Extraído do livro : O Espírito Animal - Léo Artése -Ed. Roca
É do estudo do xamanismo que podemos aprender muito sobre as interações mentais entre homens e animais. Seres espirituais sejam na forma de santos, anjos, ancestrais, fadas, duendes ou animais totêmicos compõem o repertório de nossos mitos antigos nas diversas escrituras. Quando as crenças são universais, devemos dar algum crédito a elas. O estudo dos totens animais é muito importante para a compreensão de como o reino espiritual se manifesta na vida natural.
O conceito de "medicina", que emprego, quando se refere; a medicina da águia, poderes medicinais do urso, medicina pessoal, e etc. se referem aos quatro corpos: O emocional, o físico, o mental e o espiritual. O termo medicina é empregado para o poder pessoal, dádivas de sabedoria, força física, clareza espiritual, talentos. É um modo de vida consciente através da relação de cura, com nossa Mãe Terra e suas crianças, nossos familiares, amigos, plantas, pedras e as pequenas criaturas.
É trilhar o caminho da vida em harmonia, amor, equilíbrio com a Terra e o Universo. Tudo que afeta o equilíbrio, afeta uma medicina.
As relações entre o xamã e os animais são de natureza espiritual, e de uma intensidade mística tal que se torna difícil para a mentalidade moderna, cética, imaginá-la. A relação era tão íntima que os xamãs achavam possível tornar-se um animal. Ao se tornar um animal mítico, o homem transformava- se em algo maior e mais forte do que ele próprio.
O pensamento xamânico diz que existe uma mente grupal, e um animal arquetípico ou mestre para cada espécie. Os espíritos animais estão seguros numa espécie de consciência coletiva e sabedoria de suas espécies. Em conseqüência, espíritos animais são excelentes professores, guias, auxiliares da humanidade.
Muitos rituais do passado usavam animais. Em algumas sociedades antigas o sangue foi um meio de liberar energia psíquica. Esse foi o único caminho que sabiam.
Hoje temos desenvolvido a energia psíquica humana que é vital e forte, sem precisarmos do sacrifício animal. Expandimos a nossa consciência, nossa criatividade, de uma maneira que é melhor para toda a vida que nos cerca.
As cerimônias efetivas se harmonizam com as tradições antigas e com os insigths modernos. Constroe-se sobre o velho e soma-se criativamente.
Os xamãs tem ao menos um animal de poder, que age como espírito guardião e como intermediário para acessar outras realidades. Nas viagens xamânicas ele assume os talentos de seu animal e vê de maneira diferente. Os animais protegem os xamãs em trabalhos perigosos e são fontes de conhecimento. Para o xamã japonês, eles podem ser uma forma exaltada de uma transformação do Buda.
Os animais no xamanismo, são também, classificados segundo os quatro elementos ( há variações de linhas ) :
Criaturas aquáticas, anfíbios - elemento água
Répteis - elemento terra
Pássaros - elemento ar
Mamíferos - elemento fogo
Os animais da água são freqüentemente, os guardiões de nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam projeções astrais. Os anfíbios nos ensinam a refletirmos para aprendermos a usar as emoções ( água) construtivamente ( terra).
O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra.São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza a o movimento e a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade.
Os insetos reúnem habilidades para voar, espalhar, a adaptabilidade, a armadura, a reprodução, organização, fertilização, etc.
A aranha entre os nativos americanos é ao mesmo tempo Avó e Criador, que criam novas energias dentro da existência.
Os répteis são os guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade de sobrevivência.
Algumas versões da Roda Medicinal trazem o seguinte :
Direção Elemento Totem Animal Portal Corpo
Leste Fogo Águia Dourada Iluminação e Claridade Espiritual
Oeste Terra Urso Cinzento Introspecção Físico
Norte Ar Búfalo Branco Sabedoria Mental
Sul Água Coiote Fé/Emoções Emocional
Os povos nativos têm acreditado que os clãs animais têm grandes poderes medicinais que eles compartilham conosco, se nós temos a sabedoria para receber os ensinamentos.
O antropólogo Michael Harner, em seu livro "The Way of The Shaman " descreve que quando uma pessoa está doente ela fica desanimada , ou seja ela perdeu sua força animal, está deprimida, fraca e predisposta a adoecer.
Os povos xamânicos chamam a energia dos animais honrando-os. Nós também podemos tirar proveito desses poderes, em todo o conjunto do seu clã, por um processo chamado invocação.
Invocação pode ser entendida como um tipo de prece, um caminho para chamar o espírito de certos animais, até nós.
Quando nós invocamos, nós estamos literalmente convidando um espírito animal para viver perto de nós, então podemos compartilhar de seu poder medicinal. Ao invocar um espírito animal, estamos rezando para o conjunto das espécies daquele animal.
Quando nós invocamos algum animal, chamamos a sabedoria do conjunto das espécies. O simples fato de procurar deliberadamente o seu poder e de inclui-lo em nossa vida pode transformar completamente a nossa maneira de viver. Você não estará chamando espíritos de animais mortos ou vivos, não deve procurar o seu animal de poder fora de você, ele está no seu interior. Ao invocarmos a Águia, invocamos o poder, conhecimento e experiência de todos as águias, da alma coletiva, da essência espiritual do animal que vive na Terra, e no Mundo Espiritual.
Deve-se estudá-lo atentamente para aprender mais coisas a respeito de sí próprio. Quando interagimos com os animais, nós aprendemos a vê-los e tudo na natureza toma um novo caminho. Nós chegamos para apreciar e reverenciar a sabedoria e poder, inerentes a todos os seres da natureza. Nos temos nos desenvolvido na ciência, tecnologia e habilidade analítica, mas os espíritos animais têm outros poderes que, em alguns caminhos, vão além de todos os nossos próprios. Nós podemos receber a sua orientação e sermos curados por sua medicina, por invocar seus poderes até nós.
Podemos usar os totens animais para aprender sobre nós mesmos e sobre mundos invisíveis. Há uma força arquetípica que se manifesta através dessas criaturas. Esses arquétipos têm suas próprias qualidades e características refletidas pelos comportamentos e hábitos dos animais.
Um xamã pode ter vários animais de poder como auxiliares, para objetivos específicos. Você poderá trabalhar com outros animais, e os descobrirá à medida que for desenvolvendo habilidades xamânicas, mas seu animal principal continuará sempre sendo o mais importante para você. Alguns xamãs não aconselham revelar o seu animal de poder para outras pessoas, outros falam publicamente, o certo nesse caso é que cada um ouça a sua voz interior, e que tenha uma clara e boa intenção ao revelar.
Quando encontrar seu animal, você saberá, ou então ele se comunicará com você de alguma maneira. Se quiser poderá falar com ele. Ao voltar da viagem ele o acompanhará através do túnel, de forma que a energia dele estará ao seu lado, o tempo todo, pronta para ser usada quando você quiser.
Comece a meditar sobre seu animal, faça visualizações simples, imagine-o na sua frente. Deixe que ele se comunique telepaticamente com você. Veja como ele pode ajuda-lo em diferentes áreas da sua vida. Não use o racional, não se preocupe em entender, vá com o coração e a mente de uma criança, que obterá uma conexão mais forte com ele.
Visualize seu animal se fundindo em você. Faça meditações onde você se vê como o animal.
Faça canções para seu animal. Não precisam ser muito elaboradas. Algumas linhas melódicas simples e repetitivas servem de excelentes ferramentas. Você poderá criar numa melodia que já conhece. Até que um dia receba a "Canção de Poder" do seu animal. ( processo de canalização )
A tarefa do animal de poder é manter a sua energia sadia - física, mental, emocional e espiritualmente, provendo direcionamento e apoio. No dia a dia qualquer um pode invocar seu animal de poder quando precisa de energia extra ou assistência, ou num lugar perigoso, ou em época de enfermidade.
Um dos métodos mais famosos para entrar em contato com o animal de poder é a Busca da Visão. Usualmente o praticante vai para um lugar ermo, montanhas ou florestas, jejuando, as vezes dormindo no relento, em alguns casos bebendo plantas de poder, aguardando por uma visão
Um caminho muito simples para invocar um espírito animal. é visualizá-lo e chamá-lo de coração.
Se você, por exemplo, precisar de uma maior coragem, poderá visualizar um Leão e invocar:
Espírito do Leão. Eu estou chamando você. Viva dentro de mim e abasteça-me com sua coragem.
Quando termina a invocação, agradecemos ao Espírito Animal, pela sua ajuda.
Você deve compreender que está invocando uma virtude, não confunda esse trabalho com religião. Você não estará adorando ídolos, e sim reverenciando e honrando uma obra da Criação Divina, e não substituindo a fé em Deus, que é insubstituível.
Você também pode se inspirar com fotos do animal, camisetas, estatuas, quadros, etc. O animal também pode ser invocado, imitando igualando o seu comportamento. (Dança Animal) Dessa forma nos alinhamos com as suas energias, e chamamos o seu espírito até nós. Nós podemos agir como animais, fazer sons, convidando-os a trazerem seus poderes até nós.
Podemos rondar e urrar como um Leão, assim que invocamos o seu espírito. Podemos espalhar nossos braços e voar como uma Águia. Rastejar como uma serpente.
Os xamãs costumam, Ter suas canções, que são enviadas pelos espíritos guardiões, para invocar seu poder. No xamanismo, quando nos harmonizamos com nosso animal, ele nos envia canções. As canções de poder não são compostas, e sim canalizadas. São um fenômeno de liberação psíquica, mediúnica. Elas podem trazer felicidade, bem estar, cura, transe, entendimento, reflexão. Todo o xamã tem sua canção de poder. Harner sugere que para ter uma canção de poder, você deve ir sozinho,num lugar agreste,onde não haja ninguém. Não tome café e jejue o dia todo. Caminhe sossegadamente e as vezes sente-se. Peça sua canção ao Universo. Depois que receber a canção, quanto mais você a canta, mais ela fica impregnada de energia e ainda ajuda-o a entrar em outro estado de consciência.
Mesmo não recebendo a canalização, você pode invocar um espírito animal, criando uma música. Por exemplo:
Espírito do Golfinho. Eu chamo você
Seu espírito está aqui agora
Ajude-me a me comunicar melhor com todos
Espírito do Golfinho, viva em mim.
Não é necessário que a invocação tenha rima. Procure visualizar o animal na natureza. Respire profundamente e use suas próprias palavras, colocando vida na voz. Você poderá usar a melodia de uma canção já conhecida, caso queira.
Sinta, como no exemplo acima, seu nariz igual ao bico de um golfinho, suas nadadeiras, seu corpo fluindo nas águas, sinta-se um golfinho. Peça para o Golfinho viver em seu coração, enchendo você de pureza, paz, harmonia, sabedoria. Agradeça ao Golfinho, quando terminar.
Use a energia de seu animal de poder no cotidiano. Para tomar decisões importantes, para reabastecer- se de energia, para enfrentar obstáculos.
Quando, por exemplo, você tiver que ir a algum lugar, que suspeite ter uma energia pesada visualize seu animal de poder indo na sua frente e criando um círculo de proteção que o protegerá desde o momento que entrar no recinto. O contato periódico com seu animal é que determinará as melhores formas de comunicação entre vocês
No xamanismo realizamos uma ritual, com tambor, para que os praticantes se conectem com seu animal, e também deixamos nosso animal aflorar através da "Dança do Animal", uma outra forma de evocação, unificando o animal de poder com o dançarino . No xamanismo, os praticantes costumam, também ter as suas canções, para evocar o poder dos animals.
Evocando com palavras, visualizações, você logo descobrirá, intuitivamente outros meios de comunicação com eles. Eles poderão trazer mensagens em sonhos, e as vezes aparecem nas suas dúvidas em out doors, revistas, camisetas, em plásticos de automóveis, ou seja criando sincronicidade, vindo por uma variedade de sinais.
Existem numerosas formas para facilitar a invocação dos espíritos animais. Uma coisa que facilita é passar o maior tempo possível em contato com lugares naturais e selvagens, mas a invocação também poderá ser feita no seu jardim, ou num quarto com gravuras da natureza e plantas. E é claro assim como os animais respeitam a natureza, quanto mais nos aproximarmos e respeitarmos a natureza e todas as suas crianças, isso também se tornará uma grande invocação.
Descobrindo- se o totem animal, e estudando-o aprenderá a fundir-se com ele, e assim poderá chamar a sua energia sempre que necessário. Quando você honra o totem, estará honrando a essência espiritual, a energia que está por trás dele. Uma força real. Aprendendo a trabalhar essa energia você estará aprendendo a linguagem da natureza, e ai se abrem mistérios, segredos.
Na minha primeira cerimônia do animal guardião, descobri meu animal de poder, e com ela pude realmente voar. Mostrou-me os caminhos para chegar ao xamanismo e o insigth que aquela enorme pomba em minha cama aos 11 anos, não era pomba, era uma Águia.
Minha sensibilidade ficou muito mais aguçada, minha criatividade se expandiu, e recebi sua canção de poder :
Minha Guardiã
Águia, prá onde voas
Águia, prá onde vais.
A voar, a voar, a voar, a voar
A voar a voar sem parar
Águia, o que tu buscas.
Águia, o que tu procuras.
A voar, a voar, a voar, a voar.
A voar, a voar, lá no Céu.
Águia, não me abandone.
Guia meu caminhar
A voar, a voar, a voar, a voar.
A voar, a voar, para mim.
És minha Guardiã
Contigo, não vou recuar.
Vou voar, vou voar, vou voar, vou voar.
Vou voar, vou voar, com você.
A medicina da Águia é poderosa, voa alto, acima da ignorância humana, ajuda-nos a conquistar os limites desse mundo e a alcançar outros reinos. Ela ajuda no desenvolvimento dos poderes xamânicos, viajando em mundos alternativos. Com os olhos da Águia, nós podemos ver com a visão da Luz Solar, clareando a verdade na escuridão da ilusão. Permite-nos ver a distância, para enxergar a nossa própria vida, livre de preconceitos e preocupações. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando coisas mais importantes, e, desenvolvendo nossos espíritos. Sua medicina também é a liberdade de vôo, não se prende a vícios, ou a padrões negativos.
Ensina a atacar nossos medos pessoais do desconhecido. Ensina a ampliar a percepção sobre nós mesmos além dos horizontes visíveis. Ela é considerada também o Leão Alado (coincidência? ). Ambos estão associados á energia masculina e ao Sol.
É interessante, que ao trabalhar com o animal guardião, muitas respostas apareceram na minha vida em situações das mais diversas, tais como out doors, adesivos de carros, camisetas, nuvens no céu com o formato animal, sonhos, etc. Abre-se o portal da sincronicidade.
Eu chego a ter sensações físicas; na testa, nas sobrancelhas, nas costas, como se estivesse me transformando. As vezes me olho no espelho e vejo meu rosto a imagem imagem do meu animal de poder, sem contar muitos amigos e pessoas que participam de minhas cerimônias, que vêem em mim, quer seja no meu rosto ou acima de mim o meu aliado. Numa cerimônia do Cachimbo Sagrado com um Xamã Coiote-Em-Pé, o seu filho, que mal me conhecia, veio me falar da visão que ele teve comigo andando correndo numa planície e transformar- me numa Águia.
Certa vez também na minha casa em São Paulo, o xamã David Geiger, condutor de uma tenda de suor lakota, teve a visão no ritual do chanunpá (Cachimbo), que sob minha cabeça, vou uma Águia e deixava cair sobre minha cabeça, várias penas, formando uma espécie de cocar.
Muitas pessoas confundem imagem com ilusão. A imaginação é uma força da mente para criar e trabalhar com imagens. É principio da criação. Tudo antes de ser criado é imaginado, essa capacidade pode nos abrir para outros reinos, nos ajuda a restabelecermos contato com um conhecimento perdido, a auxilia-nos na cura, nos abre para altas visões e introvisões de significado
Tenho vários relatos, de alunos, que tiveram resultados significativos, após seu encontro com o animal:
Uma mulher de 28 anos, certa vez participou de uma cerimônia do animal guardião que transformou sua vida. Ela vivia doente e desanimada, tinha uma baixa imunidade, manchas na pele, não tinha ânimo para sair com amigos, não conseguia arrumar emprego, namorando então...Nem de longe.
Vou antecipar uma queixa que ela me havia feito no final da vivência, ela detestava mel, não podia nem sentir o cheiro que lhe dava náuseas. Daí ela fez a cerimônia do animal e adivinhe que animal chegou a ela?
O Urso! E quando ela perguntou o que deveria fazer para melhorar a sua situação, o seu desânimo de viver, ele respondeu que ela deveria comer mel.
Ela chegou até para mim, mais desanimada ainda falando:
- Léo! Só pode ser coisa da minha imaginação! Justo mel que eu detesto!
Eu lhe respondi que a resposta tinha vindo do seu interior, e que ela deveria entender a magia que está por trás disso. Eu recomendei que pegasse uma colher de chá de mel, e misturasse com um suco de frutas, e que ao tomar visualizasse o seu animal guardião.
Após três meses ela apareceu totalmente transformada. Sorridente, sua saúde tinha melhorou, recuperou o entusiasmo pela vida, arrumou emprego, só faltou namorado, mas ela estava com alguém em vista. Eu perguntei a ela o que se passou para tanta transformação, e ela respondeu:
- Léo, eu só não estou colocando mel no arroz e feijão, no resto eu ponho em tudo!
É claro, que os mais céticos podem dizer que foi apenas auto-sugestão, e pode ser. Mas, o que importa? Porque não podemos viver o mistério, a magia? O mais importante para mim foi ver uma pessoa mais confiante, com mais auto-estima, acreditando que dentro dela existe uma força capaz de transformar o feio em belo.
Através da imagem em ação as energias espirituais de interconectam com o mundo físico. É a realidade em níveis além do mundo dos sentidos. Criamos uma nova espécie de consciência, cores, formas, etc. Abre as portas para a intuição, nos liga com o mundo criativo, Isso é que ajuda sua identificação com seu totem, desperta sua energia para a vida. Crianças freqüentemente sonham com animais, deveríamos dar mais atenção a isso.
Nas vivências e workshops, recebi relatos de curas interessantes, insigth´s poderosos, pessoas que passaram a ver a vida com mais beleza, amaram mais a natureza, acreditavam mais no seu poder pessoal, saíram de situações difíceis.
Na consciência ordinária, o homem limita-se ás leis de causa e efeito. Está preso na linha do tempo (passado, presente, futuro). Ao compartilhar, a consciência de um animal, ele pode transcender o tempo e o espaço, e as leis de causa e efeito. Tornando-se um animal, o mundo se vitaliza e se renova.
O xamanismo praticado com Plantas de Poder (Ayauasca, Peyote, San Pedro, etc) também reforçam essa conexão do homem com o animal. O Jaguar, depois da Serpente, é o animal que surge com mais freqüência, nas visões proporcionadas pelas plantas. Também visões de Águias, Condor, Lobos e outros.
Bruce Lamb em seu livro O Feiticeiro do Alto Amazonas narra a visão sob efeito da bebida sacramental ayauasca, ou nixi honi xuma, com índios na Amazônia que abaixo segue resumida:
Com o canto da jibóia, uma jibóia gigantesca apareceu deslizando lentamente pela floresta. Luzes faiscavam de seus olhos e sua língua. Os padrões da pele da serpente brilhavam com intensas cores. Depois vieram umas surucucus gigantes, umas jararacas e muitas outras.
Depois vieram os pássaros, em especial da família do gavião. Com o canto especial do Gavião, apareceu uma enorme águia faiscando seus enormes olhos amarelos. Depois vieram os animais, grandes e pequenos, cada um com seu próprio canto.
Tive uma visão muito forte num trabalho espiritual do Santo Daime (Ayauasca), em Mauá - RJ. No ápice da manifestação da bebida sacramental, senti meu corpo leve, e tive a visão que estava voando nas costas de uma Águia, e depois eu me senti a própria Águia. Podia ver toda a paisagem de cima, sentia o vento bater em meu rosto, eu estava voando.
Alguns anos após no Peru, fazendo uma cerimônia da Ayauasca com o Xamã Mateo Arevalo, nativo da tribo Shipibo em Pucalpa, Amazônia Peruana, olhando para o Céu, vi uma imensa bola dourada, que rasgava a escuridão, vindo em minha direção. Uma visão magnífica, a figura de um enorme Leão, com uma juba imensa que balançava para frente e para trás com o vento, que chegou e parou no ar bem na minha frente. Eu não sentia medo, sentia um deslumbramento. Olhava para mim fixamente. Ao final da sessão Mateo me disse:
- A Ayauasca abriu o seu mundo. Seu mundo é dos Leões. Você sabe o que está por trás do seu nome Léo? Léo é Leão! Você de agora em diante deve passar a trabalhar com ele!
Em Machu Pichu, fazendo, a cerimônia do Uachuma, o cacto San Pedro, com meu amigo e curandeiro Agustin, tive as visões de Animais Sagrados; o Condor, o Puma, Elefantes e outros.
Certa vez num ritual de cura do Santo Daime, em Camanducaia, meu nariz e boca começaram a vibrar, e senti que estavam crescendo, e eu me percebi com a cabeça de um Lobo, logo após estava transformado em Lobo e andando na floresta.
Fazendo uma cerimônia de cura para o meu pai, também senti que tinha incorporado uma Águia, e voei para dentro do meu Pai, conseguindo obter preciosas informações sobre o seu estado de saúde.
É importante frisar que todas as visões tiveram, para mim, significados muito mais profundos do que o relato e as belezas das visões. O aprendizado e as conseqüências das visões quero manter no mistério.
· Todo o animal tem um espírito poderoso.
· Este espírito pode ser o próprio, ou de um ser que usou a imagem de um animal para comunicar mensagens ao mundo dos humanos.
· Todo o animal tem seus próprios talentos. O estudo de seus talentos revelará o tipo de medicina, magia, e força que poderá ajudar você a se desenvolver.
· Os animais de poder são, usualmente selvagens, não domesticados. Há poucas exceções, mas, mesmo essas exceções são um caminho para o animal de força verdadeiro. Ou seja, eles servem como elo. Exemplo: um cão pode ser um elo para o lobo ou coiote. O gato pode ser um elo para um leão, pantera, tigre, etc. É um caminho de passagem para levar ao animal de poder verdadeiro, e não pode ser desconsiderado. É como se fosse uma etapa de preparação.
· Os animais (e suas energias) trabalham em você. Você é um microcosmo. As energias do Universo estão dentro de você, o Universo vive em você.
· O animal escolhe a pessoa, e não o contrário. Quem busca um animal, geralmente é porque encontra o ego no meio do caminho. A pessoa pode escolher um animal por causa do seu glamour, e isto não trás resultados e sim frustrações. Nenhum animal é pior, ou melhor, do que outro. A medicinal de cada animal é única. Muito melhor você estar poderoso usando a medicina do rato, do que ineficaz na medicina do Urso. O seu maior sucesso está em trabalhar com o animal que vem para você.
· Você deve desenvolver um relacionamento com seu animal. Para se comunicar com eles é necessário respeito. Você deve aprender seus pontos de vista. Eles devem aprender a confiar em você e suas limitações. E você deve aprender a confiar neles e suas limitações. Isso requer tempo, paciência e prática.
· Você deve aprender a honrar seu totem e sua medicina para que esteja efetivo em sua vida. Quanto mais efetivo, mais poderosos eles se tornam. Poderá pendurar gravuras, estátuas. Lendo e aprendendo como eles se comportam. Usando camisetas, pequenos símbolos e imagens, dando aos amigos como presente. Esses fetiches são um lembrete da força e espírito de seu totem animal.
· Fazer doações para organizações de animais selvagens.
· Dançar é uma forma poderosa de honrar seu animal. Desenvolva a mímica de seus movimentos. Guardando-o vivo dentro de sua imaginação. Você poderá um dia ver o seu animal no seu próprio rosto, sentir sensações físicas. Por exemplo: Quando está bem sintonizado com o coiote, poderá sentir seu nariz alongando como se fosse um focinho.
· A imaginação é um elo real para seu animal.
· Quando você aprende a trabalhar com a medicina de seu animal, isto se torna uma porta para conectar com outro do reino animal. Você não estará limitado a só um totem. Outros podem somar coisas que o seu próprio não tem. Trabalhando com a força de seu animal, ele ensina como se alinhar com os outros. Através de seu animal de poder, você pode se alinhar com as energias de outros animais e de outras existências.
· Embora existe o totem maior para a sua vida, que é seu animal de poder. Você poderá ter um para um dia determinado, ou trabalhar com outro em determinado período de sua vida. A chave está em você manter uma forte conexão com o seu principal, isso expande o seu conhecimento e abre a ponte para os demais mais facilmente.
· Várias pessoas podem Ter o mesmo totem. Podem ser formados grupos onde todos os participantes trabalhem o mesmo espírito animal. Porém a energia poderá se manifestar diferente para cada participante.
Certamente, e agora mais que nunca, é necessário para a humanidade se reconectar com a MãeTerra.
Harmonia - Amor - Paz e Luz
Léo Artése
sábado, janeiro 31, 2009
sexta-feira, janeiro 30, 2009
Pensamentos positivos (oração)
De hora em hora, minha vida melhora...
Dia a dia estou melhorando...
Estou prosperando em todos os sentidos...
Sou hoje, melhor que ontem;
Serei amanhã, melhor que hoje...
Vivo com entusiasmo e confiança, buscando
sempre um futuro melhor e mais risonho...
As células do meu organismo se renovam
através de pensamentos de harmonia, amor,
saúde, sucesso....
Colho no presente, o que plantei no passado;
colherei no futuro, o que plantar no presente...
Sou responsável pelos meus atos...
Sou otimista, sou tolerante, sei perdoar...
Adoro a vida...acho o mundo maravilhoso...
Cumpro meus deveres com prazer e alegria...
Ganho honestamente meu pão de cada dia...
Resolvo meu problemas com calma e serenidade...
Sou feliz...Nasci para amar e servir...
Faço o bem sem olhar a quem...
Minha norma de conduta se baseia no respeito mútuo...
Amo a Deus sobre todas as coisas
e ao próximo como a mim mesmo...
vivapositivamente@groups.msn.com
Dia a dia estou melhorando...
Estou prosperando em todos os sentidos...
Sou hoje, melhor que ontem;
Serei amanhã, melhor que hoje...
Vivo com entusiasmo e confiança, buscando
sempre um futuro melhor e mais risonho...
As células do meu organismo se renovam
através de pensamentos de harmonia, amor,
saúde, sucesso....
Colho no presente, o que plantei no passado;
colherei no futuro, o que plantar no presente...
Sou responsável pelos meus atos...
Sou otimista, sou tolerante, sei perdoar...
Adoro a vida...acho o mundo maravilhoso...
Cumpro meus deveres com prazer e alegria...
Ganho honestamente meu pão de cada dia...
Resolvo meu problemas com calma e serenidade...
Sou feliz...Nasci para amar e servir...
Faço o bem sem olhar a quem...
Minha norma de conduta se baseia no respeito mútuo...
Amo a Deus sobre todas as coisas
e ao próximo como a mim mesmo...
vivapositivamente@groups.msn.com
quarta-feira, janeiro 28, 2009
As velas e suas magias / Anjos
Para termos uma vida feliz, é preciso, antes de tudo, harmonizar o coração e entrar em equilíbrio através dos nossos centros de energia vital.
O corpo humano possui sete pontos que são chamados chacras e que vibram com uma determinada cor. Na Antigüidade, os sábios e sacerdotes hindus conseguiam ver perfeitamente essas cores girando em sete pontos ao longo da coluna vertebral.
Se ativarmos esses centros energéticos com as chamas das velas podemos gerar equilíbrio interno e proteção divina. Cada dia da semana corresponde a um chacra e conseqüentemente a uma vela com sua cor.
As velas e os chacras
1- Chacra básico: localiza-se na base da coluna. Nos dá sustentação para a vida e para a força física. Relaciona-se com os rins, coluna vertebral, pernas e pés. Use a vela vermelha.
2- Chacra do sacro ou umbilical: está localizado entre o osso púbico e o umbigo. Comanda a energia emocional, os relacionamentos sexuais e os órgãos reprodutores. Use a vela laranja.
3- Chacra do plexo solar ou esplênico: localiza-se sob o diafragma. Sustenta o baço, o estômago, o fígado, a vesícula e o sistema nervoso. Rege o poder, o valor pessoal e a percepção intuitiva. Use a vela amarela.
4- Chacra cardíaco: está localizado à direita do coração. Rege o caminho em direção à luz e à consciência superior. Sua energia traz alegria, felicidade, amor fraternal e compaixão. Use as velas rosa e verde.
5- Chacra laríngeo: localiza-se na garganta. Rege o maxilar, cordas vocais, boca, dentes, língua, canal alimentar e aparelho respiratório. Use a vela azul.
6- Chacra central ou frontal: está localizado na testa. Rege o crescimento e a coordenação. Canaliza energia para o corpo físico através da glândula pituitária. Use a vela lilás.
7- Chacra coronário: localiza-se na parte de cima da cabeça. Rege a parte superior do cérebro, o olho direito e a glândula pineal. Use a vela branca.
As velas o os anjos
Os anjos são os mensageiros de Deus. São seres inteligentes,delicados, puros e amáveis. Para entrar em contato com os anjos, você poderá utilizar-se de velas. Acender uma vela todos os dias para o seu anjo é muito bom, saudável e eficaz. Você pode fazer pedidos a seu anjo e usar velas de cores diferentes. Veja a relação das velas referentes a cada arcanjo (tipo elevado de anjo):
Metraton: vela azul-esverdeada
Raziel: vela violeta e laranja
Tzaphkiel: vela verde ou turquesa
Tzadkiel: vela azul clara com detalhes dourados
Kamael: vela vermelha-escura ou vinho com detalhes dourados
Raphael: vela verde-clara, lilás ou azul clara
Haniel: vela amarela, azul clara e verde clara
Mikael: vela amarela
Gabriel: vela creme ou amarelo-claro
As velas o os Orixás
Orixás são divindades que se originaram da África Ocidental e que atuam como intermediárias entre o Deus Supremo e os homens.
No Brasil são conhecidos e cultuados 16 Orixás e você pode acender velas para cada um deles:
Xangô: vela marrom e vermelha
Ogum: vela azul-marinho
Obaluaiê: vela branca e preta
lemanjá: vela branca, prata e azul-clara
Oxossi: vela azul-clara
Oxum: vela amarela, dourada e branca
Oxalá: vela branca e azul-clara
Logun-Edé:a amarela e azul-clara
Exu: vela preta e vermelha
Iansã: vela marrom
Nanã: vela lilás
Euá: vela vermelha a branca
Ossaim: vela branca e verde
Oxumarê: vela amarela e preta
Obá: vela laranja e branca
Ibeji: velas de todas as cores
As velas e os dias da semana
As velas também estão relacionadas com cada dia da semana. Você pode, a cada dia, acender uma vela de determinada cor e pedir ajuda e proteção para o seu anjo da guarda:
Domingo: vela amarela ou dourada
Segunda-feira: vela creme
Terça-feira: vela vermelha
Quarta-feira: vela amarela
Quinta-feira: vela azul e turquesa
Sexta-feira: vela rosa e verde-clara
Sábado: vela cinza
As velas e a cromoterapia
Estamos constantemente absorvendo e irradiando luz de todas as cores. Somos receptores e emissores de luz em forma de energia.
Podemos usar as velas na cromoterapia associando as vibrações de nossos sentimentos e pensamentos e, assim, transmitindo energia.
Vermelho: aumenta o calor, estimula a circulação do sangue e libera a adrenalina. Traz autoconfiança, iniciativa e força de vontade. Combate à depressão, o medo. a preocupação excessiva, a inércia e a insegurança.
Laranja: assimila idéias novas e liberta as limitações. Combate o ciúme, a intolerância a inflexibilidade, a inveja, a inibição, a imaturidade e a possessividade.
Amarelo: representa a energia vital. Combate o stress, o cansaço mental, a falta de autocontrole, a culpa e a autopunição. Atua no tratamento do fígado e ajuda na desintegração de cálculos.
Verde: traz sensação de paz e harmonia. Contribui para o equilíbrio interior relaxando os nervos e acelerando o processo de cura. Ajuda na eliminação de mágoas, ressentimentos, raivas, ansiedades, egoísmo e medo de envolvimento.
Azul celeste: traz calma e estabiliza o ambiente. Atua sobre o sistema nervoso central, circulatório e muscular. Indicada para orgulho, irritabilidade, nervosismo, violência, histeria, agressividade, intolerância, obsessão, insatisfação e falta de criatividade.
Azul índigo: purifica a corrente sangüínea e expande a mente. Alivia medos, inibições, problemas mentais e psíquicos. Atua na lubrificação de juntas o ossos.
Lilás ou violeta: desenvolve a percepção, a intuição e o equilíbrio espiritual. Indicada para melancolia, solidão, falta de fé, problemas mentais e neuroses. Ajuda a eliminar impurezas do sangue.
Rosa: traz harmonização interior e exterior, equilíbrio físico e psicoemocional. Favorável aos tratamentos de problemas sentimentais, falta de paz e conflitos.
Branca: estimula a lado feminino e maternal. Ajuda a apaziguar brigas e ter melhor entendimento com os filhos.
Turquesa: auxilia a organizar a vida e o espaço da casa. Está relacionada com o aparecimento de novas idéias e sentimentos profundos.
Marrom: para assuntos da Terra, como prosperidade, investimentos, financiamentos, empréstimos e tudo que se relaciona com o material.
Retirado de Estrela Guia
O corpo humano possui sete pontos que são chamados chacras e que vibram com uma determinada cor. Na Antigüidade, os sábios e sacerdotes hindus conseguiam ver perfeitamente essas cores girando em sete pontos ao longo da coluna vertebral.
Se ativarmos esses centros energéticos com as chamas das velas podemos gerar equilíbrio interno e proteção divina. Cada dia da semana corresponde a um chacra e conseqüentemente a uma vela com sua cor.
As velas e os chacras
1- Chacra básico: localiza-se na base da coluna. Nos dá sustentação para a vida e para a força física. Relaciona-se com os rins, coluna vertebral, pernas e pés. Use a vela vermelha.
2- Chacra do sacro ou umbilical: está localizado entre o osso púbico e o umbigo. Comanda a energia emocional, os relacionamentos sexuais e os órgãos reprodutores. Use a vela laranja.
3- Chacra do plexo solar ou esplênico: localiza-se sob o diafragma. Sustenta o baço, o estômago, o fígado, a vesícula e o sistema nervoso. Rege o poder, o valor pessoal e a percepção intuitiva. Use a vela amarela.
4- Chacra cardíaco: está localizado à direita do coração. Rege o caminho em direção à luz e à consciência superior. Sua energia traz alegria, felicidade, amor fraternal e compaixão. Use as velas rosa e verde.
5- Chacra laríngeo: localiza-se na garganta. Rege o maxilar, cordas vocais, boca, dentes, língua, canal alimentar e aparelho respiratório. Use a vela azul.
6- Chacra central ou frontal: está localizado na testa. Rege o crescimento e a coordenação. Canaliza energia para o corpo físico através da glândula pituitária. Use a vela lilás.
7- Chacra coronário: localiza-se na parte de cima da cabeça. Rege a parte superior do cérebro, o olho direito e a glândula pineal. Use a vela branca.
As velas o os anjos
Os anjos são os mensageiros de Deus. São seres inteligentes,delicados, puros e amáveis. Para entrar em contato com os anjos, você poderá utilizar-se de velas. Acender uma vela todos os dias para o seu anjo é muito bom, saudável e eficaz. Você pode fazer pedidos a seu anjo e usar velas de cores diferentes. Veja a relação das velas referentes a cada arcanjo (tipo elevado de anjo):
Metraton: vela azul-esverdeada
Raziel: vela violeta e laranja
Tzaphkiel: vela verde ou turquesa
Tzadkiel: vela azul clara com detalhes dourados
Kamael: vela vermelha-escura ou vinho com detalhes dourados
Raphael: vela verde-clara, lilás ou azul clara
Haniel: vela amarela, azul clara e verde clara
Mikael: vela amarela
Gabriel: vela creme ou amarelo-claro
As velas o os Orixás
Orixás são divindades que se originaram da África Ocidental e que atuam como intermediárias entre o Deus Supremo e os homens.
No Brasil são conhecidos e cultuados 16 Orixás e você pode acender velas para cada um deles:
Xangô: vela marrom e vermelha
Ogum: vela azul-marinho
Obaluaiê: vela branca e preta
lemanjá: vela branca, prata e azul-clara
Oxossi: vela azul-clara
Oxum: vela amarela, dourada e branca
Oxalá: vela branca e azul-clara
Logun-Edé:a amarela e azul-clara
Exu: vela preta e vermelha
Iansã: vela marrom
Nanã: vela lilás
Euá: vela vermelha a branca
Ossaim: vela branca e verde
Oxumarê: vela amarela e preta
Obá: vela laranja e branca
Ibeji: velas de todas as cores
As velas e os dias da semana
As velas também estão relacionadas com cada dia da semana. Você pode, a cada dia, acender uma vela de determinada cor e pedir ajuda e proteção para o seu anjo da guarda:
Domingo: vela amarela ou dourada
Segunda-feira: vela creme
Terça-feira: vela vermelha
Quarta-feira: vela amarela
Quinta-feira: vela azul e turquesa
Sexta-feira: vela rosa e verde-clara
Sábado: vela cinza
As velas e a cromoterapia
Estamos constantemente absorvendo e irradiando luz de todas as cores. Somos receptores e emissores de luz em forma de energia.
Podemos usar as velas na cromoterapia associando as vibrações de nossos sentimentos e pensamentos e, assim, transmitindo energia.
Vermelho: aumenta o calor, estimula a circulação do sangue e libera a adrenalina. Traz autoconfiança, iniciativa e força de vontade. Combate à depressão, o medo. a preocupação excessiva, a inércia e a insegurança.
Laranja: assimila idéias novas e liberta as limitações. Combate o ciúme, a intolerância a inflexibilidade, a inveja, a inibição, a imaturidade e a possessividade.
Amarelo: representa a energia vital. Combate o stress, o cansaço mental, a falta de autocontrole, a culpa e a autopunição. Atua no tratamento do fígado e ajuda na desintegração de cálculos.
Verde: traz sensação de paz e harmonia. Contribui para o equilíbrio interior relaxando os nervos e acelerando o processo de cura. Ajuda na eliminação de mágoas, ressentimentos, raivas, ansiedades, egoísmo e medo de envolvimento.
Azul celeste: traz calma e estabiliza o ambiente. Atua sobre o sistema nervoso central, circulatório e muscular. Indicada para orgulho, irritabilidade, nervosismo, violência, histeria, agressividade, intolerância, obsessão, insatisfação e falta de criatividade.
Azul índigo: purifica a corrente sangüínea e expande a mente. Alivia medos, inibições, problemas mentais e psíquicos. Atua na lubrificação de juntas o ossos.
Lilás ou violeta: desenvolve a percepção, a intuição e o equilíbrio espiritual. Indicada para melancolia, solidão, falta de fé, problemas mentais e neuroses. Ajuda a eliminar impurezas do sangue.
Rosa: traz harmonização interior e exterior, equilíbrio físico e psicoemocional. Favorável aos tratamentos de problemas sentimentais, falta de paz e conflitos.
Branca: estimula a lado feminino e maternal. Ajuda a apaziguar brigas e ter melhor entendimento com os filhos.
Turquesa: auxilia a organizar a vida e o espaço da casa. Está relacionada com o aparecimento de novas idéias e sentimentos profundos.
Marrom: para assuntos da Terra, como prosperidade, investimentos, financiamentos, empréstimos e tudo que se relaciona com o material.
Retirado de Estrela Guia
terça-feira, janeiro 27, 2009
"Receita" da Felicidade Saudável
Dr. Marco Aurélio Dias da Silva - (Cardiologista)
1- Conquista da independência, aceitação e confiança em si mesmo.Quanto mais conseguirmos aproximar o eu real do eu idealizadopor nós mesmos,mais próximos estaremos da paz interior (amor a si mesmo) e, por conseguinte, da felicidade e da saúde.
O gostar de nós como somos e o reconhecimento de nossas limitaçõestrazem consigo vários e úteis subprodutos. Quer dizer, quanto mais nosaproximarmos da aceitação plena de nós mesmos,
seremos mais fortes emocionalmente,menos invejosos e menos vaidosos seremos.
Outro ponto importante e também vinculado à inveja e à vaidade éa importância que, durante a vida, atribuímos ao poder, ao dinheiro e ao consumo.
Para parar de sofrer, reza o budismo, teríamos de parar de desejar.O prazer saudável e benéfico à pessoa não depende do acúmulo de bens ou da disponibilidade econômica,depende apenas do interior da pessoa e da visãoque tem da vida e do mundo.
2- Controle adequado das reações emocionais.Conseguir obter prazer tanto ao dar quanto ao receber, eis um grande sinal de amor próprio e de maturidade emocional.
3- Outro fator importante é libertar-se da opinião dos outroscomo referencial de nosso próprio valor.
4- Abertura nas relações com outras pessoas.É salutar e benéfico o alto grau de honestidade que se deve cultivar nas relações pessoais.A pessoa não finge ser o que não é. Seu comportamento tende a guardar coerência e previsibilidade:não age diferentemente do que pensa,não pensa diferentemente do que fala,expressa de forma tão livre e espontânea o que pensa e sente.
5- Vivenciar as próprias emoções. Sejam elas boas ou ruins.É viver com coragem de ser, e portanto, mergulhar de cheio na corrente da vida.Como conseqüência desse mergulho no viver, as pessoas que atingemtal grau de maturidade e plenitude trazem em si uma extraordináriacapacidade de extrair prazer das coisas simples da vida.Amam o viver, e isto lhes basta.
6- Amor à natureza.Embutido no amor pela vida, o ser humano saudável amaa natureza e as suas manifestações. Tem especial capacidade de se encantarcom fenômenos corriqueiros do dia-a-dia, como o alvorecer e o pôr-do-sol,o nascer da lua cheia, a imensidade do oceano, o vaivém incessante dasondas do mar, a vida dos animais, o desabrochar de uma flor...É lindo o grande respeito que o ser humano saudável, maduro e feliz tem pela vida!
7- Respeito às crianças.Saber relacionar-se bem com crianças, é altamente enriquecedor para o adulto e mais benéfico ainda para a criança. É possível extrair um genuínoprazer desse convívio. Ao conviver com crianças aprendemos a amá-lasde forma imensa e incondicional, ao mesmo tempo em que as respeitamoscomo seres humanos que são, as estimulamos ao crescimento e autoconfiança.
8- A importância dos sonhos.Na faixa feliz e saudável se situariam as pessoascom uma rica vida mental, idealistas e sonhadoras,mas que sonham sem perder o vínculo com a realidade.Como disse Kipling "Sonham sem fazer dos sonhos seus senhores".Esta capacidade de sonhar tem muito a ver com o otimismo.As pessoas verdadeiramente otimistas são possuídas de umsentimento de gratidão e gosto pela vida que lhes permitetranqüilidade frente ao futuro;não têm a certeza de que resolverão as dificuldades,mas sim a convicção de que se portarão bem diante delas.
9- Tranqüilidade de consciência.Aqui adicionamos um princípio de fé, a qual é importantíssima para o equilíbrio individual.
10- Há, por fim, um último aspecto que gostaria de comentarnesta "receita" da felicidade saudável:não levar a vida demasiadamente a sério.
Na vida, o que importa é o amor e o bem querer das pessoas,o viver as emoções, atrelado a elas e entre si a saúde e a felicidade. Com a tranqüilidade da consciência.O resto é o resto, creiam nisso.Não vale a pena sofrer por nada mais além disso.É preciso tentar viver bem, com humor e somente se deixar atingir pelo que de fato importa.Problemas, sempre todos os teremos.O que é preciso é não nos deixarmos abater por eles .Tudo passa e acaba por se arranjar, independentementede nos preocuparmos.
1- Conquista da independência, aceitação e confiança em si mesmo.Quanto mais conseguirmos aproximar o eu real do eu idealizadopor nós mesmos,mais próximos estaremos da paz interior (amor a si mesmo) e, por conseguinte, da felicidade e da saúde.
O gostar de nós como somos e o reconhecimento de nossas limitaçõestrazem consigo vários e úteis subprodutos. Quer dizer, quanto mais nosaproximarmos da aceitação plena de nós mesmos,
seremos mais fortes emocionalmente,menos invejosos e menos vaidosos seremos.
Outro ponto importante e também vinculado à inveja e à vaidade éa importância que, durante a vida, atribuímos ao poder, ao dinheiro e ao consumo.
Para parar de sofrer, reza o budismo, teríamos de parar de desejar.O prazer saudável e benéfico à pessoa não depende do acúmulo de bens ou da disponibilidade econômica,depende apenas do interior da pessoa e da visãoque tem da vida e do mundo.
2- Controle adequado das reações emocionais.Conseguir obter prazer tanto ao dar quanto ao receber, eis um grande sinal de amor próprio e de maturidade emocional.
3- Outro fator importante é libertar-se da opinião dos outroscomo referencial de nosso próprio valor.
4- Abertura nas relações com outras pessoas.É salutar e benéfico o alto grau de honestidade que se deve cultivar nas relações pessoais.A pessoa não finge ser o que não é. Seu comportamento tende a guardar coerência e previsibilidade:não age diferentemente do que pensa,não pensa diferentemente do que fala,expressa de forma tão livre e espontânea o que pensa e sente.
5- Vivenciar as próprias emoções. Sejam elas boas ou ruins.É viver com coragem de ser, e portanto, mergulhar de cheio na corrente da vida.Como conseqüência desse mergulho no viver, as pessoas que atingemtal grau de maturidade e plenitude trazem em si uma extraordináriacapacidade de extrair prazer das coisas simples da vida.Amam o viver, e isto lhes basta.
6- Amor à natureza.Embutido no amor pela vida, o ser humano saudável amaa natureza e as suas manifestações. Tem especial capacidade de se encantarcom fenômenos corriqueiros do dia-a-dia, como o alvorecer e o pôr-do-sol,o nascer da lua cheia, a imensidade do oceano, o vaivém incessante dasondas do mar, a vida dos animais, o desabrochar de uma flor...É lindo o grande respeito que o ser humano saudável, maduro e feliz tem pela vida!
7- Respeito às crianças.Saber relacionar-se bem com crianças, é altamente enriquecedor para o adulto e mais benéfico ainda para a criança. É possível extrair um genuínoprazer desse convívio. Ao conviver com crianças aprendemos a amá-lasde forma imensa e incondicional, ao mesmo tempo em que as respeitamoscomo seres humanos que são, as estimulamos ao crescimento e autoconfiança.
8- A importância dos sonhos.Na faixa feliz e saudável se situariam as pessoascom uma rica vida mental, idealistas e sonhadoras,mas que sonham sem perder o vínculo com a realidade.Como disse Kipling "Sonham sem fazer dos sonhos seus senhores".Esta capacidade de sonhar tem muito a ver com o otimismo.As pessoas verdadeiramente otimistas são possuídas de umsentimento de gratidão e gosto pela vida que lhes permitetranqüilidade frente ao futuro;não têm a certeza de que resolverão as dificuldades,mas sim a convicção de que se portarão bem diante delas.
9- Tranqüilidade de consciência.Aqui adicionamos um princípio de fé, a qual é importantíssima para o equilíbrio individual.
10- Há, por fim, um último aspecto que gostaria de comentarnesta "receita" da felicidade saudável:não levar a vida demasiadamente a sério.
Na vida, o que importa é o amor e o bem querer das pessoas,o viver as emoções, atrelado a elas e entre si a saúde e a felicidade. Com a tranqüilidade da consciência.O resto é o resto, creiam nisso.Não vale a pena sofrer por nada mais além disso.É preciso tentar viver bem, com humor e somente se deixar atingir pelo que de fato importa.Problemas, sempre todos os teremos.O que é preciso é não nos deixarmos abater por eles .Tudo passa e acaba por se arranjar, independentementede nos preocuparmos.
segunda-feira, janeiro 26, 2009
Respostas às principais refutações à Reencarnação
1. Se há reencarnação, por que não nos recordamos de nossas vidas passadas?
A reencarnação é a grande chance que o espírito tem de reparar os erros cometidos em outras vidas, aprender a perdoar aqueles que o prejudicaram , desenvolver suas virtudes Morais e Intelectuais, e, assim, continuar seu caminho evolutivo.
Se nos lembrássemos, por exemplo, de todo o mal que nos fizeram em vidas passadas, com as lembranças viriam junto as mesmas emoções, ódios e ressentimentos do passado, tornando praticamente impossível qualquer reconciliação. Então, nossa vida atual não seria outra vida, mas sim a mesma vida de antes!
O esquecimento temporário permite que um novo relacionamento seja construído e novos sentimentos possam substituir os antigos. Mesmo assim, não é tarefa fácil, pois intuitivamente sentimos atração por quem tínhamos afeto ou repulsa por quem nos prejudicou.
Por outro lado, se nos lembrássemos também de todo o mal que nós mesmos causamos aos outros, isto nos perturbaria de tal forma que faria com que ficássemos remoendo nossos erros passados, ao invés de construirmos um futuro melhor. Portanto, o esquecimento TEMPORÁRIO das nossas vidas anteriores, representa, antes de qualquer coisa, uma verdadeira BENÇÃO a espíritos que, como nós, ainda estão tão longe da perfeição.
No entanto, o esquecimento é apenas temporário pois, ao voltar ao Plano espiritual, o espírito, desde que já tenha evolução para isso, poderá ter uma visão de todo o seu passado, e assim analisar e entender toda sua trajetória evolutiva. Portanto, o esquecimento das nossas vidas anteriores, ao invés de inviabilizar a idéia da Reencarnação, mostra que, sem tal esquecimento, a Reencarnação não teria sentido...
2. Seria justo pagarmos por erros que fizemos em vidas passadas, dos quais não nos recordamos?
Devemos começar a analisar esta questão tendo em mente que o esquecimento é apenas TEMPORÁRIO. Ao voltar ao plano espiritual (dependendo também da evolução em que se encontra o espírito) geralmente podemos nos recordar de nossas vidas anteriores, e fazer um "balanço" dos erros e acertos cometidos em nossa longa jornada evolutiva.
Com relação à JUSTIÇA do esquecimento. Vamos fazer uma analogia:
Imaginemos um criminoso que tenha cometido vários crimes e que, na véspera de seu julgamento, teve uma a "amnésia" temporária, que não mais permitia que se lembrasse temporariamente dos mesmos. Então ele é levado a julgamento.
Perguntamos: Seria justo que o Juiz, levando em consideração sua amnésia temporária, o absolvesse? Evidente que não. Então o criminoso é condenado, e cumpre vários anos de pena, na prisão.
Posteriormente, ele é solto, faz um tratamento e recupera sua memória. Então pôde se lembrar dos erros que cometeu, e vê como foi justa sua pena. Mas se sente também aliviado, pois pagou pelos erros cometidos.
Então, o esquecimento temporário de sua pena foi-lhe até benéfico, pois o peso das recordações do mal cometido o perturbaria, naquele momento difícil em que cumpria a pena. Agora, já tendo pago pelos seus erros, as lembranças não mais o perturbam, pois sabe que já pagou pelos seus erros. É porisso que dizemos que o esquecimento temporário é para nós uma bênção, concedida pela infinita misericórdia Divina.
3. Se um dia o espírito evolui e não precisa mais reencarnar na Terra, por que a população da Terra continua aumentando cada vez mais? Não deveria estar diminuindo?
Este questionamento parte de um pressuposto errôneo: De que Deus criou os espíritos em um determinado tempo e depois parou de criá-los. Com certeza, se assim fosse, à medida que cada espírito fosse atingindo a perfeição, não mais necessitaria reencarnar e, conseqüentemente, a população no Planeta Terra diminuiria.
Porém, segundo informações dos próprios espíritos, Deus jamais deixa de criar. Sendo assim, a criação de espíritos é um processo constante, não somente na Terra, mas também em outros planetas no Universo. É porisso que o número de espíritos que atualmente estão desencarnados, no plano espiritual, esperando uma reencarnação na Terra, é muito maior do que o número de pessoas que estão atualmente encarnadas.. .
Realmente, quando o espírito atinge certo grau de evolução, não precisa mais reencarnar na Terra, e continuará sua jornada evolutiva em outros planos. Porém, assim como uns partem para planos superiores, outros, vindos de planos inferiores, dão início à sua jornada reencarnatória neste Planeta.
Assim, podemos comparar o planeta Terra a uma grande escola, onde, ao mesmo tempo em que alguns alunos se formam e deixam a escola, outros nela ingressam. E a escola, por sua vez, à medida que amplia suas instalações, pode oferecer mais vagas. Portanto, o aumento do número de pessoas na Terra em nada inviabiliza o conceito da Reencarnação. Pelo contrário, significa que mais espíritos desencarnados terão oportunidades de reencarnar.
4. Como explicar o sofrimento dos espíritos em sua primeira encarnação, se não havia uma vida anterior para justificá-lo?
Segundo ensinamento dos espíritos, a maneira como os espíritos são criados ainda é um mistério, ao qual não temos acesso em nosso atual estágio evolutivo.
Porém, uma coisa podemos dizer com certeza: Em sua primeira encarnação, o espírito não tem nenhum mal a "expiar", nenhuma dívida para "quitar". Portanto, seria um absurdo imaginarmos um espírito, em sua primeira encarnação, nascendo com deformidades ou outros tipos de problemas de formação. Deus jamais criaria espíritos "defeituosos" , ou sofrendo por algo que não fizeram, ou seria injusto.
De acordo com o Espiritismo, todos os Espíritos são criados "simples e ignorantes". A partir de então, seguirão seu caminho evolutivo, guiados pelo seu LIVRE-ARBÍTRIO, e então estarão sujeitos à Lei de AÇÃO E REAÇÃO. Desta forma, em suas próximas vidas, colherão os frutos daquilo que ELES MESMOS plantaram na sua vida anterior.
5. Se não é justo sofrer sem merecer, por que Jesus sofreu, se ele não merecia? Em primeiro lugar, colocar um espírito tão elevado como Jesus no mesmo nível de comparação que o restante dos seres humanos já é uma incoerência.
A reencarnação de Jesus não foi uma reencarnação EXPIATÓRIA como a dos espíritos imperfeitos, como nós e praticamente quase todos os espíritos que reencarnam na Terra, mas sim uma reencarnação MISSIONÁRIA.
Assim se explica a Reencarnação de grandes espíritos na humanidade, tais como Buda, Gandhi, Francisco de Assis, e outros, independente da religião ou crença que representam, que aqui vêm na condição de mestres do amor, e transformam suas vidas em verdadeiros exemplos para nós. Já imaginou como seria a humanidade se eles não tivessem reencarnado? Quantos milhões de pessoas têm sua vida mudada, inspiradas em seus exemplos?
Jesus foi o espírito mais evoluído que já encarnou no planeta Terra. Segundo o espiritismo, ele é o espírito responsável pelo nosso Planeta, é o nosso grande líder espiritual. E ele veio com o propósito de nos dar o grande exemplo da Humildade, da Fé e do Perdão, e sabia, em detalhes, por tudo que iria passar. Portanto, a sua vinda a este mundo e, consequentemente todo o sofrimento por qual passou, somente ocorreu devido ao seu próprio LIVRE ARBÍTRIO. Não foi uma imposição de Deus, tampouco uma expiação. Porém, os espíritos ainda em estágio primário de evolução, como nós, ainda estamos sujeitos ao sofrimento em função dos erros cometidos em vidas passadas.
6. Se não é justo sofrer sem merecer, por que os animais sofrem?
Os animais possuem um princípio inteligente, portanto possuem Espírito, porém, numa fase evolutiva anterior à do homem. Eles também sofrem, mas não no sentido em que normalmente se entende o sofrimento. No homem, o sofrimento funciona como um DEPURADOR de suas imperfeições, estimulando seu desenvolvimento MORAL. O animal não tem vida moral e por isso suas dores são apenas físicas.
Assim, todas essas impressões positivas e negativas fazem parte das experiências que se acumulam para edificar o futuro ser pensante. Certamente não se está afirmando que o animal (a espécie física) de hoje será o homem de amanhã. Não. O Espírito que o anima, sim. Viaja nos caminhos da evolução em busca do reino dos seres que pensam.
No entanto, podemos afirmar que a percepção do sofrimento no animal é diferente da percepção do sofrimento do ser humano. Se não fosse assim, Deus seria igualmente injusto, ao criar aleatoriamente animais simplesmente para sofrerem, sem nenhum motivo que justificasse tal sofrimento.
7. Se as pessoas sofrem para pagar dívidas de vidas passadas, e a caridade atenua o sofrimento, então não é contraditório fazer a caridade, pois assim estaríamos atrasando o progresso daquele que recebe a caridade?
A simples afirmação de que a caridade, que é um bem, possa causar um mal, já é contraditória em si mesma. Em primeiro lugar, é preciso entender que, ao praticar a caridade, o primeiro a ser beneficiado por tal caridade é a própria pessoa que a pratica, pois, pela lei de "causas e efeitos", recebemos de volta tanto o bem quanto o mal que praticamos.
Agora, para melhor analisarmos a questão proposta, façamos uma analogia: Imaginemos um aluno que tenha repetido de ano na escola. Então, ele teve que, de certa forma "sofrer", por ter que passar por todo o processo de aprendizado novamente. Teve que estudar novamente todas as matérias já vistas no ano anterior, e então, em novos exames, ele consegue passar.
Então perguntamos:
1. O fato de alguém ter feito uma "caridade", digamos, auxiliando-o com aulas de reforço, tiraria-lhe o mérito de ter sido aprovado no exame?
2. Será que o examinador não o aprovaria porque alguém o ajudou a estudar, mesmo ele tendo feito a prova sozinho e ter passado por seus próprios méritos?
Evidentemente que a resposta para as duas perguntas acima é não! O auxílio recebido pelo repetente foi proveitoso, porém, a pessoa que o ajudou não aprendeu por ele, nem fez a prova por ele. Ele mesmo teve que aprender e ele mesmo passou pela prova novamente. Porque o objetivo de repetir de ano não é puramente "punir" o aluno, mas sim fazer com que ele realmente aprenda.
Então, a afirmação de que a caridade a uma pessoa que sofre "atrasaria" seu progresso demonstra-se de uma fragilidade gritante, pois as dificuldades ou sofrimentos pelos quais uma pessoa precisa passar em uma vida, ela passará, independente das caridades que receba.
Por outro lado, quem pode saber até quando uma pessoa deve sofrer para pagar seus erros de vidas anteriores? Muitas vezes, tal pessoa já pode ter quitado seus débitos, e Deus nos coloca no caminho desta pessoa, para ajudá-la, através da caridade. Então deixaríamos de ajudá-la para que ela sofresse mais? Ilógico! Ora, se Deus nos colocou no caminho daquela pessoa, é porque ela merece ser ajudada!. Do contrário, nós estaríamos fazendo uma coisa contra a vontade de Deus? Será que teríamos este poder?
Na verdade, o que ocorre é o contrário: O exemplo da pessoa que faz a caridade contribui para tocar o coração, muitas vezes orgulhoso, daquele que a está recebendo, fazendo com que o mesmo desperte para a lei do Amor. Portanto, acelerando sua evolução, não atrasando.
8. Como explicar a passagem Bíblica em João 9:1, onde Jesus quando perguntado se um cego de nascença tinha pecado, responde :" Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus."?
João, Capítulo 1:
1: E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Quanto a esta passagem, podemos ter duas interpretações:
A) Jesus estaria se referindo a todos os cegos de nascença, genericamente
B) Jesus estaria se referindo apenas à aquele cego, em especial
Ora, se Jesus estivesse se referindo a todos os cegos de nascença (Hipótese A), então teríamos que afirmar que Deus cria algumas pessoas já cegas, de nascença, somente para "manifestar as obras Dele?" Então, Deus, para mostrar suas obras, ou seja, como ele é bom, praticaria uma injustiça? (ILÓGICO!)
A explicação espírita
O espiritismo explica que existem dois tipos diferentes de Reencarnação:
1. Reencarnação EXPIATÓRIA: Ao qual a grande maioria de todos os seres humanos estão submetidos, com o objetivo de redimir os erros cometidos em outras vidas, desenvolver virtudes e eliminar os defeitos
2. Reencarnação MISSIONÁRIA: Situação em que um espírito, geralmente muito mais evoluído, encarna, por sua própria vontade (livre-arbítrio) para a realização de um propósito importante.
Sabendo disso, fica fácil concluir que aquele cego curado por Jesus era um espírito em Reencarnação missionária!
Então, a explicação do espiritismo é muito mais coerente, pois, segundo ela, aquele foi um caso especial. Aquele homem que ali estava, na condição de cego, era um espírito que tinha encarnado em missão, para que "nele se manifestassem as obras de Deus". Nem seus pais nem ele mesmo eram culpados pela sua cegueira, mas ele estava ali com um propósito maior, ou seja, para que Jesus pudesse curá-lo!
Se Jesus estivesse fazendo uma afirmação genérica, ou seja que todas as pessoas que já nascem cegas, são para manifestar "as obras de Deus", então, ao vermos tais pessoas, cegas ou paralíticas, etc, deveríamos exclamar: Como Deus é maravilhoso! Quantas obras belas ele realiza! Aquela pessoa nada fez para merecer tal sofrimento, mas que bela obra ele ter nascido cego! como Deus é belo... Belo ou cruel? (Ilógico!)
9. Como sustentar que, na Reencarnação, Deus jamais deixa de perdoar, se a pessoa, em uma nova vida, terá que pagar pelos erros cometidos em vidas passadas? Se a pessoa terá que pagar pelo que fez, Deus não perdoou
Antes de analisarmos esta questão, precisamos entender que existem dois tipos de PERDÃO:
1. Perdão da ofensa:: É o perdão que ocorre dentro do coração. É perdoar o ATO ERRÔNEO cometido pelo ofensor, é NÃO GUARDAR ÓDIO do ofensor e lhe oferecer sempre uma CHANCE para que possa redimir-se de seu erro. É o perdão sincero, INCONDICIONAL, pois independe do ofensor se arrepender ou não. Isso é o que Jesus queria dizer com "dar a outra face".
2. Perdão da dívida:: Significa realmente EXIMIR a pessoa de ter que pagar uma determinada dívida. Perdoar a dívida significa que a pessoa não tem mais que pagar tal dívida
Agora façamos uma rápida analogia para melhor entender os conceitos expostos:
Por exemplo: João empresta dinheiro a Sérgio, que some e não lhe devolve. Então João fica com uma grande mágoa de Sérgio, durante anos. Um belo dia, cansado de carregar tal mágoa em seu coração, decide perdoá-lo (perdão da ofensa) mesmo ele não tendo pago o dinheiro que lhe devia. Decidiu esquecer a ofensa
Então, para surpresa de João, após anos, Sérgio aparece, pede desculpas e se oferece para devolver o dinheiro, com correção monetária e tudo. Mas, João lhe diz que não precisa mais lhe pagar aquela dívida. (perdão da dívida).
Agora vem o ponto mais importante da análise: Mesmo que João aceite que o pagamento da dívida, isso não significa que João deixou de perdoar Sérgio. Pois o verdadeiro perdão, o perdão do erro, este já tinha ocorrido, dentro do coração de João.
Conclusão: O perdão da ofensa independe do perdão da dívida!
Agora uma analogia para entender o perdão de um Pai:
Imaginemos um menino que, brincando com um amiguinho, com ciúmes de um brinquedo novo que o amiguinho ganhou de aniversário, maldosamente, o quebra, de propósito. Então, o pai do menino travesso fica furioso com ele. Em seguida o menino começa a chorar, arrependido, e diz, com medo de apanhar: Pai, me perdoa? Então o pai, embora furioso com a atitude de seu filho, o perdoa (perdão da ofensa), porém, decide lhe aplicar uma lição, para que aquele ato errado lhe sirva de APRENDIZADO. Nos próximos meses, sua mesada será cortada, para que, com tal dinheiro, possa ser comprado um novo brinquedo para o amiguinho, exatamente como aquele que ele quebrou.
Então perguntamos: O pai deixou de perdoar o filho, somente porque o mesmo vai ter que pagar, com o dinheiro da mesada, pelo seu erro? Claro que não! O pai foi mal, cruel, simplesmente porque aplicou uma lição no filho? De forma alguma. Em seu coração, o pai perdoou o ATO do filho. Porém, para que este ato errado LHE SIRVA DE LIÇÃO, fará com que o filho pague do próprio dinheiro da mesada.
Agora, duas atitudes que NÃO SERIAM JUSTAS:
1. Não seria justo se o pai eximisse seu filho de pagar pelo erro, deixando de reparar o prejuízo que ocasionou ao amiguinho. Além disso, seria um péssimo exemplo de moral do pai para o filho.
2. Não seria justo se o pai, por outro lado, tomasse uma atitude "radical", e decidisse mesmo não perdoar o filho e o trancasse num quarto, ardendo em uma fogueira, por toda a eternidade.. .
Vejam bem: As duas opções acima são exatamente as opções defendidas pelos que acreditam no Dogma da "punição eterna":
> Ou Deus é um Pai que não perdoa (não dá novas chances) e pune de forma radical e injusta,
> Ou Deus é um Pai que perdoa mas deixa de punir e, porisso, também é injusto.
Sem a Reencarnação, a Justiça de Deus seria desproporcional (punindo com a eternidade) ou em alguns casos simplesmente não existiria (deixando de punir os que se arrependeram)
Na Lógica da Reencarnação, poderíamos até dizer que Deus não precisa perdoar, pois não se ofende com nossos erros infantis.. Deus criou Leis sábias e justas, e nós mesmos, ao transgredir tais leis, é que nos punimos. Mas ele sempre nos dá uma nova chance para que possamos aprender com nossos próprios erros. Desta forma seu perdão pode realmente ser considerado infinito.
Fonte : br.geocities. com/logica_ reencarnacao/tvp.htm
A reencarnação é a grande chance que o espírito tem de reparar os erros cometidos em outras vidas, aprender a perdoar aqueles que o prejudicaram , desenvolver suas virtudes Morais e Intelectuais, e, assim, continuar seu caminho evolutivo.
Se nos lembrássemos, por exemplo, de todo o mal que nos fizeram em vidas passadas, com as lembranças viriam junto as mesmas emoções, ódios e ressentimentos do passado, tornando praticamente impossível qualquer reconciliação. Então, nossa vida atual não seria outra vida, mas sim a mesma vida de antes!
O esquecimento temporário permite que um novo relacionamento seja construído e novos sentimentos possam substituir os antigos. Mesmo assim, não é tarefa fácil, pois intuitivamente sentimos atração por quem tínhamos afeto ou repulsa por quem nos prejudicou.
Por outro lado, se nos lembrássemos também de todo o mal que nós mesmos causamos aos outros, isto nos perturbaria de tal forma que faria com que ficássemos remoendo nossos erros passados, ao invés de construirmos um futuro melhor. Portanto, o esquecimento TEMPORÁRIO das nossas vidas anteriores, representa, antes de qualquer coisa, uma verdadeira BENÇÃO a espíritos que, como nós, ainda estão tão longe da perfeição.
No entanto, o esquecimento é apenas temporário pois, ao voltar ao Plano espiritual, o espírito, desde que já tenha evolução para isso, poderá ter uma visão de todo o seu passado, e assim analisar e entender toda sua trajetória evolutiva. Portanto, o esquecimento das nossas vidas anteriores, ao invés de inviabilizar a idéia da Reencarnação, mostra que, sem tal esquecimento, a Reencarnação não teria sentido...
2. Seria justo pagarmos por erros que fizemos em vidas passadas, dos quais não nos recordamos?
Devemos começar a analisar esta questão tendo em mente que o esquecimento é apenas TEMPORÁRIO. Ao voltar ao plano espiritual (dependendo também da evolução em que se encontra o espírito) geralmente podemos nos recordar de nossas vidas anteriores, e fazer um "balanço" dos erros e acertos cometidos em nossa longa jornada evolutiva.
Com relação à JUSTIÇA do esquecimento. Vamos fazer uma analogia:
Imaginemos um criminoso que tenha cometido vários crimes e que, na véspera de seu julgamento, teve uma a "amnésia" temporária, que não mais permitia que se lembrasse temporariamente dos mesmos. Então ele é levado a julgamento.
Perguntamos: Seria justo que o Juiz, levando em consideração sua amnésia temporária, o absolvesse? Evidente que não. Então o criminoso é condenado, e cumpre vários anos de pena, na prisão.
Posteriormente, ele é solto, faz um tratamento e recupera sua memória. Então pôde se lembrar dos erros que cometeu, e vê como foi justa sua pena. Mas se sente também aliviado, pois pagou pelos erros cometidos.
Então, o esquecimento temporário de sua pena foi-lhe até benéfico, pois o peso das recordações do mal cometido o perturbaria, naquele momento difícil em que cumpria a pena. Agora, já tendo pago pelos seus erros, as lembranças não mais o perturbam, pois sabe que já pagou pelos seus erros. É porisso que dizemos que o esquecimento temporário é para nós uma bênção, concedida pela infinita misericórdia Divina.
3. Se um dia o espírito evolui e não precisa mais reencarnar na Terra, por que a população da Terra continua aumentando cada vez mais? Não deveria estar diminuindo?
Este questionamento parte de um pressuposto errôneo: De que Deus criou os espíritos em um determinado tempo e depois parou de criá-los. Com certeza, se assim fosse, à medida que cada espírito fosse atingindo a perfeição, não mais necessitaria reencarnar e, conseqüentemente, a população no Planeta Terra diminuiria.
Porém, segundo informações dos próprios espíritos, Deus jamais deixa de criar. Sendo assim, a criação de espíritos é um processo constante, não somente na Terra, mas também em outros planetas no Universo. É porisso que o número de espíritos que atualmente estão desencarnados, no plano espiritual, esperando uma reencarnação na Terra, é muito maior do que o número de pessoas que estão atualmente encarnadas.. .
Realmente, quando o espírito atinge certo grau de evolução, não precisa mais reencarnar na Terra, e continuará sua jornada evolutiva em outros planos. Porém, assim como uns partem para planos superiores, outros, vindos de planos inferiores, dão início à sua jornada reencarnatória neste Planeta.
Assim, podemos comparar o planeta Terra a uma grande escola, onde, ao mesmo tempo em que alguns alunos se formam e deixam a escola, outros nela ingressam. E a escola, por sua vez, à medida que amplia suas instalações, pode oferecer mais vagas. Portanto, o aumento do número de pessoas na Terra em nada inviabiliza o conceito da Reencarnação. Pelo contrário, significa que mais espíritos desencarnados terão oportunidades de reencarnar.
4. Como explicar o sofrimento dos espíritos em sua primeira encarnação, se não havia uma vida anterior para justificá-lo?
Segundo ensinamento dos espíritos, a maneira como os espíritos são criados ainda é um mistério, ao qual não temos acesso em nosso atual estágio evolutivo.
Porém, uma coisa podemos dizer com certeza: Em sua primeira encarnação, o espírito não tem nenhum mal a "expiar", nenhuma dívida para "quitar". Portanto, seria um absurdo imaginarmos um espírito, em sua primeira encarnação, nascendo com deformidades ou outros tipos de problemas de formação. Deus jamais criaria espíritos "defeituosos" , ou sofrendo por algo que não fizeram, ou seria injusto.
De acordo com o Espiritismo, todos os Espíritos são criados "simples e ignorantes". A partir de então, seguirão seu caminho evolutivo, guiados pelo seu LIVRE-ARBÍTRIO, e então estarão sujeitos à Lei de AÇÃO E REAÇÃO. Desta forma, em suas próximas vidas, colherão os frutos daquilo que ELES MESMOS plantaram na sua vida anterior.
5. Se não é justo sofrer sem merecer, por que Jesus sofreu, se ele não merecia? Em primeiro lugar, colocar um espírito tão elevado como Jesus no mesmo nível de comparação que o restante dos seres humanos já é uma incoerência.
A reencarnação de Jesus não foi uma reencarnação EXPIATÓRIA como a dos espíritos imperfeitos, como nós e praticamente quase todos os espíritos que reencarnam na Terra, mas sim uma reencarnação MISSIONÁRIA.
Assim se explica a Reencarnação de grandes espíritos na humanidade, tais como Buda, Gandhi, Francisco de Assis, e outros, independente da religião ou crença que representam, que aqui vêm na condição de mestres do amor, e transformam suas vidas em verdadeiros exemplos para nós. Já imaginou como seria a humanidade se eles não tivessem reencarnado? Quantos milhões de pessoas têm sua vida mudada, inspiradas em seus exemplos?
Jesus foi o espírito mais evoluído que já encarnou no planeta Terra. Segundo o espiritismo, ele é o espírito responsável pelo nosso Planeta, é o nosso grande líder espiritual. E ele veio com o propósito de nos dar o grande exemplo da Humildade, da Fé e do Perdão, e sabia, em detalhes, por tudo que iria passar. Portanto, a sua vinda a este mundo e, consequentemente todo o sofrimento por qual passou, somente ocorreu devido ao seu próprio LIVRE ARBÍTRIO. Não foi uma imposição de Deus, tampouco uma expiação. Porém, os espíritos ainda em estágio primário de evolução, como nós, ainda estamos sujeitos ao sofrimento em função dos erros cometidos em vidas passadas.
6. Se não é justo sofrer sem merecer, por que os animais sofrem?
Os animais possuem um princípio inteligente, portanto possuem Espírito, porém, numa fase evolutiva anterior à do homem. Eles também sofrem, mas não no sentido em que normalmente se entende o sofrimento. No homem, o sofrimento funciona como um DEPURADOR de suas imperfeições, estimulando seu desenvolvimento MORAL. O animal não tem vida moral e por isso suas dores são apenas físicas.
Assim, todas essas impressões positivas e negativas fazem parte das experiências que se acumulam para edificar o futuro ser pensante. Certamente não se está afirmando que o animal (a espécie física) de hoje será o homem de amanhã. Não. O Espírito que o anima, sim. Viaja nos caminhos da evolução em busca do reino dos seres que pensam.
No entanto, podemos afirmar que a percepção do sofrimento no animal é diferente da percepção do sofrimento do ser humano. Se não fosse assim, Deus seria igualmente injusto, ao criar aleatoriamente animais simplesmente para sofrerem, sem nenhum motivo que justificasse tal sofrimento.
7. Se as pessoas sofrem para pagar dívidas de vidas passadas, e a caridade atenua o sofrimento, então não é contraditório fazer a caridade, pois assim estaríamos atrasando o progresso daquele que recebe a caridade?
A simples afirmação de que a caridade, que é um bem, possa causar um mal, já é contraditória em si mesma. Em primeiro lugar, é preciso entender que, ao praticar a caridade, o primeiro a ser beneficiado por tal caridade é a própria pessoa que a pratica, pois, pela lei de "causas e efeitos", recebemos de volta tanto o bem quanto o mal que praticamos.
Agora, para melhor analisarmos a questão proposta, façamos uma analogia: Imaginemos um aluno que tenha repetido de ano na escola. Então, ele teve que, de certa forma "sofrer", por ter que passar por todo o processo de aprendizado novamente. Teve que estudar novamente todas as matérias já vistas no ano anterior, e então, em novos exames, ele consegue passar.
Então perguntamos:
1. O fato de alguém ter feito uma "caridade", digamos, auxiliando-o com aulas de reforço, tiraria-lhe o mérito de ter sido aprovado no exame?
2. Será que o examinador não o aprovaria porque alguém o ajudou a estudar, mesmo ele tendo feito a prova sozinho e ter passado por seus próprios méritos?
Evidentemente que a resposta para as duas perguntas acima é não! O auxílio recebido pelo repetente foi proveitoso, porém, a pessoa que o ajudou não aprendeu por ele, nem fez a prova por ele. Ele mesmo teve que aprender e ele mesmo passou pela prova novamente. Porque o objetivo de repetir de ano não é puramente "punir" o aluno, mas sim fazer com que ele realmente aprenda.
Então, a afirmação de que a caridade a uma pessoa que sofre "atrasaria" seu progresso demonstra-se de uma fragilidade gritante, pois as dificuldades ou sofrimentos pelos quais uma pessoa precisa passar em uma vida, ela passará, independente das caridades que receba.
Por outro lado, quem pode saber até quando uma pessoa deve sofrer para pagar seus erros de vidas anteriores? Muitas vezes, tal pessoa já pode ter quitado seus débitos, e Deus nos coloca no caminho desta pessoa, para ajudá-la, através da caridade. Então deixaríamos de ajudá-la para que ela sofresse mais? Ilógico! Ora, se Deus nos colocou no caminho daquela pessoa, é porque ela merece ser ajudada!. Do contrário, nós estaríamos fazendo uma coisa contra a vontade de Deus? Será que teríamos este poder?
Na verdade, o que ocorre é o contrário: O exemplo da pessoa que faz a caridade contribui para tocar o coração, muitas vezes orgulhoso, daquele que a está recebendo, fazendo com que o mesmo desperte para a lei do Amor. Portanto, acelerando sua evolução, não atrasando.
8. Como explicar a passagem Bíblica em João 9:1, onde Jesus quando perguntado se um cego de nascença tinha pecado, responde :" Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus."?
João, Capítulo 1:
1: E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Quanto a esta passagem, podemos ter duas interpretações:
A) Jesus estaria se referindo a todos os cegos de nascença, genericamente
B) Jesus estaria se referindo apenas à aquele cego, em especial
Ora, se Jesus estivesse se referindo a todos os cegos de nascença (Hipótese A), então teríamos que afirmar que Deus cria algumas pessoas já cegas, de nascença, somente para "manifestar as obras Dele?" Então, Deus, para mostrar suas obras, ou seja, como ele é bom, praticaria uma injustiça? (ILÓGICO!)
A explicação espírita
O espiritismo explica que existem dois tipos diferentes de Reencarnação:
1. Reencarnação EXPIATÓRIA: Ao qual a grande maioria de todos os seres humanos estão submetidos, com o objetivo de redimir os erros cometidos em outras vidas, desenvolver virtudes e eliminar os defeitos
2. Reencarnação MISSIONÁRIA: Situação em que um espírito, geralmente muito mais evoluído, encarna, por sua própria vontade (livre-arbítrio) para a realização de um propósito importante.
Sabendo disso, fica fácil concluir que aquele cego curado por Jesus era um espírito em Reencarnação missionária!
Então, a explicação do espiritismo é muito mais coerente, pois, segundo ela, aquele foi um caso especial. Aquele homem que ali estava, na condição de cego, era um espírito que tinha encarnado em missão, para que "nele se manifestassem as obras de Deus". Nem seus pais nem ele mesmo eram culpados pela sua cegueira, mas ele estava ali com um propósito maior, ou seja, para que Jesus pudesse curá-lo!
Se Jesus estivesse fazendo uma afirmação genérica, ou seja que todas as pessoas que já nascem cegas, são para manifestar "as obras de Deus", então, ao vermos tais pessoas, cegas ou paralíticas, etc, deveríamos exclamar: Como Deus é maravilhoso! Quantas obras belas ele realiza! Aquela pessoa nada fez para merecer tal sofrimento, mas que bela obra ele ter nascido cego! como Deus é belo... Belo ou cruel? (Ilógico!)
9. Como sustentar que, na Reencarnação, Deus jamais deixa de perdoar, se a pessoa, em uma nova vida, terá que pagar pelos erros cometidos em vidas passadas? Se a pessoa terá que pagar pelo que fez, Deus não perdoou
Antes de analisarmos esta questão, precisamos entender que existem dois tipos de PERDÃO:
1. Perdão da ofensa:: É o perdão que ocorre dentro do coração. É perdoar o ATO ERRÔNEO cometido pelo ofensor, é NÃO GUARDAR ÓDIO do ofensor e lhe oferecer sempre uma CHANCE para que possa redimir-se de seu erro. É o perdão sincero, INCONDICIONAL, pois independe do ofensor se arrepender ou não. Isso é o que Jesus queria dizer com "dar a outra face".
2. Perdão da dívida:: Significa realmente EXIMIR a pessoa de ter que pagar uma determinada dívida. Perdoar a dívida significa que a pessoa não tem mais que pagar tal dívida
Agora façamos uma rápida analogia para melhor entender os conceitos expostos:
Por exemplo: João empresta dinheiro a Sérgio, que some e não lhe devolve. Então João fica com uma grande mágoa de Sérgio, durante anos. Um belo dia, cansado de carregar tal mágoa em seu coração, decide perdoá-lo (perdão da ofensa) mesmo ele não tendo pago o dinheiro que lhe devia. Decidiu esquecer a ofensa
Então, para surpresa de João, após anos, Sérgio aparece, pede desculpas e se oferece para devolver o dinheiro, com correção monetária e tudo. Mas, João lhe diz que não precisa mais lhe pagar aquela dívida. (perdão da dívida).
Agora vem o ponto mais importante da análise: Mesmo que João aceite que o pagamento da dívida, isso não significa que João deixou de perdoar Sérgio. Pois o verdadeiro perdão, o perdão do erro, este já tinha ocorrido, dentro do coração de João.
Conclusão: O perdão da ofensa independe do perdão da dívida!
Agora uma analogia para entender o perdão de um Pai:
Imaginemos um menino que, brincando com um amiguinho, com ciúmes de um brinquedo novo que o amiguinho ganhou de aniversário, maldosamente, o quebra, de propósito. Então, o pai do menino travesso fica furioso com ele. Em seguida o menino começa a chorar, arrependido, e diz, com medo de apanhar: Pai, me perdoa? Então o pai, embora furioso com a atitude de seu filho, o perdoa (perdão da ofensa), porém, decide lhe aplicar uma lição, para que aquele ato errado lhe sirva de APRENDIZADO. Nos próximos meses, sua mesada será cortada, para que, com tal dinheiro, possa ser comprado um novo brinquedo para o amiguinho, exatamente como aquele que ele quebrou.
Então perguntamos: O pai deixou de perdoar o filho, somente porque o mesmo vai ter que pagar, com o dinheiro da mesada, pelo seu erro? Claro que não! O pai foi mal, cruel, simplesmente porque aplicou uma lição no filho? De forma alguma. Em seu coração, o pai perdoou o ATO do filho. Porém, para que este ato errado LHE SIRVA DE LIÇÃO, fará com que o filho pague do próprio dinheiro da mesada.
Agora, duas atitudes que NÃO SERIAM JUSTAS:
1. Não seria justo se o pai eximisse seu filho de pagar pelo erro, deixando de reparar o prejuízo que ocasionou ao amiguinho. Além disso, seria um péssimo exemplo de moral do pai para o filho.
2. Não seria justo se o pai, por outro lado, tomasse uma atitude "radical", e decidisse mesmo não perdoar o filho e o trancasse num quarto, ardendo em uma fogueira, por toda a eternidade.. .
Vejam bem: As duas opções acima são exatamente as opções defendidas pelos que acreditam no Dogma da "punição eterna":
> Ou Deus é um Pai que não perdoa (não dá novas chances) e pune de forma radical e injusta,
> Ou Deus é um Pai que perdoa mas deixa de punir e, porisso, também é injusto.
Sem a Reencarnação, a Justiça de Deus seria desproporcional (punindo com a eternidade) ou em alguns casos simplesmente não existiria (deixando de punir os que se arrependeram)
Na Lógica da Reencarnação, poderíamos até dizer que Deus não precisa perdoar, pois não se ofende com nossos erros infantis.. Deus criou Leis sábias e justas, e nós mesmos, ao transgredir tais leis, é que nos punimos. Mas ele sempre nos dá uma nova chance para que possamos aprender com nossos próprios erros. Desta forma seu perdão pode realmente ser considerado infinito.
Fonte : br.geocities. com/logica_ reencarnacao/tvp.htm
domingo, janeiro 25, 2009
ORAÇÃO DE PROSPERIDADE
SOBERANO DEUS E ETERNO PAI
GRAÇAS DEUS SOU UM SER SADIO, RICO E FELIZ! A MINHA MENTE, PENSAMENTO E EMOÇÕES SÃO PERFEITOS E SADIOS
E IRRADIA LUZ. A FELICIDADE E A RIQUEZA FAZEM PARTE DE TODAS AS CÉLULAS E ÁTOMOS DO MEU CORPO.
DESINTEGRAM- SE AGORA TODOS OS MEDOS, CONFLITOS E CRENÇAS ANTERIORES, FORTALECENDO O MERECIMENTO DE
RECEBER, SAÚDE, RIQUEZA E FELICIDADE. A RIQUEZA ESTÁ PRESENTE EM MINHA VIDA TODOS OS DIAS DE FORMA NATURAL E POSITIVA.
RIQUEZA FÍSICA, RIQUEZA MENTAL, RIQUEZA ESPIRITUAL, RIQUEZA EMOCIONAL E RIQUEZA MATERIAL. A RIQUEZA, COMO TUDO QUE
EXISTE NO UNIVERSO TAMBÉM É UMA ENERGIA. ESSA ENERGIA TEM A COR DOURADA. RESPIRO ESSA ENERGIA DOURADA E SINTO-A
INVADINDO TODO MEU SER. SOU PRÓSPERO BEM SUCEDIDO NOS NEGÓCIOS, TRANQUILO E SERENO.
CONSCIENTIZO- ME DA LEI DA RIQUEZA. A NATUREZA É UM ALTAR DE SERVIR E DELA PARTICIPO ATIVAMENTE.
SOU UM SER DA PROSPERIDADE.
SOU REALMENTE UM SER SADIO, RICO E FELIZ! ASSIM É EM MINHA MENTE...
ASSIM PASSA A SER EM MINHA VIDA AGORA.
AMÉM.
Do Livro Ritual de Prosperidade em 28 dias)
GRAÇAS DEUS SOU UM SER SADIO, RICO E FELIZ! A MINHA MENTE, PENSAMENTO E EMOÇÕES SÃO PERFEITOS E SADIOS
E IRRADIA LUZ. A FELICIDADE E A RIQUEZA FAZEM PARTE DE TODAS AS CÉLULAS E ÁTOMOS DO MEU CORPO.
DESINTEGRAM- SE AGORA TODOS OS MEDOS, CONFLITOS E CRENÇAS ANTERIORES, FORTALECENDO O MERECIMENTO DE
RECEBER, SAÚDE, RIQUEZA E FELICIDADE. A RIQUEZA ESTÁ PRESENTE EM MINHA VIDA TODOS OS DIAS DE FORMA NATURAL E POSITIVA.
RIQUEZA FÍSICA, RIQUEZA MENTAL, RIQUEZA ESPIRITUAL, RIQUEZA EMOCIONAL E RIQUEZA MATERIAL. A RIQUEZA, COMO TUDO QUE
EXISTE NO UNIVERSO TAMBÉM É UMA ENERGIA. ESSA ENERGIA TEM A COR DOURADA. RESPIRO ESSA ENERGIA DOURADA E SINTO-A
INVADINDO TODO MEU SER. SOU PRÓSPERO BEM SUCEDIDO NOS NEGÓCIOS, TRANQUILO E SERENO.
CONSCIENTIZO- ME DA LEI DA RIQUEZA. A NATUREZA É UM ALTAR DE SERVIR E DELA PARTICIPO ATIVAMENTE.
SOU UM SER DA PROSPERIDADE.
SOU REALMENTE UM SER SADIO, RICO E FELIZ! ASSIM É EM MINHA MENTE...
ASSIM PASSA A SER EM MINHA VIDA AGORA.
AMÉM.
Do Livro Ritual de Prosperidade em 28 dias)
sábado, janeiro 24, 2009
Alho, potente aliado ao equilíbrio físico
Há muito tempo que alho me chama a atenção. Morei em diferentes continentes e vi que os povos conhecem o alho como um grande aliado do equilíbrio físico. Liguei para alguns órgãos públicos de pesquisa sediados em Brasília e perguntei sobre as propriedades curativas do alho. Não fiquei surpreso com a falta de respostas. O Ministério da Saúde no Brasil não entendeu ainda sua real missão.
O Engenheiro Agrônimo Nozomu Makishima, do Serviço de Atendimento ao Cliente do Setor de Hortaliças da Embrapa, apresentou-me um enorme relatório sobre o plantio do alho no Brasil, com detalhes preciosos e da maior importância para agricultores, no qual as cifras de produção já são impressionantes: Minas, por exemplo, produziu, em 1994, nada menos que 14099 toneladas de alho em uma área de 2294 hectares. Paraná e Santa Catarina são grandes produtores. Ninguém divulga esse trabalho, nem o próprio governo. O povo, que paga impostos e mantém o governo, é ignorado nas suas necessidades de saúde pública, barata, acessível e com raízes culturais regionais. O que mais me impressiona é que a Embrapa não desenvolve pesquisa sobre o uso medicinal das plantas e não há informações nesse sentido sobre o alho.
Segundo François Balmé, autor do livro Plantas Medicinais, o alho combate insônia, calos, pressão alta, reumatismos, vermes infantis. Mas este autor não fala de muitas outras plantas brasileiras como o Ipê, popularmente conhecido como antiinflamató rio e isso é comum na literatura estrangeira. Eles fingem ignorar as plantas medicinais brasileiras mas os biopiratas são bem pagos e estão em todas as regiões do Brasil. Será que eles não conhecem ou porque não é do interesse dos laboratórios internacionais que o conhecimento popular se amplie? — o buraco é mais embaixo.
Durante o inverno Pequim é extremamente poluída e vira um terreno fértil para gripe e doenças respiratórias. O que a população faz? Na primavera, as famílias adquirem alho fresco, descascam e colocam em compotas de vidro com mel de abelha. Quando o inverno chega, cerca de três meses depois, o alho e o mel já se integraram. Com esse processo o alho perde quase todo o cheiro e fica doce. Esta é a sobremesa preferida, gostosa, e que segura a imunidade durante os pesados seis meses de inverno. Quem não come alho fica gripado e adoece quando o frio penetra nos ossos. Há registro também do uso do alho pelos construtores das pirâmides egípcias e neste caso o alho daria força para o pesado trabalho, segundo o Dr. Andrew Weil, norte-americano. Recentemente, soldados norte-americanos foram aconselhados a usar capsulas de alho na guerra do Iraque.
Por que será que a crendice popular afro-brasileira recomenda a exposição de trança de alho contra o olho gordo e a inveja? A espiritualidade é muito sensível a cheiro, odor, sabor. Há um debate em torno de carnes vermelhas e o Mestre Ramatis chega a detalhes tão curiosos sobre isso que ninguém tem coragem de comer um bife suculento depois da leitura de um dos seus livros.É comum o cheio de rosas nos trabalhos mediúnicos como um sinal da sintonia com a espiritualidade elevada. Devido à sutileza dos seus corpos astrais, deve ser muito difícil para um espírito elevado aproximar-se de um corpo impregnado de antibióticos, maconha, carnes vermelhas, vísceras animais, feijoada, álcool etc. Ao mesmo tempo, os espíritos não-evoluídos e presos ao umbral fazem de tudo para incorporar e pedir cachaça, comida, sacrifício de animais etc. Muitos ficam nos bares e outros lugares para literalmente sugar a essência dessas “delícias” terrenas.
Parece existir uma relação entre elevado com o cheio bom e atrasado com o cheio ruim, mas nada é rígido nos mundos astrais. Alho exala um forte cheiro, tem um sabor ardido e foi colocado na Terra pela engenharia espacial para trabalhar a imunidade física, cuja proteção estende-se à espiritual. A flor do alho está ligada ao raio azul. Segundo o Dr. Nozomu Makishima, alho é rico em potássio, fósfaro, sulfato de magnésio, zinco, bórax e outros. Para os chineses, é excelente antigripal e eficaz nas doenças respiratórias, o que coincide com as pesquisas de Neide Margonari.
Neide Margonari, dos Florais de Saint Germain, diz: “Allium desfaz encantamentos e traz proteção aos ataques de forças psíquicas astrais e vampirismos. É um poderoso desobsessor. O floral Allium devolve a calma, o discernimento, e atua como coadjuvante nos estados de esgotamento físico e psíquico. Combate insônia, hipocondria, hipotensão, anorexia, distúrbios metabólicos, obesidade, menstruação atrasada, gripes fortes, problemas nos rins, degeneração dos vasos sanguíneos, úlceras purulentas, varizes, impinge, etc”.
É fundamental que abramos os olhos para a junção do conhecimento de forma holística. É preciso quebrar as barreiras dos conservadores de plantão, que bloqueiam o crescimento humano e muitas vezes ignoram que somos corpo, inteligência, espírito, emoção. O corpo físico morre sem o espírito. O espírito sem um corpo não realiza os projetos terrenos. Quando será que sairemos dos postos de saúde com a lista de frutas, verduras, chás, florais, fitoterápicos e produtos homeopáticos, como é na China e na Índia? Quando será que voltaremos ao ser holístico do qual nunca deveríamos ter saído? Precisamos juntar as nossas forças para que possamos avançar no conhecimento abrangente, ilimitado, sem barreiras, para todos como se fôssemos um. A unidade multifacetada como o Sol que nos ilumina.
(*) José Joacir dos Santos,
É Fitoterapeuta, amigo e colaborador do Luz Azul.
www.mestres.org
Corpo - Mente - Emoções - Alma
tirado de www.nelsonmatheussilva.blogspot.com
www.stum.com. br/nelsonmatheus silva
O Engenheiro Agrônimo Nozomu Makishima, do Serviço de Atendimento ao Cliente do Setor de Hortaliças da Embrapa, apresentou-me um enorme relatório sobre o plantio do alho no Brasil, com detalhes preciosos e da maior importância para agricultores, no qual as cifras de produção já são impressionantes: Minas, por exemplo, produziu, em 1994, nada menos que 14099 toneladas de alho em uma área de 2294 hectares. Paraná e Santa Catarina são grandes produtores. Ninguém divulga esse trabalho, nem o próprio governo. O povo, que paga impostos e mantém o governo, é ignorado nas suas necessidades de saúde pública, barata, acessível e com raízes culturais regionais. O que mais me impressiona é que a Embrapa não desenvolve pesquisa sobre o uso medicinal das plantas e não há informações nesse sentido sobre o alho.
Segundo François Balmé, autor do livro Plantas Medicinais, o alho combate insônia, calos, pressão alta, reumatismos, vermes infantis. Mas este autor não fala de muitas outras plantas brasileiras como o Ipê, popularmente conhecido como antiinflamató rio e isso é comum na literatura estrangeira. Eles fingem ignorar as plantas medicinais brasileiras mas os biopiratas são bem pagos e estão em todas as regiões do Brasil. Será que eles não conhecem ou porque não é do interesse dos laboratórios internacionais que o conhecimento popular se amplie? — o buraco é mais embaixo.
Durante o inverno Pequim é extremamente poluída e vira um terreno fértil para gripe e doenças respiratórias. O que a população faz? Na primavera, as famílias adquirem alho fresco, descascam e colocam em compotas de vidro com mel de abelha. Quando o inverno chega, cerca de três meses depois, o alho e o mel já se integraram. Com esse processo o alho perde quase todo o cheiro e fica doce. Esta é a sobremesa preferida, gostosa, e que segura a imunidade durante os pesados seis meses de inverno. Quem não come alho fica gripado e adoece quando o frio penetra nos ossos. Há registro também do uso do alho pelos construtores das pirâmides egípcias e neste caso o alho daria força para o pesado trabalho, segundo o Dr. Andrew Weil, norte-americano. Recentemente, soldados norte-americanos foram aconselhados a usar capsulas de alho na guerra do Iraque.
Por que será que a crendice popular afro-brasileira recomenda a exposição de trança de alho contra o olho gordo e a inveja? A espiritualidade é muito sensível a cheiro, odor, sabor. Há um debate em torno de carnes vermelhas e o Mestre Ramatis chega a detalhes tão curiosos sobre isso que ninguém tem coragem de comer um bife suculento depois da leitura de um dos seus livros.É comum o cheio de rosas nos trabalhos mediúnicos como um sinal da sintonia com a espiritualidade elevada. Devido à sutileza dos seus corpos astrais, deve ser muito difícil para um espírito elevado aproximar-se de um corpo impregnado de antibióticos, maconha, carnes vermelhas, vísceras animais, feijoada, álcool etc. Ao mesmo tempo, os espíritos não-evoluídos e presos ao umbral fazem de tudo para incorporar e pedir cachaça, comida, sacrifício de animais etc. Muitos ficam nos bares e outros lugares para literalmente sugar a essência dessas “delícias” terrenas.
Parece existir uma relação entre elevado com o cheio bom e atrasado com o cheio ruim, mas nada é rígido nos mundos astrais. Alho exala um forte cheiro, tem um sabor ardido e foi colocado na Terra pela engenharia espacial para trabalhar a imunidade física, cuja proteção estende-se à espiritual. A flor do alho está ligada ao raio azul. Segundo o Dr. Nozomu Makishima, alho é rico em potássio, fósfaro, sulfato de magnésio, zinco, bórax e outros. Para os chineses, é excelente antigripal e eficaz nas doenças respiratórias, o que coincide com as pesquisas de Neide Margonari.
Neide Margonari, dos Florais de Saint Germain, diz: “Allium desfaz encantamentos e traz proteção aos ataques de forças psíquicas astrais e vampirismos. É um poderoso desobsessor. O floral Allium devolve a calma, o discernimento, e atua como coadjuvante nos estados de esgotamento físico e psíquico. Combate insônia, hipocondria, hipotensão, anorexia, distúrbios metabólicos, obesidade, menstruação atrasada, gripes fortes, problemas nos rins, degeneração dos vasos sanguíneos, úlceras purulentas, varizes, impinge, etc”.
É fundamental que abramos os olhos para a junção do conhecimento de forma holística. É preciso quebrar as barreiras dos conservadores de plantão, que bloqueiam o crescimento humano e muitas vezes ignoram que somos corpo, inteligência, espírito, emoção. O corpo físico morre sem o espírito. O espírito sem um corpo não realiza os projetos terrenos. Quando será que sairemos dos postos de saúde com a lista de frutas, verduras, chás, florais, fitoterápicos e produtos homeopáticos, como é na China e na Índia? Quando será que voltaremos ao ser holístico do qual nunca deveríamos ter saído? Precisamos juntar as nossas forças para que possamos avançar no conhecimento abrangente, ilimitado, sem barreiras, para todos como se fôssemos um. A unidade multifacetada como o Sol que nos ilumina.
(*) José Joacir dos Santos,
É Fitoterapeuta, amigo e colaborador do Luz Azul.
www.mestres.org
Corpo - Mente - Emoções - Alma
tirado de www.nelsonmatheussilva.blogspot.com
www.stum.com. br/nelsonmatheus silva
Etiquetas:
Energia,
Espiritualidades,
Florais,
medicinaa alternativas
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Aromaterapia- Ginger
Ginger Essential Oil
It's warming qualities are great for feelings of loneliness and depression,and its energizing properties make it a good aphrodisiac.
It's warming qualities are great for feelings of loneliness and depression,and its energizing properties make it a good aphrodisiac.
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Bioenergia - A Energia Sutil
No Universo, a energia se apresenta de várias formas: energia térmica, mecânica, gravitacional e eletromagnética, dentre outras. Segundo diversas escolas espiritualistas (Teosofia, Rosa-Cruz, Projeciologia, Yoga, Espiritismo, (energia cósmica, prana éter, chi) desconhecida pela ciência, que permeia o espaço e toda a matéria existente na Natureza. Nos seres vivos essa energia é responsável pela vida.
etc.), existe uma forma de energia sutil (energia cósmica, prana, ...)
A história humana evidencia, desde tempos imemoriais, que os sacerdotes e curandeiros nas diversas culturas e religiões já possuíam um conhecimento a respeito das energias sutis e suas relações com o corpo humano, com os animais, plantas e fenômenos naturais. Nas sociedades primitivas encontramos os xamãs que manipulavam as forças invisíveis com seus rituais. No antigo Egito havia os sacerdotes que eram mestres da ciência oculta, profundos conhecedores e manipuladores da energia sutil. Em diversos países do mundo antigo, os magos e feiticeiros sempre estiveram presentes, trabalhando com essas forças invisíveis.
Por volta do ano 3.200 a.C., o povo chinês desenvolveu as bases da sua medicina tradicional, quando então surgiu a acupuntura. Após cinco séculos a acupuntura foi aperfeiçoada pelo Imperador Hoang-Ti. Seu objetivo principal consistia em reequilibrar o fluxo de energias chí ( qui ), através de canais energéticos (nadis, meridianos).
Na tradição hindu, a energia sutil é amplamente conhecida pelos yogues e seus discípulos com o nome de prana. Através de exercícios respiratórios, meditação, exercícios de concentração, posturas psicofísicas (asãnas), os yogues alcançam um profundo estado de paz e equilíbrio. Em decorrência muitos conseguiram ter um grande domínio sobre as energias sutis e chegaram até mesmo a produzir efeitos físicos.
Os inúmeros fenômenos e curas promovidas por Jesus e seus apóstolos, com a imposição das mãos e o emprego das palavras, são manifestações das energias sutis, potencializadas por esses grandes seres em favor dos necessitados. Isto mostra que Jesus possuía um potencial energético bastante equilibrado, a ponto de contagiar a todos apenas com sua presença.
Na Europa do século XVIII, a ciência moderna começava a se destacar, e surgia uma distinção entre razão e misticismo. Nesta época, Franz Anton Mesmer, postulou a existência de um magnetismo animal. Através da manipulação deste magnetismo promoveu diversas curas. Na ciência do século XIX, destacamos duas teorias que contribuíram para o entendimento da bioenergia: a teoria da libido de Freud, e a teoria do orgônio de Wihelm Reich. A psicanálise mostrou que as energias emocionais quando reprimidas (em desarmonia) causam doenças. Reich por sua vez, tinha plena convicção da existência de uma energia primordial responsável pela matéria viva. Ainda no século XIX, Helena Blavatsky fundou a sociedade teosófica que tem por um de seus objetivos investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes do homem. Na mesma época, Allan Kardec codificou a doutrina espírita. Essas duas escolas contribuíram em muito na popularização dos ensinamentos, que antes eram privilégio de alguns membros das ordens iniciáticas e grupos de ocultismo. A teosofia em especial divulgou muitos dos antigos ensinamentos secretos sobre yoga, chacras, nadis, mantras, etc.
A partir do espiritismo e da teosofia, diversos movimentos místicos surgiram em todo o mundo no século XX. Muitas outras personalidades de expressão contribuíram, trazendo novas abordagens e adaptando o conhecimento milenar dos sábios e mestres de todos os tempos para a nossa realidade atual, mostrando as leis espirituais da natureza que estavam ocultas pela visão distorcida das religiões e pelo misticismo dos povos da antiguidade.
etc.), existe uma forma de energia sutil (energia cósmica, prana, ...)
A história humana evidencia, desde tempos imemoriais, que os sacerdotes e curandeiros nas diversas culturas e religiões já possuíam um conhecimento a respeito das energias sutis e suas relações com o corpo humano, com os animais, plantas e fenômenos naturais. Nas sociedades primitivas encontramos os xamãs que manipulavam as forças invisíveis com seus rituais. No antigo Egito havia os sacerdotes que eram mestres da ciência oculta, profundos conhecedores e manipuladores da energia sutil. Em diversos países do mundo antigo, os magos e feiticeiros sempre estiveram presentes, trabalhando com essas forças invisíveis.
Por volta do ano 3.200 a.C., o povo chinês desenvolveu as bases da sua medicina tradicional, quando então surgiu a acupuntura. Após cinco séculos a acupuntura foi aperfeiçoada pelo Imperador Hoang-Ti. Seu objetivo principal consistia em reequilibrar o fluxo de energias chí ( qui ), através de canais energéticos (nadis, meridianos).
Na tradição hindu, a energia sutil é amplamente conhecida pelos yogues e seus discípulos com o nome de prana. Através de exercícios respiratórios, meditação, exercícios de concentração, posturas psicofísicas (asãnas), os yogues alcançam um profundo estado de paz e equilíbrio. Em decorrência muitos conseguiram ter um grande domínio sobre as energias sutis e chegaram até mesmo a produzir efeitos físicos.
Os inúmeros fenômenos e curas promovidas por Jesus e seus apóstolos, com a imposição das mãos e o emprego das palavras, são manifestações das energias sutis, potencializadas por esses grandes seres em favor dos necessitados. Isto mostra que Jesus possuía um potencial energético bastante equilibrado, a ponto de contagiar a todos apenas com sua presença.
Na Europa do século XVIII, a ciência moderna começava a se destacar, e surgia uma distinção entre razão e misticismo. Nesta época, Franz Anton Mesmer, postulou a existência de um magnetismo animal. Através da manipulação deste magnetismo promoveu diversas curas. Na ciência do século XIX, destacamos duas teorias que contribuíram para o entendimento da bioenergia: a teoria da libido de Freud, e a teoria do orgônio de Wihelm Reich. A psicanálise mostrou que as energias emocionais quando reprimidas (em desarmonia) causam doenças. Reich por sua vez, tinha plena convicção da existência de uma energia primordial responsável pela matéria viva. Ainda no século XIX, Helena Blavatsky fundou a sociedade teosófica que tem por um de seus objetivos investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes do homem. Na mesma época, Allan Kardec codificou a doutrina espírita. Essas duas escolas contribuíram em muito na popularização dos ensinamentos, que antes eram privilégio de alguns membros das ordens iniciáticas e grupos de ocultismo. A teosofia em especial divulgou muitos dos antigos ensinamentos secretos sobre yoga, chacras, nadis, mantras, etc.
A partir do espiritismo e da teosofia, diversos movimentos místicos surgiram em todo o mundo no século XX. Muitas outras personalidades de expressão contribuíram, trazendo novas abordagens e adaptando o conhecimento milenar dos sábios e mestres de todos os tempos para a nossa realidade atual, mostrando as leis espirituais da natureza que estavam ocultas pela visão distorcida das religiões e pelo misticismo dos povos da antiguidade.
33 tips for Healing emotional pain
1. forgive
2.love yourself
3. make positive causes
4. be kind and loving
5. play at becoming wise .
6. FEEL your feelings,
7. Identify your feelings
8.let them go
9.you have survived
10.Live in the present
11.divine light is within you
12. and within those who have hurt you
13.You need not forget
14. remove your attention from painful memories
15. The only real revenge is being happy.
16.Be alive
17. you have survived
18.you have triumphed
19.you are Alive and Free now .
20. recognize the good
21.When you release the attention
that holds you in emotional pain
you will be free of that pain.
22. Develop compassion .
23.Unconditional Love starts with loving the self.
24. Happiness begins with appreciation of what you have
25. Look for joy
26. As long as you are alive life can get better
27. when we define ourselves in terms of our past suffering
we remain in pain
28.there is always someone who's worse off than you
29. life is precious and beautiful
30.We are here because we wanted to be.
31. we need to get on with our own lives now.
32. We are responsible for creating our own happiness
33. we are in charge of how we live and feel Now.
2.love yourself
3. make positive causes
4. be kind and loving
5. play at becoming wise .
6. FEEL your feelings,
7. Identify your feelings
8.let them go
9.you have survived
10.Live in the present
11.divine light is within you
12. and within those who have hurt you
13.You need not forget
14. remove your attention from painful memories
15. The only real revenge is being happy.
16.Be alive
17. you have survived
18.you have triumphed
19.you are Alive and Free now .
20. recognize the good
21.When you release the attention
that holds you in emotional pain
you will be free of that pain.
22. Develop compassion .
23.Unconditional Love starts with loving the self.
24. Happiness begins with appreciation of what you have
25. Look for joy
26. As long as you are alive life can get better
27. when we define ourselves in terms of our past suffering
we remain in pain
28.there is always someone who's worse off than you
29. life is precious and beautiful
30.We are here because we wanted to be.
31. we need to get on with our own lives now.
32. We are responsible for creating our own happiness
33. we are in charge of how we live and feel Now.
terça-feira, janeiro 20, 2009
Aromaterapia- Winter Protection Cold/Flue - Protecção Inverno
Viral Infections
To help fight viral infections the oils to use are Ravansara,
Eucalyptus Radiata and Tea Tree
These will help to support the Immune System.
To use:
Place 3 drops on a tissue and inhale. Repeat.
or
Mix 10 drops in 1 Tablespoon of any carrier oil and massage on chest
and upper back.
Winter Protection
Mix 20 drops of Sandalwood in 3 oz. of base oil.
Sweet Almond, Grapeseed and Safflower oils are
some to try. This blend is said to strengthen
the immune system against colds and flu.
Use as a massage oil. Massage feet before bed
put on socks and go to sleep.
Cold and Flu Fighter
4 drops Sweet Eucalyptus unrectified is best (On sale this month)
4 drops Scotch Pine (On sale this month)
3 drops Lemon
Add to a large bowl of steaming water. Covering your head lean over the bowl
and inhale deeply for 2-5 minutes. May also be added to a diffuser or
vaporizer. For Children Use Eucalyptus Smithi, a mild Eucalyptus for
children and the elderly.
To help fight viral infections the oils to use are Ravansara,
Eucalyptus Radiata and Tea Tree
These will help to support the Immune System.
To use:
Place 3 drops on a tissue and inhale. Repeat.
or
Mix 10 drops in 1 Tablespoon of any carrier oil and massage on chest
and upper back.
Winter Protection
Mix 20 drops of Sandalwood in 3 oz. of base oil.
Sweet Almond, Grapeseed and Safflower oils are
some to try. This blend is said to strengthen
the immune system against colds and flu.
Use as a massage oil. Massage feet before bed
put on socks and go to sleep.
Cold and Flu Fighter
4 drops Sweet Eucalyptus unrectified is best (On sale this month)
4 drops Scotch Pine (On sale this month)
3 drops Lemon
Add to a large bowl of steaming water. Covering your head lean over the bowl
and inhale deeply for 2-5 minutes. May also be added to a diffuser or
vaporizer. For Children Use Eucalyptus Smithi, a mild Eucalyptus for
children and the elderly.
domingo, janeiro 18, 2009
7 Steps to Beating Cancer Naturally
Cancer can be beaten naturally if you are determined.
There are seven important things you must follow from the natural
medicine's perspective to control cancer and beat it. They represent a
complete approach to addressing the major cancer characteristics outlined above. All the seven steps are equally important.
Step 1: Starving Cancer cell
Cancer is a sugar-feeder. You should learn to reduce your intake of sugar
(including grains and refined sugar) by 90% to create a low sugar environment.
Change to low-glycemic index carbohydrates. Avoid all soda pop, most grains, rice, and potatoes.
Step 2: Oxygenate your body
Cancer cells hate oxygen. They thrive in an anaerobic (oxygen free)
environment.
Moderate aerobic exercise is the best way to get oxygen on board. If
you are too weak to exercise, simple deep breathing is a good start.
Other oxygen generating modalities are ozone and hydrogen peroxide
therapy.
Step 3: Avoid Malnutrition
Approximately
40% of all cancer patients die from malnutrition. It is important to
maintain a good diet and nutrition. Consume healthy fats and plant
based proteins to maintain nitrogen balance and muscle strength without
aggravating cancer. The amount of calories we need is determined by our
individual physical activity level. It is easy to consume calories. The
challenge is to get nutritious and not simply empty calories into our
bodies. Stay with organic whole foods, with plenty of green leafy
vegetables, low-glycemic fruits, beans and legumes for plant-based
proteins.
Step 4: Use nutritional supplements
Therapeutic
nutritional supplementation is a cornerstone for natural medicine as
our body does not get enough of them from a regular diet. A
"cocktail" of nutrients is needed to:
a. Prevent further mutational damage
b. Enhance mitochondrial function to increase energy production
c. Prevent cancer growth by blocking its spread
d. Enhance immune function to fight existing cancer cell
e. Balance our hormones
Step 5: Balance Your Internal terrain
Probiotics, enzymes, green food, and fibers are the 4 key pillars to
rebalancing
your internal milieu and pH. Use these everyday to ensure smooth bowel
transit time, proper absorption of nutrients from the food you take,
and proper balance of good and bad bacteria.
Step 6: Balance your Toxin Load
Hundreds
of toxic chemicals are accumulated in our bodies throughout the years.
These include mercury, lead, arsenic, and cadmium. Detoxification is a
process of cleansing our ecosystem and giving it a fresh start. The key
elements are:
a. To drink plenty of pure filtered water. There are no better substitutes.
b. To enhance our liver's function, which is the main detoxification organ,
with herbs.
c. To use chelating agents to bind and remove unwanted metals and minerals.
d. To flood the body with antioxidants with vegetable juices.
Step 7: Balance Your Hormones
Often
misunderstood and under-appreciated, hormones have a lot more to do
with cancer than we think. This is especially so with hormone related
cancers such as breast, ovary, uterus, and prostate cancer.
Maintaining a balanced hormonal profile is a key to well-being and longevity as our bodies are flooded in a sea of hormones.
Addition Dietary and Lifestyle Modifications:
· Meditation and stress relaxation
· Active participation in a cancer help group
· Reduce exposure to estrogen, environmental toxins, electromagnetic field and microwaves
· Avoid coffee, alcohol, tea, milk and all diary products
General Cancer Nutraceutical Model
When it comes to nutrition as a tool to fight cancer, protocols do not exist.
Each practitioner has, from his or her own experience, arrived at a general
model that has worked well.
Here
is a general cancer model that serves as a base for additional
components to be added depending on an individual's specific needs. It
is not a "protocol", as no such protocols exist when it comes to
individualized cancer therapy.
1. A good foundational formula consisting of the following:
·
Vitamin A (Antioxidant) - 15,000 I.U. (300% RDA) with no more than
5,000 I.U. in Vitamin A palmitate and the rest in natural mixed beta
carotene.
· Vitamin C - (Antioxidant) - 1,000 mg (2,000% RDA)
· Vitamin E - (Antioxidant) - 300 to 400 I.U. (1,333% RDA) in the form of
water dispersible d-alpha tocopherol (the natural form)
· Selenium - (Antioxidant) - 200 mcg (285% RDA) in amino acid complex forms to enhance absorption.
· Magnesium - (Antioxidant) - 300 to 600 mg (125% RDA. The calcium to
magnesium ratio should be between1:1 to 1:2.
·
Vitamin B9 - (folic acid) - 800 mcg (200% RDA) - a non-toxic nutrient
that protects our chromosome from DNA damage and cancer.
· Vitamin B12 - 100 to 1,000 mcg a day
· Chromium - 200 mcg (166% RDA)
· Zinc - 30 mg (200% RDA)
· Calcium -
300-500 mg (30-50% RDA)
· Citrus Bioflavonoids - 100 mg
2. Interstitial matrix and collagen building. This cocktail consists of
ascorbic acid and mineral ascobates, l-lysine, l-proline, and ascobyl palmitate.
Begin
with 1 gram 3 times a day, working up to 3 to 4 grams 3 times a day.
The ultimate goal should be 12 grams of ascobates, 5 grams of lysine, 3
grams of proline and 200 to 400 mg of ascobyl palmitate. The dosage
should be reduced if diarrhea occurs.
3. Take whole food
nutritional supplementation to modulate the internal terrain and
increase alkalinity. The key nutrients include chlorella, spirulina,
green blue algae, wheat grass, and barley grass. Take 20 to 40 grams of
powered supplements a day.
Add soluble fiber to your
diet to ensure optimum detoxification and smooth bowel movement.
Consume at least 10 to 15 grams of soluble fiber supplementation in
addition to a diet rich in raw whole foods.
4. The following important anti-cancer nutrients may be required depending on the person:
· Co-enzyme Q10 at 100 to 300 mg a day
· Niacinamide at 1,000 to 2,000 mg a day
· Vitamin E at 400 to 1,200 I.U. may be added
· Fish Oil at 3,000 to 5,000 mg a day
· Calcium D Glucarate at 200 mg a day
· Proteolytic Digestive Enzymes at 2 to 8 tablets three times a day
· Quercetin at 1,000 mg to 3,000 mg a day
· Beta Carotene at 20,000 to 50,000 IU may be added
· Green tea extract (decaffeinated) at 200 mg a day
· Pantothenic acid and pantethine mixed at 500 to 1,000 mg a day
· Grape Seed Extract at 100 to 200 mg a day
5. To boost immunity, the following should be considered:
· Olive Leaf extract at 500 mg to 2,000 mg a day
· Milk Thistle extract (80% minimum) at 150 mg to 300 mg a day
· Tumeric extract (95% minimum) at 100 to 200 mg a day
· Echinacea extract (4% phenoliocs) at 200 mg a day
· Medical mushroom standardized (maitake, agaricus, and shitake) extracts at 500 mg to 2 grams each per day
· Garlic at 500 to 2,000 mg in concentrated form - equivalent to 1,250 mg
garlic bulk or half a clove of fresh garlic a day
· Cat's Claw extract at 200 to 1,500 mg a day
· Essiac Tea (Essence or Brewed)
6. Other Natural Therapies
There
are also many forms of natural therapies not related to natural
compounds but related to characteristics of the cancerous process. Many
of these therapies are have been extensively used for decades in a
clinical setting. Scientific documentation and double blind studies
required by modern medicine are incomplete, but anecdotal reports from
patients point to their validity. Suffice to say that provided there is
no harm, many patients, out of desperation, will attempt to implement
any one or all of these modalities. Many advanced cancer clinics in
Mexico or Western Europe employ these modalities. They are by no means
"quackery". It is fair to say, however, that there is simply not enough
data to pass the high level of scientific scrutiny.
· Hyperthermia to Kill Cancer Cells
· Bioresonance to Induce Cell Decomposition (lysis)
· Magnetic Resonance Water (MRW) to Suppress Cancer Proliferation
· Ultraviolet Blood Irradiation (UBI) Therapy
· Oxygenating Therapies
· Magnetic Therapy
· Lymphatic Therapy
· Insulin Potentiation Therapy
· Zoetron Therapy
Conclusion
Cancer in the
adult can partly be viewed as a degenerative process with
symptoms
representative of underlying systemic dysfunction. We all have cancer
cells in our bodies. It is only when our body is unable to get rid of
the cancer cells that a disease process takes place.
What are
the underlying system dysfunctions? There are many factors, including
emotional, diet, drugs and chemicals, infections, genetic mutation, and
environmental pollutants.
Conventional treatments look at cancer
as a disease state. The natural-oriented doctor views cancer as a set
of symptoms reflecting underlying disease.
The conventional
treatment of surgery, radiation, and chemotherapy has been the
cornerstone of cancer treatment over the past 50 years. Today, the
clinical success of these treatments has reached a plateau. There is an
urgent need to break though this cure plateau by trying fresh
approaches.
In the United States, much controversy has arisen
between mainstream and alternative medicine. The cancer establishment,
championed by the American Cancer Society (ACS) has characterized
natural and adjunctive cancer therapies as the works of quacks preying
on desperate and credulous cancer victims, while the proponents of
alternative therapies have depicted established therapies as the "cut,
burn, and poison" therapies of a cynical and profit-driven conspiracy.
Interestingly,
this adversary position disappeared in many European countries like
Switzerland, Germany, England, and the Netherlands, where an open
co-existence of natural and conventional medicine in a complementary
setting prospers.
Naturally oriented physicians view natural
therapies as a way to complement conventional therapies and help the
patient overcome cancer without toxic side effects. Perhaps now you
should realize that both conventional and alternative therapies are
effective forms of cancer treatment. Today, many natural and non-toxic
modalities are offered in many countries such as Switzerland, Germany,
England, Mexico, and the Netherlands. Natural treatments co-exist
harmoniously with conventional treatments. The results are excellent.
In these countries, natural therapies and mainstream medicine are both
recognized as effective treatments for cancer. However, in the United
States, it is still not very recognized. Many doctors do not recommend
them. The most common reasons are ignorance and rigid medical
standards. This may be the underlying reason as to why United States
ranks low, a number 13th on the longevity scale despite having the most
advance medical technology in the world.
Modern
natural medicine approaches cancer therapy by incorporating the use of
antioxidants, lifestyle changes, herbs, and dietary modifications to
beat it. These approaches will also help to prepare the cancer
patient's body for conventional treatments and also help reduce any
side effects. The use of bothnatural non-toxic therapies and
conventional therapies in a logical and judicious manner makes sense.
Neither conventional nor alternative treatment holds the magic bullet
in cancer treatment. Combining the best of both worlds to beat cancer
make the most logical sense for the patient.
Looking into the future, the good news is that less toxic and target specific
chemotherapeutic agents are being developed. are high.
Unfortunately,
most cancer patients do not have time to wait. Sometimes, they are only
given a few more months to live. They and their families are desperate
and will look for any modality that offers a promise now.
Practitioners of natural therapies range from lay people with no medical
training to highly trained doctors who have departed from their mainstream
practice. The vast majority are doctors seeking to supplement careful use of conventional therapies with natural
approaches and not to replace them.
Choosing
the proper combination and dosage of these natural compounds is an
important key to success. This comes with not only experience but also
an extensive medical knowledge of cancer. It is therefore highly
recommended to consult a nutritionally oriented physician with
orthomolecular oncology experience before you start any self-treatment
program.
Selected References
Boik, John. Natural Compounds in Cancer Therapy. Oregon Medical Press, LLC.
Diamond, John. Definitive Guide to Cancer. Future Medicine Publishing Inc.
Dumitrescu
C, Belgun M, Olinescu R, et al: Effect of vitamin administration on the
ratio between the pro- and antioxidative factors. Rom J Endocrinol
31:81-84, 1993.
Folkers K, Wolaniuk A: Research on coenzyme Q10
in clinical medicine and in immunomodulation. Drugs Under Experimental
and Clinical Research XI(8):539-545, 1985.
Greco AM, Gentile M, Di Filippo
O, Coppola A: Study of blood vitamin C in lung and bladder cancer
patients before and after treatment with ascorbic acid. A preliminary
report. Acta Vitaminol Enzymol 4:155-162, 1982.
Levine M: New concepts in the biology and biochemistry of ascorbic acid. N Engl J Med 314:892-902, 1986.
Lockwood
K, Moesgaard S, Hanioka T, et al.: Apparent partial remission of breast
cancer in "high risk" patients supplemented with nutritional
antioxidants, essential fatty acids and coenzyme Q10. Molecular Aspects of Medicine 15(suppl):S231- S240, 1994.
Morishige
F, Murata A: Prolongation of survival times in terminal human cancer by
administration of supplemental ascorbate. J Interntl Acad Prev Med
5:47-52, 1979.
Pauling, Linus: How to live longer and feel better. (New York: Avon Books).
Seeley S: Diet and breast cancer: the possible connection with
sugar
consumption. Med Hypotheses 11(3):319-27, Jul 1983.
There are seven important things you must follow from the natural
medicine's perspective to control cancer and beat it. They represent a
complete approach to addressing the major cancer characteristics outlined above. All the seven steps are equally important.
Step 1: Starving Cancer cell
Cancer is a sugar-feeder. You should learn to reduce your intake of sugar
(including grains and refined sugar) by 90% to create a low sugar environment.
Change to low-glycemic index carbohydrates. Avoid all soda pop, most grains, rice, and potatoes.
Step 2: Oxygenate your body
Cancer cells hate oxygen. They thrive in an anaerobic (oxygen free)
environment.
Moderate aerobic exercise is the best way to get oxygen on board. If
you are too weak to exercise, simple deep breathing is a good start.
Other oxygen generating modalities are ozone and hydrogen peroxide
therapy.
Step 3: Avoid Malnutrition
Approximately
40% of all cancer patients die from malnutrition. It is important to
maintain a good diet and nutrition. Consume healthy fats and plant
based proteins to maintain nitrogen balance and muscle strength without
aggravating cancer. The amount of calories we need is determined by our
individual physical activity level. It is easy to consume calories. The
challenge is to get nutritious and not simply empty calories into our
bodies. Stay with organic whole foods, with plenty of green leafy
vegetables, low-glycemic fruits, beans and legumes for plant-based
proteins.
Step 4: Use nutritional supplements
Therapeutic
nutritional supplementation is a cornerstone for natural medicine as
our body does not get enough of them from a regular diet. A
"cocktail" of nutrients is needed to:
a. Prevent further mutational damage
b. Enhance mitochondrial function to increase energy production
c. Prevent cancer growth by blocking its spread
d. Enhance immune function to fight existing cancer cell
e. Balance our hormones
Step 5: Balance Your Internal terrain
Probiotics, enzymes, green food, and fibers are the 4 key pillars to
rebalancing
your internal milieu and pH. Use these everyday to ensure smooth bowel
transit time, proper absorption of nutrients from the food you take,
and proper balance of good and bad bacteria.
Step 6: Balance your Toxin Load
Hundreds
of toxic chemicals are accumulated in our bodies throughout the years.
These include mercury, lead, arsenic, and cadmium. Detoxification is a
process of cleansing our ecosystem and giving it a fresh start. The key
elements are:
a. To drink plenty of pure filtered water. There are no better substitutes.
b. To enhance our liver's function, which is the main detoxification organ,
with herbs.
c. To use chelating agents to bind and remove unwanted metals and minerals.
d. To flood the body with antioxidants with vegetable juices.
Step 7: Balance Your Hormones
Often
misunderstood and under-appreciated, hormones have a lot more to do
with cancer than we think. This is especially so with hormone related
cancers such as breast, ovary, uterus, and prostate cancer.
Maintaining a balanced hormonal profile is a key to well-being and longevity as our bodies are flooded in a sea of hormones.
Addition Dietary and Lifestyle Modifications:
· Meditation and stress relaxation
· Active participation in a cancer help group
· Reduce exposure to estrogen, environmental toxins, electromagnetic field and microwaves
· Avoid coffee, alcohol, tea, milk and all diary products
General Cancer Nutraceutical Model
When it comes to nutrition as a tool to fight cancer, protocols do not exist.
Each practitioner has, from his or her own experience, arrived at a general
model that has worked well.
Here
is a general cancer model that serves as a base for additional
components to be added depending on an individual's specific needs. It
is not a "protocol", as no such protocols exist when it comes to
individualized cancer therapy.
1. A good foundational formula consisting of the following:
·
Vitamin A (Antioxidant) - 15,000 I.U. (300% RDA) with no more than
5,000 I.U. in Vitamin A palmitate and the rest in natural mixed beta
carotene.
· Vitamin C - (Antioxidant) - 1,000 mg (2,000% RDA)
· Vitamin E - (Antioxidant) - 300 to 400 I.U. (1,333% RDA) in the form of
water dispersible d-alpha tocopherol (the natural form)
· Selenium - (Antioxidant) - 200 mcg (285% RDA) in amino acid complex forms to enhance absorption.
· Magnesium - (Antioxidant) - 300 to 600 mg (125% RDA. The calcium to
magnesium ratio should be between1:1 to 1:2.
·
Vitamin B9 - (folic acid) - 800 mcg (200% RDA) - a non-toxic nutrient
that protects our chromosome from DNA damage and cancer.
· Vitamin B12 - 100 to 1,000 mcg a day
· Chromium - 200 mcg (166% RDA)
· Zinc - 30 mg (200% RDA)
· Calcium -
300-500 mg (30-50% RDA)
· Citrus Bioflavonoids - 100 mg
2. Interstitial matrix and collagen building. This cocktail consists of
ascorbic acid and mineral ascobates, l-lysine, l-proline, and ascobyl palmitate.
Begin
with 1 gram 3 times a day, working up to 3 to 4 grams 3 times a day.
The ultimate goal should be 12 grams of ascobates, 5 grams of lysine, 3
grams of proline and 200 to 400 mg of ascobyl palmitate. The dosage
should be reduced if diarrhea occurs.
3. Take whole food
nutritional supplementation to modulate the internal terrain and
increase alkalinity. The key nutrients include chlorella, spirulina,
green blue algae, wheat grass, and barley grass. Take 20 to 40 grams of
powered supplements a day.
Add soluble fiber to your
diet to ensure optimum detoxification and smooth bowel movement.
Consume at least 10 to 15 grams of soluble fiber supplementation in
addition to a diet rich in raw whole foods.
4. The following important anti-cancer nutrients may be required depending on the person:
· Co-enzyme Q10 at 100 to 300 mg a day
· Niacinamide at 1,000 to 2,000 mg a day
· Vitamin E at 400 to 1,200 I.U. may be added
· Fish Oil at 3,000 to 5,000 mg a day
· Calcium D Glucarate at 200 mg a day
· Proteolytic Digestive Enzymes at 2 to 8 tablets three times a day
· Quercetin at 1,000 mg to 3,000 mg a day
· Beta Carotene at 20,000 to 50,000 IU may be added
· Green tea extract (decaffeinated) at 200 mg a day
· Pantothenic acid and pantethine mixed at 500 to 1,000 mg a day
· Grape Seed Extract at 100 to 200 mg a day
5. To boost immunity, the following should be considered:
· Olive Leaf extract at 500 mg to 2,000 mg a day
· Milk Thistle extract (80% minimum) at 150 mg to 300 mg a day
· Tumeric extract (95% minimum) at 100 to 200 mg a day
· Echinacea extract (4% phenoliocs) at 200 mg a day
· Medical mushroom standardized (maitake, agaricus, and shitake) extracts at 500 mg to 2 grams each per day
· Garlic at 500 to 2,000 mg in concentrated form - equivalent to 1,250 mg
garlic bulk or half a clove of fresh garlic a day
· Cat's Claw extract at 200 to 1,500 mg a day
· Essiac Tea (Essence or Brewed)
6. Other Natural Therapies
There
are also many forms of natural therapies not related to natural
compounds but related to characteristics of the cancerous process. Many
of these therapies are have been extensively used for decades in a
clinical setting. Scientific documentation and double blind studies
required by modern medicine are incomplete, but anecdotal reports from
patients point to their validity. Suffice to say that provided there is
no harm, many patients, out of desperation, will attempt to implement
any one or all of these modalities. Many advanced cancer clinics in
Mexico or Western Europe employ these modalities. They are by no means
"quackery". It is fair to say, however, that there is simply not enough
data to pass the high level of scientific scrutiny.
· Hyperthermia to Kill Cancer Cells
· Bioresonance to Induce Cell Decomposition (lysis)
· Magnetic Resonance Water (MRW) to Suppress Cancer Proliferation
· Ultraviolet Blood Irradiation (UBI) Therapy
· Oxygenating Therapies
· Magnetic Therapy
· Lymphatic Therapy
· Insulin Potentiation Therapy
· Zoetron Therapy
Conclusion
Cancer in the
adult can partly be viewed as a degenerative process with
symptoms
representative of underlying systemic dysfunction. We all have cancer
cells in our bodies. It is only when our body is unable to get rid of
the cancer cells that a disease process takes place.
What are
the underlying system dysfunctions? There are many factors, including
emotional, diet, drugs and chemicals, infections, genetic mutation, and
environmental pollutants.
Conventional treatments look at cancer
as a disease state. The natural-oriented doctor views cancer as a set
of symptoms reflecting underlying disease.
The conventional
treatment of surgery, radiation, and chemotherapy has been the
cornerstone of cancer treatment over the past 50 years. Today, the
clinical success of these treatments has reached a plateau. There is an
urgent need to break though this cure plateau by trying fresh
approaches.
In the United States, much controversy has arisen
between mainstream and alternative medicine. The cancer establishment,
championed by the American Cancer Society (ACS) has characterized
natural and adjunctive cancer therapies as the works of quacks preying
on desperate and credulous cancer victims, while the proponents of
alternative therapies have depicted established therapies as the "cut,
burn, and poison" therapies of a cynical and profit-driven conspiracy.
Interestingly,
this adversary position disappeared in many European countries like
Switzerland, Germany, England, and the Netherlands, where an open
co-existence of natural and conventional medicine in a complementary
setting prospers.
Naturally oriented physicians view natural
therapies as a way to complement conventional therapies and help the
patient overcome cancer without toxic side effects. Perhaps now you
should realize that both conventional and alternative therapies are
effective forms of cancer treatment. Today, many natural and non-toxic
modalities are offered in many countries such as Switzerland, Germany,
England, Mexico, and the Netherlands. Natural treatments co-exist
harmoniously with conventional treatments. The results are excellent.
In these countries, natural therapies and mainstream medicine are both
recognized as effective treatments for cancer. However, in the United
States, it is still not very recognized. Many doctors do not recommend
them. The most common reasons are ignorance and rigid medical
standards. This may be the underlying reason as to why United States
ranks low, a number 13th on the longevity scale despite having the most
advance medical technology in the world.
Modern
natural medicine approaches cancer therapy by incorporating the use of
antioxidants, lifestyle changes, herbs, and dietary modifications to
beat it. These approaches will also help to prepare the cancer
patient's body for conventional treatments and also help reduce any
side effects. The use of bothnatural non-toxic therapies and
conventional therapies in a logical and judicious manner makes sense.
Neither conventional nor alternative treatment holds the magic bullet
in cancer treatment. Combining the best of both worlds to beat cancer
make the most logical sense for the patient.
Looking into the future, the good news is that less toxic and target specific
chemotherapeutic agents are being developed. are high.
Unfortunately,
most cancer patients do not have time to wait. Sometimes, they are only
given a few more months to live. They and their families are desperate
and will look for any modality that offers a promise now.
Practitioners of natural therapies range from lay people with no medical
training to highly trained doctors who have departed from their mainstream
practice. The vast majority are doctors seeking to supplement careful use of conventional therapies with natural
approaches and not to replace them.
Choosing
the proper combination and dosage of these natural compounds is an
important key to success. This comes with not only experience but also
an extensive medical knowledge of cancer. It is therefore highly
recommended to consult a nutritionally oriented physician with
orthomolecular oncology experience before you start any self-treatment
program.
Selected References
Boik, John. Natural Compounds in Cancer Therapy. Oregon Medical Press, LLC.
Diamond, John. Definitive Guide to Cancer. Future Medicine Publishing Inc.
Dumitrescu
C, Belgun M, Olinescu R, et al: Effect of vitamin administration on the
ratio between the pro- and antioxidative factors. Rom J Endocrinol
31:81-84, 1993.
Folkers K, Wolaniuk A: Research on coenzyme Q10
in clinical medicine and in immunomodulation. Drugs Under Experimental
and Clinical Research XI(8):539-545, 1985.
Greco AM, Gentile M, Di Filippo
O, Coppola A: Study of blood vitamin C in lung and bladder cancer
patients before and after treatment with ascorbic acid. A preliminary
report. Acta Vitaminol Enzymol 4:155-162, 1982.
Levine M: New concepts in the biology and biochemistry of ascorbic acid. N Engl J Med 314:892-902, 1986.
Lockwood
K, Moesgaard S, Hanioka T, et al.: Apparent partial remission of breast
cancer in "high risk" patients supplemented with nutritional
antioxidants, essential fatty acids and coenzyme Q10. Molecular Aspects of Medicine 15(suppl):S231- S240, 1994.
Morishige
F, Murata A: Prolongation of survival times in terminal human cancer by
administration of supplemental ascorbate. J Interntl Acad Prev Med
5:47-52, 1979.
Pauling, Linus: How to live longer and feel better. (New York: Avon Books).
Seeley S: Diet and breast cancer: the possible connection with
sugar
consumption. Med Hypotheses 11(3):319-27, Jul 1983.
sexta-feira, janeiro 16, 2009
Interesting Osho Quotes
Experience
Experience life in all possible ways -- good-bad, bitter-sweet, dark-light, summer-winter. Experience all the dualities. Don't be afraid of experience, because the more experience you have, the more mature you become."
Success
Watch the waves in the ocean. The higher the wave goes, the deeper is the wake that follows it. One moment you are the wave, another moment you are the hollow wake that follows. Enjoy both -- dont get addicted to one. Dont say: I would always like to be on the peak. It is not possible. Simply see the fact: it is not possible. It has never happened and it will never happen. It is simply impossible -- not in the nature of things. Then what to do? Enjoy the peak while it lasts and then enjoy the valley when it comes. What is wrong with the valley? What is wrong with being low? It is a relaxation. A peak is an excitement, and nobody can exist continuously in an excitement.
Responsibility
If you take the responsibility for your life you can start changing it. Slow will be the change. Only in the course of time will you start moving into the world of light and crystallization. But once you are crystallized you will know what real revolution is. Then share your revolution with others; it has to go that way, from heart to heart.
Dead Principles
No dead principles can help, but only living consciousness. Be absolutely unprincipled and just follow life.
A Natural Phenomenon
Intelligence is a natural phenomenon -- just as breathing is, just as seeing is. Intelligence is the inner seeing; it is intuitive. It has nothing to do with intellect. Never confuse intellect with intelligence, they are polar opposites. Intellect is of the head; it is taught by others, it is imposed on you. You have to cultivate it. It is borrowed, it is something foreign, it is not inborn. But intelligence is inborn. It is your very being, your very nature.
Awareness
Mind can never be intelligent -- only no-mind is intelligent. Only no-mind is original and radical. Only no-mind is revolutionary -- revolution in action. This mind gives you a sort of stupor. Burdened by the memories of the past, burdened by the projections of the future, you go on living - at the minimum. You dont live at the maximum. Your flame remains very dim. Once you start dropping thoughts, the dust that you have collected in the past, the flame arises -- clean, clear, alive, young. Your whole life becomes a flame, and a flame without any smoke. That is what awareness is.
More Innocent
Become more and more innocent, less knowledgeable and more childlike. Take life as fun because that's precisely what it is!
Drop the Fear
Drop the fear. Fear was taken up by you in your childhood, unconsciously. Now consciously drop it and be mature. Then the life can be a light which goes on deepening as you go on growing.
Real Revolution
To be alone in the only real revolution. To accept that you are alone is the greatest transformation that can happen to you.
The Mind
The mind exists in time, in fact the mind is time; it exists in the past and the future. And remember, time consists of only two tenses, the past and the future. The present is not part of time, the present is part of eternity.
Time Stops
If you are absolutely without mind, just pure consciousness, time stops completely, disappears, leaving no trace behind.
Inner Changes
You can go on changing the outer for lives and you will never be satisfied; something or other will remain to be changed. Unless the inner changes, the outer can never be perfect.
To Be Creative
To be creative means to be in love with life. You can be creative only if you love life enough that you want to enhance its beauty, you want to bring a little more music to it, a little more poetry to it, a little more dance to it.
Misery
Misery nourishes your ego. That's why you see so many miserable people in the world. The basic, central point is the ego.
Seriousness is a Sickness
Seriousness is a sickness. Your sense of humor makes you more human, more humble. The sense of humor -- according to me -- is one of the most essential parts of religiousness.
The Heart
The heart knows nothing of the past, nothing of the future. It knows only of the present. The heart has no time concept.
Aloneness
What is needed is not something in which you can forget your loneliness. What is needed is that you become aware of your aloneness -- which is a reality. And it is so beautiful to experience it, to feel it, because it is your freedom from the crowd, from the other. It is your freedom from the fear of being lonely.
The Ultimate Peak of Consciousness
The whole world is a cyclone. But once you have found the center, the cyclone disappears. This nothingness is the ultimate peak of consciousness.
Arrived Home
Any human being who is becoming independent of conditionings, of religions, scriptures, prophets and messiahs, has arrived home. He has found the treasure which was hidden in his own being.
A Sense of Humor
Life is not a tragedy, it is a comedy. To be alive means to have a sense of humor.
Mysteries
Remain in wonder if you want the mysteries to open up for you. Mysteries never open up for those who go on questioning. Questioners sooner or later end up in a library. Questioners sooner or later end up with scriptures, because scriptures are full of answers. And answers are dangerous, they kill your wonder.
Be
All the Buddhas of all the ages have been telling you a very simple fact: Be! Don't try to become. Within these two words, be and becoming, your whole life is contained. Being is enlightenment, becoming is ignorance.
Creative Power
Fill your heart with the creative power to accept the past, decorate the present and transform the future.
The Beauty of Facing Life
The beauty of facing life unprepared is tremendous. Then life has a newness, a youth; then life has a flow and freshness. Then life has so many surprises. And when life has so many surprises, boredom never settles in you.
Be Less of a Judge
Be less of a judge. And you will be surprised that when you become a witness and you don't judge yourself, you stop judging others too. And that makes you more human, more compassionate, more understanding.
The Heart
The heart is always right, if there's a question of choosing between the mind and the heart. Because mind is a creation of the society. It has been educated. You have been given it by the society, not by existence. The heart is unpolluted.
No-Mind
If mind wants to comprehend reality, it will have to come out of the past and the future. But coming out of the past and the future, it is no longer mind at all. Hence the insistence of all the great masters of the world that the door to reality is no-mind.
Inner Mystery
Know the whole world is nothing when it is compared to knowing your own inner mystery of life.
Doubt
Doubt is the vestibule which we all must pass through before we can enter the temple of truth.
Truth
Truth cannot be defined, although it can certainly be experienced. But experience is not a definition. A definition is made by the mind, experience comes through participating. If somebody asks, "What is a dance?" how can you define it? But you can dance and you can know the inner feel of it. God is the ultimate dance.
Be Silent and Listen
All that you need is just to be silent and listen to existence. There is no need of any religion, there is no need of any God, there is no need of any priesthood, there is no need of any organization.
There is No Evil
There is no evil and there are no evil forces in the world. There are only people of awareness, and there are people who are fast asleep -- and sleep has no force. The whole energy is in the hands of the awakened people. And one awakened person can awaken the whole world. One lighted candle can make millions of candles lighted without losing it's light.
Experience life in all possible ways -- good-bad, bitter-sweet, dark-light, summer-winter. Experience all the dualities. Don't be afraid of experience, because the more experience you have, the more mature you become."
Success
Watch the waves in the ocean. The higher the wave goes, the deeper is the wake that follows it. One moment you are the wave, another moment you are the hollow wake that follows. Enjoy both -- dont get addicted to one. Dont say: I would always like to be on the peak. It is not possible. Simply see the fact: it is not possible. It has never happened and it will never happen. It is simply impossible -- not in the nature of things. Then what to do? Enjoy the peak while it lasts and then enjoy the valley when it comes. What is wrong with the valley? What is wrong with being low? It is a relaxation. A peak is an excitement, and nobody can exist continuously in an excitement.
Responsibility
If you take the responsibility for your life you can start changing it. Slow will be the change. Only in the course of time will you start moving into the world of light and crystallization. But once you are crystallized you will know what real revolution is. Then share your revolution with others; it has to go that way, from heart to heart.
Dead Principles
No dead principles can help, but only living consciousness. Be absolutely unprincipled and just follow life.
A Natural Phenomenon
Intelligence is a natural phenomenon -- just as breathing is, just as seeing is. Intelligence is the inner seeing; it is intuitive. It has nothing to do with intellect. Never confuse intellect with intelligence, they are polar opposites. Intellect is of the head; it is taught by others, it is imposed on you. You have to cultivate it. It is borrowed, it is something foreign, it is not inborn. But intelligence is inborn. It is your very being, your very nature.
Awareness
Mind can never be intelligent -- only no-mind is intelligent. Only no-mind is original and radical. Only no-mind is revolutionary -- revolution in action. This mind gives you a sort of stupor. Burdened by the memories of the past, burdened by the projections of the future, you go on living - at the minimum. You dont live at the maximum. Your flame remains very dim. Once you start dropping thoughts, the dust that you have collected in the past, the flame arises -- clean, clear, alive, young. Your whole life becomes a flame, and a flame without any smoke. That is what awareness is.
More Innocent
Become more and more innocent, less knowledgeable and more childlike. Take life as fun because that's precisely what it is!
Drop the Fear
Drop the fear. Fear was taken up by you in your childhood, unconsciously. Now consciously drop it and be mature. Then the life can be a light which goes on deepening as you go on growing.
Real Revolution
To be alone in the only real revolution. To accept that you are alone is the greatest transformation that can happen to you.
The Mind
The mind exists in time, in fact the mind is time; it exists in the past and the future. And remember, time consists of only two tenses, the past and the future. The present is not part of time, the present is part of eternity.
Time Stops
If you are absolutely without mind, just pure consciousness, time stops completely, disappears, leaving no trace behind.
Inner Changes
You can go on changing the outer for lives and you will never be satisfied; something or other will remain to be changed. Unless the inner changes, the outer can never be perfect.
To Be Creative
To be creative means to be in love with life. You can be creative only if you love life enough that you want to enhance its beauty, you want to bring a little more music to it, a little more poetry to it, a little more dance to it.
Misery
Misery nourishes your ego. That's why you see so many miserable people in the world. The basic, central point is the ego.
Seriousness is a Sickness
Seriousness is a sickness. Your sense of humor makes you more human, more humble. The sense of humor -- according to me -- is one of the most essential parts of religiousness.
The Heart
The heart knows nothing of the past, nothing of the future. It knows only of the present. The heart has no time concept.
Aloneness
What is needed is not something in which you can forget your loneliness. What is needed is that you become aware of your aloneness -- which is a reality. And it is so beautiful to experience it, to feel it, because it is your freedom from the crowd, from the other. It is your freedom from the fear of being lonely.
The Ultimate Peak of Consciousness
The whole world is a cyclone. But once you have found the center, the cyclone disappears. This nothingness is the ultimate peak of consciousness.
Arrived Home
Any human being who is becoming independent of conditionings, of religions, scriptures, prophets and messiahs, has arrived home. He has found the treasure which was hidden in his own being.
A Sense of Humor
Life is not a tragedy, it is a comedy. To be alive means to have a sense of humor.
Mysteries
Remain in wonder if you want the mysteries to open up for you. Mysteries never open up for those who go on questioning. Questioners sooner or later end up in a library. Questioners sooner or later end up with scriptures, because scriptures are full of answers. And answers are dangerous, they kill your wonder.
Be
All the Buddhas of all the ages have been telling you a very simple fact: Be! Don't try to become. Within these two words, be and becoming, your whole life is contained. Being is enlightenment, becoming is ignorance.
Creative Power
Fill your heart with the creative power to accept the past, decorate the present and transform the future.
The Beauty of Facing Life
The beauty of facing life unprepared is tremendous. Then life has a newness, a youth; then life has a flow and freshness. Then life has so many surprises. And when life has so many surprises, boredom never settles in you.
Be Less of a Judge
Be less of a judge. And you will be surprised that when you become a witness and you don't judge yourself, you stop judging others too. And that makes you more human, more compassionate, more understanding.
The Heart
The heart is always right, if there's a question of choosing between the mind and the heart. Because mind is a creation of the society. It has been educated. You have been given it by the society, not by existence. The heart is unpolluted.
No-Mind
If mind wants to comprehend reality, it will have to come out of the past and the future. But coming out of the past and the future, it is no longer mind at all. Hence the insistence of all the great masters of the world that the door to reality is no-mind.
Inner Mystery
Know the whole world is nothing when it is compared to knowing your own inner mystery of life.
Doubt
Doubt is the vestibule which we all must pass through before we can enter the temple of truth.
Truth
Truth cannot be defined, although it can certainly be experienced. But experience is not a definition. A definition is made by the mind, experience comes through participating. If somebody asks, "What is a dance?" how can you define it? But you can dance and you can know the inner feel of it. God is the ultimate dance.
Be Silent and Listen
All that you need is just to be silent and listen to existence. There is no need of any religion, there is no need of any God, there is no need of any priesthood, there is no need of any organization.
There is No Evil
There is no evil and there are no evil forces in the world. There are only people of awareness, and there are people who are fast asleep -- and sleep has no force. The whole energy is in the hands of the awakened people. And one awakened person can awaken the whole world. One lighted candle can make millions of candles lighted without losing it's light.
terça-feira, janeiro 13, 2009
Semelhanças entre Florais e Comportamento Humano
Os florais auxiliam o desbloqueio de padrões energéticos cristalizados na
nossa mente, que refletem no nosso comportamento social. Segundo o Dr.
Eduard Bach, "os vegetais vivem em meio à Natureza harmoniosamente e
preservam suas características individuais" . Nós humanos, também podemos
conviver em perfeita harmonia na sociedade sem que percamos nossa
individualidade nem soframos interferência energética dos outros.
Ao observar as plantas, Dr. Bach identificou o comportamento de cada uma,
observando como e onde se desenvolviam. Dessa forma, concluiu que uma pessoa
com determinadas características, conseguirá conviver em harmonia consigo e
em sociedade, ao receber a energia de uma planta que tenha características
semelhantes às suas.
O auto-diagnóstico não traz os resultados esperados porque a tendência das
pessoas é tentar ocultar seus próprios defeitos. Já reparou como sempre
temos uma desculpa para nós mesmos e para o que classificamos como defeito
nos outros? Para podermos nos conhecer, sem encobrir nossos defeitos,
devemos reparar o que mais nos incomoda nos outros, porque aí está nosso
defeito. Ou seja: nosso parâmetro para nos descobrirmos são os outros.
Suponhamos que no seu trabalho, você tenha um colega muito desorganizado e
isso te irrita profundamente. Você passa a cobrar e a exigir dele
organização ou fica fazendo gracinhas sobre a bagunça da mesa dele. Pare e
observe você mesmo. Em que áreas de sua vida você é desorganizado? Em sua
casa? Em suas relações? Com seus problemas? Com seus papéis e documentos? O
seu colega está sendo um espelho de alguma área pessoal que incomoda, mas
que não consegue perceber ou não tem coragem de assumir. A primeira
providência é reconhecer que a desorganização é seu defeito e começar a
tentar corrigir a si mesmo, ao invés de tentar corrigir os outros.
Para melhor entender, vamos observar um pouquinho, o comportamento de alguns
funcionários em um departamento de uma empresa fictícia. O gerente, Sr.
Vine, é um tirano inflexível que não permite contestações nas suas decisões.
É ambicioso e determinado, implacável com as palavras e ameaça seus
subordinados. Chega pisando duro e seu bom dia soa como um estrondo. A
secretária, Srta. Cherry Plum, vive tensa, à beira das lágrimas, no limite
de um esgotamento nervoso. Quando o Sr. Vine a chama, entra em pânico.
Honeysuckle murmura: "vai lá Cherry, ah! que saudades do Sr. Oak, era tão
bom! Um batalhador, sempre disposto, incansável! E a gente nem dava valor!".
Holly, sentada em sua mesa, levanta a cabeça, olha para a sala do Sr. Vine e
depois para Agrimony. Volta ao seu trabalho, mas está pensando: "Vocês vão
ver só.... uma hora vão estar aqui, comendo na minha mão. Não vejo a hora de
quebrar suas pernas, Dona Agrimony". Agrimony, sentindo-se observada, olha
para Holly e sorri. É a única que fala com todos, tem uma palavra para cada
um, nunca discute, está sempre alegre mas ninguém sabe nada sobre ela. É
muito querida e sempre tem em sua gaveta uma aspirina, uma bolachinha, uma
barra de chocolate.
Larch está tão compenetrado que nem viu nada. Precisa terminar um projeto e
não consegue, já começou várias vezes e nada o agrada. Está tenso e
preocupado, olha para os esboços já feitos, não se definindo por qual
continuar. De repente, Centaury passa por sua mesa e, Larch o chama. Expõe
seu problema e pede ajuda. Centaury não consegue dizer não, apesar de estar
todo atrapalhado com seu trabalho que já está atrasado, de tanto ajudar no
trabalho dos outros. Mesmo cansado, tem feito horas extras e levado trabalho
para casa a fim de poder dar conta...
Willow na mesa ao lado, vê Cherry Plum voltar da sala do Sr. Vine, quase
tendo um ataque e diz: "Cherry, não fica assim, se acalme. Olha só para mim,
eu fiz tanto pelo Sr. Oak, sei todo o funcionamento da empresa e agora estou
aqui, nem ganhei promoção e tenho que aturar esse Sr. Vine dando ordens para
cima e para baixo. Foi uma injustiça o que fizeram comigo..... nem vale a
pena você ficar assim. Está se desgastando à toa! O Sr. Vine não morde.... o
que ele pode fazer além de gritar? Comigo foi diferente... uma injustiça
mesmo! Eu não merecia ser deixado prá trás"
Essa é a aparência social de cada um deles. Mas como serão na sua essência?
O que cada um esconde dentro de si mesmo? O Sr. Vine está convencido que
sabe o que é melhor para a empresa e como lidar com seus funcionários. Se
acha forte, auto-suficiente, seguro de si e deseja ser promovido a diretor.
Seu problema, no momento, é controlar a pressão que está alta. A Srta.
Cherry Plum é medrosa, morre de medo de perder o controle e socar o Sr.
Vine. Controla sua raiva, muitas vezes se belisca para não ser violenta, mas
sofre com as cãimbras e as dores nas juntas. Toma calmantes para não
explodir.
Honeysuckle não consegue aceitar as novidades, perde oportunidades
profissionais pois vive valorizando o passado de forma nostálgica,
esquecendo-se que, no passado, também teve problemas e desilusões. Não
consegue enxergar as coisas boas do momento presente e nem vislumbrar novas
possibilidades. Vive atormentado, com dó e pena de si mesmo, sonhando com um
passado que sua mente enfeitou. Oak trabalhava demais e escondia o cansaço,
era o exemplo do trabalhador obstinado, que não reclamava e ultrapassava as
dificuldades sem perder a esperança. Se tinha um problema não sossegava
enquanto não encontrava uma solução. Sofreu um enfarto e hoje,
obstinadamente também luta, com as seqüelas. Tinha mente hiper-ativa e não
respeitava as necessidades físicas. Obrigava o próprio corpo a acompanhar o
ritmo de sua mente. esquecendo-se de almoçar e segurava a vontade de urinar
para poder terminar um trabalho. Holly é ciumenta, invejosa, desconfiada e
vingativa. Chega a passar mal com o sucesso de Agrimony. Seu intestino é
instável e é acometida de diarréia quando vê um colega ser elogiado.
Fortemente competitiva, desenvolveu uma úlcera. Agrimony, por sua vez, se
esconde atrás de uma máscara, vive de fachada, tenta "tapar o sol com a
peneira" para agradar os outros pois não consegue ficar sozinha. Engolidora
de sapos, é angustiada e sofre de depressão. Reclama de dor no peito e vive
gripada. Larch se sente inferior, inseguro, nunca topa nada novo pois acha
que não vai conseguir realizar. Não tem auto-confianç a nem confia na sua
capacidade. Não se esforça nem se arrisca e procura manter as mesmas
atitudes. Sua preocupação com o projeto a desenvolver é tanta que chegou a
falhar sexualmente. Agora, começa a desenvolver o medo de ficar impotente.
Centaury não consegue dizer não, sacrifica-se por todos e não tem vontade
própria. Bajulador, acredita que será aceito, mostrando-se prestativo. Além
de acumular trabalho, está cuidando de um parente adoentado. Magérrimo, está
pálido e com olheiras, totalmente fatigado mas não tem tempo de ir ao
médico, por isso se auto-medica. Willow esperava uma promoção e sente inveja
de Vine. Atualmente anda irritado por qualquer motivo e espalha baixo astral
nos demais, assumindo o papel de vítima. A expectativa não realizada da
promoção, o deixou amargurado e com hérnia na coluna.
Se fossem administrados os florais correspondentes à simulação, em menos de
três meses teríamos um departamento bem mais produtivo, amigável e
principalmente, mais saudável.
Devemos observar que nem sempre uma pessoa é apenas um tipo, podendo-se
misturar características e deve ser considerado o estado emocional em que a
pessoa se encontra. Às vezes, estados encobrem tipos e cabe a um terapeuta
diferenciar e recomendar o floral adequado. A energia do floral trabalhará
exatamente as características opostas das apresentadas no comportamento,
desenvolvendo o lado positivo e produtivo do tipo, alterando o estado.
Quando olhamos nossos semelhantes, tendemos a observar apenas o que
aparentam, esquecendo-nos de observar que, além dessa aparência exterior, há
um ser humano passível de falhas. Apesar de tentarmos camuflar essas falhas,
muitas são hábitos ou manias, que, quando em grupo, acabam transparecendo. É
nesse momento que incomodamos nossos semelhantes ou eles se incomodam
conosco. A historinha simulada tem por objetivo mostrar que podemos tentar
melhorar nosso ambiente social pois todos serão beneficiados. A mudança
começa dentro de nós mesmos, na nossa visão particular, praticando a paz e
harmonia e observando sempre nossos companheiros de trajeto, pois sempre
temos algo a aprender, mesmo com o mais humilde. Todos são pessoas como nós
mesmos......
Fonte: Helena Lambrou - Terapeuta Holística - hlambrou@uol. com.br
nossa mente, que refletem no nosso comportamento social. Segundo o Dr.
Eduard Bach, "os vegetais vivem em meio à Natureza harmoniosamente e
preservam suas características individuais" . Nós humanos, também podemos
conviver em perfeita harmonia na sociedade sem que percamos nossa
individualidade nem soframos interferência energética dos outros.
Ao observar as plantas, Dr. Bach identificou o comportamento de cada uma,
observando como e onde se desenvolviam. Dessa forma, concluiu que uma pessoa
com determinadas características, conseguirá conviver em harmonia consigo e
em sociedade, ao receber a energia de uma planta que tenha características
semelhantes às suas.
O auto-diagnóstico não traz os resultados esperados porque a tendência das
pessoas é tentar ocultar seus próprios defeitos. Já reparou como sempre
temos uma desculpa para nós mesmos e para o que classificamos como defeito
nos outros? Para podermos nos conhecer, sem encobrir nossos defeitos,
devemos reparar o que mais nos incomoda nos outros, porque aí está nosso
defeito. Ou seja: nosso parâmetro para nos descobrirmos são os outros.
Suponhamos que no seu trabalho, você tenha um colega muito desorganizado e
isso te irrita profundamente. Você passa a cobrar e a exigir dele
organização ou fica fazendo gracinhas sobre a bagunça da mesa dele. Pare e
observe você mesmo. Em que áreas de sua vida você é desorganizado? Em sua
casa? Em suas relações? Com seus problemas? Com seus papéis e documentos? O
seu colega está sendo um espelho de alguma área pessoal que incomoda, mas
que não consegue perceber ou não tem coragem de assumir. A primeira
providência é reconhecer que a desorganização é seu defeito e começar a
tentar corrigir a si mesmo, ao invés de tentar corrigir os outros.
Para melhor entender, vamos observar um pouquinho, o comportamento de alguns
funcionários em um departamento de uma empresa fictícia. O gerente, Sr.
Vine, é um tirano inflexível que não permite contestações nas suas decisões.
É ambicioso e determinado, implacável com as palavras e ameaça seus
subordinados. Chega pisando duro e seu bom dia soa como um estrondo. A
secretária, Srta. Cherry Plum, vive tensa, à beira das lágrimas, no limite
de um esgotamento nervoso. Quando o Sr. Vine a chama, entra em pânico.
Honeysuckle murmura: "vai lá Cherry, ah! que saudades do Sr. Oak, era tão
bom! Um batalhador, sempre disposto, incansável! E a gente nem dava valor!".
Holly, sentada em sua mesa, levanta a cabeça, olha para a sala do Sr. Vine e
depois para Agrimony. Volta ao seu trabalho, mas está pensando: "Vocês vão
ver só.... uma hora vão estar aqui, comendo na minha mão. Não vejo a hora de
quebrar suas pernas, Dona Agrimony". Agrimony, sentindo-se observada, olha
para Holly e sorri. É a única que fala com todos, tem uma palavra para cada
um, nunca discute, está sempre alegre mas ninguém sabe nada sobre ela. É
muito querida e sempre tem em sua gaveta uma aspirina, uma bolachinha, uma
barra de chocolate.
Larch está tão compenetrado que nem viu nada. Precisa terminar um projeto e
não consegue, já começou várias vezes e nada o agrada. Está tenso e
preocupado, olha para os esboços já feitos, não se definindo por qual
continuar. De repente, Centaury passa por sua mesa e, Larch o chama. Expõe
seu problema e pede ajuda. Centaury não consegue dizer não, apesar de estar
todo atrapalhado com seu trabalho que já está atrasado, de tanto ajudar no
trabalho dos outros. Mesmo cansado, tem feito horas extras e levado trabalho
para casa a fim de poder dar conta...
Willow na mesa ao lado, vê Cherry Plum voltar da sala do Sr. Vine, quase
tendo um ataque e diz: "Cherry, não fica assim, se acalme. Olha só para mim,
eu fiz tanto pelo Sr. Oak, sei todo o funcionamento da empresa e agora estou
aqui, nem ganhei promoção e tenho que aturar esse Sr. Vine dando ordens para
cima e para baixo. Foi uma injustiça o que fizeram comigo..... nem vale a
pena você ficar assim. Está se desgastando à toa! O Sr. Vine não morde.... o
que ele pode fazer além de gritar? Comigo foi diferente... uma injustiça
mesmo! Eu não merecia ser deixado prá trás"
Essa é a aparência social de cada um deles. Mas como serão na sua essência?
O que cada um esconde dentro de si mesmo? O Sr. Vine está convencido que
sabe o que é melhor para a empresa e como lidar com seus funcionários. Se
acha forte, auto-suficiente, seguro de si e deseja ser promovido a diretor.
Seu problema, no momento, é controlar a pressão que está alta. A Srta.
Cherry Plum é medrosa, morre de medo de perder o controle e socar o Sr.
Vine. Controla sua raiva, muitas vezes se belisca para não ser violenta, mas
sofre com as cãimbras e as dores nas juntas. Toma calmantes para não
explodir.
Honeysuckle não consegue aceitar as novidades, perde oportunidades
profissionais pois vive valorizando o passado de forma nostálgica,
esquecendo-se que, no passado, também teve problemas e desilusões. Não
consegue enxergar as coisas boas do momento presente e nem vislumbrar novas
possibilidades. Vive atormentado, com dó e pena de si mesmo, sonhando com um
passado que sua mente enfeitou. Oak trabalhava demais e escondia o cansaço,
era o exemplo do trabalhador obstinado, que não reclamava e ultrapassava as
dificuldades sem perder a esperança. Se tinha um problema não sossegava
enquanto não encontrava uma solução. Sofreu um enfarto e hoje,
obstinadamente também luta, com as seqüelas. Tinha mente hiper-ativa e não
respeitava as necessidades físicas. Obrigava o próprio corpo a acompanhar o
ritmo de sua mente. esquecendo-se de almoçar e segurava a vontade de urinar
para poder terminar um trabalho. Holly é ciumenta, invejosa, desconfiada e
vingativa. Chega a passar mal com o sucesso de Agrimony. Seu intestino é
instável e é acometida de diarréia quando vê um colega ser elogiado.
Fortemente competitiva, desenvolveu uma úlcera. Agrimony, por sua vez, se
esconde atrás de uma máscara, vive de fachada, tenta "tapar o sol com a
peneira" para agradar os outros pois não consegue ficar sozinha. Engolidora
de sapos, é angustiada e sofre de depressão. Reclama de dor no peito e vive
gripada. Larch se sente inferior, inseguro, nunca topa nada novo pois acha
que não vai conseguir realizar. Não tem auto-confianç a nem confia na sua
capacidade. Não se esforça nem se arrisca e procura manter as mesmas
atitudes. Sua preocupação com o projeto a desenvolver é tanta que chegou a
falhar sexualmente. Agora, começa a desenvolver o medo de ficar impotente.
Centaury não consegue dizer não, sacrifica-se por todos e não tem vontade
própria. Bajulador, acredita que será aceito, mostrando-se prestativo. Além
de acumular trabalho, está cuidando de um parente adoentado. Magérrimo, está
pálido e com olheiras, totalmente fatigado mas não tem tempo de ir ao
médico, por isso se auto-medica. Willow esperava uma promoção e sente inveja
de Vine. Atualmente anda irritado por qualquer motivo e espalha baixo astral
nos demais, assumindo o papel de vítima. A expectativa não realizada da
promoção, o deixou amargurado e com hérnia na coluna.
Se fossem administrados os florais correspondentes à simulação, em menos de
três meses teríamos um departamento bem mais produtivo, amigável e
principalmente, mais saudável.
Devemos observar que nem sempre uma pessoa é apenas um tipo, podendo-se
misturar características e deve ser considerado o estado emocional em que a
pessoa se encontra. Às vezes, estados encobrem tipos e cabe a um terapeuta
diferenciar e recomendar o floral adequado. A energia do floral trabalhará
exatamente as características opostas das apresentadas no comportamento,
desenvolvendo o lado positivo e produtivo do tipo, alterando o estado.
Quando olhamos nossos semelhantes, tendemos a observar apenas o que
aparentam, esquecendo-nos de observar que, além dessa aparência exterior, há
um ser humano passível de falhas. Apesar de tentarmos camuflar essas falhas,
muitas são hábitos ou manias, que, quando em grupo, acabam transparecendo. É
nesse momento que incomodamos nossos semelhantes ou eles se incomodam
conosco. A historinha simulada tem por objetivo mostrar que podemos tentar
melhorar nosso ambiente social pois todos serão beneficiados. A mudança
começa dentro de nós mesmos, na nossa visão particular, praticando a paz e
harmonia e observando sempre nossos companheiros de trajeto, pois sempre
temos algo a aprender, mesmo com o mais humilde. Todos são pessoas como nós
mesmos......
Fonte: Helena Lambrou - Terapeuta Holística - hlambrou@uol. com.br
Subscrever:
Mensagens (Atom)