segunda-feira, janeiro 07, 2013

ORIENTAÇÕES PARA POTENCIAR A VIDA

Todos nós necessitamos de motivação, energia e inspiração para a realização dos sonhos e objetivos de vida que perspetivamos. Nos momentos difíceis quando o infortúnio nos bate à porta e o desânimo se instala, existem algumas linhas orientadoras que podem facilitar a eficácia dos esforços e atitude que colocamos em marcha. Foi com esta ideia em mente que compilei algumas frases e textos que fui publicando na página de fãs do facebook da escola psicologia ao longo do ano de 2012. Fico esperançado que possam incrementar ânimo, esclarecimento, energia e motivação para potenciar as estratégias que pretende colocar em ação para levar os seus objetivos e sonhos a bom porto.

AUTOCONFIANÇA

Autoconfiança é o combustível para o Sucesso. O sucesso está fortemente relacionado com a capacidade que se tem para dirigir os pensamentos para o que pode aumentar as probabilidades de eficácia dos nossos comportamentos e ações. O que dirige os pensamentos somos nós mesmos através do nosso diálogo interno. E, para que a motivação dispare, devemos visualizar-nos a ser bem sucedidos.

“Acreditar em si mesmo e seguir os seus sonhos pode não ser o essencial para o seu sucesso, mas será certamente o primeiro passo a ser dado. Alimente o seu sonho no terreno fértil da autoconfiança.”

MANTER A ATENÇÃO NO OBJETIVO

A capacidade que temos ou que podemos desenvolver para manter a nossa atenção no momento presente, pode ajudar-nos a distanciarmo-nos do nosso passado (principalmente o passado castrador). A capacidade de percebermos que a vida continua e que podemos construir novos pensamentos e sentimentos, permite-nos sermos livres de grande parte dos condicionalismos que nos provocam dor emocional incapacitante. Liberte-se.

“É exatamente a capacidade de manter a imagem do meu sonho na minha mente, que me incentiva diariamente a manter-me na rota traçada.”

PODER DE DECISÃO

Não deixe que as suas falhas, angústias, incertezas, medos, pensamentos e sentimentos negativos se transformem no seu carrasco. Não deixe que isso determine as suas ações e muito menos quem você é. Você tem de decidir os seus objetivos e o que pretende ser, por você mesmo. Pelo seu estado de ser mais elevado, positivo, otimista e esperançoso.

Faça uma monitorização à sua mente:

Verifique se você está focando a sua atenção no que pode dar certo ou no que pode dar errado?
A escolha e resultado dependem de você?
Que tipo de diálogo interno está usando?
As palavras são construtivas, positivas e alinhadas para a solução, ou ao invés emanam negatividade?
A escolha e resultado dependem de você?
Se dependem de você, escolha o que melhor lhe serve.

ELEVE-SE

Decida a elevar-se….
Olhe para dentro de si mesmo e escute. Escute de perto.
É o seu ser que está falando:
Levante-se! Eu preciso de você. Eu quero você. Eu sou você. Escolha-me a mim.
Olhe para dentro de você e escute de perto.

…Decida a elevar-se



ACIMA DOS PENSAMENTOS

Pensamentos negativos tenho-os às vezes, se não estiverem de acordo com os meus objetivos e valores rapidamente percebo que não devo segui-los, não lhes dou “ouvidos”. Sei que foi um qualquer estímulo que fez despoletar alguma das minhas frustrações, indignações, mágoas, angústias, ressentimentos, desânimo, desmotivação e que esses pensamentos depreciativos não representam aquilo que sou ou que pretendo vir a ser.

Viro a minha atenção para a ideia que tenho de mim, daquilo que sei que sou capaz, que pretendo fazer e, rapidamente a voz do pensamento negativo enfraquece. Não o alimento e pouco a pouco ele deixa de persistir até que se desvanece. Passadas algumas horas é como se nunca tivesse assombrado a minha mente. A ideia que eu tenho de mim mesmo sobrepôs-se ao “poder” ilusório que eu por escassos momentos dei a algo que não tinha qualquer valor.

Eu sou muito mais que um pensamento. Os pensamentos passam na minha mente, mas sou eu que lhes dou o poder de ocuparem o meu tempo, vontades e orientação. Eu não sou aquilo que penso, eu sou aquilo que quero pensar e que permito orientar as minhas ações, ideias, e sentido de vida.

- Miguel Lucas (em “www.facebook.com/escolapsicologia)

DESABAFE E RECUPERE

Expresse o seu desalento, a sua perda, o seu fracasso, a sua desilusão. Chore, grite, sinta a intensidade dos seus sentimentos de angústia, de saudade, de desespero. Hoje deite tudo cá para fora, não prenda as suas emoções e aquilo que lhe vai na alma. Afinal de contas você não é de ferro e, tal qual um guerreio, chega a hora de tirar a armadura, descansar, indignar-se, limpar as feridas e libertar toda a pressão que tem sido o embate com o lado menos bom da sua vida.

“Permita-se ser humano. Expresse o lado da sensibilidade humana, retê-la é diminuir-se. Se transporta em si mágoas, hoje seja humano. Abrace-as, conforte-as e deixe-as ir.”

POTENCIE-SE

“O que vou fazer hoje e todos os dias do ano para atualizar a mim mesmo, de forma a que me torne na versão mais grandiosa, verdadeira e extraordinária daquilo que julgo ser?”


PERSISTA

Chegou ao final de um período e você ainda não conseguiu alcançar alguns do seus objetivos. Ou até tenha mesmo recuado um pouco, não desanime. Caminhe mais um pouco…reveja o que não deu certo, perceba o que podia fazer melhor. Coloque mais impeto e força renovada na próxima etapa, pouco a pouco você chega lá.

Falhas, recuos, perdas, contratempos, quedas, catástrofes, abalos, dificuldades, obstáculos, sempre existirão nas nossas vidas. Quando a vida se torna difícil uma palavra de ordem pode auxiliar-nos como farol numa noite de nevoeiro. Essa palavra é:

REERGUER-SE….dentro do possível, levante-se e siga em frente!

Na sua caminhada de superação de alguns dos seus medos e obstáculos ao desenvolvimento do seu potencial, provavelmente existirão momentos em que você vai tropeçar, em que vai recuar um pouco, não fique alarmado. Esse processo é comum acontecer, mantenha-se firme e coloque os olhos no seu objetivo final.

A BENÇÃO DA SAUDADE

“Saudades, são memórias impregnadas de emoções vividas intensamente, que deixam uma tatuagem interna de algo que para todo o sempre permanecerá connosco. Se lembrou, gostou, se gostou, recordará a saudade.”



A ILUSÃO DO MEDO

O medo é como um veneno tóxico, parece que você não pode livrar-se dele, por qualquer meio impedindo-o de viver a vida que você sempre quis viver. Algumas pessoas “paralisam-se” com medo delas próprias ficando continuamente preocupadas com os eventos que poderão ocorrer no futuro. De um modo geral eu diria que todas as preocupações com o sucesso, têm uma coisa em comum: o medo do fracasso.

Nota mental: Eu tenho sempre em mente que não há razão para ter medo do fracasso, se não quiser fazer a pergunta: “O que teria acontecido, se eu tivesse tentado?”

AS COISAS SÃO O QUE SÃO ENQUANTO SÃO

Todos nós ouvimos o ditado comum: “as coisas são o que são”, dizendo-nos que tudo o que está acontecendo é simplesmente a realidade da experiência atual. Mas isso não é toda a verdade. Temos de acrescentar o seguinte: “As coisas são o que são enquanto são.” Isto fala de uma realidade maior – o que está acontecendo não é permanente. Este provérbio pode enriquecer as nossas vidas, ajudando-nos a passar por momentos difíceis com mais graça e também iluminando o que existiu de precioso na vida, antes de piorar, e que as coisas são temporárias e certamente irão voltar a mudar para melhor.

Podemos ainda acrescentar:

“As coisas são o que são, enquanto são, até que deixem de ser”

ESTÁ REALMENTE FELIZ NO SEU RELACIONAMENTO?

Se sim, ótimo. Se você é infeliz e já tentou fazer as coisas funcionarem e não encontra uma solução para o entendimento. É importante que avance com uma outra questão complementar:

Eu quero continuar infeliz neste relacionamento?

Se sim, pois pouco há que possa fazer. O problema não está resolvido, mas a decisão está tomada. Se não, pense numa estratégia para terminar o seu relacionamento e seguir em frente. Não estou a querer simplificar o que por vezes parece ser um trabalho de Hércules.  O que lhe quero transmitir é que por ser difícil não quer dizer que seja impossível. É importante no entanto, perceber se está preparado para enfrentar as consequências e ir ao encontro daquilo que deseja.

DÁDIVA DA VIDA

Está passando por um período difícil da sua vida? Anda desanimado, desesperançado, sem motivos que lhe deem satisfação? Coloque a sua mão sobre o seu coração. Sinta o batimento cardíaco. Isso é chamado de propósito. Você está vivo, por uma razão. Não Desista! Existe sempre a possibilidade de reencontrar um novo significado na vida. Faça coisas nesse sentido.

LIDERE-SE PARA UM NOVO RUMO

Liderarmo-nos é a capacidade que todos nós temos para deliberadamente seguirmos aquilo em que focamos a nossa atenção. É a capacidade de monitorizar o ambiente envolvente procurando formas que facilitem a obtenção dos resultados pretendidos.  É a capacidade de regular os nossos estados internos (por exemplo acalmar a nós mesmos) para que possamos criar pensamentos positivos que nos sirvam.

É a capacidade de percebermos que os nossos pensamentos são eventos mentais e não acontecimentos em si. É a capacidade de dizer não àquilo que sabemos que nos prejudica. É eliminar a ilusão acerca da ideia que existe algo em nós superior à capacidade de conscientemente construirmos pensamentos que facilitem a obtenção do que queremos realizar. Você possui autoliderança para regular-se a si mesmo em prol da sua melhoria de vida e do seu desenvolvimento pessoal.

“O desejo é o ponto de partida de toda a realização, não uma esperança, não uma vontade, mas um profundo desejo pulsante que transcende tudo.” – Napoleon Hill

Fonte: http://www.escolapsicologia.com/orientacoes-para-potenciar-a-vida/

Sem comentários: