Crie a sua vida começando pelo seu dia, não espere que as coisas aconteçam para seu dia acontecer, não deixe que o que vem de fora dite o seu ritmo, faça o contrário, aceite os comandos que vem de dentro de você, aceite a sua consciência, e viva esse dia com intensidade e felicidade.
Deixe fluir com calma e amor.
Fale com você mesmo: Eu sou capaz! Eu sou tranquilo e faça o que você mesmo diz!
Perceba que ao fazer assim você começará a sentir-se mais feliz, mais seguro, mais amável, pois você será quem você veio ser: a consciência da sua própria existência, o seu próprio mestre.
Não culpe ninguém nem nenhuma situação em sua vida, já é hora de você tomar as rédeas de sua vida. Todos estão aqui para experimentar e para evoluir. Se as situações que estão em sua vida não são do seu agrado, se estão difíceis, se são dolorosas, mude-as, transforme-as, todos têm a capacidade para isso.
As coisas acontecem para que vocês sintam e experienciem tais fatos, se é bom que permaneça, se é ruim que acabe. A mesma coisa que fazemos com objetos devemos fazer com os fatos da vida, se nos servem: usamos, se sujou lavamos e reutilizamos, se não nos servem mais, jogamos fora.
Todas as suas dificuldades foram atraídas por você para que experimentasse delas, se não as quer elimine-as através da sua vontade, é simples assim, basta acreditar, a fé é a raiz e a base dessa fundação chamada VIDA.
Essas palavras e forma de pensar não fizeram parte de sua educação até agora, você aprendeu a ter fé nos outros, ou nas coisas que estão fora de você, por isso existe uma certa dificuldade em mudar, entendemos, mas é chegada a hora e o momento para a transformação é esse: tenha fé em você, faça mais por você e por sua existência, crie a sua vida, recrie seus momentos, a criatividade existe para isso.
Você pode ser feliz sim, você pode ter uma casa grande, um carro bonito, uma empresa respeitável, crie a sua vida, crie a sua existência, mas nunca se esqueça de uma coisa: Tudo tem dois lados, se você escolher viver a fortuna agora saiba que o oposto dela, ou seja, a miséria, fará parte da sua escolha também, pode ser por meio da caridade que você fará ao próximo ou a sua numa próxima existência.
Escolha, mas não se esqueça que o equilíbrio é sempre o melhor caminho e que estando com o amor aberto em seu caminho você sempre terá o melhor entre os dois pontos.
Viva plenamente e procure se livrar do apego, seja ele físico, material, humano, emocional, saiba que a vida foi feita para coexistirmos e não para dependermos, pois somos dotados com tudo o que precisamos, sim… Somos deuses.
Muitos mestres iluminados já disseram a mesma coisa, é o momento de nos despirmos do medo que nos acompanha a tanto tempo e de fazermos, com toda a responsabilidade necessária, a nossa própria vida.
Não viva a vida de outros, achando que está ajudando, não se projete na vida de seus amigos achando que está protegendo-os, não se inferiorize achando que está sendo humilde, não confunda as coisas, se está em dúvida tranquilize- se que a resposta virá, você deve ter coragem para ser o que o seu mais íntimo diz pra ser, a sua vida está em suas mãos. Você pode ajudar e pode ser ajudado a caminhar, mas não pode caminhar ou esperar que alguém caminhe por você.
Esperamos que vocês sintam a capacidade do EU SOU aflorar em vossas mentes, que o medo seja excluído de seus sentimentos e que o sofrimento não seja mais uma opção.
Muita luz, paz, boa vontade e amor em suas vidas.
Com carinho,
Andrey e Simone
sábado, maio 31, 2008
quarta-feira, maio 28, 2008
Eco-Xamanismo
A Ecologia Sagrada
O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta. O resgate dos festivais sazonais (Solstícios e Equinócios), por exemplo, não marcam apenas a jornada do Sol, mas também os pontos críticos das estações, o ciclo agrícola, nossas emoções, hábitos. Essas "Forças Verdadeiras”, acessadas desde o princípio na história espiritual da Terra, são resgatadas através dos séculos e podemos senti-las atuando em todos os momentos.
Podemos sentir a ligação profunda que a natureza tem com a vida nos tornarmos parte de uma comunidade global, alçamos o Vôo da Consciência em busca de novos horizontes, novas conquistas, de um novo ser, de uma nova vida. O início de uma vida pautada na sabedoria encontrada nas folhas, nos movimentos dos ventos, no poder transformador do fogo, nos espíritos ancestrais, na jornada da alma, na missão.
Infelizmente, as grandes religiões não tem tempo para a ecologia espiritual,assim como a cultura e o modelo de pensamento consumista atuante.O homem foi negando seu relacionamento natural e as religiões se preocupam em exaltar crenças inspiradoras, preparam os fieis para uma vida melhor após esta, um mundo melhor, e com muito pouca exceção, lembram que a nossa Mãe Terra é o melhor lugar para vivermos as nossas vidas carnais, e o que fizermos hoje, irá comprometer a qualidade de vida para aqueles herdarão a Terra.
As Grandes Religiões inspiram e apontam para uma vida eterna fora deste planeta e pouco se preocupam em honrar as realidades do espaço sagrado em que vivemos.
Muitos vivem, atualmente, com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de que deva existir um sentido maior na vida. Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de somos apenas um "microcosmo", de que somos parte de "algo maior", de que somos filho da Terra, parte de uma Terra Viva.
Sol, a Lua e as Estrelas, segundo Gênesis, são os iluminadores do firmamento, criados para iluminarem a Terra. Representam a Luz Criadora, a Luz Refletida, e a Luz Revelada. O Sol participa da criação da Terra, é a Evolução Criadora. Alua Ilumina a escuridão da vontade humana, a matéria. As Estrelas orientam valores e verdades, espaço e tempo.
Nos primórdios da humanidade, o homem para garantir sua sobrevivência num ambiente hostil, cheio de perigos e vivendo em contato constante com as forças da naturais, o Sol, a Lua, Estrelas, observavam cuidadosamente os sinais e as mudanças da natureza a seu redor e a viagem da Terra ao redor do Sol como uma roda, o eterno ciclo de nascimento, crescimento, maturidade envelhecimento, morte e decomposição e, novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza.
Um conto nativo diz que o Criador do Céu e a Terra, pegou água com sua boca e esguichou no Céu criando as estrelas, mas elas não tinham luz suficiente. Então ele quebrou um cristal em minusculas partículas e ao se juntarem com a água, produziram luz suficiente.
Sol, Lua, Estrelas, desfilam no Céu, cruzam acima da Terra pelo Leste até o Oeste, um ciclo natural sem fim. O Horizonte divide Terra e o Céu, e forma um dos muitos círculos da vida. Nós vivemos sempre expandindo círculos e esferas de relacionamentos. O que está fora está dentro. O que está encima está embaixo. O macrocosmo e o microcosmo.
Ecologia Xamânica
Vejo o xamanismo como a Religião da Terra. Tudo o que é natural na Terra é vivo e tem consciência. O homem perdeu o sentido do Sagrado, esqueceu-se que a Terra é a Nossa Mãe. O pior é que desconhece os efeitos das ações irresponsáveis que pratica com a natureza. Não tem consciência dos crimes que comete por interesses econômicos.
Nós, do xamanismo, chegamos novamente, para defender nossa Mãe-Terra , guerreando silenciosamente, através de preces e vibrações, procurando plantar uma semente de amor nos corações daqueles que não reconhecem sua Mãe, daqueles que lutam por um mundo ilusório, daqueles que não percebem as belezas da Criação. Sabemos que a melhor maneira de agradar o Criador, é respeitando, honrando, e preservando a sua Criação.
A Terra é um ser vivo. A Mãe que alimenta todas as criaturas. A Terra supre com suas substâncias o nosso corpo físico. Como toda a Mãe, ela provê todas as necessidades de suas crianças, generosamente. Todas as criaturas que andam, nadam, rastejam, correm, voam, insetos, pedras, plantas; também são suas crianças. Desde que todas as coisas vivas, dividem a vida na Terra com os humanos, nascendo na mesma Mãe Terra, concebidos da mente do Criador, devemos honrá-las conscientes de sua missão no Plano Universal e nos harmonizarmos com todas elas para andarmos em equilíbrio na Nossa Mãe. Nós do xamanismo, verdadeiramente amamos a Terra e todas as suas crianças.
A Terra supre com suas substâncias o nosso corpo físico. Como toda a Mãe, ela provê todas as necessidades de suas crianças, generosamente. Todas as criaturas que andam, nadam, rastejam, correm, voam, insetos, pedras, plantas; também são suas crianças.
Desde que todas as coisas vivas, dividem a vida na Terra com os humanos, nascendo na mesma Mãe Terra, concebidos da mente do Criador, devemos honrá-las conscientes de sua missão no Plano Universal e nos harmonizarmos com todas elas para andarmos em equilíbrio na Nossa Mãe.
Quando baseamos nossa vida nesse entendimento, quando reconhecemos as plantas, animais e minerais, como nossos parentes, nós restabelecemos nossa conexão natural com todos os seres vivos. Não nos sentimos mais isolados quando vemos a natureza de forma diferente, não apenas algo de uso pessoal e experimentamos a Terra como um Lugar Sagrado. Quando adquirimos a sabedoria da natureza, nos alinhamos com a magia natural e somos fortalecidos pelo seu poder. Nós recebemos a sabedoria ancestral da Mãe-Terra, e nos alinhamos com ela, podendo ser amigos dos espíritos que vivem na natureza.
Quando nos conectamos com essa extensa família da natureza, aprendemos a alinhar nossas energias para receber sua sabedoria e nos transformamos. Transformamos nossa relação com os outros, transformamos nossa relação com o mundo.
Nos sentimos guardiões da Mãe –Terra. Resgatamos a profunda conexão do homem com a Terra, aprendemos a honrar todas as formas de vida, pois onde há vida, está Deus. Compreendemos que todos os seres vivos possuem sua missão no Plano Universal, desde insetos, plantas, pedras, animais, até nós, seres humanos de duas pernas.
Por sentirmos Deus nas diferentes formas de energia, consideramos Sagrada cada uma delas. Cada planta, cada pedra pode transmitir-nos ensinamentos de cura, aprendemos a decifrar as mensagens que vem dos ventos, reconhecemos que fazemos parte de uma Grande Família Universal, que a Terra é nossa Mãe, nutrindo-nos, sustentando-nos, recebendo-nos a cada vida e nos acolhendo a cada morte.
Várias tradições xamânicas esperam por um novo tempo que virá com o retorno dos antigos xamãs que reencarnariam em outros povos, com outra linguagem, com outra cor de pele, transmitindo a linguagem do Amor Universal, promovendo o reencontro do homem com o Sagrado, para que possamos todos juntos Caminhar na Beleza e na harmonia com cada ser vivo, caminhar em equilíbrio na nossa Mãe –Terra.
No xamanismo busco minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nos mistérios das fases da Lua, nas trilhas das Estrelas.
Procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador. Nós que praticamos o xamanismo, temos a responsabilidade de zelar pela Mãe – Terra e por todas as suas Crianças, temos a missão da cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual. Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente, nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.
Deus criou o Mundo em 7 dias, mas a “ Obra da Criação “ se perpetua através do homem.
A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo à Terra, estaremos fazendo a nós mesmos e a nossos filhos. Respeitar a Terra é respeitar seu Criador.
Que essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta.
(Universo Xamânico)
O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta. O resgate dos festivais sazonais (Solstícios e Equinócios), por exemplo, não marcam apenas a jornada do Sol, mas também os pontos críticos das estações, o ciclo agrícola, nossas emoções, hábitos. Essas "Forças Verdadeiras”, acessadas desde o princípio na história espiritual da Terra, são resgatadas através dos séculos e podemos senti-las atuando em todos os momentos.
Podemos sentir a ligação profunda que a natureza tem com a vida nos tornarmos parte de uma comunidade global, alçamos o Vôo da Consciência em busca de novos horizontes, novas conquistas, de um novo ser, de uma nova vida. O início de uma vida pautada na sabedoria encontrada nas folhas, nos movimentos dos ventos, no poder transformador do fogo, nos espíritos ancestrais, na jornada da alma, na missão.
Infelizmente, as grandes religiões não tem tempo para a ecologia espiritual,assim como a cultura e o modelo de pensamento consumista atuante.O homem foi negando seu relacionamento natural e as religiões se preocupam em exaltar crenças inspiradoras, preparam os fieis para uma vida melhor após esta, um mundo melhor, e com muito pouca exceção, lembram que a nossa Mãe Terra é o melhor lugar para vivermos as nossas vidas carnais, e o que fizermos hoje, irá comprometer a qualidade de vida para aqueles herdarão a Terra.
As Grandes Religiões inspiram e apontam para uma vida eterna fora deste planeta e pouco se preocupam em honrar as realidades do espaço sagrado em que vivemos.
Muitos vivem, atualmente, com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de que deva existir um sentido maior na vida. Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de somos apenas um "microcosmo", de que somos parte de "algo maior", de que somos filho da Terra, parte de uma Terra Viva.
Sol, a Lua e as Estrelas, segundo Gênesis, são os iluminadores do firmamento, criados para iluminarem a Terra. Representam a Luz Criadora, a Luz Refletida, e a Luz Revelada. O Sol participa da criação da Terra, é a Evolução Criadora. Alua Ilumina a escuridão da vontade humana, a matéria. As Estrelas orientam valores e verdades, espaço e tempo.
Nos primórdios da humanidade, o homem para garantir sua sobrevivência num ambiente hostil, cheio de perigos e vivendo em contato constante com as forças da naturais, o Sol, a Lua, Estrelas, observavam cuidadosamente os sinais e as mudanças da natureza a seu redor e a viagem da Terra ao redor do Sol como uma roda, o eterno ciclo de nascimento, crescimento, maturidade envelhecimento, morte e decomposição e, novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza.
Um conto nativo diz que o Criador do Céu e a Terra, pegou água com sua boca e esguichou no Céu criando as estrelas, mas elas não tinham luz suficiente. Então ele quebrou um cristal em minusculas partículas e ao se juntarem com a água, produziram luz suficiente.
Sol, Lua, Estrelas, desfilam no Céu, cruzam acima da Terra pelo Leste até o Oeste, um ciclo natural sem fim. O Horizonte divide Terra e o Céu, e forma um dos muitos círculos da vida. Nós vivemos sempre expandindo círculos e esferas de relacionamentos. O que está fora está dentro. O que está encima está embaixo. O macrocosmo e o microcosmo.
Ecologia Xamânica
Vejo o xamanismo como a Religião da Terra. Tudo o que é natural na Terra é vivo e tem consciência. O homem perdeu o sentido do Sagrado, esqueceu-se que a Terra é a Nossa Mãe. O pior é que desconhece os efeitos das ações irresponsáveis que pratica com a natureza. Não tem consciência dos crimes que comete por interesses econômicos.
Nós, do xamanismo, chegamos novamente, para defender nossa Mãe-Terra , guerreando silenciosamente, através de preces e vibrações, procurando plantar uma semente de amor nos corações daqueles que não reconhecem sua Mãe, daqueles que lutam por um mundo ilusório, daqueles que não percebem as belezas da Criação. Sabemos que a melhor maneira de agradar o Criador, é respeitando, honrando, e preservando a sua Criação.
A Terra é um ser vivo. A Mãe que alimenta todas as criaturas. A Terra supre com suas substâncias o nosso corpo físico. Como toda a Mãe, ela provê todas as necessidades de suas crianças, generosamente. Todas as criaturas que andam, nadam, rastejam, correm, voam, insetos, pedras, plantas; também são suas crianças. Desde que todas as coisas vivas, dividem a vida na Terra com os humanos, nascendo na mesma Mãe Terra, concebidos da mente do Criador, devemos honrá-las conscientes de sua missão no Plano Universal e nos harmonizarmos com todas elas para andarmos em equilíbrio na Nossa Mãe. Nós do xamanismo, verdadeiramente amamos a Terra e todas as suas crianças.
A Terra supre com suas substâncias o nosso corpo físico. Como toda a Mãe, ela provê todas as necessidades de suas crianças, generosamente. Todas as criaturas que andam, nadam, rastejam, correm, voam, insetos, pedras, plantas; também são suas crianças.
Desde que todas as coisas vivas, dividem a vida na Terra com os humanos, nascendo na mesma Mãe Terra, concebidos da mente do Criador, devemos honrá-las conscientes de sua missão no Plano Universal e nos harmonizarmos com todas elas para andarmos em equilíbrio na Nossa Mãe.
Quando baseamos nossa vida nesse entendimento, quando reconhecemos as plantas, animais e minerais, como nossos parentes, nós restabelecemos nossa conexão natural com todos os seres vivos. Não nos sentimos mais isolados quando vemos a natureza de forma diferente, não apenas algo de uso pessoal e experimentamos a Terra como um Lugar Sagrado. Quando adquirimos a sabedoria da natureza, nos alinhamos com a magia natural e somos fortalecidos pelo seu poder. Nós recebemos a sabedoria ancestral da Mãe-Terra, e nos alinhamos com ela, podendo ser amigos dos espíritos que vivem na natureza.
Quando nos conectamos com essa extensa família da natureza, aprendemos a alinhar nossas energias para receber sua sabedoria e nos transformamos. Transformamos nossa relação com os outros, transformamos nossa relação com o mundo.
Nos sentimos guardiões da Mãe –Terra. Resgatamos a profunda conexão do homem com a Terra, aprendemos a honrar todas as formas de vida, pois onde há vida, está Deus. Compreendemos que todos os seres vivos possuem sua missão no Plano Universal, desde insetos, plantas, pedras, animais, até nós, seres humanos de duas pernas.
Por sentirmos Deus nas diferentes formas de energia, consideramos Sagrada cada uma delas. Cada planta, cada pedra pode transmitir-nos ensinamentos de cura, aprendemos a decifrar as mensagens que vem dos ventos, reconhecemos que fazemos parte de uma Grande Família Universal, que a Terra é nossa Mãe, nutrindo-nos, sustentando-nos, recebendo-nos a cada vida e nos acolhendo a cada morte.
Várias tradições xamânicas esperam por um novo tempo que virá com o retorno dos antigos xamãs que reencarnariam em outros povos, com outra linguagem, com outra cor de pele, transmitindo a linguagem do Amor Universal, promovendo o reencontro do homem com o Sagrado, para que possamos todos juntos Caminhar na Beleza e na harmonia com cada ser vivo, caminhar em equilíbrio na nossa Mãe –Terra.
No xamanismo busco minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nos mistérios das fases da Lua, nas trilhas das Estrelas.
Procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador. Nós que praticamos o xamanismo, temos a responsabilidade de zelar pela Mãe – Terra e por todas as suas Crianças, temos a missão da cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual. Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente, nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.
Deus criou o Mundo em 7 dias, mas a “ Obra da Criação “ se perpetua através do homem.
A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo à Terra, estaremos fazendo a nós mesmos e a nossos filhos. Respeitar a Terra é respeitar seu Criador.
Que essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta.
(Universo Xamânico)
Aromaterapia - Decrease Appetite
Aromatherapy is very beneficial in helping to decrease appetite. It is
highly effective for those who are "comfort food" eaters. When a craving
comes on, and you know that you do not need to eat for your survival, but
want to eat out of boredom, depression, or another emotional reason, you can
satisfy the craving with Aromatherapy.
For a wonderful appetite controlling blend add 1 drop of Clary Sage, 1 drop
of Sandalwood, and 1 drop of Ylang Ylang essential oils and blend. If you
would like to make this into massage oil, add it to carrier oil and apply on
pressure points. It may be used in an inhalant for immediate relief of
cravings, in an Aromatic bath, or in the form of Aromatherapy candles.
highly effective for those who are "comfort food" eaters. When a craving
comes on, and you know that you do not need to eat for your survival, but
want to eat out of boredom, depression, or another emotional reason, you can
satisfy the craving with Aromatherapy.
For a wonderful appetite controlling blend add 1 drop of Clary Sage, 1 drop
of Sandalwood, and 1 drop of Ylang Ylang essential oils and blend. If you
would like to make this into massage oil, add it to carrier oil and apply on
pressure points. It may be used in an inhalant for immediate relief of
cravings, in an Aromatic bath, or in the form of Aromatherapy candles.
segunda-feira, maio 26, 2008
Onde Mora a Felicidade
Você sabe onde mora a felicidade?
Sim, se você deseja encontrar a felicidade, primeiro é preciso saber onde ela mora.
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.
No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos guias ou falsas trilhas.
Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um forte sabor de amargura.
Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.
Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas cruéis.
Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.
Doutras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.
Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e mais dificilmente encontrado.
E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.
Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a florida juventude, nem mesmo todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais à felicidade...
Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.
Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos, como o dever cumprido, a consciência tranqüila, a serenidade da alma.
Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado d'alma que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada evolutiva.
Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta: alcançar a felicidade possível, neste planeta de provas e expiações.
Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de não-violência e da liberdade para seu povo.
E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.
Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo depende da fidelidade que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu para alcançá-la.
Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém disposto a lhe dar guarida.
Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.
E você? Gostaria de plantar nos jardins secretos da sua alma, as sementes de felicidade?
Pense nisso!
"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de si mesmo para pensar e fizer tudo que lhe seja possível em favor do seu próximo."
Momento Espírita
Sim, se você deseja encontrar a felicidade, primeiro é preciso saber onde ela mora.
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.
No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos guias ou falsas trilhas.
Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um forte sabor de amargura.
Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.
Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas cruéis.
Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.
Doutras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.
Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e mais dificilmente encontrado.
E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.
Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a florida juventude, nem mesmo todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais à felicidade...
Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.
Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos, como o dever cumprido, a consciência tranqüila, a serenidade da alma.
Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado d'alma que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada evolutiva.
Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta: alcançar a felicidade possível, neste planeta de provas e expiações.
Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de não-violência e da liberdade para seu povo.
E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.
Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo depende da fidelidade que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu para alcançá-la.
Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém disposto a lhe dar guarida.
Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.
E você? Gostaria de plantar nos jardins secretos da sua alma, as sementes de felicidade?
Pense nisso!
"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de si mesmo para pensar e fizer tudo que lhe seja possível em favor do seu próximo."
Momento Espírita
sábado, maio 17, 2008
BANHOS DE LIMPEZA OU DE DEFESA PESSOAL
I. 3 xícaras de café bem forte e 5 litros de água. Este
banho afasta as energias negativas, reenergiza, acaba com
pesadelos e com a mania de perseguição, desde que tomado com
fé, rezando antes e depois para Jesus, Maria, José, para os
anjos e para o seu em especial. Acenda uma vela branca para seu
Anjo da Guarda e deixe queimar até o fim.
II. 3 punhados de sal marinho em 5 litros de água, acabam com
todas as malignidades. Depois de 4 horas, tome um banho de
alecrim, ou de eucalipto para se reenergizar, porque o sal afasta
tudo que há de mal, mas impede a entrada de qualquer energia,
ainda que boa.
III. Alecrim, Alfazema e arruda nos livram dos males e, ao mesmo
tempo, reenergizam. Se as folhas estiverem frescas, massere-as e
coloque-as na água quando ela estiver fervendo e apague o
fogo. Se estiverem secas, deixe em infusão.
banho afasta as energias negativas, reenergiza, acaba com
pesadelos e com a mania de perseguição, desde que tomado com
fé, rezando antes e depois para Jesus, Maria, José, para os
anjos e para o seu em especial. Acenda uma vela branca para seu
Anjo da Guarda e deixe queimar até o fim.
II. 3 punhados de sal marinho em 5 litros de água, acabam com
todas as malignidades. Depois de 4 horas, tome um banho de
alecrim, ou de eucalipto para se reenergizar, porque o sal afasta
tudo que há de mal, mas impede a entrada de qualquer energia,
ainda que boa.
III. Alecrim, Alfazema e arruda nos livram dos males e, ao mesmo
tempo, reenergizam. Se as folhas estiverem frescas, massere-as e
coloque-as na água quando ela estiver fervendo e apague o
fogo. Se estiverem secas, deixe em infusão.
sexta-feira, maio 16, 2008
Xamanismo com Pedras e Cristais
Pedras e cristais vem sendo utilizados, pelas mais diferentes civilizações. Eles possuem vibrações variadas de luz e som. No xamanismo norte-americano são chamados de Seres Pedra, são detentores dos registros da Mãe-Terra. Das pedras quentes na tenda-do-suor, que proporcionam purificação e limpeza, ao significado da Roda da Vida, Roda Medicinal, composta por 36 pedras, que simbolizam o mapa da consciência.
As pedras possuem um espírito, um talento, um poder específico. Amplificam pensamentos, expandem a consciência, auxiliam nos processos de cura, protege de energia negativas. Algumas delas (AD = comentários de Antonio Duncan) :
· Ametista: para meditação, tranquilizar os pensamentos, acalmar e trazer a paz. Ensinar humildade abrindo a mente para vibrações superiores.
· Âmbar : é uma resina fossilizada. Para depressão, dores corporais, melhora o humor, protege crianças. Deve ser sempre limpado após uso.
· Abalone : é uma concha. Utilizo-a na cerimonia de purificação e limpeza, representando o elemento água.
· Água-Marinha : harmoniza ambientes, desbloqueia a comunicação, reduz o stress, estabelece ligação com a natureza, alegria nos relacionamentos.
· Amazonita : reforça qualidades masculinas, acalma o sistema nervoso.
· Cornalina : Conexão com a energia da Terra, traz segurança, abre caminho para o novo, aumenta a motivação, estimula pensamentos.
· Crisocola : é a pedra dos terapeutas holísticos. Alivia os medos, para parturientes, atenua a tristezas e raivas, equilibra emoções.
· Crisoprásio : introspecção. Abre para novas situações, problemas mentais, acalma, torna as pessoas menos egoístas.
· Quartzo: reflecte a pureza. É um coringa, usado para cura, para ampliação dos poderes xamânicos, é o mais utilizado nas suas diversas formas.
· Quartzo Azul : aumenta o conhecimento sobre a espiritualidade
· Quartzo Rosa : é a pedra do amor incondicional. Acalma as mágoas, equilibra emoções, atrai o perdão, o amor próprio, auxilia nos traumas de infância.
· Quartzo Fumê : Purifica chacra básico. Aumenta a esperança, trabalha a aceitação, o desapego.
· Quartzo Verde: para a cura física (principalmente para o coração). Traz prosperidade. É conhecido também como aventurina.
· Citrino : (atenção com ametista queimada) Liga-se com o Sol.Criatividade, dissipa emoções negativas, clarifica pensamentos, estimula a consciência cósmica.
· Esmeralda : Para equilíbrio físico, emocional e mental. Para sabedoria, aumenta a capacidade psíquica, reforça e imunidade, traz renascimento. Não se aconselha a usar com outras pedras.
· Granada : Informações de vidas passadas, paciência, amor e compaixão, coragem. Limpa pensamentos impuros
· Lápis-Lázuli : Para clarividência, intuição. Relaciona-se com a mente, paz, espiritualidade, iluminação, amplia o poder pessoal.
· Madeira Petrificada / fóssil : Para trabalhar regressão a vidas passadas, tem conexão com a terra e desperta a consciência ecológica.
· Malaquita : A preferida dos xamãs da Africa. É a pedra de cura. Para proteção, para as crianças dormirem em paz, relaxamento.
· Obsidiana : ajuda a esquecer amores antigos, aguça as visões, ajuda a liberar raiva, ensina o desapego. Deve-se conhecer bem a pedra antes de usá-la.
· Pedra-da-Lua :desperta o lado feminino, sensibilidade, conecta-se com o subconsciente, acalma as emoções, traz paz de espírito.
· Sodalita : Para mudança de atitudes, equilibra o metabolismo, compreensão intelectual, equilíbrio yin e yang, fortalece a comunicação, desperta a terceira visão.
· Turmalina Negra : repele energias negativas.
· Fenacita : trabalha com os chacras superiores. Conecta-se com energias angélicas.
· Moldavita : harmonização com o Eu Superior, ajuda a dar "ground" equilibrando corpo e mente.
Há uma variedade de livros sobre o tema, entre eles, o ABC dos Cristais e o Caminho das Pedras do saudoso Antonio Duncan.
As pedras possuem um espírito, um talento, um poder específico. Amplificam pensamentos, expandem a consciência, auxiliam nos processos de cura, protege de energia negativas. Algumas delas (AD = comentários de Antonio Duncan) :
· Ametista: para meditação, tranquilizar os pensamentos, acalmar e trazer a paz. Ensinar humildade abrindo a mente para vibrações superiores.
· Âmbar : é uma resina fossilizada. Para depressão, dores corporais, melhora o humor, protege crianças. Deve ser sempre limpado após uso.
· Abalone : é uma concha. Utilizo-a na cerimonia de purificação e limpeza, representando o elemento água.
· Água-Marinha : harmoniza ambientes, desbloqueia a comunicação, reduz o stress, estabelece ligação com a natureza, alegria nos relacionamentos.
· Amazonita : reforça qualidades masculinas, acalma o sistema nervoso.
· Cornalina : Conexão com a energia da Terra, traz segurança, abre caminho para o novo, aumenta a motivação, estimula pensamentos.
· Crisocola : é a pedra dos terapeutas holísticos. Alivia os medos, para parturientes, atenua a tristezas e raivas, equilibra emoções.
· Crisoprásio : introspecção. Abre para novas situações, problemas mentais, acalma, torna as pessoas menos egoístas.
· Quartzo: reflecte a pureza. É um coringa, usado para cura, para ampliação dos poderes xamânicos, é o mais utilizado nas suas diversas formas.
· Quartzo Azul : aumenta o conhecimento sobre a espiritualidade
· Quartzo Rosa : é a pedra do amor incondicional. Acalma as mágoas, equilibra emoções, atrai o perdão, o amor próprio, auxilia nos traumas de infância.
· Quartzo Fumê : Purifica chacra básico. Aumenta a esperança, trabalha a aceitação, o desapego.
· Quartzo Verde: para a cura física (principalmente para o coração). Traz prosperidade. É conhecido também como aventurina.
· Citrino : (atenção com ametista queimada) Liga-se com o Sol.Criatividade, dissipa emoções negativas, clarifica pensamentos, estimula a consciência cósmica.
· Esmeralda : Para equilíbrio físico, emocional e mental. Para sabedoria, aumenta a capacidade psíquica, reforça e imunidade, traz renascimento. Não se aconselha a usar com outras pedras.
· Granada : Informações de vidas passadas, paciência, amor e compaixão, coragem. Limpa pensamentos impuros
· Lápis-Lázuli : Para clarividência, intuição. Relaciona-se com a mente, paz, espiritualidade, iluminação, amplia o poder pessoal.
· Madeira Petrificada / fóssil : Para trabalhar regressão a vidas passadas, tem conexão com a terra e desperta a consciência ecológica.
· Malaquita : A preferida dos xamãs da Africa. É a pedra de cura. Para proteção, para as crianças dormirem em paz, relaxamento.
· Obsidiana : ajuda a esquecer amores antigos, aguça as visões, ajuda a liberar raiva, ensina o desapego. Deve-se conhecer bem a pedra antes de usá-la.
· Pedra-da-Lua :desperta o lado feminino, sensibilidade, conecta-se com o subconsciente, acalma as emoções, traz paz de espírito.
· Sodalita : Para mudança de atitudes, equilibra o metabolismo, compreensão intelectual, equilíbrio yin e yang, fortalece a comunicação, desperta a terceira visão.
· Turmalina Negra : repele energias negativas.
· Fenacita : trabalha com os chacras superiores. Conecta-se com energias angélicas.
· Moldavita : harmonização com o Eu Superior, ajuda a dar "ground" equilibrando corpo e mente.
Há uma variedade de livros sobre o tema, entre eles, o ABC dos Cristais e o Caminho das Pedras do saudoso Antonio Duncan.
terça-feira, maio 13, 2008
Arruda: xô mau olhado!
Por: Rose Aielo Blanco
Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa mesmo pelos seus "poderes" contra o mau-olhado e outras vibrações negativas.
Não é fácil determinar quando surgiu a fama da arruda (Ruta graveolens) como erva protetora. O que se sabe é que em culturas muito antigas, são encontradas referências sobre seus poderes contra as "más vibrações" e seu uso na magia e religião. Na Grécia antiga, ela era usada para tratar diversas enfermidades, mas seu ponto forte era mesmo contra as forças do mal. Já as experientes mulheres romanas costumavam andar pelas ruas sempre carregando um ramo de arruda na mão - diziam que era para se defenderem contra doenças contagiosas mas, principalmente, para afastar todos os males que iam além do corpo físico (e aí se incluíam as feitiçarias, mau-olhado, sortilégios, etc.).
Na Idade Média - época em que acreditava-se que as bruxas só poderiam ser destruídas com grandes poderes como o do fogo - a arruda reafirmou sua fama, pois seus ramos eram usados como proteção contra as feiticeiras e, ainda, serviam para aspergir água benta nos fiéis em missas solenes. O uso desta planta nas práticas mágicas do passado é impressionante. Em todas as referências pesquisadas, encontrei receitas que empregam a arruda como ingrediente. William Shakespeare, na obra Hamlet, se refere à arruda como sendo "a erva sagrada dos domingos". Dizem que ela passou a ser chamada assim, porque nos rituais de exorcismo, realizados aos domingos, costumava-se fazer um preparado à base de vinho e arruda que era ingerido pelos "possessos" antes de serem exorcizados pelos padres.
A fama atravessou séculos e fronteiras: no tempo do Brasil Colonial a arruda podia ser vista com freqüência, repetindo a performance dos tempos antigos, só que desta vez, associada aos rituais africanos.
Numa famosa pintura intitulada "Viagem Histórica e Pitoresca ao Brasil, o artista Jean Debret retrata o comércio da arruda realizado pelas escravas africanas. O galho de arruda era vendido como amuleto para trazer sorte e proteção. E não eram apenas as escravas que usavam os galhinhos da planta ocultos nas pregas de seus turbantes - as mulheres brancas colocavam o galhinho estrategicamente escondido nos seios. Outro fator teria reforçado o valor da arruda naquela época: a infusão feita com a planta era usada como uma espécie de anticoncepcional e abortivo.
Medicinal, com reservas
Também conhecida como arruda-dos-jardins, arruda-fedorenta ou ruta-de-cheiro-forte, a arruda é uma representante da Família das Rutáceas. É uma planta considerada sub-arbustiva ou herbácea, lenhosa, que apresenta caule ramificado, pequenas folhas verde-acinzentadas e alternadas. As flores também são pequenas e de coloração amarelo-esverdeada. Originária da Europa, mais especificamente do Mediterrâneo, a arruda se dá muito bem em solos levemente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia. Sua propagação se dá por meio de estacas ou sementes.
Trata-se de uma planta muito resistente que, se atendidas suas necessidades básicas de cultivo, dificilmente apresentará problemas. A colheita normalmente pode ser feita cerca de 4 meses após o plantio.
Quanto às propriedades medicinais da arruda é interessante, antes de prosseguir, fazer uma observação: há séculos, divulga-se que a planta apresenta propriedades muito ligadas ao desejo sexual masculino e feminino, mas de formas diferentes: seria um anafrodisíaco (ou anti-afrodisíaco) para os homens e um excitante para as mulheres. Ainda não foi possível comprovar a veracidade dessas indicações, entretanto, nos escritos (datados de 1551) de Hieronymus Bock, considerado um dos primeiros botânicos da história, havia a recomendação para que monges e religiosos ingerissem a arruda, misturada aos alimentos e às bebidas, para garantir a pureza e castidade. A verdade é que esta planta era realmente muito abundante nos jardins dos mosteiros.
Uma substância chamada rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda. Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sangüíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes. Popularmente, seu uso é indicado para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e, também, para combater vermes. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas para espantar insetos.
A arruda é, ainda, muito usada na medicina popular para aliviar dores de cabeça e, segundo os especiaistas, isso pode ser explicado porque ela apresenta um óleo essencial que contém undecanona, metilnonilketona e metilheptilketona. Todas essas substâncias de nomes complicados possuem propriedades calmantes e, ao serem aspiradas, aliviam as dores e diminuem a ansiedade.
Apesar das propriedades medicinais conhecidas há séculos, o uso interno desta planta é desaconselhado pois, em grande quantidade, a arruda pode causar hiperemia (abundância de sangue) dos órgãos respiratórios, vômitos, sonolência e convulsões. O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo, pois provém da inibição da implantação do óvulo no útero, sendo que a ingestão da infusão preparada com a arruda para esta finalidade é muito perigosa e pode provocar fortes hemorragias.
Por incrível que pareça, a arruda também teve muita aplicação na culinária: suas sementes e folhas eram usadas para enriquecer saladas e molhos, em virtude das boas doses de vitamina C contidas na planta. Seu uso era considerado uma defesa contra o escorbuto. Além disso, a planta também servia para aromatizar vinhos.
No sul da Europa, as raízes da arruda eram adicionadas a um tipo de bebida chamada "grappa", para funcionar como um licor digestivo.
Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa mesmo pelos seus "poderes" contra o mau-olhado e outras vibrações negativas.
Não é fácil determinar quando surgiu a fama da arruda (Ruta graveolens) como erva protetora. O que se sabe é que em culturas muito antigas, são encontradas referências sobre seus poderes contra as "más vibrações" e seu uso na magia e religião. Na Grécia antiga, ela era usada para tratar diversas enfermidades, mas seu ponto forte era mesmo contra as forças do mal. Já as experientes mulheres romanas costumavam andar pelas ruas sempre carregando um ramo de arruda na mão - diziam que era para se defenderem contra doenças contagiosas mas, principalmente, para afastar todos os males que iam além do corpo físico (e aí se incluíam as feitiçarias, mau-olhado, sortilégios, etc.).
Na Idade Média - época em que acreditava-se que as bruxas só poderiam ser destruídas com grandes poderes como o do fogo - a arruda reafirmou sua fama, pois seus ramos eram usados como proteção contra as feiticeiras e, ainda, serviam para aspergir água benta nos fiéis em missas solenes. O uso desta planta nas práticas mágicas do passado é impressionante. Em todas as referências pesquisadas, encontrei receitas que empregam a arruda como ingrediente. William Shakespeare, na obra Hamlet, se refere à arruda como sendo "a erva sagrada dos domingos". Dizem que ela passou a ser chamada assim, porque nos rituais de exorcismo, realizados aos domingos, costumava-se fazer um preparado à base de vinho e arruda que era ingerido pelos "possessos" antes de serem exorcizados pelos padres.
A fama atravessou séculos e fronteiras: no tempo do Brasil Colonial a arruda podia ser vista com freqüência, repetindo a performance dos tempos antigos, só que desta vez, associada aos rituais africanos.
Numa famosa pintura intitulada "Viagem Histórica e Pitoresca ao Brasil, o artista Jean Debret retrata o comércio da arruda realizado pelas escravas africanas. O galho de arruda era vendido como amuleto para trazer sorte e proteção. E não eram apenas as escravas que usavam os galhinhos da planta ocultos nas pregas de seus turbantes - as mulheres brancas colocavam o galhinho estrategicamente escondido nos seios. Outro fator teria reforçado o valor da arruda naquela época: a infusão feita com a planta era usada como uma espécie de anticoncepcional e abortivo.
Medicinal, com reservas
Também conhecida como arruda-dos-jardins, arruda-fedorenta ou ruta-de-cheiro-forte, a arruda é uma representante da Família das Rutáceas. É uma planta considerada sub-arbustiva ou herbácea, lenhosa, que apresenta caule ramificado, pequenas folhas verde-acinzentadas e alternadas. As flores também são pequenas e de coloração amarelo-esverdeada. Originária da Europa, mais especificamente do Mediterrâneo, a arruda se dá muito bem em solos levemente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia. Sua propagação se dá por meio de estacas ou sementes.
Trata-se de uma planta muito resistente que, se atendidas suas necessidades básicas de cultivo, dificilmente apresentará problemas. A colheita normalmente pode ser feita cerca de 4 meses após o plantio.
Quanto às propriedades medicinais da arruda é interessante, antes de prosseguir, fazer uma observação: há séculos, divulga-se que a planta apresenta propriedades muito ligadas ao desejo sexual masculino e feminino, mas de formas diferentes: seria um anafrodisíaco (ou anti-afrodisíaco) para os homens e um excitante para as mulheres. Ainda não foi possível comprovar a veracidade dessas indicações, entretanto, nos escritos (datados de 1551) de Hieronymus Bock, considerado um dos primeiros botânicos da história, havia a recomendação para que monges e religiosos ingerissem a arruda, misturada aos alimentos e às bebidas, para garantir a pureza e castidade. A verdade é que esta planta era realmente muito abundante nos jardins dos mosteiros.
Uma substância chamada rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda. Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sangüíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes. Popularmente, seu uso é indicado para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e, também, para combater vermes. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas para espantar insetos.
A arruda é, ainda, muito usada na medicina popular para aliviar dores de cabeça e, segundo os especiaistas, isso pode ser explicado porque ela apresenta um óleo essencial que contém undecanona, metilnonilketona e metilheptilketona. Todas essas substâncias de nomes complicados possuem propriedades calmantes e, ao serem aspiradas, aliviam as dores e diminuem a ansiedade.
Apesar das propriedades medicinais conhecidas há séculos, o uso interno desta planta é desaconselhado pois, em grande quantidade, a arruda pode causar hiperemia (abundância de sangue) dos órgãos respiratórios, vômitos, sonolência e convulsões. O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo, pois provém da inibição da implantação do óvulo no útero, sendo que a ingestão da infusão preparada com a arruda para esta finalidade é muito perigosa e pode provocar fortes hemorragias.
Por incrível que pareça, a arruda também teve muita aplicação na culinária: suas sementes e folhas eram usadas para enriquecer saladas e molhos, em virtude das boas doses de vitamina C contidas na planta. Seu uso era considerado uma defesa contra o escorbuto. Além disso, a planta também servia para aromatizar vinhos.
No sul da Europa, as raízes da arruda eram adicionadas a um tipo de bebida chamada "grappa", para funcionar como um licor digestivo.
Etiquetas:
Energia,
Espiritualidades,
Limpeza
domingo, maio 11, 2008
Optimismo
:: Elisabeth Cavalcante ::
Uma mente positiva é, sem dúvida, um passo fundamental para alcançarmos a vitória sobre nosso lado obscuro. No trabalho interior devemos, a cada momento, cultivar a certeza de que alcançaremos nosso objetivo se nos empenharmos com sinceridade na busca de nosso verdadeiro ser.
Empenhar-se não significa agir de modo desesperado ou insano, indo de um lado para outro à procura de algum mestre ou guru que nos dê, de repente, a fórmula mágica da felicidade. A base da busca deve ser uma motivação profunda e uma confiança absoluta de que a existência se encarregará, no momento em que estivermos prontos, de colocar em nosso caminho a pessoa mais adequada para nos apontar uma luz na escuridão.
Sem esta certeza qualquer procura se torna estéril, visto que continuaremos correndo em todas as direções, sem de fato nos concentrarmos em nenhuma. O medo da entrega faz com que sempre acabemos por encontrar algum motivo para adiá-la. Neste quesito a mente é mestra em arrumar desculpas que justifiquem nossa resistência. Ter consciência deste processo é essencial para vencer a negatividade que nos impede de alcançar a vitória sobre a angústia e o sofrimento.
“.... Você muitas vezes tem sede por alguma coisa, mas não tem muita esperança de que vá obter o que deseja. Você tem um desejo, mas não é otimista a esse respeito. Existe o desejo, mas com um sentimento de desesperança.
Se o primeiro passo for dado com otimismo, o último passo também terminará com otimismo. E isto também deve ser compreendido: se o primeiro passo for dado sem qualquer otimismo, então também o último terminará em desesperança. Se você quer que o último passo seja satisfatório e bem sucedido, então o primeiro passo deverá ser dado com otimismo.
... Eu lhe digo que estar aberto é muito importante nesta busca. Ser otimista significa você perceber que, se existe uma simples pessoa nesta terra que tenha compreendido a verdade, se existe uma simples pessoa na história da humanidade que tenha experienciado a felicidade e a paz divina, então não existe razão alguma para que você também não possa experienciar.
Não olhe para os milhões de pessoas cujas vidas estão cheias de escuridão, cujas esperanças nunca viram a luz do dia. Olhe para as pessoas na história que experienciaram a verdade. Não olhe para as sementes que não cresceram e não se tornaram árvores, que apodreceram e foram desperdiçadas.
Olhe para aquelas poucas que foram bem sucedidas e experienciaram o divino. E lembre-se: o que foi possível para aquelas poucas sementes é possível para todas as sementes. O que um homem pode experienciar, qualquer outro homem pode também experienciar.
.... Assim, ser otimista é uma necessidade básica. Carregue esta certeza com você de que se alguém experienciou a paz, se alguém experienciou a felicidade, então isto também é possível para você. Não se humilhe sendo pessimista. Ser pessimista é insultar a si mesmo. Isto significa que você não se vê como merecedor de experienciar a verdade. E eu lhe digo: você é merecedor e certamente irá alcançá-la.
... No mundo exterior é possível abordar alguma coisa com otimismo e não ser bem sucedido. Mas no mundo interior, o otimismo é um dispositivo muito útil. Quando você está cheio de otimismo, todas as células de seu corpo são preenchidas com otimismo, todos os poros de sua pele são preenchidos com otimismo, toda respiração é preenchida com otimismo, todo pensamento é realçado com otimismo, toda a sua energia vital pulsa com otimismo e a batida de seu coração espalha otimismo. Quando todo o seu Ser está preenchido com otimismo, isto cria um clima dentro de você no qual o sublime pode acontecer.
O pessimismo também cria uma personalidade, um caráter em que toda célula está chorando, está triste, está cansada, está em desespero, sem vida, como se estivesse vivendo apenas aparentemente, mas estivesse morto em espírito.
.... Eu gostaria de também dizer que, após muitos anos de experiência, eu cheguei à conclusão que a negatividade do homem pode ser tão forte que mesmo que ele comece a alcançar alguma coisa, é possível que ele não seja capaz de ver, devido à sua negatividade. (...)
Se você experienciar, ainda que seja o menor raio de silêncio, considere que você viu todo o sol, pois mesmo a menor experiência de luz irá ajudá-lo a alcançar o sol. Se eu estou sentado numa sala escura e vejo um fino raio de luz, existem duas maneiras de eu me relacionar com isto. Eu posso dizer, ‘O que é este pequeno raio de luz comparado com a profunda escuridão que me cerca? O que pode um pequeno raio de luz fazer? Existe muita escuridão por toda a minha volta.’
A outra maneira seria pensar, ‘Apesar de toda esta escuridão, existe pelo menos um raio de luz disponível para mim e se eu caminhar em direção a ele, eu poderei chegar até onde o sol está’. É por isto que estou lhe dizendo para não pensar a respeito da escuridão. Se existir pelo menos o mais lânguido e minúsculo raio de luz, concentre-se nele. Isto fará crescer uma visão positiva dentro de você. (...) The Quest - Osho Transformation Tarot
Uma mente positiva é, sem dúvida, um passo fundamental para alcançarmos a vitória sobre nosso lado obscuro. No trabalho interior devemos, a cada momento, cultivar a certeza de que alcançaremos nosso objetivo se nos empenharmos com sinceridade na busca de nosso verdadeiro ser.
Empenhar-se não significa agir de modo desesperado ou insano, indo de um lado para outro à procura de algum mestre ou guru que nos dê, de repente, a fórmula mágica da felicidade. A base da busca deve ser uma motivação profunda e uma confiança absoluta de que a existência se encarregará, no momento em que estivermos prontos, de colocar em nosso caminho a pessoa mais adequada para nos apontar uma luz na escuridão.
Sem esta certeza qualquer procura se torna estéril, visto que continuaremos correndo em todas as direções, sem de fato nos concentrarmos em nenhuma. O medo da entrega faz com que sempre acabemos por encontrar algum motivo para adiá-la. Neste quesito a mente é mestra em arrumar desculpas que justifiquem nossa resistência. Ter consciência deste processo é essencial para vencer a negatividade que nos impede de alcançar a vitória sobre a angústia e o sofrimento.
“.... Você muitas vezes tem sede por alguma coisa, mas não tem muita esperança de que vá obter o que deseja. Você tem um desejo, mas não é otimista a esse respeito. Existe o desejo, mas com um sentimento de desesperança.
Se o primeiro passo for dado com otimismo, o último passo também terminará com otimismo. E isto também deve ser compreendido: se o primeiro passo for dado sem qualquer otimismo, então também o último terminará em desesperança. Se você quer que o último passo seja satisfatório e bem sucedido, então o primeiro passo deverá ser dado com otimismo.
... Eu lhe digo que estar aberto é muito importante nesta busca. Ser otimista significa você perceber que, se existe uma simples pessoa nesta terra que tenha compreendido a verdade, se existe uma simples pessoa na história da humanidade que tenha experienciado a felicidade e a paz divina, então não existe razão alguma para que você também não possa experienciar.
Não olhe para os milhões de pessoas cujas vidas estão cheias de escuridão, cujas esperanças nunca viram a luz do dia. Olhe para as pessoas na história que experienciaram a verdade. Não olhe para as sementes que não cresceram e não se tornaram árvores, que apodreceram e foram desperdiçadas.
Olhe para aquelas poucas que foram bem sucedidas e experienciaram o divino. E lembre-se: o que foi possível para aquelas poucas sementes é possível para todas as sementes. O que um homem pode experienciar, qualquer outro homem pode também experienciar.
.... Assim, ser otimista é uma necessidade básica. Carregue esta certeza com você de que se alguém experienciou a paz, se alguém experienciou a felicidade, então isto também é possível para você. Não se humilhe sendo pessimista. Ser pessimista é insultar a si mesmo. Isto significa que você não se vê como merecedor de experienciar a verdade. E eu lhe digo: você é merecedor e certamente irá alcançá-la.
... No mundo exterior é possível abordar alguma coisa com otimismo e não ser bem sucedido. Mas no mundo interior, o otimismo é um dispositivo muito útil. Quando você está cheio de otimismo, todas as células de seu corpo são preenchidas com otimismo, todos os poros de sua pele são preenchidos com otimismo, toda respiração é preenchida com otimismo, todo pensamento é realçado com otimismo, toda a sua energia vital pulsa com otimismo e a batida de seu coração espalha otimismo. Quando todo o seu Ser está preenchido com otimismo, isto cria um clima dentro de você no qual o sublime pode acontecer.
O pessimismo também cria uma personalidade, um caráter em que toda célula está chorando, está triste, está cansada, está em desespero, sem vida, como se estivesse vivendo apenas aparentemente, mas estivesse morto em espírito.
.... Eu gostaria de também dizer que, após muitos anos de experiência, eu cheguei à conclusão que a negatividade do homem pode ser tão forte que mesmo que ele comece a alcançar alguma coisa, é possível que ele não seja capaz de ver, devido à sua negatividade. (...)
Se você experienciar, ainda que seja o menor raio de silêncio, considere que você viu todo o sol, pois mesmo a menor experiência de luz irá ajudá-lo a alcançar o sol. Se eu estou sentado numa sala escura e vejo um fino raio de luz, existem duas maneiras de eu me relacionar com isto. Eu posso dizer, ‘O que é este pequeno raio de luz comparado com a profunda escuridão que me cerca? O que pode um pequeno raio de luz fazer? Existe muita escuridão por toda a minha volta.’
A outra maneira seria pensar, ‘Apesar de toda esta escuridão, existe pelo menos um raio de luz disponível para mim e se eu caminhar em direção a ele, eu poderei chegar até onde o sol está’. É por isto que estou lhe dizendo para não pensar a respeito da escuridão. Se existir pelo menos o mais lânguido e minúsculo raio de luz, concentre-se nele. Isto fará crescer uma visão positiva dentro de você. (...) The Quest - Osho Transformation Tarot
A canoa e o apego
Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n'água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas que haviam observado toda a cena, ficaram espantados com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Eles foram e lhe perguntaram: "Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?"
Nasrudin então, já vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: "Essa canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta."
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Autor desconhecido
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n'água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas que haviam observado toda a cena, ficaram espantados com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Eles foram e lhe perguntaram: "Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?"
Nasrudin então, já vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: "Essa canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta."
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Autor desconhecido
sábado, maio 03, 2008
Going Beyond Fear
Everywhere you turn, the voices cry out with fear. Fear of the economy collapsing. Fear of other people, both those who live beside you and those who live in other countries. Fear and more fear. It is a very big business indeed, the job of keeping everyone held within a state of fear.
But this fear is not truth. This fear is not reality. This fear is not who you are and what is true and real in your essence, your being. It is a construct of mind and emotion. It is a veil of illusion drawn across the truth of your being.
And so, let us pierce that veil. Let us draw back the curtains of fear and see the truth as it shines underneath. Let us see the reality of who you are, underneath all of the fictions built by fear.
When you are afraid or worried, full of stress and anxiety or even just dissatisfied, with that low level of anxiety running through you, just dip down into this moment, the one right now. And then feel yourself deeply; feel your body with a deep presence. For just a moment, watch your breath as it comes in and invigorates your body, filling it with life, then rises up to your mind and cleanses it, cleanses it with every breath. Watch your breath as it removes the fear and doubt and releases it out into the cosmos.
Feel your body tingling with life. Feel your mind clearing. Right now, right here, in this moment, all is well. All is well and you can feel a deep calm within you, and even under that, a joy, a deep joy in being who you are and in living this life, just as it is.
You, just as you are, here and now, are exactly right. This is how it is meant to be right now, and the action that you take in this moment, from this place of peace and joy deeply centered within, will always be the best possible action, for yourself and for the unfolding of purpose for you and the others involved in your life, and even those you may never meet.
It is all a part of the flow that lies above and below, around and through, all that lives, in the great oneness and connection that is. And when you tap into this, something you can easily do by simply taking a breath, you will find yourself in the seat of power, power vast and wise, power centered in what is and is meant to be for all, for the whole, for the one that is you and that is me and that is all.
Come here, come down here to this place of just being, just breathing, feeling your body tingling with life, feeling your mind clam and serene. Come here as often as you can, no matter what your circumstances are. Come here for each decision. Learn to stay here and to interact with the world at the same time, feeling your body tingle with life and your center calm even as you sit and talk to another person, even as you give your sales pitch for the new contract, as you apply for a job, as you fill out the loan application, as you welcome a customer into your business or a guest into your home. Go to this place that is above and beyond fear.
It is here for you, right now. The more you come here, the easier it is to reach this place quickly and easily, the easier it is to stay here while you converse with another. And while you are here, listen and observe. Be deeply one with others. Become aware of what is being said to you. Become aware of what others are seeking. Become deeply one with both yourself and the others around you, in a state of connection. This is the seat of true power. This is the place where you will know exactly the right thing to say in any moment, to meet your own needs and as well as those around you.
Here, there is no doubt. Here, there is no fear. Here, you understand and feel deeply the oneness that you are, the flow of purpose that is, the strands of love that weave through every relationship, in every moment. Here is the beauty and the power and only two words to be said: I am.
But this fear is not truth. This fear is not reality. This fear is not who you are and what is true and real in your essence, your being. It is a construct of mind and emotion. It is a veil of illusion drawn across the truth of your being.
And so, let us pierce that veil. Let us draw back the curtains of fear and see the truth as it shines underneath. Let us see the reality of who you are, underneath all of the fictions built by fear.
When you are afraid or worried, full of stress and anxiety or even just dissatisfied, with that low level of anxiety running through you, just dip down into this moment, the one right now. And then feel yourself deeply; feel your body with a deep presence. For just a moment, watch your breath as it comes in and invigorates your body, filling it with life, then rises up to your mind and cleanses it, cleanses it with every breath. Watch your breath as it removes the fear and doubt and releases it out into the cosmos.
Feel your body tingling with life. Feel your mind clearing. Right now, right here, in this moment, all is well. All is well and you can feel a deep calm within you, and even under that, a joy, a deep joy in being who you are and in living this life, just as it is.
You, just as you are, here and now, are exactly right. This is how it is meant to be right now, and the action that you take in this moment, from this place of peace and joy deeply centered within, will always be the best possible action, for yourself and for the unfolding of purpose for you and the others involved in your life, and even those you may never meet.
It is all a part of the flow that lies above and below, around and through, all that lives, in the great oneness and connection that is. And when you tap into this, something you can easily do by simply taking a breath, you will find yourself in the seat of power, power vast and wise, power centered in what is and is meant to be for all, for the whole, for the one that is you and that is me and that is all.
Come here, come down here to this place of just being, just breathing, feeling your body tingling with life, feeling your mind clam and serene. Come here as often as you can, no matter what your circumstances are. Come here for each decision. Learn to stay here and to interact with the world at the same time, feeling your body tingle with life and your center calm even as you sit and talk to another person, even as you give your sales pitch for the new contract, as you apply for a job, as you fill out the loan application, as you welcome a customer into your business or a guest into your home. Go to this place that is above and beyond fear.
It is here for you, right now. The more you come here, the easier it is to reach this place quickly and easily, the easier it is to stay here while you converse with another. And while you are here, listen and observe. Be deeply one with others. Become aware of what is being said to you. Become aware of what others are seeking. Become deeply one with both yourself and the others around you, in a state of connection. This is the seat of true power. This is the place where you will know exactly the right thing to say in any moment, to meet your own needs and as well as those around you.
Here, there is no doubt. Here, there is no fear. Here, you understand and feel deeply the oneness that you are, the flow of purpose that is, the strands of love that weave through every relationship, in every moment. Here is the beauty and the power and only two words to be said: I am.
Meditação Rápida de Energização
Recomendado fazer 2 x ao dia no mínimo - Duração 5 a 10 minutos
Benefícios:
A prática regular dessa técnica traz benefícios ilimitados contra insónia, sinusite, rinite, indecisões, mágoas, medos, fobias, depressões, cansaços, perdas de energia, doenças em geral e muitos outros benefícios verdadeiramente positivos
-Sente-se confortavelmente, com a postura correcta;
-Relaxe os músculos lombares, o pescoço e os braços;
-Faça suaves e profundas respirações;
-A cada ciclo respiratório preencha o máximo que puder os seus pulmões de ar, e ao expirar, esvazie ao máximo que puder
-Faça esse ciclo por umas 20 vezes;
-Faça uma oração pessoal;
-Certifique que você não será interrompido;
-Imagine que do céu vem um foco de luz violeta que vai entrando pelo alto de sua cabeça. Essa luz vai fluindo suavemente por todas as partes do seu corpo, da cabeça até os pés;
-Em seguida, após a passagem da luz violeta, imagine que vem dessa vez uma luz branca, também entrando pela cabeça e fluindo por todo o seu corpo;
-Para finalizar imagine que uma luz dourada ou prata permeia o seu corpo;
-Finalize realizando sua protecção energética pessoal, agradeça pelo início/fim do dia e desperte calmamente.
Obs.:
Quanto mais a sua mente estiver relaxada e concentrada no foco da medição maiores serão os benefícios, porém isso vem com a prática, seja persistente, tenha disciplina e inclua isso como uma regra pessoal diária.
Benefícios:
A prática regular dessa técnica traz benefícios ilimitados contra insónia, sinusite, rinite, indecisões, mágoas, medos, fobias, depressões, cansaços, perdas de energia, doenças em geral e muitos outros benefícios verdadeiramente positivos
-Sente-se confortavelmente, com a postura correcta;
-Relaxe os músculos lombares, o pescoço e os braços;
-Faça suaves e profundas respirações;
-A cada ciclo respiratório preencha o máximo que puder os seus pulmões de ar, e ao expirar, esvazie ao máximo que puder
-Faça esse ciclo por umas 20 vezes;
-Faça uma oração pessoal;
-Certifique que você não será interrompido;
-Imagine que do céu vem um foco de luz violeta que vai entrando pelo alto de sua cabeça. Essa luz vai fluindo suavemente por todas as partes do seu corpo, da cabeça até os pés;
-Em seguida, após a passagem da luz violeta, imagine que vem dessa vez uma luz branca, também entrando pela cabeça e fluindo por todo o seu corpo;
-Para finalizar imagine que uma luz dourada ou prata permeia o seu corpo;
-Finalize realizando sua protecção energética pessoal, agradeça pelo início/fim do dia e desperte calmamente.
Obs.:
Quanto mais a sua mente estiver relaxada e concentrada no foco da medição maiores serão os benefícios, porém isso vem com a prática, seja persistente, tenha disciplina e inclua isso como uma regra pessoal diária.
O Tratamento pelo Xamanismo
O aconselhamento xamânico constituiu uma forma antiga e poderosa de recuperação de informações e consulta interior, a qual pode ser adaptada para o uso de qualquer pessoa. É uma busca transcultural e tradicional de conhecimetno e poder pessoal, um conjunto de técnicas desenvolvidas que possibilita aos indivíduos aprender conscientemente a transpor o aparente abismo existente entre o mundo físico e as esferas da imaginação e da visão.
Os xamãs utilizam os poderes interiores para sustentar suas conclusões a respeito de uma situação, ao invés das preocupações materiais on a única coisa que você tem a fazer é abandonar seu sistema de crenças convencional acerca da realidade.
Segundo o Xamanismo, todos os elementos do meio ambiente estão vivos e todos possuem sua fonte de poder no mundo espiritual. Pedras, plantas, animais, nuvens e o vento estão carregados de vida e devem receber o devido respeito para a manutenção da harmonia e da saúde. Para os Xamãs, todas as formas de vida estão interligadas, e o equilíbrio mutuamente sustentador entre eles é fundamental para a sobrevivência da humanidade. A rede de poder da natureza é o doador de vida e a fonte de toda atividade bem-sucedida.
A Jornada Espiritual
Os Xamãs têm acesso à informação acerca da sobrevivência e ao conhecimento vitais que conhecemos como jornada xamânica espiritual. Eles viajam em sua imaginação a fim de estabelecer contato com a fonte universal de toda informação "voando" profundamente dentro de si mesmos. Ao concetrarem-se em uma pergunta ou problema que os preocupa, sua jornada extática oferecerá uma resposta, permitindo-lhes ultrapassar os bloqueios do mundo material e confiar em uma visão mais ampla.
Os Xamãs
Os Xamãs sempre foram pragmáticos sempre trabalhando para aumentar sua reputação de eficientes curandeiros e visionários a partir da eficácia de seus métodos.
Normalmente eles são iniciados de três maneiras: são auto-selecionados; são escolhidos para serem treinados por xamãs mais velhos, às vezes após sobreviver a um acidente ou enfermidade que colocaram em risco a sua vida; eles herdam o papel de xamã de seu pai ou sua mãe. Mas seja qual for o método, eles são submetidos a um prolongado período de treinamento e em geral precisam parar por um teste rigoroso e via de regra brutal antes de se tornarem xamãs por seus próprios méritos.
Contudo muitas das técnicas xamânicas podem ser usadas por homens comuns lhes ajudando na evolução e sucesso da vida.Mesmo sendo muito poderoso, o Xamanismo não é solução para todos os problemas de sua vida mas podem abrandar o seu caminho para que você consigua chegar à solução.
Os Xamãs sabem e possuem muitas qualidades que vão de um nível concreto de conhecerem o plano físico e o poder da natureza quanto a poderes de sua visão interior e imaginaçào para viajar para o conhecimetno e informação do que procuram. Aprendem a reconhecer pistas, sinais e símbolos e a saber interpretá-los a fim de supererem obstáculos e problemas. Possuem um ótimo nível de comunicaçào, tanto externa quanto interna e comumente possuem um pé em ambos os mundos ao mesmo tempo, sem perder contato com os dois.Sabem alterar seus níveis de consciência sempre que o desejam. São lutadores, disciplinados e persistentes em suas tentativas de adquirir poder e utilizá-lo para o bem comum.
Para você desenvolver suas habilidades xamânicas, você deverá primeiro aprender a respeito da energia sutil e seu funcionamento. Aprender sobre seu espírito e seu funcionamento; tudo com um objetivo de proteção para quando você estiver envolvido em um trabalho xamânico.
Para os Xamãs, a imaginação é mais do que uma atividade cerebral. Na realidade ela é considerada um veículo real que os leva para esferas desconhecidas. Pensamentos e sentimentos são formas de energia que vão para locais específicos na rede de poder.
Os Xamãs preenchem um conjunto variado e fascinante de papéis, incluindo o de artista sagrado, poeta, músico, mediador, cerimonialista, dançarino e cantor. Os Xamãs possuem quatro especialidades principais:
cura;
acesso ao conhecimento novo e/ou perdido;
desenvolvimento do poder;
e profecia ou predições.
Mesmo possuindo conhecimentos em todas estas áreas, normalmente eles costumam concentrar-se em uma delas, a fim de conhecê-las a fundo. Curandeiros ou curadores especializam-se no aprendizado do poder das plantas e ervas medicinais para a cura de enfermidades. Outros desenvolvem-se na habilidade de prever o tempo, localizar boas oportunidades e alertar para possíveis perigos. Outros ainda tornam-se intermediários de poder, mestres nas suspensão das leis da gravidade ou do espaço/tempo. Mas seja qual for sua especialidade, os xamãs são os curandeiros e curandeiras de suas comunidades e são encontrados em todo o mundo. O poder visinário, vidente e curador do xamã foi encontrado na Sibéria, Índia e Tibet.
A Jornada Xamânica
A Jornada Xamânica é o método mais comum utilizado na orientação xamânica na comunicação com seu ser espritiual e obtenção de informações. Sua tarefa é aprender a fazer a jornada interior e a comunicar-se com o seu próprio espírito
Tudo que você vai fazer uso aqui é da imaginação, de sua capacidade de criar imagens e interagir com elas mesmo quando elas lhes parecem ilógicas e irracionais. Você deve se lembrar que este é um outro mundo, uma outra dimensão onde a imaginação o colocará em contato com uma rede de poder e com o espírito de todas as coisas, o mundo da realidade supra-ordinária.
Sabemos que com o nosso crescimento biológico acabamos criando crenças e padrões que nos limitam e para rompermos este grande obstáculos devemos alcançar um nível elevado de confiança no que se apresenta a nós como uma "realidade alternativa". Para conseguirmos qualquer sucesso neste empreendimento temos que nos colocar verdadeiramente em nossa imaginação. Temos que estar inteiros, 100% envolvidos.
Para um xamã obter as informações ou encontrar um espírito guardião perdido, o primeiro passo é "imaginar o que "se está procurando". Esta capacidade de visualizaçào é uma técnica utilizada para se criar quadros mentais exatos sobre aquilo que queremos:
Primeiro crie uma imagem mental exata do artigo ou experiência que você deseja cria na realidade
descreva-a com todos os detalhes para si mesmo
empregue todos os seus sentidos para a criação de uma imgem completa.
deixe-a ir e depois repita oexercício mais 10 vezes.
A visualização na jornada xanânica é criada da mesma maneira. Primeiro você deve focalizar ativamente sua questão, problema ou objetivo, deve ser capaz de "ver", sentir e perceber claramente esta questão e então estar receptivo à resposta ou orientação dada.
Todo o sucesso de uma experiência xamânica está em sua habilidade de soltar-se e na sua capacidade de ouvir. Qualquer emoção ou sentimento intenso, como também a própria razão são fortes obstáculos de qualquer processo xamânico. Você deve se abandonar para alcançar seus objetivos como também para aceitar os resultados sem julgamentos.
A visão xamânica incorpora elementos da natureza bem como a utilização de todos os sentidos, dando à sua visualização (capacidade de criação de imagens) um toque único. Lembre-se sempre de aplicar os sentidos daaudição, do olfato e até do paladar em suas experiências.
Além do mundo da forma (objeto ou um cenário), é também muito importante a freqüência na qual vibra a energia desta forma. Apesar de abstrato, este conceito entrar numa perspectiva do xamanismo onde se atribui às coisas animadas ou inanimadas, um espírito ou energia que vibra de acordo com um nível de freqüência específico. Esta freqüência é percebida na cor e densidade da imagem criada.
Passos importantes:
Primeiro passo: Antes de iniciar uma jornada você deve preparar-se concentrando-se em uma questão ou tema a respeito do qual queria saber. Sintonizar-se com o processo se fazer esta concentração prévia é como ligar uma televisão sem ajustar o canal que você deseja. Concentre-se e focalize exatamente o que você deseja saber.
Segundo passo: limpe sua mente de tudo. Abandone-se sem qualquer necessiade de controle ou expectativas ou noções preconcebidas daquilo que irá descobrir.
Terceiro passo: Concentre sua energia. Os xamãs fazem uso de batidas de tambor para isso. Para eles o tambor simboliza o 'cavalo' ou a 'canoa' que os irá conduzir pelo mundo espiritual.
Lembre-se que este é um ritual sério e que você ao fazê-lo, está entrando em contato com seu próprio espírito que é muito mais velho e muito mais sábio do que você. Portanto, motivos escusos como ganhos pessoais ou desumanos, levar vantagens sobre outros, ou o desejo de privar alguém daquilo que tem ou de querer derrotá-lo são completamente contraditórios às leis no mundo espiritual.
Durante a jornada você pode receber informações ou conselhos que talvez não sejam bons para você escutar. Portanto ao iniciar uma jornada você deve ter certeza de que está pronto para qualquer introvisÃo, seja elas do seu agrado ou não.
A jornada se inicia por um relaxamento em um lugar seguro e agradável. Em seguida concentre-se na questão a respeito da qual você deseja mais informações afastando toda interferência de qualquer nível que se venha a apresentar.
Em seguida, reforce sua receptividade dizendo: "Apreciarei toda ajuda que puder receber nesta questão. Utilizarei a informação que receber com integridade.".Veja, escute ou sinta, na melhor de suas habilidades de visualização sem censuras nem julgamentos.
Feche os olhos e faça três ou quatro respirações profundas mais uma vez relaxando profundamente. Imagine com todos os seus sentidos a entrada de uma caverna ou apenas uma abertura na teraa. Afaste sua mente de todo o resto, deixando apenas esta imagem. Você também pode imaginar uma logoa ou um buraco em um tronco de árvore, mas seja o que for, reforce esta imagem com todos os seus sentidos, desde sua forma e cor, até os sons e odores circundantes.
Aproxime-se da entrada ou abertura e entre. Imagine a parede da caverna ou a textura da terra. Logo você irá se encontrar com uma presença forte que o guiará em sua jornada. Ela é o seu espírito guia que pode ser um animal, uma pessoa, uma voz, uma luz, uma bola de energia ou ter ainda qualquer outra forma.
Faça sua pergunta ao guia e prepare-se parasua jornada. Ele poderá mandar você montar em suas costas ou simplesmente que o acompanhe de alguma maneira. Normalmente este trecho é uma descida rápida por um túnel. O destino ou saída do outro lado pode ser uma paisagem, uma sala com alguem esperando para lhe dizer alguma coisa.
O que quer que seja, aceite de bom grado e quando for convidado a se retirar, aceite-o. Normalmente o seu guia retorna com você, mas se ele não vier, lembre-se de voltar pelo mesmo caminho. Se você não fizer isso poderá não se lembrar do que aconteceu.
De volta à entrada agradeça ao seu guia e saia pela abertura. É aconselhável anotar tão logo você recobre sua consciência para que você comece a reunir os significados das diversas mensagens recebidas.
Recapitulando. Os Passos:
Deite-se em local tranqüilo.
Relaxe.
Formule a pergunta que deseja saber.
Imagine a abertura na terra.
Encontre o guia ou aliado.
Diga ao seu guia a sua questão.
Siga o guia e todas as suas intruções
Retorne pelo mesmo caminho.
Agradeça ao guia.
anote sua experiência.
Normalmente a informação que você trás de volta de sua jornada é clara e precisa, mas também pode ocorrer formas simbólicas que talvez seja necessário uma interpretação de sua parte quanto ao seu significado. o simples fato do surgimento de um simbolo demostra que existe algo mais na situação que aparentemente não está à mostra. Se for o caso, não se apresse.Interprete e espere que o signficado se tornará claro no momento certo.
Quanto mais você praticar a jornada xamânica, mais habilidoso você se tornará. Podendo, com o tempo, praticá-la em qualquer lugar e em qualquer momento, masmo num tumulto de uma multidão.
Aos poucos você descobrirá o prazer da jornada pela própria jornada aumentando a sua perspicácia e visão diferenciada de sua situação no mundo.
Os xamãs utilizam os poderes interiores para sustentar suas conclusões a respeito de uma situação, ao invés das preocupações materiais on a única coisa que você tem a fazer é abandonar seu sistema de crenças convencional acerca da realidade.
Segundo o Xamanismo, todos os elementos do meio ambiente estão vivos e todos possuem sua fonte de poder no mundo espiritual. Pedras, plantas, animais, nuvens e o vento estão carregados de vida e devem receber o devido respeito para a manutenção da harmonia e da saúde. Para os Xamãs, todas as formas de vida estão interligadas, e o equilíbrio mutuamente sustentador entre eles é fundamental para a sobrevivência da humanidade. A rede de poder da natureza é o doador de vida e a fonte de toda atividade bem-sucedida.
A Jornada Espiritual
Os Xamãs têm acesso à informação acerca da sobrevivência e ao conhecimento vitais que conhecemos como jornada xamânica espiritual. Eles viajam em sua imaginação a fim de estabelecer contato com a fonte universal de toda informação "voando" profundamente dentro de si mesmos. Ao concetrarem-se em uma pergunta ou problema que os preocupa, sua jornada extática oferecerá uma resposta, permitindo-lhes ultrapassar os bloqueios do mundo material e confiar em uma visão mais ampla.
Os Xamãs
Os Xamãs sempre foram pragmáticos sempre trabalhando para aumentar sua reputação de eficientes curandeiros e visionários a partir da eficácia de seus métodos.
Normalmente eles são iniciados de três maneiras: são auto-selecionados; são escolhidos para serem treinados por xamãs mais velhos, às vezes após sobreviver a um acidente ou enfermidade que colocaram em risco a sua vida; eles herdam o papel de xamã de seu pai ou sua mãe. Mas seja qual for o método, eles são submetidos a um prolongado período de treinamento e em geral precisam parar por um teste rigoroso e via de regra brutal antes de se tornarem xamãs por seus próprios méritos.
Contudo muitas das técnicas xamânicas podem ser usadas por homens comuns lhes ajudando na evolução e sucesso da vida.Mesmo sendo muito poderoso, o Xamanismo não é solução para todos os problemas de sua vida mas podem abrandar o seu caminho para que você consigua chegar à solução.
Os Xamãs sabem e possuem muitas qualidades que vão de um nível concreto de conhecerem o plano físico e o poder da natureza quanto a poderes de sua visão interior e imaginaçào para viajar para o conhecimetno e informação do que procuram. Aprendem a reconhecer pistas, sinais e símbolos e a saber interpretá-los a fim de supererem obstáculos e problemas. Possuem um ótimo nível de comunicaçào, tanto externa quanto interna e comumente possuem um pé em ambos os mundos ao mesmo tempo, sem perder contato com os dois.Sabem alterar seus níveis de consciência sempre que o desejam. São lutadores, disciplinados e persistentes em suas tentativas de adquirir poder e utilizá-lo para o bem comum.
Para você desenvolver suas habilidades xamânicas, você deverá primeiro aprender a respeito da energia sutil e seu funcionamento. Aprender sobre seu espírito e seu funcionamento; tudo com um objetivo de proteção para quando você estiver envolvido em um trabalho xamânico.
Para os Xamãs, a imaginação é mais do que uma atividade cerebral. Na realidade ela é considerada um veículo real que os leva para esferas desconhecidas. Pensamentos e sentimentos são formas de energia que vão para locais específicos na rede de poder.
Os Xamãs preenchem um conjunto variado e fascinante de papéis, incluindo o de artista sagrado, poeta, músico, mediador, cerimonialista, dançarino e cantor. Os Xamãs possuem quatro especialidades principais:
cura;
acesso ao conhecimento novo e/ou perdido;
desenvolvimento do poder;
e profecia ou predições.
Mesmo possuindo conhecimentos em todas estas áreas, normalmente eles costumam concentrar-se em uma delas, a fim de conhecê-las a fundo. Curandeiros ou curadores especializam-se no aprendizado do poder das plantas e ervas medicinais para a cura de enfermidades. Outros desenvolvem-se na habilidade de prever o tempo, localizar boas oportunidades e alertar para possíveis perigos. Outros ainda tornam-se intermediários de poder, mestres nas suspensão das leis da gravidade ou do espaço/tempo. Mas seja qual for sua especialidade, os xamãs são os curandeiros e curandeiras de suas comunidades e são encontrados em todo o mundo. O poder visinário, vidente e curador do xamã foi encontrado na Sibéria, Índia e Tibet.
A Jornada Xamânica
A Jornada Xamânica é o método mais comum utilizado na orientação xamânica na comunicação com seu ser espritiual e obtenção de informações. Sua tarefa é aprender a fazer a jornada interior e a comunicar-se com o seu próprio espírito
Tudo que você vai fazer uso aqui é da imaginação, de sua capacidade de criar imagens e interagir com elas mesmo quando elas lhes parecem ilógicas e irracionais. Você deve se lembrar que este é um outro mundo, uma outra dimensão onde a imaginação o colocará em contato com uma rede de poder e com o espírito de todas as coisas, o mundo da realidade supra-ordinária.
Sabemos que com o nosso crescimento biológico acabamos criando crenças e padrões que nos limitam e para rompermos este grande obstáculos devemos alcançar um nível elevado de confiança no que se apresenta a nós como uma "realidade alternativa". Para conseguirmos qualquer sucesso neste empreendimento temos que nos colocar verdadeiramente em nossa imaginação. Temos que estar inteiros, 100% envolvidos.
Para um xamã obter as informações ou encontrar um espírito guardião perdido, o primeiro passo é "imaginar o que "se está procurando". Esta capacidade de visualizaçào é uma técnica utilizada para se criar quadros mentais exatos sobre aquilo que queremos:
Primeiro crie uma imagem mental exata do artigo ou experiência que você deseja cria na realidade
descreva-a com todos os detalhes para si mesmo
empregue todos os seus sentidos para a criação de uma imgem completa.
deixe-a ir e depois repita oexercício mais 10 vezes.
A visualização na jornada xanânica é criada da mesma maneira. Primeiro você deve focalizar ativamente sua questão, problema ou objetivo, deve ser capaz de "ver", sentir e perceber claramente esta questão e então estar receptivo à resposta ou orientação dada.
Todo o sucesso de uma experiência xamânica está em sua habilidade de soltar-se e na sua capacidade de ouvir. Qualquer emoção ou sentimento intenso, como também a própria razão são fortes obstáculos de qualquer processo xamânico. Você deve se abandonar para alcançar seus objetivos como também para aceitar os resultados sem julgamentos.
A visão xamânica incorpora elementos da natureza bem como a utilização de todos os sentidos, dando à sua visualização (capacidade de criação de imagens) um toque único. Lembre-se sempre de aplicar os sentidos daaudição, do olfato e até do paladar em suas experiências.
Além do mundo da forma (objeto ou um cenário), é também muito importante a freqüência na qual vibra a energia desta forma. Apesar de abstrato, este conceito entrar numa perspectiva do xamanismo onde se atribui às coisas animadas ou inanimadas, um espírito ou energia que vibra de acordo com um nível de freqüência específico. Esta freqüência é percebida na cor e densidade da imagem criada.
Passos importantes:
Primeiro passo: Antes de iniciar uma jornada você deve preparar-se concentrando-se em uma questão ou tema a respeito do qual queria saber. Sintonizar-se com o processo se fazer esta concentração prévia é como ligar uma televisão sem ajustar o canal que você deseja. Concentre-se e focalize exatamente o que você deseja saber.
Segundo passo: limpe sua mente de tudo. Abandone-se sem qualquer necessiade de controle ou expectativas ou noções preconcebidas daquilo que irá descobrir.
Terceiro passo: Concentre sua energia. Os xamãs fazem uso de batidas de tambor para isso. Para eles o tambor simboliza o 'cavalo' ou a 'canoa' que os irá conduzir pelo mundo espiritual.
Lembre-se que este é um ritual sério e que você ao fazê-lo, está entrando em contato com seu próprio espírito que é muito mais velho e muito mais sábio do que você. Portanto, motivos escusos como ganhos pessoais ou desumanos, levar vantagens sobre outros, ou o desejo de privar alguém daquilo que tem ou de querer derrotá-lo são completamente contraditórios às leis no mundo espiritual.
Durante a jornada você pode receber informações ou conselhos que talvez não sejam bons para você escutar. Portanto ao iniciar uma jornada você deve ter certeza de que está pronto para qualquer introvisÃo, seja elas do seu agrado ou não.
A jornada se inicia por um relaxamento em um lugar seguro e agradável. Em seguida concentre-se na questão a respeito da qual você deseja mais informações afastando toda interferência de qualquer nível que se venha a apresentar.
Em seguida, reforce sua receptividade dizendo: "Apreciarei toda ajuda que puder receber nesta questão. Utilizarei a informação que receber com integridade.".Veja, escute ou sinta, na melhor de suas habilidades de visualização sem censuras nem julgamentos.
Feche os olhos e faça três ou quatro respirações profundas mais uma vez relaxando profundamente. Imagine com todos os seus sentidos a entrada de uma caverna ou apenas uma abertura na teraa. Afaste sua mente de todo o resto, deixando apenas esta imagem. Você também pode imaginar uma logoa ou um buraco em um tronco de árvore, mas seja o que for, reforce esta imagem com todos os seus sentidos, desde sua forma e cor, até os sons e odores circundantes.
Aproxime-se da entrada ou abertura e entre. Imagine a parede da caverna ou a textura da terra. Logo você irá se encontrar com uma presença forte que o guiará em sua jornada. Ela é o seu espírito guia que pode ser um animal, uma pessoa, uma voz, uma luz, uma bola de energia ou ter ainda qualquer outra forma.
Faça sua pergunta ao guia e prepare-se parasua jornada. Ele poderá mandar você montar em suas costas ou simplesmente que o acompanhe de alguma maneira. Normalmente este trecho é uma descida rápida por um túnel. O destino ou saída do outro lado pode ser uma paisagem, uma sala com alguem esperando para lhe dizer alguma coisa.
O que quer que seja, aceite de bom grado e quando for convidado a se retirar, aceite-o. Normalmente o seu guia retorna com você, mas se ele não vier, lembre-se de voltar pelo mesmo caminho. Se você não fizer isso poderá não se lembrar do que aconteceu.
De volta à entrada agradeça ao seu guia e saia pela abertura. É aconselhável anotar tão logo você recobre sua consciência para que você comece a reunir os significados das diversas mensagens recebidas.
Recapitulando. Os Passos:
Deite-se em local tranqüilo.
Relaxe.
Formule a pergunta que deseja saber.
Imagine a abertura na terra.
Encontre o guia ou aliado.
Diga ao seu guia a sua questão.
Siga o guia e todas as suas intruções
Retorne pelo mesmo caminho.
Agradeça ao guia.
anote sua experiência.
Normalmente a informação que você trás de volta de sua jornada é clara e precisa, mas também pode ocorrer formas simbólicas que talvez seja necessário uma interpretação de sua parte quanto ao seu significado. o simples fato do surgimento de um simbolo demostra que existe algo mais na situação que aparentemente não está à mostra. Se for o caso, não se apresse.Interprete e espere que o signficado se tornará claro no momento certo.
Quanto mais você praticar a jornada xamânica, mais habilidoso você se tornará. Podendo, com o tempo, praticá-la em qualquer lugar e em qualquer momento, masmo num tumulto de uma multidão.
Aos poucos você descobrirá o prazer da jornada pela própria jornada aumentando a sua perspicácia e visão diferenciada de sua situação no mundo.
sexta-feira, maio 02, 2008
Os quatro compromissos com a libertação dos sonhos
Existem centenas de compromissos que você firmou consigo mesmo, com as outras pessoas, com seu sonho de vida, com Deus, com a sociedade, com seus pais, cônjuge e filhos. Contudo, os mais importantes são os que você fez consigo mesmo, dizendo quem você é, como se sente, no que acredita e como deve se comportar. O resultado é o que você chama de personalidade. Nesses compromissos você diz: "Isso é o que sou. Isso é aquilo em que acredito. Posso fazer certas coisas e outras, não. Essa é a realidade, aquela é a fantasia. Isso é possível, aquilo é impossível".
Um único compromisso não representa tanto problema, mas muitos deles nos fazem sofrer e fracassar. Se você quer viver uma vida de alegria e realização, precisa encontrar coragem para romper esses compromissos baseados no medo e reclamar seu poder pessoal. Os compromissos que vêm do medo exigem um bocado de energia, mas aqueles que derivam do amor nos ajudam a conservar nossa energia e, ainda, receber uma carga energética extra.
Cada um de nós nasce com uma determinada quantidade de poder pessoal, que pode ser reconstruída a cada dia após um descanso. Infelizmente desperdiçamos tudo - primeiro para criar esses compromissos, depois, para mantê-los. Nosso poder pessoal é dissipado por todas as obrigações criadas e o resultado disso é que nos sentimos vazios e frágeis. Temos poder suficiente para sobreviver a cada dia, porque a maior parte dele é usada para manter os compromissos que nos atrelam ao sonho do planeta. Como podemos transformar o sonho de nossa vida quando não temos força sequer para mudar o menor compromisso?
Se não gostamos do sonho de nossa vida, precisamos alterar os compromissos que nos regulam. Quando, finalmente, estivermos prontos para mudá-los, quatro compromissos poderosos nos ajudarão a quebrar aqueles que vêm do medo e drenam nossa energia.
A cada vez que se rompe um acordo, o poder usado para criá-lo retorna ao seu dono. Se você adotar esses quatro novos compromissos, eles criarão poder pessoal suficiente para alterar todo o seu antigo sistema de obrigações.
Você precisa de muita força de vontade para adotar os Quatro Compromissos - mas se você conseguir começar a viver sua vida de acordo com eles, a transformação será impressionante. Você verá o inferno desaparecer diante dos seus olhos. Em vez de viver um sonho infernal, estará criando um novo sonho — seu sonho pessoal do céu.
Don Miguel Ruiz no livro Os quatro Compromissos – Filosofia Tolteca
Neste momento, considero importante recomendar a leitura na íntegra do livro em referência, para compreensão profunda da significância destes quatro compromissos. Eles estão listados abaixo de forma sucinta, mas jamais se sinta satisfeito com esta mera degustação, vá fundo neste compromisso com o resgate dos seus sonhos, com o resgate de você.
Os quatro compromissos para a libertação do mundo da ilusão e conquista do mundo da realidade, da verdade, da meditação, da iluminação, da paz:
1- PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra. Através da palavra torna-se possível a expressão do poder criativo. A palavra é um instrumento de magia: branca ou negra. Uma faca de dois gumes: pode materializar o mais exuberante dos sonhos ou destruir uma nação. Dependendo de como é usada, ela pode gerar liberdade ou escravidão. Ser impecável é não contrariar sua natureza, é assumir a responsabilidade por seus atos, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou culpas. Sem peccatu. Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia, ou seja, não desperdiçar ou perder energia e poder pessoal. É usar a palavra na direção da verdade e do amor por você. Se você se comprometer a ser impecável com sua palavra, basta essa intenção para que a verdade se manifeste por seu intermédio e limpe todo o veneno emocional que existe em seu interior.
2- SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal. Se você leva tudo para o pessoal é porque concorda com o que está sendo dito. Ao concordar todo o veneno passa a fazer parte de você. O que causa seu próprio envenenamento é o que os toltecas chamam de importância pessoal, expressão máxima do egocentrismo. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, nevoeiro ou mente, inclusive você. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também. Se você se ofender sua reação será defender suas crenças e criar mais conflitos. Então, se você fica brava comigo, sei que está lidando consigo mesma. Sou apenas uma desculpa para você se irritar e fingir que não tem medo. Mas na verdade, sua braveza é uma expressão do seu medo. Sem medo não existe motivo para se irritar, brigar ou me odiar. Sem medo, não há motivo para sentir ansiedade, ciúme inveja.
3- TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões. Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Interpretar tudo segundo nossa ótica, nossa mente, nossas crenças. É que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando - levamos para o lado pessoal -, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso, fazemos presunções, estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão, entendemos de modo errado, levamos para o pessoal e acabamos criando um grande conflito interno, familiar, profissional, mundial, do nada. Como ficamos com medo de pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre elas; depois as defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento. O grande mitote na mente humana cria um bocado de caos, que faz com que interpretemos mal e tudo errado. Apenas enxergamos o que queremos enxergar e escutamos o que queremos escutar. Temos o hábito de sonhar sem base na realidade. Literalmente, enxergamos e escutamos coisas com nossa embaçada imaginação.
4- QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si. Na verdade, esse é o compromisso de colocar na prática os outros 3 compromissos. Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite. Não resista à vida que está passando através de você, porque é Deus passando através de você. Apenas sua existência prova a existência de Deus. Sua existência prova a existência da vida e da energia.
Não precisamos saber ou provar coisa alguma. Simplesmente ser, assumir o risco e apreciar a vida é tudo o que importa. Diga "não" quando tiver de dizer "não" e "sim" quando tiver de dizer "sim". Você tem o direito de ser você. E só pode ser você quando dá o melhor de si. Quando não dá o melhor de si, está se negando o direito de ser você. Essa é uma semente que deve alimentar em sua mente. Você não precisa de grande sabedoria nem de grandes conceitos filosóficos. Não precisa da aceitação dos outros. Você expressa sua divindade estando vivo e amando a si e aos outros. Os primeiros três compromissos só vão funcionar se você fizer o melhor.
Não espere sempre poder ser impecável com as suas palavras. Seus hábitos rotineiros são fortes e enraizados demais em sua mente. Mas você sempre pode fazer o melhor.
Não espere nunca levar nada para o pessoal. Mas faça o melhor e com a maior consciência - presença - possível.
Não espere que vá parar de tirar conclusões apressadas, que vá começar a perguntar com todo o direito que todos temos. Mas com certeza, todos os santos dias de Deus, você pode fazer o seu melhor, tornando todos estes vírus que perpetuam a ilusão, que nos roubam TODAS as nossas energias através das emoções desequilibradas, INÚTEIS.
E mais: conte sempre, para a boa e efetiva prática destes quatro compromissos, com os melhores óculos para enxergar tudo o que acontece à sua volta – interno e externo. Com a melhor ferramenta para desarmar Vítimas e Juízes: o RISO.
Será ele, o riso, que poderá até virar gargalhada – ou choro de tanto riso –, quando você perceber o tanto de mentira e maldade existe em algumas de suas palavras. Será ele que poderá transformar, curar: a força, a magia, a impecabilidade das suas palavras.
Será ele, o riso, quem o fará rir dos momentos em que você levar – qualquer coisa - para o pessoal. É muito risível percebermos nossas próprias armadilhas de aprisionamento no próprio umbigo.
Será ele, o riso, que poderá se manifestar curativamente, na hora em que você esquecer de perguntar e tirar conclusões precipitadas e enganadas pela ilusão da sua imaginativa mente enevoada (que aliás não ri ou acha graça de nada).
Será ele, o riso, que o motivará a dar o melhor de si. E quanto melhor de si, mais vontade de rir, sorrir e gargalhar.
Enfim, o rir nos coloca rapidamente num balão, posição em que podemos nos ver sob uma ótica muito mais ampla, panorâmica, e assim perceber o quanto “O Eu livre que voa” pode rir “de monte” do “Eu aprisionado pelas suas ilusões, crenças e condicionamentos”.
Ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru!
Será ele, o riso, que irá fazê-lo relaxar a cada momento, que com a presença do riso será REAL, na coragem "impecável" e "divertida" para se libertar!
Referências: Os quatro compromissos – o livro da Filosofia Tolteca – Don Miguel Ruiz – editora Best Seller e Quero Viver num Planeta que RI - Conceição Trucom - edição independente na forma de livro eletrônico.
Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Email: mctrucom@docelimao.com.br
Um único compromisso não representa tanto problema, mas muitos deles nos fazem sofrer e fracassar. Se você quer viver uma vida de alegria e realização, precisa encontrar coragem para romper esses compromissos baseados no medo e reclamar seu poder pessoal. Os compromissos que vêm do medo exigem um bocado de energia, mas aqueles que derivam do amor nos ajudam a conservar nossa energia e, ainda, receber uma carga energética extra.
Cada um de nós nasce com uma determinada quantidade de poder pessoal, que pode ser reconstruída a cada dia após um descanso. Infelizmente desperdiçamos tudo - primeiro para criar esses compromissos, depois, para mantê-los. Nosso poder pessoal é dissipado por todas as obrigações criadas e o resultado disso é que nos sentimos vazios e frágeis. Temos poder suficiente para sobreviver a cada dia, porque a maior parte dele é usada para manter os compromissos que nos atrelam ao sonho do planeta. Como podemos transformar o sonho de nossa vida quando não temos força sequer para mudar o menor compromisso?
Se não gostamos do sonho de nossa vida, precisamos alterar os compromissos que nos regulam. Quando, finalmente, estivermos prontos para mudá-los, quatro compromissos poderosos nos ajudarão a quebrar aqueles que vêm do medo e drenam nossa energia.
A cada vez que se rompe um acordo, o poder usado para criá-lo retorna ao seu dono. Se você adotar esses quatro novos compromissos, eles criarão poder pessoal suficiente para alterar todo o seu antigo sistema de obrigações.
Você precisa de muita força de vontade para adotar os Quatro Compromissos - mas se você conseguir começar a viver sua vida de acordo com eles, a transformação será impressionante. Você verá o inferno desaparecer diante dos seus olhos. Em vez de viver um sonho infernal, estará criando um novo sonho — seu sonho pessoal do céu.
Don Miguel Ruiz no livro Os quatro Compromissos – Filosofia Tolteca
Neste momento, considero importante recomendar a leitura na íntegra do livro em referência, para compreensão profunda da significância destes quatro compromissos. Eles estão listados abaixo de forma sucinta, mas jamais se sinta satisfeito com esta mera degustação, vá fundo neste compromisso com o resgate dos seus sonhos, com o resgate de você.
Os quatro compromissos para a libertação do mundo da ilusão e conquista do mundo da realidade, da verdade, da meditação, da iluminação, da paz:
1- PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra. Através da palavra torna-se possível a expressão do poder criativo. A palavra é um instrumento de magia: branca ou negra. Uma faca de dois gumes: pode materializar o mais exuberante dos sonhos ou destruir uma nação. Dependendo de como é usada, ela pode gerar liberdade ou escravidão. Ser impecável é não contrariar sua natureza, é assumir a responsabilidade por seus atos, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou culpas. Sem peccatu. Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia, ou seja, não desperdiçar ou perder energia e poder pessoal. É usar a palavra na direção da verdade e do amor por você. Se você se comprometer a ser impecável com sua palavra, basta essa intenção para que a verdade se manifeste por seu intermédio e limpe todo o veneno emocional que existe em seu interior.
2- SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal. Se você leva tudo para o pessoal é porque concorda com o que está sendo dito. Ao concordar todo o veneno passa a fazer parte de você. O que causa seu próprio envenenamento é o que os toltecas chamam de importância pessoal, expressão máxima do egocentrismo. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, nevoeiro ou mente, inclusive você. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também. Se você se ofender sua reação será defender suas crenças e criar mais conflitos. Então, se você fica brava comigo, sei que está lidando consigo mesma. Sou apenas uma desculpa para você se irritar e fingir que não tem medo. Mas na verdade, sua braveza é uma expressão do seu medo. Sem medo não existe motivo para se irritar, brigar ou me odiar. Sem medo, não há motivo para sentir ansiedade, ciúme inveja.
3- TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões. Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Interpretar tudo segundo nossa ótica, nossa mente, nossas crenças. É que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando - levamos para o lado pessoal -, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso, fazemos presunções, estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão, entendemos de modo errado, levamos para o pessoal e acabamos criando um grande conflito interno, familiar, profissional, mundial, do nada. Como ficamos com medo de pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre elas; depois as defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento. O grande mitote na mente humana cria um bocado de caos, que faz com que interpretemos mal e tudo errado. Apenas enxergamos o que queremos enxergar e escutamos o que queremos escutar. Temos o hábito de sonhar sem base na realidade. Literalmente, enxergamos e escutamos coisas com nossa embaçada imaginação.
4- QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si. Na verdade, esse é o compromisso de colocar na prática os outros 3 compromissos. Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite. Não resista à vida que está passando através de você, porque é Deus passando através de você. Apenas sua existência prova a existência de Deus. Sua existência prova a existência da vida e da energia.
Não precisamos saber ou provar coisa alguma. Simplesmente ser, assumir o risco e apreciar a vida é tudo o que importa. Diga "não" quando tiver de dizer "não" e "sim" quando tiver de dizer "sim". Você tem o direito de ser você. E só pode ser você quando dá o melhor de si. Quando não dá o melhor de si, está se negando o direito de ser você. Essa é uma semente que deve alimentar em sua mente. Você não precisa de grande sabedoria nem de grandes conceitos filosóficos. Não precisa da aceitação dos outros. Você expressa sua divindade estando vivo e amando a si e aos outros. Os primeiros três compromissos só vão funcionar se você fizer o melhor.
Não espere sempre poder ser impecável com as suas palavras. Seus hábitos rotineiros são fortes e enraizados demais em sua mente. Mas você sempre pode fazer o melhor.
Não espere nunca levar nada para o pessoal. Mas faça o melhor e com a maior consciência - presença - possível.
Não espere que vá parar de tirar conclusões apressadas, que vá começar a perguntar com todo o direito que todos temos. Mas com certeza, todos os santos dias de Deus, você pode fazer o seu melhor, tornando todos estes vírus que perpetuam a ilusão, que nos roubam TODAS as nossas energias através das emoções desequilibradas, INÚTEIS.
E mais: conte sempre, para a boa e efetiva prática destes quatro compromissos, com os melhores óculos para enxergar tudo o que acontece à sua volta – interno e externo. Com a melhor ferramenta para desarmar Vítimas e Juízes: o RISO.
Será ele, o riso, que poderá até virar gargalhada – ou choro de tanto riso –, quando você perceber o tanto de mentira e maldade existe em algumas de suas palavras. Será ele que poderá transformar, curar: a força, a magia, a impecabilidade das suas palavras.
Será ele, o riso, quem o fará rir dos momentos em que você levar – qualquer coisa - para o pessoal. É muito risível percebermos nossas próprias armadilhas de aprisionamento no próprio umbigo.
Será ele, o riso, que poderá se manifestar curativamente, na hora em que você esquecer de perguntar e tirar conclusões precipitadas e enganadas pela ilusão da sua imaginativa mente enevoada (que aliás não ri ou acha graça de nada).
Será ele, o riso, que o motivará a dar o melhor de si. E quanto melhor de si, mais vontade de rir, sorrir e gargalhar.
Enfim, o rir nos coloca rapidamente num balão, posição em que podemos nos ver sob uma ótica muito mais ampla, panorâmica, e assim perceber o quanto “O Eu livre que voa” pode rir “de monte” do “Eu aprisionado pelas suas ilusões, crenças e condicionamentos”.
Ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru!
Será ele, o riso, que irá fazê-lo relaxar a cada momento, que com a presença do riso será REAL, na coragem "impecável" e "divertida" para se libertar!
Referências: Os quatro compromissos – o livro da Filosofia Tolteca – Don Miguel Ruiz – editora Best Seller e Quero Viver num Planeta que RI - Conceição Trucom - edição independente na forma de livro eletrônico.
Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Email: mctrucom@docelimao.com.br
Subscrever:
Mensagens (Atom)