sábado, junho 03, 2006

Feridas da Alma

As feridas da Alma são a volta de cinco e são, a rejeição, o abandono, a humilhação, a traição e a injustiça. Nós nascemos todos com varias destas feridas, mas elas são vividas em intensidades/niveis diferentes. Elas foram criadas numa vida anterior e continuam presentes, porque não foram aceites. Tudo o que nos acontece de desagradável, de difícil, de stressante pode estar relacionado a uma dessas feridas. isso incluí tudo o que nos acontece a nível mental ( ansiedades, medos, ...), a nível emocional ( culpas, emoções, raivas, ...) e a nível físico ( mal estar, doenças, acidentes,...).Desde a concepção do bebe, as feridas começam a ser activadas pelos seus pais ou por aqueles que tomam esse lugar. É então muito importante de nos lembrar que nos não sofremos com as nossas feridas por causa dos nossos pais, mas sim pelo facto de precisarmos desse tipo de pais com as suas próprias feridas para tornar-nos consciente das nossas, a fim de despertar em nos o desejo de querer cura-las.
Quando uma ferida é activada e não a aceitamos, nós reagimos automaticamente, como um toque num corte ainda aberto no nosso corpo. A reacção depende da gravidade desse corte. Mais ele dói , maior e mais rápida é a nossa reacção. Para as feridas da alma, podemos dizer que usamos a sua mascara respectiva. Porque quando nos sentimos magoados e não assumimos a nossa responsabilidade, nós acusamos o outro de nos magoar ( ou acusamos a nos próprios de nos sentir magoados) e não estamos em nós. Aceitar a nossa responsabilidade, é simplesmente sentir essa ferida e reconhecer que não é o outro que nos magoa, mas que o sofrimento vem do facto que nos ainda não nos estamos a ocupar da sua cura.

Bloggando, isto quer dizer que muitas daquelas pessoas que nos fazem mal, fazem-no pra nos ajudar a corrigir o que está mal dentro de nós…
Acho que certas situações se repetem quando a gente não aprende bem a lição… Puxamos uma certa gente para nós, que nos faz mal... Porquê? Para a gente se aperfeiçoar e corrigir os nossos erros do passado. Acho que temos de dar menos importância a situação, mas no que ela demonstrar e faz-nos sentir. De certo onde está a dificuldade é onde temos de trabalhar e aceitar…Limpar as nossas feridas...Nós nascemos no pais, na família onde devemos para sermos da maneira como somos, para podermos corrigir o que está mal em nós. Em vez de nos revoltarmos contra ela ( a vida )como as vezes fazemos, temos de a aceitar e dar a volta da melhor maneira.
Claro que isto não é fácil e nem sempre nós apercebemos das lições que temos de aprender nem do que está errado com a gente. Nem sempre a gente percebe porque é que temos de passar por situações tão complicadas e difíceis... Por vezes, por mais que a gente faça um esforço para mudarmos, não o conseguimos. Tenho pena que a vida não seja mais clara. Ou sou eu que sou uma cegueta? De certo que tenho a noção que escolho os caminhos mais complicados, realmente não consigo acertar a primeira ou a segunda. Sou mesmo uma repetente de anos sem fim.
Tenho consciência também que esta vida é " o vai ou racha"... Por vezes penso que estou no bom caminho, mas depois tropeço e fico perdida de novo. Estou cansada de tanta bofetada, mas também há quem tenha vidas bem piores do que a minha, de certo.

Sem comentários: