Muitas pessoas têm medo de ser assertivo , ou considerar   o comportamento e ser 
indelicado. Normalmente, isso é porque confundem ser assertiva com 
 comportamento agressivo 
com o 
comportamento . Em vez de 
enfrentar um problema, eles usam outras estratégias. E essas estratégias, sendo 
mal adaptadas , muitas vezes tornam a situação pior.
Ser assertivo é a melhor maneira de promover bons 
relacionamentos, gerenciar seu chefe, lidar com pessoas mesquinhas, e evitar 
problemas com os vizinhos. Se isso parece contraditório, você realmente precisa 
ler   este artigo.
Então, o que é o comportamento 
agressivo  ? Comportamento é "agressivo" quando você está tentando fazer com que 
suas necessidades sejam atendidas, mas, pisando nos direitos e sentimentos dos 
outros no processo. Você está controlando-os, intimidando-os, coagindo-os, 
abusando deles, ou invadindo seu espaço pessoal ou abusando de seus 
direitos.
Duas opções principais para essa abordagem é 
comportamento "assertivos" e comportamento "passivo". A resposta passiva 
significa apenas que o nome implica, você decidir tomar uma abordagem 
não-ativa. 
Você deixa a outra pessoa decidir por você. Você não tenta ativamente obter o que deseja. Você toma suas chances de que alguém vai conseguir isso para você ou talvez as circunstâncias permitirão que você obtenha o que você precisa.
Você deixa a outra pessoa decidir por você. Você não tenta ativamente obter o que deseja. Você toma suas chances de que alguém vai conseguir isso para você ou talvez as circunstâncias permitirão que você obtenha o que você precisa.
Uma resposta assertiva é aquela em que você está tentando 
satisfazer as suas necessidades sem infringir os direitos de ninguém. Um exemplo 
irá ilustrar as diferenças entre essas três abordagens.
Suponha que você esteja sentado em um cinema. Apenas 
alguns minutos antes do filme está previsto para começar, alguém com um chapéu 
bem grande se senta no banco, na frente de você. O chapéu obstrui sua visão da 
tela.
Agora, vamos olhar para algumas formas de responder a 
esta situação.
A resposta agressiva:
Se você fosse responder de forma agressiva, você pode 
inclinar-se e gritar no ouvido da pessoa, "Hey! Você não pode ver, há outras 
pessoas nesse teatro? Tire o chapéu $%&*$# antes que eu batê-lo fora de sua 
cabeça. "
Esta resposta pode ter o que você quer (ou talvez muito 
mais do que você esperava!), Mas você recorreu a ameaças, agressões verbais, 
intimidação e grosserias para obtê-lo.
Todas essas coisas são desrespeitos dos sentimentos da 
outra pessoa. Não importa o que a outra pessoa não foi respeitosa com seus 
sentimentos, sentado em frente de você com aquele chapéu grande e velho sobre, 
em primeiro lugar.Desrespeito de outra pessoa ou grosseria não lhe dá o direito 
de ser desrespeitoso ou rude. Mesmo que o fizesse, o que é o seu objetivo 
aqui? Para mostrar que você pode faltar civilidade, ou para resolver um problema 
irritante?
Desrespeito de outra pessoa ou grosseria lhe dá o direito 
de dizer alguma coisa ... mas esta não é isso.
A resposta passiva:
A resposta passiva nesta situação pode ser que você se 
senta lá e não faz nada.Você não será capaz de ver o filme. Você pode estar 
pensando sobre a sua sorte podre e como algumas pessoas são rudes. Mas, você 
sofre por ela.
Outra resposta pode ser passiva para não dizer nada e 
levantar-se para  se  mover do seu lugar em algum outro lugar no teatro. (É 
claro que, neste dia e idade, quando você não pode assumir como um estranho em 
um teatro vai responder ainda a uma resposta afirmativa, talvez mover o assento 
não é uma coisa ruim para se  fazer. Mas, para o bem da nossa demonstração, vai 
considerá-lo a ser menos favorável do que a 
nossa próxima opção.)
A resposta passiva-agressiva
Esta resposta combina duas respostas ruins. Neste 
exemplo, você pode sentar lá e suspirar alto. Ou fazer outra coisa que 
enigmaticamente aponta para o problema. Esta é a maneira covarde de ser 
agressivo. É ineficaz, na melhor das hipóteses.
A resposta afirmativa:
A resposta assertiva pode ir da seguinte forma: 
"Desculpe-me. Você provavelmente não percebeu isso, mas infelizmente o seu 
chapéu está bloqueando minha visão do filme. Há alguma razão que você não pode 
tirar o chapéu até que o filme termine ? Eu aprecio muito isso se 
pudesse. Obrigado. "
Repare que nesta resposta, você ainda está dizendo a 
pessoa que você gostaria dele / dela e por quê. Mas, você não está usando 
táticas de controle ou táticas de intimidação para obter o seu 
caminho.
Você está sendo honesto sobre o que você precisa e você 
está dando a outra pessoa a opção de atender às suas necessidades de forma 
voluntária. E você está sendo educado. Você não está acusando ninguém de 
nada. Você está apenas informando o problema e informando o que você gostaria 
que fosse feito sobre isso. O seu tom e linguagem 
corporal precisa ser 
consistente com esta mensagem.
Claro, a outra pessoa ainda pode ignorá-lo ou reagir com 
raiva (e de forma inadequada). Você ainda pode se levantar e se mover. Você pode 
ser tentado a dizer algo depreciativo como você faz. Que apenas envia a outra 
pessoa uma mensagem que você merece ser maltratado. Em outras palavras, que a 
energia negativa será levado de volta para você.
Você poderia discutir o assunto com um gerente, mas o que 
é essa pessoa realista vai fazer? Você só vai fazer-lhe 
desconfortável.
Então, basta se levantar e se mover. Você já comunicada a 
pessoa que o  chapéu  está incomodando. No futuro, essa pessoa será  susceptível 
de deixar o chapéu em casa. Persistindo nesta situação seria apenas fazer essa 
pessoa determinada a não ser "errado" ficar com o chapeu e essa pessoa ficará 
achando  sobre o que um idiota você é  não  "dando-lhe um 
descanso."
Onde os riscos são maiores, você pode precisar ser 
persistente  saindo da sua zona de conforto (como Nelson Mandela foi, por 
exemplo).mas para pequenas coisas, a pessoa irá interpretar como  ofensa 
persistente  ou talvez até mesmo a agressividade de sua parte. Ir para Plano B 
para resolver o problema, é  deixá-lo ir por aí. Você não pode ter sempre seu 
caminho livre.
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