segunda-feira, junho 22, 2009

Aromaterapia- Oleos essenciais

Restaurar as forças

Lavanda

Nossas forças são passíveis de diminuir, e para restaurá-las profundamente que tal uma boa música e afirmar muitas vezes: "Meu futuro é o sucesso, eu sou a harmonia, todos com quem eu cruzar receberão um pouco de luz. Eu sou una com luz."
E para acompanhar esse seu movimento de restauração das forças, use um aroma à base de Lavanda officinalis, bem básico e eficiente.

Fórmula
Sete gotinhas de óleo essencial de Lavanda officinalis em um difusor

Auto-estima

Lavanda
Lavanda officinalis

Nada como um banho gostoso na penumbra, ao som de uma música agradável e uma carta de aromas diversos para escolher conforme a ocasião. Relaxe, você merece. Deixe o contato com a água amolecer a musculatura e alegrar a alma. Feche os olhos, entre na banheira e permita que os óleos essenciais cuidem de você.

Fórmula
- Três colheres de sopa de sal grosso.
- Sete gotas de óleo essencial de Lavanda officinalis.
- Um punhado de flores de pétalas de rosas cor-de-rosa ou champanhe.
Para os banhos de chuveiro, coloque em uma vasilha, um litro de água, uma colher e meia de sal grosso, três gotas do óleo escolhido e as pétalas. Os óleos essenciais também podem ser usados na esponja.

Temperatura ideal: 33°C

Os óleos essenciais não devem ser usados puros. Dilua-os em leite em pó ou óleo vegetal na proporção de uma gota para uma colher de chá de óleo carreador.
Ansiedade

Lavanda officinalis.
Cedro
Manjericão
Néroli
Melissa
Olibano
Sândalo
Camomila
A Aromaterapia possui um bom leque de óleos essenciais para combater a ansiedade. Eles podem ser usados em banhos de banheira ou com o difusor. Sob a sua ação, quase que instantaneamente acalmamos esse sentimento perturbador. Em massagens na sola dos pés, antes de dormir, o efeito também é muito eficiente.

Fórmula para banho de banheira
- Três colheres de sal grosso.
- Sete gotas de um dos óleos opcionais, conforme sua preferência, acrescidas de quatro gotas de Lavanda officinalis. Usar a água quente na banheira. Duração do banho: no máximo dez minutos.

Para os banhos de chuveiro, coloque em uma vasilha um litro de água, uma colher e meia de sal grosso, três gotas do óleo escolhido e as pétalas. Os óleos essenciais também podem ser usados na esponja.

Os óleos essenciais não devem ser usados puros. Dilua-os em leite em pó ou óleo vegetal na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de chá de óleo carreador.

Faça sempre o teste de alergia.
Sexualidade

Agar Wood

Ai que delícia ! dançar, rir e ... amar .
Para chegar neste espírito de alegria e tesão, sem tensão, é necessário estar com os hormônios em dia, com o sistema físico e mental equilibrado. Então anote o nome dos óleos essenciais reguladores: Gerânio Bourbom e Agar Wood para as mulheres e Agar Wood e Canela para os homens.

Fórmula
Cinco gotinhas de Agar Wood com Gerânio ou com Canela em um algodãozinho ou em um lenço na sua cabeceira antes de dormir, para que durante a noite você vá inalando o aroma. Ou durante o dia, no difusor. Outra boa pedida é um óleo de massagem na seguinte fórmula:
10 gotas de Agar Wood
10 gotas de Gerânio em 50ml de óleo carreador. Misture e use no dia seguinte.
Romance e Sensualidade

.
Romance e Sensualidade

Jasmim

Meditar mais, sair logo cedinho para andar, ver os amigos e se cuidar. Tomar um banho mais longo, fazer uma sauna, planejar a semana e derreter os corações incautos com um perfume especial a base de cítricos e flores? Esta combinação dentro da Aromaterapia nos inspira a ficar mais abertos ao novo, mais receptivos e sensuais.

Fórmula
Banho de Luz
Óleo essencial de Citrus Bergamia: 2 gotas
Óleo essencial de Rosas: 6 gotas
Óleo essencial de Jasmim: 4 gotas
Uma colher de leite em pó desnatado
Dois punhados de mini-rosas
Um punhado de sal grosso
Tudo na banheira com água aquecida.
Asma, tosse, bronquite e como anticatarral, bactericida e repelente

Eucaliptus globulus

Um aroma que desperta a mente e ainda abre os pulmões é o de Eucaliptos globulus. Existem várias espécies de óleos essenciais de Eucaliptus, portanto peça pelo nome científico. Independente do aspecto psicológico, que nos traz a sensação de abertura, frescor e clareza, ele atua ainda como analgésico, bactericida, anticatarral, repelente, estimulante, expectorante e anti-inflamató rio. Comumente usado em saunas, é também indicado para casos de asma, tosses, dores de cabeça e sinusites.

Fórmula
Para o uso diário nos ambientes faça um spray. Anote a fórmula:
Em 20 gotas de álcool de cereais acrescente 10 gotas de óleo essencial de Eucaliptus globulus, agite e em seguida acrescente 100ml de água desmineralizada. Coloque a mistura em um spray

Cansaço e falta de ânimo

Pimenta preta

Você sabia que alguns monges indianos mastigam grãos de pimenta preta nos dias em que a energia anda em baixa? E que ela era usada nos processos de mumificação no antigo Egito? A primeira prova disso são os restos encontrados no nariz e pulmão de Ramsés II.
Então queridos, nos dias de energia baixa e falta de ânimo experimente colocar algumas gotinhas de pimenta preta no seu difusor e permita à energia retornar ao seu posto. A pimenta preta ainda tem as seguintes propriedades: é analgésica, anticatarral, antiinflamató ria, anti-séptica, antiespasmódica, afrodisíaca e estimulante.

Fórmula
Coloque cinco gotinhas de pimenta preta em um difusor no seu ambiente de trabalho.
Cansaço e falta de ânimo

Pimenta preta

Você sabia que alguns monges indianos mastigam grãos de pimenta preta nos dias em que a energia anda em baixa? E que ela era usada nos processos de mumificação no antigo Egito? A primeira prova disso são os restos encontrados no nariz e pulmão de Ramsés II.
Então queridos, nos dias de energia baixa e falta de ânimo experimente colocar algumas gotinhas de pimenta preta no seu difusor e permita à energia retornar ao seu posto. A pimenta preta ainda tem as seguintes propriedades: é analgésica, anticatarral, antiinflamató ria, anti-séptica, antiespasmódica, afrodisíaca e estimulante.

Fórmula
Coloque cinco gotinhas de pimenta preta em um difusor no seu ambiente de trabalho.
Fadiga mental, gases, desequilíbrio nervoso

Petitgrain

Hoje, a exaustão mental não é privilégio dos executivos, até as crianças muitas vezes sofrem com o acúmulo de tarefas impostas por um ritmo de vida que reflete a ansiedade dos pais, a sede de sucesso. Mas, o que é sucesso? Talvez seja ser feliz, ter o suficiente e não tudo, ser mais zen e menos "quem". Para acompanhar esse processo de quebra da fadiga mental experimente os óleos essenciais de Petitgrain e Citrus auriantum. Este último é o nome do óleo essencial extraído quando as laranjas ainda estão verdes e do tamanho de uma cereja. É indicado para o desequilíbrio nervoso, dispepsia, gases e fadiga mental.

Fórmula
Em 80ml de óleo carreador (óleo vegetal que transporta o óleo essencial e abranda a sua intensidade) semente de uva acrescente 5 gotas de Petitgrain e 5 gotas de Lavanda, formando assim um óleo de massagem. Passe à noite, na sola dos pés, antes de dormir.
Sedução

Ylang Ylang

As suas chances de ganhar a atenção podem ser amplificadas com o uso de perfumes sedutores e cuidados com os cabelos e pele.
Anote dicas fáceis para deixar o seu poder de sedução ainda mais forte...

Fórmula
Para deixar os cabelos mais brilhantes, na última enxaguada use vinagre em uma proporção de 4 partes de água para 1 de vinagre.
Para levantar o astral, use os aromas dos óleos essenciais de Bergamota e Ylang Ylang. Três gotinhas de cada um deles em uma bolinha de algodão perto de sua cabeceira ou na mesa de trabalho.
Massageie seu corpo com essa fórmula hidratante e levemente esfoliante: uma colher de mel, um iogurte, 2 colheres de aveia e 1/2 abacate.
Inchaços

Angélica, Junípero e Cipreste

E de repente, não mais que de repente, você está com o peso aumentado, o rosto inchado, os dedos das mãos sem flexionar direito e com os olhos parecendo o que os americanos chamam de "puff eyes". Esse quadro é incômodo e gera uma aparência muito cansada. Para quem quer colocar para fora o excesso de água no organismo, ficar mais levinha e com a aparência melhor, aconselho os óleos essenciais de Angélica, Junípero e Cipreste. Confira a fórmula abaixo e fique bem, fique zen.

Fórmula
Aqueça a água da banheira e, quando estiver quente, acrescente duas colheres de sal grosso, 4 gotas de óleo essencial de cipreste e 4 gotas de óleo essencial de junípero

Traumas

Rosa centifolia

Caso você ou algum amigo esteja passando por um trauma emocional perturbador, que está tirando todo o brilho pessoal e a vontade de se socializar com os outros, experimente as práticas abaixo:
1. afirmações científicas de cura;
2. banhos de banheira com óleos essenciais específicos.
Fórmula
A afirmação deve ser feita primeiro em voz alta. Depois, vá repetindo as frases e diminuindo o tom de voz cada vez mais, até se tornar um sussurro. O mestre espiritual Paramahansa Yogananda aconselha esta prática que é comprovadamente eficaz:
"Eu e meu pai somos um. Paz, sucesso e alegria".

Banho: na banheira com água quente, coloque seis gotinhas de óleo essencial de Rosa centifolia. Se você não tem uma banheira, coloque 4 gotas de óleo essencial de Rosa centifolia em um algodão na sua cabeceira ou na mesa de trabalho

Saúde, energia radiante

Tea tree, Rosmarinus (Alecrim), Citrus auriantum (Néroli)

O roteiro básico para levantar seu sistema imunológico se compõe de: um sono bem dormido; aproveitar a manhã para fazer exercícios leves e harmoniosos, como natação, yoga, tai-chi; no fim da tarde ler livros sagrados para estimular a vida espiritual e cultivar a atitude correta; alimentação balanceada e leve; bons e positivos pensamentos.

Dicas: Como sugestão, experimente ler o livro "O Jardim das rosas", um clássico persa, primoroso.
O "Yoga on-line" do site "Árvore da Vida" ensina uma série de exercícios de hatha yoga que estimulam a melhoria do seu sistema imunológico.

Fórmula

Fórmula da energia radiante:
Misture os seguintes óleos essenciais em 2ml de óleo vegetal.
Rosmarinus officinalis - Alecrim
Citrus auriantum / Néroli - Flor de laranjeira
Tea tree - Melaleuca alternifolia
Irritação, stress

Lavanda, Camomila, Gerânio, Rosa

Com tanta coisa acontecendo neste planeta, como mudanças de governo, terremotos, fome, excessos em geral e muita agitação, só de estar por aqui a gente já se estressa e se irrita. O estresse pode gerar muitos outros problemas, como dores de cabeça, depressão, problemas digestivos, de coração, e muitos outros sintomas desagradáveis que indicam: Você precisa diminuir o ritmo!

Fórmula
Dentro da Aromaterapia existem muitos óleos que aliviam o estresse e acalmam os sentidos.
Veja a tabela abaixo:
Lavandula angustifólia - Lavanda
Anthemis nobilis - Camomila
Pelargonium graveolens - Gerânio
Rosa centifolia - Rosa
Coloque quatro gotinhas de qualquer um destes óleos em um difusor.
Cólera/Raiva

Ylang Ylang

Quando ela vem, seu metabolismo se altera, sua percepção se torna nublada e sua paz queima na fogueira do ódio. Mas, mesmo sabendo que isto arruína a saúde, diminui nosso tempo de vida e estraga a harmonia dos ambientes, às vezes a gente sucumbe à cólera e chuta o balde num verdadeiro ataque de nervos, acompanhado de muita saliva, impropérios e gritos... Mas ainda pior do que estar com raiva é estar perto de alguém com ela.
Combata este sentimento com os óleos de Camomila e Ylang Ylang.

Fórmula
Anote! Estes óleos podem ser usados nos casos de raiva de duas maneiras: banhos de banheira e também no difusor.

Banho de banheira: 4 gotinhas de óleo essencial de Ylang Ylang e 4 gotinhas de óleo essencial de Camomila.

Difusor: 5 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang e 5 gotas de óleo essencial de Camomila.
Melhorar a consciência e ter maior ligação com a Terra

Cravo, Cedro

Primeiro chakra: vermelho (Muladhara Chakra, chakra da base, chakra da raiz)

O chakra da base é governado pela energia da terra. Quando em equilíbrio, temos uma boa dose de autoconfiança, coragem de ir em frente e também uma transparência maior conosco e com o próximo. Este chakra rege os pés, pernas, cólon, reto, ossos, dentes, unhas, coluna cervical, vagina, o sistema urinário e as glândulas supra-renais.

Para colocar este chakra em harmonia sugiro pisar com os pés descalços na terra, praticar atividades como yoga, que possui posturas a serem feitas no chão e que trabalham o equilíbrio, exercitar o olhar para você mesmo e o mundo com um amor maior e ainda desenvolver conscientemente seu lado espiritual.

Os óleos essenciais indicados são: Cedro e Cravo que conectam com a energia da terra, com a mãe-natureza. Quando esta energia estiver em baixa, mentalize a cor vermelha ou use uma peça do vestuário nesta cor.

Os óleos essenciais podem ser usados juntos ou separados. Com isto tudo você estimula a sua energia de criação, adquire mais força de vontade e coragem para voltar a reinar.

Fórmula
No difusor, coloque 4 gotinhas de óleo essencial de Cedro ou Cravo.

No banho de imersão, seis gotinhas do mesmo óleo.

Favor não esquecer de fazer o teste de alergia antes, baby!
Frigidez, atitude destrutiva, falta de limite

Laranja

A cor laranja é a cor associada ao segunda chakra (Svadhistana Chakra, chakra Sacral), cujo princípio básico é a reprodução criativa do ser. Está associado aos órgãos de reprodução, ao baço, suco gástrico, pélvis e rins. Seu símbolo é o Lótus de 6 pétalas, e o aspecto astrológico correspondente é :
Câncer /Lua - Libra/Vênus- Escorpião/Plutã o.

Quando em desarmonia, este chakra provoca: negação ou rejeição da sexualidade, atitude destrutiva, exibicionista, bulimia, uso de drogas sem prestar atenção ao limite, orgulho e lassidão.

Para harmonizar este chakra aconselho o uso da fórmula de aromas abaixo, o uso da cor laranja em alguns objetos da decoração ou em peças do vestuário e um tipo de música que desperte a alegria de viver, como as músicas folclóricas para se dançar aos pares e músicas de ritmo agradável, que fluam bem. Quer uma sugestão? Música havaiana.

Fórmula
5 gotas de Ylang Ylang
5 gotas de Sândalo
5 gotas de Néroli
Diluir os óleos essenciais no óleo carreador (óleo vegetal ou óleo de amêndoa sem cheiro) e usar como perfume.

Não esquecer de fazer o teste de alergia.
Depressão

Bergamota

Uma gota de água brincando pendurada em uma folha verde, um raio de sol banhando uma árvore depois da chuva, meninas indo para a escola de uniforme e tranças nos cabelos, um sorriso, um rolar no chão ao brincar com o sobrinho mais novo. Tudo tão normal e, ao mesmo tempo, tão bonito. A alegria do seu dia pode estar escondida nas coisas mais corriqueiras. Mas se interiormente você está esbaforido, depressivo e estressado, os seus olhos serão cegos e a alegria continuará oculta do seu coração.

Fórmula
Na Aromaterapia existem óleos essenciais que aliviam a depressão, são eles:
Bergamota - para qualquer idade
Gerânio - acima dos 30
Grapefruit - depois do 17
Clari sage - acima dos 45

Fórmula
Misture cinco gotas de um destes óleos essências em cinco colheres de sopa de óleo carreador (semente de uva ou amêndoa sem cheiro) e passe na sola dos pés, fazendo massagens, à noite.
Atenção: Não use o Clari sage se estiver grávida.
Felicidade

Sândalo, Mirra e Frankincense

A gente quer é ser feliz. Mas como ser feliz se a sua felicidade depende do outro? E o outro é o outro, não pensa e nem age como você e tem diferentes desejos, aspirações... Como ser feliz sozinho e longe do ser amado? Como ser feliz doente? Como ser feliz endividado? Como ser feliz acorrentado a uma situação desagradável? Eu sinceramente acredito que esses momentos difíceis são a hora e a chance para alavancar a ida para a verdadeira felicidade. Para aprender o caminho contrário, o caminho para a alegria dentro de você mesmo, onde a dor não chega e o mal não tem direito de entrar. Os óleos essenciais de Mihra, Sândalo e Frankincense trazem esta sensação de alegria interna de sutil felicidade.
Práticas aconselhadas : Meditação, Hatha yoga, exercícios leves ao ar livre.

Fórmula
Os óleos essenciais de Sândalo, Mirra e Frankincense em incensos, são especialmente bons para criar um clima propício à meditação

Equilibrar, acalmar, energizar

Você sabia que dentro do seu nariz existem cerca de 50 milhões de receptores (cílios) que se renovam constantemente? Que seu olfato consegue identificar aproximadamente 10.000 aromas? Que os aromas interagem quase que instantaneamente no cérebro? Que certos aromas acalmam, energizam e aumentam ou diminuem o apetite?

Fórmula
Quatro gotas de um dos óleos indicados para auxiliar no alívio dos sintomas, em um algodão colocado na sua mesa de trabalho. Você pode recarregar 3 ou 4 vezes ao dia. Pode também colocar a mesma quantidade de óleo em um algodão na cabeceira da sua cama.

Para acalmar: Camomila Romana, Melissa, Lavanda.
Para energizar: Laranja, Rosmarino, Basilicão.
Para equilibrar: Lavanda.

Procure ler sobre Aromaterapia e em breve um novo mundo vai aparecer para ajudar a sua vida a ser mais equilibrada, saudável e feliz.
Desânimo

Alecrim e Lavanda

Um banho gostoso, ao som de uma música alegre e os aromas de Alecrim e Lavanda trazendo ânimo ao seu corpo e mente. Feche os olhos e deixe o contato com a água amolecer a musculatura e alegrar a alma e permita que os óleos essenciais cuidem de você.

Fórmula
- Três colheres de sal grosso.
- Quatro gotas de óleo essencial de Alecrim.
- Quatro gotas de óleo essencial de Lavanda officinalis.
- Um punhado de pétalas de rosas amarelas.
- Termine o banho com uma ducha fria.

Para os banhos de chuveiro, coloque em um vasilhame um litro de água, uma colher e meia de sal grosso, três gotas do óleo escolhido e as pétalas. Os óleos essenciais também podem ser usados na esponja.

Os óleos essenciais não devem ser usados puros. Dilua-os em leite em pó ou óleo vegetal na proporção de uma gota para uma colher de chá de óleo carreador.

Faça sempre o teste de alergia.

TPM

Rosas Marroquinas e Camomila.

Nada como um banho gostoso à luz de velas, o som de uma música agradável e uma carta de aromas diversos para escolher conforme a ocasião. Relaxe como uma princesa, deixando o contato com a água amolecer a musculatura e alegrar a alma. Feche os olhos, entre na banheira e permita que os óleos essenciais cuidem de você, aliviando seu corpo e mente dos efeitos da tensão pré-menstrual.

Fórmula
- Três colheres de sal grosso.
- Sete gotas de óleo essencial de Rosas Marroquinas e três gotas de óleo essencial de Camomila.
- Um punhado de flores de camomila.

Para os banhos de chuveiro, coloque em uma vasilha um litro de água, uma colher e meia de sal grosso, três gotas do óleo escolhido e as pétalas. Os óleos essenciais também podem ser usados na esponja.

Os óleos essenciais não devem ser usados puros. Dilua-os em leite em pó ou óleo vegetal na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de chá de óleo carreador.

Faça sempre o teste de alergia.

Momentos de mudanças

Melissa, Frankincense , Rosa Marroquina

Mudar o jogo não é fácil, mas lembre-se: "a Luz vive em você e todo o poder de transformação está latente em sua alma". No final, tudo vai dar certo e a mudança será para melhor. Mentalize esta certeza de sucesso e ele virá até você. Mãos à obra! Veja abaixo os óleos essenciais que ajudam nos momentos em que a transição é exigida.

Fórmula
- Quatro gotas de Melissa.
- Quatro gotas de Frankincense .
- Quatro gotas de Rosa Marroquina.

Misture tudo em uma colher de óleo carreador (semente de uva ou amêndoa sem cheiro) e use como se fosse um perfume.

Faça o teste de alergia na parte interna do seu braço, passando uma gota da mistura e aguardando 24 horas para ver se ocorre reação.

2 comentários:

Arnaldo V. Carvalho disse...

Olá, não consegui descobrir seu e-mail. Trabalho com aromaterapia, adorei o seu blog e as dicas pra os leigos. Estou sempre buscando intercâmbio saudável com outros praticantes, professores, terapeutas, etc.

Mantenho um site chamado www.aromatologia.com.br

Ficarei feliz com sua visita, e com um e-mail seu.
Um abraço, Arnaldo

Blue disse...

Fico grata por ter gostado dos meus post de aromaterapia. È um dos assuntos que me fascina, mas o meu conhecimento não vai do além do que aqui transmito.
Visitei seu site e é de muito interesse.