quinta-feira, maio 24, 2007

O poder dos cristais e das pedras

Tão antigos quanto a própria Terra, os cristais sempre fascinaram o homem por sua beleza e energia. Em antigas civilizações da Índia e da Grécia, os cristais eram usados com fins terapêuticos.

Atualmente, muitos terapeutas holísticos usam os cristais --fontes de energias naturais-- em sessões de cromoterapia e massagem para harmonizar e renovar as energias de seus clientes.Da mesma forma que os homens, os cristais trocam energia, ou seja, emitem e recebem continuamente. Cada cristal tem suas propriedades energéticas e, por isso, devem ser estudas com profundidade por cada pessoa.

Como fontes de energia, podemos usar os cristais e as pedras para energizar um ambiente ou pessoa. Para saber como usá-los, veja quais são os mais indicados para cada setor do Bagua e também os mais comuns de cada signo:

Os cristais e o Bagua

Trabalho: é regido pelo elemento água, simbolizado pela cor azul. Podemos ativar esse setor com os cristais: água marinha, lápis lazuli ou turmaliza azul. Podemos colocar também um pirita, que está associado ao ouro e à riqueza de nosso trabalho. O diopsidio também pode ser usado porque é uma pedra que traz concretização profissional e comercial.

Espiritualidade: a pedra mais usada para esse setor é a ametista, pois simboliza o terceiro olho. Ativa a intuição e é uma ótima pedra para a meditação. Podemos também usar o cristal de quartzo, que simboliza a pedra da clarividência, sabedoria e misticismo.

Família: é regido pelo elemento madeira e pelas cores verde e azul. Podemos ativar esse setor com as pedras lápis lazuli, quarto verde, turmalina verde e quarto azul.

Prosperidade: as cores que predominam nesse setor são o vermelho, o lilás, o amarelo, o dourado, o laranja e o verde. Com essa variedade de cores, podemos usar uma boa quantidade de pedras para ativar este setor, como pirita, turquesa, granada, água marinha, citrino, esmeralda, turmalina verde e quarto verde.

- Sucesso: esse setor está associado ao elemento fogo e as suas cores são o vermelho, o amarelo, o laranja e o dourado. Podemos ativar esse setor com as pedras granada, esmeralda, citrino, safira, turquesa e pirita.

- Amor: os cristais mais usados para ativar esse setor são o turmaliza rosa, quarto rosa e o quarto branco --associados às cores do amor. A pedra da lua também pode ser usada nesse setor com muito sucesso. Por ser vermelha, a granada ativa as paixões.

- Filhos e setor da criatividade: podemos ativar essa área com o cristal de quarto, pois a cor que predomina é o branco. O citrino pode ser usado para ativar a criatividade. A soldalita fortalece a comunicação e criatividade, e a opala é uma ótima opção para o crescimento das crianças.

- Amigos: Use a pedra feldespato, que fortalece a comunicação e as amizades. O cristal de quarto e o quarto rosa favorecem os relacionamentos.

As pedras e os signos

- Áries: jaspe verde; ametista; ágata; turmalina rosa; granada e topázio
- Touro: água marinha, esmeralda, lápis lazuli, safira e quarto rosa
- Gêmeos: ágata, magnetita, crisocola, safira e topázio
- Câncer: esmeralda, turmalina verde, pedra da lua, opala e rodocrosita
- Leão: citrino, ágata, granada, rubi, topázio e turmalina rosa
- Virgem: amazonita, citrino, safira e ágata
- Libra: água marinha, esmeralda, safira, pedra da lua e opala
- Escorpião: turmalina verde, obsidiana, pedra da lua, rubi e esmeralda
- Sagitário: ametista, azurita, turmalina rosa, sodalita e topázio
- Capricórnio: ametista, cornalina, turmalina verde, rubi e safira
- Aquário: água marinha, granada, opala e lápis lazuli
- Peixes: ametista, fluorita, turmalina verde e pedra da lua

Observação: todos os signos podem usar o quarto branco!

Limpeza e energização dos cristais

Como o uso do cristal pode saturá-lo de energias negativas, é necessário saber algumas formas de limpá-lo e energizá-lo.Sempre que ganhar ou comprar um cristal, purifique-o ou limpe-o e energize-o antes de usar. Esse ritual de limpeza e energização deve ser praticado mensalmente com os cristais que já usamos. Essa prática é necessária porque o cristal emiti e recebe energias, podendo ficar saturado de vibrações negativas.

Entre as muitas formas de limpeza do cristal, uma das mais comuns é deixá-lo mergulhado em uma vasilha de vidro ou cerâmica, com água e sal grosso (ou marinho), por 24 horas.

Depois, banhe-o em água corrente por alguns minutos, completando assim o processo de limpeza. Outra forma é deixá-lo ao lado de um incenso aceso (arruda, mirra ou alecrim). A chuva e o sol são outras fontes de limpeza.

Sem comentários: