sexta-feira, setembro 11, 2015

8 remédios naturais

Se estamos cada vez mais atentos ao que comemos, se nos esforçamos por fazer exercício físico, porque não tratar as pequenas mazelas de forma natural também? A Natureza pode ser a nossa maior aliada, mesmo quando nos sentimos menos bem.

Ao folhear o livro ‘Farmácia Natural’ de Nuria Penalva (Arte Plural), sentimo-nos uma verdadeira Claire Randall, a personagem da série ‘Outlander’ (TVSeries) que ‘viaja’ do século XX para o século XVIII e que consegue curar muitos dos achaques das pessoas que vivem naquele tempo com as plantas que encontra no caminho. É ficção, mas põe-nos a pensar: será que precisamos de medicação química mesmo para aqueles problemas de saúde mais simples?
Pegámos no livro e escolhemos plantas que nos podem ajudar a aliviar algum desconforto e problemas de saúde. Muitas destas ‘mezinhas’ são em chás, mas não torça o nariz pois as bebidas quentes no verão é mesmo o ideal. Enquanto as bebidas frias nos refrescam momentaneamente, as quentes – embora possam parecer desconfortáveis de tomar – elevam a temperatura do corpo fazendo-o suar, e arrefecer, dando uma sensação de frescura... Se tiver um problema de saúde, peça sempre a opinião do médico sobre o uso de certas infusões e óleos essenciais, pois podem ser prejudiciais à sua condição física.
Alfazema
Na Roma antiga, usavam raminhos de alfazema pendurados nas vestes. Era assim, aparentemente, não só para cheirarem bem (o banho diário não era ainda um costume enraizado) mas para manterem os mosquitos à légua. Apesar de ter um aroma agradável para nós, os minúsculos insetos têm outras preferências e afastam-se.
Para afugentar pequenos invasores: Borrife umas gotas de essência de lavanda diluída em água. Para acabar com as traças: saquinhos de alfazema seca dentro dos armários.
Aliviar entorses: 4 gotas de óleo essencial de alfazema com 2 gotas de milefólio num pano frio. Aplique várias vezes ao dia.
Para queimaduras: Misture 25ml de óleo essencial de alfazema com 75ml de óleo de amêndoas e aplique sobre a queimadura.
Cravo-da-Índia
É uma especiaria muito usada na aromaterapia chinesa e japonesa.Ao que parece, o seu aroma alivia a fadiga mental e a apatia e aumenta o desejo sexual.Também é muito utilizado como repelente de insetos: corte um limão ao meio (ou outro citrino, embora a eficácia seja menor) e espete 10-12 cravos na polpa sumarenta do fruto. As metades do limão devem ser colocadas perto das janelas dos quartos ou sala e o efeito dura 3-4 semanas.
Gengibre
Usado na China há mais de 2000 anos, o gengibre é conhecido por aliviar as náuseas.
Contra o enjoo: Faça um ginger ale natural. Ferva 1 colher de chá de gengibre em pó juntamente com 1 de folhas secas de framboeseiro em 0,75l de água. Baixe o lume e 5 minutos depois retire. Deixe repousar 10 minutos. Coe e adicione um copo de água gaseificada e algumas gotas de limão. Tome sempre que precisar.
Anis estrelado 
As suas sementes livram-nos das digestões pesadas mas o anis também é usado contra a tosse, catarro, infeções dos brônquios, dor de cabeça, problemas de estômago, diarreia, flatulência. A sabedoria popular diz que estas sementes são boas para as mulheres que amamentam pois estimulam as glândulas mamárias a produzir leite... mas convém perguntar ao médico. Não o use (seja em infusão ou em óleo essencial) em crianças com menos de 3 anos.
Para o estômago: 2-3 frutos numa chávena com água a ferver e deixe arrefecer. Uma chávena depois das refeições, três vezes ao dia. Não tome esta infusão mais do que 2 meses seguidos.
Alecrim
Tem um efeito analgésico, antissético, cicatrizante e digestivo. O óleo de alecrim é ótimo para acalmar dores musculares e articulares através de massagens.
Contra a queda do cabelo: Faça a prevenção: misture 1/2 col. de chá de óleo essencial de alecrim com 15g de óleo de jojoba. Aplique sobre o couro cabeludo com uma massagem ligeira. Deixe atuar 2 horas e lave a cabeça. Aplique duas vezes por semana.
Para retirar manchas na pele: Misture 1 col. de chá de raiz de rábano ralado com 1/2 col. de chá de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de alecrim. Aplique sobre o rosto ou mãos e deixe atuar 15 minutos.
Salva
É indicada em casos de problemas de garganta, estômago e regula transtornos da menopausa.
Para a garganta: Uma infusão com partes iguais de salva e camomila.
Para eczemas: Faça a mesma infusão mas ensope compressas no líquido e coloque-as sobre a pele afetada.
Se tem problemas digestivos: Junte 20g de erva por litro de água. Prepare em infusão e deixe repousar 10 minutos. Beba 3 vezes ao dia.
Para afrontamentos: Misture 2 col. de chá de salva com 2 folhas de oliveira e 2 de lúpulo. Deite a mistura em 0,5l de água e coza em lume brando 5 minutos. Retire e deixe repousar 10 minutos. Coe e beba antes das refeições 3 vezes ao dia.
Hortelã-pimenta
Planta com um aroma irresistível, em infusão pode ser uma arma poderosa contra os problemas digestivos, sobretudo náuseas, gases e diarreias. Externamente, o seu óleo essencial é muito usado como aromaterapia para desobstruir as vias respiratórias, acalmar pruridos e eczemas da pele. Atenção: não utilize óleo essencial em crianças nem dê infusão de hortelã-pimenta já que o mentol pode induzir sintomas de asfixia.
Para a indigestão: 1 col. de chá de hortelã- -pimenta em 0,25l de água a ferver. Deixe repousar durante 10 minutos num recipiente tapado.
Contra o enjoo: Uma infusão de folhas ou então deitar 2 gotas de essência num pano e depois inalar.
Contra o mau hálito: Mastigar 1 ou 2 folhas frescas ajuda a combater a halitose e deixa a boca fresca.
Sabugueiro
Beber uma infusão das suas flores tem um efeito diurético e sudorífico. Por via externa, a infusão de flores e folhas serve para fazer gargarejos e bochechos, para preparar emplastros, desinfetar feridas e aliviar hemorroidas. Atenção: As folhas e a casca do sabugueiro podem ser tóxicas, pelo que não se recomenda a sua administração por via interna.
Para acalmar peles sensíveis: Junte 0,5l de água a ferver a 1 colher de chá de flores de sabugueiro e 1 de camomila. Deixe repousar durante 10 minutos. Filtre, deixe arrefecer, aplique com um algodão no rosto e deixe secar. Remova com água fria.

Sem comentários: