sexta-feira, outubro 19, 2007

CONVERSANDO COM O DALAI LAMA

As pessoas às vezes perguntam-me se o Budismo - uma velha cultura vinda do Leste - é adequado aos ocidentais ou não. A minha resposta é que a essência de todas as religiões tem a ver com os problemas humanos básicos. Enquanto todos os seres humanos, ocidentais ou orientais - brancos, negros, amarelos e vermelhos - sofrerem por doenças, por velhice, pela morte, todos são iguais nesse sentido. Enquanto estes sofrimentos humanos existirem, e uma vez que os ensinamentos essenciais tratam desses sofrimentos, não faz grande diferença se é adequado ou não.
No entanto, há uma questão que respeita à predisposição mental de cada indivíduo. Para alguns indivíduos uma certa religião traz mais benefício, enquanto noutros casos uma outra traz mais benefício. Nestas circunstâncias, a variedade de ensinamentos dentro da sociedade humana é necessária e útil, e entre os ocidentais sem dúvida que haverá pessoas que acham o budismo adequado às suas necessidades.
*****
Se, realmente, estais interessados no Budismo, então a coisa mais importante é a sua execução prática. Estudar o Budismo e depois usá-lo como arma para criticar as teorias ou ideologias dos outros, é errado. O objetivo da religião é controlarmo-nos, não criticar os outros. Em vez disso, devemos criticar-nos a nós mesmos. O que estou a fazer a respeito da minha ira? A respeito dos meus apegos, do meu ódio, do meu orgulho, da minha inveja? Estas são as coisas que devemos eliminar de nossa vida com o conhecimento dos ensinamentos budistas.
*****
O amor e a bondade são a própria base da sociedade. Se perdermos estes sentimentos, a sociedade enfrentará dificuldades tremendas; a sobrevivência da humanidade ficará em perigo.
*****
Juntamente com o desenvolvimento material, precisamos do desenvolvimento espiritual para pudermos experimentar paz interior e harmonia social. Sem paz interior, sem calma interior, é difícil ter paz exterior duradoura.
*****
Quando atravessamos um período difícil, podemos reagir perdendo a nossa determinação ou esperança ficando deprimidos. Isso é, evidentemente, muito triste, muito negativo. Mas uma situação difícil pode também abrir-nos os olhos para a situação real, a verdade. Olhemos para a história dos homens. A história dos homens é, de certo modo, a história do pensamento humano. Acontecimentos históricos, guerras, desenvolvimentos felizes, tragédias... tudo isto é o testemunho do pensamento humano, negativo e positivo. Todas as pessoas notáveis, os libertadores, os grandes pensadores, todos estes seres humanos importantes do passado foram produzidos através do pensamento positivo. Tragédias, tirania, todas as guerras terríveis, todas essas coisas negativas aconteceram por causa do pensamento negativo dos homens. Na mente humana estão potencialmente presentes tanto os pensamentos positivos como os negativos. Portanto, a única coisa que vale a pena para um ser humano é tentar desenvolver o pensamento positivo, aumentar a sua força ou poder e reduzir o pensamento negativo. Se assim fizermos, o amor humano, a indulgência e a bondade dar-nos-ão mais esperança e determinação. E a esperança e a determinação nos proporcionarão um futuro mais feliz. Porém, se deixarmos surgir a ira e o ódio, nos perderemos. Nenhum ser humano sensato quer perder-se.
Isto não é um ensinamento espiritual nem um ultimato moral. É um fato que pode ser verificado pela experiência diária. Assim, para desenvolvermos a determinação necessitamos de esperança. E para desenvolvermos a esperança precisamos de compaixão e amor. O amor e a compaixão são a base da esperança e da determinação. Por isso todos os ensinamentos espirituais do mundo realçam a importância do amor e da compaixão.
Acontece porém, que a felicidade humana, a satisfação humana devem, em última análise, vir de dentro de nós. Está errado esperar que uma satisfação definitiva venha do dinheiro ou de um computador.
O Dalai Lama

Sem comentários: