sexta-feira, maio 11, 2007

RELAXAMENTO PROFUNDO

Faça um RELAXAMENTO PROFUNDO

Deite-se com as palmas das mãos voltadas para cima e os pés levemente afastados. Respire profundamente, desde o umbigo, diafragmaticamente, do fundo dos seus pulmões. Sinta seu abdômen subir e descer na medida em que você inala e exala. Gradualmente sua respiração torna-se mais lenta. Cada vez que você exala, sente-se mais relaxado (a).

Agora se torne consciente de seus pés: sinta o relaxamento fluindo até seus pés a cada respiração profunda... Sinta suas pernas relaxando, bem como suas coxas e quadris.

Sinta a tensão nas suas pernas desaparecendo completamente; suas pernas estão completamente relaxadas.

Agora sinta o relaxamento fluindo até seus órgãos internos – relaxe seus intestinos, seu estômago, seu fígado, sua região lombar... Sinta o relaxamento espalhando-se através do tórax e da parte superior das costas – esteja atento para a expansão e contração dos seus pulmões com cada respiração profunda.

Agora sinta o relaxamento fluindo até seus ombros e braços com cada respiração profunda que você faz... Até seus ante-braços, seus braços, suas mãos e cada dedo. Você pode sentir um calor ou formigamento nas suas mãos na medida em que relaxa completamente. Sinta a tensão desaparecer de seus braços, mãos e dedos. Agora sinta a garganta e o pescoço relaxarem, bem como sua face, sua boca, seu nariz, as bochechas... Os ouvidos estão completamente relaxados... as pálpebras estão ficando em repouso, um pouco mais pesadas a cada respiração... sinta sua testa... sinta a tensão de sua testa desaparecendo na medida em que o relaxamento espalha-se.

Deixe que o relaxamento flua pelo seu cérebro, indo até o topo de sua cabeça. Toda a sua cabeça e todo o seu corpo, cada parte dele, desde as pontas dos dedos dos pés até o topo da cabeça, estão completamente relaxados e em paz.

Agora fique cônscio da sua respiração. Continue respirando lenta e profundamente, a partir do diafragma. À medida que você inspira, imagine que está inalando energia para cada célula do seu corpo; sua mente e corpo estão ficando completamente recarregados. Sinta a energia do Cosmos fluindo através de você, lavando todas as tensões e negatividade, limpando-o (a) por dentro e por fora. Sinta-se repleto, transbordante dessa energia purificadora, preenchendo todo o seu ser com alegria e amor. Permaneça nessa posição pelo tempo que quiser.

Agora se sinta retornando à sensação do corpo físico: movimente um pouco as mãos e pés. Dê uma espreguiçada e, lentamente, vire-se para o lado direito, sentando-se (é mais fácil e força menos as costas sentar-se para o lado direito). Então sinta seu corpo, mente e espírito completamente revigorados.

Fonte: Stress a seu favor, de dra Susan Andrews. Editora Ágora.

Sem comentários: