sábado, janeiro 08, 2011

HÁBITOS

Nossa vida é feita de hábitos a partir do minuto em que acordamos e
passamos para a nossa rotina matinal, ao final do dia e aos rituais da nossa noite. Eles podem simplificar nossa vida, colocando em rotina, acções que se repetem regularmente no piloto automático então não tem que prestar atenção especial a eles para que possamos ter multi-tarefas. Há bons hábitos, então não são os hábitos que você considera ruins que você quer mudar. Você tem um hábito que você realmente gostaria de parar de uma vez por todas? Talvez você já tenha tentado várias vezes, mas ele ainda persiste. Pode ser, que você tenha deixado algo. Há várias coisas que você realmente precisa entender para realmente sair e fazer isso parar.
1) Primeiro de tudo, os hábitos são inconscientes. São acções que temos realizado tantas vezes que eles se tornam automáticos e não requerem pensamento consciente e é isso que os torna tão difíceis de parar. A fim de parar seu hábito e fazer isso durar, é muito importante mesmo torná-lo consciente. Você tem que colocá-lo em sua consciência e ter consciência dele não apenas quando você está praticando-o , mas como você está fazendo isso. Tornar-se consciente de cada detalhe transfere muito a energia.

2) Não deixe um buraco vazio. Há uma razão pela qual o seu subconsciente quer continuar o hábito e isso é porque há alguma recompensa envolvida. O que você está recebendo por continuar com o hábito? Será que você relaxa? Faz você se sentir poderoso? Da-lhe mais espaço? Pare algum tempo e realmente descubra o que é que você está recebendo a partir do seu hábito. Em seguida, venha com um novo comportamento de recompensa que seja positivo e que vai realmente fazer substituir o hábito com o comportamento de recompensa novo a fim de manter o seu subconsciente satisfeito.Se não ficar feliz, é provável que você comece novamente.

3) Saiba quais são suas motivações e dilemas. Dê uma boa olhada realmente no que você vai ganhar quando você parar com o hábito. Anote todas as recompensas maravilhosas que você vai ter e mantenha a vista, por perto. Além disso, anote os trade-offs. O que estará faltando se você continuar com esse hábito? O que você está perdendo por continuar? Se você mantiver as razões pelas quais você está parando em sua mente, você tê-los para voltar a cair quando a sua mente tenta convencê-lo de outra forma.

4) Saiba o que são os seus gatilhos ? Que situações ou eventos são gatilhos para o seu hábito? É importante conhecer esses gatilhos para que você possa evitá-los por um tempo quando você quiser parar de fumar, ou ter uma boa estratégia no lugar, quando eles vierem.Não seja pego de surpresa.

5) Visualize-se sem o hábito, dando ao seu comportamento nova recompensa.Imagine-o com todos os seus sentidos e todos os sentimentos maravilhosos de liberdade e realização que você vai ter quando parar. Isso irá criar um mapa mental novo para o seu subconsciente que a seguir já estará no local no dia do seu abandono daquele hábito.

Abandonar um hábito não é fácil, é realmente muito trabalho, ter tempo para fazer o que precede e ver se realmente vale a pena. É um grande desperdício de tempo continuar tentando e nunca realmente suceder. Assim, um pequeno esforço vale a pena.

Fonte:Terapia_DozePassos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: