domingo, janeiro 02, 2011

Entendendo a Irritação

Todos nós temos necessidades emocionais - e algumas vezes estamos mais vulneráveis que em outras. É quando o modo de encarar os problemas pode ser o seu maior aliado. Como você lida com a irritação, o estresse e a baixa auto-estima? Você os coloca de lado ou os encara de frente esperando o melhor? Nosso guia ajudará você a aprimorar o modo de agir e tornar-se mestre em ver oportunidades diante dos problemas. Nós também mostramos alguns exercícios de relaxamento que você deve experimentar. Respire fundo!

Alguns comparam a saúde emocional a um jardim: precisa de pequenos cuidados, constantemente. No Saúde Emocional você encontrará informações sobre experiências que vivemos no dia-a-dia, bem como técnicas para lidar com os problemas e instrumentos interativos para ajudá-lo. Os tópicos principais incluem a irritação, relacionamentos, auto-estima, sono, problemas sexuais e o estresse; tudo levando em conta o bom senso, bem como as perspectivas que podem ser novas para você. Vamos começar com a irritação!





Controle da irritação

Controlando a irritação - antes que ela controle você Todos nós já sentimos e sabemos o que é a irritação: seja como um aborrecimento passageiro ou um ódio avassalador.

A irritação é um sentimento humano completamente normal e, na maioria das vezes, saudável. Mas quando perdemos o controle, torna-se destrutiva e pode causar problemas no trabalho, nos relacionamentos pessoais e na qualidade de vida. Pode fazer você se sentir como se estivesse sujeito a um sentimento forte e imprevisível.





O que é a irritação?

A irritação é um estado emocional que varia em intensidade, desde a excitação leve até a fúria e o ódio. Como os outros sentimentos, é acompanhada por alterações fisiológicas e biológicas; quando você está chateado, a sua freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, bem como os níveis de hormônios responsáveis pela energia do organismo, a adrenalina e a noradrenalina.

Pode ser causada por fenômenos internos ou externos. Você pode ficar irritado com determinada pessoa (como um colega de trabalho ou seu supervisor), com um acontecimento (congestionamentos, cancelamento de vôos), ou a sua raiva pode ser causada pela preocupação com os problemas pessoais. As lembranças de eventos traumáticos ou irritantes também podem desencadear sentimentos de raiva.







Manifestando a irritação



A forma natural e instintiva de expressar a raiva é responder agressivamente. Trata-se de uma resposta adaptativa e natural às ameaças; em geral, provoca comportamentos e sentimentos de agressividade, que nos permitem lutar para nos defender quando somos atacados. Portanto, uma certa irritabilidade é fundamental para a nossa sobrevivência.

Por outro lado, não podemos agredir todas as pessoas ou objetos que nos desagradam; as leis, o bom senso e as normas sociais limitam até onde podemos chegar. Os indivíduos utilizam vários mecanismos conscientes e subconscientes para lidar com a irritação. Os três principais processos são a expressão, a supressão e o relaxamento. Expressar a irritação de um modo positivo - em vez de agressivo - é a maneira mais saudável.

Para tanto, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos e como alcançá-los sem machucar outras pessoas. Ter uma atitude positiva não significa ser exigente ou controlador em excesso; na verdade, significa respeitar a si e aos outros. A irritação pode ser suprimida e, em seguida, convertida ou redirecionada. Isso acontece quando você agüenta firme, pára de pensar nos problemas e concentra-se em algo positivo. O objetivo é inibir ou suprimir a irritação, convertendo-a num modo de agir construtivo. Nesse tipo de resposta, o perigo é que, quando você não manifesta os sentimentos, eles podem se interiorizar, causando a elevação da pressão arterial ou depressão.

A não expressão da irritação pode provocar outros problemas, como algumas expressões patológicas desse sentimento, dentre as quais destacam-se o comportamento agressivo-passivo (atingindo as pessoas indiretamente, sem explicar-lhes o porquê, em vez de confrontá-las) e um transtorno da personalidade no qual o indivíduo encontra-se sempre hostil e sarcástico. As pessoas que estão constantemente diminuindo as outras, criticando tudo e fazendo comentários depreciativos não sabem como expressar a irritação de modo construtivo.

Não é de surpreender, portanto, que não tenham muito sucesso nos seus relacionamentos. Finalmente, você pode se tornar alguém mais tranqüilo. Isso significa não apenas controlar o comportamento, mas também controlar as suas respostas interiores, seguindo passos para reduzir a freqüência cardíaca, acalmar-se e esfriar a cabeça. Quando nenhuma dessas técnicas funciona, alguém - ou algo - sairá machucado.











Controle da irritação



O objetivo do controle da irritação é reduzir os distúrbios emocionais e fisiológicos causados por ela. Você não pode se livrar ou evitar as coisas ou as pessoas que chateiam você, nem pode mudá-las, mas pode aprender a controlar as suas reações. Você está muito chateado?

Existem testes psicológicos que quantificam a intensidade da raiva, a tendência à irritação e a dificuldade para lidar com os problemas. Mas é bem provável que, se você tem esse tipo de dificuldade, já esteja sabendo. Se você se vê agindo como se estivesse fora de controle, pode precisar de ajuda para encontrar melhores formas de lidar com os seus sentimentos. O que leva as pessoas a agirem dessa maneira?

Várias coisas. Uma das causas pode ser genética ou fisiológica; existem evidências de que algumas crianças nascem com maior tendência à irritação, sensibilidade e vulnerabilidade, e esses sinais podem ser percebidos desde cedo. Outros fatores podem ser sócio-culturais. Em geral, vê-se a raiva como um sentimento negativo; mostramos que é normal expressar ansiedade, depressão ou outras emoções, mas não a irritação. Isso resulta no fato de que não aprendemos a lidar com ela de forma construtiva. Algumas pesquisas demonstram que o ambiente familiar desempenha um papel importante. De forma geral, as pessoas que se irritam com facilidade vêm de famílias desordenadas e sem habilidade para lidar com os problemas.

Quais estratégias você pode usar para evitar a irritação?

Relaxamento

Algumas técnicas simples de relaxamento, como respirar profundamente e pensar em imagens relaxantes, podem ajudá-lo a acalmar-se. Existem livros e cursos que ensinam técnicas de relaxamento, e após aprendê-las você pode usá-las em qualquer situação. Se você faz parte de uma relação na qual ambos os parceiros são temperamentais, pode ser uma boa idéia para ambos aprender essas técnicas.









Alguns passos simples que você pode tentar

Respire fundo, com o diafragma; respirando com o tórax não lhe permite relaxar. Tente respirar, inspirando profundamente e expirando com a barriga.
Repita devagar uma palavra ou frase de tranqüilidade, como 'relaxe', 'tenha calma'. Repita enquanto respira fundo.
Use a imaginação; visualize um ambiente relaxante, uma praia de uma ilha deserta (onde você pode estar com a pessoa que ama), use a sua memória ou imaginação.
Exercícios leves, semelhantes à yoga, podem relaxar os músculos e fazê-lo sentir-se mais calmo. Pratique essas técnicas diariamente. Aprenda a usá-las automaticamente quando estiver em situações de estresse.




Reestruturação cognitiva

Em outras palavras, significa mudar o seu modo de pensar. Pessoas irritadas tendem a agir conforme os sentimentos interiores. Quando você está chateado, o seu pensamento pode tornar-se exagerado e extremamente dramático. Tente substituir essas idéias por atitudes racionais. Em vez de dizer para si mesmo, 'que terrível, está tudo acabado', por exemplo, experimente falar 'que frustrante, é compreensível que eu esteja chateado, mas não é o fim do mundo e ficar assim não vai resolver nada'. Tenha cuidado com palavras como 'nunca' ou 'sempre' quando estiver falando sobre você ou outras pessoas. 'Esse aparelho nunca funciona', ou 'você sempre esquece tudo' também servem para justificar a sua irritação e fazem você acreditar que não há como resolver os problemas. Além disso, separa você dos outros e humilha pessoas que podem querer ajudá-lo a resolver a situação. Se você tem um amigo que está sempre atrasado, por exemplo, não parta para cima dele; pense naquilo que você quer alcançar (encontrar-se com seus amigos na mesma hora). Evite frases do tipo 'Você está sempre atrasado! Você é a pessoa mais irresponsável que já conheci!' A única coisa que você conseguirá é irritar o seu colega. Lembre-se que ficar chatedo não resolve nada, e não fará você se sentir melhor (pelo contrário, na verdade). A lógica é inimiga da irritação, tendo em vista que esta - mesmo quando justificada - provoca reações irracionais. Portanto, procure usar a lógica. É importante lembrar que o mundo 'não existe por sua causa', você apenas participa de alguns de seus problemas. Pense nisso sempre que estiver irritado, o que lhe ajudará a ter uma visão melhor das coisas.

Resolvendo os problemas

Algumas vezes a nossa irritação e frustração são causadas por problemas reais e dos quais não podemos fugir. Nem sempre a raiva é fora de propósito, sendo em muitos casos uma resposta saudável e natural às dificuldades. Existe ainda uma crença popular, de que cada problema tem uma solução, aumentando a nossa frustração até descobrirmos que isso não é verdade. A melhor atitude frente a essa situação é não nos concentramos apenas em encontrar a solução, mas sim em como lidar com o problema. Faça um planejamento e observe o progresso em direção ao seu objetivo. Dê o melhor de si, mas não se castigue caso os resultados não apareçam imediatamente. Se você se esforçar e encarar os obstáculos de frente, é pouco provável que perca a paciência e tenha uma visão de tudo-ou-nada, mesmo que não consiga resolver os problemas.









Melhor comunicação

Pessoas irritadas tendem a tirar conclusões, algumas das quais podem ser equivocadas. A primeira coisa a fazer, se você está numa discussão calorosa, é ir com calma e pensar bem antes de falar. Não diga a primeira coisa que vier à cabeça, relaxe e pense cuidadosamente no que você quer dizer. Ao mesmo tempo, ouça atentamente o que a outra pessoa está falando e reserve um tempo para pensar antes de responder. E lembre-se! Escutar é uma atitude de sabedoria....













Usando o humor





Algumas piadas podem ajudar a diminuir a irritação de várias formas. Em primeiro lugar, ajudam você a ter um outro ponto de vista dos problemas. Quando você está chateado e xinga alguém ou imagina alguma coisa sobre alguém, pare e imagine literalmente o que você disse. Se você está no trabalho e imagina um colega como uma lixeira ou uma ameba, por exemplo, pense num grande saco de lixo (ou numa ameba) sentada na mesa do seu colega, trabalhando e falando no telefone. Faça isso sempre que pensar algo sobre outra pessoa. Se conseguir, faça um desenho da situação. Assim, é possível livrar-se de grande parte da irritação no momento; e o humor sempre pode ser usado para melhorar a situação. Mas você deve ter dois cuidados. Primeiro, tente não apenas 'rir' dos seus problemas; em vez disso, use o humor para ajudá-lo a enfrentá-los de forma construtiva. Segundo, não se torne sarcástico; esta é outra forma nada saudável para expressar a irritação.

Dra. Elisabete Almeida -





Terapia_DozePassos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: