domingo, janeiro 08, 2012

A ferramenta da observação no auto-conhecimento


Ao observar seus pensamentos, sentimentos e reações diante do comportamento de alguém, ou de um fato específico, você tem acesso aos julgamentos que faz e, principalmente, às crenças que moldam sua interpretação de si mesmo, das outras pessoas e do mundo. A observação é o caminho para a viagem da autodescoberta.

Jael Coaracy
A observação é uma ferramenta poderosa, pois através do ato de observar, entramos em contato com o que se encontra dentro de nós.
O observador não faz juízo de valor, apenas registra o que percebe, como um pesquisador observa o experimento científico. Essa é a chave para descobrir as verdadeiras motivações dos nossos atos, aqueles que não sabemos explicar, e que nos surpreendem como se fossem alheios à nossa vontade.
O observador, envolvido no ato de observar, encontra-se num estado especial que pode ser comparado a uma espécie de meditação ativa.
De posse de dados e informações sobre o que observamos em nosso modo de funcionamento interior, podemos passar para a próxima fase, que é a do trabalho da autotransformação.

Observar com êxito
A observação deve se sobrepor aos pensamentos pré-concebidos.Precisa resistir à tentação de classificar o que é percebido pelos sentidos.
Observar é aceitar aquilo que é, sem manipulação ou interpretações pessoais. Implica na capacidade de perceber com clareza, sem julgamentos, sem fazer jogos de faz de conta ou tentar distorcer o que se apresentar.
Através da observação ganhamos autoconhecimento, a percepção dos acontecimentos internos que resultam nas circunstâncias de cada um.
Observa-se cada vez menos.Vivemos em meio de bulas para o sucesso, fórmulas da felicidade e indicações sobre o modo de uso para obter felicidade na vida.
Viver sem observar é atuar em prol da vontade do outro, em uma velocidade sem direção. É candidatar-se às frustrações de quem não tem intimidade consigo próprio.

Benefícios da observação
A observação é a ferramenta que abre a compreensão de quem somos, do que nos importa verdadeiramente, do caminho a seguir.
Ao observar deixamos que as coisas passem por nós sem tentar detê-las ou ter controle sobre elas. Facilita a aceitação de experiências passadas, circunstâncias, comportamentos, sem que nos confundamos com eles.
A observação revela que não somos nossos medos, nem nossas resistências. Tampouco, a auto-imagem construída pelo ego contaminado por ilusões.

 Observar requer o exercício da neutralidade.
Esse exercício significa voltar-se para dentro, buscando em si a referência de quem você é. Ao entrarmos no estado de observação nos conectamos com o que não tem início nem fim.Aquilo que não tem nome, independe de palavras e existe, simultaneamente, em todos os níveis de consciência.

Como observar?
Reserve, diariamente, um tempo para estar com você mesmo. Faça disso uma disciplina, uma prioridade em seu dia-a-dia.
O ideal é fazer isso logo depois de acordar ou antes de dormir, momentos em que se está menos impregnado do estresse cotidiano e do excesso de informações. É quando o subconsciente está mais acessível e a mente, mais relaxada.
Observe os pensamentos sem tentar detê-los. Aceite os sentimentos, as imagens, seja lá o que surgir. Nada disso é você - deixe-os ir simplesmente.Lembre-se de observar seus processos sem julgá-los.
Com amor e aceitação, agradecendo a oportunidade de estar em contato com o seu interior.
À medida que aprofundar a capacidade de observar, cultivando o silêncio para ouvir sua voz interna, estará adquirindo as ferramentas que poderão levá a auto-realização.
Ao praticar a observação, perceberá que se tornará cada vez mais fácil, realizar a alquimia interna e superar limitações que têm impedido que alcance suas metas.Como conseqüência, estará mais apto a concretizar seus objetivos de vida, os desejos verdadeiros do seu coração.
A observação revela que só o amor é real e o  observador descobre a paz no ato de observar. Aprende que todas as respostas estão dentro de si.
Observar é voltar para a casa interior em segurança.

Fonte: Grupo Yahoo terapia_dozepassos

Sem comentários: