sábado, dezembro 01, 2007

5-HTP

5-HTP é extraído das folhas da griffonia simplicifolia.
5-hidroxitriptofano, ou 5-HTP, é o precursor do importante neurotransmissor serotonina, o qual regula vários processos vitais do corpo, incluindo o sono, estabilidade emocional, sensibilidade à dor e ânsias.

Muitas pessoas que comem gelados, doces e bolos quando se sentem stressadas ou deprimidas, tentam instintivamente aumentar a sua absorção de triptofano para elevar os níveis de serotonina no corpo e melhorar a disposição. Infelizmente, são necessárias grandes quantidades destas "comidas de conforto" (com as suas inúteis calorias, gorduras e açúcares) para afectar de modo significativo os níveis de serotonina. Em vez disso, tomar 5-HTP em forma de suplemento pode não só rapidamente melhorar a tua disposição, como também até ajudar a controlar o teu apetite.

Efeitos
Melhora a disposição e reduz problemas de insónia. Estudos clínicos mostram que o 5-HTP ajuda a aumentar os níveis de seretonina no cérebro. A falta deste neurotransmissor pode originar os seguintes sintomas: depressão, insónia, ansiedade, enxaquecas e apetite incontrolável. O 5-HTP pode ajudar a diminuir estes sintomas. Devido ao seu efeito calmante, muitos confiam no 5-HTP para aliviar ataques de stress, assim como para proporcionar um sono descansado. Podes tomá-lo regularmente uma hora antes de te deitares, como remédio para insónias.

Uso
Não tomes mais de 3 cápsulas por dia, a não ser que o teu médico te receite quantidades diferentes. Toma com água ou sumo de fruta apenas (não com leite ou outros líquidos ricos em proteínas). Para dormir, toma 30-60 minutos antes de te deitares.

Existem opiniões diferentes sobre se o 5-HTP deve ser misturado com vitamina B6 ou não. Alguns acham que a vitamina B6 aumenta o efeito do 5-HTP, outros pensam que ela neutraliza o efeito do mesmo, e que a mistura de ambos é perigosa para pessoas com doenças caridovasculares. Um site que desaconselha a mistura encontra-se aqui.

Ingredientes
Ingredientes: 250 mg de griffonia contém por cada cápsula 30,6% de 5-hidroxitriptofano, 25 mg de amido de arroz, 5 mg de estearato de cálcio, 250 mg de papoila da califórnia (eschscholzia californica). Cada cápsula contém 76,5 mg 5-HTP.Contém 30 cápsulas.

Aviso
Consulta o teu médico se quiseres usar este produto durante a gravidez ou amamentação, se usares inibidores da MAO, antidepressivos ou outros medicamentos, ou se sofreres de doenças caridovasculares. Este produto pode causar sonolência. Mantém fora do alcance das crianças.

extraido de http://pt.azarius.net/healthshop/supplements/5htp/


Sobre o 5-HTP e Serotonina
O 5-HTP (5-hidroxitriptofano, 5-Hydroxytryptophan ou 5-Hydroxy L-Tryptophan) é um nutriente derivado do aminoácido triptofano que é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios. É o precursor direto da serotonina, que atua no cérebro ajudando a melhorar o humor, depressão, ansiedade, insônia e inibindo o apetite, além de aliviar enxaquecas. É a resposta da natureza aos antidepressivos convencionais.

Serotonina eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar
Os neurotransmissores afetam o cérebro de várias formas. Em alguns casos, como a dopamina, dá energia, enquanto em outros, como o GABA, acalma. Serotonina, um dos neurotransmissores mais poderosos, tem seu efeito particularmente ampliado. Ela pode elevar o humor e produzir uma sensação de bem-estar.

A falta de serotonina no cérebro ou anormalidades no metabolismo da serotonina têm sido relacionadas à condições neurológicas, tais como: Mal de Parkinson, Tardive Dyskinesia, Akathisia, distonia, Mal de Huntington, tremor familiar, síndrome de inquietação da perna, problemas com o sono, etc.

Problemas psiquiátricos tais como depressão, ansiedade, agressividade, comportamento compulsivo, problemas afetivos, crises de pânicos dentre outros também têm sido associados ao mau funcionamento da serotonina central.

Precursores naturais podem seguramente elevar os níveis de serotonina para aliviar a depressão, dor e inibir o desejo por carboidratos
Embora seja um entre possivelmente centenas de neurotransmissores do cérebro, a serotonina talvez seja um dos mais importantes. Os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou gulosa. Em essência, funciona como um pai substituto no cérebro, que nos diz constantemente quando dizer não. A serotonina também tem um grande impacto no principal pilar do envelhecimento: o excesso de insulina.

O 5-Hydroxy L-Tryptophan (5-HTP)
O 5-HTP, se tomado como suplemento, é mais eficiente, pois é um precursor direto da serotonina (5-HT, 5-hidroxitriptamina ou 5-hydroxytryptamine) e é prontamente disponibilizado ao corpo. Comparado às drogas antidepressivas, o 5HTP tem sido mais eficaz contra a depressão e sem provocar efeitos colaterais. O 5HTP não é facilmente obtido em fontes alimentares, ele pode ser encontrado em altas concentrações na semente de um legume, chamado Griffonia simplicifolia, encontrado no Oeste da África. O 5-Hidroxy L-Tryptophan da Primaforce é obtido através de fontes naturais.

Fórmula (por cápsula):
5-Hydroxy L-Tryptophan............................................................100 mg.

Apresentação: Frascos com 120 cápsulas.

Posologia: Tomar uma ou mais cápsulas ao dia antes de dormir.

extraido de http://www.vitabrasilnet.com.br/5hidroxy.htm

1 comentário:

Holograma disse...

Oi!Creio que vim aqui na altura certa!Hoje estive a falar com a psiquiatra...no coments.Grata pela partilha, amiga.Bjs