segunda-feira, outubro 03, 2011

Co-dependência Nunca Mais

Co-dependência Nunca Mais - Melody Beattie Capítulo 16 - Estabeleça Seus Próprios Objetivos "Acredite que a vida vale a pena ser vivida e sua crença criará o fato. Não tenha medo de viver". - Willian James A descoberta mais excitante que fiz durante minha sobriedade e minha recuperação da co-dependência é sobre a mágica de estabelecer objetivos. As coisas acontecem. As coisas mudam. Consigo fazer projetos importantes. Eu mudo. Conheço novas pessoas. Encontro-me em lugares interessantes. Atravesso períodos difíceis com um mínimo de caos. Os problemas se resolvem. Minhas necessidades e meus desejos são satisfeitos. Os sonhos se tornam realidade. Eu sou entusiasmada em estabelecer objetivos e espero que possa transmitir meu entusiasmo a você. Não há nada no mundo como ir aonde se quer ir, conseguir o que se deseja, resolver um problema, ou fazer algo que sempre desejamos fazer. Muitos co-dependentes não conhecem nossa alegria. Isso também é novidade para mim. Passei muitos anos de minha vida sem mesmo me preocupar em pensar o que desejava e precisava, aonde queria ir e o que queria fazer. A vida era para ser tolerada. Achava que as coisas boas não estavam ao meu alcance. Não estava interessada em minha vida, exceto como um apêndice de outras pessoas. Nem pensava em viver minha vida; eu estava concentrada em outros. Estava ocupada demais em reagir, em vez de agir. Não estou sugerindo que podemos controlar todos os acontecimentos de nossa vida. Não podemos. Não temos a palavra final em quase nada; Deus tem. Mas acredito que podemos cooperar com bondade. Acredito que podemos planejar, fazer pedidos, e dar início a um processo de movimento. "O desejo, quando trabalhado, é poder", escreve David Schwartz em seu best seller The Magic of Thinking Big. A falta de perseguir um desejo, de fazer o que mais se deseja fazer, pavimenta o caminho, que leva à mediocridade. "O sucesso exige um esforço de corpo e mente, e você só pode colocar seu corpo e sua mente em algo que realmente deseja". Os objetivos também nos dão direção e propósito. EU não entro no meu carro, viro a chave, começo a dirigir e espero chegar a algum lugar. Eu decido aonde quero ir ou onde gostaria de parar, depois viro o carro naquela direção. É assim que também tento viver minha vida. Às vezes, acontecem coisas, e por uma variedade de razões posso não terminar aonde desejava ir. Se eu mudar de idéia ou se algum problema além de meu controle interferi, eu me encontrarei fazendo algo diferente do que planejava. A hora certa e as circunstâncias exatas podem variar. Tudo bem. Geralmente, termino em algum lugar melhor ou algum lugar que seja melhor para mim. É aí que entram a aceitação, a confiança, a fé e a espontaneidade. Mas pelo menos não estou dirigindo pela vida sem rumo. Muitas das coisas que desejo acontecem. Estou menos preocupada em resolver meus problemas, porque transformei meus problemas em objetivos. E estou começando a pensar e considerar o que eu desejo e necessito. Objetivos são divertidos. Eles geram interesse e entusiasmo pela vida. Eles tornam a vida interessante e, às vezes, excitante. "Entregue-se ao desejo e ganhe energia, entusiasmo, acuidade mental, e até melhor saúde. A energia aumenta, multiplica-se, quando você estabelece um objetivo e resolve trabalhar em prol dele. Muitas pessoas, milhões delas, podem encontrar uma nova energia escolhendo um objetivo e dando tudo de si para alcançá-lo. Os objetivos curam a monotonia. Os objetivos curam até muitas doenças crônicas". Existe uma mágica em estabelecer e escrever num papel seus objetivos. Isso coloca em movimento uma poderosa força psicológica, espiritual e emocional. Tornamo-nos conscientes disso e fazemos as coisas que precisamos fazer para realizar e conseguir o que desejamos. As coisas vêm a nós. As coisas começam a acontecer" Segue-se outro trecho de The Magic of Thinking Big: "Vamos sondar um pouco mais profundamente os poderes dos objetivos. Quando você se entrega a seus desejos, quando se deixa ficar obcecado por um objetivo, você recebe a força, a energia e o entusiasmo físico necessários para alcançá-lo. Mas você recebe algo mais, algo igualmente valioso. Recebe a "instrumentação automática" necessária para mantê-lo em direção a seu objetivo. "A coisa mais impressionante sobre um objetivo profundamente desejado é que isso mantém você no caminho para conseguí-lo. Isso não é conversa fiada. O que acontece é isso: quando você se entrega a seu objetivo, o objetivo trabalha sozinho em seu subconsciente. Seu subconsciente está sempre em equilíbrio. Sua mente consciente, não, a menos que esteja ligada no que seu subconsciente esteja pensando. Sem a total cooperação do subconsciente, a pessoa fica hesitante, confusa, indecisa. Agora, com seu objetivo absorvido em seu subconsciente você consegue a maneira certa automaticamente. A mente consciente fica livre para pensar clara e diretamente." Quais são os seus objetivos? O que desejamos que aconteça em nossa vida - esta semana, este mês, este ano, nos próximos cinco anos? Que problemas desejamos resolver? Que coisas materiais gostaríamos de possuir? Que mudanças desejamos fazer em nós mesmos? O que adoraríamos fazer com uma carreira? O que queremos conseguir? Não vou apresentar aqui um texto escolar sobre como você pode exatamente estabelecer objetivos. Há muito tempo que estabelecer objetivos tem sido uma coisa bastante aborrecida de ser feita. A seguir darei algumas idéias que acredito serem importantes. Encontre você mesmo um caminho que funcione. - Transformar tudo em objetivo. Se temos um problema, faça de sua solução um objetivo. Não precisamos conhecer a solução. Nosso objetivo é resolver esse problema. Há alguma coisa que desejamos? Um novo colchão-d'água, um suéter vermelho, um carro novo, cabelos longos, unhas compridas? Transforme isso em objetivos. Desejamos ir a algum lugar - à Europa, à America Central, ao circo? Desejamos um relacionamento amoroso e saudável? Transforme isso num objetivo. Há algo que sempre desejamos fazer - estudar, trabalhar para uma determinada empresa, ganhar tanto por mês. Transforme isso em objetivo. Precisamos decidir que carreira desejamos seguir? Transformemos tomar uma decisão num objetivo. Queremos ficar mais perto de Deus, ir à igreja todos os domingos ou ler a Bíblia todos os dias? Trasformemos isso em objetivo. Queremos mudar algo sobre nós mesmos - aprender a dizer não, tomar uma determinada decisão, resolver alguma raiva? Transformemos isso em objetivo. Queremos melhorar nossos relacionamentos com certas pessoas - crianças, amigos, cônjuge, parentes? Transformemos isso em objetivo. Queremos fazer novos relacionamentos, perder peso, ganhar peso, deixar de nos preocupar, parar de controlar? Queremos aprender a nos divertir, aprender a desfrutar do sexo, conseguir a aceitação de alguma pessoa ou incidente em particular, perdoar alguém? Acredito que podemos transformar cada aspecto de nossa vida num objetivo bem-sucedido. Se algo nos aborrecer, transformemos isso num objetivo. Se estamos conscientes de que algo precisa ser mudado, façamos disso um objetivo. Se queremos isso, façamos disso um objetivo. - Omitir os "deveria". Já temos bastante "deveria" controlando nossa vida; não precisamos deles em nossos objetivos. Transformemos em objetivo livrarmo-nos de setenta e cinco por cento de nossos "deveria". - Não nos limitamos. Vamos em frente em tudo: tudo o que queremos e precisamos, todos os problemas que desejamos resolver, todos nossos desejos, e até mesmo alguns de nossos caprichos. Não nos preocupemos. Se nãoé para ter alguma coisa, não teremos. Se é para ter, acredito que teremos uma chance bastante melhorada em conseguí-la se transformamos isso em objetivo. - Colocar nossos objetivos no papel. Há uma força extraordinária em colocar nossos objetivos no papel, em vez de armazená-los soltos em sua mente. Nos preocuparemos menos, teremos menos no que pensar e isso dará direção e organização a nossos objetivos. Registrar nossos objetivos também ajuda a dirigir nossa energia e a estar em contato com nosso Poder Superior. Não temos de escrever nossos objetivos de forma bonita e perfeita, ou usar palavras ou sistemas especiais. Registre-os no papel - todos eles. - Dedicar a Deus seus objetivos escritos. Digamos a Deus que essas são as coisas em que estamos interessados, peçamos Sua ajuda, depois entreguemo-nos humildemente. A isso é chamado "Ele o fará, não eu". - Deixar acontecer. Mantenha seus objetivos por perto, onde possa vê-los quando necessário, mas não se preocupe ou fique obcecado sobre como, quando e se. Alguns sugerem que controlemos nossos objetivos diariamente. Eu não faço isso, a não ser quando estou estabelecendo objetivos diários. Mas você pode fazer isso da maneira que escolher. Uma vez que meus objetivos estão escritos, tento não controlá-los ou forçá-los. - Fazer o que pudermos, um dia de cada vez. Dentro das vinte e quatro horas de cada dia, façamos o que parece exeqüível e apropriado. Façamos o que Deus deseja para nós, naquele dia. Façamos o que aparecer em nosso caminho e precisa ser feito. Façamos em paz e com fé. Coisas maravilhosas podem acontecer dessa forma, e realmente acontecem. Tentemos. Temos de fazer nossa parte. Mas creio que podemos e iremos fazer nossa parte melhor fazendo-a um dia de cada vez. Se for hora de fazer algo, saberemos. Se for hora de que algo aconteça, acontecerá. Confiemos em nós mesmos e em Deus. - Estabelecer objetivos regularmente e quando necessário. Gosto de estabelecer meus objetivos anuais no começo de cada ano. Isso me indica que estou interessada em viver minha vida naquele ano em particular. Não acredito nas resoluções de ano novo; acredito em objetivos. Também escrevo os objetivos quando eles me ocorrem durante o ano. Se estiver enfrentando um problema, encontrando uma necessidade, sentindo um novo desejo, transformo isso num objetivo e acrescento-o à minha lista. Também uso objetivos para conseguir atravessar tempos de crises, quando estou me sentindo perturbada. Depois, escrevo todas as coisas que desejo e necessito fazer em um dia, uma semana ou um mês. - Checar os objetivos que alcançamos. Sim, começaremos a atingir nossos objetivos. Nossos desejos e necessidades serão alcançados. Conseguiremos certas coisas importantes para nós. Quando isso acontecer, risque aquele objetivo, dê-se os parabéns e agradeça a Deus. Desta forma, ganharemos confiança em nós mesmos, em estabelecer objetivos, em Deus e no ritmo da vida. Veremos por nós mesmos que as boas coisas realmente nos acontecem. Às vezes, podemos ficar desapontados quando alcançamos um objetivo, se for um objetivo importante que exigia muita energia ou se fizemos um "pensamento mágico" sobre como conseguí-lo. (Pensamento mágico inclui pensamentos como "viverei feliz para sempre depois que esse problema for resolvido" ou "serei feliz para sempre depois que conseguir isso ou aquilo".) Para evitar uma decepção, é importante ter uma longa lista de objetivos e evitar pensamentos mágicos. Eu nunca consegui um objetivo ou resolvi um problema que me capacitasse a viver feliz para sempre. A vida continua, e tento viver feliz e em paz. Pode ser que jamais fiquemos sem uma lista de problemas que precisamos transformar em objetivos. Provavelmente, nunca estaremos sem desejos e necessidades. Mas esse processo de estabelecer objetivos, além de tornar a vida mais agradável, ajuda a desenvolver uma certa fé na corrente e na bondade geral da vida. Os problemas surgem. Os problemas são resolvidos. Desejos e necessidades vêm à mente. Desejos e necessidades são satisfeitos. Os sonhos nascem. Os sonhos são alcançados. As coisas acontecem. Coisas boas acontecem. Depois, mais problemas aparecem. Mas tudo isso está certo. - Ser paciente. Confie no tempo de Deus. Não retiremos um item da lista, se ele ainda for importante, apenas porque não conseguimos ou não recebemos algo quando achamos que deveríamos; os desprezíveis "deveria" se infiltram em todas as áreas de nossa vida. Às vezes, meus objetivos continuam por anos. Quando estabeleço meus objetivos anuais, olho minha folha e penso: "Oh, esse problema nunca será resolvido. Está na minha lista há anos." Ou "Esse sonho nunca será realidade. É o quarto ano seguido que o escrevo." Ou "Nunca serei capaz de mudar esse meu defeito." Isso não é verdade. Apenas ainda não aconteceu. Aqui está um dos melhores pensamentos que encontrei sobre a paciência. É um trecho do livro de Dennis Wholey sobre alcoolismo, The Courage to Change: "Comecei a descobrir que esperar é uma arte, que esperando se conseguem coisas. Esperar pode ser muito, muito poderoso. O tempo é uma coisa valiosa. Se você puder esperar dois anos, às vezes consegue algo que não conseguiria hoje, não importa o quanto venha a ser árduo seu trabalho, o quanto venha a investir nisso, nem quantas vezes venha a bater com a cabeça na parede". As coisas acontecem no seu devido tempo - quando estamos prontos, quando Deus está pronto, quando o mundo está pronto. Deixe estar. Mas mantenha isso na sua lista. Precisamos estabelecer objetivos para nós mesmos. Comece hoje - quando terminar este capítulo. Se você não tiver nenhum objetivo, faça de seu primeiro objetivo "conseguir alguns objetivos". Você provavelmente não começará a viver feliz para sempre, mas poderá começar a viver feliz. ATIVIDADE 1 - Escreva seus objetivos numa folha de papel. Tente pensar em pelo menos dez itens como desejos, problemas a serem resolvidos e mudanças em você mesmo. Escreva tantos objetivos quantos lhe vierem à cabeça. 2 - Revise a lista "Características do Co-dependente" do capítulo 4. Estabeleça como objetivo mudar qualquer uma daquelas características que sejam problemáticas para você. Fonte: Terapia_DozePassos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: