terça-feira, dezembro 17, 2024
5 formas de praticar o mindfulness no quotidiano.
Vivemos num mundo turbulento, com peso emocional enorme, e em que se pensa igualmente de uma forma excessiva. Tornou-se algo banal no quotidiano.
A preocupação com os afazeres da casa, os compromissos profissionais e as responsabilidades familiares, tem gerado sem dúvida em muitos, momentos de stress ou ansiedade, principalmente depois de ter-se atravessado aquele estranho período da pandemia.
A prática de mindfulness, ou a atenção plena, é uma forma eficaz de aliviar a ansiedade, pois ajuda a focar no momento presente. “Mindfulness é prestar atenção de forma intencional ao que está a acontecer agora, sem julgamentos. Isso ajuda a reduzir o stress e a melhorar o bem-estar emocional”, explicou uma especialista em comportamento humano. A prática de mindfulness nos permite estar totalmente presentes, atentos aos nossos pensamentos, sensações e ao ambiente à nossa volta. Aqui estão algumas dicas para incorporar o mindfulness na rotina diária.
Meditação e respiração: O primeiro passo é focar na respiração. Sente-se confortavelmente num lugar tranquilo, feche os olhos e concentre-se no ar que entra e sai do seu corpo. “Se a sua mente distrair-se traga suavemente a atenção de volta à respiração. Comece com 5 a 10 minutos e aumente o tempo à medida que se sentir mais confortável”.
Atenção plena nas actividades diárias: Pode praticar mindfulness enquanto realiza as tarefas diárias, como comer, caminhar ou lavar a louça. Ao comer, por exemplo, preste atenção no sabor, na textura e no cheiro dos alimentos, sem se deixar levar por outros pensamentos. Quando caminhar, concentre-se no movimento do corpo, nos sons e nas sensações dos pés tocando o chão. Observar os pensamentos como nuvens que passam ajuda a cultivar a paz interior.
Observe os seus pensamentos: Essa prática permite que observe os seus pensamentos sem se prender a eles. “Simplesmente veja os pensamentos que surgem, sem tentar mudá-los ou julgá-los. Imagine-os como nuvens no céu, que vão e vêm. O objectivo é observar sem se envolver com eles”, recomenda a especialista.
Respiração 4-7-8 (ou semelhante): Este exercício simples combina respiração com mindfulness. Inspire profundamente contando até 4, segure a respiração contando até 7, e depois expire lentamente contando até 8. Repita o ciclo algumas vezes, focando-se nas sensações físicas da respiração.
Mindfulness nas conversas: Praticar mindfulness nas interacções sociais melhora a comunicação e a escuta. “Quando estiver a conversar, preste total atenção à pessoa, sem interrupções ou distrações. Observe as palavras, o tom de voz e a linguagem corporal do outro”, aconselha a especialista. Com prática regular, o mindfulness pode ajudar a modificar padrões de pensamento ansiosos. Apenas 5 a 10 minutos diários já trazem benefícios, mas é importante ser paciente e praticar com consistência.
Fonte: https://portaldobudismo.wordpress.com/2024/11/19/5-forma-de-praticar-o-mindfulness-no-quotidiano/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário