quinta-feira, dezembro 27, 2012

Os 3 grandes segredos para o sucesso nos relacionamentos

 por A LOOK A DAY IMAGE CONSULTING & COACHING

Ontem fui assistir a um evento de formação muito giro, sobre Relacionamentos, a cargo da Life Trainning - uma empresa de Formação, Coaching e PNL (Programação Neuro Linguística). O formador/entertainer foi o Pedro Vieira que explicou a uma plateia compostinha no ISCTE teorias sobre relações e relacionamentos mas de forma muito leve e recheada de momentos de humor. Gosto sempre de assistir a formações de desenvolvimento pessoal deste género mas tenho sempre algum receio de o ambiente ser sempre um bocado 'zen' e 'espiritual' demais, estão a ver? Assim a dar para o lamechas, que não é, de todo, a minha onda. Porque cuidarmos do nosso 'interior' é, para mim, uma coisa prática e do dia-a-dia, aplicada à nossa vivência, à forma científica como as nossas emoções se processam e centrada no que podemos melhorar continuamente, mas sem ter que estar necessariamente ligado a nenhum sentido cármico ou para-normal. Embora não negue qualquer tipo de ciência que desconheço - sou uma curiosa e experimento tudo, mas sempre racionalmente. Ou não! :)

Então, porque a formação da Life Trainning encheu as minhas medidas - conhecimentos do foro humano e psicológico recheados de humor como se de um espetáculo de stand up se tratasse - vou deixar-vos aqui um resumo do que aprendi sobre relacionamentos.


No final das 2 horas de workshop ficámos a saber quais são os 3 grandes segredos para o sucesso nos relacionamentos. Eles são:

  1. Ter intenções bem definidas;
  2. Observar;
  3. Ser flexível

A ideia é a de que, na maioria das vezes, iniciamos qualquer tipo de relacionamento sem as nossas intenções bem definidas. O que queremos alcançar? A outra pessoa quer o mesmo que eu? Já muitas boas relações amorosas acabaram porque o que cada um pretendia era diferente, só que à partida nenhum dos dois sabe ou pensa no que quer.

Observar passa por identificar o tipo de energia da outra pessoa e adequarmo-nos à resposta que esta exige. Há quatro tipos de energia com necessidades diferentes que podemos transmitir - a laranja que quer é viver experiências; a vermelha que tem necessidade de reconhecimento; a azul que só quer é segurança e a verde para quem o mais importante é a ligação aos outros. Cada um de nós tem uma destas energias mais latente, na maioria das vezes, mas podemos passar por todas em diferentes contextos. E, vemos sempre tudo à nossa volta com a cor da energia que temos - vemos as coisas e os outros como somos e não como elas são. Observar é, então, conseguir identificar o tipo de energia do outro e conseguir adequarmo-nos a esse tipo de energia, validar o que o outro necessita sem nos anularmos, para que o relacionamento dê certo ou chegar a um consenso num conflito. Isto é ser Flexível.


E no final, ainda ficámos com as 4 chaves necessárias, as caraterísticas principais positivas de cada tipo de energia, para que qualquer relacionamento dê certo:
  1. Resiliência - energia verde
  2. Esperança - energia azul
  3. Confiança - energia vermelha
  4. Optimismo - energia laranja


Os relacionamentos não são, de todo, fáceis e todos os dias se quebram laços entre as pessoas devido a falta de comunicação e incapacidade de vermos o outro como ele é, não tendo a consciência de que pessoas diferentes têm necessidades diferentes. E porque falta a resiliência - à primeira dificuldade as pessoas fogem ou afastam-se; falta esperança de que o relacionamento dê certo e de que seja para durar, muitas vezes partimos logo do princípio que o outro nos vai magoar ou que alguma coisa de mal vai acontecer; não temos confiança em nós e no nosso papel na relação e tendemos a focar no negativo em vez de, simplesmente, nos centrarmos no que de bom tem o outro e no tanto de positivo que têm todos os nossos relacionamentos.


Estes segredos e chaves adequam-se a qualquer tipo de relacionamentos, seja amoroso, familiar, de trabalho, etc. Utilizem-nas sem parcimónia e bons relacionamentos! ;)

 http://www.lifetraining.com.pt/

Fonte: http://www.look-a-day.com/2012/12/auto-ajuda-do-dia-os-3-grandes-segredos.html

Sem comentários: