domingo, março 30, 2008

O Xamã

Léo Artése
O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade.

Nos primórdios da humanidade, os seres humanos, sentiam-se frágeis perante as forças da natureza e temiam aqueles que não pertenciam aos seus clãs, animais, etc.
Para suprir essas carências, surge o xamã como um "organizador do caos" para despertar a consciência. Assim eles recorriam àquele que era concebido como um guerreiro que atuava com armas espirituais, que faziam a ponte entre o mundo dos homens e espíritos.


A palavra xamã tem sua raiz na Sibéria, vinda da palavra "saman", aparentado com o termo sânscrito "sramana" que significa: inspirado pelos espíritos.


O xamã pode ser homem ou mulher.
O termo xamã foi adotado, pela antropologia, para se referir a pessoas de uma grande variedade de culturas não ocidentais, que antes eram conhecidas como : bruxo, feiticeiro, curandeiro, mago, mágico, vidente, sacerdote, pajé, homem da medicina, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual e outros.

Defini-se o xamanismo como um conjunto de crenças ancestrais que estabelecem contato com uma realidade oculta, ou estados especiais (alterados) de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio saúde para si mesmo e para as pessoas

O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade. A iniciação tem um fundamento nas bênçãos recebidas pelos instrutores que passam uma espécie de "autorização espiritual" para conduzir cerimônias. Isso é honrar o conhecimento e não usurpar, e nem banalizar o processo de iniciação espiritual. Trata-se de um sacerdócio. É uma missão de utilidade pública.

Parte-se de um princípio que neste mundo nada é dado de presente, tem que ser aprendido. Tudo é troca. Aquele que tem por destino ser xamã experimenta um certo mal estar, um certo tédio pela vida, tédio de viver num mundo demasiadamente seguro, sensibilidade voltada para o misticismo e para as forças do inconsciente.

Sua vocação é demonstrada por perturbações no comportamento ( loucura controlada), vem também por transmissão hereditária, por decisão pessoal onde passa por provas (jejuns, recolhimentos, sacrifícios corporais...) ou é eleito pelo clã. Iniciado pelos espíritos tem uma vivencia de morte simbólica para posterior ressureição. Permanece dias em locais isolados sem falar, comer, e, quase sem respirar. Geralmente conta em suas provas, ao regressar de sua viagens que seus ossos foram arrancados, sua carne raspada, tem a cabeça decepada, isto é o coma iniciático. Ele deve morrer em seu corpo terrestre para renascer em corpo astral. Esqueletos de pessoas, pássaros ou animais, são alguns dos ornamentos dos siberianos. Simboliza o tempo do nascimento do xamã - meio homem - meio animal.

Muitas iniciações também envolvem atravesssar brasas ( Manchus), nadar sobre o gelo, beber sangue (goldos). Entre os Iacutes, no alto de uma montanha, com o mestre no território das doenças, ensina-se a reconhecer a doença e curá-las. Para cada parte do corpo ele cospé na boca do outro, que deve engolir o seu cuspe para diagnosticar a doença. Os Buriatas faziam a purificação pela água (batismo) com plantas aromáticas e algumas gotas de sangue de bode, para invocar os ancestrais. Segundo Mircea Eliade uma pessoa torna-se xamã por:

1) vocação espontânea (chamamento ou eleição)

2) transmissão hereditária da profissão xamânica

3) por decisão pessoal ou, mais raramente pela vontade do clã.

Mas independentemente do método de seleção, um xamã só é reconhecido como tal no fim de uma dupla instrução:

1) de ordem extática (sonhos, visões, transes, etc.) e

2) de ordem tradicional (técnicas xamânicas, nomes e funções dos espíritos, mitologia e genealogia do clã, linguagem secreta, etc.). É sobretudo a síndrome da vocação mística que nos interessa. O futuro xamã singulariza-se por um comportamento estranho; procura a solidão, torna-se sonhador, adora vaguear nos bosques ou lugares desertos, tem visões, canta durante o sono, etc




Faziam também parte das iniciações o calor (tenda do suor) e com plantas de poder, que proporcionavam o arrebatamento místico, viagens astris etc. Parte-se de um princípio que neste mundo nada é dado de presente, tem que ser aprendido.Aquele que tem por destino ser xamã experimenta um certo mal estar, um certo tédio pela vida, tédio de viver num mundo demasiadamente seguro, sensibilidade voltada para o misticismo e para as forças do inconsciente.

Trata-se de um sacerdócio. Muitas pessoas querem ser xamãs sem conhecerem as obrigações inerentes a essa função, a entrega. É uma missão de utilidade pública. Várias pessoas se denominam, mas o que determina é o trabalho espiritual. Tem gente que se denomina ator político, técnico de futebol, terapeuta, professor. Tem gente que se denomina espiritualista. Tem gente que se denomina Pai-de-Santo. Enfim, no xamanismo também!


Atualmente existem muitas pessoas que se autodenominam xamãs, que no final das contas aprenderam alguns conceitos, mas nunca foram numa floresta, nunca foram a estados profundos de consciência, não estão inseridos numa comunidade espiritual, mas estão dando aulas.

É uma iniciação séria e não uma prática que se aprende em um final de semana. Um xamã transformou a sua vida, conseguiu a sua cura através de profundos processos de morte e renascimento, lidou com perdas, enfrentou entidades, enfrentou sua própria sombra, e obteve o conhecimento essencial e o reconhecimento de seus instrutores para poder compartilhar com os outros. Lembro também que xamanismo não é só praticas de rituais e cerimônias, e sim uma forma de vida, uma nova visão do mundo, que se aplica, primeiramente no condutor.




São anos de preparação. Está além dos rituais é um jeito de viver .Ser um xamã é abraçar um sacerdócio, não é um trabalho somente terapêutico, é uma caridade de alto risco, é assumir uma responsabilidade com o Universo de viver em harmonia com a natureza, de ajudar o próximo, de transformar o ambiente em que vive, de ser aparelho de transformações nas pessoas que dele se aproximam. Uma mudança radical, profunda, verdadeira. Ser xamã não é uma profissão, é um dom.

Ninguém, entretanto, precisa ser um xamã para praticar xamanismo. Você pode ir à missa, sem se tornar um padre. Ser xamã Implica em iniciações e transformações de profundo significado que visam preparar o aprendiz para ajudar o próximo, e passar a sua vida nisso. Não são todos os que estão preparados para abrirem suas vidas para se dedicarem verdadeiramente ao outro. Não se aprende a ser xamã em salões de espaços esotéricos. Neles você encontrará as práticas xamânicas, que lhe colocarão em contato com a egrégora, isto, se o condutor for realmente um iniciado e não um oportunista que nunca se entregou a processos de morte e transformação e só fez o caminho das flores sem tocar nos espinhos. No xamanismo também aprendemos a lidar com o Mundo da ilusão.

Perante a sociedade atual em que vivemos é a mesma coisa. Não basta ter conhecimentos médicos, se a sociedade não dá um diploma não é possível exercer a medicina de forma legal. Não basta ter conhecimento sobre as emoções, se não receber um diploma, ou melhor, se não há uma formatura, é possível ser conselheiro, mas não psicólogo ou psiquiatra. Tudo que é sério requer um ritual de passagem, uma iniciação.

Os xamãs são grandes conhecedores da floresta e das propriedades das plantas, dos remédios naturais. É considerado um indivíduo estranho, pois ele está fora do mundo. Vive fora dos padrões normais. O universo do xamã é um mundo simbólico, sagrado.




Os xamãs carregam o conhecimento espiritual e da vida, passados oralmente, lembrando a sabedoria dos antepassados. Eles conduzem os ritos de passagem, encorajam a comunidade para enfrentar os desafios, aglutinam a consciência comunitária, criando uma identidade grupal. O xamã é um especialista do Sagrado. Ele é capaz de mover-se entre os diversos estados de consciência. O xamã é uma pessoa que trabalha em Estado Alterado de Consciência ( estado extático, transe, estado transcendente - onde a pessoa percebe uma "realidade incomum".) e deve conhecer os métodos básicos para realizar esse trabalho. Os xamãs são grandes conhecedores da floresta e das propriedades das plantas . O xamã é o especialista do invisível.

É considerado um indivíduo estranho, pois ele está fora do mundo. Vive fora dos padrões normais. O universo do xamã é um mundo simbólico onde ele atribui mais poder que ao universo ordinário.

In http://www.xamanismo.com.br

Meditation Techniques for the Busy or Impatient

If you are reading this then you probably recognize some value in meditation, in slowing down, and reducing stress. At the same time you probably struggle with fitting meditation into your daily routine. The good news is that establishing a daily meditation practice is easier than you may have thought.

In order to make this work, it will be helpful to:

Lower your expectations of meditation. Often the reason we are impatient about meditation is we want instant gratification. Replace that expectation with a desire to experience a "slow melt" of your stress.

Be open to non-traditional meditation. Meditation doesn't have to be done in a seated position. Any activity in which you can slow down your mind, become more inwardly focused and more rooted in the present moment will pass the test for meditation.

Be kind to yourself. At all levels, give yourself credit and praise for all your goodness. Don't berate yourself for not being "good" at meditating. That defeats the purpose. If you make the effort to meditate, then by default, you are good at it. It's more a "do or not do" thing versus a "good or bad."

Commit to slow down your mind for 10 minutes each day. You can obviously do this for longer if you want, but just take your time in building this habit by starting with 10 minutes per day.
How to Easily Incorporate Meditation into Your Day

The way to do this is to transform some of the things you are already doing each day into mindful meditation. Here are some major areas where you could make this transformation.
Exercise Meditation
Any continuous physical activity over a period of time can work. Some great choices are walking, jogging, or yoga. Chores can work too such as sweeping, folding laundry, stacking wood, and washing windows.

The way to transform any of these activities into meditation is to first focus on your breath. Observe it. Modify it. Try long inhalations, holding periods, and slow exhalations if you can. Observe how each part of your body feels. When you start to feel the exercise endorphins kick in, you might also want to express those good feelings with a big smile, a raising of the arms and/or a deep "Ahhhh" sound. Silly? Maybe. Feels good? Definitely.

Bathing Meditation
The next time you shower or take a bath, create your own spa experience simply by flipping the switch in your mind. Let go of any limits. No time limits, no temperature limits. Breathe deeply. Close your eyes. Feel the water. Feel the sensations it gives your body. Allow the water to heal you by transforming your bathing time into a meditation. Focus on your breath and how your body feels. If thoughts involving the past or future come into your mind, observe them and send them packing by returning to your observations of your breath and body. What do you see, feel, smell, and hear?

Let go of words and labels by expressing your good feelings through meaningless sounds such as "aum," "mmmm," or "ahhhhh." Might your roommates wonder what you are doing? Perhaps. Just let that thought bring you even more joy and laugh.

Music Meditation
This is another activity that most of us do daily. Listening to music naturally brings us into the present moment. It can also bring us to good memories or daydreams of the future. That's all good. You can bring more meditative elements to your music experience by noticing how you feel while you listen, play or sing. Add full diaphragmatic breathing too.

Some other music ideas are to pick up that instrument you haven't played in a while. Don't worry if you play well or not. The point is simply to become immersed in it and to enjoy it. You also may want to try singing or playing percussion along with your favorite music. Don't have a drum? Make one. Any object can be a percussion instrument. Just start tapping! Lastly, consider going to a music based event and enjoy. You will be engaged in meditation without any effort at all. No wonder we like music so much!

Hobby Meditation
Similar to the exercise, bathing, and music, immerse yourself in any project that you enjoy such as model building, knitting, car restoration, drawing, painting, crafts, etc. As you enjoy your hobby, add the elements of deep breathing, awareness of sensation, and focus on the current moment and you'll be meditating. And in the end you'll have a physical manifestation of that mediation. Cool.

Massage Meditation
Schedule a massage for yourself. As you enjoy the physical sensation, be aware of your breath. You may want to focus on one word such as Peace, Calm, Love, Ease, or perhaps a sound with no meaning such as Aum. As everyday thoughts enter your mind, pour them out with the simple mantra "empty the mind."

If All Else Fails - The 10 Minute Dark Room Meditation

If you didn't have time for any of the above activities in a given day, here is a simple and enjoyable 10 minute meditation routine that even the most impatient can squeeze into their day.

Go into a darkened room and sit in a comfortable position. Close your eyes.
If it feels good, gently cover your eyes with your hands for a few moments and/or rub your temples.
Start by taking 10 deep breaths. Hold each for a period of time that is comfortable for you and then release very slowly.
After this simply breath normally. Be aware of your breath. Be aware of each part of your body from your feet all the way up to the crown of your body.
Notice each part in turn. Send an intention of healing to any part that is in need of care.
Then focus on a simple mantra, any word you choose. As unwanted thoughts enter your mind use the phrase "empty the mind" to gently usher them out. 10 minutes will go by pretty quickly.
At the end open your eyes, do any stretches that feel good, and take a few breaths.
Feel the magical rejuvenation!

check out my website......http://health.groups.yahoo.com/group/arubyrogers/

Xamanismo Essencial - Lisboa

CONFERÊNCIA



Xamanismo Sabedoria Ancestral no Século XXI



O que é o Xamanismo Essencial?

Como podemos usá-lo como sistema de sabedoria e de cura nos tempos de hoje?

A exploração destas questões será desenvolvida durante a conferência, focando aspectos teóricos e exemplos concretos.

O Xamanismo ressurge hoje como prática de desenvolvimento e de cura, funcionando independente ou em conjunto com equipas de terapeutas e de médicos.

Os sons curadores do tambor e das maracas transportam-nos a estados de consciência onde acontece a sabedoria e a cura.

Vamos também nesta conferência vivê-los.



Conferencista: Maria Margarida Barros



29 de Março pelas 21 horas



Lisboa



Entrada Livre



Agradecemos confirmação de presença



Contactos: www.universoequilibrium.no.sapo.pt

Tel. 217604835 - 960023612


Dia 30 de Março pelas 10 horas realiza-se no Universo Equilibrium o

CURSO DE FORMAÇÃO EM XAMANISMO ESSENCIAL MOD. I

Programa

- Viagens Xamânicas.

-A Cor - Técnicas e Artes de utilização da Cor.

- O Som - Técnicas e Artes de utilização do som.

- O Corpo - Técnicas e Artes corporais.


Dia 6 de Abril pelas 10 horas:

CURSO DE FORMAÇÃO EM XAMANISMO ESSENCIAL MOD II

Informações: www.universoequilibrium.no.sapo.pt

sexta-feira, março 21, 2008

Os Cheiros da Sua Casa - Aromaterapia

Em geral, a primeira coisa que se percebe, quando se entra em uma casa, é o perfume dela. Assim que se entra nela, não importa com o que ela se parece ou o quanto a sua mobília está na moda e sim como ela exala seus os cheiros.

O nosso nariz é sempre extraordinariamente sensível, e por isso mesmo a forma pela qual ficamos e nos sentimos em um determinado ambiente depende indubitavelmente do nosso olfato.
Os nervos olfativos estão situados na parte superior do nariz. Ao contrário dos nervos envolvidos no tato, na audição, etc., eles estão diretamente ligados ao cérebro.
Entretanto, o fenômeno não se resume apenas nisso, pois o nariz é capaz de detectar uma quantidade muito maior de cheiros diferentes do que a quantidade de sons identificáveis pelo ouvido. O paladar e a visão são mais simples ainda, uma vez que todo o paladar e toda a visão são registrados através de apenas três ou quatro tipos de células nervosas. O nariz, contudo, registra até dez mil tipos diferentes de sensações olfativas

Qual o aroma que recepciona você quando entra na sua casa?
Faça um teste! Dá próxima vez que chegar em sua casa, preste atenção no cheiro que ela tem.

Será que o seu ambiente exala um odor delicioso e aconchegante?
Ou será que a sua residência exala o fedor da poeira e do mofo (toma que isso não esteja acontecendo!) ou mesmo do tênis e das roupas sujas?
E, por acaso, quem nela entra recebe o odor enjoativo de galinha e repolho...

Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem poder enorme sobre o cérebro humano.
Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar!


Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.

Procure impregnar a sua casa com aromas cuidadosamente escolhidos, pois isso elevará as suas emoções, inundará o seu corpo de energia e repouso e transbordará a sua alma de alegria. O aroma constitui portanto, uma forma poderosa e infinitamente sutil para transformar a atmosfera da sua casa.

Usando-o de maneira correta, você terá como equilibrar não só o seu humor como também o da família, dos seus amigos, de todas as visitas casuais.


Apesar de existir um sem-números de maneiras simples para introduzir deliciosos odores no interior de sua casa, não deve ser por isso que você vai sair correndo para comprar um arsenal de desodorantes e aromatizadores artificiais de ambientes. Primeiro porque o cheiro dos produtos sintéticos ou artificiais, nunca deixará de ser artificiais. Depois porque muitas pessoas são alérgicas a eles, principalmente quem sofre de problemas respiratórios como a asma.

O melhor então é dar atenção aos produtos naturais: flores, ervas, óleos aromáticos e frutas, os quais são, aliás, os instrumentos de Afrodite, a deusa que governa o amor, o prazer, a felicidade e a alegria.
Os Óleos Essênciais da Aromaterapia
O termo "Aromaterapia" é aplicado a um ramo especial da fitoterapia e é formado por duas palavras: "Aroma", que significa "cheiro agradável", e terapia, tratamento que possibilita melhorar e curar um "mal estar físico, emocional e mental".

A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais retirado das palntas para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente e das emoções.

Os seus óleos essenciais são um meio simples para fazer com que a casa cheire maravilhosamente bem pelo ano inteiro trazendo muitos benefícios para seus moradores.
Para utilizá-los é bastante simples, porém é necessário comprá-los em uma loja de confiança, certificando de que se tratam de óleos puros para assim ter os resultados esperados.


Algumas idéias para Aromaterapia
São muitas maneiras de uso dos óleos essenciais na sua casa, e as mais comuns são as seguintes:

Queimadores e Difusores de óleos – Os difusores vem geralmente acompanhado de um recipiente onde se coloca água e depois algumas gotas do óleo escolhido; na sua parte inferior há um lugar para colocar uma vela acessa que vai aquecer delicadamente água, fazendo com que o óleo seja liberado.

Direto na água quente – Para um efeito de ultima hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas, jantares e quartos de pessoas doentes.

Spray: Substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambientem simplesmente enchendo de água um borrifador comum de plantas e nele adicionando algumas gotas de óleo essencial. Em geral, a medida é de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água. Agite a mistura antes de usar.

Velas perfumadas: Pode se comprar as velas próprias para aromaterapia ou você mesmo pode produzir as suas próprias velas acendendo uma vela simples porém mais larga e espera a cera derreter em torno dela. Depois assopre a chama e pingue algumas gotas de óleo nessa cera derretida; deixe esfriar um pouco e remodele a vela. Em seguida, reacenda-a.


Óleos a Escolher
Na verdade, a opção deve ficar por sua conta da sua sensibilidade olfativa. Mas certos óleos têm a capacidade de estimular determinados humores nas casas e nas pessoas que nelas vivem. Assim, achei melhor fornecer uma lista dos óleos aromatizantes que já são verdadeiras celebridades.

Óleos Relaxantes
São óleos calmantes e pacificadores, ou seja, próprios para serem utilizados no instante em que você quer afastar os problemas mundanos com o intuito de entregar-se à tranqüilidade absoluta:camomila, sálvia, olíbano, jasmim, lavanda, manjericão, melissa, nérola e rosa.

Óleos que restauram a calma
Para os momentos de apreensão e ansiedade, experimente inundar a casa com aromas tais como gerânio, jasmim, lavanda, melissa, nérole, palmarosa e yland-yland.

Óleos para a mente
Estes são excelentes quando estiver estudando ou precisando manter o cérebro em atividade: Alecrim (mantenha no ambiente enquanto estiver trabalhando), seguindo pelo manjericão, limão, chá preto, hortelã-pimenta e pinho.

Óleos que elevam o Astral
Caso o seu astral esteja baixo ou quando o ambiente for tomado pela negatividade, convoque a energia positiva através da atuação de alguns destes óleos: Bergamota, camomila, hissopo, lavanda, laranja e mil-em rama.

Óleos pacificadores
Quando a irritação e a raiva tomarem conta de voe, procure sentir o aroma de um dos seguintes óleos: bergamota, camomila, toranja, lavanda, mandarino, laranja e rosa.

Óleos para levantarem o Astral
Para quando a auto-estima estiver baixa ou caso você esteja se sentindo carente e desamparado, utilize: alecrim e pinho (esses dois juntos), cedro, jasmim, zimbro, rosa e tomilho.

Óleos Energizantes
Anime-se com um desses óleos: manjericão, eucalipto, toranja, zimbro, laranja, hortelã-pimenta, pinho e alecrim.

Óleos Sensuais
Estes são para o quarto ou para qualquer cenário voluptuoso de sedução! Se quiser uma noite inesquecível escolha jasmim, rosa, sândalo, Angélica e ylang-ylang.

Para saber sobre a influência das cores, leia também Cores para Vida e para os Ambientes.

sábado, março 15, 2008

Dicas Cromoterápicas

.
Propriedades terapêuticas das cores:

Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre. Dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.

Alaranjado: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Índigo: Ação coagulante. Atua diretamente na corrente sangüínea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação.


Efeito das cores:

Branco: Pureza, paz e virtude
Vermelho: Paixão
Amarelo: Ouro
Laranja: Alma humana
Verde: Natureza/ Mata/ Saúde
Azul: Espiritual
Violeta: Devoção e energia
Rosa: Amor
Preto: Isolamento
Marron: Terra


A roupa e as cores:

Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.

Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.

Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

Laranja: para obter sucesso monetário.

Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.

Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.

Violeta: Para buscar inspiração e imaginação.

Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.

Preto: elegância e afastar invejosos.



Adaptado do livro "Diário de Magia - Manual de Esoterismo"
de J. Dellamonica, Editora Madras

Generosidade atrai prosperidade

A generosidade atraí a prosperidade. Dar com sentimento de gratidão e sem apego é uma maneira de reconhecer e valorizar o que temos e nos abrir para receber mais.

A ação de dar para alguém algo que estava estagnado, parado, colocando-o em circulação, cria espaço para algo melhor ocupar esse espaço. Ao agir assim você permite que o fluxo da prosperidade circule e se movimente.

Perceba quando você doa roupas e objetos como você abre espaço para ganhar algo inesperado, para receber algum dinheiro extra, para comprar coisas mais bonitas e modernas.

É importante também doar não apenas o “resto”, o que sobrou, pois isto não é o princípio da abundância. É necessário haver alguma renúncia no consumismo. Pode-se deixar de usar algo supérfluo e dar isto a alguém necessitado ou alguma associação.

A atitude de guardar coisas inúteis e velhas demonstra sentimentos de carência, de medo. É ter um sentimento de baixa auto-estima, é não se achar merecedor de coisas boas e novas.

Com essa atitude de falta, de achar que no futuro você não terá meios de prover suas necessidades básicas, você envia para sua mente que não tem fé no amanhã.

A lei da prosperidade é Dar e Receber. Não é acumular o que não usa mais, e sim movimentar e fazer circular tanto o dinheiro como os objetos.

Para atrair a abundância e prosperidade, e importante fazer planejamentos e orçamentos, poupar algum dinheiro, disciplinar o gasto e o consumismo.

Não podermos ser mesquinhos, avarentos, nem apegados demais, precisamos, porém ter sabedoria e discernimento ao gastar dinheiro. Discernir se é necessário comprar aquilo, se vai nos dar felicidade, ou se é supérfluo e vai apenas trazer preocupações com mais gastos.

Ao ter a atitude de abundância em seu interior você muda também emocionalmente. Você passa a acreditar que sempre terá o que precisa. Que Deus lhe provê e lhe protege.

Tenha confiança em você e na vida. Acredite na lei da prosperidade. Acredite que Deus provê suas necessidades, que Ele nunca se esquece de você mesmo quando você se esquece Dele. Fique em paz! Deus em mim agradece Deus em você!

CAMINHOS PARA O BEM-ESTAR INTEGRAL
http://www1. uol.com.br/ vyaestelar/ limpeza_casa. htm

sexta-feira, março 07, 2008

Exercicios Xamânicos

Encontrando seu Guia Espiritual

Para Realizarmos as Jornadas Xamânicas necessitamos aprender a relaxar. Com a prática, poderemos relaxar o nosso corpo por completo em alguns segundos. Existem várias técnicas de relaxamento, faça a que se sentir melhor. A seguir realizaremos um exercício simples e eficaz. Lembre-se que ele não é o único, existem vários caminhos para que possamos aprender e relaxar.



Procure um lugar sossegado, onde não seja interrompido.

Deite-se de costas, com o corpo estendido.

Inspire profundamente, prendendo sua respiração ao máximo.

Aos poucos, exale todo ar de seus pulmões.

Repita esse processo por três vezes.

Comece a sentir o seu corpo, começando pelos pés e vá subindo.

Sinta o seu corpo sendo puxado para baixo.

Não faça resistência a esse puxão.

Sinta o seu corpo entrando na terra, onde sua energia se renovará.

A sua mente está livre desse puxão, e poderá ir onde você quiser.

Esqueça o seu corpo, e comece a sua jornada.

Procure alguma abertura na terra ou suba no alto de uma colina.

Aos poucos você se sentirá leve.

Sinta uma presença que o guiará na sua jornada.

Essa presença poderá vir na forma de um animal, uma pessoa ou uma luz.

Siga-o inicialmente sem realizar nenhuma pergunta.

Sinta confiança nesse guia e deixe que a amizade de vocês se fortaleça antes de realizar alguma pergunta.

Quando sentir que a jornada está no fim, faça todo caminho de volta.

Quando chegar ao fim, agradeça ao seu guia.

Sinta novamente o seu corpo.

Inspire e respire profundamente por quatro vezes antes de abrir os olhos.



É interessante ter um caderno sempre ao seu lado, para que você possa anotar todos os fatos que ocorrerem durante a sua jornada. Essas anotações serão úteis em futuras viagens.





Limpando os chakras

Existe uma prática de limpeza dos Chakras que podemos fazer durante o nosso banho matinal. Nas montanhas Andinas Peruanas os Chakras são chamados de Pukios ou Olhos de Luz pelos Xamãs.

A técnica é bem simples:

Durante o banho, coloque sua mão esquerda na base inferior da coluna e a mão direita a 10 centímetros do 1º chakra (coronário).

Imagine que uma espiral passa por um túnel, de uma mão para outra no sentido horário.

Depois de 1 minuto, enxágüe suas mãos eliminando toda energia pesada que esteja no Chakra.

Repita a operação em cada um dos outros Chakras, lembrando que a mão esquerda deve permanecer sempre na base da coluna e não esquecendo de enxaguar as mãos após a limpeza de cada um dos Chakras.

Caso sinta algum Chakra entupido, lave-o novamente.





Absorvendo a energia do Sol

Este é um exercício Tolteca altamente energético, muito bom para ser realizado quando nos sentimos cansados e sem forças.

Olhe para o Sol com os olhos fechados.

Inale profundamente pela boca e puxe o calor da luz do sol para o estômago.

Sustente o ar no estômago pelo tempo máximo que puder.

Traga o ar mais uma vez e exale vagarosamente.

Imagine que você é um girassol. Sempre conserve seu rosto de frente para o sol quando estiver respirando.

A luz do sol carrega a respiração de poder. Assim, tenha certeza de tomar grandes goles de ar e de que os pulmões estejam completamente cheios.

Faça isso três vezes.



Realizando este exercício, a energia do sol se estende para todo o seu corpo. Inclusive, é possível enviar deliberadamente os raios curativos do sol para qualquer área do corpo que você desejar, usando a mente simplesmente para dirigir a energia do sol para o local desejado.

Sugerimos que as três respirações sejam realizadas respirando pelo nariz e imaginando a energia do sol fluindo e circulando com sua luz energética ao longo da coluna. Deste modo, os raios inundam o corpo completamente.





Extraído da Revista Xamanismo Ano 1, Nº 11

Pensar numa coisa significa convocá-la

Quanto melhor você compreender o poder da Lei da Atração, mais se empenhará em deliberadamente direcionar seus pensamentos, poque você obtém aquilo em que pensa, quer queira, quer não.
Sem exceção, aquilo em que pensa é o que você começa a convocar para a sua experiência. Quando pensa em algo que deseja, a Lei da Atração faz esse pensamento ir se tornando cada vez maior e mais poderoso. Quando pensa em alguma coisa que não quer, a Lei da Atração age da mesma forma e o pensamento cresce cada vez mais. E quanto maior o pensamento se torna, mais poder ele atrai para si e mais certamente você irá receber aquilo que desejou ou que não desejou.
Quando você vê algo que gostaria de vivenciar e diz "Sim, eu gostaria de ter isso", a atenção que você dá a essa coisa a convoca para a sua experiência. Porém, quando vê algo que não quer vivenciar e grita "Não, não, não quero isso!", a sua atenção também atrai essa coisa para a sua experiência. Nesse Universo baseado na atração, a exclusão simplesmente não existe. Quando concentra sua atenção em qualquer coisa - desejada ou indesejada -, você a inclui na sua vibração. Se mantiver a concentração por um bom tempo, a Lei da Atração a trará para a sua experiência. Não adianta gritar ante algo que você rejeita "Não, não quero isso! Vá embora!". Como você concentrou sua atenção nele, você o chama para a sua experiência.
Felizmente, aqui na sua realidade física tempo-espaço, as manifestações não acontecem na sua experiência instantaneamente. Há um maravilhoso tempo de preparo entre o momento em que você começa a pensar em alguma coisa e aquele em que ela se manifesta concretamente. Esse tempo de preparo lhe dá a oportunidade de cada vez mais redirecionar sua atenção para o que você de fato deseja.
E como se faz isso? Ficando atento para as emoções que qualquer pensamento lhe desperta. Assim que começa a pensar em alguma coisa, muito antes de ela se manifestar na sua experiência, você pode saber, pela maneira como se sente, se é algo que você quer que se manifeste ou não. Esse momento é fundamental para fazer uma escolha consciente e deliberada. Porque, se não prestar atenção na emoção despertada pelo pensamento, ele crescerá, se tornará mais poderoso e acabará se manifestando em sua experiência. Quer você queira ou não. Vamos voltar a essa questão.
Quando refletir sobre o que está lendo e começar a notar a relação entre aquilo em que está pensando e falando e aquilo que está acontecendo em sua vida, você começará a compreender a poderosa Lei da Atração. E quando intencionalmente direcionar seus pensamentos e se concentrar nas coisas que de fato quer atrair para a sua experiência você começará a receber a experiência de vida que deseja em relação a tudo.
O seu mundo físico é um lugar vasto e heterogêneo com uma surpreendente variedade de circunstâncias e acontecimentos, alguns que você aprova (e gostaria de vivenciar) e outros que você desaprova (e não gostaria de vivenciar).
Você está aqui para criar ao seu redor o mundo que você escolhe e, ao mesmo tempo, permitir que o mundo como os outros querem que seja também exista. E, embora as escolhas dos outros não precisem interferir de forma alguma nas suas, a atenção que você dá ao que eles estão escolhendo afeta a sua vibração e o seu próprio ponto de atração.

Do livro "A Lei Universal da Atração", de Esther e Jerry Hicks

Dicas básicas para encontrar a missão da alma

Dicas básicas para encontrar a missão da alma

Você terá que buscar sua missão, ajudar para que ela aflore, existe livre arbítrio sobre querer ou não buscar a compreensão dessa missão. Se você der uma “mãozinha” tudo ficará mais simples e prazeroso, diminuindo as dores e os sofrimentos tão comuns as pessoas alienadas de sua missão;

Independente de nossa missão pessoal, que é a meta maior de nossa alma, temos também uma meta colectiva, já que vivemos em colectividade. Isso quer dizer que se viemos viver em um planeta, temos que contribuir agregando valores e bons exemplos a ele e a sociedade que se estabelece nele. Em resumo, parte da nossa missão estará voltada para o próprio planeta e a colectividade;

Evoluir é sempre a nossa meta, independente das particularidades da missão de cada ser, ou seja evoluir é a nosso objectivo básica, primordial, essencial;

O que é evoluir então? Evoluir é eliminar os nossos aspectos inferiores, ou seja purificação dos sentimentos, emoções, pensamentos e atitudes negativas.
Um ser evolui quando ele vai se desligando dessas inferioridades, se libertando de medos, mágoas, raiva, rancor, ódio, orgulho, egoísmo, vaidade, futilidade, stress, comodismo, vaidade, materialismo, possessividade, apego, entre outros aspectos;

Nossa missão normalmente é mais clara e mais fácil de entender do que realmente pensamos. Nossa missão está no dia-a-dia, no simples, corriqueiro, no convívio diário , na família, trabalho e nas relações em geral;

Sofrimentos e dificuldades que ocorrem repetidas vezes, sofrimentos e obstáculos, mostram que sua missão de alma, de alguma maneira precisa passar por ajustes e mudar de rota;

Acidentes, problemas, crises financeiras, doenças, falta de sucesso e prosperidade, infelicidades, falta de sorte, são agentes(flechas dos anjos) que indicam que há necessidade de corrigir a sua rota, e que o caminho para a realização da missão de sua alma está errado, nesses casos, normalmente muito longe de onde você pensa estar;

Paras cuidar e decifrar (entender) a missão de sua alma, é necessário estar em um estado elevado de energia geral constantemente. Isso quer dizer que impreterivelmente, na busca da missão da alma, a pessoa precisa voltar-se para o Eu Interior, espiritualizar- se, conhecer-se. É necessário nutrir a essência divina presente em cada ser. Não há como conhecermos a missão de nossa alma sem antes nos conhecermos intimamente;

Sua missão não está em uma outra pessoa, mas dentro de você. Não procure em terceiros e não delegue essa responsabilidade que é sua. As pessoas a nossa volta nos ajudam a afloram as nossas inferioridades ou por afinidades nos ajudam a enxergar e actuar no caminho certo, mas esse caminho está dentro de cada um, jamais no outro;

Não existem culpados, não existem vítimas, tão pouco vilões. Você é o único que criou tudo, por isso é também o único que pode melhorar e transformar. Você é o resultado de suas escolhas, sempre foi assim e sempre será;

Entre muitos aspectos negativos que viemos curar, um deles precisamente é missão de todos transmutar, a ignorância e a alienação;

Não vá contras a natureza das coisas, não trave batalhas com nada que seja natural, procurando sempre respeitar os ciclos de tudo que vem de Deus. Tudo que fazemos contra o cilco natural das coisas acaba prejudicando muito a missão da alma de qualquer pessoa. Preserve o planeta e a natureza, começando pelo seu corpo, seus pensamentos, emoções e sentimentos. Questione todas as coisas que são anti naturais e veja que contribuição você poderá dar;

Quanto mais pessoas você ajudar a evoluir, mais energia positiva e mais força você proverá para realizar a missão de sua alma . Porém não se engane, procure ajudar as pessoas que passam perto do caminho da missão de sua alma. Fique atento pois a meta número 1 de cada ser é sua auto-evolução, ou seja é se tornar uma alma mais evoluída;

Quando você evolui, faz como que o universo a sua volta evolua naturalmente.

Pense, questione, medite; Eu tenho uma missão de alma? O que eu estou fazendo para encontra-la? Eu já encontrei? Eu me desviei? Posso fazer os ajustes? O que preciso para pegar as rédias da minha causa maior aqui nesse plano?

Your Throat Chakra - What Does it Need?

Adapted from The Triple Goddess Tarot, by Isha Lerner (Bear & Company, 2002).
Kind words can be short and easy to speak, but their echoes are truly endless. - Mother Teresa

Simple Solution:


The throat chakra is a transmitter of truth, freedom, and clarity. It is located in the throat and neck region of the body and extends upward to include the lower region of the brain or cortex. This area of the physical body holds the communication center, and the gateway to inner and outer worlds. What does your Throat Chakra need so you can fully express who you are?

Singing, chanting, acting, and toning are all activities that vibrate from the Throat Chakra. Holding tension in the Throat Chakra is often due to lack of support in the early years regarding self-expression and freedom of speech. With a healed and healthy Throat Chakra, one's words are kind, thoughtful, clear, and truthful. The voice is strong and alive with many tones of expression. Usually there is ease with writing, speaking, and sharing thoughts with others. A healthy Throat Chakra cannot sustain lies, coercion, or manipulation.

Attributes of the Throat Chakra:
Function: Communication, creativity, and connection
Color: Blue
Musical Note: A
Healing Flower: Morning glory
Animal Totems: Hawk, whale, and hummingbird
Foods: Fruits
Herb: Frankincense
Gemstone: Turquoise

Through the Throat Chakra one may speak long-held truths of past hurts and, in the process, find much inner peace and a sense of personal freedom. In this way, the throat is a gateway between the mind and body.

Affirmations:
I am the messenger.
I speak the sweet whispers of the heart.
I sing my song.
I speak my truth with clarity and courage.
I am the essence of sound vibration.

terça-feira, março 04, 2008

Ten Ways We Hinder the Law of Attraction

by Wendy Betterini


"Why isn't the Law of Attraction working for me?" This
cry of
frustration is uttered often by people who are
learning to
consciously create better lives using the Law of
Attraction. After
spending weeks trying to raise their vibration, focus
their minds
and bring forth a better reality, they can't
understand why they're
not seeing results. Or sometimes they'll see small
results which
gives them incentive to keep going, but they still
don't see
improvement where it REALLY counts.

Does this describe you? Have you raised your eyes to
the heavens
and demanded to know why the Law of Attraction isn't
working for
you? Or perhaps you've resigned yourself to one of
these deadly
beliefs:

"It seems to work for other people, but I just can't
get it right."
"I must be doomed to failure."
"I knew it wouldn't work, but at least I tried."
"I'm such an idiot; why do I keep getting sucked into
these
ridiculous schemes?"
"God must really hate me."

Well, wipe those destructive thoughts right out of
your mind!

Seriously, they won't serve you a bit, though I can
understand why
you're tempted to believe them - I've been there too!

Here's the good news: the Law of Attraction IS working
for you. It
works all the time, every time, without exception. If
you're not
seeing the results you want, the time has come to ask
yourself what
you're putting out there that is attracting similar
energy back
into your life.

Before you get angry at me for telling you you're
"doing it wrong,"
please understand that you're probably NOT doing it
wrong - but
there may be one or two things you're doing that are
creating
resistance, which slows down your results.

Skim down this list of the most common ways we hinder
the Law of
Attraction from delivering what we want, and compare
them carefully
with your own habitual thoughts and feelings:

INDECISION
Do you have a clear vision of exactly what you want?
Perhaps you
aren't picky, you just want things to be "better" than
they are
now, whatever that ends up looking like. However, the
Universe
doesn't want you to settle for "something good," but
instead
attract EXACTLY what you desire!

What do you desire? Take some time to think about the
facets of
your life. Think about your job, financial status,
relationships,
health, body size, vehicle, residence, and more. Are
all of these
things an accurate reflection of what you would create
if you could
start over? Make a detailed list of EXACTLY what you
want to create
for yourself. Write down every tiny aspect you can
think of. Then
read this list frequently to keep your vision sharp
and clear in
your mind.

UNWORTHINESS
Do you REALLY believe you deserve the things on your
list? What
makes you so special that you deserve abundant health,
wealth and
happiness? That's not a rhetorical question. I'm
really asking,
what makes you so special? Don't have an answer? How
about this:
you exist. Someone breathed you into existence and
infused you with
all these desires, and for what? Why would your
desires exist if
you weren't meant to experience them?

Until you can understand just how special and unique
you truly are,
you might resist the abundance and joy the Universe is
offering
you. Perhaps you feel guilty that others are
struggling, so you
keep yourself at a lower level so you don't make them
feel bad.
However, holding yourself back doesn't serve them, or
you. Embrace
your true worth as a human being and let it be a
shining example
for all to see. Empower others (and yourself) with the
knowledge
that they too can create better lives.

DISTRUST
Some of us have a skewed view of the Universe (or God,
if that term
resonates with you). From an early age, we're taught
that we have
to comply with certain guidelines and behavioral rules
- or else.
We see the Universe as some angry force that will
deliver a wrath
of misery upon us if we do something wrong. It's no
surprise that
most of us end up feeling like we're walking on
eggshells. We
actually EXPECT bad things to happen because we've
developed such a
negative view of the powers that be. We're afraid to
ask for what
we really want because we might be viewed as greedy,
ungrateful or
selfish. We're afraid to hope for something better
because we might
get a lightning bolt up the wazoo.

How about turning this belief around? We can just as
easily believe
in a loving Universe, one that wants us to do well, be
happy, and
feel abundant. Rather than approaching the Universe
with the
mind-set of a scolded child, why not step forward
confidently and
joyfully and claim ownership of what is already yours?
Believe me,
the Universe will applaud you for doing so, and reward
you beyond
your wildest dreams.

DOUBT
Even if you WANT to believe that the Law of Attraction
really
works, you might be holding back somewhat to protect
yourself from
disappointment. If you don't give it your "all," you
think it won't
hurt so badly when it doesn't work out. However, doubt
is like a
big old rubber doorstop that prevents the gateway of
prosperity
from opening. You affirm, you visualize, you get
clear, and the
gate begins to swing inward, creating a crack through
which
shimmering golden light shines forth. You begin to
step forward
into your glorious new reality, when "bump!," -- oops,
never mind,
there's a doorstop there and the gap isn't big enough
to let you
through. Oh well, better luck next time.

Think of FAITH as the oil that keeps the hinges on the
gates of
prosperity operating smoothly. If you keep the hinges
lubricated
and the gates free of any obstructions (doubts) - they
will swing
right open and you'll be dazzled by what you see on
the other side.

DISBELIEF
No matter how badly you want something, if you don't
believe it's
possible, you will resist it. Perhaps you've set some
lofty goals
for yourself, things that almost seem too good to be
true. Perhaps
you want to be a millionaire, but you're currently
earning $15,000
per year. Or you want to meet your soulmate, but you
long ago
convinced yourself that he or she doesn't exist.
Turning these
negative beliefs around is CRUCIAL to attracting your
desires!
For every limiting belief you hold, I want you to take
a blank
sheet of paper and come up with ten reasons why your
desires are
POSSIBLE. It's important to make the reasons
believable and
logical. For example, "It's possible for me to become
a millionaire
because other people have done it, and some of them
started with
less than what I have now!" Or, "It's possible that my
soulmate
exists because I simply haven't met every person on
the planet yet.
He or she might be searching for me even as I search
for him/her!"
Keep repeating these reasons to yourself, until you
are absolutely
CONVINCED that your desires are indeed possible. It
may take time,
and it will certainly take lots of repetition, but the
stronger
your belief is, the more likely you are to attract the
end result
you desire.

DUALITY
Do your day-to-day thoughts, feelings, and actions
paint a very
different picture than the affirmations and
visualizations you
project? Are you affirming your financial prosperity
while at the
same time worrying about your bills? Both realities
CANNOT co-exist
in your life. Either you're prosperous, or you're not.
Either
you're successful, or you're not. Either you're
healthy, or you're
besieged by aches and pains.

At every possible moment, you need to let go of your
old reality -
even if it means pretending that the symptoms of lack,
struggle,
and illness do not exist. At the very beginning, it
will be a
challenge to do this fully, but if you keep at it day
after day,
repeatedly turning your attention to thoughts of
wellness,
abundance, and joy, and focusing less on lack,
struggle, and
illness, you begin to shift your reality to what you
focus on the
most.

FEAR
Perhaps you're claiming to want something better, but
you also fear
it on a deeper level. If you want to be a best-selling
author but
you fear publicity and fame, guess what happens? You
resist the
formation of such a reality in your life because it
makes you
uncomfortable. If you want to be financially abundant
but you worry
about what others would think of you, resistance is
woven
throughout your desire for more money. In effect,
you're asking for
something but also pushing it away at the same time.

One good way to overcome these fears is by facing them
on paper.
Ask yourself how you would handle people who thought
poorly of you
for being wealthy. "I'd tell them to mind their own
business,"
might be one response, or "Their opinions of me don't
affect my
life one way or the other" would work nicely also. If
you get clear
about your fears, you'll realize that most of them are
irrational
or irrelevant. Even the ones that hold merit, however,
can be
worked through and your resistance will dissolve in
the light of
clarity and purpose.

FORCE
You watched the movie, "The Secret," or read a great
book about the
Law of Attraction, and now you're all fired up! You're
SO
DETERMINED to change your life that you proceed full
steam ahead.
You begin religiously reciting affirmations and
performing
meditations and visualizations and feeling good at
every possible
opportunity. After a week or two nothing has happened,
so you
increase the intensity of your efforts. You start
meditating not
just for 15 minutes a day, but for two hours a day.
Your
affirmations become a litany of desperation to make
something
happen. Still no results, so you work harder, and
harder, and
HARDER at it - until finally you scream in
frustration, utterly
exhausted from trying so hard.

Lighten up! I know, that's easier said than done when
you're not
happy with your current reality. But seriously, the
harder you
"try," the worse it's going to get. Back off, relax,
and just let
it happen when it's going to happen. The more relaxed
and joyful
you can be about the process, the more quickly your
desires will
come forth. Read more about the process of "allowing,"
and learn
how to BE what you're trying to attract. It's a much
simpler way to
activate the Law of Attraction, and everything will
just FLOW
smoothly and easily. No force required. Really.

FRUSTRATION
Speaking of frustration - it's yet another way we
hinder the Law of
Attraction. When we feel frustrated, we emit an
unmistakable signal
to the Universe that acts as a beacon to attract more
situations to
be frustrated about!

Remember the importance of FEELING GOOD! Why is it so
important?
Because of the signal it puts out to the Universe. The
more you
feel good, the more you attract situations and
experiences that
will help you to feel good. I know it's challenging to
feel good
when things aren't going the way you want, but it's so
important to
do so anyway! I don't care if you have to slink off to
a private
place to be alone with your thoughts, or sit in a
movie theater to
watch a comedy, or go window shopping on your lunch
hour. FIND
things that make you feel good, and do them as often
as possible.
It is so, so, SO important! If you have a few moments
of
frustration here and there, don't sweat it too much,
just do what
you can to have MORE moments of feeling good than you
do of feeling
frustration. It will make an incredible difference.

And finally, the Number One way we hinder the Law of
Attraction:

IMPATIENCE
Most of the people I hear uttering the weary cry above
(Why isn't
the Law of Attraction working for me?) haven't been
working at it
for long. Perhaps a few weeks, maybe even a few
months. Believe me,
I know the feeling of desperation to get things moving
in a more
positive direction, but it takes time!

Remember that we're constantly experiencing a RESIDUAL
effect of
our PAST thoughts, feelings and beliefs. It's
unrealistic (though
understandable) to want to change it all overnight.
But it's not
going to happen that quickly most of the time.

Sure, you might see small improvements here and there,
which can
make you feel like you're making progress. That's a
good thing!
Just don't despair if you seem to be moving in slow
motion through
unpleasant circumstances. You're not crazy, you're not
doomed to
failure, and you're not a complete idiot. The
transition you're
going through is completely normal.

Simply do what you can to stay positive and keep up
with the
activities that will attract something better in the
future. Be
gentle with yourself, and know that this too shall
pass. And in the
very near future, when you really begin to see this
force shifting
the circumstances of your reality before your eyes,
WOW - you'll be
so glad you stuck with it through the tough spots!

The journey is worth it in the end, believe that.

About the Author:
Wendy Betterini is a freelance writer specializing in
self-improvement and personal development concepts.
Visit her
website, http://www.WingsFor TheHeart. com for free
articles on
positive thinking, goal-setting, self-esteem, personal
growth, and
more.

TAMBOR XAMANICO

O tambor é um catalisador de energias. Todo instrumento que emite som natural, ou seja, não eletrônico, é catalisador da energia refinada que está ao nosso dispor no universo para que possamos curar e sermos curados. Essa vibração penetra a matéria de nossos corpos, relaxa a musculatura, afrouxa as ligações entre as moléculas e propicia níveis mais profundos de concentração.

O som do tambor afina nosso coração com o coração da Mãe Terra, desperta a energia individual e coletiva em ritos e cerimônias, sendo esta energia o despertar de nosso curador interno. O som do tambor é como o som do coração. A batida está dentro de nós, no nosso coração, e trazer esta batida para fora no tambor é exteriorizar nossa emoção, cantar esse momento sagrado, tocar o sopro da alma, vibrando para fora do corpo, é a expressão da alquimia da vida.

Os xamãs consideram o tambor como o "cavalo" que os leva em viagens a outros mundos. O ritmo das batidas altera nossa percepção e estado de consciência, permitindo-nos entrar em contato com os mundos visíveis e invisíveis para proporcionar cura, meditação, auto-conhecimento, empreender jornadas, nos harmonizarmos com a Terra e contatar os ancestrais, espíritos e animais guardiães.

Encontrar nosso ritmo interno e afiná-lo ao da Mãe Terra é equilíbrio e cura. As mulheres podem sentir os toques do tambor em seus úteros, geradores de vida, tal qual a Terra. As ancestrais buscavam alinhar coração e útero ao som do tambor, entrando em sintonia com a Mãe Terra, e encontrando assim seu som primordial, bem como o seu som e ritmo interno. O tambor é coração, pulsa cheio de vida, de ritmos que se alteram. O coração, assim como o tambor, é o mapa de toda a jornada de cura. Escutar o toque do tambor é também escutar a batida de nosso coração, sendo assim, é o guia para que nunca nos percamos na busca do contato com outras realidades e energias.

segunda-feira, março 03, 2008

As 10 Plantas Mestras Professoras

O Xamanismo Ancestral dividiu as plantas em 3 categorias: plantas medicinais, plantas de poder e plantas mestras professoras. As plantas medicinais são mais utilizadas para fins analgésicos em geral, as plantas de poder fornecem uma conexão com dimensões energéticas/espiritu ais superiores, como o Mundo dos Espíritos e as plantas mestras professoras tem o objetivo de não apenas nos remeter ao Mundo dos Espíritos, bem como nos ensinar, guiar e orientar, nos ajudando a compreender o Universo e nosso micro-universo, sob novas perspectivas e pontos de vistas mais sutis, assim como também podem nos remeter ao passado para resgatar alguma habilidade perdida, também atuam como poderosas ferramentas de cura, tanto fisica como emocional, mental e espiritual.

Existe no mundo centenas de milhares de espécies vegetais, dessa imensidão de plantas o homem não conhece 20 porcento. Estudando suas utilidades curativas e de auto-conhecimento nossos ancestrais encontraram grande magia nas plantas. Desde tempos remotos o homem já se concectava com sua Divindade através de Bebidas Sagradas, desde o SOMA da Índia à Ayahuasca Sulamericana, em todos os continentes do planeta acharemos evidências e práticas espirituais que ainda utilizam tais meios para se concectarem com o Mundo dos Espíritos e assim, obter cura e auto-conhecimento.

Relacionamos 10 plantas mestras professoras muitos significativas na atualidade no meio xamânico. Estas plantas quando utilizadas da maneira correta e ministradas por xamãs sérios e experientes, nos proporcionará experiências agradáveis e curas significativas em nossas vidas.

As 10 Plantas Mestras Professoras:

1 - CHACRONA (Psichotria viridis) e JAGUBE (Banisteria caapi)

A Chacrona e o Jagube estão no topo da classificação, em empate. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). São as plantas mestras professoras mais poderosas do xamanismo, da preparação de ambas nasce a Bebida Sagrada conhecida como Ayahuasca ou "Vinho das Almas". Plantas originárias da América do Sul, encontradas em toda a região amazônica. Utilizada para busca de auto-conhecimento e cura por pajés, xamãs e curandeiros.

2 - PEYOTE (Lophophora williamsii)

O peyote é um cacto originário da América Central e é muito utilizado pelas tribos indígenas do México e dos Estados Unidos. A substância ativa encontrada é a mescalina. Esta planta é utilizada em rituais de cura e nos remete a experiências visionárias, é utilizada pela Igreja Nativa Americana em seus cultos sagrados.

3 - WACHUMA (Trichocereus Pachanoi)

O Wachuma ou San Pedro é um cacto originário da região dos Andes, Chile, Bolívia, Perú, Equador e Colômbia. Sua substância ativa é a mescalina. Planta utilizada para cura e experiências visionárias e adivinhatórias, onde o xamã é levado a ter a visão da cura do enfermo, o espírito da planta entra em contato com o xamã ensinando-o a expulsar a enfermidade.

4 - IBOGA (Tabernanthe iboga)

A Bebida Sagrada mais usada na África chama-se Bwitists, que é uma preparação da raíz do Iboga, planta mestra muito utilizada pelos pigmeus, tribo indígena africana. Sua substância ativa é o alcalóide ibogaína. Muito utilizado pelos xamãs africanos em sessões de cura. O Iboga estimula o sistema nervoso central e induz a experiências visionárias e a transes profundos.

5 - DATURA (Datura wrightii e Datura stramonium)

Existem diversos tipos de Datura, porém, as únicas que são realmente plantas mestras professoras são a Datura wrightii e a Datura stramonium. Planta originária do México e Estados Unidos, porém, a Datura stramonium é encontrada no Brasil. Sua subtância ativa é a scopolamina. É uma das plantas mestras mais perigosas, deve apenas ser ministradas por xamãs muito experiêntes. Experiências recreativas podem ser fatais.

6 - JUREMA (Mimosa hostilis)

A Jurema, também conhecida como Jurema-preta, também é nome de uma Bebida Sagrada feita com a raiz da árvore do mesmo nome (Mimosa hostilis). Os pajés, sacerdotes tupis, também fazem outra Bebida Sagrada da jurema-branca (Mimosa verrucosa), para estimular sonhos afrodisíacos. É um tipo de Bebida Sagrada servida em reuniões especiais. Das raízes e raspas dos galhos, os feiticeiros e pajés, babalorixás, os mestres do catimbó, os pais-de-terreiro do candomblé de caboclo fazem uso abundante. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). É utiliza tradicionalmente para fins medicinais e religiosos. Sua casca é usada para fins medicinais e a casca de sua raiz é a parte da planta usada nas cerimônias religiosas, pois possui maior parte dos alcalóides psicoativos.

7 - SOMA (Amanita muscaria)

O nome SOMA provém dos Vedas, escrituras sagradas da Índia, que nos relata que esta seria a Bebida Sagrada mais antiga da humanidade. SOMA é a Bebida Sagrada preparada com o cogumelo Amanita muscaria. Sacramentado até os dias de hoje na Índia, Sibéria e Austrália, por tribos aborígenes. A substância ativa do SOMA é o alcalóide ephedrina, que nos remete a transes extâticos profundos, conhecido como samadi em sânskrito.

8 - LÓTUS AZUL (Nymphaea caerulea)

Esta planta mestra é originária no Egito antigo, assim como também é encontrada na América do Sul. A Bebida Sagrada é feita através das flores da planta. Suas substâncias ativas são os alcalóides nuciferina e apomorphina, que nos enduz a experiências visionárias. Desta planta também são realizados diversos preparos afrodisíacos.

9 - SÁLVIA (Salvia Divinorum)

Existem diversas espécies de Sálvia, porém, a única considerada como planta mestra professora é a Salvia Divinorum. Também conhecida como Maria Pastora pelas tribos indígenas mexicanas e Diviner's Sage pela tribos americanas. Sua substância ativa chama-se Salvinorin A. Planta que nos remete a experiências visionárias.

10 - PARICÁ ou YOPO (Anadenanthera peregrina)

Paricá é o extrato moído, rapé, do caule ou das sementes da árvore conhecida no Brasil como Angico. Planta originária da América do Sul, encontrada especialmente no Brasil. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). Muita utilizado pelas tribos indígenas em rituais de cura e em experiências adivinhatórias, onde o xamã ou pajé, é levado a ter a visão da cura do enfermo. Durante o ritual o xamã inala junto com o enfermo uma quantidade do rapé de paricá para entrarem no estado alterado de consciência, estado este que proporciona as experiências de cura.

Receba sempre meus mais sinceros cumprimentos xamânicos em nome de todas as sagradas tradições,

Autor: Akaiê Sramana
http://www.xamanismoancestral.com.br/artigos/plantas_mestras.html

Loba Guerreira

( "Gostaria de emendar um pequeno erro nesta parte:

"1 - CHACRONA (Psichotria viridis) e JAGUBE (Banisteria caapi)

O erro é quando dizem que as plantas estão em empate.
Porque não têm o mesmo efeito.
Uma é a fonte do DMT, mas a outra não, é pordutora de uma substancia que tem como objectivo reduzir as nossas enzimas MAO, que por sua vez permite que essas enzimas que se encontram no nosso cerebro, não destruam de imediato o DMT. Portanto elas complementam-se.

E relativo ao SOMA, apesar de tambem achar que é feito a partir do Amanita, não há um consenso sobre isso." )

Dicas para eliminar as interferências energéticas nocivas

Limpe-se diariamente de todo sentimento emoção ou pensamento negativo em relação a você mesmo ou aos outros. Este é um exercício diário de libertação e requer disciplina;

Ore para o Arcanjo Miguel diariamente. Solicite que sejam cortadas todos as interferências que te impedem de ser feliz. Vá mentalizando cada setor de sua vida, cada aspecto e deseje que ele corte as amarras presentes. Mentalize cada situação e solicite que as interferências sejam eliminadas. O processo acontecerá naturalmente. É importante lembrar no momento da mentalização que as interferências sejam transformadas e transmutadas em bênçãos;

Invocações e apelos diários: Invoque os mestres de luz, a presença do “Eu Sou”, a chama violeta e todas as formas que você conhecer. Lembre sempre de solicitar que essas invocações sejam focadas para eliminar as interferências negativas que lhe atrapalham consciente ou inconscientemente. Nunca se esqueça que você tem a intensa força do livre arbítrio, ou seja você tem o poder de querer se libertar de tudo que é nocivo. Usar a expressão “Pela força do meu livre arbítrio, invoco a presença dos seres de luz pedindo que atuem na minha essência, limpando e transmutando toda interferência energética nociva, consciente ou inconscientemente, obrigado”;

Pratique diariamente o exercício do perdão: “Eu, fulano de tal, em nome da divindade que há em mim, invoco a presença da luz celestial para testemunhar que nesse instante eu perdôo e peço perdão a todas as formas de vida as quais tive conflitos, inconsciente ou conscientemente, obrigado”;

Use quantas formas ou técnicas você conhecer, havendo a boa intenção, bons resultados surgirão. Acima de tudo, tenha persistência e disciplina para fazer todos os dias, sempre, sempre mesmo.

Morte e xamanismo

Ontém fiz este curso:
Módulo III Morte - Acompanhamento da Passagem
A morte física é de acordo com as antigas Tradições de Sabedoria e com as recentes investigações científicas, um processo de transição entre os estados de energia que somos e que se manifestam em diferentes existências. Uma dessas existéncias é a nossa vida na Terra.
A morte é uma passagem, uma transição entre existências diferentes.
Neste módulo vamos conhecer os processos de passagem.
A nossa própria morte, o acompanhamento de pessoas para a morte e as energias, as almas dos que já partiram serão os aspectos que aprofundaremos neste módulo.
Aprenderemos técnicas, que o trabalho xamânico individual e em grupo, poderá revelar em nós arte natural de curar.Cuidar e curar os aspectos relacionados com a morte é libertar o mundo de muito sofrimento.
Conhecer estes processos dá um profundo significado à nossa vida.
Foi-me feito um tratamento que penso que irá melhorar a minha vida em todos os sentidos. Assim seja.