segunda-feira, outubro 13, 2014

Minha Depressão




Fui há 2 semanas ao Reumatologista e tive a fazer o ponto de situação da fibromialgia. No meio da conversa de temas variados, toca no ponto da depressão, que me começou a remoer por dentro.
Conforme o tempo vai passado, a depressão instalou-se e tornou-se cíclica. Sempre resisti em tomar meditação, visto que devemos atacar o motivo da mesma. Comecei a fazer a fazer psicoterapia, em que se definiu o que me faz sentir mal e metodologias para trabalhar esses temas. Pouco a pouco fomos descascando a cebola. Certos assuntos foram-se resolvendo, outros não. Falar disto e mexer nisto não é fácil e levou-me a ir ao psiquiatra, pois fui me abaixo, mas sempre mantive a psicoterapia. Não é fácil acertar na meditação, alguma faz nos mais mal do que bem e quando encontramos uma que nos faz bem, até parece milagre. Infelizmente, na minha situação, o benefício teve um elevado preço, engordei 24 quilos. Estou obesa. Cheguei ao ponto em que não posso continuar a tomar continuadamente esta medicação, pois está a prejudicar-me em termos de saúde e de autoestima. Lá vamos ter mais uma conversa e testar novo medicamento. Um dos grandes problemas é a minha oscilação de humores e no tempo mais quente não sinto necessidade de anti depressivo.
Na minha opinião deveria tomar um regulador de humores, que não engorda-se e quanto ao antidepressivo seria ideal tomar na época fria. Contudo Reumatologista não é dessa opinião, para ele deveria tomar anti depressivo para sempre e o regulador de humor seria um extra, que até me podia ajudar a emagrecer. Quando ao psiquiatra, é da opinião que se tem de tomar o anti depressivo mínimo de 6 meses para fazer efeito e ir vendo como as coisas correm. Claro que o que vem a mente de imediato é seguir indicações médicas, mas já me deram coisas que fizeram muito mal com as melhores intenções e se não fossemos médicos de nós mesmo e tivesse tido o discernimento de parar, teria tido consequência gravíssimas. E estes 24 quilos o que faço a eles? Fácil para o reumatologista, é mexer-me e fechar a boca. E todas as dores da fibromialgia e as lesões que tenho, que me limitam? Há pois é, tem de fazer algo que se adapte. O que é que se adapta? Pouca coisa, dahhh… Para o Reumatologista, a depressão é um problema químico, é crônica, típico de fibromialgia. Ando sempre em ciclos, pois tudo depende do meu mau estar físico por consequência psíquico, da variação emocional e da minha extrema sensibilidade. Tenho momentos de neura, de raiva, de tristeza e de choro, em que chego ao desespero, estou farta desta vida. Esta não era a vida que queria para mim. Sinto que o universo me roubou a vida e me amaldiçoou. Fui injustiçada. Sinto uma grande revolta por esta doença não ter cura. Sei de um caso que conseguiu eliminar na grande maioria os sintomas com grandes alterações que efetuou na sua vida. Contudo com o passar dos anos, sintomas voltaram e perdi a esperança que um dia conseguiria dizer adeus para sempre a fibromialgia.
Vou iniciar um novo anti depressivo, o que é que isto vai dar? Deixei de ter grandes esperanças nestas coisas. Não sei se é bom ser obesa com mente equilibrada ou sem aumento de peso e completamente deprimida, em que a minha vida se torna um inferno. Infelizmente, interrompi o anti depressivo anterior em Junho e até a data não emagreci nada de nada. Nos últimos tempos tenho tido muita fome, pouco controle.
Precisava desabafar.
Beijos de Luz

Sem comentários: