sexta-feira, novembro 24, 2006

Chakras I

As Sete Camadas e os Sete Chakras do Campo Áurico

Cada camada da aura está associada a um chakra, a saber: a primeira camada se associa ao primeiro chakra, a segunda ao segundo chakra, e assim por diante. A primeira camada do campo e o primeiro chakra estão ligados ao funcionamento físico e à sensação física — a sensação da dor ou do prazer. A primeira camada está ligada ao funcionamento automático e autônomo do corpo. A segunda camada e o segundo chakra, em geral, se associam ao aspecto emocional dos seres humanos. São os veículos através dos quais temos nossa vida emocional e nossos sentimentos. A terceira camada liga-se à nossa vida mental, à reflexão linear. O terceiro chakra está unido à reflexão linear. O quarto nível associado ao chakra do coração, é o veículo através do qual amamos, não somente os companheiros, mas também a humanidade em geral. O quarto chakra é o chakra que metaboliza a energia do amor. O quinto é o nível associado a uma vontade mais alta, mais ligada à vontade divina. O quinto chakra se associa ao poder da palavra, criando coisas pela palavra, prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos atos. O sexto nível e o sexto chakra estão vinculados ao amor celestial, um amor que se estende além do âmbito humano do amor e abrange toda a vida. Proclama o zelo e o apoio da proteção e do nutrimento de toda a vida. Considera todas as formas de vida preciosas manifestações de Deus. A sétima camada e o sétimo chakra estão vinculados à mente mais elevada, ao saber e à integração da nossa constituição espiritual e física.

Existem, por conseguinte, localizações específicas, no interior do nosso sistema de energia, para as sensações, as emoções, os pensamentos, as lembranças e para outras experiências não-físicas que costumamos confiar aos nossos médicos e terapeutas. Se compreendermos o modo com que nossos sintomas físicos se relacionam com essas localizações, ser-nos-á mais fácil compreender a natureza das diferentes enfermidades e também a natureza da saúde e da doença.

Localização dos Sete Chakras

Os 21 chakras menores estão localizados em pontos em que a energia permanece cruzada 14 vezes. Encontram-se nas seguintes localizações: um à frente de cada orelha, um acima de cada lado do peito, um onde se juntam as clavículas, um na palma de cada mão, um na sola de cada pé, um logo atrás de cada olho, um relacionado com cada gônada, um perto do fígado, um ligado ao estomago, dois ligados ao baço, um atrás de cada joelho, um perto do timo e um perto do plexo solar.

Esses chakras têm apenas três polegadas (76,17 mm) de diâmetro e estão a uma polegada (25,39 mm) de distância do corpo. Os dois chakras menores, localizados nas palmas das mãos, são muito importantes para a cura. Nos pontos em que as linhas de energia se cruzam setes vezes, criam-se até vórtices menores.

Cada chakra principal na parte dianteira do corpo se emparelha com sua contraparte na parte traseira e, juntos, são considerados o aspecto anterior e o posterior do chakra. Os aspectos frontais relacionam-se com os sentimentos da pessoa, os dorsais com a sua vontade e os três localizados na cabeça com os seus processos mentais.

As pontas ou extremidades dos chakras, onde eles se ligam à corrente de força principal, são chamadas raízes ou corações dos chakras. Dentro desses corações existem, selos que controlam, a troca de energia entre camadas da aura através do chakra. Ou seja, cada um dos setes chakras tem sete camadas, cada uma das quais corresponde a uma camada do campo áurico. A fim de que certa energia fula de uma camada para outra através do chakra, terá que passar pelos selos nas raízes dos chakras.

A Função dos Sete Chakras

Todos os chakras maiores, menores, mais ou menos importantes e os pontos de acupuntura são aberturas por onde entra e sai energia da aura. Somos quais esponjas no mar de energia que nos cerca. Como essa energia está sempre associada a uma forma de consciência, sentimos a energia que trocamos em termos de visão, audição, sentimento, sensação, intuição ou conhecimento direto.

É importante abrir os chakras e aumentar o fluxo de energia porque, quanto mais energia deixarmos fluir, tanto mais sadios seremos. A doença do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução do seu fluxo. Em outras palavras, uma falta de fluxo no sistema da energia humana acaba levando à doença. Isso também distorce nossas percepções e deprime nossos sentimentos e, por esse modo, interfere numa serena experiência de vida.

Cada um dos cinco sentidos está vinculado a um chakra. O tato ao primeiro chakra; a audição, o olfato e o gosto ao quinto (ou chakra da garganta); e a visão ao sexto chakra (ou terceiro olho).
Na literatura esotérica oriental cada chakra é visto como se tivesse certo número de pétalas. Numa investigação mais rigorosa, as pétalas parecem ser pequenos vórtices que giram a velocidades muito altas. Cada vórtice metaboliza uma vibração de energia que ressoa em sua freqüência de giro particular. O chakra pélvico, por exemplo, tem quatro pequenos vórtices e metaboliza quatro freqüências básicas de energia, e o mesmo acontece com cada um dos outros chakras. As cores observadas em cada chakra. relacionam-se com a freqüência da energia que está sendo metabolizada nessa determinada velocidade.

Cada chakra está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso principal. Os chakras absorvem a energia universal (ch’i, orgone, prana etc), decompõem-na em suas partes e, em seguida, mandam-na ao longo de rios de energia chamados nádis, para o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e, depois, para o sangue, a fim de alimentar o corpo.

Quando o chakra do coração está funcionando adequadamente, por exemplo, excluímos no tocante ao amor. Quando o primeiro chakra funciona saudavelmente, temos, de ordinário, uma forte vontade de viver e nos ligamos ao solo. Essa é a pessoa muito bem alicerçada na vida. Quando o sexto e o terceiro chakras de uma pessoa funcionam bem, essa pessoa pensará com clareza. Se eles não estiverem funcionando a contento, seus pensamentos serão confusos.

Os chakras maiores e a área do corpo que eles alimentam

Chakra
Cor
Glândula Endócrina
Área do corpo governada

7 - Coroa
Branco-violeta
Pineal
Cérebro superior, olho direito.

6 – Cabeça
Anil
Pituitária
Cérebro inferior, olho esquerdo, ouvidos, nariz, sistema nervoso.

5 – Garganta
Azul
Tireóide
Aparelho brônquico e vocal, pulmões, canal alimentar.

4 – Coração
Verde
Timo
Coração, sangue, nervo vago, sistema circulatório.

3 – Plexo Solar
Amarelo
Pâncreas
Estômago, fígado, vesícula, biliar, sistema nervoso.

2- Sacro
Laranja
Gônadas
Sistema reprodutor.

1 – Base
Vermelho
Glândulas supra-renais
Coluna vertebral, rins.


Por Bárbara Ann Brennam

(extraído do Livro “Mãos de Luz”- Um guia prático para a Cura

através do campo de energia humana”

Editora Pensamento

Sem comentários: