quinta-feira, dezembro 15, 2011

SER ASSERTIVO REALMENTE FUNCIONA



Muitas pessoas têm medo de ser assertivo , ou considerar   o comportamento e ser indelicado. Normalmente, isso é porque confundem ser assertiva com  comportamento agressivo com o comportamento . Em vez de enfrentar um problema, eles usam outras estratégias. E essas estratégias, sendo mal adaptadas , muitas vezes tornam a situação pior.
Ser assertivo é a melhor maneira de promover bons relacionamentos, gerenciar seu chefe, lidar com pessoas mesquinhas, e evitar problemas com os vizinhos. Se isso parece contraditório, você realmente precisa ler   este artigo.
Então, o que é o comportamento agressivo  ? Comportamento é "agressivo" quando você está tentando fazer com que suas necessidades sejam atendidas, mas, pisando nos direitos e sentimentos dos outros no processo. Você está controlando-os, intimidando-os, coagindo-os, abusando deles, ou invadindo seu espaço pessoal ou abusando de seus direitos.

Duas opções principais para essa abordagem é comportamento "assertivos" e comportamento "passivo". A resposta passiva significa apenas que o nome implica, você decidir tomar uma abordagem não-ativa. 
Você deixa a outra pessoa decidir por você. Você não tenta ativamente obter o que deseja. Você toma suas chances de que alguém vai conseguir isso para você ou talvez  as circunstâncias permitirão  que você obtenha o que você precisa.
Uma resposta assertiva é aquela em que você está tentando satisfazer as suas necessidades sem infringir os direitos de ninguém. Um exemplo irá ilustrar as diferenças entre essas três abordagens.

Suponha que você esteja sentado em um cinema. Apenas alguns minutos antes do filme está previsto para começar, alguém com um chapéu bem grande se senta no banco, na frente de você. O chapéu obstrui sua visão da tela.
Agora, vamos olhar para algumas formas de responder a esta situação.
A resposta agressiva:
Se você fosse responder de forma agressiva, você pode inclinar-se e gritar no ouvido da pessoa, "Hey! Você não pode ver, há outras pessoas nesse teatro? Tire o chapéu $%&*$# antes que eu batê-lo fora de sua cabeça. "
Esta resposta pode ter o que você quer (ou talvez muito mais do que você esperava!), Mas você recorreu a ameaças, agressões verbais, intimidação e grosserias para obtê-lo.

Todas essas coisas são desrespeitos dos sentimentos da outra pessoa. Não importa o que a outra pessoa não foi respeitosa com seus sentimentos, sentado em frente de você com aquele chapéu grande e velho sobre, em primeiro lugar.Desrespeito de outra pessoa ou grosseria não lhe dá o direito de ser desrespeitoso ou rude. Mesmo que o fizesse, o que é o seu objetivo aqui? Para mostrar que você pode faltar civilidade, ou para resolver um problema irritante?
Desrespeito de outra pessoa ou grosseria lhe dá o direito de dizer alguma coisa ... mas esta não é isso.

A resposta passiva:
A resposta passiva nesta situação pode ser que você se senta lá e não faz nada.Você não será capaz de ver o filme. Você pode estar pensando sobre a sua sorte podre e como algumas pessoas são rudes. Mas, você sofre por ela.
Outra resposta pode ser passiva para não dizer nada e levantar-se para  se  mover do seu lugar em algum outro lugar no teatro. (É claro que, neste dia e idade, quando você não pode assumir como um estranho em um teatro vai responder ainda a uma resposta afirmativa, talvez mover o assento não é uma coisa ruim para se  fazer. Mas, para o bem da nossa demonstração, vai considerá-lo a ser menos favorável ​​do que a nossa próxima opção.)

A resposta passiva-agressiva
Esta resposta combina duas respostas ruins. Neste exemplo, você pode sentar lá e suspirar alto. Ou fazer outra coisa que enigmaticamente aponta para o problema. Esta é a maneira covarde de ser agressivo. É ineficaz, na melhor das hipóteses.

A resposta afirmativa:
A resposta assertiva pode ir da seguinte forma: "Desculpe-me. Você provavelmente não percebeu isso, mas infelizmente o seu chapéu está bloqueando minha visão do filme. Há alguma razão que você não pode tirar o chapéu até que o filme termine ? Eu aprecio muito isso se pudesse. Obrigado. "
Repare que nesta resposta, você ainda está dizendo a pessoa que você gostaria dele / dela e por quê. Mas, você não está usando táticas de controle ou táticas de intimidação para obter o seu caminho.

Você está sendo honesto sobre o que você precisa e você está dando a outra pessoa a opção de atender às suas necessidades de forma voluntária. E você está sendo educado. Você não está acusando ninguém de nada. Você está apenas informando o problema e informando o que você gostaria que fosse feito sobre isso. O seu tom e linguagem corporal precisa ser consistente com esta mensagem.

Claro, a outra pessoa ainda pode ignorá-lo ou reagir com raiva (e de forma inadequada). Você ainda pode se levantar e se mover. Você pode ser tentado a dizer algo depreciativo como você faz. Que apenas envia a outra pessoa uma mensagem que você merece ser maltratado. Em outras palavras, que a energia negativa será levado de volta para você.
Você poderia discutir o assunto com um gerente, mas o que é essa pessoa realista vai fazer? Você só vai fazer-lhe desconfortável.
Então, basta se levantar e se mover. Você já comunicada a pessoa que o  chapéu  está incomodando. No futuro, essa pessoa será  susceptível de deixar o chapéu em casa. Persistindo nesta situação seria apenas fazer essa pessoa determinada a não ser "errado" ficar com o chapeu e essa pessoa ficará achando  sobre o que um idiota você é  não  "dando-lhe um descanso."
Onde os riscos são maiores, você pode precisar ser persistente  saindo da sua zona de conforto (como Nelson Mandela foi, por exemplo).mas para pequenas coisas, a pessoa irá interpretar como  ofensa persistente  ou talvez até mesmo a agressividade de sua parte. Ir para Plano B para resolver o problema, é  deixá-lo ir por aí. Você não pode ter sempre seu caminho livre.

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