segunda-feira, setembro 24, 2007

Origem a Propagação do Xamanismo

O xamanismo e encontrado em todas as partes do mundo, Sibéria, América do Norte, América do Sul, Austrália, Oceania, África, China, Índia, Tibete, etc. As semelhanças das praticas são notáveis. Segundo estudiosos, o xamanismo esta presente ha pelo menos 20.000 anos, sua origem levanta algumas possibilidades:
- Vindos da Sibéria, os xamãs teriam emigrado durante as grandes glaciações, seguindo rebanhos de renas, passando pelo estreito de Bering, e espalhando-se pelos continentes.
- Surgimento espontâneo em diferentes locais, com a possibilidade de comunicação astral, telepática entre eles.
Seriam os primeiros xamãs seres extra-terrestres?

O Papel Do Xamã
O xamã pode ser homem ou mulher, é o poeta, o mágico, o curandeiro, o conselheiro, o líder espiritual, o contador de histórias, etc. Sua principal especialidade está ligada aos processos de cura. Quando digo cura, não me refiro apenas ao corpo físico, mas também ao mental, emocional e espiritual.
Para atingir seus objetivos o xamã viaja por mundos invisíveis à realidade ordinária, recupera traços perdidos da alma de seus pacientes, conhece o funcionamento da energia universal, altera níveis de consciência sempre que deseja para obter orientação do mundo espiritual, conhece o uso do poder das pedras e das plantas, evoca seres elementais da natureza, utiliza instrumentos que lhe conferem poder, círculos de energia, etc.
Os xamãs são os verdadeiros guardiões da Mãe Terra. Honram a tudo o que tem vida, trabalham com símbolos naturais do seu inconsciente e aprendem a interpretá-los para superar obstáculos.
Nunca estão sozinhos, sempre estão acompanhados do seu espírito guardião animal, e seus espíritos auxiliares.

Estados Alterados de Consciência
O antropólogo norte-americano Michael Harner refere-se ao EAC no xamanismo como Estado Xamânico de Consciência, que não envolve apenas o transe, e sim a capacidade de viajar na realidade incomum com o objetivo de encontrar-se com espíritos animais, plantas, mentores e etc.
Os estados alterados de consciência incluem vários graus de transe; Stanley Kryppner chega a classificar 20 estados de consciência. Mircea Eliade fala do êxtase, Castaneda fala do Nagual. Nirvana, samadhi, alfa, transe, satori, consciência cósmica, supraconsciência, etc. também são nomes para a mesma manifestação.
O importante é que através das práticas xamânicas conseguimos nos conectar com nossos mitos, símbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a nossa percepção, para ir aos mistérios que estão guardados em nós mesmos.
Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia. Nos religamos com o sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece.
Através da consciência ordinária, não conseguimos alcançar níveis profundos do nosso ser, seria como tentar sintonizar uma estação de freqüência modulada com um radinho AM.
Existem diversas técnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de consciência, dentre elas destaco os tambores, danças, jejuns, plantas de poder, respirações, posturas corporais, que estarei explorando nos capítulos posteriores.




O Xamanismo Na Nova Era
O xamanismo é a célula mater de todos os processos atuais da chamada Nova Era, que, na, realidade de novo só tem o nome, pois o que temos feito é buscar respostas nas práticas ancestrais. O respeito pela ecologia e pelas condições ambientais, o reconhecimento do sagrado, a necessidade de expandir a consciência, a importância da vida espiritual, a ajuda ao próximo e a pratica do amor universal é nossa linha filosófica.
Célula-mater porque dá origem a todas as práticas do movimento aquariano, por exemplo: utilização de cristais, ervas medicinais, radiestesia e radiônica, energia das formas, mantras, posturas, técnicas de visualização, bastões, danças, banhos, passes, impostação de mãos, poder da palavra, vestimentas rituais, utilização dos elementos (terra, fogo, ar, água) canalizações espirituais.
Isto não significa, colocar o xamanismo no pedestal das práticas atuais, e sim dar uma referência histórica da prática religiosa mais antiga da humanidade, mesmo porque as práticas oriundas do xamanismo também tiveram seu seguimento e expansão específicos.
O xamanismo vem resgatar a profunda conexão do homem com a Terra, nos ensina a honrar todas as formas de vida, pois onde há vida, está Deus. Compreendemos que todos os seres vivos possuem sua missão no plano universal, desde insetos, plantas, pedras, animais, até nós, seres humanos de duas Pernas.
Fica difícil imaginar, que tipo de missão poderia ter um mosquito, ou uma barata, porém nada está na Terra por acaso, quando termina o tempo de uma espécie, a própria natureza se encarrega de encerrá-la, vide o exemplo dos dinossauros.
É indiscutível também as marcas do xamanismo nas grandes religiões: O ritual do judaísmo na circuncisão, o batismo cristão, a iniciação de Cristo no deserto, a morte e o retorno à vida, as visões de Maomé, a busca da iluminação de Buda, os sete chacras etc.
Por sentirmos Deus nas diferentes formas de energia, consideramos Sagrado cada uma delas. Cada planta, cada pedra pode transmitir-nos ensinamentos de cura, aprendemos a decifrar as mensagens que vem dos ventos, reconhecemos que fazemos parte de uma grande família universal, que a Terra é a nossa mãe, nutrindonos, sustentando- nos, recebendo-nos a cada vida e nos acolhendo a cada morte.
Varias tradições xamânicas esperam por um novo tempo que virá com o retorno dos antigos xamãs que reencarnariam em outros povos, com outra linguagem, com outra cor de pele, transmitindo a Linguagem do Amor Universal, promovendo o reencontro do homem com o Sagrado, para que possamos todos juntos caminhar na Beleza e na harmonia com cada ser vivo, caminhar em equilíbrio em nossa Mãe Terra.
O verdadeiro poder está em cada um de nós, ele provém do desenvolvimento de nossos dons, pode ser chamado de Eu Superior, Cristo Interior, Kundalini, Poder Mental, etc. O mais importante é reconhecer a centelha divina que cada um de nós possui por herança natural e saber como acessa-la. Entender que qualquer que seja o caminho espiritual escolhido, é preciso confiar, ter fé, entregar-se para poder integrar-se. Não temer a desilusão, pois a desilusão vem com a verdade, e, se você desconfia, você não se desilude, mas também não aprende e não conhece a verdade. É preciso acreditar que existe um Poder Superior que governa a lei de causa e efeito, e que aquele que busca a verdade com o coração aberto e a mente limpa, pode até cair, mas jamais ficará no chão.
O reconhecimento do Caminho da Verdade vem da expansão de nossa consciência obtida através da introspecção, de nossas experiências pessoais, do nosso contato com o divino, com o “religare”, pois muitos falam e muitos ouvem pouco, muitos ensinam muito e praticam pouco, muitos recebem muito e quase nada dão.
Na idade de Ouro da Humanidade o homem comunicava-se com seres celestiais, com espíritos da natureza com sua divindade. Com o passar das eras, em nome do progresso, do avanço da ciência, a humanidade foi distanciando- se de sua essência espiritual. Para nós o verdadeiro Religare é a união de todo esse avanço conquistado pelo homem, por inspiração divina, sem nos esquecermos de que somos sagrados.
Respeitando e honrando pontos de vista, porém nunca se desviando do caminho, deixamos o julgamento a quem deve julgar. Com passos lentos observamos e captamos mensagens verdadeiras que só vêm quando temos a nossa mente calma e silenciosa, e o coração cheio de amor. Devagar no caminho com pressa de chegar.
No xamanismo busco minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nas fases da Luz, nas trilhas das Estrelas. Procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador.

Praticando o xamanismo, encontro a senha para tornar possível o meu caminhar no Sagrado, transformando o meu ser, enxergando com os olhos de uma criança, voando como a Águia acima das nuvens negras da ignorância, protegendo como o Leão, o meu Espaço Sagrado, abrindo o meu coração para o amor incondicional que o Mestre Jesus ensinou.
Nas minhas orações, não espero que nada caia do Céu, espero colher o que plantei. Aprendi que não somos vítimas de conseqüências, que podemos construir nosso futuro a partir de pensamentos, palavras e ações. Nenhuma árvore cresce se a semente não for jogada à Terra; se você planta limão, mão espere colher maçãs; se a terra não estiver boa, prepare-a; se a terra estiver seca, coloque água. Lembre de que não são todas as plantas que crescem em qualquer lugar, você não poderia plantar uma macieira no deserto, a não ser que ache um Oásis. Não podemos nos esquecer, também, de que uma planta pode sofrer de alguma praga, portanto devemos estar sempre atentos. Devemos analisar se realmente queremos uma macieira ou outro tipo de árvore. E, ainda, termos a consciência de que uma árvore leva mais tempo para crescer e maturar do que um arbusto.
Nós, que praticamos o Xamanismo, temos a responsabilidade de zelar pela Mãe Terra e por todas as suas Crianças, temos a missão de cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual. Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente, nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.

Otavio Leal

LOBA GUERREIRA

Sem comentários: