Atom)