terça-feira, março 13, 2012

A VIDA É UMA DÁDIVA

Se considerares que nada, absolutamente nada é teu, se considerares que quando vens à terra não tens nada e quando te vens embora da terra não trazes nada…Se considerares que nada é teu por direito, que tudo o que te chega às mãos é uma oferta que a vida te faz, vais começar a olhar para a vida de outra maneira.

Por exemplo: Se pensas que algo te vai acontecer e esse algo não acontece… Se esperas que algum assunto se encaminhe em determinado sentido e o resultado é diferente do que esperas... Se queres as coisas de uma determinada maneira e as coisas teimam em acontecer de outra… Se achas que uma pessoa vai reagir de uma maneira e ela reage de outra ou querias que ela fizesse uma coisa que não fez...

É claro que ficas desiludido. Não era assim que esperavas que as coisas se desenvolvessem. Mas há aqui uma questão que te quero colocar. Se nada nem ninguém é teu, como podes querer? Como é que pensas que podes manipular as coisas a teu bel-prazer? Porque é que achas que as coisas vão ser da forma que te dá mais jeito?

É a vida, amigo, é a vida quem te dá tudo. Absolutamente tudo. A vida dá-te tudo, desde o ar que respiras até à roupa que vestes, os filhos que tens, os amigos, a tua educação, dinheiro, emprego, relações. Já reparaste na quantidade de coisas e pessoas que a vida já te deu? Porque é que ficas sempre a olhar para o que não tens? Porque querias ter. E querer é ego.

Achas-te no direito de ter um certo número de coisas, mas em nome de quê? Quem tas deu? Quem te disse que eram tuas? Foi o teu ego que te encheu a cabeça com a ilusão de que tens direito a tudo. Faço-te uma proposta. Esquece tudo. Fica a zeros. Considera que não és dono de nada. De absolutamente nada. Tudo é da vida. E agora, devagar, começa a percepcionar todas as coisas que a vida já te deu. Tudo o que tens recebido.

Começa a ver, uma a uma, cada coisa que a vida se disponibilizou a oferecer-te, cada coisa, cada pessoa, cada emoção. E tenta sentir a gratidão por tantas coisas já recebidas. Deixa essa gratidão crescer no teu peito. Deixa que ela invada com a sua frequência excepcional a tua energia. E nunca mais vais ver a vida da mesma maneira.

O LIVRO DA LUZ – Pergunte, O Céu Responde,
de Alexandra Solnado

Sem comentários: