quinta-feira, outubro 01, 2009

Cristais

Não de hoje que os cristais exercem grande fascínio sobre a humanidade. Usados como adorno, talismãs, amuletos ou instrumentos terapêuticos eles agoram possuem, segundo os estudiosos, propriedades masi sutis, que permitem o contato com seres alienígenas, entidades celestiais e outras dimensões da realidade. Será que tudo isso é plausível? A escritora norte-americana Bárbara G. Walker é veemente ao refutar todos os poderes atribuídos às pedras por aqueles que ela chama de "místicos dos cristais".
"Podemos dizer com segurança que um cristal não é uma fada, um anjo ou um deus. Não é orgânico, não é vivo, de acordo com a definição biológica de vida. Não é um receptor ou transmissor de rádio, um gerador elétrico ou dádiva de outra dimensão. Não produz energia a si mesmo, a não ser quando radioativo. Só é magnético se for um composto de ferro, níquel ou cobalto. É uma coisa da terra, bela e capaz de trazer prazer, mas as percepções dos místicos sobre eles são todas subjetivas". Catherine Bowman (autora de "O poder infinito dos cristais" -ed. Siciliano) concorda que não existem evidências concretas - científicas, médicas ou psicológicas - de que os cristais aumentem a percepção consciente, as faculdades intuitivas ou os poderes psíquicos. Assegura porém, que há dezenas de experiências pessoais que atestam essa capacidade. Assim sendo, só nos resta "experimentar para crêr".
A CLASSIFICAÇÃO DOS CRISTAIS
No reino dos cristais existem sete famílias ou sistemas. Cada um deles toma o nome da sua forma tipo, a saber: cúbico ou isométrico (cubo- fluorita); quadrático ou tetragonal (prisma reto de base quadrada - wulfenita); ortorrômbico (paralelepípedo retângulo - topázio); hexagonal (prisma reto de base losangular tendo um ângulo de 120 graus - esmeralda, berilo); romboédrico ou trigonal(de três faces, como o quartzo); monoclínico ou clinorrômbico( prisma oblíquo de base losangular - azurita); e triclínico(paralelepí pedo de base losangular - amazonita). Considerando sua forma física - tamanho, transparência, inclusões - Antonio Duncan, no livro ABC dos Cristais (ed. Nórdica), apresenta uma classificação energético-mística mais definida, dividindo os cristais em:
Geradores - São os mais comuns e possuem uma única terminação e uma base.
Como sua função é gerar força cósmica, eles têm que ser geometricamente perfeitos.
Biterminados - Destituidos de base, possuem terminação dupla, através da qual projetam a energia que se concentra no meio do seu corpo. São empregados na transmissão e recepção simultânea de energia entre dois pontos (chakras, pessoas, etc).
Drusas ou Aglomerados - Ideiais para energização e purificação de ambientes, bem como para limpeza e recarga de cristais menores, são formações que compreendem vários cristais de terminação única compartilhando a mesma base.
Arquivistas - Considerados muito especiais, trazem símbolos gravados ou riscados em uma ou mais de suas faces - em geral pequenos triângulos ou espirais. Arquivam informações transmitidas energeticamente ou no nível da memória subconsciente. Ideais para meditação, não devem ser vistos nem tocados por outra pessoa.
Arco-íris - Quando bem iluminado, podemos ver em seu interior pequenos arco-íris.
São indicados para trabalhar sentimentos de tristeza, melancolia e depressão.
Tabulares - Difícieis de serem encontrados, possuem dois dos lados opostos maiores e mais largos, o que torna o cristal achatado. Em geral são biterminados, têm vibração alta e frequência energética diferente da dos outros cristais, permitindo o estabelecimento de um elo profundo entre o indivíduo e o seu eu superior. Recomenda-se o uso em meditações profundas ou como professores.
Esferas ou Bolas de Cristal - São excelentes instrumentos de meditação e clarividência, com lapidações especiais que distribuem a energia de forma homogênea.
Como limpar cristais
De forma simples, escolha uma bacia comum - plástico, cerâmica, porcelana ou qualquer outro material - exceto alumínio - sal grosso ou sal marinho natural e água.
O cristal deve ser deixado de molho em água e sal durante três dias e três noites, sendo retirado pela manhã, ao nascer do sol. Em seguida, coloque-o sob a torneira da pia ou do tanque, visualizando uma luz dourada jorrar sobre ele junto com a água corrente, e seque-o ao sol. Antes de guardá-lo, convém energizá-lo, deixando- o exposto ao sol e à lua durante um dia e uma noite.Existem outros métodos de limpeza: pode-se defumá-lo com incenso preferido soprando-o sobre o cristal de modo a defumar todas as suas faces. Chuva: deixe o cristal sob chuva bem forte. Drusa: serve para limpar pedras pequenas, deixando-as permanecer algum tempo sobre um aglomerado de cristal de quartzo branco, que tem propriedades auto-limpantes e auto-energizantes. Sopro: inspirar, mentalizando luz branca ou violeta, e expirar pela boca sobre o cristal visando intencionalmente limpá-lo e retirar dele toda energia negativa.
Como energizar cristais
Exponha-os à poderosa energia masculina do sol e feminina da lua. Outros métodos: enterrá-lo de três à vinte e quatro horas. A terra é energizante. Exponha-o a uma tempestade, com bastante vento, chuva e raios.
Usos diversos
Eles podem ser usados de várias formas. Servem para: uso pessoal, remédios e cura, meditações, orações,banhos, energização de ambientes e de plantas e animais entre outras coisas.
Algumas pedras
Água-Marinha - Cor: verde-azulada. Atributos tradicionais: Considerada protetora dos marinheiros e das embarcações. Atributos modernos: ligada à comunicação, à expressão de pensamentos puros por meio da fala, simboliza a paz, a coragem e a purificação em seu sentido mais amplo.
Amazonita - Cor:Azul-esverdeada . Atributos modernos:Calmante e estabilizadora do sistema nervoso.
Âmbar - Cor:Amarelo- claro a pardo. Atributos tradicionais: Ligavam-na à imortalidade. Era usada para tratar febre, cegueira, surdez e outras deficiências físicas. Atributos modernos:estabiliza dor geral, ligado à força, paz e sabedoria. Signos: leão, virgem, capricórnio. Elementos: fogo, ar, éter.
Ametista - Cor: violeta. Atributos modernos: é uma pedra de meditação por excelência. Aplicada em casos de alcoolismo, dores de cabeça,enxaquecas, insônia, entre outros. è eficaz também em disturbios de polaridade sexual. Signos:áries, virgem, sagitário,capricó rnio, peixes. Elemento:água.
Azurita - Cor:De azul celeste à azul-marinho. Atributos modernos: purificadora e reativadora de partes do corpo lesionadas.Signo: sagitário. Elemento:água.
Aventurina - Cor: verde. Atributos modernos:é aplicada para recuperar o equilíbrio do organismo como um todo, estendo seus poderes ao nível mental e espiritual. Signos:todos. Elemento:ar.
Citrino - Cor:Amarelo- claro, amarelo-esverdeado. Atributos modernos: auxilia no tratamento da diabete e serve como purificador da pele. Signos:leão, virgem. Elemento: fogo.
Cornalina - Cor:laranja, vermelha, vermelho-castanho. Atributos tradicionais: era habitualmente relacionada ao sangue, a carne, a sexualidade e ao mundo material. Atributos modernos:eficaz no tratamento de feridas, problemas sanguíneos, de pele e sexuais. Traz bem-estar pela vida, paciência, coragem e confiança. Signos:áries, leão, escorpião. Elemento:fogo.
Crisocola - Cor:azul, verde. Atributos modernos:suas cores associam-na ao mar, reduto feminino.Signos: gêmeos e virgem. Elemento:água.
Diamante - Cor:incolor, avermelhado, castanho, verde,amarelo, azul, negro. Atributos tradicionais: Combate à feitiçaria, protege, purifica, cura e dá coragem. Atributos modernos:pedra de grandes poderes de cura e purificação. Signos:todos. Elemento:fogo.
Enxofre - Cor:amarelo. Atributos tradicionais: era considerado uma espécie de purificados contra pragas e pestes. Atributos modernos:é ligado as energias de proteção, cura e poder pessoal. Não deve ser colocado na água para limpeza. Signo:leão. Elemento:fogo.
Esmeralda - Cor:verde-gema. Atributos tradicionais: era vista como pedra sagrada em diversas culturas e frequentemente simbolizava o verde dos campos nos festivais da Grande Deusa. Atributos modernos: é revitalizadora do físico. Traz benefícios à memória, eloquência dos oradores e amplia os poderes psíquicos de seu portador. Associa-se à paz e a abundância, evolução espiritual e autodomínio. Signos: leão, libra, touro, escorpião. Elemento: terra.
Fluorita - Cor: incolor, vermelha, amarela, laranja, verde, azul, violeta. Atributos modernos: poderes de cura. Signo:peixes. Elemento: água, ar.
Granada - Cor: é o nome dado à um grupo de minerais. Tem predominância do vermelho, mas também podem ser azuis, cor-de-rosa e até pretas. Atributos tradicionais: era associada ao ventre materno, à força vital feminina. Atributos modernos: proteção e purificação dos pensamentos. Signos: áries, leão, escorpião e aquário. Elemento: fogo.
Heliodoro - Cor:amarelo, dourado. Atributos tradicionais: era notável para curar e fazer profecias. Atributos modernos: Rearmoniza as atividades mentais e reduz os sintomas de stress. Amplifica dons psíquicos. Signo: leão. Elementos:água, fogo.
Hematita - Cor:vermelha. Atributos tradicionais: simbolizava o sangue e o renascimento em várias culturas. Atributos modernos: pedra de cura, purifica e energiza o corpo físico. Signo:áries. Elemento:fogo.
Lápis-lázuli - Cor:azul brilhante, índigo. Atributos tradicionais: era considerada sagrada desde os tempos remotos. Atributos modernos: curativa e purificadora. Signos: touro, libra, sagitário, aquário. Elemento: água.
Malaquita - Cor:verde. Atributos tradicionais: associada à Juno e Afrodite, e utilizada contra mau-olhado. Atributos modernos: purificadora e curativa a extremos.
Signos:Câncer, escorpião, sagitário, capricórnio. Elemento: terra.
Obsidiana - Cor: verde, marron, preta. Atributos tradicionais: possuia poderes divinatórios e talismânicos. Atributos modernos: incentiva as transformações evolutivas em todos os terrenos. Signo:escorpiã o. Elemento:fogo.
Pedra-da-lua - Cor:incolor, marron-claro, amarela. Atributos tradicionais: era pedra dos amantes e possuia dons proféticos se fosse mantida dentro da boca durante uma lua cheia. Dizia-se também que ela proporcionava invisibilidade ao seu portador. Atributos modernos:equilibra as emoções e facilita o contaot com o lado feminino de cada um. Signos:câncer, virgem, libra, escorpião, peixes. Elemento:água.
Quartzo - Cor: incolor. Atributos modernos: desfaz energias negativas, é curativa, amplia dons psíquicos e facilita o contato com o eu superior. Signos: todos. Elementos: fogo e água.
Quartzo esfumaçado (fumê) - Cor: marron-claro, cinzento esfumaçado, negro. Atributos modernos: elimina energias negativas e serve como escudo protetor contra elas. Signos: todos, especialmente escorpião. Elemento:água.
Quartzo rosa - Cor: rosa, do pálido ao intenso. Atributos modernos: poderoso no equilíbrio e harmonização do coração, em nível físico e espiritual. Signos:todos, prinicipalmente libra. Elemento:água.
Rodocrosita - Cor:rosa. Atributos tradicionais: os incas acreditavam que ela era a condensação mineral do sangeu de seus antepassados. Atributos modernos:beneficia a criatividade e a intuição. Signos: touro, câncer. Elemento: fogo.
Rubi - Cor:vermelha. Atributos tradicionais: eram consideradas "pedras do amor".Atributos modernos: colabora na desmontagem de padrões envelhecidos do pensamento, evita pesadelos. Signos: áries, leão, escorpião. capricórnio. Elemento:fogo.
Selenita - Cor: branca, acinzentada. Atributos modernos: harmoniza emoções e estados de desequilíbrio. Signo:touro. Elemento:ar.
Sodalita - Cor:azul, mais pálido e escuro. Atributos modernos:afasta medos e ilusões, equilibrando a mente. Signo:sagitário. Elementos:água e ar.
Sugilita - Cor: violeta. Atributos modernos:auxilia no desenvolvimento mental e espiritual das crianças e reativa a vontade de viver em adultos desiludidos. Signos: áries,virgem, sagitário, capricórnio, peixes. Elemento:água.
Topázio - Cor:incolor, branco, azul-pálido,amarelo, rosa, verde-pálido, vermelho acastanhado. Atributos tradicionais: controlador de desejos sexuais desenfreados, afastava pragas e retardava o processo de envelhecimento. Atributos modernos:proporcion a influências estimulantes de energias superiores na mente e na alma.Signos: touro,gêmeos, leão,escorpião, sagitário. Elemento: fogo.
Turmalina - Cor:marron, laranja, amarela, violeta, multicor. Atributos modernos: reflete todas as cores do espectro, sendo vista pelos teóricos como uma das pedras mais completas, servindo em diversas áreas. Signos: touro, libra, capricórnio. Elementos: terra, ar.
Turquesa - Cor:azul-celeste, azul esverdeado, verde-claro. Atributos tradicionais: protegia contra maus espíritos, prevenia acidentes e em caso de perigo, ela mudava de cor. Atributos modenos:curativa, absorve energias negativas, equilibra emoções e pensamentos, e sua cor se altera em caso de doença ou ocorrência desagradável ao seu portador. Signos: todos, principalmente virgem, libra e peixes. Elemento:água

Sem comentários: