terça-feira, julho 31, 2007

Animais de poder - o Lobo e o urso

A figura de um lobo nos contos de fadas é símbolo de inimigo, de ameaça animal. E do mal, devorador e um criatura feroz que assusta e espreita.

No Xamanismo o lobo representa Amor, relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade, ensinamento e habilidades sociais. O lobo é um animal com inteligência social e sentidos extremamente apurados. Sua habilidade de sobrevivência depende totalmente da cooperação de sua matilha. Seu comportamento segue uma hierarquia que segue uma ordem de comando. Cada lobo sabe o seu lugar e suas responsabilidades. Eles possuem um método complexo de comunicação que envolve linguagem corporal e habilidades vocais. Se você possui alguma dificuldade em se expressar, tome algum tempo estudando os lobos. Eles lhe ensinarão a melhorar suas habilidades de comunicação verbal com uma linguagem corporal apropriada. Eles lhe ajudarão a alcançar seus objetivos por meio de campanhas cooperativas. Sua mensagem é o poder para ensinar e compartilhar informações.

Quando um lobo é visto no campo ele simboliza liberdade. Apesar da propaganda negativa, eles são muito amigos e possuem os sentidos extremamente evoluídos. Portanto, além de inteligentes possuem um excelente sentido de olfato, audição. Eles normalmente uivam para encontrar os outros membros de seu grupo ou para avisar outros de seu território.

Se um lobo entrou em sua vida, então é hora para compartilhar seus conhecimentos ensinando, escrevendo e dando palestras. O lobo sempre encontra uma maneira para aprender de algo corriqueiro e assim, nós podemos também descobrir novas verdades e compartilhá-las, ao explorarmos os caminhos escondidos de nossa consciência. Pode também estar sendo cobrado que você reexamine sua relação de dependência e independência. Por ter uma organização social muita desenvolvida, ele lhe ensina a equilibrar as necessidades de sua família e as suas próprias. Eles são muito leais e jamais abandonarão o grupo.

Na mitologia germânica era considerado como sendo um dos animais de Wotan; na mitologia grega pertencia à Apolo o deus do sol, o princípio da consciência. Era ainda considerado como sendo um animal de todos os deuses da guerra.

O Urso

Divindade cultural mais antiga do mundo que é considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à terra-mãe, e é uma representação simbólica de nossos instintos.

Debaixo desta figura imponente se oculta uma alma bondosa. Indica que você deve deixar manifestar suas qualidades, esses pensamentos nobres que você tenta esconder por detrás de sua aparente auto suficiência. se no sonho o urso aparece junto da pessoa à qual você está intimamente ligado(a), fará uma referência às relações que mantêm com ela Esta é a mensagem que o urso lhe transmite: é possível que você não necessite de ninguém te rasgue o peito, mas, será melhor compartilhar seus desejos, interesses e preocupações com as pessoas que você tem ao redor.

O urso é uma criatura de contrastes; possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Por causa de seu habito de hibernar durante os meses de inverno, os urso podem representar ressurreição. Foi o emblema para os reinos da Pérsia e da Rússia. Para os Celtas é símbolos do guerreiro.

Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelo conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é freqüentemente associado como um atributo do homem cruel e rude.

A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade você é agraciado com o mel da vida - a doçura que vem com o saber de quem você realmente é. A energia do urso o ajuda a ir para dentro e tocar o grande vazio de onde a criação e você vieram. Entrando no silêncio nos damos a oportunidade de retornar ao mundo mais forte e mais sábio. O Urso também nos ensina que parar de pensar não é o fim do mundo; com sua energia podemos ver que somos muito mais do que nossos pensamentos. Portanto, tire uma folga e explore o seu interior. Do lugar do urso podemos ver que a vida é mais parecida com um sonho e que o nosso verdadeiro eu não é tão amarrado aos assuntos terrenos.


Ter o símbolo do urso com você é afirmar a sua intenção de fazer viagens interiores e se conectar com lugares onde a intuição e o "saber sem pensar" são as regras.

Algumas atividades que podem lhe ajudar nesta conexão é a meditação, sonhar , fazer longas caminhas sozinho e desligar a televisão.

Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode se encontrar em uma situação ameaçadora..

Também significa um ciclo de vida e morte e renovação, pode ser um sinal de um período de introspecção e pensamento.

de ®Sergio Pereira Alves

2 comentários:

Grupo Archote disse...

Oi, no tarô me disseram que o lobo é o meu animal de poder, mas que o urso se manisfestaria sempre que extivesse dentro de algum ritual ou cerimonia de interiorização. Coincidentimente, os dois estão aqui, existe uma ligação entre eles? Existe mesmo essa diferenciação de papeis conforme os meus atos? Como isso funciona?

Se quiser me escrever, ficarei muito feliz, meu email é:
meira.1982@hotmail.com

Bjs e obrigado!!

Blue disse...

Olá!
Os conhecimentos que tenho doa animais de poder, foram através do xamanismo. Não tenho experiência com tarôt. Através de viagens xamanicas foram-me aparecendo animais de poder, que me podem ajudar em varias areas, como cura, sabedoria, protecção... O próprio animal é o melhor a nos dizer como nos pode ajudar, nem sempre estes textos mencionam as suas potêncialidades para cada individuo especificamente.
Seleccionando a Etiqueta xamanismo, vão aparecer mais textos sobre os animais de poder.
um abraço,
Lili