sábado, maio 03, 2008

O Tratamento pelo Xamanismo

O aconselhamento xamânico constituiu uma forma antiga e poderosa de recuperação de informações e consulta interior, a qual pode ser adaptada para o uso de qualquer pessoa. É uma busca transcultural e tradicional de conhecimetno e poder pessoal, um conjunto de técnicas desenvolvidas que possibilita aos indivíduos aprender conscientemente a transpor o aparente abismo existente entre o mundo físico e as esferas da imaginação e da visão.

Os xamãs utilizam os poderes interiores para sustentar suas conclusões a respeito de uma situação, ao invés das preocupações materiais on a única coisa que você tem a fazer é abandonar seu sistema de crenças convencional acerca da realidade.

Segundo o Xamanismo, todos os elementos do meio ambiente estão vivos e todos possuem sua fonte de poder no mundo espiritual. Pedras, plantas, animais, nuvens e o vento estão carregados de vida e devem receber o devido respeito para a manutenção da harmonia e da saúde. Para os Xamãs, todas as formas de vida estão interligadas, e o equilíbrio mutuamente sustentador entre eles é fundamental para a sobrevivência da humanidade. A rede de poder da natureza é o doador de vida e a fonte de toda atividade bem-sucedida.

A Jornada Espiritual

Os Xamãs têm acesso à informação acerca da sobrevivência e ao conhecimento vitais que conhecemos como jornada xamânica espiritual. Eles viajam em sua imaginação a fim de estabelecer contato com a fonte universal de toda informação "voando" profundamente dentro de si mesmos. Ao concetrarem-se em uma pergunta ou problema que os preocupa, sua jornada extática oferecerá uma resposta, permitindo-lhes ultrapassar os bloqueios do mundo material e confiar em uma visão mais ampla.

Os Xamãs

Os Xamãs sempre foram pragmáticos sempre trabalhando para aumentar sua reputação de eficientes curandeiros e visionários a partir da eficácia de seus métodos.

Normalmente eles são iniciados de três maneiras: são auto-selecionados; são escolhidos para serem treinados por xamãs mais velhos, às vezes após sobreviver a um acidente ou enfermidade que colocaram em risco a sua vida; eles herdam o papel de xamã de seu pai ou sua mãe. Mas seja qual for o método, eles são submetidos a um prolongado período de treinamento e em geral precisam parar por um teste rigoroso e via de regra brutal antes de se tornarem xamãs por seus próprios méritos.

Contudo muitas das técnicas xamânicas podem ser usadas por homens comuns lhes ajudando na evolução e sucesso da vida.Mesmo sendo muito poderoso, o Xamanismo não é solução para todos os problemas de sua vida mas podem abrandar o seu caminho para que você consigua chegar à solução.

Os Xamãs sabem e possuem muitas qualidades que vão de um nível concreto de conhecerem o plano físico e o poder da natureza quanto a poderes de sua visão interior e imaginaçào para viajar para o conhecimetno e informação do que procuram. Aprendem a reconhecer pistas, sinais e símbolos e a saber interpretá-los a fim de supererem obstáculos e problemas. Possuem um ótimo nível de comunicaçào, tanto externa quanto interna e comumente possuem um pé em ambos os mundos ao mesmo tempo, sem perder contato com os dois.Sabem alterar seus níveis de consciência sempre que o desejam. São lutadores, disciplinados e persistentes em suas tentativas de adquirir poder e utilizá-lo para o bem comum.

Para você desenvolver suas habilidades xamânicas, você deverá primeiro aprender a respeito da energia sutil e seu funcionamento. Aprender sobre seu espírito e seu funcionamento; tudo com um objetivo de proteção para quando você estiver envolvido em um trabalho xamânico.

Para os Xamãs, a imaginação é mais do que uma atividade cerebral. Na realidade ela é considerada um veículo real que os leva para esferas desconhecidas. Pensamentos e sentimentos são formas de energia que vão para locais específicos na rede de poder.

Os Xamãs preenchem um conjunto variado e fascinante de papéis, incluindo o de artista sagrado, poeta, músico, mediador, cerimonialista, dançarino e cantor. Os Xamãs possuem quatro especialidades principais:

cura;
acesso ao conhecimento novo e/ou perdido;
desenvolvimento do poder;
e profecia ou predições.
Mesmo possuindo conhecimentos em todas estas áreas, normalmente eles costumam concentrar-se em uma delas, a fim de conhecê-las a fundo. Curandeiros ou curadores especializam-se no aprendizado do poder das plantas e ervas medicinais para a cura de enfermidades. Outros desenvolvem-se na habilidade de prever o tempo, localizar boas oportunidades e alertar para possíveis perigos. Outros ainda tornam-se intermediários de poder, mestres nas suspensão das leis da gravidade ou do espaço/tempo. Mas seja qual for sua especialidade, os xamãs são os curandeiros e curandeiras de suas comunidades e são encontrados em todo o mundo. O poder visinário, vidente e curador do xamã foi encontrado na Sibéria, Índia e Tibet.

A Jornada Xamânica

A Jornada Xamânica é o método mais comum utilizado na orientação xamânica na comunicação com seu ser espritiual e obtenção de informações. Sua tarefa é aprender a fazer a jornada interior e a comunicar-se com o seu próprio espírito

Tudo que você vai fazer uso aqui é da imaginação, de sua capacidade de criar imagens e interagir com elas mesmo quando elas lhes parecem ilógicas e irracionais. Você deve se lembrar que este é um outro mundo, uma outra dimensão onde a imaginação o colocará em contato com uma rede de poder e com o espírito de todas as coisas, o mundo da realidade supra-ordinária.

Sabemos que com o nosso crescimento biológico acabamos criando crenças e padrões que nos limitam e para rompermos este grande obstáculos devemos alcançar um nível elevado de confiança no que se apresenta a nós como uma "realidade alternativa". Para conseguirmos qualquer sucesso neste empreendimento temos que nos colocar verdadeiramente em nossa imaginação. Temos que estar inteiros, 100% envolvidos.

Para um xamã obter as informações ou encontrar um espírito guardião perdido, o primeiro passo é "imaginar o que "se está procurando". Esta capacidade de visualizaçào é uma técnica utilizada para se criar quadros mentais exatos sobre aquilo que queremos:

Primeiro crie uma imagem mental exata do artigo ou experiência que você deseja cria na realidade
descreva-a com todos os detalhes para si mesmo
empregue todos os seus sentidos para a criação de uma imgem completa.
deixe-a ir e depois repita oexercício mais 10 vezes.
A visualização na jornada xanânica é criada da mesma maneira. Primeiro você deve focalizar ativamente sua questão, problema ou objetivo, deve ser capaz de "ver", sentir e perceber claramente esta questão e então estar receptivo à resposta ou orientação dada.

Todo o sucesso de uma experiência xamânica está em sua habilidade de soltar-se e na sua capacidade de ouvir. Qualquer emoção ou sentimento intenso, como também a própria razão são fortes obstáculos de qualquer processo xamânico. Você deve se abandonar para alcançar seus objetivos como também para aceitar os resultados sem julgamentos.

A visão xamânica incorpora elementos da natureza bem como a utilização de todos os sentidos, dando à sua visualização (capacidade de criação de imagens) um toque único. Lembre-se sempre de aplicar os sentidos daaudição, do olfato e até do paladar em suas experiências.

Além do mundo da forma (objeto ou um cenário), é também muito importante a freqüência na qual vibra a energia desta forma. Apesar de abstrato, este conceito entrar numa perspectiva do xamanismo onde se atribui às coisas animadas ou inanimadas, um espírito ou energia que vibra de acordo com um nível de freqüência específico. Esta freqüência é percebida na cor e densidade da imagem criada.

Passos importantes:

Primeiro passo: Antes de iniciar uma jornada você deve preparar-se concentrando-se em uma questão ou tema a respeito do qual queria saber. Sintonizar-se com o processo se fazer esta concentração prévia é como ligar uma televisão sem ajustar o canal que você deseja. Concentre-se e focalize exatamente o que você deseja saber.

Segundo passo: limpe sua mente de tudo. Abandone-se sem qualquer necessiade de controle ou expectativas ou noções preconcebidas daquilo que irá descobrir.

Terceiro passo: Concentre sua energia. Os xamãs fazem uso de batidas de tambor para isso. Para eles o tambor simboliza o 'cavalo' ou a 'canoa' que os irá conduzir pelo mundo espiritual.

Lembre-se que este é um ritual sério e que você ao fazê-lo, está entrando em contato com seu próprio espírito que é muito mais velho e muito mais sábio do que você. Portanto, motivos escusos como ganhos pessoais ou desumanos, levar vantagens sobre outros, ou o desejo de privar alguém daquilo que tem ou de querer derrotá-lo são completamente contraditórios às leis no mundo espiritual.

Durante a jornada você pode receber informações ou conselhos que talvez não sejam bons para você escutar. Portanto ao iniciar uma jornada você deve ter certeza de que está pronto para qualquer introvisÃo, seja elas do seu agrado ou não.

A jornada se inicia por um relaxamento em um lugar seguro e agradável. Em seguida concentre-se na questão a respeito da qual você deseja mais informações afastando toda interferência de qualquer nível que se venha a apresentar.

Em seguida, reforce sua receptividade dizendo: "Apreciarei toda ajuda que puder receber nesta questão. Utilizarei a informação que receber com integridade.".Veja, escute ou sinta, na melhor de suas habilidades de visualização sem censuras nem julgamentos.

Feche os olhos e faça três ou quatro respirações profundas mais uma vez relaxando profundamente. Imagine com todos os seus sentidos a entrada de uma caverna ou apenas uma abertura na teraa. Afaste sua mente de todo o resto, deixando apenas esta imagem. Você também pode imaginar uma logoa ou um buraco em um tronco de árvore, mas seja o que for, reforce esta imagem com todos os seus sentidos, desde sua forma e cor, até os sons e odores circundantes.

Aproxime-se da entrada ou abertura e entre. Imagine a parede da caverna ou a textura da terra. Logo você irá se encontrar com uma presença forte que o guiará em sua jornada. Ela é o seu espírito guia que pode ser um animal, uma pessoa, uma voz, uma luz, uma bola de energia ou ter ainda qualquer outra forma.

Faça sua pergunta ao guia e prepare-se parasua jornada. Ele poderá mandar você montar em suas costas ou simplesmente que o acompanhe de alguma maneira. Normalmente este trecho é uma descida rápida por um túnel. O destino ou saída do outro lado pode ser uma paisagem, uma sala com alguem esperando para lhe dizer alguma coisa.

O que quer que seja, aceite de bom grado e quando for convidado a se retirar, aceite-o. Normalmente o seu guia retorna com você, mas se ele não vier, lembre-se de voltar pelo mesmo caminho. Se você não fizer isso poderá não se lembrar do que aconteceu.

De volta à entrada agradeça ao seu guia e saia pela abertura. É aconselhável anotar tão logo você recobre sua consciência para que você comece a reunir os significados das diversas mensagens recebidas.

Recapitulando. Os Passos:

Deite-se em local tranqüilo.
Relaxe.
Formule a pergunta que deseja saber.
Imagine a abertura na terra.
Encontre o guia ou aliado.
Diga ao seu guia a sua questão.
Siga o guia e todas as suas intruções
Retorne pelo mesmo caminho.
Agradeça ao guia.
anote sua experiência.
Normalmente a informação que você trás de volta de sua jornada é clara e precisa, mas também pode ocorrer formas simbólicas que talvez seja necessário uma interpretação de sua parte quanto ao seu significado. o simples fato do surgimento de um simbolo demostra que existe algo mais na situação que aparentemente não está à mostra. Se for o caso, não se apresse.Interprete e espere que o signficado se tornará claro no momento certo.

Quanto mais você praticar a jornada xamânica, mais habilidoso você se tornará. Podendo, com o tempo, praticá-la em qualquer lugar e em qualquer momento, masmo num tumulto de uma multidão.

Aos poucos você descobrirá o prazer da jornada pela própria jornada aumentando a sua perspicácia e visão diferenciada de sua situação no mundo.

Sem comentários: