sexta-feira, março 25, 2011

Os sete pecados no relacionamento

"Lembre-se, todos nós tropeçamos, cada um de nós. É por isso que é um conforto andar de mãos dadas. " -

Emily Kimbrough



Tão importante quanto o que você deve fazer é aquilo que você não deveria fazer - e tenho certeza que muitos de vocês entraram esses mesmos problemas. Eu sei que tenho. Eu aprendi com meus erros, e aprendi a reconhecer quando estou fazendo um erro fatal, e como corrigi-lo.

Se você puder evitar estas sete coisas, e se concentrar em fazer as quatro coisas abaixo, você deve ter um forte relacionamento. Eu não vou garantir nada, mas eu te daria uma boa chance.

1. O ressentimento . Este é um veneno que começa como algo pequeno ("Ele não colocou um novo rolo de papel higiênico" ou "Ela não lava seus pratos depois que come") e acumula-se em algo grande. Ressentimento é perigoso porque geralmente voa abaixo do nosso radar, de modo que nós nem percebemos que temos o ressentimento, e nosso parceiro não percebe que há algo errado. Se você já notou ter ressentimento, você precisa resolver isso logo, antes que fique pior.Cortá-lo enquanto ele é pequeno. Há duas boas maneiras de lidar com ressentimento: um respirar, e apenas deixá-lo ir - aceitar o seu parceiro para que ele / ela é,com falhas e tudo, nenhum de nós é perfeito, ou 2) falar com seu parceiro sobre ele se você não pode aceitar, e tentar chegar a uma solução que funcione para ambos (não só para você); tente falar com ele em uma forma não conflituosa, mas de uma maneira que expresse como você se sente sem ser acusatório .

2. Ciúme . É difícil controlar o ciúme se você sente isso, eu sei. Ele parece acontecer por si só, fora de nosso controle, espontaneamente e indesejado. No entanto, o ciúme, como ressentimento, é um veneno para o relacionamento. Um pouco de ciúme é bom, mas quando chega a um certo nível ele se transforma em uma necessidade de controlar o seu parceiro, e se transforma em brigas desnecessárias, e faz com que ambas as partes fiquem descontentes. Se você tem problemas com ciúmes (como eu já fiz), ao invés de tentar controlá-lo é importante que você examine e lide com a raiz do problema, que normalmente é de insegurança. Essa insegurança pode estar ligada à sua infância (abandono pelos pais, por exemplo), em um relacionamento passado, quando você se machucou, ou em caso de incidente ou incidentes no passado de seu atual relacionamento.

3. As expectativas irrealistas . Muitas vezes temos uma idéia do que o nosso parceiro deveria ser. Podemos esperar que limpar depois de si, ser atencioso, sempre penso em nós em primeiro lugar, a surpreender-nos, para nos apoiar, para ter sempre um sorriso, trabalhar duro e não ser preguiçoso. Não necessariamente essas expectativas, mas quase sempre temos expectativas de nossos parceiros. Ter alguma expectativa é bom - nós deveríamos esperar que nosso parceiro seja fiel, por exemplo. Mas às vezes, sem perceber , nós mesmos, temos expectativas que são demasiado elevadas para serem encontradas. O nosso parceiro não é perfeito - ninguém é.Não podemos esperar que eles sejam alegres e amando cada minuto do dia - todo mundo tem os seus humores. Não podemos esperar que eles sempre pensam de nós, como eles irão, obviamente, pensar em si ou em outros, por vezes, demasiado. Não podemos esperar que eles sejam exatamente como nós somos, como todos são diferentes. Altas expectativas levam a desapontamentos e frustração, especialmente se não se comunicam essas expectativas. Como podemos esperar que nossos parceiros atendam a essas expectativas se eles não sabem sobre elas?O remédio é baixar as suas expectativas - permitir que o seu parceiro a seja ele mesmo, e aceite amá-los por isso. Que as expectativas básicas que nós temos, temos de comunicar com clareza.

4. Não passar tempo juntos . Este é um problema com os casais que têm filhos, mas também de outros casais que se apegam no trabalho ou hobbies ou amigos e familiares ou outras paixões. Casais que não passam tempo juntos e sozinhos, vão à deriva. E quando passar o tempo juntos quando estiver com os filhos ou outros amigos e familiares devem fazer uma coisa boa, é importante que você tenha tempo a sós. Não é possível encontrar o tempo com todas as coisas que estão acontecendo - trabalho, filhos e todas as outras coisas? Faça o tempo. Sério - faça o tempo. Isso pode ser feito. Eu faço isso - eu apenas certifico-me que, desta vez com a minha mulher é uma prioridade, e eu vou deixar qualquer outra coisa para fazer o tempo. Contrate uma babá, assuma compromissos com casais, saia fora do trabalho por um dia, em uma data. Não tem de ser algo caro - algum tempo na natureza, ou que exerçam juntos, ou assistir a um DVD e ter uma casa e cozinhar o jantar, são boas opções. E quando estarem juntos, fazer um esforço para se conectar, e não apenas ficar juntos.

5. Falta de comunicação . Esse pecado afeta todos os outros nesta lista - ele foi dito muitas vezes antes, mas é verdade: boa comunicação é a pedra angular de um bom relacionamento. Se você tem ressentimento, você deve conversar sobre isso em vez de deixar o ressentimento crescer. Se você é ciumento, você deve comunicar de uma forma aberta e honesta de abordar as suas inseguranças. Se você tem expectativas de seu parceiro, você deve comunicá-las. Se houver qualquer problema, você deve comunicá-los e trabalhá-los para solucionar e expor. Comunicação não significa apenas falar ou discutir - a boa comunicação é honesta sem ser atacar ou culpar. Comunique seus sentimentos - magoado, frustrado, arrependido, com medo, triste, feliz - ao invés de criticar.Comunique o desejo de encontrar uma solução que funcione para ambos, um compromisso, em vez de uma necessidade para a outra pessoa de mudar. E comunicar mais do que apenas problemas - comunique as coisas boas também (veja mais abaixo).

6. Não mostrar gratidão . Às vezes não existem problemas reais em um relacionamento, como ressentimento, ciúme ou expectativas irrealistas -, mas também não existe a expressão das coisas boas sobre o seu parceiro também. Esta falta de apreço e gratidão é tão ruim quanto os problemas, porque sem ela seu parceiro vai sentir que ele ou ela está sendo usada somente para conseções . Qualquer pessoa que quer ser apreciada por todos. E enquanto você pode ter alguns problemas com o que seu parceiro faz (veja acima), você também deve perceber que seu parceiro faz coisas boas também. Será que ela lava a louça ou cozinha algo que você gosta? Será que limpa depois de você ou apoiá-o em seu trabalho? Aproveite o tempo para dizer obrigado, e dar um abraço e um beijo. Esta pequena expressão pode ir a um longo caminho.

7. Falta de afeto . Da mesma forma, tudo o mais pode estar indo bem, incluindo a expressão de gratidão, mas se não houver afeto entre os parceiros então há um problema sério. Com efeito, a relação é arrastada para um estado platônico. Isso pode ser melhor do que muitos relacionamentos que têm problemas graves, mas não é uma coisa boa. Carinho é todo-importante precisa de algumas pessoas, especialmente de alguém que amamos. Use o tempo, todos os dias, para dar carinho ao seu parceiro. Cumprimente-o quando ele chega em casa com um abraço apertado. Acorde-o com um beijo apaixonado (quem se preocupa com a respiração da manhã!). Sneak acima atrás dela e beije-a no pescoço. Vá no cinema, como os adolescentes. Acaricie as costas e pescoço enquanto assiste televisão. Sorria para ela com freqüência.

8. Bônus pecado: Teimosia . Isto não estava na minha lista original, mas eu só pensava nisso antes de publicar este post, e tive que adicioná-lo. Todo relacionamento terá problemas e discussões - mas é importante que você aprenda a trabalhar esses problemas depois de esfriar um pouco . Infelizmente, muitos de nós somos muito teimosos até para falar sobre as coisas. Talvez a gente sempre quer ter razão. Talvez nós nunca queiramos admitir que cometemos um erro. Talvez nós não gostemos de dizer que estamos arrependidos. Talvez nós não gostemos de compromisso. Eu fiz todas estas coisas - mas aprendi ao longo dos anos que isto é apenas infantil. Quando eu me vejo sendo teimoso estes dias, eu tento acabar com esta infantilidade e coloco de lado o meu ego e digo que estou arrependido. Discuta sobre o problema e resolva-o. Não tenha medo de ser o primeiro a pedir desculpas. Em seguida, será superado para coisas melhores.



Terapia_DozePassos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: